A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , , » Algumas“faculdades” e seminários ensinam Teologia, ou heresias? O que fazer como estudante ou seminarista?

Algumas“faculdades” e seminários ensinam Teologia, ou heresias? O que fazer como estudante ou seminarista?

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 13 de fevereiro de 2011 | 22:43





Teologia é o estudo de Deus e da religião, sua expressão e influência na sociedade moderna. O que se estuda em Teologia nos ajuda a entender como algumas leis, códigos jurídicos, e Constituições surgiram a  partir do decálogo (espinha dorsal das escrituras) nossas tradições, tendências morais, e principalmente, a revelação dos desígnios de Deus na "Economia da Salvação" Universal.









Antes de tudo, é importante falar sobre 3 tipos de curso de Teologia:





1º)-O primeiro deles é o "curso de Teologia básico", que geralmente é ministrado por Associações Privadas de fieis (só faça naquelas com reconhecimento Pontifício), paróquias e Dioceses. Duram no máximo cerca de dois anos. Esse curso é direcionado a pessoas que desejam aprimorar seus conhecimentos bíblicos para aplicações práticas de catequese e liderança comunitária (a Comunidade Católica Shalom, o CEBI, e a Canção Nova, oferecem esse tipo de curso com certificação de conclusão).




2º)-O segundo é o curso de Teologia ministrado em Seminários Teológicos, isto é, instituições de ensino que preparam pessoas que pretendem entrar na vida eclesiástica. Essa formação dura em média 4 anos e tem como objetivo preparar o estudante (padres e diáconos) para o ministério sacerdotal. Por exemplo, padres católicos, diáconos, e pastores evangélicos, fazem esse curso antes de sua liderança e ministério a frente de uma comunidade Cristã.




3º)-Por fim, temos a "graduação em Teologia" reconhecida pelo Ministério da Educação e oferecida por faculdades e centros universitários brasileiros. Esse curso forma teólogos que podem atuar como líderes religiosos ou pesquisadores do saber teológico. Ao final dos estudos, o formando recebe um diploma com a titulação de "bacharel ou licenciado" em Teologia.




Agora que você já sabe a diferença entres os três tipos de curso, confira algumas disciplinas estudadas na graduação em Teologia:












1)-História da Igreja




Nesta disciplina, você mergulha no passado da Igreja para construir uma visão histórica sobre o Cristianismo.Principais tópicos vistos em aula:




•história social de Israel;

•relação do cristianismo com o mundo antigo;

•origens judaicas e gregas do cristianismo e sua expansão no Mediterrâneo Antigo;

•cotidiano dos primeiros cristãos (Carta a Diogneto e Didaquê);

•relação do cristianismo com o mundo europeu medieval;

•cotidiano medieval, inquisição, cruzadas e pré-reforma;

•reforma protestante e Contra Reforma Católica;

•história da Igreja no Brasil.





2)-Métodos e Interpretação Bíblica










A leitura da Bíblia é uma prática fundamental para o futuro teólogo. É nesta disciplina, uma das mais importantes, que você vai aprender tudo sobre essa atividade desafiadora para poder ler, estudar e compreender a Bíblia com mais clareza e facilidade. Confira o que você vai estudar ao longo das aulas:



•o que é exegese bíblica e quais são seus elementos essenciais. Diferença entre exegese e "eisegese". O que é hermenêutica.



•os diferentes métodos de interpretação (histórico-crítica, fundamentalista, estruturalista, tipológico, entre outros);




Mas, apenas ler em português não basta! O aluno do curso de Teologia deve ser capaz também de fazer a leitura dos livros bíblicos em suas línguas originais. Você deve saber que a Bíblia foi originalmente escrita em línguas diferentes, não é mesmo? O Antigo Testamento utilizou dois idiomas: uma parte considerável foi redigida em hebraico e a outra parte em aramaico. Já o Novo Testamento foi todo escrito em grego. E São Jerônimo usou o Latim na Vulgata. É por isso que você estuda um pouco dessas três línguas bíblicas no curso de Teologia! Com um conhecimento instrumental, você pode fazer a leitura dos livros em cópias do texto original e ter mais confiança em sua interpretação. Veja os principais temas que aprenderá sobre o idioma grego:



•o alfabeto grego, os acentos e as aspirações;

•as declinações (nominativo, vocativo, acusativo, genitivo e dativo);

•os verbos gregos;

•estruturas sintáticas básicas.



-Agora, confira os tópicos essenciais relacionados à língua hebraica:




•a escrita e o alfabeto hebraico;

•o desenvolvimento e o renascimento do hebraico;

•substantivos, adjetivos, pronomes pessoais e demonstrativos.

•linguística e fonética para compreender hebraico.




-O "latim eclesiástico" (algumas vezes denominado latim da Igreja ou latinório)

 



É o latim usado pela Igreja Católica Romana em todos os períodos para propósitos eclesiásticos. Pode ser distinguido do latim clássico por algumas variações léxicas, uma sintaxe simplificada em alguns casos e, comumente, uma pronúncia à italiana. Surge em diversos contextos, incluindo obras teológicas, ritos litúrgicos e proclamações dogmáticas, e em diversas formas: tão sintaticamente simples como na Bíblia Vulgata e na hierática como no Cânone Romano da Missa do Rito Romano, técnica como na Suma Teológica de São Tomás de Aquino, e cicerônica como na encíclica do Papa João Paulo II Fides et Ratio. Na antiguidade e na Idade Média a audiência alvo ou uso determinava o estilo utilizado pelo escritor eclesiástico; nos dias de hoje, depende do contexto. Escopo e uso A Igreja publicou as definições dogmáticas dos primeiros sete concílios ecumênicos em grego, e mesmo em Roma o grego mantinha-se como a primeira língua da liturgia e a língua na qual os primeiros papas escreveram. (De fato, durante a República Tardia e o início do Império, os cidadãos romanos cultos eram geralmente fluentes em grego, embora negócios de estado fossem conduzidos em latim. Os livros que eventualmente tornar-se-iam o Novo Testamento foram originalmente escritos em grego e apenas posteriormente traduzidos para o latim.) A Santa Sé usa o latim como sua língua oficial. Sendo uma língua morta o latim têm a vantagem de que o sentido de suas palavras possui uma chance menor de mudar radicalmente através dos séculos. Isto auxilia na manutenção da precisão teológica e no resguardo da ortodoxia. Em concordância com isto, papas recentes reafirmaram a importância do latim para a Igreja e em particular para aqueles que se dedicam ao estudo eclesiástico. No Brasil, foi lançado o livro Aprendendo Latim Eclesiástico, um livro ao mesmo tempo didático e contemplativo, que conduz o leitor iniciante ao básico do latim da Igreja.




“Mas tenho mesmo que aprender esses idiomas?” Sim! Essas noções basilares sobre a língua hebraica, língua grega e latim, ajudam o estudante na leitura bíblica e na consulta de obras produzidas nesses idiomas, evitando “ficar preso” à traduções polêmicas e traduções duvidosas, já que "toda tradução é de certa forma, uma traição".













3)-Teologia Sistemática




A Teologia Sistemática, tem um aspecto organizador, ou seja, é a tarefa de sintetizar de maneira organizada “corpos doutrinários”. Os diversos temas encontrados nas Escrituras são desenvolvidos e organizados a ponto de serem compreendidos e formarem o núcleo de crenças e doutrinas cristãs. Assim, esta disciplina se propõe a estudar os principais temas da fé cristã: A Doutrina da Palavra de Deus, a Doutrina de Deus, a Doutrina de Cristo, a Doutrina do homem, a Doutrina da Salvação, a Doutrina do Espírito Santo e a Doutrina da Igreja. Nesta disciplina, você vai aprender sobre um dos ramos da Teologia: a Teologia Sistemática. Essa área reúne os principais conceitos e tópicos da fé cristã e organiza os saberes teológicos. Por exemplo, ao abordar o tema “doutrina da salvação”, estuda-se sobre a definição de termos, o propósito da salvação, as consequências da morte de Cristo, os elementos da salvação, o lado humano da salvação e os benefícios da salvação. Confira alguns conceitos e tópicos que são abordados nas aulas desta matéria:



•doutrina da salvação (o propósito e alcance da salvação, a morte de Cristo, o amor, teologia da graça).



•doutrina de Jesus Cristo (a influência, a humanidade, a divindade, a natureza e os nomes de Cristo);



•doutrina sobre Deus (a existência, a natureza, as teorias erradas, os nomes e os atributos de Deus);



•doutrina do Espírito Santo (a natureza, a missão, e o dogma);



•natureza e atributos da Igreja;



•governo eclesiástico e teologia sacramental



•Profecia, Apocalíptica e Escatologia





4)-disciplinas auxiliares:




•Antropologia


•Epistemologia


•Pneumatologia


•Eclesiologia


•Mariologia


•Patrística


•Liturgia e Arte Sacra


•Psicologia da Religião


•Bioética


•Teologia Moral


•Sociologia da Religião


•Ecumenismo e Diálogo inter-religioso





FACULADADES DE TEOLOGIA OU DE HERESIAS?

 







"Pior que a empáfia de ignorantes é a soberba de hereges"






São Paulo, 13 de Setembro de 2007



A Paz!



Meu nome é Luiz Henrique da Silva, sou brasileiro de Santa Catarina, e eu resido atualmente na cidade de São Paulo. Venho por meio desta relatar, a quem interessar possa, alguns fatos ocorridos comigo no primeiro semestre deste ano.Já havia algum tempo que vinha procurando uma oportunidade para participar de um curso livre de teologia que fosse voltado para leigos como eu. Na paróquia Santo Antônio de Lisboa, no bairro do Tatuapé, localizada à Rua Francisco Marengo, nº 1470, me foi entregue um folheto com informações sobre o “Curso de Teologia e Sagrada Escritura para Leigos” da “UniSal” (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), na Região Episcopal Belém – Setor Carrão. Segue anexa uma cópia deste folheto, onde constam as informações de que as aulas acontecem na Paróquia São João Batista, à Rua Coronel Marques, 174, também no bairro do Tatuapé, às segundas e quartas feiras, das 19:30 às 22 horas.  Muito feliz, me apressei em procurar o local e iniciar o curso.Mas logo na primeira aula sofri uma grande decepção: a professora, cujo nome infelizmente não me lembro, ensinava em sala que os milagres bíblicos não existem, que todas as ocorrências maravilhosas descritas na Bíblia aludem a apenas simbologia ou metáforas, e que “A PRÓPRIA RESSUREIÇÃO DE CRISTO SERIA APENAS UMA METÁFORA, QUE NA VERDADE JESUS NÃO RESSUSSITOU REALMENTE E QUE A ‘PRESENÇA REAL’ NA EUCARISTIA NÃO EXISTE, MAS É APENAS UMA CELEBRAÇÃO SIMBÓLICA”. Essa mesma professora ensinava que (palavras dela): “É preciso que o católico ‘amadureça’ sua fé. Precisamos esquecer tudo que aprendemos na catequese! Os milagres bíblicos são metáforas, a ressurreição de Cristo é um símbolo. O que realmente importa é o serviço social”! Profundamente desapontado, desisti deste curso e fui procurar um outro. Tenho comigo o sonho de me tornar catequista, e o meu objetivo era o de me capacitar e também me aprofundar no sentido da fé cristã, além de aprimorar a minha cultura bíblica.Acabei tomando conhecimento do curso do “Itelsé - Instituto de Teologia da Região Sé”. Nessa instituição, as aulas são ministradas uma vez por semana, às segundas feiras, em horário noturno (das 19:30 às 21:45 horas), no Colégio Maria Imaculada, no bairro do Paraíso, à Rua Bernardino de Campos, 79, e o curso tem duração de três anos. Também estou enviando anexo a cópia do panfleto publicitário deste curso, cujo site na internet é:http://www.regiaose.org.br/forma/itelse_det.html - Ingressei nesse curso e, como o meu interesse em aprender era (e é) muito grande, logo no meu primeiro dia de aula me tornei líder de classe, responsável pela interface entre alunos, professores e a diretoria da instituição. Mas qual não foi a minha surpresa ao perceber que o principal objetivo deste curso também é o de negar, abertamente, os princípios essenciais da fé cristã católica, a existência dos milagres, a autoridade do papa como sucessor de Pedro e a importância dos dogmas da Igreja. Chocado, presenciei, por diversas vezes, o professor do primeiro ano “B” (Introdução à Teologia), Sr. Carlos Mario, negando a Presença Real do Corpo de Cristo na Eucaristia, a verdade dos Evangelhos e até mesmo a própria Ressurreição! Presenciei, diversas vezes, à hora do intervalo e na saída das aulas, os alunos se entreolhando, no pátio e nos corredores, estupefatos com o conteúdo das aulas. E assim eu pude compreender o porque de ter sido saudado pelos meus colegas de classe, logo ao ingressar no curso, com a seguinte saudação: “Bem vindo! Aqui você vai perder a sua fé!”. Existe até uma espécie de “dito” entre os alunos: “Quem estuda teologia vira ateu!”. Durante todo o tempo em que participei do curso (em torno de 90 dias, pois mais do que isso não pude suportar), tive a infeliz oportunidade de presenciar, em sala de aula, a figura do papa ser ridicularizada, sua autoridade questionada, e até a capacidade de realizar milagres do Cristo ser alvo de piadinhas e chacotas, por parte do professor. Como líder de classe, participei de reuniões e pude comprovar, por mim mesmo, que esse comportamento não era condição exclusiva do professor supra-citado, mas sim de todo o corpo docente da instituição! Depois de algum tempo, como disse, meu coração não suportou mais e eu abandonei também este curso. Gostaria de salientar que o que mais me preocupa é que percebo claramente o crescimento de um forte movimento pseudo-cristão marxista crescendo assustadoramente dentro da Igreja, aqui em São Paulo; uma ala que quase chega a pregar o ateísmo, composta de membros bastante inteligentes e MUITO ATIVOS, dirigindo atividades importantes e criando cursos como esses, dentro das paróquias, desviando fiéis e destruindo a fé, com o claro propósito de combater os princípios essenciais da Igreja. Sem mais, e na esperança de ter contribuído, de algum modo, para o fim deste despautério, subscrevo-me.



Luiz Henrique da Silva






xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


RESPOSTA



Muito prezado  Henrique,



Salve Maria!





O que você me conta em sua carta não é novidade! Essa é a heresia modernista que é pregada também na Faculdade de Teologia da Assunção, em uma das seções dela, onde os professores declaram aos alunos que visam causar-lhes uma crise na Fé. Vários dogmas da Fé são explicitamente negados nessas "Faculdades" de "Teologia" ou antes Faculdades de Heresia. Na PUC de São Paulo, quem dirige  o cruso de "religião" é um ex padre -- mas sempre modernista -- e contaram-me que nessa "Pontíficia" Universidade, há professores de "religião" que se declaram ateus, na própria aula de religião. E comprovam-se esses erros modernistas e a ignorância imensa dos sacerdotes deformados nesses institutos, nas pregações e homilias de muitos padres deformados por tais cursos. Não é de estranhar pois, que a Igreja Católica em São Paulo esteja sofrendo uma crise tão grande na Fé!  Aliás, se o antigo Cardeal de São Paulo - Dom Cláudio Hummes - declarou que o "Lula é católico à sua maneira", não é de se estranhar que os "Teólogos" paulistanos sejam também católicos à sua maneira. Isto é, que sejam, de fato, tudo, menos católicos.

    



In Corde Jesu, semper, 





Orlando Fedeli







Heresias de um estudante de Teologia - II





Nome:
Richard J. Souza
Enviada em:
07/06/2006
Local:
São Paulo - SP, Brasil
Religião:
Católica
Idade:
42 anos
Escolaridade:
Superior em andamento








Deixei de comentar uma colocação sua:





"E fique sabendo que a Igreja não tem que acompanhar a Ciência pois Cristo não deu as chaves do reino dos céus a Darwin mas a São Pedro e a seus legítimos sucessores. Portanto, você está completamente errado."



Em nenhum momento afirmei que o cientista Darwin é que está certo com relação à criação do mundo. Vou explicar melhor e mais detalhado para que possa entender: O começo das atividades científicas, como arquelologia e antropologia, trouxe para o homem moderno o entendimento de como funcionavam as sociedades antigas, tanto no campo social, econômico, político e religioso. E muito se descobriu sobre os povos que relata a Bíblia, legitimando muitos escritos e conseguindo compor uma ordem cronológica aos dados relatados nela.O aprofundamento das ciências humanas possibilitou que a igreja revisse vários entendimentos de fatos descritos nos Escritos Sagrados (quais?). O que por muito tempo se tinha como verdade, descobriu-se que eram enganos, não erros, mas enganos de interpretação. Como exemplo, voltemos à idade média, onde Galileu Galilei quase foi morto na fogueira da inquisição por declarar que a terra girava em torno do sol. Outro exemplo que a igreja caminha junto com as ciências é que a cidade de Roma, incluindo o Vaticano, é local constante de pesquisas arqueológicas.Isto não quer dizer que a igreja aceita ou deva aceitar tudo o que as ciências dizem.Tudo é analisado, estudado e depois dado uma resposta positiva ou negativa. É só olharmos as encíclicas papais e veremos uma mudança ou melhor, uma adaptação a verdade descoberta dos fatos antigos. Mesmo se adaptando à realidade, não deixa nunca de professar os ensinamentos que Jesus ministrou aos apóstolos e foi passado a frente até os dias de hoje. A excência(?) não mudou e nunca mudará. O que muda é o entendimento que se tem dela. Saber quem esta certo, o Criacionismo ou a Teoria da Evolução, não é o mais importante. O importante é que a Sagrada Escritura nos mostra que foi pelo AMOR de Deus que tudo existe, que tudo foi criado. Aí entramos em um outro tema que é longo e não há como discuti-lo neste momento. Outra coisa que queria falar é sobre uma colocação minha que você colocou na sua resposta. É muito esperto este método de tirar do contexto uma frase apenas e lançá-la no ar. O mais correto era ter reescrito todo o parágrafo e não apenas uma frase, pois a deixa sem sentido ou deturpa o seu entendimento. A mesma coisa acontece com quem usa apenas um versículo da Bíblia para fundamentar uma idéia. Acaba caindo no fundamentalismo barato e fúril.Para seu conhecimento, também não existem vogais no alfabeto egípcio antigo. Eles desenhavam símbolos e cada um significava uma consoante, ou palavra, ou objeto, ou forma, e até uma frase. Isto a arqueologia e a antropologia descobriram depois de muito estudar e pesquisar. O alfabeto hebraico, até os primeiro séculos de nossa era, não tinham vogais e o que determinava o som das vogais era o som da consoante. Como exemplo, o nome de Deus escrito em hebraico e transliterado para o nosso alfabeto é YHWH. Porteriormente foram atribuídas as vogais ficando YHAWEH. As traduções latinas já trazem como JAVE e numa junnção de YHWH e ADONAI, alguns traduzem como JEOVÁ. Este entendimento não é fruto da minha imaginação ou minha vontada, mas de estudos que muitos doutores (quem?) no assunto fizeram e que a igreja aceita como correto. Agora, se não aceita as descobertas científicas, creio então que continua acreditando que a terra é o centro do universo e que tudo gira em torno dela. Aconselho-o a se instruir melhor para responder com mais clareza e entendimento às perguntas que lhe fazem, para não dar resposta como a que deu a mim, chamando-me de uma pessoa cheia de empáfia de ignorante e soberba. Apenas expressei minha opinião diante de colocações que são feitas nas suas respostas, que são fracas de sustentação e fundamentos, tanto teológicos como históricos. Leia os documentos da igreja: Os do Concílio Vaticano II, o Catecismo da Igreja Católica, as Encíclicas Papais, os documentos da Congregação da Doutrina da Fé, muitos escritos pelo Papa Bento XVI, quando preifeto da congregação, entre outros. Serão grandes subsídios para suas respostas.






PS.: Quando citar algum documento, indique onde se encontra a citação para que as pessoas possam ler o texto todo e entender o contexto do escrito.






"Em tudo seja Cristo o centro" (são Bento de Núrcia)





Richard José de Souza - Estudante de Teologia 3° ano - Pontifícia Faculdade de Teologia Nª Sª Assunção













RESPOSTA



Muito prezado Richard,





Salve Maria!






Você me manda mais uma carta, tentando explicar o que disse e justificar-se de alguma maneira. Ficou ainda pior! Meu caro, seu mal é ser pretensioso! Esse defeito é próprio de quem faz uma Faculdade ruim. Pensa que sabe, e nem sabe o quanto ignora.`    Para "explicar melhor" o que você pensa que pensa, você me escreveu: "O aprofundamento das ciências humanas possibilitou que a igreja revisse vários entendimentos de fatos descritos nos Escritos Sagrados. o que por muito tempo se tinha como verdade, descobriu-se que eram enganos, não erros, mas enganos de interpretação". Para você -- muito vazio candidato a teólogo -- a Igreja só descobriu que ensinara como verdades coisas erradas, depois que a ciência fez grandes descobertas. Se fosse assim, você confessa que segue a "Ciência" e não à Igreja! Portanto, você não é católico! E não é cientista!Como também não é teólogo, e nunca o será, ainda que lhe dêem um diploma de Teologia. Você pensa que vai ser teólogo...Realmente você é só um herege, e com um nível de conhecimentos menos que ginasiano. Quer a prova disso? Veja a besteira que você escreveu:"Como exemplo, voltemos à idade média, onde Galileu Galilei quase foi morto na fogueira da inquisição por declarar que a terra girava em torno do sol". Galileu não viveu na Idade Média! Galileu nasceu em 1564 e morreu em 1642, em plena Idade Moderna! Marca-se o fim da Idade Média em 1453, com a queda de Constantinopla.E o problema de Galileu não foi "por declarar que a terra girava em torno do sol". Quem defendeu isso foi Copérnico! Galileu defendia que a terra girava em torno de seu eixo, e queria provar isso pelas marés. 














Meu caro, o carro de sua ignorância é puxado por parelhas de sofismas e de mentiras.Estou sendo duro com você? Sua presunção não permite outra saída.Ou você compreende, hoje, seus defeitos, ou nunca mais! Se fazer o "Curso de Teologia" já o cegou tanto, imagine a cegeira que lhe produzirá o diploma desse curso! E você me diz: "Agora, se não aceita as descobertas científicas, creio então que continua acreditando que a terra é o centro do universo e que tudo gira em torno dela".Você nem tem idéia do que seja centro! Será que você pensa, realmente, que tudo gira em torno do sol? E julga você que o sol é o centro do universo?Coitadinho!... O sol é apenas o centro de um sistema planetário no interior de uma galáxia. Possivelmente você considera que o universo material é infinito. E, só para argumentar ad hominem, lhe pergunto: se o universo é infinito como pode ter centro? A palavra centro tem vários sentidos. Um deles é o de centro geométrico ou físico. E desse modo o sol não é centro do universo! Outro sentido é o de centro de importância. São Paulo é o centro mais importante de nossa pátria, mas não é o centro geográfico do Brasil. Sem dúvida, a Terra é o centro do universo, porque nela habita o homem, para quem Deus fez o sol e as estrelas, a fim de que o homem compreendesse, pelas qualidades visíveis do universo, as qualidades invisíveis do Criador (Cfr. Rom. I , 20).O centro de tudo é Deus. O centro de tudo é Cristo. Tudo gira em torno de Cristo. E essa foi a única coisa que você escreveu de certo, no fim de sua carta:"Em tudo seja Cristo o centro(são Bento de Núrcia). Mas, se isso é certo, -- e isso é certíssimo! -- jogue seus slogans sobre Galileu no lixo. E se o Galileu for junto, nada se perderá!E sua frase seguinte é inadequada, e absolutamente fora de contexto:"Outro exemplo que a igreja caminha junto com as ciências é que a cidade de Roma, incluindo o Vaticano, é local constante de pesquisas arqueológicas". O fato de que haja pesquisas arqueológicas em Roma nada prova sobre a posição da Igreja. Isso é bobagem! Pesquisas arqueológicas são feitas em inúmeros lugares da Terra. Talvez você quisesse dizer que a Igreja comprovou muito do que diz de seu passado histórico com provas arqueológicas. Mas a frase tal como você a escreveu é completamente inadequada. Além de aprender a escrever, você teria que começar a aprender a pensar. E a começar a rezar pedindo a Deus humildade...Veja outra prova de que você não sabe nem pensar,e nem escrever:"A excência não mudou e nunca mudará. O que muda é o entendimento que se tem dela". Que é a "excência"Vai ver que você quis escrever essênciaEsse seu erro de ortografia revela o nível filosófico de um aluno do Terceiro ano de Teologia da Faculdade Nossa Senhora da Assunção. Uma vergonha! "Excência"!!! Que vergonha! Mas você deveria se envergonhar mais dos erros contra a Fé do que com esse erro crasso de ortografia, que, afinal, é de somenos importância.  Ninguém perde a alma por erros ortográficos. Mas, os erros contra a Fé ofendem muito a Nosso senhor e perdem almas.Tenho pena de você! E gostaria de ajudá-lo.  E somente continuo esta dura análise de sua carta porque tenho esperança de lhe abrir os olhos para seu estado lamentável.Quer outra prova de que você não sabe pensar, e que não sabe o que escreve?Veja aí esta outra frase sua:"Saber quem esta certo, o Criacionismo ou a Teoria da Evolução, não é o mais importante. O importante é que a Sagrada Escritura nos mostra que foi pelo AMOR de Deus que tudo existe, que tudo foi criado". Se pouco importa quem disse o certo, se a Bíblia ensinando o criacionismo ou se Darwin, mentindo sobre a evolução, se nada disso importa, como afirma você que a criação foi por "AMOR"? Mas então você aceita o criacionismo? E rejeita o "científico" Darwin? "AMOR" é palavra coringa -- ou mágica -- usada em sermões bem vazios de pensamento.Quando num sermão, ou numa entrevista, um padre não sabe mais o que dizer, começa a tagarelar sobre o "AMOR". É o que dá, ser viciado em telenovela.











 




Pobrezinho! Muito provavelmente, você nem sabe o que significa a palavra "AMOR"! Por fim, agradeço-lhe sua preocupação com minha ignorância, pois que me dá um conselho que venho pondo em prática há muitos anos, pois que me diz: "Aconselho-o a se instruir melhor para responder com mais clareza e entendimento às perguntas que lhe fazem, para não dar resposta como a que deu a mim, chamando-me de uma pessoa cheia de empáfia de ignorante e soberba. Apenas expressei minha opinião diante de colocações que são feitas nas suas respostas, que são fracas de sustentação e fundamentos, tanto teológicos como históricos". E você não tem vergonha de me escrever isso?! "Teólogo, cura-te a ti mesmo". Meu caro, coloque-se diante de Deus, peça-lhe que Ele lhe faça ver o que você mais precisa. E você precisa de muita coisa! Se eu puder ajudá-lo, conte comigo, que, desde já, peço a Deus que lhe abra os olhos, para que veja sua imensa presunção. Todos devemos -- quer eu, quer você -- ver bem como somos sem valor, como em nós nascem tendências para o erro e para o mal, e compreendermos que só Deus é fonte de Sabedoria. Somente Nossa Senhora, meu caro, pode retirá-lo do abismo em que você jaz! Rogo a Ela que o ajude. Um abraço, ainda com alguma esperança, pela ação da Virgem Maria em sua alma.





In Corde Jesu, semper,





Orlando Fedeli - Fonte: Site Montfort








Muitos estudantes de Teologia e seminaristas se perguntam para onde ir? Qual o melhor seminário? O que fazer diante dos formadores hereges? Como agir em um seminário herético liberal ou marxista? Padre Paulo Ricardo responde!









(foto reprodução)








Primeiro, devemos estar ciente que o seminário perfeito não existe! Segundo, os seminaristas não possuem vocação para serem seminaristas e sim para serem sacerdotes! O estado de seminarista é um estado transitório. Quando um seminarista se encontrar em situações contrárias a fé católica em seu seminário, este deve manter o seu olhar fixo na vida dos padres santos, estudar suas vidas e continuar fiel ao Magistério da Igreja de 2000 anos! No link abaixo o Padre Paulo Ricardo nos dá excelentes conselhos de como proceder nestes casos, principalmente quando você sabe que tem a Vocação ao Sacerdócio ministerial:







https://www.youtube.com/watch?v=cTdDYf9TaFE






CONCLUSÃO:












A Igreja Católica, como fiel esposa, segue em tudo os passos do esposo, que disse: "falei publicamente ao mundo. Ensinei na sinagoga e no templo, onde se reúnem os judeus, e nada falei às ocultas" (João 18, 20). Mas a partir do momento que o respeito humano toma conta, deixa-se de professar publicamente a Fé em nome de diplomacias políticas, depois passa-se a organizar grupos secretos para planejar ações políticas, depois, acrescenta-se o estudo de doutrinas e práticas espirituais e, por fim, adere-se a toda sorte de heresias, fantasias e ilusões, levando a crenças como estas que ensinam por ai em círculos fechados aos “iniciados”. Fico com o ensinamento do Pe. Daniel Pinheiro, que não é o ensinamento de nenhum guru, mas simplesmente o ensinamento de sempre da Igreja: “nem direita, nem esquerda, nem de centro... sejamos apenas católicos!”




------------------------------------------------------

 

 




APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

 





filhodedeusshalom@gmail.com

Curta este artigo :

+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!

Anônimo
3 de setembro de 2023 às 16:07

Muito obrigado por estes esclarecimentos! Estou pensando em entrar para o seminário e essa matéria me ajudou demais ! Deus os abençoe!

Sergio Fonseca

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger