É UM RELATO DA CF DE 2016 MAS, mas VALE A
PENA LER E RELER EM TODOS OS TEMPOS!
Não quero aqui
colocar ninguém contra a CNBB, nem fazer campanha contra, nem muito menos
apelar para generalizações, mas apenas me posiciono como um simples Católico. Estamos
no sec XXI mas as músicas da CNBB parecem músicas da idade da pedra lascada. A
igreja precisa urgentemente de uma reforma no sentido musical, porque com estas
pautas e estas músicas que não nos levam a nada, não dá mais pra aguentar.Claro que cuidar do meio
ambiente e das políticas públicas, é importante. Mas desde quando quaresma é
tempo de se priorizar estas coisas? Será que Cristo vai ter que dizer agora:
Nem só de ecologia e políticas públicas vive o homem? Cadê o apelo a conversão
e mudança de vida com tanta corrupção alastrada e instalada em nosso país? Enquanto
o povo e seus governantes peregrina para o abismo com a depravação e a
corrupção tomando conta de tudo, a CNBB se preocupando com a salvação
ecológica, esgotos e saneamentos básicos.Fazendo trocadilho com o ensino de
Cristo sobre o sábado eu pergunto:“O homem foi feito
para a ecologia? ou a ecologia foi feita para o homem? Quem está a serviço de
quem?”
“Certamente, a
Igreja já fez, está fazendo muito no campo social, e precisará fazer mais
ainda. Mas, é preciso que fique claro: não é essa a missão originária,
"própria” da Igreja, como repete expressamente o Vaticano II (cf. GS 42,2;
e ainda 40,2-3 e 45,1). A missão social é, antes, uma missão
segunda, embora derivada, necessariamente, da primeira, que é de natureza
"religiosa”. Essa lição nunca foi bem compreendida pelo pensamento laico.
Foram os Iluministas que queriam reduzir a missão da Igreja à mera função
social. Daí terem cometido o crime, inclusive cultural, de destruírem celebres
mosteiros e proibido a existência de ordens religiosas, por acharem tudo isso
coisa completamente inútil, mentalidade essa ainda forte na sociedade e até
mesmo dentro da Igreja. Agora, se perguntamos: Qual é o maior
desafio da Igreja?, Devemos responder: É o maior desafio do homem: o
sentido de sua vida. Essa é uma questão que transcende tanto as sociedades como
os tempos. É uma questão eterna, que, porém, hoje, nos pós-moderno, tornou-se,
particularmente angustiante e generalizada. É, em primeiríssimo lugar, a essa
questão, profundamente existencial e hoje caracterizadamente cultural, que a
Igreja precisa responder, como, aliás, todas as religiões, pois são elas, a
partir de sua essência, as "especialistas do sentido”. Quem
não viu a gravidade desse desafio, ao mesmo tempo existencial e histórico, e
insiste em ver na questão social "a grande questão”, está
"desantenado” não só da teologia, mas também da história.”- (
Frei Clodovis M. Boff).É bom nós mesmos nos
preocupar com nossa salvação e dos demais, porque se for esperar para a CNBB
nos motivar a isto, pode esperar deitado.Muitos da Igreja não querem nem saber
disso, pois para eles é muito chato e ultrapassado falar de conversão, é mais
cômodo falar do social, da ecologia, da justiça, etc.Mal sabem que tudo mais
vem por acréscimo pela verdadeira conversão, inclusive o cuidado com a ecologia,que
é necessário, mas não essencial. Essa CF tira o foco real do Tempo
Quaresmal e coloca toda a Teologia de conversão em uma chave meramente
antropológica, socialista e imanente.Senhor, ajuda-nos, e ilumina a CNBB a ser
sinal de Salvação para os povos, e não apenas de meras libertações sociais e
temporais.
VEJAM O QUE NOSSO PAPA FRANCISCO TRATOU SOBRE O TEMA MISERICÓRDIA E JUSTIÇA NA SUA ENCÍCLICA PARA O ANO JUBILAR DA MISERICÓRDIA!
“A arquitrave que suporta a vida da Igreja é a misericórdia. Toda a sua acção pastoral deveria estar envolvida pela ternura com que se dirige aos crentes; no anúncio e testemunho que oferece ao mundo, nada pode ser desprovido de misericórdia. A credibilidade da Igreja passa pela estrada do amor misericordioso e compassivo. A Igreja « vive um desejo inexaurível de oferecer misericórdia ».Talvez, demasiado tempo, nos tenhamos esquecido de apontar e viver o caminho da misericórdia. Por um lado, a tentação de pretender sempre e só a justiça fez esquecer que esta é apenas o primeiro passo, necessário e indispensável, mas a Igreja precisa de ir mais além a fim de alcançar uma meta mais alta e significativa. Por outro lado, é triste ver como a experiência do perdão na nossa cultura vai rareando cada vez mais. Em certos momentos, até a própria palavra parece desaparecer. Todavia, sem o testemunho do perdão, resta apenas uma vida infecunda e estéril, como se se vivesse num deserto desolador. Chegou de novo, para a Igreja, o tempo de assumir o anúncio jubiloso do perdão. É o tempo de regresso ao essencial, para cuidar das fraquezas e dificuldades dos nossos irmãos. O perdão é uma força que ressuscita para nova vida e infunde a coragem para olhar o futuro com esperança.Neste contexto, não será inútil recordar a relação entre justiça e misericórdia. Não são dois aspectos em contraste entre si, mas duas dimensões duma única realidade que se desenvolve gradualmente até atingir o seu clímax na plenitude do amor. A justiça é um conceito fundamental para a sociedade civil, normalmente quando se faz referimento a uma ordem jurídica através da qual se aplica a lei. Por justiça entende-se também que a cada um deve ser dado o que lhe é devido. Na Bíblia, alude-se muitas vezes à justiça divina, e a Deus como juiz. Habitualmente é entendida como a observância integral da Lei e o comportamento de todo o bom judeu conforme aos mandamentos dados por Deus. Esta visão, porém, levou não poucas vezes a cair no legalismo, mistificando o sentido original e obscurecendo o valor profundo que a justiça possui. Para superar a perspectiva legalista, seria preciso lembrar que, na Sagrada Escritura, a justiça é concebida essencialmente como um abandonar-se confiante à vontade de Deus.Diante da visão duma justiça como mera observância da lei, que julga dividindo as pessoas em justos e pecadores, Jesus procura mostrar o grande dom da misericórdia que busca os pecadores para lhes oferecer o perdão e a salvação. Compreende-se que Jesus, por causa desta sua visão tão libertadora e fonte de renovação, tenha sido rejeitado pelos fariseus e os doutores da lei. Estes, para ser fiéis à lei, limitavam-se a colocar pesos sobre os ombros das pessoas, anulando porém a misericórdia do Pai. O apelo à observância da lei não pode obstaculizar a atenção às necessidades que afectam a dignidade das pessoas.
Também o apóstolo Paulo fez um percurso semelhante. Antes de encontrar Cristo no caminho de Damasco, a sua vida era dedicada a servir de maneira irrepreensível a justiça da lei (cf. Fl 3, 6). A conversão a Cristo levou-o a inverter a sua visão, a ponto de afirmar na Carta aos Gálatas: « Também nós acreditámos em Cristo Jesus, para sermos justificados pela fé em Cristo e não pelas obras da lei » (2, 16). A sua compreensão da justiça muda radicalmente: Paulo agora põe no primeiro lugar a fé, e já não a lei. Não é a observância da lei que salva, mas a fé em Jesus Cristo, que, pela sua morte e ressurreição, traz a salvação com a misericórdia que justifica. A justiça de Deus torna-se agora a libertação para quantos estão oprimidos pela escravidão do pecado e todas as suas consequências. A justiça de Deus é o seu perdão (cf. Sl 51/50, 11-16).A misericórdia não é contrária à justiça, mas exprime o comportamento de Deus para com o pecador, oferecendo-lhe uma nova possibilidade de se arrepender, converter e acreditar. A experiência do profeta Oseias ajuda-nos, mostrando-nos a superação da justiça na linha da misericórdia. A época em que viveu este profeta conta-se entre as mais dramáticas da história do povo judeu. O Reino está próximo da destruição; o povo não permaneceu fiel à aliança, afastou-se de Deus e perdeu a fé dos pais. Segundo uma lógica humana, é justo que Deus pense em rejeitar o povo infiel: não observou o pacto estipulado e, consequentemente, merece a devida pena, ou seja, o exílio. Assim o atestam as palavras do profeta: « Não voltará para o Egipto, mas a Assíria será o seu rei, porque recusaram converter-se » (Os 11, 5). E todavia, depois desta reacção que faz apelo à justiça, o profeta muda radicalmente a sua linguagem e revela o verdadeiro rosto de Deus: « O meu coração dá voltas dentro de mim, comovem-se as minhas entranhas. Não desafogarei o furor da minha cólera, não voltarei a destruir Efraim; porque sou Deus e não um homem, sou o Santo no meio de ti e não me deixo levar pela ira » (11, 8-9). Santo Agostinho, de certo modo comentando as palavras do profeta, diz: « É mais fácil que Deus contenha a ira do que a misericórdia ».[13] É mesmo assim! A ira de Deus dura um instante, ao passo que a sua misericórdia é eterna.Se Deus Se detivesse na justiça, deixaria de ser Deus; seria como todos os homens que clamam pelo respeito da lei. A justiça por si só não é suficiente, e a experiência mostra que, limitando-se a apelar para ela, corre-se o risco de a destruir. Por isso Deus, com a misericórdia e o perdão, passa além da justiça. Isto não significa desvalorizar a justiça ou torná-la supérflua. Antes pelo contrário! Quem erra, deve descontar a pena; só que isto não é o fim, mas o início da conversão, porque se experimenta a ternura do perdão. Deus não rejeita a justiça. Ele engloba-a e supera-a num evento superior onde se experimenta o amor, que está na base duma verdadeira justiça. Devemos prestar muita atenção àquilo que escreve Paulo, para não cair no mesmo erro que o apóstolo censurava nos judeus seus contemporâneos: « Por não terem reconhecido a justiça que vem de Deus e terem procurado estabelecer a sua própria justiça, não se submeteram à justiça de Deus. É que o fim da Lei é Cristo, para que, deste modo, a justiça seja concedida a todo o que tem fé » (Rm 10, 3-4). Esta justiça de Deus é a misericórdia concedida a todos como graça, em virtude da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Portanto a Cruz de Cristo é o juízo de Deus sobre todos nós e sobre o mundo, porque nos oferece a certeza do amor e da vida nova.”
Fonte: Misericordiae Vultos
Código de Direito Canônico, cânon 212 § 2:
“Os fiéis têm o direito de
manifestar aos Pastores da Igreja as próprias necessidades, principalmente
espirituais, e os próprios anseios.” e § 3: “De acordo com a ciência, a
competência e o prestígio de que gozam, tem o direito e, às vezes, até o dever
de manifestar aos Pastores sagrados a própria opinião sobre o que afeta o bem
da Igreja e, ressalvando a integridade da fé e dos costumes e a reverência para
com os Pastores, e levando em conta a utilidade comum e a dignidade das
pessoas, dêem a conhecer essa sua opinião também aos outros fiéis.” - Portanto, escrevo aos
leitores, certo de que entre eles, alguns de nossos bispos também o lerão. Já
aviso de antemão que qualquer comentário pejorativo aos Senhores Bispos será
sumariamente apagado, não porque alguns não o mereçam, mas porque o meu perfil
não é um lugar para bate-bocas de comadres de vila. Uma coisa é discordar,
outra fazer estrepolias de moleques. Quem discorda do que escrevo ou vê de
forma diferente tenha a hombridade de o fazê-lo dentro da educação e polidez de
gente civilizada e de usar seu nome próprio. Se discorda, coloque seus
argumentos e iniciemos um debate.Centenas de católicos
escrevem-me diariamente sobre sua inquietação e perplexidade com mais uma
Campanha da Fraternidade (CF). Discutir saneamento básico, esgoto e políticas
da água dentro das igrejas parece-lhes – e parece-me – totalmente fora da
realidade. Dentre as dezenas de razões para o rechaço a mais ouvida é que a CF
tem o intuito de desviar o espírito da Quaresma para ocupar cátedras e púlpitos
para uma pregação meramente social e política, quase sempre alinhada ao
bom-mocismo do politicamente correto transformando a Igreja Católica em mais um
ONG “engajada”. Atitude esta condenada pelo Papa Francisco.Dizem os perplexos e
inquietos que, para os promotores da CF 2016, é mais importante discutir sobre
esgoto e água que tratar sobre a proteção da vida nascente e o pecado hediondo
do aborto, mais importante cuidar do córrego sujo que do manancial de sangue
dos milhares de cristãos, católicos ou não, perseguidos não só na Síria pelos
muçulmanos, mais importante que banir e entregar à justiça canônica e civil
sacerdotes pedófilos, mais importante que cuidar dos inúmeros casos e denúncias
sobre a péssima formação sacerdotal e a corrompida doutrina instilada nalguns
seminários e servida à mão-cheia nos púlpitos, mais importante que suspender
sacerdotes que não temem desfilar com bandeiras partidárias e bonezinhos de
sindicatos, partidos políticos e do MST, mais importante que se levantar contra
a eugenia que se instala contra os prováveis e futuros microcéfalos, mais
importante que limpar e sanear a PJ de todo a doutrina marxista que está às
claras.Quando um padre se
levanta contra estas questões candentes ele é tachado de “não está em comunhão
com a Igreja” ou, “não está em comunhão com a Diocese” ou “não está em comunhão
com o presbitério”. Conversa fiada de que detêm o poder, mas não detêm a razão.
Senhores… o mal e o pecado continuam ser mal e pecado mesmo que todos digam que
não.O que ocorre com tal
padre, na melhor das hipóteses é ostracizado pelos colegas, na pior é suspenso
do uso de ordens. VEREMOS o que lá vem para mim. Só não sei porque tantas
pessoas falam dos padres e bispos bons que se calam… terão medo de quais
represálias os assim chamados “bons” bispos? A não promoção à uma diocese “melhor”,
à não promoção a algum arcebispado, um título cardinalício? Consultando minha
consciência e os ditames da Santa Igreja a quem sirvo vejo-me na obrigação de
esclarecer aos fiéis algumas coisas:
– Há uma dezena de
anos atrás constatou-se que quem comandava as cordinhas da CNBB eram seus
assessores, todos sem exceção alinhados ao socialismo- comuno-psolista-petista.
– Nos dias atuais já
não se pode culpar os assessores uma vez que, com a clareza do sol do meio dia,
até um cego vê o alinhamento majoritário dos bispos a todo esquerdismo
militante. Basta recordar o episódio no ano de 2014 da morte do líder do PSOL,
Plínio de Arruda Sampaio, pranteado na página da CNBB pelo então Secretário
Geral da CNBB, Dom Leonardo U. Steiner, como “Exemplo de cristão na política”.
Para quem acompanhou o desenrolar do caso nas redes sociais viu as milhares de
mensagens condenando tal pranto por defunto tão vil. Era muita vela pra pouco
defunto. Plínio de Arruda Sampaio era defensor aguerrido do Aborto, do
coletivismo, do estatismo comunista e de todas as mazelas intrínsecas ao
comunismo já condenado pela Igreja. Para Dom Steiner era um modelo de cristão.
Para os demais bispos… ficaram todos caladinhos e acovardados ou compactuaram
com o cristianíssimo Dom Steiner, cuja noção de cristão deve ser algo sui
generis. Dom Steiner, como todo bom democrata socialista mandou apagar das
redes sociais todos as centenas de comentários que o denunciavam…A título de
exemplo, a nota pranteadora de Dom Steiner ainda está lá no site da CNBB,
limpinha de comentários (http://www.cnbb.org.br/index.php…). Em a grande maioria
das paróquias os católicos ouvirão disparates na Oração dos Fiéis como:
“Rezemos para que o poder público dê os devidos cuidados ao saneamento… etc…
etc”. Ora, ora, ora…os dirigentes da CNBB sabem muito bem que os atuais
mandatários e a mandatária maior do país só foi eleita com sua ajuda…. se não
se recordam, refresco-lhes a memória… quando da necessidade da fundação do
partido no poder usou-se o povo católico como massa de manobra para colher
assinaturas, sabem muito bem que têm um canal privilegiado junto ao famoso
Gilberto de Carvalho direto com a Presidência da República, vulgo
“seminarista”. Bastaria agora, na questão do saneamento público, do acesso à
agua, da situação calamitosa e indigna dos hospitais e da roubalheira
generalizada, colher assinaturas citando e cobrando quais inicitivas e entregar
aos poderes públicos. Não creio que um só católico que seja não aceitaria
assinar. o próprio volume de assinaturas poderia ser levado ao Congresso para
propor e agilizar pautas verdadeiramente sociais.Quando foi pra
conseguir assinaturas para a Reforma Política proposta por entidades de
esquerda e ONGS esquerdistas patrocinadas com dinheiro público a CNBB não teve
vergonha nenhuma de fazer correr nas paróquias as listas para as assinatura e
em quantas missas os senhores párocos fizeram verdadeira campanha pela tal
Reforma Política. Baste o gesto lacaio e subserviente da visita da presidência
da CNBB à Presidente num sinal de “estamos juntos, companheira!”. Da mesma CNBB
não se vê uma linha de apóio explícto ao Judiciário que tenta desmantelar a
quadrilha que se instalou e só lá está por apoio implícito e explícito de tal
entidade.Voltemos ao nosso…
quais os limites da ação da CNBB e de aceitação da CF?
Recordo a todos que:
1) A CF é uma
iniciativa anual da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB).
2) A CNBB como
qualquer Conferência de Bispos no mundo inteiro não é orgão da Igreja Católica,
não a dirige. Os dirigentes da Igreja Católica são respectivamente cada um dos
Bispos diocesanos em suas dioceses. O Arcebispo Primaz do Brasil que é o
Arcebispo de São Salvador da Bahia detêm o título honorífico e pode sim
convocar um Concílio Plenário para sanar as mazelas, incluindo as da CNBB. Em
cada Província Eclesiástica o arcebispo detêm o poder de convocar os bispos das
dioceses sufragâneas e presidir o Concílio Regional para sanar as mazelas
locais. Por os senhores Primazes e Arcebispos faltarem com seu papel é que a
CNBB tomou para si suas funções.
3) A CF é uma
proposta, não uma imposição. Para que algo que ela tenha decidido se torne
obrigatório a todos os católicos é necessário que todos estes pontos sejam
observados:
a) Aconteça uma Assembleia Geral na qual a questão é decidida e não seja a decisão de uma comissão delegada;
a) Aconteça uma Assembleia Geral na qual a questão é decidida e não seja a decisão de uma comissão delegada;
b) haja o consentimento de todos os bispos (não tem nenhum valor a decisão de uma comissão ou de um grupo restrito;
c) seja redigida uma Ata na qual conste o conteúdo e o consentimento de todos os bispos;
d) Tal Ata seja enviada ao Papa que a aprova ou não;
e) Somente então a decisão passa ter valor de lei.
4) Portanto nenhum
presbítero (padre), diácono, leigo e até mesmo bispo, se não concorda, tem de
dar seu assentimento e implantação em sua paróquia ou diocese da CF se antes
ela não seguiu os trâmites para se tornar lei geral e comum. E isto não
significa que não se está em comunhão com a Igreja, apenas que não se concorda
com uma proposta da CNBB que é um órgão de reunião de bispos, locais e não da Igreja Universal.
5) Minha opinião
particular, resguarda pela Constituição Federal e pelo Código de Direito
canônico: Qualquer bispo com o mínimo de noção e conhecimento deveria dizer
“aqui em minha diocese não haverá CF este ano”. Qualquer padre, com as mesmas
condições, também. Os leigos já não suportam mais tal situação e dizem: “CNBB:
Devolva-nos a nossa Quaresma”. Se os pastores não ouvem e não cuidam do rebanho
vão acabar por perdê-lo… CNBB..Senhores Bispos, Senhores padres… não dá mais!
Até quando irão tapar o sol com a peneira? Até quando iremos fazer de conta que
a CF está aí e só afasta cada vez mais os fiéis? Vamos ficar ainda mais em cima
do muro? Digamos as coisas às claras, sejamos homens não subservientes e
rastejantes ao erro.
6) Os católicos
deveriam também pedir uma auditoria de todas as entradas financeiras às coletas
nacionais e, maximamente, do chamado Fundo Nacional de Solidariedade (FNS)
cujos próprios relatórios demonstram que o dinheiro dos fiéis, salvo honrosas e
diminutas somas, é injetado em ONGs e sindicatos. Não se trata de algo interno,
o FNS recebe uma contrapartida do BNDES… portanto passível de uma séria investigação
do Ministério Público.
7) Por último, cuidar
sim da nossa casa comum, cuidar do meio ambiente, sim, lutar por vida digna e
qualidade de vida dos mais pobres, sim; mas não antepôr questões temporais
àquelas que dizem respeito à salvação. A figura deste mundo passa (1Cor 7, 31)
e o que vale ao homem ganhar o mundo e perder a sua vida? (Marcos 8, 36). Não
devemos nos conformar com este mundo, mas renovarmo-nos pela conversão a Deus e
não às criaturas (Romanos 12, 2), pois são os pagãos que se preocupam com as
coisas deste mundo: ” Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que
beberemos? Com que nos vestiremos? São os pagãos que se preocupam com tudo
isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso.” (Mateus 6,
31-32)
Padre Cléber
Fonte:http://fratresinunum.com/2016/02/12/campanha-da-fraternidade-um-desabafo-sacerdotal/
Amados irmãos em Cristo, não tenho a intenção de passar-se como voz oficial da Igreja Católica, caso aconteça alguma falha no meu ensinamento, a exemplo de São Tomás de Aquino,digo:“Se, por ignorância, ensinei algo errado e contrário a sagrada tradição dos apóstolos e ao sagrado magistério Petrino, revogo tudo e submeto todos meus escritos ao julgamento da Santa Igreja Romana" (Santo Tomás de Aquino).
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