A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » Saiu a lista dos Jornalistas e Formadores de Opinião: Detratores, Neutros e favoráveis a Bolsonaro

Saiu a lista dos Jornalistas e Formadores de Opinião: Detratores, Neutros e favoráveis a Bolsonaro

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 2 de dezembro de 2020 | 17:26



 

Comentários do Blog Berakash: Poucas figuras públicas no passado declararam apoio a presidentes. O cenário mudou. Hoje, cresce o número de atores, apresentadores, jornalistas, formadores de opinião e atletas que estão dispostos a dar a cara a tapa para defender o bolsonarismo diante das câmeras e nas redes sociais.Quem o faz tem consciência do risco à própria imagem, já que a maior parte da imprensa e dos formadores de opinião com atuação online rotula os apoiadores do presidente de extremistas e alienados. O âncora do Aqui na Band Luís Ernesto Lacombe cresceu na carreira ao se tornar uma voz dissonante. Defende Bolsonaro com argumentações sólidas. Goste-se ou não dele, é importante reconhecer a importância de seu posicionamento em contraponto ao jornalismo antiBolsonaro prevalecente na maioria dos programas de TV. Desprezar ou impedir o contraditório representa séria ameaça ao jornalismo profissional e democrático. Há de se considerar sempre o outro lado da notícia. “Eu discordo do que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo”, escreveu a inglesa Evelyn Beatrice Hall, biógrafa do filósofo francês Voltaire, impetuoso defensor das liberdades civis no século XVIII. Outro exemplo de personalidade com forte atuação na internet é Antônia Fontenelle que discute online com muita gente por ser defensora de Bolsonaro e suas políticas públicas. A atriz e apresentadora, dona do canal de entrevistas Na Lata, diz que as pessoas que só criticam o presidente precisam mostrar uma solução para os problemas. Alvo de xingamentos frequentes, Fontenelle se mostra indiferente aos 'haters'. Usa sua influência na web (possui 1,8 milhões de inscritos) para impulsar o discurso bolsonarista. Ela já entrevistou o próprio presidente (vídeo, pasmem !!!  com quase 1 milhão de visualizações), o 'filho 03' Eduardo Bolsonaro e a ministra Damares Alves, entre outros membros do governo, além de apoiadores fiéis de Jair Bolsonaro, como o empresário Luciano Hang, das lojas Havan.

 














Veja a lista de jornalistas e influenciadores em relatório do governo


 

(Por: Rubens Valente da UOL)

 

 

Leia abaixo a lista completa dos jornalistas e "formadores de opinião" citados no relatório "Mapa de Influenciadores" produzida pela empresa BR+ Comunicação dentro de um contrato fechado com o governo federal e utilizado pelo Ministério da Economia. No documento original há telefones celulares e endereços de email, dados que foram deixados de fora da transcrição. Foi mantida a ordem de apresentação dos nomes, embora pareça aleatória.Todas as informações curriculares atribuídas às pessoas são as íntegras do próprio relatório, não havendo nenhuma inclusão ou retirada de informação. Foram mantidos os erros de português, digitação, acentuação e pontuação, para que o leitor possa avaliar melhor a qualidade do material. Os termos "perfil", "histórico profissional", "posicionamento e assuntos sensíveis relacionados" e "recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada" são também os que constam do relatório. A checagem do UOL demonstrou que um nome foi repetido. O nome de outro profissional entrou tanto na lista dos "detratores" quanto na dos "favoráveis".Após a divulgação, pelo UOL, da existência do relatório, a empresa BR+ Comunicação argumentou, em nota, que "a utilização do termo 'detratores' foi um erro de processo, já corrigido pela empresa". Ela disse que utiliza as expressões "Negativo", "Positivo" e "Neutro".

 

 


"NEGATIVOS”

 

 

1) Jessé Souza

 


Perfil: Formador de Opinião/Professor

 

Histórico Profissional: Sociólogo, professor universitário e pesquisador. Autor de livros como: "A guerra contra o Brasil", "A elite do atraso" e "A classe média no espelho". Em 2015 foi nomeado pela Presidência da República do PT para o cargo de presidente do Ipea. Pediu demissão quando Michel Temer assumiu interinamente a Presidência.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados: Crítico ao governo Bolsonaro e ao ministro Paulo Guedes, acredita que o objetivo do ministro da Economia é privatizar "a riqueza que deveria ser de todos". Afirma que o presidente Jair Bolsonaro conseguiu ascender na política devido à Rede Globo e à Operação Lava Jato, aos quais é crítico. Afirma que o ministro Paulo Guedes trabalha para a elite e para os grandes bancos.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada:

 

 

-Monitoramento preventivo das publicações do influenciador. Envio de esclarecimentos para eventuais equívocos que ele publicar.

 


-A partir dos posts que ele fizer sobre economia, monitorar se há algum debate equivocado e publicar posts que esclareçam de forma indireta essas mensagens.

 

 

2) José Fernandes Junior

 

 

Perfil: Formador de Opinião

 


Histórico Profissional: Ex-professor de Direito Constitucional na Escola Superior da Advocacia ESA/OAB-RJ, Ciência Política e Teoria Geral do Estado na Universidade Iguaçu e Universidade Cândido Mendes Ipanema e Niterói. Palestrante convidado na Defensoria Pública de Sergipe, Ministério Público Militar, Ministério Público do Rio de Janeiro. Coordena atualmente o programa de TV do MPRJ na TV Justiça, tendo coordenado programas de TV da OAB-RJ na TVE Brasil e também da Defensoria Pública do Rio de Janeiro com mais de 2.000 programas exibidos com participantes do meio jurídico, político e social. Pequeno empresário há 25 anos, também é proprietário da Produtora de TV e de uma Cervejaria no bairro da Lapa no Rio de Janeiro.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados: Crítico ao governo, José Fernandes Junior foi contra a Reforma da Previdência (a qual se referiu como "grande engodo") e afirmou que o ministro Paulo Guedes nunca administrou um estabelecimento real, que só trabalhou no mercado financeiro. Afirmou que o presidente Jair Bolsonaro cometeu um grande erro ao entregar o ME para um "banqueiro". Acredita que o governo Bolsonaro comete os mesmos erros de seus antecessores (FHC, Lula, Dilma e Temer) ao ser "refém do sistema financeiro".

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada:

 

 

-Monitoramento preventivo das publicações do influenciador. Envio de esclarecimentos para eventuais equívocos que ele publicar.

 

 

-A partir dos posts que ele fizer sobre economia, monitorar se há algum debate equivocado e publicar posts que esclareçam de forma indireta essas mensagens.

 

 

3) Guga Chacra

 

 


Perfil: Jornalista (Comentarista da GloboNews, da TV Globo e da Rádio CBN em NY e colunista do Jornal O Globo)

 

 

Histórico Profissional: Trabalhou na Folha de São Paulo e n'O Estado de São Paulo como correspondente internacional.Trabalhou como repórter na IstoÉ. Possuía página no Estadão chamado "Tudo Sobre".Atualmente é comentarista da GloboNews, da TV Globo e da Rádio CBN em NY e colunista do Jornal O Globo.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados: Jornalista é crítico ao governo Bolsonaro e já se manifestou contra falas ou participações do ministro Paulo Guedes em agenda oficial: Criticou o ministro quando falou da primeira dama da França, Brigitte Macron; e destacou fala de ex-sócio de Guedes sobre reunião ministerial que ganhou repercussão após denúncias de Sergio Moro.Destacou sobre risco de perda de investidores estrangeiros caso desmatamento da Amazônia não seja contido.Corrigiu fala do ministro Paulo Guedes sobre quantidade de bancos que existem atualmente nos Estados Unidos.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Monitoramento preventivo das publicações do influenciador. Envio de esclarecimentos para eventuais equívocos que ele publicar.

 

 

-A partir dos posts que ele fizer sobre economia, monitorar se há algum debate equivocado e publicar posts que esclareçam de forma indireta essas mensagens.

 

 

4) Nathália Rodrigues

 

 

Perfil: Formadora de Opinião/YouTuber

 

 

Histórico Profissional: Estudante de Administração.Criadora do canal Nath Finanças.Em suas redes, busca trabalhar a educação financeira para que seus seguidores/inscritos saiam do vermelho.Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados.Fez críticas à publicação do presidente Jair Bolsonaro sobre o ME ter feito estudos para chegar ao valor de R$ 600 pagos em 3 parcelas. Afirmou que a Pasta queria pagar somente R$ 200 e que o valor foi aprovado no Congresso.Fez vídeo falando sobre suspensão do auxílio emergencial para alguns profissionais informais e lamenta que as pessoas da periferia não conseguem ser aceitos quando tentam cadastro. Crítica sobre a seguinte declaração do ministro Paulo Guedes sobre a ampliação do tempo de recebimento do auxílio: "Se falarmos que vai ter mais três meses, mais três meses, mais três meses, aí ninguém trabalha. Ninguém sai de casa e o isolamento vai ser de oito anos porque a vida está boa, está tudo tranquilo. E aí vamos morrer de fome do outro lado. É o meu pavor, a prateleira vazia".

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada:

 

 

-Envio de matérias e documentos sobre ações do ME em favor da economia doméstica


-Live/Debate em conjunto para discutir sobre dúvidas frequentes da população periférica sobre auxílio emergencial e economia familiar


-Série de posts sobre dicas para a economia doméstica dos brasileiros de classes C, D e E


-Série de posts com "Economia traduzida para o cidadão". Explicando de forma simples as medidas econômicas mais importantes tomadas pelo país

 

 

5) Eduardo Moreira

 


Perfil: Formador de opinião/Economista/Autor/Empresário

 

 

Histórico Profissional: Em 2009, junto a outros três ex-sócios do Banco Pactual, fundou a empresa Plural Capital, posteriormente renomeada para Brasil Plural. Foi o criador da marca Genial Investimentos, empresa do grupo Brasil Plural. Em 2012 foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela Rainha Elizabeth II em Londres pelo seu esforço em prol da eliminação da violência no adestramento de cavalos. Em 2013, Eduardo foi eleito pela revista Época Negócios um dos ""40 brasileiros de maior sucesso com menos de 40 anos"" e em 2016 votado pela revista Investidor Institucional como um dos ""três melhores economistas do Brasil"". Escreveu 10 livros, entre eles dois bestsellers que alcançaram o primeiro lugar nas listas de mais vendidos do Brasil: ""Encantadores de Vidas"".Eduardo já foi colunista da revista Exame e da TV Estadão.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados: Contrário à Reforma da Previdência. Crítico ao ministro Paulo Guedes, afirmou: "Paulo Guedes tentou mudar a regra da aposentadoria rural. Quis acabar com o BPC para os miseráveis. Propôs dispensar os trabalhadores pobres por 4 meses sem dar nada a eles. Ofereceu 200 reais aos informais na crise. Jura que alguem ainda se surpreende com alguma declaração dele? Questionou se o auxílio emergencial poderia ser utilizado para abater dívidas, como cheque especial. A favor da Reforma Tributária, pois acredita que esta pode reativar rapidamente a economia brasileira.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Podcast/Live/Debate sobre Reformas na área econômica


-Documentos/Matérias sobre ações realizadas pelo ME


-Envio de matérias e projetos do ME


-Live/Debate sobre livros do autor e possíveis estratégias que possam ser relacionas à Pasta


-Podcast/Live/Debate sobre democratização do mercado financeiro

 

 

 

6) Vera Magalhães

 

 


Perfil: Jornalista (Apresentadora do Roda Viva, colunista do Estadão e editora do site BR Político)

 

 

Histórico Profissional: Trabalhou no Diário do Grande ABC, Folha de São Paulo, Veja e Jovem Pan (Jornal da Manhã).Foi editora da revista e do site Primeira Leitura. Participou em quadro do Programa do Jô. Atualmente é âncora do programa Roda Viva, da TV Cultura, colunista do Estadão e editora do BR Político.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados: Críticas sobre o ME não ter conseguido detectar que foragidos da justiça conseguiram fazer cadastro para recebimento do auxílio emergencial. Ironizou quando Luciano Hang, dono da Havan, foi apontado pela Receita por sonegação: "Bolsonaro ligando pro Paulo Guedes e pedindo o comando da Receita em 3, 2, 1..." Crítica à fala do ministro Paulo Guedes sobre possível criação de um novo AI-5.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada:

 

 

-Sugestão de matéria sobre principais ações do ME diante da pandemia.

 

-Monitoramento preventivo das publicações do influenciador. Envio de esclarecimentos para eventuais equívocos que ele publicar.

 

-A partir dos posts que ele fizer sobre economia, monitorar se há algum debate equivocado e publicar posts que esclareçam de forma indireta essas mensagens.

 

 

7) Hildegard Angel

 

 


Perfil: Jornalista

 

 

Histórico Profissional: Trabalhou como atriz nas décadas de 60 e 70.Trabalhou como colunista social no jornal O Globo e Jornal do Brasil.Fundou o Instituto Zuzu Angel.Atualmente mantém um blog próprio.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados: Crítica do governo Bolsonaro, Hildegard Angel acredita que a população mais rica do Brasil apoia o governo em razão da agenda do ministro Paulo Guedes. Destacou fala da colaborada de Paulo Guedes, chefe da Superintendência de Seguros Privados do governo federal, Solange Vieira, que afirmou sobre a pandemia: "[A morte de idosos] melhorará nosso desempenho econômico, pois reduzirá nosso déficit de pensão". Acredita que  todo o foco do ME vai para o setor financeiro e que as áreas sociais deveriam ser mais assistidas.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada:

 

 

-Monitoramento preventivo das publicações da influenciadora. Envio de esclarecimentos para eventuais equívocos que ele publicar.

 

 

-A partir dos posts que ela fizer sobre economia, monitorar se há debate equivocado e publicar posts que esclareçam de forma indireta essas mensagens.

 

 

8) Jones Manoel

 

 

Perfil: YouTuber/Professor

 

 

Histórico Profissional: Historiador; Professor e educador popular: construiu um cursinho popular em sua comunidade em Pernambuco chamado O Novo Caminho.Ativo no movimento estudantil e sindical.Tem canal no YouTube - Jones Manoel. Podcaster no RevoluShow.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados: Crítico contundente do governo Bolsonaro. Tece duras críticas à grande mídia, principalmente à TV Globo, que acusa de apoiar o programa econômico de Paulo Guedes. Afirma que os liberais da "frente ampla" defendem o ministro Paulo Guedes. Crítica o governo e o ministro por serem contra o isolamento social.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Monitoramento preventivo das publicações do influenciador.

 

 

-A partir dos posts que fizer sobre economia, monitorar se há debate equivocado e publicar posts que esclareçam de forma indireta essas mensagens"

 

 

9) Cynara Menezes

 



Perfil: Jornalista (Site Socialista Morena)

 

 

Histórico Profissional: Trabalhou nos portais Folha de São Paulo, Veja e Carta Capital. Atualmente trabalha no blog Socialista Morena, que fundou em 2013. Recebeu o Troféu Mulher Imprensa na categoria "Jornalista de mídias sociais"

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados: Crítica do governo Bolsonaro. Critica apoio de alguns liberais a Paulo Guedes enfatizando sua atuação no governo Pinochet. Criticou a fala do ministro Guedes sobre o dólar baixo na época do PT: "Todo mundo indo para a Disneylândia, empregada doméstica indo para Disneylândia, uma festa danada. Pera aí. Pera aí, pera aí. Vai passear ali em Foz do Iguaçu, vai passear ali no Nordeste, está cheio de praia bonita. Vai para Cachoeiro do Itapemirim, vai conhecer onde o Roberto Carlos nasceu". Defensora da quarentena, afirmou que a pandemia, com ou sem o isolamento, afetaria a economia e que a prioridade dos governantes deveria ser a de salvar vidas.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada:

 

 

-Monitoramento preventivo das publicações da influenciadora.

 

 

-A partir dos posts que fizer sobre economia, monitorar se há debate equivocado e publicar posts que esclareçam de forma indireta essas mensagens"

 

 

10) Silvio Almeida

 

 

Perfil: Formador de Opinião/Professor/Advogado/Jurista/Filósofo

 

 

Histórico Profissional: Trabalha como professor da graduação em Direito e da pós-graduação em Direito Político e Econômico na Universidade Presbiteriana Mackenzie; professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, ambas em São Paulo; e de professor visitante na Universidade Duke, nos Estados Unidos da América. Autor dos livros ""Racismo Estrutural "", ""Sartre: Direito e Política"" e "O Direito no Jovem Lukács: A Filosofia do Direito em História e Consciência de Classe". Preside a ONG Instituto Luiz Gama.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados: Crítico do governo Bolsonaro. Afirmou que o liberalismo do ministro Paulo Guedes é um dos pilares mais importantes do fascismo e que deve ser combatido. Afirmou que o ministro Paulo Guedes tem simpatia pela Alemanha Nazista e pela ditadura de Pinochet e disse ainda que "Quem compra Guedes que leve o Presidente". Critica o fato de os neoliberais condenarem outros ministros do governo e sempre "pouparem" o ministro Paulo Guedes, alegou que o JN fez o mesmo quando a gravação da reunião ministerial foi divulgada.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada:

 

 

-Monitoramento preventivo das publicações do influenciador.

 

-A partir dos posts que fizer sobre economia, monitorar se há debate equivocado e publicar posts que esclareçam de forma indireta essas mensagens"

 

 

11) João de Andrade Neto

 

 

 

Perfil: Jornalista Esportivo

 

 

Histórico Profissional: Jornalista esportivo. Integrante do Podcast 45 e do Podcast Agamenon

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados: Crítico do governo Bolsonaro. Compartilhou trecho da reunião ministerial em que o ministro Paulo Guedes fala que o governo só ganhará dinheiro se ajudar as grandes empresas com a seguinte legenda: "Amigo pequeno empresário, que segue apoiando esse governo genocida, o ministro da economia tem uma palavrinha pra você".

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada:

 

 

-Monitoramento preventivo das publicações do influenciador.

 

 

-A partir dos posts que fizer sobre economia, monitorar se há debate equivocado e publicar posts que esclareçam de forma indireta essas mensagens"

 

 




12) Rachel Sheherazade

 

 

Perfil: Jornalista (ex-apresentadora do SBT Brasil)

 

 

Histórico Profissional: Trabalhou como repórter na TV Correio (filiada Rede Record), TV Cabo Branco (filiada Rede Globo) e TV Justiça.Foi servidora do TJPB.Trabalhou como apresentadora na TV Tambaú.Trabalhou como âncora no Jornal da Manhã, da Jovem Pan.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados: Crítica do governo Bolsonaro, afirmou já ter recebido ameaças por suas declarações.Criticou fala do ministro Paulo Guedes pedindo para que os servidores públicos não "assaltassem" o Brasil. Em vídeo, criticou o ministro Paulo Guedes e o presidente Bolsonaro por não cumprirem papel liberal aventado durante as eleições. Criticou a demora na votação e aprovação da Reforma da Previdência.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Monitoramento preventivo das publicações da influenciadora.

 

 

-A partir dos posts que fizer sobre economia, monitorar se há debate equivocado e publicar posts que esclareçam de forma indireta essas mensagens"

 

 

13) Claudio Ferraz

 

 

Perfil: Formador de Opinião/Professor/Economista/Colunista do Nexo Jornal

 

 

Histórico Profissional: É professor titular do departamento de economia da PUC-Rio, e pesquisador associado ao BREAD, E-GAP e J-PAL. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Econômico, Economia Política, Economia do Setor Público, e Avaliação de Políticas Públicas. É colunista do Nexo Jornal. 



Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados: Crítico do governo Bolsonaro e do ministro Paulo Guedes. Afirmou que uma das principais falhas da equipe de Guedes é ignorar o debate sobre desigualdade no país. Alegou que o ministro Paulo Guedes não entende o conceito de externalidade: quando a ação de um indivíduo afeta o bem-estar dos outros.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada:

 

 

-Monitoramento preventivo das publicações do influenciador.

 

 

-A partir dos posts que fizer sobre economia, monitorar se há debate equivocado e publicar posts que esclareçam de forma indireta essas mensagens"

 

 

14) Emir Sader

 

 


Perfil: Filósofo/Professor de Sociologia/Cientista Político/Colunista do portal Brasil 247

 

 

Histórico Profissional: Trabalhou como professor na Universidade de São Paulo.Trabalhou como pesquisador do Centro de Estudos Socioeconômicos da Universidade do Chile e foi professor de Política na Unicamp. Professor na UERJ. Foi cogitado para a presidência da Fundação Casa de Rui Barbosa. Entre outros livros, é autor de "A Vingança da História".

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados: Crítico do governo Bolsonaro. Questionou quem poderia sair primeiro do governo: Bolsonaro, Centrão, militares ou o ministro Paulo Guedes, Critica postura do ministro do Paulo Guedes em relação à crise que se forma na pandemia. Critica a preocupação do ministro com as reformas e não nas demandas urgentes surgidas na pandemia. Acredita que as falas polêmicas do ministro Guedes não receberam o destaque merecido.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada:

 

 

-Monitoramento preventivo das publicações do influenciador.

 

 

-A partir dos posts que fizer sobre economia, monitorar se há debate equivocado e publicar posts que esclareçam de forma indireta essas mensagens

 

 

15) Guilherme Caetano

 

 

 

Perfil:Jornalista (Repórter d'O Globo e Revista Época)

 

 

Histórico Profissional: Formado pelo ECA-USP.Trabalhou na Folha de São Paulo.Repórter do Jornal O Globo e da Revista Época.Escreve para a Suno Research. Ex-presidente da Empresa Júnior de Jornalismo da ECA-USP

 

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados: Destacou fala da colaborada do ministro Paulo Guedes, chefe da Superintendência de Seguros Privados do governo federal, Solange Vieira: ""É bom que as mortes se concentrem entre os idosos. Isso vai melhorar nosso desempenho econômico, pois vai reduzir nosso déficit previdenciário."" Fez comparação das propostas do partido Aliança Pelo Brasil com partidos da direita radical pelo mundo: comparado com o partido Vox, que defende a fusão de municípios, o enxugamento do Estado e a flexibilização de contratos de trabalho para gerar empregos para jovens e idosos. Analisou que medidas semelhantes foram propostas pelo Ministério da Economia de Paulo Guedes

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Documentos/Matérias sobre ações realizadas pelo ME

 

 

-Envio de matérias e projetos do ME. Monitoramento preventivo de quaisquer menções à economia no cenário nacional, com foco em possíveis esclarecimentos que venham de posicionamentos enviesados.

 

 

16) Palmério Dória

 

 

 

Perfil:Jornalista/Escritor

 

 

Histórico Profissional: Trabalhou na Folha de São Paulo e n'O Estado de São Paulo.Trabalhou na revista Caros Amigos. Foi chefe de reportagem na Rede Globo. Ex-diretor da revista Sexy. Escreve artigos para o portal Brasil 247. Autor de livros como: "Mataram o Presidente - Memórias do pistoleiro que mudou a História do Brasil" e "Honoráveis Bandidos ? Um Retrato do Brasil na Era Sarney"

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados: Crítico do governo Bolsonaro. Acusou o ministro Paulo Guedes de fraudar fundos bilionários, de fazer o "meio-de-campo" do sistema financeiro; afirmou ainda que Guedes teria como objetivo desfazer o país e "promover o desencontro dos brasileiros com a vida".

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada:

 

 

-Monitoramento preventivo das publicações do influenciador.

 

 

-A partir dos posts que fizer sobre economia, monitorar se há debate equivocado e publicar posts que esclareçam de forma indireta essas mensagens"

 

 

17) Flávio VM Costa

 

 

 

Perfil: Jornalista (Editor do UOL Notícias)/Escritor

 

 

Histórico Profissional: Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Trabalhou nas redações dos jornais soteropolitanos Correio e A Tarde e das revistas Imprensa e IstoÉ. Atualmente é repórter do portal UOL. Autor dos livros "Caçada Russa" e "Você morre quando esquecem seu nome".

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados: Sobre falas do ministro Paulo Guedes em reunião ministerial afirmou: "As barbaridades ditas por Paulo Guedes não receberam o destaque merecido na cobertura feita por nós da imprensa. O salvo-conduto ao boçal vai nos custar caro. Depois não adiantar fazer cara de santa puta e fingir que não sabia quem tocava o prostíbulo". Criticou fala de Guedes sobre projeção de melhoras na economia: "Alguém já fez uma coleção das estimativas e promessas de Guedes? A sorte dele é que em dezembro ninguém vai estar vivo para cobra-lo."

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Monitoramento preventivo das publicações do influenciador.

 

 

-A partir dos posts que fizer sobre economia, monitorar se há debate equivocado e publicar posts que esclareçam de forma indireta essas mensagens"

 

 

18) Márcia Denser

 

 

Perfil: Jornalista/Escritora

 

 

Histórico Profissional: Trabalhou para as revistas Nova, Interview e Vogue. Trabalhou para a Folha de São Paulo. Escritora de contos como "Tango Fantasma". Trabalhou como colunista no portal Congresso em Foco. Atualmente tem seu próprio site

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados: Crítica do governo Bolsonaro. Contrária a privatização da Eletrobras. Acusa o ministro de estar por trás do que chama de "política genocida do governo diante da pandemia" e que ele é quem deve ser derrubado do governo. Questionamento de suposta pressa de Paulo Guedes em privatizar o Banco do Brasil.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Monitoramento preventivo das publicações da influenciadora.

 

 

-A partir dos posts que fizer sobre economia, monitorar se há debate equivocado e publicar posts que esclareçam de forma indireta essas mensagens"

 

 

19) Conrado Hubner

 

 

Perfil: Professor/Colunista da Folha de São Paulo

 

 

Histórico Profissional: Professor de Direito da USP.Pesquisador do LAUT Brasil.Já trabalhou como colunista do portal Época.Colunista da Folha de São Paulo

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados: Opositor do governo Bolsonaro. Afirmou que o ministro Paulo Guedes fantasia ao esperar injeção de trilhões de dólares na economia brasileira, pois a imagem do Brasil está no ponto mais baixo da sua história.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Monitoramento preventivo das publicações do influenciador.

 

 

-A partir dos posts que fizer sobre economia, monitorar se há debate equivocado e publicar posts que esclareçam de forma indireta essas mensagens"

 

 

20) Gustavo Nogy

 

 

Perfil: Escritor (Colunista do Gazeta do Povo)

 

 

Histórico Profissional: Escritor. Autor do livro "Saudades dos cigarros que nunca fumarei".Colunista no portal Gazeta do Povo

 

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados: Antagoniza o governo Bolsonaro. Crítico ao ministro Paulo Guedes, afirma que ele não terminará o mandato. Em artigo para a Gazeta do Povo, afirmou que o ministro Guedes desconhece o país e seus desajustes históricos, além de não se importar com essas questões. Criticou a proposta do ministro de ter uma moeda comum entre Brasil e Argentina.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Monitoramento preventivo das publicações do influenciador.

 


-A partir dos posts que fizer sobre economia, monitorar se há debate equivocado e publicar posts que esclareçam de forma indireta essas mensagens"

 

 

21) Guilherme Macalossi

 

 

Perfil: Jornalista (Colunista do Gazeta do Povo)

 

 

Histórico Profissional: Colunista e produtor de conteúdo no portal Gazeta do Povo. Apresentador do programa Cruzando as Conversas, do RDC TV Digital. Apresentador do programa Confronto, da Rádio Sonora FM

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados: Lamentou a saída de Mansueto Almeida do Ministério da Economia. Comparou o ministro Paulo Guedes à ex-secretária de Cultura Regina Duarte

 

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

 

-Envio de matérias e projetos do ME

 

 -Destacar em documento melhorias ocorridas na área social devido a ações do ME

 

-Propor debate sobre quarentena x economia

 

-Debate sobre medidas que o ME tomará para conseguir recuperar o valor do auxílio emergencial que foi distribuído para pessoas que receberam indevidamente o benefício

 

 

22) Brunno Melo

 

 

Perfil: Jornalista (Âncora do CBN Brasília)

 

 

Histórico Profissional: Jornalista. Âncora do CBN Brasília.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados: Falou sobre aumento do desemprego no país. Comparou o ministro Paulo Guedes a um personagem de Chico Anísio que dizia: "Eu quero que pobre se exploda". Supôs que o próximo a sair do governo seria o ministro Guedes após ex-ministro Sergio Moro deixar seu cargo no MJ.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

 

-Envio de matérias e projetos da pasta.

 

-Monitoramento preventivo das publicações do influenciador.

 

-A partir dos posts que fizer sobre economia, monitorar se há debate equivocado e trazer esclarecimentos relativos a esses conteúdos

 

 

23) Claudio Dantas

 

 

 

Perfil: Jornalista (Diretor d'O Antagonista)

 

 

Histórico Profissional: Foi editor da Agência EFE, repórter e colunista do Correio Braziliense, repórter da Folha de São Paulo e repórter, editor e diretor interino da sucursal da revista IstoÉ até 2015.Atualmente trabalha n'O Antagonista.Vencedor dos prêmios Esso, Embratel e DDHH

 

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados: Opositor do governo Bolsonaro. Compartilhou entrevista do ministro Guedes no Antagonista sobre a saída de Mansueto. Compartilhou matéria d'O Antagonista que ironizou fala do ministro sobre os ativos imobiliários renderem R$ 1 trilhão. Criticou a transferência de R$ 83,9 milhões do Bolsa Família para a Secretaria de Comunicação.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Envio de matérias e projetos da pasta.

 

-Monitoramento preventivo das publicações do influenciador.

 

 

-A partir dos posts que fizer sobre economia, monitorar se há debate equivocado e trazer esclarecimentos relativos a esses conteúdos

 

 

 

24) Carol Pires

 

 

 

Perfil:Jornalista (Colunista da Revista Época)

 

 

Histórico Profissional: Trabalhou na Revista Piauí, no jornal Estadão, Blog do Noblat e iG.Colaboradora do New York Times.Atualmente é colunista da Revista Época.Roteirista do documentário Democracia em Vertigem.Trabalhou nas duas primeiras temporadas do comedy news GregNews - com Gregorio Duvivier

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados:Opositora do governo Bolsonaro. Ironizou Paulo Guedes, afirmando que o ministro fez previsões "catastróficas" para os outros governos, enquanto disse que o Brasil teria um "ano novo muito bom pela frente"

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Monitoramento preventivo das publicações da influenciadora em conteúdos relativos ao Ministério da Economia

 

 

 

25) Felipe Neto

 

 

Perfil: Influenciador/ Youtuber

 

 

Histórico Profissional: Youtuber há 10 anos, o influenciador passou por várias fases de produção de conteúdo para adolescentes. Em 2017 começou a se posicionar em suas redes com conteúdos políticos. Atualmente ainda produz vídeos sobre games, desafios e memes para seu canal no Youtube. Tem usado Twitter e Instagram para a publicação de posicionamentos políticos.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados: O influenciador é contra o governo, faz duras críticas ao ministro da Economia no que tange as questões da pandemia, porém é a favor do auxílio emergencial, tendo inclusive feito publicações com a picpay sobre o tema.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Envio de matérias e projetos da pasta. Monitoramento preventivo das publicações do influenciador.

 

 

-A partir dos posts que fizer sobre economia, monitorar se há debate equivocado e trazer esclarecimentos relativos a esses conteúdos"

 

 

26) Xico Sá

 

 


 

Perfil: Jornalista/ Influenciador

 

 

Histórico Profissional: Jornalista, escritor e comentarista de TV, foi colunista da Folha de S.Paulo e atualmente trabalha no jornal El País. Participou de programas do Canal GNT como Saia Justa e o Papo de Segunda

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados: Faz oposição contumaz ao governo, além de reverberar matérias de teor desfavorável à gestão Bolsonaro.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

Monitoramento preventivo das publicações do influenciador em conteúdos relativos ao Ministério da Economia

 

 

27) Rodrigo Zeidan

 

 

Perfil: Professor e Colunista da Folha de S.Paulo

 

 

Histórico Profissional: Professor de Finanças e Economia na NYU Shanghai, autor do livro Economia dos Negócios Globais (MIT) e colunista da Folha de S.Paulo

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados: Apresentou críticas diversas ao trabalho do ministro Paulo Guedes, já tuitou trechos como "A má gestão do Paulo Guedes em um gráfico. Fuga de capitais, de ações e títulos brasileiros. Parabéns a todos os envolvidos" e também "Socorro! Alguém ensina economia pro ministro, por favor..."Do mesmo autor de "com 5 bilhões aniquilamos o coronavirus" vem agora "crise acaba lá pra setembro ou outubro". O incompetente ministro da economia não para de fazer previsões sem pé nem cabeça."

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Envio de matérias e projetos da pasta. Monitoramento preventivo das publicações do influenciador.

 

 

-A partir dos posts que fizer sobre economia, monitorar se há debate equivocado e trazer esclarecimentos relativos a esses conteúdos"

 

 

28) Luis Augusto Simon

 

 

Perfil: Jornalista e colunista do UOL

 

 

Histórico Profissional: Jornalista esportivo, trabalhou no Estado de São Paulo e na Folha de S.Paulo e atualmente é colunista do UOL.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados: Declaradamente de esquerda, o jornalista faz publicações com teor politico em seu Twitter. Já escreveu textos em seu blog abordando diretamente o Ministério da Economia, e chegou a publicar o artigo "Paulo Guedes ofende milhões de brasileiros"

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

 

-Monitoramento preventivo das publicações da influenciadora em conteúdos relativos ao Ministério da Economia

 

 

29) Marco Antonio Villa

 

 

Perfil:Historiador, colunista (Isto é e Crusoé) e Youtuber

 

 

Histórico Profissional: Historiador, escritor e comentarista político brasileiro. Villa é bacharel e licenciado em História, mestre em Sociologia e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, é professor aposentado da Universidade Federal de São Carlos. Fez parte da bancada do Jornal da Manhã, na Rádio Jovem Pan, do Jornal Primeira Hora, na Rádio Bandeirantes. Integra o corpo de comentaristas políticos do Jornal da Cultura. Foi articulista de O Globo, O Estado de São Paulo e Folha de S.Paulo. Atualmente escreve para a Istoé , Estado de Minas e Correio Braziliense. Atualmente mantém um canal no YouTube, onde apresenta, diariamente, comentários a respeito das notícias circuladas no dia, além de ser autor de mais de trinta livros.

 

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados: Faz publicações críticas ao governo em suas redes sociais, já entrevistou os ex-ministros da saúde e da Justiça, aborda sempre questões sobre o governabilidade do presidente em seus vídeos do Youtube.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

Envio de matérias e projetos da pasta.

 

Monitoramento preventivo das publicações do influenciador.

 

A partir dos posts que fizer sobre economia, monitorar se há debate equivocado e trazer esclarecimentos relativos a esses conteúdos"

 

 

30) Lucas Paulino

 

 

Perfil: Advogado, Mestre e Doutorando em Direito @UFMG e formador de opinião

 

 

Histórico Profissional: Advogado, Mestre e Doutorando em Direito na UFMG. Lucas Paulino é formador de opinião e participante do Movimento Acredito. Recentemente participou de vídeo no canal de Youtube Fora da Política Não há Salvação, em que foi discutido possivel impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados: Faz publicações contra o governo e a favor do impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Criticou atos do ministro Paulo Guedes quando o mesmo fez comparação entre o povo protestando nas ruas, com o povo que solicita a volta do AI-5.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

Envio de matérias e projetos da pasta.

 

Monitoramento preventivo das publicações do influenciador.


A partir dos posts que fizer sobre economia, monitorar se há debate equivocado e trazer esclarecimentos relativos a esses conteúdos"

 

 

31) Igor Natusch

 

 

Perfil

 

 

Jornalista

 

 

Histórico Profissional

 

 

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é repórter do Jornal do Comércio, de Porto Alegre e escreve para o The Intercept Brasil portal Vós.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados                                          

 

 

Crítico do governo, já criticou nominalmente o presidente e o ministro Paulo Guedes. Ao retuitar vídeo em que o presidente da Embratur tocava sanfona, se referiu ao ministro com a fala "Pois Paulo Guedes precisou aguentar esse martírio de forma presencial. Na íntegra. Sem poder fugir.Essa agonia, para mim, é um deleite."

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Envio de Documentos/Matérias/Projetos sobre ações realizadas pelo ME

 

 

 


32) João Carvalho

 

 

Perfil

 

 

Historiador e Podcaster

 

 

Histórico Profissional

 

 

Mestre em História Social pela USP, militante do PCB e podcaster pelo Revolushow, Decrépitos e Anticast.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Militante, faz severas críticas ao modelo capitalista, em uma publicação chegou a chamar o ministro Paulo Guedes de "Facínora. Elitista. Preconceituoso. Um babaca amoral.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

 

-Envio de matérias e projetos do ME e divulgação de boas práticas

 

 

33) Sabrina Fernandes

 

 

Perfil

 

 

Economista, Mestra em Economia Política, Doutora em Sociologia e Youtuber

 

 

Histórico Profissional

 

 

Bacharel em economia, mestra em economia política e doutora em Sociologia. Seu doutorado, com especialização em Economia Política, foi feito na Carleton University, no Canadá. Sabrina é militante ecossocialista, feminista, vegana e também luta em solidariedade à causa da Palestina. Atualmente, é pós-doutoranda pela Rosa Luxemburg Stiftung (Alemanha) em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília e produz o canal de divulgação científica e política, Tese Onze.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

As redes da Sabrina são utilizadas para abordar ensinamentos políticos sobre o socialismo e marxismo. Ela também faz duras críticas ao governo Bolsonaro, com foco no presidente. Já criticou falas no ministro da Economia e também sua política.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Envio de Documentos/Matérias/Projetos sobre ações realizadas pelo ME para fomentar possíveis pautas em seus vídeos.

 

 

-Encaminhar informações sobre o impacto do auxílio emergencial na população mais pobre.

 

 

 

34) Pedro Meneses (*)

 

 

Perfil

 

Colunista na Gazeta do Povo e no InfoMoney

 

 

Histórico Profissional

 

 

É fundador e editor do Instituto Mercado Popular, um grupo de pesquisadores focado em políticas públicas e desigualdade social, além de ser colunista da Gazeta do Povo e na InfoMoney

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Apesar de realizar críticas a governo, apresenta um conteúdo liberal. Já fez críticas ao ministro Paulo Guedes, mas costuma abordar o auxílio emergencial de maneira positiva e já fez publicações positivas ao presidente.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

Proposiçao de debate que aponte prós e contras do governo e da pasta com especialistas de diversas áreas, post e matérias em conjunto com a pasta.

 

(*) Nota do UOL: o profissional aparece em dois campos do mesmo relatório, como "detrator" e como "favorável"

 

 

35) Joel Pinheiro (*)

 

 

Perfil

 

 

Economista, filósofo e Youtuber. Colunista da Folha e da Exame

 

 

Histórico Profissional

 

 

Economista e bacharel em filosofia brasileiro.É colunista do jornal Folha de S.Paulo e da revista Exame

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Realiza críticas ao governo e ao ministro Paulo Guedes, porém já elogiou o auxílio emergencial, levantando questionamentos sobre sua viabilidade, mas não retirando sua importância.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Envio de Documentos/Matérias/Projetos sobre ações realizadas pelo ME para fomentar possíveis pautas em seus vídeos.

 

 

-Encaminhar informaçoes sobre o impacto do auxílio emergencial para gerar debate.

 

 

(*) Nota do UOL: o profissional aparece em dois campos do mesmo relatório, como "detrator" e como "favorável"

 

 

 

36) Lula Falcão

 

 

 

Perfil

 

 

Jornalista

 

 

Histórico Profissional

 

 

Jornalista e escritor, atuou em algumas das principais redações do País - O Globo, Veja e o Estado de S. Paulo

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

 

Crítico do Governo, também faz críticas direcionadas aos ministros de diversas pastas. Com Paulo Guedes, afirma que ele é extremista econômico e que ele e o presidente Jair Bolsonaro são a mesma pessoa. Em relaçao ao auxílio emergencial tem críticas ao modelo que ele e feito "Pagar o auxílio emergêncial em duas vezes significa uma fila a mais na Caixa e mais chance de contaminação"mas se apresenta favorável ao benefício "Se nada mudar, no dia 1º de julho mais de 64 milhões de brasileiros se verão abandonados à própria sorte com o fim do auxílio emergencial de R$ 600"

 

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

 

-Sugestão de publicações em conjunto e envio contínuo de documentos sobre as ações realizadas pelo ME.

 

 

37) George Marques

 

 

                                       

Perfil

 

Jornalista

 

 

Histórico Profissional

 

 

George Marques é jornalista, especializado em Comunicação Política. Foi assessor parlamentar e, a partir de 2014, acompanhou os bastidores dos três poderes em Brasília. Trabalhou no The Intercept, no Metropoles e na Revista Fórum. Editor chefe no portal Socialismo Criativo.

 

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

 

Realiza críticas ao governo, ao presidente e aos ministros. Se refere ao minsitro da Economia como "Paulo Parasita Guedes". Em relação ao auxílio emergencial, o jornalista apresenta a sua importância e critica ações do governo que podem prejudicar o auxílio: "Enquanto milhões de trabalhadores perdem o emprego ou são atingidos por suspensão e corte de salários e o governo enfrenta dificuldades para manter um auxílio emergencial de R$ 600 aos informais, Bolsonaro reajusta bônus para atender militares

 

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

 

-Envio de matérias e projetos do ME, encaminhar documento com as melhorias ocorridas na área social devido a ações do ME.

 

 

-Monitoramento preventivo das publicações do influenciador. Envio de esclarecimentos para eventuais equívocos que ele publicar.

 

 

 

38) Lucas de Aragão

 

 

Perfil

 

 

Cientista Político e Colunista na Exame

 

 

Histórico Profissional

 

 

Cientista Político, sócio da Arko Advice, colunista da revista Exame, voluntário fundador do RenovaBR e professor de Risco Político na FGV

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

 

Em função do trabalho de consultoria política, apresenta publicações com bastidores de Brasília e postagens com um tom informativo/ investigativo, sem críticas diretas ao governo e ao ME.

 

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

 

-Envio de material e projetos do ME para que ele possa utilizar como insumos de publicações.

 

-Live com a sua empresa (Arko) para tratar de temas atuais como a economia na pandemia e perspectivas posteriores.

 

 

-Proposição de debate que aponte prós e contras do governo e da pasta com especialistas de diversas áreas

 

 


 


39) Matheus Hector (*)

 


Perfil

 

 

Economista

 

 

Histórico Profissional

 

 

Economista pelo Insper, com extensão em Urbanismo pelo CitiesX. Realizou trabalho humanitário na Índia e na África e como pesquisador fez trabalhos na área de educação e desenvolvimento econômico. É fundador do Consilium, entidade de debate de políticas públicas e formação de jovens lideranças. Publicou artigos na imprensa sobre economia e urbanismo em veículos como Estadão, Folha e VejaSP. Candidato a vereador em SP pelo Partido Novo.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Apesar de se colocar como oposição ao governo, consegue elogiar alguns pontos da gestão (como a nomeação do novo ministro da Educação) e também critica a esquerda com veemencia. Tem feito uma série de lives que as vezes fazem comentários nocivos à pasta.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Envio de material e projetos do ME para que ele possa utilizar como insumos de publicações.

 

-Live para tratar de temas atuais como a economia na pandemia e perspectivas posteriores.

 

-Proposição de debate que aponte as necessidades do país no setor econômico

 

(*) Nota do UOL: o profissional aparece em dois campos do mesmo relatório, como "detrator" e como "favorável"

 

 

 

40) Renan Santos

 

 

Perfil

 

 

Coordenador Nacional do MBL e colunista da Gazeta do Povo

 

 

Histórico Profissional

 

 

Empresário, colunista do Jornal Gazeta do Povo, cursou Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP-SP) e é fundador e Coordenador Nacional do Movimento Brasil Livre.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Atualmente é crítico do governo. Em sua coluna na Gazeta do Povo, já escreveu artigo sobre o ministro com o título "A empregada é vocë". Também já fez referências como "Até o Nelson Teich percebe que Bolsonaro é louco, mas não Paulo Guedes e os "liberais" governistas. Quem fica é cúmplice".

 

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Monitoramento preventivo das publicações do influenciador.

 

-Envio de esclarecimentos para eventuais equívocos que ele publicar.

 

-A partir dos posts que ele fizer sobre economia, monitorar se há algum debate equivocado e publicar posts que esclareçam de forma indireta essas mensagens."

 

 

41) Alberto Benett

 

 

Perfil

 

 

Jornalista

 

 

Histórico Profissional

 

 

Jornalista. Chargista da Folha de S.Paulo e editor do Plural Jornal

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Crítico do governo, já fez charges negativas ao ministro da Economia para a Folha, além de repercutir matérias negativas sobre o mesmo. Apesar disso, é a favor do auxílio, mas aponta as suas falhas, como pessoas da alta sociedade recebendo ele.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

Envio de matérias e projetos do ME e divulgação de boas práticas

 

 

42) Virginia

 

 

Perfil

 

Influenciadora [MulherTamarindo]

 

 

Histórico Profissional

 

 

Advogada, participa com frequência do podcast Anticast e publica suas opiniões políticas com frequência.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Estudiosa, faz várias criticas ao governo, à pasta e ao ministro. Exemplo: "recomendo ler a transcrição da reunião ministerial do dia 22 de abril pra entender o tipo de homem que o Paulo Guedes é e de como alinhado com o governo fascista do presidente ele está"

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Monitoramento preventivo das publicações da influenciadora.

 

-Envio de esclarecimentos para eventuais equívocos que ele publicar.

 

-A partir dos posts que ele fizer sobre economia, monitorar se há algum debate equivocado e publicar posts que esclareçam de forma indireta essas mensagens.

 

 



43) João Romero

 

 

Perfil

 

 

Colunista do The Intercept Brasil

 

 

Histórico Profissional

 

 

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Minas Gerais e do Cedeplar. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento. É PhD pela Universidade de Cambridge. Colunista do The Intercept Brasil

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Crítico da pasta e do ministro da Economia, produziu uma série de artigos com crítcas ao ministro Paulo Guedes. Exemplo de post: "Não parece exagero dizer que o radicalismo ideológico de Paulo Guedes pode ser tão danoso à economia quanto o negacionismo científico criminoso de Bolsonaro."

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Envio de matérias e projetos do ME e divulgação de boas práticas

 

 

44) Laura Carvalho

 

 

Perfil

 

 

Colunista do Nexo Jornal

 

 

Histórico Profissional

 

 

Economista, professora na USP, Podcaster no Entretanto Podcast e colunista no NexoJornal. Foi colunista do jornal Folha de S. Paulo

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Economista que aborda pautas econômicas em suas publicações, faz críticas ao governo Bolsonaro e à pasta. Ela foi responsável pela formulação inicial das propostas econômicas de Guilherme Boulos, então pré-candidato pelo PSOL na eleição presidencial de 2018.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Monitoramento preventivo das publicações do influenciador.

 

-Envio de esclarecimentos para eventuais equívocos que ele publicar.

 

-A partir dos posts que ele fizer sobre economia, monitorar se há algum debate equivocado e publicar posts que esclareçam de forma indireta essas mensagens."

 

 

45) Flávio Martins

 

 

 

Perfil

 

 

Professor

 

 

Histórico Profissional

 

 

Professor de Direito Constitucional e de Direito Processual Penal e Influencer

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

 

Faz publicações sobre o governo, mas nem sempre em teor negativo. Criticou as publicações que falaram que as classes A e B tiveram acesso ao auxílio emergencial, reiterando a importância dele para as classes mais baixas. Menciona o ministro em diversas postagens, exemplo: "Boa notícia! Segundo a assessora de Paulo Guedes, Solange Vieira: é bom que as mortes estão concentradas entre os velhos. Isso vai melhorar nosso (...) déficit previdenciário". A "imunidade de rebanho" defendida por muitos será a maior reforma da Previdência da História."

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Envio de sugestões de pautas para vídeos no Youtube.

 

-Sugestão de posts e produção de série de conteúdos voltadas para a Economia pelo ponto de vista do direito constitucional.

 

-A pauta de concursos públicos é de interesse do influenciador.

 

 

46) Marcos Botelho

 

 

Perfil

 

Influenciador

 

Histórico Profissional

 

 

Pastor titular da Igreja Presbiteriana Comunidade da Vila em São Paulo e CEO da Glocal Aceleradora Social no Largo da Batata.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

Influenciador, ele publicava em apoio em governo desde 2018, mas desde novembro do Ano passado começou a expressar descontentamento com o Governo. Faz críticas leves à pasta e ao ministro. "Decepção com Bolsonaro? Não! Muita indignação!Decepção eu tenho é com o Paulo Guedes, só bravateou"

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

Envio de sugestão de posts sobre as ações do ME com impacto direto no dia a dia do cidadão.

 

 

47) Nildo Ouriques

 

 

Perfil

 

 

Professor

 

 

Histórico Profissional

 

 

Professor de Economia e de Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA), autor de 12 livros e palestrante.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Faz publicações com forte contexto político e crítica à pasta com frequência: "Caso os monopólios de comunicação dedicassem a metade do tempo investido em saber quem era de fato Decotteli - quem mentiu o tempo inteiro! - fosse investido em saber das relações entre Guedes e os banqueiros, o ministro da economia estaria balançando também"

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Envio de matérias e projetos do ME, encaminhar documento com as melhorias ocorridas na área social devido a ações do ME.

 

 

-Proposição de debates que aponte prós e contras do governo e da pasta com especialistas da área da economia

 

 

 

48) Tiago Luís Pavinatto

 

 

Perfil

 

Professor

 

Histórico Profissional

 

 

Advogado, Professor e Mestre e Doutor pela FDUSP-Largo São Francisco

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Crítico do governo, realiza publicações apontando erros da atual gestão. Em relação ao ministro Paulo Guedes, faz comentários como "Eu acho o Paulo Guedes realmente foda! Já fudeu com a própria imagem e dignidade e continua fudendo o Brasil." e em relação ao presidente afirma que ele pratica o ptismo sem PT.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Monitoramento preventivo das publicações do influenciador.

 

-Envio de esclarecimentos para eventuais equívocos que ele publicar.

 

-A partir dos posts que ele fizer sobre economia, monitorar se há algum debate equivocado e publicar posts que esclareçam de forma indireta essas mensagens. "

 

 

49) Rubens Valente

 

 

Perfil

 

Jornalista

 

Histórico Profissional

 

 

Repórter desde 1989, trabalhou na Agência Folha (97-99). Na Folha desde 2001, recebeu 17 prêmios nacionais e internacionais e é autor de dois livros. Colunista do UOL

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Utiliza as redes de maneira informativa na maioria das vezes. Já criticou o ministro da economia em mais de uma ocasião. "Paulo Guedes sobre a pandemia: "O que era uma maldição acabou virando uma bênção". Porque supostamente as exportações do país aumentaram. Uma bênção. Vinte e nove mil mortos."

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Envio de matérias e projetos do ME

 

 

 

50) Luis Nassif

 

 


 

Perfil

 

 

Jornalista

 

 

Histórico Profissional

 

 

Atualmente escreve para o Jornal GGN para o Foi colunista e membro do conselho editorial da Folha de S. Paulo

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Crítico do governo nas redes, recentemente publciou matéria "Os fakenews de Paulo Guedes em relação à carga tributária, por Luis Nassif"

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Monitoramento preventivo das publicações do influenciador.

 

-Envio de esclarecimentos para eventuais equívocos que ele publicar.

 

-A partir dos posts que ele fizer sobre economia, monitorar se há algum debate equivocado e publicar posts que esclareçam de forma indireta essas mensagens.

 

-Envio de releases com pautas do ME que possuem resultados positivos já comprovados "

 

 

"NEUTROS INFORMATIVOS"

 

 


1) Alex Silva

 


Perfil

 

Radialista

 

 

Histórico Profissional

 

 

Comunicador, radialista, pesquisador e publicitário. Locutor da Rádio Panorâmica FM de Campina Grande/PB

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Atualmente, tem focado no auxílio emergencial e divulgado informações sobre cadastros e liberação das parcelas. Fala sobre possibilidade do auxílio ser ampliado para até o mês de setembro. Aparentemente se mostra neutro diante do atual cenário político.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada.

 

 

-Envio de matérias e documentos confirmando a ampliação do auxílio emergencial por mais 2 meses com parcelas de ainda R$ 600

 

 

-Vídeo em parceria sanando dúvidas dos beneficiários do auxílio emergencial

 

 

2) Malu Gaspar

 

 


Perfil

 

 

Jornalista (Repórter da revista Piauí)

 

 

Histórico Profissional

 

 

Já trabalhou na Folha de São Paulo e na Editora Abril. Autora do livro "Tudo ou Nada - Eike Batista e a verdadeira história do grupo X"", da editora Record. Atualmente é repórter na revista Piauí e apresentadora do Foro de Teresina, podcast semanal de política da revista Piauí.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

 

Escreveu perfil sobre o ministro Paulo Guedes para a revista Piauí

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Monitoramento preventivo das publicações da influenciadora.

 

-Envio de esclarecimentos para eventuais equívocos que ele publicar.

 

-A partir dos posts que ela fizer sobre economia, monitorar se há debate equivocado e publicar posts que esclareçam de forma indireta essas mensagens"

 

 

3) Altair Alves

 

 


 

Perfil

 

 

YouTuber/Empresário

 

 

Histórico Profissional

 

 

Empresário, é dono da COMED em Tocantins e da Soluzione Contábil em São Paulo.Consultor em empreendedorismo, gestão, Finanças e Contabilidade para Micro e Pequenas Empresas. Influenciador digital pelo canal Gerando Empreendedores

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Tem feito conteúdo atualizando seus seguidores sobre o auxílio emergencial: como sacar, quem tem direito e calendário para datas de retirada do benefício

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Envio de matéria e projetos do ME

 

-Propor parceria para divulgar ações da Pasta

 

-Podcast/Live/Debate sobre cenário para micro e pequenas empresas durante e após a pandemia

 

 

4) Cristiana Lôbo

 

 

Perfil

 

 

Jornalista

 

 

Histórico Profissional

 

 

Atualmente é comentarista do Jornal das Dez, da Globo News e do Hora Um da Notícia, da TV Globo. Já teve coluna no O Estado de S. Paulo e foi âncora do programa Fatos e Versões da Globo News.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Jornalista utiliza suas redes pra tratar de pautas de maneia informativa e não costuma abordar o governo com críticas diretas.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Envio de matérias e projetos do ME e divulgação de boas práticas

 

 

 

5) Mônica Bergamo

 

 

Perfil

 

 

Jornalista

 

 

Histórico Profissional

 

 

Atualmente é colunista do jornal Folha de S. Paulo e da rádio BandNews FM, da Rede Bandeirantes. Já trabalhou nas revistas Playboy, Veja São Paulo e Veja e também esteve a frente da direção de jornalismo da sucursal de Brasília da Rede Bandeirantes

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Jornalista utiliza as redes pra tratar de pautas de maneira informativa e não costuma abordar o governo com críticas diretas.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Envio de Documentos/Matérias/Projetos sobre ações realizadas pelo ME para fomentar possíveis pautas

 

 

6) Marcelo Lins

 

 

Perfil

 

Jornalista

 

 

Histórico Profissional

 

 

Jornalista, atuando como apresentador, comentarista entrevistador e tradutor na GloboNews (programas GloboNews Internacional, Milênio, Estúdio I, Hub GloboNews e telejornais)

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Jornalista utiliza as redes pra tratar de pautas de maneira informativa e não costuma abordar o governo com críticas diretas. Quando se refere ao ministro, demonstra críticas ao seu trabalho "Quem ouve o ministro fica com a nítida impressão de que o Brasil tinha virado a página da crise, estava em ascensão e a economia logo bombaria. Mas, a exemplo daquela expectativa de zerar o déficit no primeiro ano, ou do trilhão da privatização, não era bem assim. Nada, aliás."

 

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Envio de Documentos/Matérias/Projetos sobre ações realizadas pelo ME para fomentar possíveis pautas

 

 

7) Ricardo Barboza

 

 

Perfil

 

 

Economista

 

 

Histórico Profissional

 

 

Economista formado pela UFRJ, Mestre em Economia pela UFRJ, Mestre em Macroeconomia pela PUC-Rio, Professor Colaborador da COPPEAD-UFRJ e Gerente de Pesquisa Econômica do BNDES. Escreve regularmente para o jornal Valor Econômico.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Não publica grandes criticas ao governo, mas por ser da área faz críicas a diversas ações do ME, com embasamento e também com longas threads. Exemplo: "Não, Paulo Guedes, a economia não estava decolando (ou acelerando) antes do Covid-19!"

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Envio de matérias e projetos do ME, encaminhar documento com as melhorias ocorridas na área social devido às ações da pasta.

 

-Proposição de debates que apontem os desafios do setor com especialistas da área da economia

 

 

8) Octavio Guedes

 

 

Perfil

 

Jornalista

 

Histórico Profissional

 

 

Atualmente é comentarista dos programas EmPonto e EstudioI da GloboNews. Já trabalhou no Jornal do Brasil, O Globo, O Dia e Extra.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Costuma tratar de pautas de maneira informativa, fazendo críticas ao governo e a pasta de maneira esporádica. "Octavio Guedes: Frase de Paulo Guedes não parece vinda de um liberal".

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

Envio de matérias e projetos do ME e divulgação de boas práticas

 

 

 

"FAVORÁVEIS"

 



1- Rodrigo Constantino

 



Perfil

 

 

Jornalista (Colunista na Gazeta do Povo, do jornal ZeroHora e comentarista na Jovem Pan)

 

 

Histórico Profissional

 

 

Economista, escritor e jornalista.Atualmente é colunista na Gazeta do Povo, do jornal ZeroHora e comentarista na Jovem Pan. Já foi colunista d'O Globo, do Valor, da IstoÉ e da Veja. É presidente do Conselho do Instituto Liberal, membro-fundador do Instituto Millenium. Foi analista de empresas e gestor na gestora de recursos JGP, fundada por Paulo Guedes. Trabalhou com o ministro por 6 anos.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Descreve o ministro Paulo Guedes como "economista liberal brilhante e patriota". Liberal, o jornalista costuma destacar medidas de cunho positivo relacionados ao ME. Na pandemia, defende que o governo e o ME estão trabalhando para a retomada econômica

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Post em conjunto

 

-Live para tratar de temas atuais como a economia na pandemia e perspectivas posteriores

 

-Proposta de matéria sobre a Pasta

 

 

2) Bárbara Zambaldi Destefani (Te Atualizei)

 

 


 

Perfil

 

 

YouTuber

 

 

Histórico Profissional

 

 

Influenciadora Digital pelo canal Te Atualizei. Colunista do Blog Brasil Sem Medo

 

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

 

Defensora do governo Bolsonaro, influenciadora já entrevistou pessoalmente o presidente Jair Bolsonaro em seu canal.Elogia conduta do ministro Paulo Guedes com aumento do dólar - fez caixa com o aumento da moeda e pagará R$ 500 bilhões de dívidas públicas. Favorável à agenda de reformas da Pasta.Seu canal foi um dos alvos de operação da PF contra Fake News e teve pedido de quebra de sigilo pelo STF

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Live ou entrevista para o canal da influenciadora com algum porta-voz do ME para tratar de assuntos relacionados à economia em tempos de pandemia

 

-Post em conjunto/Divulgação de ações da Pasta

 

 

3) Adilson Dini

 

 


Perfil

 

 

Formador de Opinião/YouTuber

 

Histórico Profissional

 

 

Corretor de Imóveis. Influenciador Digital pelo canal Ravox Brasil

 

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Seu canal foi um dos alvos de operação da PF contra Fake News e teve pedido de quebra de sigilo pelo STF.Conhecido como "youtuber de direita", Adilson Dini defende o governo Bolsonaro e já esteve em Brasília para se encontrar com o presidente.Em seus vídeos, costuma tecer elogios aos membros do governo, inclusive ao ministro Paulo Guedes.Afirma que o ministro do ME está trazendo melhorias para a economia e acompanha o preço do dólar.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Envio de posts sugestão com ações da Pasta

 

-Live/Debate com algum porta-voz do ME para discutir sobre principais assuntos do setor econômico

 

4) Kim Paim

 

 

Perfil

 

 

Formador de Opinião/YouTuber

 

 

Histórico Profissional

 

 

Influenciador Digital.Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados. Bolsonarista e Olavista, Kim Paim costuma falar em suas redes sociais sobre o atual cenário político. Afirma que, após saída de Abraham Weintraub, o próximo ministro do governo a ser perseguido pela mídia e Justiça será Paulo Guedes

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Post em conjunto/Divulgação de ações da Pasta Envio de matéria e projetos do ME

 

 

5) Fábio Talhari


 


 

Perfil

 

 

Formador de Opinião/Professor/Editor na revista Vida Destra

 

 

Histórico Profissional

 

 

Trabalhou na empresa Central dos Concursos como professor.Professor de Direito Civil, Empresarial, Bancário, Econômico e do Trabalho.Autor de livros sobre Direito.Atualmente é editor do blog Vida Destra.Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados.Apoiador do governo Bolsonaro, Talhari escreveu artigo falando sobre a excelência administrativa de Paulo Guedes e Roberto Campos Neto.Destaca o desempenho do ministro Guedes na redução do dólar e crescimento na Bolsa

 

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

Post em conjunto/Divulgação de ações da Pasta

 

Podcast/Debate relacionando o cenário econômico com a área do Direito Econômico

 

 

6) Liliane Ventura

 


Perfil

 

Jornalista/Apresentadora

 

 

Histórico Profissional

 

 

Trabalhou na filiada da TV Globo em Campos dos Goytacazes-RJ.Trabalhou como apresentadora no programa do SBT Aqui Agora.Faz programas na TV da Câmara de Vereadores de São Paulo.Atualmente tem um canal no YouTube

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Apoiadora do governo Bolsonaro, Liliane Ventura afirmou que a melhor escolha para o ME é o ministro Paulo Guedes por ter vindo do "mundo corporativo". Enfatizou que setor econômico não deveria parar durante a pandemia, seu vídeo sobre assunto foi compartilhado pelo presidente Jair Bolsonaro. Em um dos vídeos de seu canal, teceu elogios ao ministro Paulo Guedes pela injeçaõ de R$ 500 bilhões no Tesouro por meio de operação estruturada no câmbio

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

Post em conjunto/Divulgação de ações da Pasta

 

Live/Debate com algum porta-voz do ME trazendo explicações sobre o setor econômico para o público

 

 

7) Milton Neves

 

 


Perfil

 

 

Jornalista Esportivo/Apresentador

 

 

Histórico Profissional

 

 

Trabalhou na Rádio Colombo; apresentou o programa Terceiro Tempo da Rádio Jovem Pan. Trabalhou na Rede Manchete com o programa Canal 100. Trabalhou na Band, onde apresentou Gol: O Grande Momento do Futebol, Esporte Total Debate e Super Técnico.Trabalhou na Record.Retornou para a Rede Bandeirantes e trabalha nos programas "Terceiro Tempo" (TV e rádio), "Gol o Grande Momento" (TV) e "Domingo Esportivo" (rádio).Colunista do portal UOL e fundador do portal Terceiro Tempo

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Simpatizante do governo Bolsonaro, fez elogios ao ministro Paulo Guedes por conseguir injetar R$ 500 bilhões no Tesouro por meio de operação estruturada no câmbio.Em declaração, enfatizou desejo de que o ministro Paulo Guedes ficasse ao menos 15 anos trabalhando para o governo federal por seu conhecimento em economia.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

Envio de matéria e projetos do ME

 

Propor parceria para divulgar ações da Pasta

 

 

8) Mariana Brito Soares

 

 


 

Perfil

 

 

Jornalista e Comentarista de Política

 

 

Histórico Profissional

 

 

Jornalista e comentarista política.Não há registros de atuação em veículo midiático, seja nacional ou regional

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Conservadora e apoiadora do governo Bolsonaro. Defensora do trabalho do ministro Paulo Guedes. Acredita que a grande mídia distorce fala dos políticos do governo, usando fala de Paulo Guedes sobre o AI-5 como exemplo.

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

Documentos/Matérias sobre ações realizadas pelo ME

 

Envio de matérias e projetos do ME

 

 

9) Maurício Bunazar

 

 


Perfil

 

 

Formador de Opinião/Advogado/Professor

 

 

Histórico Profissional

 

 

Mestre e Doutor em Direito Civil pela USP.Professor de Direito Civil no curso preparatório para concursos públicos Damásio Educacional, no curso de graduação em Direito da Faculdade Ibmec e professor convidado no Curso de Especialização da Escola Superior de Advocacia de São Paulo (ESA).Advogado. Sócio no escritório de advocacia Simão e Bunazar.Membro do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e da Associação Brasileira de Ensino de Direito.Autor de livros de Direito como: "Vade Mecum Exame da Ordem e concursos 2020" e "Obrigação Propter Rem: Aspectos Teóricos e Práticos"

 

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Apoia o trabalho do ministro Paulo Guedes e as reformas propostas pelo governo. Elogiou discurso do ministro Paulo Guedes feito em maio sobre congelamento de salários do funcionalismo público e disse que por ter sido lúcido, coerente e corajoso logo seria demitido

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

Documentos/Matérias sobre ações realizadas pelo ME

 

Envio de matérias e projetos do ME

 

Podcast/Debate relacionando o cenário econômico com a área do Direito

 

 

10) Winston Ling

 

 


Perfil

 

 

Investidor/Empresário

 

 

Histórico Profissional

 

 

Investidor e empresário.Foi o primeiro presidente do Instituto Liberdade.Proprietário da empresa WinTech Ventures Limited

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Apoiador do governo Bolsonaro. Apresentou o ministro Paulo Guedes ao presidente Jair Bolsonaro. Costuma compartilhar matérias referentes ao ministro Paulo Guedes. Afirmou que com o plano "Paulo Guedes" o Brasil será a nova China.Crítico ao isolamento total durante a quarentena, pois afeta drasticamente a economia

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

Propor debate que aponte alternativas para que se mantenha a segurança das pessoas durante a pandemia e que a economia não seja afetada

 

Propor divulgação de ações da pasta nas redes do empresário

 

 

11) Camila Abdo (*)

 

 


Perfil

 

 

Jornalista (Colunista do Estudos Nacionais e Crítica Nacional)/YouTuber

 

 

Histórico Profissional

 

 

Jornalista. Colunista nos portais Estudos Nacionais e Crítica Nacional.Canal no YouTube Direto aos Fatos

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Díscipula do filósofo Olavo de Carvalho e apoiadora do governo Bolsonaro. Foi um dos alvos de operação da PF contra Fake News e teve pedido de quebra de sigilo pelo STF. Entusiasta do trabalho do ministro Paulo Guedes, tranquilizou seus seguidores após anúncio da saída de Mansueto, afirmando que Guedes seguiria no governo.Conversou com o vereador Leandro Lyra para esclarecer fala do ministro Paulo Guedes sobre funcionários públicos serem "parasitas"

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

Propor entrevista para o seu canal do YouTube com algum representante do ME

 

Post em conjunto/Divulgação de ações da Pasta

 

(*) Nota do UOL: o relatório repetiu o nome.

 

 

12) Guilherme Fiuza

 




Perfil

 

Jornalista.

 

Histórico Profissional.

 

Atualmente escreve para O Globo e para a Revista Época, escreveu vários livros, dentre eles : Não é A Mamãe: Para Entender a Era Dilma

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Jornalista favorável ao governo, fez publicacões de defesa ao governo e já se referiu ao ministro Paulo Guedes como "economista respeitado mundialmente e líder da agenda de reformas"

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

Post em conjunto com o ME, live para tratar de temas da pasta (como novos números) e proposta de matérias sobre a pasta

 

 

13) Silvio Grimaldo

 

 


Perfil

 

 

Editor e Cientista Político

 

 

Histórico Profissional

 

 

Foi assessor especial do ministro Ricardo Vélez Rodríguez, escreve para o site Brasil sem Medo, já trabalhou para o Poder 360.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Discípulo de Olavo de Carvalho e grande apoiador do governo, o influenciador publica tuítes de apoio ao ministro Paulo Guedes, além de retuitar frequentemente os irmãos Weintraub.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

Envio de matérias e projetos do ME e divulgação de boas práticas. Post em conjunto/Divulgação de ações da pasta

 

 

14) Felipe Moura

 

 

Perfil

 

 

Jornalista

 

 

Histórico Profissional

 

 

Escritor, jornalista, blogueiro e comentarista brasileiro. Foi organizador do best seller "O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota" de Olavo de Carvalho, publicado em 2013 pela Editora Record. Foi o Diretor de Jornalismo e apresentador na Jovem Pan e atualmente é colunista no site O Antagonista. É considerado o maior influenciador político do Brasil no Twitter de acordo com estudo da plataforma Stilingue. Recebeu o prêmio Comunique-se Influenciador.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

O jornalista já elogiou o ministro da Economia em seus tuítes, enxerga e elogia uma melhora na economia brasileira mas faz ataques direcionados as crises de corrupção do governo, como no caso do senador Flávio Bolsonaro. Felipe Moura mostra-se politicamente alinhado ao viés econômico de Paulo Guedes.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Envio de matérias e projetos da pasta, possibilidade de gravação de live ou podcasts junto ao influenciador sobre como enfrentar a crise econômicca pós pandemia.

 

 

15) May Almeida

 

 


Perfil

 

 

Jornalista e Youtuber

 

 

Histórico Profissional

 

 

Jornalista, youtuber, especialista na formação de líderes políticos de acordo com seu Twitter. Olavista, não apresenta produção textual em nenhum veículo, apenas em suas redes.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Apoia abertamente o governo, com publicações que exaltam o presidente. Em suas redes, trata apenas de pautas do governo, destaca o ME no contexto geral da gestão Bolsonaro.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Post em conjunto. 

-Sugestão de thread com os avanços da pasta.

-Lives para tratar de temas que falem da economia no atual contexto.

 

 

16) Pedro Meneses (*)

 

 


Perfil

 

 

Colunista na Gazeta do Povo e no InfoMoney

 

 

Histórico Profissional

 

 

 

É fundador e editor do Instituto Mercado Popular, um grupo de pesquisadores focado em políticas públicas e desigualdade social, além de ser colunista da Gazeta do Povo e na InfoMoney

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Apesar de realizar críticas a governo, apresenta um conteúdo liberal. Já fez críticas ao ministro Paulo Guedes, mas costuma abordar o auxílio emergencial de maneira positiva e já fez publicaçoes positivas ao presidente.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

-Proposição de debate que aponte prós e contras do governo e da pasta com especialistas de diversas áreas.


-Post e matérias em conjunto com a pasta.

 

(*) Nota do UOL: o profissional aparece em dois campos do mesmo relatório, como "detrator" e como "favorável"

 

 

17) Joel Pinheiro (*)

 


 

Perfil

 

 

Economista, filósofo e Youtuber. Colunista da Folha e da Exame

 

 

Histórico Profissional

 

 

Economista e bacharel em filosofia brasileiro. É colunista do jornal Folha de S.Paulo e da revista Exame

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Realiza críticas ao governo e ao ministro Paulo Guedes, porém já elogiou o auxílio emergencial, levantando questionamentos sobre sua viabilidade, mas não retirando sua importância.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

Envio de Documentos/Matérias/Projetos sobre ações realizadas pelo ME para fomentar possíveis pautas em seus vídeos.

 

Encaminhar informaçoes sobre o impacto do auxílio emergencial para gerar debate.

 

(*) Nota do UOL: o profissional aparece em dois campos do mesmo relatório, como "detrator" e como "favorável"

 

 

 

18) Gustavo Victorino

 

 


Perfil

 

 

Jornalista

 

 

Histórico Profissional

 

 

Jornalista e radialista brasileiro gaúcho que atualmente trabalha na Rádio Pampa, no programa "Pampa na Tarde". Já trabalhou no Jornal Zero Hora, Tv Manchete e Rádio Guaíba.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Apoiador do Governo, afirma que Bolsoanro faz um bom governo. Já teceu elogios ao ministro Paulo Guedes e ao seu trabalho. "Paulo Guedes precisa implorar aos governadores que não "roubem" o dinheiro destinado a saúde, e que o parlamento não "destrua" o País, mas, notícia impactante é se o Presidente cumprimentou alguém na rua, fez churrasco, trocou um ministro ou superintendente."

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

Envio de matéria e projetos do ME e proposta de parceria para divulgar ações da pasta. Sugestão de posts com ações da pasta.

 

Live sobre o projeto econômico do país para superar a pandemia

 

 

19) Matheus Hector (*)

 

 


Perfil

 

 

Economista

 

 

Histórico Profissional

 

 

Economista pelo Insper, com extensão em Urbanismo pelo CitiesX. Realizou trabalho humanitário na Índia e na África e como pesquisador fez trabalhos na área de educação e desenvolvimento econômico. É fundador do Consilium, entidade de debate de políticas públicas e formação de jovens lideranças. Publicou artigos na imprensa sobre economia e urbanismo em veículos como Estadão, Folha e VejaSP. Candidato a vereador em SP pelo Partido Novo.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Apesar de se colocar como oposição ao governo, consegue elogiar alguns pontos da gestão (como a nomeação do novo ministro da Educação) e também critica a esquerda com veemencia. Tem feito uma série de lives que as vezes fazem comentários nocivos à pasta

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

Envio de material e projetos do ME para que ele possa utilizar como insumos de publicações.

 

Live para tratar de temas atuais como a economia na pandemia e perspectivas posteriores.

 

Proposição de debate que aponte as necessidades do país no setor econômico não disponível

(*) Nota do UOL: o profissional aparece em dois campos do mesmo relatório, como "detrator" e como "favorável"

 

 

20) Camila Abdo (*)

 

Perfil

 

 

Jornalista

 

 

Histórico Profissional

 

 

Jornalista, Colunista no Crítica Nacional e Estudos Nacionais. Youtuber no Canal Direto aos Fatos

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Apoiadora do governo, tece diversos elogios ao presidente e ao ministro da Economia.

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

Realização de Live ou entrevista para o canal da influenciadora com algum porta-voz do ME para tratar de assuntos relacionados à economia em tempos de pandemia. Post em conjunto/Divulgação de ações da Pasta

 

(*) Nota do UOL: o relatório repetiu o nome, mas com termos diferentes.

 

 

21) Roger Rocha Moreira

 

 


Perfil

 

 

Influenciador

 

 

Histórico Profissional

 

 

Influenciador, músico brasileiro idealizador do Ultraje a Rigor e fez o programa late-night talk show The Noite com Danilo Gentili.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Conhecido por ser um dos influenciadores políticos de direita. Apoiador do Governo, afirma que está sendo realizado um bom governo e defende o ministro Paulo Guedes em suas publicações "As "15 semanas para mudar o Brasil" de Paulo Guedes chegam ao fim. O que mudou e o que virá // Claro que tem que descontar as 12 semanas (até agora) de pandemia."

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

Envio de material do ME com sugestão de posts.

 

Compartilhamento de campanhas da pasta nas redes sociais.

 

 

22) Tomé Abduch

 

 


Perfil

 

 

Comentarista da CNN

 

 

Histórico Profissional

 

 

Empresário, integrante do movimento "Nas Ruas" e comentarista da CNN. Ficou famoso nas redes após embate com a advogada Gabriela Prioli onde foi acusado de interrompê-la seguidas vezes, num processo de silenciamento.

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Apoiador do governo, tece elogios ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro Paulo Guedes além de falar com frequência sobre a importância da economia para o país. Exemplo de publicação: "Pilares para o Brasil:

 

1 - O povo na rua apoiando e ajudando a governar o Brasil

2 - A Economia tem que dar certo.

3 - Apoio total ao Min. Paulo Guedes!

4 - Funcionários públicos não podem ter mais direitos que nós Brasileiros comuns"

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

Envio de sugestões de post.

 

Envio de releases.

 

Intervenção ativa nos posts dele sobre assuntos econômicos em que o ME tem divulgado ações.

 

 

23) Filipe Altamir

 


 

Perfil

 

 

Colunista do Conexão Política

 

 

Histórico Profissional

 

 

Escritor conservador e copywriter. Formado em Direito, Analista Político e estudioso das áreas de Filosofia e Ciências Políticas. Colunista do Conexão Política

 

 

Posicionamento e assuntos sensíveis relacionados

 

 

Apoiador do governo e grande fã do ministro Paulo Guedes. Frequentemente tece elogios ao trabalho apresentado pelo ministro da Economia: "Ditadória tentou jogar papinho do Moro para cima do Paulo Guedes e tomou uma invertida tão grande que eu teria vergonha de aparecer de novo. Isso que é lealdade e compromisso com o povo brasileiro. Avante, Paulo Guedes!#ObrigadoGuedes".

 

 

Recomendações de ação de relacionamento e de distribuição de informação personalizada

 

 

Realização de Live ou entrevista para o canal da influenciadora com algum porta-voz do ME para tratar de assuntos relacionados à economia em tempos de pandemia. Post em conjunto/Divulgação de ações da Pasta

 

 

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL e nem do Blog Berakash – É apenas de caráter informativo.

 

 

 

Fonte:https://noticias.uol.com.br/colunas/rubens-valente/2020/12/01/lista-monitoramento-redes-sociais-governo-bolsonaro.htm?fbclid=IwAR2MP8Q61LHBfF7ncGR46hIiq3Scr_CO9y6PW8VGyKxWiImkrdrZOMcer80





------------------------------------------------------

 

 

APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com

 

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger