A nossa incomodada ESQUERDA CAVIAR, título extremamente oportuno que nos remete a uma expressão de nossos irmãos mais velhos os Portugueses, para descrever a “esquerda festiva” (como dizia o grande Nelson Rodrigues), é a marca de um grande desvio de caráter no mundo contemporâneo:
A esquerda Caviar é exatamente este tipo de gente que frequenta jantares inteligentes, seminários,defendendo a África,falando dos pobres e excluídos da sociedade, enquanto bebem suas cervejas e vinhos caros,cercados em seus condomínios fechados.São pessoas,que nunca tiveram o desprazer de usar o SUS como única alternativa a tratamento de saúde,pois tem seus planos de saúde,também nunca pegaram um coletivo, ou transporte urbano,pois andam com seus carrões importados,usam roupas de marca caríssimas, e só matriculam seus filhos nas escolas particulares e ainda humilham as amigas menos magras.
Enfim, são aqueles, da classe média e alta, que se consideram fora deste universo, como a guru deles: a filósofa Marilena Chauí.Os membros da esquerda caviar adoram criticar o Capitalismo, mas hipocritamente não renunciam a nenhum dos benefícios trazidos pelo mesmo.Nelson Rodrigues usava a expressão para esta esquerda de: “amante espiritual de Che Guevara” para nomear a esposa de um casal burguês com “afetações revolucionárias”, o típico “casal caviar”. Em meio às festas da “festiva”, o casal de grã-finos, donos da casa, levava Nelson até o pequeno altar onde uma foto de Che posava para os suspiros da esposa apaixonada pelo revolucionário.
De onde vem este fenômeno? Antes de tudo, estamos diante do velho problema de caráter. Nada de questões políticas. Apenas questões morais de fundo: mentira, hipocrisia, luta por autoestima social, narcisismo, oportunismo carreirista, mamadores do sistema paralisante da estabilidade estatal,na tentativa de se ver como pessoa pura de coração, enfim, uma fogueira de vaidades.
Como dizia o filósofo britânico Edmund Burke, do século XVIII: "antes de qualquer problema político, existe um drama moral.”
+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!
Fui eu que fiz esse meme. Legal que vocês ajudaram a divulgar. Abraços!
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.