A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » » A IGREJA E OS DONS CARÍSMÁTICOS DE SERVIÇO! #CARISMA E HIERARQUIA

A IGREJA E OS DONS CARÍSMÁTICOS DE SERVIÇO! #CARISMA E HIERARQUIA

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 31 de outubro de 2010 | 16:54


 
*Ícone: São Pedro e São Paulo 






*COMENTÁRIO DO BLOG BERAKÁ: No Ícone de São Pedro e São Paulo, vemos a representação original e querida da unidade entre a igreja Carismática, representada em Paulo  e Hierárquica em Pedro. Não existe portanto, DICOTOMIA (contradição, ou conflito, como é apresentado na obra de Leonardo Boff: Igreja Carisma e poder), mas COMPLEMENTARIEDADE, como assim era vivido e entendido na Igreja primitiva.





Os carismas eram comuns no início da Igreja,basta ler os Atos dos Apóstolos e as cartas de São Paulo.Depois, por alguns séculos eles se mantiveram restritos aos grandes santos.Assim, pensava-se que os carismas eram para alguns homens e mulheres reconhecidamente santos, místicos e penitentes.Os Carismas, portanto não são novidades trazidas pela Renovação Carismática Católica, a não ser no aspecto do seu exercício nos tempos atuais. 






Foi o documento conciliar Lumen Gentium que traçou as primeiras diretrizes sobre carismas para os tempos atuais:








“...Não é apenas através dos sacramentos e dos ministérios que o Espírito Santo santifica e conduz o Povo de Deus (...), mas, repartindo seus dons a cada um como lhe apraz (I Cor 12,11), distribui entre os fiéis de qualquer classe mesmo graças especiais. Estes carismas, quer eminentes, quer mais simples e mais amplamente difundidos, devem ser recebidos com gratidão e consolação, pois que são perfeitamente acomodados e úteis às necessidades da Igreja. Uma vida mais plena no Espírito Santo, a unção carismática do Espírito Santo, contempla a Igreja com toda uma amplitude de dons.”








Esses dons de adoração, louvor, oração e serviço, aprofundam a dimensão contemplativa da fé cristã e as dádivas de serviço animam a vida de santidade!





“Todos os carismas trazem nova docilidade ao Espírito, a fé esperançosa na salvadora intervenção de Deus nas questões humanas, acentuado zelo pelo Evangelho e o respeito pela autoridade da Igreja.”






Nesse sentido, é necessário afirmar a atualidade dos carismas e promovê-los como realidades necessárias à evangelização e ao crescimento pessoal de cada cristão.“A vida efusivamente batizada no Espírito é marcada por uma experiência de união dinâmica com Deus e também por uma experiência de carismas doados pelo Espírito Santo.” São Pedro aviva essa esperança: 






“Pois a promessa é para vós, para os vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus” (At 2,39).





A promessa é, portanto, para todos os tempos. Contém abalizar e diferenciar os dons efusos, que é matéria deste estudo, dos dons infusos, que também são carismas do Espírito, mas que se distinguem daqueles:






a)- Dons infusos (de Santificação pessoal): Temor de Deus, fortaleza, piedade, conselho, conhecimento, sabedoria e discernimento (cf. Is 11,1-3). Num total de sete, esses dons são concedidos para a pessoa (infundidos no batismo), aprimoram e reforçam as virtudes, constituindo-se em benefícios para o crescimento pessoal.




b)- Dons efusos (de serviço): línguas, profecia, interpretação, ciência, sabedoria, discernimento dos espíritos, cura, fé e milagres (cf. ICor 13,8-10). Num total (não obrigatoriamente) de nove, esses dons são para o serviço e o bem comum do povo de Deus.São concedidos como manifestações atuais, de acordo com a vontade de Deus.





Essa distinção é meramente didática, mas com fundamento bíblico e teológico; apesar disso, não tem a intenção de segmentar e engessar a ação do Espírito Santo, nem de encerrar dentro dela todas as espécies de carismas.Aqui serão estudados os carismas efusos (de serviço), que são realidades manifestas nos grupos de oração da Renovação Carismática, constituindo-se num dos aspectos de sua identidade:




Conceituação teológica:





Os carismas são dons, graças, presentes, dados pelo Espírito Santo, “mas um e o mesmo Espírito distribui todos esses dons, repartindo a cada um como lhe apraz” (ICor 12,11). “A palavra ‘carisma (chárisma) é oriunda da língua grega e significa ‘dom gratuito’. Ela encontra seu significado fundamental na raiz ‘char’ que indica tudo aquilo que produz bem-estar; assim é que temos cháris, querendo significar ‘graça’, ‘dom, ‘favor, ‘bondade’; charízomai, no sentido de fazer um dom gratuito, mostrar-se generoso.O sufixo ‘-ma’ exprime na língua grega o resultado da acão indicada pelo verbo, o seu efeito, o que pode denota r também o caráter objetivo da concessão e da exeriência da graça.Portanto, o significado geral e fundamental de ‘chárisma’ poderia ser: dom concedido por pura benevolência, que é, ao mesmo tempo, o objetivo e o resultado da graça divina, do presente que Deus faz aos homens.” Em sentido restrito, os carismas são manifestações extraordinárias do Espírito Santo para proveito comum do povo de Deus.Eles exercem papel fundamental na evangelização. Padre Luiz Fernando R. Santana aprofunda o assunto e alerta: “ Paulo tem em alta estima a presença e ação dos dons e carismas do Espírito na vida da Igreja e dos fiéis batizados, até mesmo exortando a co¬munidade a quetivesse o cuidado de não extinguir o Espírito, de não desprezar as profecias, mas de verificar tudo com um discernimento sábio e só-brio (cf. ITs 5,19-22). Disso inferimos que, para Paulo, os carismas e os ministérios são os instru-mentais privilegiados na edificação do Corpo de Cristo e na realização do desígnio de Deus na história; ambas as realidades possuem igual im¬portância e dignidade, uma vez que emanam do mesmo Espírito e estão ordenadas, cada uma na¬quilo que lhe é específico, a um mesmo fim.” - Pelo seu próprio caráter, dom não implica santidade. Na verdade, qualquer pessoa pode receber os presentes de Deus (cf. At 10,34). Porém, não se pode esquecer que quem não tem vida espiritual e reta intenção de agradar a Deus, certamente usará mal os carismas, pois não cultiva a necessária união com Cristo (cf. Jo 15,4-5), para querer o propósito que Deus quer.






QUANDO, e como UTILIZAR correta e ordenadamente OS CARISMAS?












É difícil precisar em que momentos utilizar os carismas do Espírito. O seu exercício é quase sempre oportuno, sobretudo quando as situações o exigem. Sendo a graça do Espírito uma realidade perene na vida humana, os carismas por sua vez, tornam-se também profusamente inseridos na vida daqueles que foram  batizados.No entanto, é preciso dizer que os carismas são realidades atuais e não adquiridas por posse definitiva e meritória. Na realidade é o Espírito que opera tudo em todos (cf. ICor 12,6-7), a seu querer (ICor 12,8-10). Não seria justo, portanto, atribuir a uma pessoa ou grupo de pessoas específico a contenção exclusiva de qualquer manifestação carismática.Nem mesmo se pode dizer que alguém “tem” este ou aquele dom, pois cada manifestação é única.Mesmo que se processe com muita frequência através de determinadas pessoas. Talvez ao dom de línguas possa se atribuir um caráter mais perene e sob controle, por se tratar de um dom de oração, mais para edificação pessoal (cf.I Cor 14,4).Contudo, não se pode cair no equívoco de reduzir os dons do Espírito a algumas ocasiões especiais. Eles foram dados em profusão nos tempos atuais. Pode ser cultivada uma constante expectativa em relação à sua manifestação, como para o derramamento do Espírito. A missão da Renovação Carismática Católica é evangelizar a partir do batismo efusivo no Espírito Santo, formando o povo de Deus em santidade e serviço. Para evangelizar o povo de Deus com a unção Carismática e particular do Espírito, e no poder do Espírito, portanto, não é algo opcional, mas essencial da identidade Carismática, desta forma, são necessários e indispensáveis o uso dos carismas efusos do Espírito Santo de Deus.“A ‘força do Espírito Santo’ (At 1,8) derramada nos corações dos cristãos, manifestação do amor e do poder de Deus, provoca uma significativa diferença entre a ação evangelizadora de uma pessoa que se deixa conduzir por ela e uma que age sem ela. Aquele que evangeliza com os dons carismáticos multiplica as possibilidades humanas, com uma caixa amplificadora de ressonância, atingindo com mais eficiência mais pessoas.Comunidades da Igreja, em todo mundo, tem gerado e sustentado grande número de evangelistas dedicados, eficientes, com novo vigor, com nova capacitação, nova alegria, novo jubilo, nova exaltação e louvor, levando em si o poder transformador do Espírito (cf. ICor 2,1-5) que toca crianças, jovens, adultos e idosos de todo tipo de raça e cultura”, cumprindo-se a profecia de Joel neste nosso tempo:






“Então, depois desses eventos, derramarei do meu Ruwach, Espírito, sobre todos os povos! Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os idosos terão sonhos, os jovens ganharão visões. Inclusive sobre os escravos e serviçais da época, derramarei do meu Espírito naqueles dias...” (Joel 2,28-29)





O uso dos carismas não é só um direito, é um dever de todos os fiéis,e portanto devem ser suplicados em humildade, não em vista de si mesmo, mas para edificação do povo de Deus:






“Da aceitação destes carismas, mesmo dos mais simples, nasce em favor de cada um dos fiéis (...) o dever de exercê-los para o bem dos homens e a edificação da Igreja dentro da Igreja e do mundo”.





Pode-se constatar na prática apostólica que, quando a evangelização é acompanhada de carismas, colhem-se frutos abundantes: os carismas fazem diferença e são eficazes na evangelização, quando exercidos na caridade.






OS DONS EFUSOS E O MAIOR DELES: A CARIDADE






Jesus deu o mandamento do amor: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amo” (Jo 15,12-17). São Paulo apresenta o trabalho apostólico realizado no amor. Não um amor qualquer, mas o amor “ágape”, amor doação a Cristo e aos irmãos: (Icor 13).Os capítulos 12 a 14 da carta aos Coríntios, que tratam dos carismas e suas manifestações, são verdadeiros referenciais para se viver a vida nova, guiada pelo Espírito Santo, exercendo os seus dons de maneira autêntica e frutuosa. Eles contêm regras básicas e orientações seguras.Outras recomendações podem ser encontradas em: Ef 4,15.30; Rm 12,6-8; 13,8-10; e ITess 5,14-15. 19-21.Jesus dá a regra para verificar o valor do trabalho:“Pelos frutos os conhecereis” (Mt 7,16). São Paulo também fala: “o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei” (Gl 5,22-23).Dessa forma, o bom uso dos carismas é garantido pelo amor, que é o dom por excelência e que atribui sentido aos outros dons. Os carismas, portanto, são fundamentados na caridade: “Sejam extraordinários, sejam simples e humides, os carismas são graças do Espírito Santo que, direta ou indiretamente, têm uma utilidade eclesial, ordenados que são à edificação da Igreja, ao bem dos homens e às necessidades do mundo. Os carismas devem ser acolhidos com reconhecimento por aquele que os recebe, mas também por todos os membros da Igreja.São uma maravilhosa riqueza de graça para a vitalidade apostólica e para a santidade de todo o Corpo de Cristo, desde que se trate de dons que provenham verdadeiramente do Espírito Santo e que sejam exercidos de maneira plenamente conforme aos impulsos autênticos deste mesmo Espírito, isto é, segundo a caridade, verdadeira medida dos carismas”. Os carismas devem ser pedidos com fé e exercidos na humildade.É exatamente por causa do amor que os dons efusos devem ser almejados. A motivação deve ser o uso em benefício dos outros, para ajudar o povo de Deus a alcançar a santidade.Por isso, os carismas devem ser pedidos com fé e sem temor. Embora eles sejam distribuídos conforme apraz ao Espírito, nada impede que o crente aspire e peça os dons, para que seu testemunho seja permeado de sinais (cf. ICor 2,4-5). “Só aqueles que reconhecem o valor dos dons na sua vida cristã e no serviço aos irmãos são impulsionados a pedi-los ao Pai, como Jesus mesmo nos ensinou: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater se lhe abrirá’ (Lc 11,9-10)”.







Para o exercício prático dos carismas, não se deve esquecer três coisas fundamentais:














1)-HUMILDADE: Deus constituiu a Igreja como um corpo (cf. ICor 12,12-29), de tal maneira que um carisma só se pie-nifica no conjunto da comunidade. “Exercer os carismas na humildade é exercê-los sem exibicionismo, sem buscar prestígio, honra, poder. (...) E também exercê-los sem auto-suficiência (cf. Mt 18,3-4), sem individualismo, sabendo que necessitamos da ajuda dos irmãos para confirmar ou discernir a vontade de Deus para o seu povo...”





2)-NA HARMONIA: O uso dos carismas será tanto mais saudável e útil quanto as pessoas que a eles se abrirem forem equilibradas emocionalmente e orantes o suficiente para saber distinguir a ação do Espírito de eventuais devaneios da pessoa humana.É necessário ter respeito pêlos dons de Deus; “não podemos exercê-los irresponsável e indiferentemente, com desprezo, de forma inconsequente, olhando os nossos próprios interesses, ou dando aos carismas um relevo tão singular e único como se fossem bens totais e absolutos sobre os quais não há nada mais excelente e primeiro”.





3)- ORDEM: A ordem no exercício dos carismas é uma extensão da harmonia, mas supõe autoridade e obediência. O cristão pode ser instrumento da manifestação autêntica do Espírito Santo, mas não deve esquecer que até o espírito dos profetas deve estar-lhe submisso (cf. ICor 14,32).Portanto, os carismas devem ser exercidos na obediência a Cristo e às autoridades constituídas. “Mas faça-se tudo com dignidade e ordem” (ICor 1.4,40).






E oportuno destacar algumas asserções do Magistério da Igreja em relação aos carismas e seu uso:






a. “O Espírito Santo, ao confiar à Igreja-comu-nhão Nos diversos ministérios, enriquece-a com outros dons e impulsos especiais, chamados carismas.Podem assumir as mais variadas formas, tanto como expressão da liberdade absoluta do Espírito que os distribui, como em resposta às múltiplas exigências da história da Igreja.A descrição e a classificação que os textos do Novo Testamento fazem desses dons são um sinal da sua grande variedade”.





b. “ Também em nossos dias não falta o florescer de diversos carismas entre os fiéis leigos, homens e mulheres. São dados ao indivíduo, mas também podem ser partilhados por outros, e de tal modo perse¬veram no tempo como uma herança preciosa e viva, que geram uma afinidade espiritual entre as pessoas.





c. “Para exercerem este apostolado (os leigos), o Espírito Santo, que opera a santificação do povo de Deus por meio do ministério e dos sacramentos, concede também aos fiéis dons particulares (cf. ICor 12,7), ‘distribuindo-os por cada um conforme lhe apraz’ (ICor 12,7-11}, a fim de que ‘cada um ponha em serviço dos outros a graça que recebeu’, e todos atuem ‘como bons administradores da multiforme graça de Deus’ (IPd 4,10), para a edificação, no amor, do corpo todo. (cf. Ef4,16). (...) Nenhum carisma está dispensado da sua referência e dependência dos pastores da Igreja. O Concílio escreve com palavras claras que o juízo acerca da sua (dos carismas) autenticidade e reto uso pertence àqueles que presidem a Igreja e aos quais compete de modo especial não extinguir o Espírito, mas julgar tudo e conservar o que é bom (cf. ITs 5,12 e 19-21), de modo que todos os carismas concorram, na sua diversidade e complementaridade, para o bem comum.As palavras da Igreja tiram o medo e as dúvidas quanto à necessidade e utilidade dos carismas, bem como o direito que os fiéis leigos têm de usá-los para o bem comum. O Catecismo da Igreja Católica segue a mesma firme orientação: “O Espírito Santo é o princípio de toda a ação vital e verdadeiramente salutar em cada uma das diversas partes do corpo. Ele opera de múltiplas maneiras a edificação do corpo inteiro na caridade, pela Palavra de Deus (...), pelas virtudes, que fazem agir segundo o bem, e, enfim, pelas múltiplas graças especiais (chamadas de ‘carismas’), através das quais ‘torna os fiéis aptos e prontos a tomarem sobre si os vários trabalhos e ofícios que contribuem para a renovação e maior incremento da Igreja”.






CONCLUSÃO














É importante tomar consciência de que todo bem, todo dom, todo serviço prestado ao Reino de Deus em nome de Jesus, acontece sob inspiração do Espírito Santo. Sem Ele nada é eficaz para o Reino de Deus. “Nunca será possível haver evangelização sem a ação e inspiração do Espírito”.Os grupos de oração da RCC, e as Novas Comunidades, oriundas da espiritualidade da RCC, não devem ter medo nem resistir aos dons do Espírito, mas procurar conhecê-los cada vez mais, para bem melhor utilizar em benefício do povo de Deus, alvo destes dons.
















BIBLIOGRAFIA:







-Luis Fernando R. SANTANA, Recebereis a forca do Espírito Santo.

-A. VAN DEN BORN, Dicionário enciclopédico da Bíblia.

-SAGRADA CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ, Instruções sobre as orações para alcançar de Deus a cura.

-Ronaldo José de SOUSA, O impacto da Renovação Carismática.

-Conferência Católica dos EUA, Declaração pastoral sobre a RCC.

-Killian MCDONNELL e George Montague, Avivar a Chama.







Fonte: Escola Paulo Apóstolo da RCC do Brasil








----------------------------------------------------------







Apostolado Berakash – Trazendo a Verdade: Se você gosta de nossas publicações e caso queira saber mais sobre determinado tema, tirar dúvidas, ou até mesmo agendar palestras e cursos em sua paróquia, cidade, pastoral, e ou, movimento da Igreja, entre em contato conosco pelo e-mail:






filhodedeusshalom@gmail.com



Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger