A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » , » Como os demônios pecaram, se no Céu não pode existir pecado?

Como os demônios pecaram, se no Céu não pode existir pecado?

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 24 de outubro de 2018 | 21:11






O que teria acontecido para que Lúcifer, um anjo bom, tenha decidido virar as costas para Deus e se tornar Satanás/Diabo(adversário)?



O Catecismo Católico fala de uma desobediência angélica, de um pecado cometido por ele, que originou a Queda propriamente dita. Ele e os demais anjos que pecaram não foram poupados por Deus: 

 

"Com efeito, Deus não poupou os anjos que pecaram, mas lançou-os nos abismos tenebrosos do Tártaro, onde estão guardados à espera do Julgamento"(2 Pe 2, 4).



A Sagrada Escritura fala sobre uma batalha no céu, assim, com o auxílio da teologia de Santo Tomás de Aquino e da Summa Daemoniaca, do Padre José Antonio Fortea, é possível traçar algumas considerações:


1)- Em primeiro lugar, a narração da batalha contida no capítulo 12, do Apocalipse: “Houve então uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão batalhou, juntamente com seus Anjos, mas foi derrotado, e não se encontrou mais um lugar para eles no céu. Foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, o chamado Diabo ou Satanás, sedutor de toda a terra habitada, foi expulso para a terra, e seus anjos foram expulsos com ele...”



O que se deduz teologicamente com isto?



Ora,se houve um tempo em que os anjos não haviam pecado, e um tempo após o pecado, é possível dizer que os anjos viveram num espaço de tempo. Esse tempo é um tempo angélico(chamado de EVO), diferente do tempo como concebido pelo homem.Nesse espaço de tempo anterior ao pecado, estima-se que Deus não havia se mostrado completamente aos anjos. O pecado só pode ocorrer quando não se vê a Deus, que é a verdade fulgurante, o sumo bem e cuja face é tão atraente e irresistível que o conceito de pecado não pode se aproximar. Assim, os anjos não tinham visto plenamente a Deus antes de pecarem. Apesar disso, os anjos são puro espírito e foram dotados com dons superiores aos concedidos aos homens.Eles tinham pleno conhecimento e entendimento. 



2)- O que teria motivado, então, a desobediência deles? São Tomás sugere que Deus lhes revelou o plano de salvação dos homens, ou seja, que Jesus haveria de encarnar-se no seio de uma virgem, viver de forma humana, e morrer na cruz. Tal plano teria sido encarado como absurdo, dado a majestade divina frente à pequenez humana. Lúcifer teria se recusado a servir o Deus Encarnado e convencido, por meio de mentiras, outros anjos. Isso teria motivado o "não servirei" proferido por ele e que precipitou a batalha narrada em Apocalipse.Pelo fato de serem espíritos puros, a desobediência revestiu-se de radicalidade e de irrevogabilidade, ou seja, não há retorno para Satanás e seus demônios. Além disso, eles foram tomados por um ódio extremo contra Deus e contra os homens. O plano, então, é destruir a criação, não só instigando a morte física, mas, principalmente, a morte espiritual, a perdição da alma.



3)- Se os anjos não possuem corpos, são puro espírito, como se deu a batalha descrita no Livro do Apocalipse? Santo Tomás diz que a espada flamejante de São Miguel Arcanjo é a Palavra de Deus e que a batalha se deu no campo das ideias. A luta foi portanto, a nível espiritual e de verdades,  mas, nem por isso, menos mortal. A teologia diz que ambos os lados tiveram perdas. Pela Palavra da verdade, muitos anjos que estavam no caminho para a desobediência foram salvos e, pela mentira de Satanás, cujo apelido é "o pai da mentira", muitos anjos desobedeceram a Deus, perdendo-se para sempre, o apocalipse fala de uma terça parte que foi arrastada para o lado do demônio.Há um certo sentido na afirmação de que a batalha deu-se no campo das ideias, pois é só o que Satanás pode oferecer: ideias. Com elas, pela sua inteligência persuasiva, ele tenta e consegue levar os homens ao pecado, questionando: e por que não? Já os anjos fieis a Deus perguntam: Quem como Deus?


4)- Deus não desejava que os seus anjos se perdessem. Por isso, durante um certo tempo, mandou-lhes a sua graça. Porém, sistematicamente eles a recusaram. E, como Deus fez suas criaturas semelhantes a Ele em liberdade, vontade e inteligência, Deus respeita a liberdade de suas criaturas, e em dado momento, cessou de mandar a graça. Deus virou as costas a Lúcifer e seus anjos. A partir daí, irrevogavelmente, eles se transformaram em Satanás e os seus demônios. Não havia mais o que se fazer, pois, a vontade deles estava de tal forma empedernida que somente existia um ódio profundo contra Deus e a criação.




5)- Mas, todos os demônios odeiam a Deus com a mesma intensidade? É preciso pensar que, da mesma forma que os anjos pertenciam a uma hierarquia angélica, agora também, transformados em demônios obedecem a uma outra hierarquia. Pode-se pensar numa pirâmide invertida, na qual o posto mais fundo é ocupado pelo próprio Satanás, assim, quanto maior o grau de ódio que se tem a Deus, mais importante se é no Inferno. A irrevogabilidade da decisão de Satanás foi coroada com a admissão dos anjos na presença divina, ou seja, Deus mostrou-se em plenitude aos anjos bons, encerrando assim, para todos, o tempo angélico. Os anjos que permaneceram ao lado de Deus, assim estarão por toda eternidade, da mesma forma, os anjos que acompanharam Satanás na desobediência permanecerão por todos os séculos assim.A lição mais importante dessa batalha para o ser humano é que Deus envia a cada um a sua graça, desejando ardentemente que, livremente, o homem escolha amá-lo. Porém, essa chance encerra-se com a morte, quando então o destino do homem é selado para toda a eternidade. Cada homem é livre para escolher no tempo que se chama hoje (kyrós),de que lado deseja ficar por toda eternidade.Por isso Jesus nos alerta:


“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26,41).


Precisamos estar vigilantes a todo tempo, e atentos à voz do Espírito Santo, que nos convence do pecado, da justiça e do juízo, para que não percamos a chance de sermos salvos:


"Sendo assim, como é que nós escaparemos do castigo se desprezarmos uma salvação tão grande? Primeiro, o próprio Senhor Jesus anunciou essa salvação; e depois aqueles que a ouviram nos provaram que ela é verdadeira. (Hebreus 2, 3).


Portanto, a salvação apesar de ser uma obra da graça e pura misericórdia de Deus,é uma conquista diária, com constantes negações de nossas próprias vontades pecaminosas. Para isso temos que andar em espírito e não alimentar a nossa carne, ou o homem velho que habita em nós. Como conseguir isso ? Alimentando o nosso Espírito na constante exposição à presença do Senhor Jesus, submetendo-se ao seu senhorio em nossas vidas, com orações,súplicas, jejuns,adoração, louvor,  leituras sadias e espirituais, principalmente na meditação de sua Palavra que é a verdade, bem como buscando a comunhão com outros cristãos, estando presente nas reuniões de oração,formação, e principalmente na partilha do pão na santa missa, e na prática das boas obras da fé (conf. está ordenado em Mateus 25,35-45).


Finalmente:


Filipenses 2,12-16: “De sorte que, meus amados, do modo como sempre obedecestes, não somente na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, operai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo...”

Apostolado Berakash



Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino) “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger