Mari Cruz, uma das 4 videntes de Garabandal, assumiu que "nunca viu
anjos nem viu Nossa Senhora!" Afirmou ainda que ela e as outras meninas videntes "foram simplesmente influenciadas por Conchita".
Desde
setembro de 1962, Mari Cruz repetidamente afirma não ter visto nada. Essa
informação está inclusive em um dos livros em defesa de Garabandal, do autor
Santiago Lanus (Mãe de Deus e nossa Mãe).
Em 1984, Mari Cruz deu uma entrevista a um importantes jornal, o
El Pais. Ela soltou essa bomba:
“Nunca vi
a Virgem nos pinheiros ou qualquer personagem celestial. Creio que se Conchita
não tivesse estado conosco no sítio do professor naquela tarde de 18 de junho,
a história não teria sido encenada e San Sebastián de Garabandal teria
continuado séculos e séculos com a sua rotina e vida tranquila”.
Mari cruz também confessa, no mesmo jornal:
“Ela (a
Conchita) de repente entrou em êxtase, e até ficamos com medo daquele tipo de
comédia, e pensamos que ela poderia ter foi mal. Ela enfiou na cabeça de nós
três que havíamos visto o anjo. (...) Fomos induzidas a ver o anjo e depois a
Virgem, e aqueles fanáticos não pararam até que tivessem até uma mensagem
escrita, como sempre acontecia em outras aparições, como em Lourdes ou
Fátima."
Décadas depois, em 2021, Mari Cruz voltou a afirmar que pode
simplesmente ter imaginado tudo. Isso foi dito em uma entrevista ao célebre
jornal El Mundo:
"Eu
tinha 11 anos e elas 12. Estávamos roubando maçãs. Tínhamos medo de ser pegos e
punidos, porque naquela época tudo era pecado. Principalmente se fôssemos
meninas, porque os meninos faziam o que queriam. Vimos um anjo com uma espécie
de manto e túnica, ele tinha cabelos compridos. Era São Miguel Arcanjo. Ele
tinha um rosto muito bonito. Não disse nada. É assim que eu imagino."
O que
você quer dizer com imaginar isso? Você realmente não viu?
"É
que no final você não sabe se está imaginando ou realmente aconteceu assim.
Talvez nós tenhamos nos empolgado."
TENTATIVAS
DE DESACREDITAR A CONFISSÃO DA MARI CRUZ
Para desacreditar esses depoimentos bombásticos da Mari Cruz, os defensores de Garabandal dizem que essa vidente era fortemente reprimida pelos pais. Entretanto, em 2021 (entrevista ao El Mundo) Mari Cruz já não era uma nenhuma menina. Era uma senhora de 72 anos! No livro de Santiago Lanus, cita-se o formulário que Mari Cruz preencheu em 2005, e enviou a uma freira, a Madre María Nieves Garcia. Nesse documento, a vidente lamenta ter negado suas visões da Virgem Maria.
Ao mesmo tempo, ela diz que ninguém a pressionou a negar as visões, nem mesmo os seus pais. Ela justifica que tomou essa atitude livremente, porque sua mãe estava nervosa e ficou doente do estômago. Mas há algo suspeito em tudo isso...Ao ser questionada sobre esse suposto documento, pelo jornalista do El Mundo, em 2021, Mari Cruz simplesmente diz: "Eu não lembro". Ué...???
Em 2017, Mari Cruz enviou uma pequena mensagem de felicitação pela publicação do livro do padre Saavedra - "Garabandal: à luz da história". Suas palavras deixam transparecer que ela crê nas aparições. Só que a entrevista em que ela assume que tudo pode ter sido só fruto da imaginação foi dada 4 anos depois! Agora, como explicaremos em outro artigo (em que falaremos sobre o "êxtase" das 4 videntes), não é preciso ser maluco para ter alucinações. Pessoas em crise momentânea de histeria ou em estado de transe hipnótico, por exemplo, também podem alucinar.
AS TRÊS
VIDENTES FORAM MORAR NOS EUA
É interessante o fato que apenas a vidente Mari Cruz permaneceu na Espanha. As outras três videntes conseguiram sair da pequena aldeia onde viviam, e fora viver nos Estados Unidos. A vidente Conchita, inclusive, vive em um dos lugares mais luxuosos de Nova York: em Long Island (grifos nossos: ao contrário dos videntes das aparições reconhecidas pela igreja, que morreram pobres, alguns entraram para vida religiosa, e outros(as) declarados santos(as) pelo exemplo de vida).
Fonte - https://www.ocatequista.com.br/catequese-sem-sono/catolico-fail/item/18439-garabandal-a-vidente-mari-cruz-negou-tudo
GOSTOU Do APOSTOLADO
berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E
RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo
o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
.............................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura, questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
+ Comentário. Deixe o seu! + 8 Comentário. Deixe o seu!
Oi, você pode me explica se a "The geneva bible 1560" o cada bíblia inglesa da Inglaterra és Boa, como ex: bishop's bible, douai-heims, Authorized version... se todos são contra católico Romano, ou só doteinadas protestantes. Shalom
Prezado João Lucas,
É uma bíblia protestante e feita exclusivamente para protestantes, não foi traduzida em comunhão com outras denominações Cristãs como são os casos da TEB (Tradução Ecumênica da Bíblia - Francesa) e a BÍBLIA DE JERUSALÉM, traduzida em conjunto com Judeus, católicos e protestantes. Tire suas conclusões...Particularmente, não recomendamos.
Shalom !
Everaldo - Colaborador do Apostolado Berakash
Shalom, obrigado pela conclusão que acho (pra mim, com deuterocanonical/apócrifos) que King James/Authorized version 1611, faz concordâncias das escrituras, ex: Mat 6, 7 Eclo. 7,14/ Mat 27, 43 Sab 2, 15-16/ Lucas 6:31 Tobias 4, 15/ Lucas 14, 13 Tobias 4, 7/ João 10, 22 I Macabeus 4, 59 /Rom 9, 21 Sabedoria 15, 7/ Rom 11, 34 Sabedoria 9, 13/ 2 Cor 9, 7 Eclo. 35:9/ Heb 1, 3 Sabedoria 7, 26/ Heb 11,35 II Macabeus 7, 7... sei que não é traducao aceito desde a publicação como ídolos pra imagem, vice-versa ,e substituindo versos pra leitura do que teologia ( segunda história, puritanos preferem Geneva que suas notas eram anti-católico e rei Tiago detestou as notas marginais por causa de dizer rei ao tirano)... ps. Qual livro pseudoepigrafos e apócrifos ingles seriam melhor (não importa o preço )estudos de i e ii enoque, jubileu etc. Shalom e paz
Prezado João Lucas,
Não sei se você é católico, ou protestante. Repetimos: "não temos como recomendar produções, ou traduções feitas somente por protestantes, até mesmo porque são traduções TENDENCIOSAS, e não podemos recomendar o erro a ninguem". Se você for protestante, recomendamos perguntar a seus pastores as melhores versões em inglês, já que talvez eles as estudem, pois não trabalhamos com elas, devido serem TENDENCIOSAS. como já lhe dissemos, recomendamos as ECUMÊNICAS, e as melhores traduções ecumênicas são a TEB e JERUSALÉM, não sei se você já tem alguma dessas duas traduções, se não tiver, adquira para fazer comparações.
Esperando ter encerrado em definitivo sua dúvida de nossa parte,
Shalom !
Shalom, sou batizado pela igreja católica de Olinda, tenho bíblia de peregrina e Jerusalém(exceto TEB, que possui de 151 salmo; preces de Manassés; 3 e 4 esdras que ortodoxa possuem), pra estudos do catolicismo uso elas, enquanto a KJV/AV 1611( with APOCRYPHA) que é anglicana de Rei Tiago I, para poesia inglesa "quase" perto de Shakespeare, mas não aceito protestantismo, porque olhei todo documento histórico (quanto seu site quanto os outros inglês católicos) que fizeram seus anos dos DEreformadores Luther, Calvin e etc. Obrigado sob a recomendação das bíblias, porém (não pra teologia os pseudoepigrafos, mas algo histórico região da Palestina) qual livro completo de pseudoepigrafos/apócrifos inglesa como charlesworth ou outro autor. Ps. Shalom e peço desculpas se isso parece chato eu lhes fazendo tipo de pergunta, por que queria saber mais sobre bíblias entre período de judeus,católicos/ortodoxos e erros protestantes nas suas escrituras.
Prezado João Lucas
Entendemos perfeitamente suas dúvidas, preocupação e tentativas de esclarecimentos. Suas dúvidas e nossas respostas irão ajudar a outros que tem esses mesmos questionamentos. Porém, amado irmão em Cristo, para você ver e detectar erros nas traduções das bíblias, é preciso ter conhecimento acadêmico, enfim, se tornar um “EXEGETA” para dominar com precisão e exatidão as três línguas originais em que foram compostas as escrituras: Hebraico, Aramaico e Grego. Ninguem de nosso apostolado tem esse domínio, nem este que lhe escreve, e acredito que vc também, não tenha esse dóminio. Dessa forma só podemos confiar no TRABALHO ECUMÊNICO, pois temos nos rodapés dessas bíblias as três visões (judaica, católica e protestante) em pontos controversos, que diga-se de passagem são raros e pouquíssimos, e quando existem, não interferem em absolutamente nada na revelação e nem na salvação.
Shalom! E conte sempre conosco e não deixe de rezar por nós.
Everaldo – Colaborado do Apostolado Berakash
Shalom muito obrigado pela explicação,eu tenho dúvida; o que vocês (E eu também) acham e pensam sobre "The Geneva Bible 1560" esse possui deuterocanonicos mais titulados de apócrifos, o que diz respeito desse livro?
Prezado João lucas
Desconhecemos a obra em referência e a consideramos irrelevante, pois esta questão já está resolvida pelos estudiosos católicos e Ortodoxos.Quando católicos e protestantes falam sobre a Bíblia, os dois grupos atualmente possuem dois livros diferentes No século 16, os reformadores protestantes removeram uma parte do Antigo Testamento que não era compatível com a sua teologia. Diziam que estes livros não eram inspirados e os chamaram de "apócrifos". Os católicos se referem a eles como "deuterocanônicos" (pois foram disputados por alguns autores e sua canonicidade foi estabelecida mais tarde que o resto), enquanto que os demais livros são chamados de "protocanônicos" (sua canonicidade foi estabelecida primeiro). Seguindo o argumento protestante sobre a integridade da Bíblia, a Igreja Católica reafirmou a inspiração divina dos livros deuterocanônicos no Concílio de Trento em 1546. Fazendo isto, ela reafirmou o que já havia sendo crido desde os tempos primitivos. Quem organizou o Antigo Testamento? A Igreja não nega que aqui existem alguns livros que são realmente "apócrifos". Durante a era da igreja primitiva, existiam manuscritos que supunham ser inspirados, mas não eram. Muitos chegaram até nós, como o "Apocalipse de Pedro" e o "Evangelho de Tomé", cujas igrejas cristãs rejeitaram como não pertencendo às Escrituras. Durante o primeiro século, os judeus discordavam sobre a constituição do cânon das Escrituras. De fato, havia muitos "cânons" sendo usados, incluindo livros usados por cristãos. Para combater a disseminação do rito cristão, os rabinos se encontraram na cidade de Jâmnia em 90 d.C. para determinar quais os livros que continham as verdadeiras palavras de Deus. Pronunciaram-se afirmando que muitos livros, incluindo os Evangelhos, eram impróprios para serem considerados Escritura Sagrada. Este cânon também excluiu 7 livros (Baruc, Sirácida, 1 e 2 Macabeus, Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, e algumas porções de Daniel e Esther) que os cristãos consideravam como parte do Antigo Testamento. O grupo de judeus que estavam em Jâmnia tornou-se o grupo dominante no decorrer da história judaica, e hoje muitos judeus aceitam tal cânon. Entretanto, alguns judeus, como os da Etiópia, seguiam um cânon diferente, e idêntico ao cânon Católico do Antigo Testamento, pois incluíam os sete livros deuterocanônicos (cf. Enciclopédia Judaica, vol 6, p. 1147). Não é necessário dizer que a Igreja não aderiu ao resultado de Jâmnia. Primeiro, um Concílio judaico após a época de Cristo não guarda ligações com os seguidores de Cristo. Segundo, Jâmnia rejeitou precisamente os documentos que constituíam a base da Igreja Cristã - os Evangelhos e outros documentos do Novo Testamento. Terceiro, rejeitando os deuterocanônicos, Jâmnia rejeitou livros que foram usados por Jesus e os apóstolos e que estavam contidos na edição da Bíblia que os apóstolos usaram no dia-a-dia - a Septuaginta.
Shalom!
Everaldo - Colaborador do Apostolado Berakash
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.