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Como entender Maria como Co-redentora e Medianeira das Graças ?

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 16 de setembro de 2012 | 00:43







Maria com mãe amorosa de Jesus, mais que qualquer um de nós pode dizer isto que está escrito em Gálatas 2,20: "Eu fui crucificado com Cristo, e eu já não vivo, mas Cristo vive em mim..." Co-Redentora (em latim: Co-Redemptrix) na mariologia da Igreja Católica se refere ao papel da Virgem Maria no processo de redenção e salvação. É um conceito distinto de Medianeira.O conceito de Co-Redentora remete para uma participação indireta, mas importante da Bem-aventurada Virgem Maria na redenção, pois Maria deu à luz o Redentor (Jesus Cristo), que é o responsável por toda a redenção e salvação, assim ela foi mediadora de redenção.Os católicos crêem que Cristo é o único Redentor da humanidade (1 Tim 2,5), sendo que a própria Maria teve de ser redimida e resgatada por Jesus Cristo[1] (embora ela tenha sido redimida no instante da sua concepção).Na piedade popular este título é frequentemente invocado como "Advogada"[2], assim ele é retratado nas orações Salve Rainha[3], de Nossa Senhora Aparecida[4], de Nossa Senhora do Bom Conselho[5] e etc.O conceito de Co-Redentora não é um dogma, embora petições para declará-lo (juntamente com Medianeira) dogmaticamente, tenham sido submetidos ao Papa por vários cardeais e bispos, para que esta crença possa tornar-se o quinto dogma mariano aprovado pela Santa Sé. [6]





Cronologia do conceito na história da Igreja






O conceito de Co-Redenção não é novo, mesmo antes do ano 200, Santo Ireneu de Lyon refere-se a Maria como "causa salutis" (causa de nossa salvação) devido aos seu filho[7]O ensinamento tornou-se universal desde o século XV[8], mas nunca foi declarado um dogma - São Bernardo na sua obra "Grandezas de Maria", São Luís Maria Grignion de Montfort na sua obra "Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem Maria" e Santo Afonso Maria de Ligório na sua obra "Glórias de Maria", referem-se inúmeras vezes, e de modo detalhado, ao modo como é que Nossa Senhora exerceu e exerce o seu papel de Co-Redentora da Humanidade.Muitos teólogos têm discutido o conceito desde o século XIX. Os principais defensores da tese no século XX foram o Pe. Frederick William Faber[9], um mariologista muito respeitado e o Padre Gabriel Roschini.[10]





Ensinamentos papais






Os Papas começaram a mencionar o conceito da Virgem Maria como Co-Redentora em documentos oficiais da Igreja na parte mais tenra do século XX, e continuam a fazê-lo neste século.[11]Dentre os papas que defenderam este conceito estão:




-Papa Leão XIII[12], 


-Papa Pio X[13], 


-Papa Bento XV [14], 


-Papa Pio XII[15], 


-Papa João Paulo II[16], 


-Papa emérito Bento XVI.[17]





FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA DA CORREDENÇÃO












Até hoje Cristo através da Igreja não deixou de derramar seu sangue pela humanidade. Depois que o Filho de Deus, tirou sua coroa de rei, suas sandálias douradas e veio ate nós: pobre, humano, despojado de tudo para nos salvar, ninguém mais tem o direito de duvidar do amor de Deus por nós. Deus morreu por cada um de nós individualmente. Uma vida para Deus tem um valor muito grande. “Eu sou o bom pastor, deixo 99 ovelhas no aprisco para ir atrás de uma que está perdida”. Deus não quer que ninguém se perca, por isso Jesus foi ao extremo do sacrifico na Sua vida.“Agora me alegro nos sofrimentos suportados por vós. O que falta às tribulações de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja” (Col 1, 24).Diga você também: “Eu completo na minha vida o que falta a paixão de Cristo no seu corpo que é Igreja”. A Igreja é o corpo místico de Cristo. Cada um de nós que foi batizado foi enxertado no corpo místico de Cristo. A Igreja é um mistério humano e divino, não é apenas uma instituição humana. Somos os membros visíveis da Igreja. A Igreja é um mistério que Cristo institui para salvar o mundo. O Concílio do Vaticano II chamou a Igreja de “Sacramento universal de salvação”. São Paulo diz que essa Igreja está passando por uma paixão; isso dá um valor extraordinário ao nosso sofrimento. O cristão é a única pessoa neste mundo que sofre com sentido, por isso sofre com alegria, porque sabe que seu sofrimento não cai por terra perdido, é unido ao Sangue de Cristo na Eucaristia, e, assim, divinizado. Você com seu sofrimento ajuda o Cristo a salvar o mundo. É através da Igreja que Cristo salva a humanidade. Como podemos ajudar o Cristo a completar a Sua paixão, no Seu corpo místico que é a Igreja? Rezando, trabalhando e sofrendo pela Igreja, é assim nós vamos completar o que falta a paixão de Cristo.




As Sagradas Escrituras são comumente citadas em favor deste ensinamento: [18]






1)- Lucas 1:38: "E Maria disse: Eis a serva do Senhor, seja ela para mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-la".




2)- Gálatas 2:20: "Eu fui crucificado com Cristo, e eu já não vivo, mas Cristo vive em mim. A vida que eu vivo no corpo, eu vivo pela fé no Filho de Deus, que me amava e deu a si mesmo por mim".




3)- Lucas 1:26: "No sexto mês, Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, uma cidade da Galiléia, a uma virgem prometeu se casar com um homem chamado José, uma descendente de Davi. O nome da virgem era Maria. O anjo foi até ela e disse: "Salve, Cheia de Graça! O Senhor é contigo."




4)- O que falta às tribulações de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja”. (Col 1, 24)





Proposta de definição dogmática




A declaração formal de Co-Redentora como um dogma mariano teve tanto apoio popular e eclesiástico que milhões de assinaturas foram recolhidas. Mas há oposição dentro de alguns círculos no Vaticano que apelam pela necessidade de maior clareza sobre o conceito.




Concílio Vaticano II






A definição dogmática de Nossa Senhora como Co-Redentora foi proposto no Concílio Vaticano II por bispos italianos, espanhois e polacos, mas o seu pedido não foi aceito. [19]




Apoio popular e eclesiástico


















Referências conforme sequência numérica:





↑ Ott Dogmatics 256

↑ Editora Cléofas, Medianeira, Co-redentora e Advogada

↑ Site Área Jesus, Oração Salve Rainha (Eia, pois, advogada nossa)

↑ Site Paróquias, Oração a Nossa Senhora Aparecida (Advogada dos pecadores)

↑ Site Sintonia Saint Germain, Oração à Nossa Senhora do Bom Conselho (tesoureira das graças divinas e advogada dos pecadores!)

↑ News Report on the Mediatrix Petition to the Pope http://www.zenit.org/article-21743?l=english

↑ ."http://www.zenit.org/article-5650?l=english

↑ Ott 256

↑ Fredrick Faber The Sorrows of Mary [1]

↑ Gabriel Roschini, Compendium Mariologiae, Roma 1946.

↑ Ott 256.

↑ Bäumer, 96

↑ Ad diem Illum 14

↑ AAS, 1918, 181

↑ Mystici Corporis Christis, n. 110

↑ (Inseg VIII/1 (1985) L'Osservatore Romano 880:12).

↑ General Audience of Pope Benedict XVI, 8 April 2009

↑ Do we find support for the proposed Dogma of Mary Coredemptrix, Mediatrix of all Graces and Advocate in Scripture?

↑ Otto Hermann Pesch Das Zweite Vatikanische Konzil, Echter, 1993, 194.

↑ ZENIT - Cardinals' Letter Promoting Marian Dogma. Página visitada em 2008-10-09.







Maria Medianeira das Graças













Fundamentação bíblica:






1)- “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1, 28) – Quem está cheia, transborda! Concordam ?




2)- Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou. Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser.(João 2,4-5) – Pela mediação de Maria em Caná Jesus ANTECIPA sua hora de manifestar-se ao mundo. Por isto nós Católicos afirmamos: "Peça a mãe que o filho atende!!!"





A doutrina sobre a mediação de Maria no magistério Católico




Medianeira (em latim: Mediatrix) na mariologia da Igreja Católica refere-se ao papel da Virgem Maria como uma mediadora de graças e bençãos através de Jesus.É um conceito distinto de Co-Redentora. Essa doutrina é baseada no fato de que Maria deu à luz Jesus, que é a responsável por todas as graças e bençãos concedidas à humanidade, assim ela participou da mediação dessas graças, devido ao seu Filho. Papas, como Leão XIII e Pio XII têm tradicionalmente apoiado esta interpretação.O conceito de medianeira não é um dogma mariano, embora tenham sido feitos petições para declara-ló (juntamente com co-Redentora) um dogma ao papa por vários cardeais e bispos.Este conceito se tornaria o quinto dogma mariano aprovado pela Santa Sé.[1]



Primeira referências



Não há dúvida entre os teólogos católicos, que Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e a raça humana (Timóteo 2:5) - São Tomás de Aquino alega que só Cristo é o perfeito mediador entre Deus e a humanidade, mais que isso não impede que outros mediadores dependam de Cristo.[2] - As primeiras menções a este conceito aparecem na Igreja Primitiva, em uma oração atribuída a Efrém da Síria (306-373): Depois do mediador, a medianeira de todo o mundo.[3]





Século XIX





No século XIX, o termo medianeira aparece na bula papal Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, e em vários encíclicas sobre o rosário do Papa Leão XIII[4][5]. - O Papa Pio X utilizado o termo na encíclica Ad Diem illum e o Papa Bento XV introduziu uma nova festa Mariana em que ela é colocada como Medianeira de todas as graças (em 1921).O Papa João Paulo II na encíclica Redemptoris Mater afirma que Jesus é o mediador entre Deus e os homens e Maria é a medianeira entre Jesus e o homem.[6]





Relatado em aparições




Existem relatos (mas não provados) que nas aparições marianas foi utilizado o termo medianeira.As mensagens de Maria em Medjugorje utilizam tanto o termo "mediador" e "medianeira".Em 1984 as crianças em Medjugorje afirmaram ter ouvido: "Você deve saber, só há um Deus e um só Mediador Jesus Cristo. (...) Eu sou a Medianeira entre você e Deus."[7]






Apoio popular e eclesiástico





O Apoio popular a Maria como Medianeira surgiu nas últimas décadas ambos tanto de leigos, quanto do clero.Um movimento de leigos chamado Vox Populi Mariae Mediatrici está promovendo a doutrina de Maria como Medianeira e fornece petições que podem ser assinadas pelos católicos em geral, e enviada para o Papa em apoio formal de uma definição dogmática.[8][9] - Em 8 de fevereiro de 2008 cinco Cardeais da Igreja Católica emitiram uma petição solicitando ao Papa Bento XVI que declarasse dogmaticamente a Virgem Maria como Co-Redentora e Medianeira.Os cardeais também incluíram um votum (ou seja, petição), que permitiria outros cardeais e bispos também solicitarem o mesmo a partir para o pontífice.Atualmente mais de 500 bispos assinaram o votums enviado para o Vaticano em apoio de um quinto dogma mariano.[10]





Referências conforme sequência numérica:



↑ Vatican News on the Mediatrix Petition to the Pope

↑ Thomas Aquinas, Summa, III, 26,1

↑ Mediatorship of Mary. Página visitada em 2008-10-08. "post mediatorem mediatrix totius mundi"

↑ Leo XIII - Fidentem piumque animum. Página visitada em 2008-10-08.

↑ Leo XIII - Adiutricem. Página visitada em 2008-10-09.

↑ Pope John Paul II's encyclical Redemptoris Mater: On the Blessed Virgin Mary in the life of the Pilgrim Church

↑ "Words from heaven: Messages of Our Lady from Medjugorje: a documented record of the messages and their meanings" page 245. Saint James Publishing, 1990: ISBN 1878909053

↑ Voice of the People for Mary Mediatrix. Página visitada em 2008-10-09.

↑ Vox Popoli website

↑ ZENIT - Cardinals' Letter Promoting Marian Dogma. Página visitada em 2008-10-09.







FONTE: Wikipédia, a enciclopédia livre








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8 de outubro de 2012 às 01:25

Ha um so D-US E uM SO MEDIADOR.portanto a igreja catolica e cheia de heresias,joõ batista veio preparar o caminho pra jesus, so falta dizer que ele, e co-redentor, .vai mentir ate quando?,parem de levar o povo pra idolatria. shlom!!!!!!!

8 de outubro de 2012 às 01:37

a profecia e bem clara,não aparece o sumo sacerdote sem sangue, portanto ele levou o seu proprio sangue, para interceder por nos,ele so,e assentou a direita de Deus, ele so ,, tos cap 2. e não a salvaçãoem nenhum outro, porque DEBAIXO DO CEU, NÃO A OUTRO NOME,..........MARIA , NÃO TEM PODER ALGUM DE SALVAR,.ELA MESMO DECLAROU , EIS AQUI A ESCRAVA DE JEOVÁ,PORTANTO,GALATAS DECLARA , SE ALGUEM VOS APRESENTAR OUTRO EVangelho....seja anatema(maldito).revejam seus conceitos, e parem de mentir!!!.Não terás outros deuses alem de mim, primeiro mandamento

28 de fevereiro de 2022 às 11:02

Prezado protestante Yeshua não chay, mas VAZIO,



Para quem quer pousar de cristão por aqui suas palavras estão cheias de ódio e rancor, procure se converter verdadeiramente, isto não lhe fará bem. Quais as diferenças entre Mediação e Intercessão? Se Jesus é o Único Mediador e intercessor, como fica a intercessão dos vivos e dos que já estão junto a Cristo em espírito e em verdade? Muitos protestantes nos acusam de colocar Maria e os Santos no lugar do Único Mediador entre os homens e a Deus-Pai , que é Jesus Cristo: I Timoteo 2, 5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. Logicamente como todos os Cristãos, nós católicos acreditamos que as graças vem por meio de Jesus Cristo, como o mediador primário, porém, isto não nega a intercessão dos mediadores secundários como vamos comprovar adiante. A inferência lógica da tradução de 1Timóteo 2,5 é aquela que nós precisamos sempre ir primeiro a Cristo. Porém, o mesmo Paulo que afirma Jesus como Único mediador entre Deus e os homens, também indica Mediadores secundários: I Timóteo 2,15: “Recomendo que façam preces, orações, suplicas e ações de Graças por todos os homens” “Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas vossas orações por mim a Deus” (Romanos 15,30). Então fica claro que nós católicos temos apenas um Mediador, porém, não se pode negar os mediadores secundários nesta passagem acima de São Paulo aos Romanos! Vamos começar pela análise das palavras mediador e intercessor muito confundido e mal interpretado entre os protestantes: Mediador: Aquele que media (advoga) entre duas partes. Intercessor: Aquele que apenas intercede, ou seja, suplica por alguém. Então, apenas vendo a diferença entre as palavras, já concluimos que é um erro a acusação protestante de que colocamos Maria e os santos no lugar de Jesus, afinal o único que pode e fez o homem ter de novo a comunhão com Deus foi Jesus, o nosso único Salvador anunciado centenas de anos antes de seu nascimento, pelos profetas. Os Santos e Maria apenas nos intercedem junto a Jesus levando nossas orações. É por isso que a doutrina católica chama Nossa Senhora de “Mediatrix ad Christum mediatorem”, isto é, “Medianeira junto a Cristo mediador”. Deste modo, Cristo é o único mediador entre Deus e os homens; e a Virgem Maria é apenas e tão somente, “medianeira junto a Cristo”. Houve um meio estabelecido pelo próprio Cristo para conhecer a Ele. Nosso Senhor Jesus Cristo escolheu doze apóstolos para ensinar a todos quem Ele era, e quem não escuta esses mediadores de Cristo, não escuta e rejeita o próprio Cristo: “Quem vos ouve, a Mim ouve” (Luc 10,16). Cristo exigiu que ouvíssemos seus apóstolos e evangelistas como “mediadores segundos ou secundarios”. Portanto, pare de ser papagaio de pastor e procure estudar mais a fundo as escrituras.

Shalom!!!

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Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

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