A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » » Charles de Foucauld : “Viva como se fosse morrer mártir hoje”

Charles de Foucauld : “Viva como se fosse morrer mártir hoje”

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 9 de abril de 2014 | 15:45







Palavras escritas com o sangue dos mártires do século XX e XXI

(Por Robert Cheaib – Zenit)

As palavras do título são da luminosa figura do século XX, o irmão universal, Charles de Foucauld, que foi morto pelos muçulmanos aos quais se dedicou com heroica  generosidade de presença.

Isso mostra que o seu martírio, provavelmente um erro humano, não o pegou desprevenido! Ele escreveu:


“Que nosso único tesouro seja Deus, que nosso coração pertença completamente a Deus, tudo em Deus, tudo por Deus! Somente Ele! Sejamos vazios de tudo, tudo quanto foi criado, desapegados mesmo dos bens espirituais, mesmo das graças de Deus, vazios de tudo para poder sermos inteiramente repletos de Deus”.


As palavras do Irmão Charles nos mostra o verdadeiro significado do martírio, não como um momento trágico, mas como existência ‘Teodramática’ , como único verdadeiro caso real e sério.


Pensamento semelhante é o de Abraham Joshua Heschel:

"Há apenas um problema real e sério, o do martírio. Trata-se da questão: existe algo tão valioso pelo qual vale a pena viver, algo grande o suficiente pelo qual  vale a pena morrer? Podemos viver a verdade apenas se tivermos a força para morrer por ela".  


Estas palavras não nascem em um momento de retórica inflamada, que o pregador sente nas veias de vez em quando. Surgem a partir da experiência de um grande homem, um rabino que foi deportado para um campo de concentração dentro de um vagão de gado.


Vale a pena viver por algo que vale a pena morrer


Palavras fortes, exigentes, que talvez tenha o direito de dizer apenas aqueles que se encontram realmente diante de uma única opção e a escolhe com coragem. E quantos cristãos, de todas as denominações, viveram a verdade dessa afirmação no século XX (século em que morreram mais cristãos do que nos 19 precedentes)?


O sangue dos mártires é a semente de cristãos


O Papa João Paulo II nos faz recordar  que as chamadas “concessões" do Imperador Constantino garantiram o desenvolvimento da Igreja, mas foram as “sementes plantadas pelos mártires e o patrimônio de santidade" que marcaram as primeiras gerações de cristãos” .


E mesmo assim, sobre o martírio sempre ocorre alguns “clichês”, fomentados pela última onda de Kamikaze do islamismo fundamentalista


O martírio cristão é outra coisa. Não é uma escolha de morte, mas uma escolha de vida, a verdadeira Vida. Não é uma escolha contra, mas uma escolha por algo.

Nos recorda o biblista Bruno Maggioni:

"o mártir não escolhe a morte, mas um modo de viver, o de Jesus".


Na mesma linha, o gênio literário de T.S. Eliot fala do conceito cristão do martírio de Dom Thomas Becket, em sua última homilia antes de seu martírio:


"Um mártir, um santo, é constituído por um desenho de Deus, de seu amor pelos homens, para alertá-los e guia-los, para reconduzi-los para o seu caminho. O martírio nunca é o desenho de um homem; porque o verdadeiro mártir é aquele que se tornou um instrumento de Deus, que perdeu a sua vontade na vontade de Deus: não perdida, mas encontrada, pois encontrou a liberdade na submissão a Deus. O mártir já não deseja nada para si, nem mesmo a glória do martírio".


O martírio é o caso que nos lembra  que não existe  fé "low cost" (Papa Francisco), exprime uma conformação a Cristo na vida e na morte


Nem sempre a morte é a morte do corpo. Às vezes, é o martírio das circunstâncias, o martírio de uma doença, da solidão vivida com e por amor.

O mártir de hoje também pode ser, como bem explica Timothy Radcliffe:

“um professor que fica acordado até tarde para preparar a aula do dia seguinte, ou apenas alguém que se preocupa em sorrir para quem está cansado, exausto. Pode ser  dizer com sinceridade o que pensa, mesmo que isso possa arruinar sua carreira ou fazer perder o trabalho".


O livro de Gerolamo Fazzini, em italiano,  Scritte com il Sangue. Vita e parole di testimoni dela fede del XX e XXI secolo, reúne testemunhos, em primeira pessoa, de mais de 100 testemunhas,  a maioria católicos, mas não apenas Católicos, porque o martírio é uma das dimensões do ecumenismo espiritual doada pelo Espírito a todos os cristãos.

Não faltam exemplos de figuras não-cristãs, como a do hindu Gandhi, a judia Etty Hillesum e o muçulmano argelino Said Mekbel .


(Trad.:MEM)
Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger