Maria com mãe amorosa de Jesus, mais que qualquer um de nós pode dizer isto que está escrito em Gálatas 2,20: "Eu fui crucificado com Cristo, e eu já não vivo, mas Cristo vive em mim..." Co-Redentora (em latim: Co-Redemptrix) na mariologia da Igreja Católica se refere ao papel da Virgem Maria no processo de redenção e salvação. É um conceito distinto de Medianeira.O conceito de Co-Redentora remete para uma participação indireta, mas importante da Bem-aventurada Virgem Maria na redenção, pois Maria deu à luz o Redentor (Jesus Cristo), que é o responsável por toda a redenção e salvação, assim ela foi mediadora de redenção.Os católicos crêem que Cristo é o único Redentor da humanidade (1 Tim 2,5), sendo que a própria Maria teve de ser redimida e resgatada por Jesus Cristo[1] (embora ela tenha sido redimida no instante da sua concepção).Na piedade popular este título é frequentemente invocado como "Advogada"[2], assim ele é retratado nas orações Salve Rainha[3], de Nossa Senhora Aparecida[4], de Nossa Senhora do Bom Conselho[5] e etc.O conceito de Co-Redentora não é um dogma, embora petições para declará-lo (juntamente com Medianeira) dogmaticamente, tenham sido submetidos ao Papa por vários cardeais e bispos, para que esta crença possa tornar-se o quinto dogma mariano aprovado pela Santa Sé. [6]
Cronologia do conceito na história da Igreja
O conceito de
Co-Redenção não é novo, mesmo antes do ano 200, Santo Ireneu de Lyon refere-se
a Maria como "causa salutis" (causa de nossa salvação) devido aos seu
filho[7]O
ensinamento tornou-se universal desde o século XV[8], mas nunca foi declarado
um dogma - São Bernardo na sua
obra "Grandezas de Maria", São Luís Maria Grignion de Montfort na sua
obra "Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem Maria" e
Santo Afonso Maria de Ligório na sua obra "Glórias de Maria",
referem-se inúmeras vezes, e de modo detalhado, ao modo como é que Nossa
Senhora exerceu e exerce o seu papel de Co-Redentora da Humanidade.Muitos teólogos têm
discutido o conceito desde o século XIX. Os principais defensores da tese no
século XX foram o Pe. Frederick William Faber[9], um mariologista muito
respeitado e o Padre Gabriel Roschini.[10]
Ensinamentos
papais
Os Papas começaram a
mencionar o conceito da Virgem Maria como Co-Redentora em documentos oficiais
da Igreja na parte mais tenra do século XX, e continuam a fazê-lo neste
século.[11]Dentre
os papas que defenderam este conceito estão:
-Papa Leão XIII[12],
-Papa Pio X[13],
-Papa Bento XV [14],
-Papa Pio XII[15],
-Papa João Paulo
II[16],
-Papa emérito Bento XVI.[17]
FUNDAMENTAÇÃO
BÍBLICA DA CORREDENÇÃO
Até hoje Cristo através
da Igreja não deixou de derramar seu sangue pela humanidade. Depois que o Filho
de Deus, tirou sua coroa de rei, suas sandálias douradas e veio ate nós: pobre,
humano, despojado de tudo para nos salvar, ninguém mais tem o direito de
duvidar do amor de Deus por nós. Deus morreu por cada um de nós
individualmente. Uma vida para Deus tem um valor muito grande. “Eu sou o bom pastor,
deixo 99 ovelhas no aprisco para ir atrás de uma que está perdida”. Deus não
quer que ninguém se perca, por isso Jesus foi ao extremo do sacrifico na Sua
vida.“Agora
me alegro nos sofrimentos suportados por vós. O que falta às tribulações de
Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja” (Col 1, 24).Diga você também: “Eu
completo na minha vida o que falta a paixão de Cristo no seu corpo que é
Igreja”. A Igreja é o corpo místico de Cristo. Cada um de nós que foi batizado
foi enxertado no corpo místico de Cristo. A Igreja é um mistério humano e
divino, não é apenas uma instituição humana. Somos os membros visíveis da
Igreja. A Igreja é um mistério que Cristo institui para salvar o mundo. O
Concílio do Vaticano II chamou a Igreja de “Sacramento universal de salvação”.
São Paulo diz que essa Igreja está passando por uma paixão; isso dá um valor
extraordinário ao nosso sofrimento. O cristão é a única pessoa neste mundo que
sofre com sentido, por isso sofre com alegria, porque sabe que seu sofrimento
não cai por terra perdido, é unido ao Sangue de Cristo na Eucaristia, e, assim,
divinizado. Você com seu sofrimento ajuda o Cristo a salvar o mundo. É através
da Igreja que Cristo salva a humanidade. Como podemos ajudar o Cristo a
completar a Sua paixão, no Seu corpo místico que é a Igreja? Rezando,
trabalhando e sofrendo pela Igreja, é assim nós vamos completar o que falta a
paixão de Cristo.
As
Sagradas Escrituras são comumente citadas em favor deste ensinamento: [18]
1)- Lucas 1:38:
"E Maria disse: Eis a serva do Senhor, seja ela para mim segundo a tua
palavra. E o anjo afastou-la".
2)- Gálatas 2:20:
"Eu fui crucificado com Cristo, e eu já não vivo, mas Cristo vive em mim.
A vida que eu vivo no corpo, eu vivo pela fé no Filho de Deus, que me amava e
deu a si mesmo por mim".
3)- Lucas 1:26:
"No sexto mês, Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, uma cidade da
Galiléia, a uma virgem prometeu se casar com um homem chamado José, uma
descendente de Davi. O nome da virgem era Maria. O anjo foi até ela e disse:
"Salve, Cheia de Graça! O Senhor é contigo."
4)- O que falta às
tribulações de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja”.
(Col 1, 24)
Proposta
de definição dogmática
A declaração formal de
Co-Redentora como um dogma mariano teve tanto apoio popular e eclesiástico que
milhões de assinaturas foram recolhidas. Mas há oposição
dentro de alguns círculos no Vaticano que apelam pela necessidade de maior
clareza sobre o conceito.
Concílio
Vaticano II
A definição dogmática
de Nossa Senhora como Co-Redentora foi proposto no Concílio Vaticano II por
bispos italianos, espanhois e polacos, mas o seu pedido não foi aceito. [19]
Apoio
popular e eclesiástico
Referências conforme sequência numérica:
↑ Ott Dogmatics 256
↑ Editora Cléofas,
Medianeira, Co-redentora e Advogada
↑ Site Área Jesus,
Oração Salve Rainha (Eia, pois, advogada nossa)
↑ Site Paróquias,
Oração a Nossa Senhora Aparecida (Advogada dos pecadores)
↑ Site Sintonia Saint
Germain, Oração à Nossa Senhora do Bom Conselho (tesoureira das graças divinas
e advogada dos pecadores!)
↑ News Report on the
Mediatrix Petition to the Pope http://www.zenit.org/article-21743?l=english
↑
."http://www.zenit.org/article-5650?l=english
↑ Ott 256
↑ Fredrick Faber The
Sorrows of Mary [1]
↑ Gabriel Roschini,
Compendium Mariologiae, Roma 1946.
↑ Ott 256.
↑ Bäumer, 96
↑ Ad diem Illum 14
↑ AAS, 1918, 181
↑ Mystici Corporis
Christis, n. 110
↑ (Inseg VIII/1
(1985) L'Osservatore Romano 880:12).
↑ General Audience of
Pope Benedict XVI, 8 April 2009
↑ Do we find support
for the proposed Dogma of Mary Coredemptrix, Mediatrix of all Graces and
Advocate in Scripture?
↑ Otto Hermann Pesch
Das Zweite Vatikanische Konzil, Echter, 1993, 194.
↑ ZENIT - Cardinals'
Letter Promoting Marian Dogma. Página visitada em 2008-10-09.
Maria
Medianeira das Graças
Fundamentação
bíblica:
1)- “Ave, cheia de
graça, o Senhor é contigo” (Lc 1, 28) – Quem está cheia, transborda! Concordam ?
2)- Respondeu-lhe
Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou. Disse, então,
sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser.(João 2,4-5) – Pela mediação
de Maria em Caná Jesus ANTECIPA sua hora de manifestar-se ao mundo. Por isto nós Católicos afirmamos: "Peça a mãe que o filho atende!!!"
A doutrina sobre a mediação de Maria no magistério Católico
Medianeira (em latim:
Mediatrix) na mariologia da Igreja Católica refere-se ao papel da Virgem Maria
como uma mediadora de graças e bençãos através de Jesus.É um conceito distinto de
Co-Redentora. Essa doutrina é baseada no fato de que Maria deu à luz Jesus, que
é a responsável por todas as graças e bençãos concedidas à humanidade, assim
ela participou da mediação dessas graças, devido ao seu Filho. Papas, como Leão
XIII e Pio XII têm tradicionalmente apoiado esta interpretação.O conceito de
medianeira não é um dogma mariano, embora tenham sido feitos petições para
declara-ló (juntamente com co-Redentora) um dogma ao papa por vários cardeais e
bispos.Este conceito se
tornaria o quinto dogma mariano aprovado pela Santa Sé.[1]
Primeira referências
Não há dúvida entre
os teólogos católicos, que Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e a raça
humana (Timóteo 2:5) - São Tomás de Aquino alega que
só Cristo é o perfeito mediador entre Deus e a humanidade, mais que isso não
impede que outros mediadores dependam de Cristo.[2] - As primeiras menções
a este conceito aparecem na Igreja Primitiva, em uma oração atribuída a Efrém
da Síria (306-373): Depois do mediador, a medianeira de todo o mundo.[3]
Século
XIX
No século XIX, o
termo medianeira aparece na bula papal Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, e em
vários encíclicas sobre o rosário do Papa Leão XIII[4][5]. - O Papa Pio X utilizado o termo
na encíclica Ad Diem illum e o Papa Bento XV introduziu uma nova festa Mariana
em que ela é colocada como Medianeira de todas as graças (em 1921).O Papa João Paulo II
na encíclica Redemptoris Mater afirma que Jesus é o mediador entre Deus e os
homens e Maria é a medianeira entre Jesus e o homem.[6]
Relatado
em aparições
Existem relatos (mas
não provados) que nas aparições marianas foi utilizado o termo medianeira.As mensagens de Maria
em Medjugorje utilizam tanto o termo "mediador" e
"medianeira".Em 1984 as crianças
em Medjugorje afirmaram ter ouvido: "Você deve saber, só há um Deus e um
só Mediador Jesus Cristo. (...) Eu sou a Medianeira entre você e Deus."[7]
Apoio
popular e eclesiástico
O Apoio popular a
Maria como Medianeira surgiu nas últimas décadas ambos tanto de leigos, quanto
do clero.Um movimento de
leigos chamado Vox Populi Mariae Mediatrici está promovendo a doutrina de Maria
como Medianeira e fornece petições que podem ser assinadas pelos católicos em
geral, e enviada para o Papa em apoio formal de uma definição dogmática.[8][9] - Em 8 de fevereiro de 2008 cinco
Cardeais da Igreja Católica emitiram uma petição solicitando ao Papa Bento XVI
que declarasse dogmaticamente a Virgem Maria como Co-Redentora e Medianeira.Os cardeais também
incluíram um votum (ou seja, petição), que permitiria outros cardeais e bispos
também solicitarem o mesmo a partir para o pontífice.Atualmente mais de
500 bispos assinaram o votums enviado para o Vaticano em apoio de um quinto
dogma mariano.[10]
Referências conforme sequência numérica:
↑ Vatican News on the
Mediatrix Petition to the Pope
↑ Thomas Aquinas,
Summa, III, 26,1
↑ Mediatorship of
Mary. Página visitada em 2008-10-08. "post mediatorem mediatrix totius
mundi"
↑ Leo XIII - Fidentem
piumque animum. Página visitada em 2008-10-08.
↑ Leo XIII -
Adiutricem. Página visitada em 2008-10-09.
↑ Pope John Paul II's
encyclical Redemptoris Mater: On the Blessed Virgin Mary in the life of the
Pilgrim Church
↑ "Words from
heaven: Messages of Our Lady from Medjugorje: a documented record of the
messages and their meanings" page 245. Saint James Publishing, 1990: ISBN
1878909053
↑ Voice of the People
for Mary Mediatrix. Página visitada em 2008-10-09.
↑ Vox Popoli website
↑ ZENIT - Cardinals'
Letter Promoting Marian Dogma. Página visitada em 2008-10-09.
FONTE: Wikipédia, a enciclopédia livre
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Ha um so D-US E uM SO MEDIADOR.portanto a igreja catolica e cheia de heresias,joõ batista veio preparar o caminho pra jesus, so falta dizer que ele, e co-redentor, .vai mentir ate quando?,parem de levar o povo pra idolatria. shlom!!!!!!!
a profecia e bem clara,não aparece o sumo sacerdote sem sangue, portanto ele levou o seu proprio sangue, para interceder por nos,ele so,e assentou a direita de Deus, ele so ,, tos cap 2. e não a salvaçãoem nenhum outro, porque DEBAIXO DO CEU, NÃO A OUTRO NOME,..........MARIA , NÃO TEM PODER ALGUM DE SALVAR,.ELA MESMO DECLAROU , EIS AQUI A ESCRAVA DE JEOVÁ,PORTANTO,GALATAS DECLARA , SE ALGUEM VOS APRESENTAR OUTRO EVangelho....seja anatema(maldito).revejam seus conceitos, e parem de mentir!!!.Não terás outros deuses alem de mim, primeiro mandamento
Prezado protestante Yeshua não chay, mas VAZIO,
Para quem quer pousar de cristão por aqui suas palavras estão cheias de ódio e rancor, procure se converter verdadeiramente, isto não lhe fará bem. Quais as diferenças entre Mediação e Intercessão? Se Jesus é o Único Mediador e intercessor, como fica a intercessão dos vivos e dos que já estão junto a Cristo em espírito e em verdade? Muitos protestantes nos acusam de colocar Maria e os Santos no lugar do Único Mediador entre os homens e a Deus-Pai , que é Jesus Cristo: I Timoteo 2, 5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. Logicamente como todos os Cristãos, nós católicos acreditamos que as graças vem por meio de Jesus Cristo, como o mediador primário, porém, isto não nega a intercessão dos mediadores secundários como vamos comprovar adiante. A inferência lógica da tradução de 1Timóteo 2,5 é aquela que nós precisamos sempre ir primeiro a Cristo. Porém, o mesmo Paulo que afirma Jesus como Único mediador entre Deus e os homens, também indica Mediadores secundários: I Timóteo 2,15: “Recomendo que façam preces, orações, suplicas e ações de Graças por todos os homens” “Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas vossas orações por mim a Deus” (Romanos 15,30). Então fica claro que nós católicos temos apenas um Mediador, porém, não se pode negar os mediadores secundários nesta passagem acima de São Paulo aos Romanos! Vamos começar pela análise das palavras mediador e intercessor muito confundido e mal interpretado entre os protestantes: Mediador: Aquele que media (advoga) entre duas partes. Intercessor: Aquele que apenas intercede, ou seja, suplica por alguém. Então, apenas vendo a diferença entre as palavras, já concluimos que é um erro a acusação protestante de que colocamos Maria e os santos no lugar de Jesus, afinal o único que pode e fez o homem ter de novo a comunhão com Deus foi Jesus, o nosso único Salvador anunciado centenas de anos antes de seu nascimento, pelos profetas. Os Santos e Maria apenas nos intercedem junto a Jesus levando nossas orações. É por isso que a doutrina católica chama Nossa Senhora de “Mediatrix ad Christum mediatorem”, isto é, “Medianeira junto a Cristo mediador”. Deste modo, Cristo é o único mediador entre Deus e os homens; e a Virgem Maria é apenas e tão somente, “medianeira junto a Cristo”. Houve um meio estabelecido pelo próprio Cristo para conhecer a Ele. Nosso Senhor Jesus Cristo escolheu doze apóstolos para ensinar a todos quem Ele era, e quem não escuta esses mediadores de Cristo, não escuta e rejeita o próprio Cristo: “Quem vos ouve, a Mim ouve” (Luc 10,16). Cristo exigiu que ouvíssemos seus apóstolos e evangelistas como “mediadores segundos ou secundarios”. Portanto, pare de ser papagaio de pastor e procure estudar mais a fundo as escrituras.
Shalom!!!
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