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Ivanado Santos: "A Igreja e o giro ético-ontológico da sociedade contemporânea"

Written By Beraká - o blog da família on sábado, 14 de setembro de 2019 | 21:35

(Ivanado Santos: terceiro da esquerda para a direita)




Por *Ivanaldo Santos 





No final do século XIX e início do XX a sociedade presenciou um movimento de mudança no campo das ideias. De um lado, havia uma crítica as ideias metafísicas (Deus, realidade, homem, bem, justiça, etc) e, do outro, um pragmatismo ético, em grande medida, guiado pela noção que os “fins justificam os meios”. A consequência desse pragmatismo foram as ditaduras socialistas, o terror representado pelo nazi-fascismo e a alienação oriunda do liberalismo. Nesse momento havia uma ânsia pelo novo, o novo a qualquer custo. Por causa disso, até mesmo o uso da palavra “deus”, fora do contexto das religiões, era visto com pessimismo. Nem tudo é crítica nesse momento. Trata-se de um momento histórico responsável, dentre outros fatores, pelo desenvolvimento da filosofia analítica, pela pesquisa no campo da linguagem, pelo desenvolvimento de novos modelos na lógica e na semântica.






Na segunda fase do século XX, viu-se que a ânsia pelo novo havia esfriado, que havia um repensar da crítica a metafísica. Já no final do século XX a ânsia pelo novo passava por um claro momento de decadência e até mesmo de abandono. Chegamos as primeiras décadas do século XXI e, ao contrário do século XX, é um momento marcado, dentre outros fatores, pelo renascimento do sagrado, pela revalorização da liturgia, pelo retorno dos problemas clássicos da filosofia e por um repensar ético, mais profundo, sobre o ser humano. Esse retorno dos problemas clássicos e o repensar ético está sendo chamado, até o presente momento, de “giro ético-ontológico” da sociedade contemporânea, ou seja, os problemas que, por razões diversas, o pensamento ocidental achava que estavam superados ou mortos estão de volta à pauta das discussões. Problemas como, por exemplo, a existência ou como encontrar a Deus? O sentido da realidade? O que é a justiça? O que é ou como praticar a caridade? No entanto, esse retorno não é puramente abstrato, distante dos problemas reais e do cotidiano do ser humano. Trata-se de um retorno pautado num debate ético sobre a mais nobre missão do ser humano na sociedade e como, o mesmo homem, fundamentado numa consciência ética, poderá melhorar o seu próprio cotidiano, preservar a natureza e contribuir para o desenvolvimento do planeta Terra e até mesmo do cosmo. É dentro desse contexto que a Igreja é convocada para ajudar, incentivar e impulsionar o giro ético-ontológico da sociedade contemporânea. Existem várias formas da Igreja se fazer presente, viva dentro do atual renascimento dos problemas metafísicos e éticos. No entanto, vamos apresentar apenas duas formas de participação.  






1)-A primeira forma é a Igreja, por meio de sua rede de universidades, centros de estudos, seminários, mosteiros e conventos, poder incentivar e participar diretamente dos debates em torno do giro ético-ontológico. Essa participação deverá ocorrer por meio do intercâmbio da tradição da Igreja – da patrística, passando pelo Idade Média, até chegar a sociedade contemporânea, alicerçada em nomes como, por exemplo, Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino – com os dilemas, problemas, conflitos e desesperos do mundo e do ser humano. A Igreja tem que ser portadora da mensagem ética, incentivadora do debate sobre os temas metafísicos mais caros ao ser humano!   





2)-A segunda forma é a Igreja ser voz de moderação dentro do giro ético-ontológico. Ela precisa guiar o debate para evitar os fanatismos, os exageros, a radicalização. O giro ético-ontológico precisa ser guiado pelo "bom senso".








*Prof, Dr Ivanaldo Oliveira dos Santos Filho, mais conhecido no meio acadêmico como Ivanaldo Santos, possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999), Especialização em Metafísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade de São Paulo (2011) e pós-doutorado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Tem experiência na área de Estudos da Linguagem, Linguística, Ensino e Educação, com ênfase em Filosofia da Linguagem, Filosofia Analítica e Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Wittgenstein, jogos de linguagem, filosofia analítica, Foucault, leitura, dialética, Platão, Nietzsche, Tomás de Aquino, (neo)tomismo, filosofia contemporânea e análise cultural. É líder do Grupo de Estudos do Discurso (GRED) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, membro do GT Filosofia da Linguagem da ANPOF, sócio fundador da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica (SBFA), membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e membro do Instituto Jacques Maritain do Brasil (IJMB), e colabora também, com o nosso apostolado na coluna: Pensando e Repensando com Ivanaldo Santos.









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Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

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