A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » » #Clara de Assis: jovem, rica e bela, se enclausurou não por perder a razão, mas encontrado a verdadeira razão de viver: Jesus Cristo!

#Clara de Assis: jovem, rica e bela, se enclausurou não por perder a razão, mas encontrado a verdadeira razão de viver: Jesus Cristo!

Written By Beraká - o blog da família on sábado, 5 de agosto de 2023 | 11:51

 


 


Clara de Assis, em italiano Santa Chiara d'Assisi, nascida Chiara d'Offreducci (Assis, 16 de julho de 1194 — Assis, 11 de agosto de 1253), foi a fundadora do ramo feminino da ordem franciscana, a chamada Ordem de Santa Clara (ou Ordem das Clarissas). Pertencia a uma família nobre e era dotada de grande beleza. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, tanto que, ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por São Francisco de Assis, foi tomada pela irresistível tendência religiosa de segui-lo. Enfrentando a oposição da família, que pretendia arranjar-lhe um casamento vantajoso, aos dezoito anos Clara abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isto foi ao encontro de São Francisco de Assis na Porciúncula e fundou o ramo feminino da Ordem Franciscana, também conhecido por "Damas Pobres" ou Clarissas. Viveu na prática e no amor da mais estrita pobreza.










O seu primeiro milagre foi em vida, demonstrando a sua grande fé. Conta-se que uma das irmãs da sua congregação havia saído para pedir esmolas para os pobres que iam ao mosteiro. Como não conseguiu quase nada, voltou desanimada e foi consolada por Santa Clara que lhe disse: "Confia em Deus!". Quando a santa se afastou, a outra freira foi pegar no embrulho que trouxera e não conseguiu levantá-lo, pois tudo havia se multiplicado. Em outra ocasião, quando da invasão de Assis pelos sarracenos, Santa Clara apanhou o ostensório com a hóstia consagrada e enfrentou o chefe deles, dizendo que Jesus Cristo era mais forte que eles. Os agressores, tomados de repente por inexplicável pânico, fugiram. Por este milagre Santa Clara é representada segurando o Ostensório na mão.









Um ano antes de sua morte em 1253, Santa Clara assistiu a Celebração da Eucaristia sem precisar sair do seu leito. Neste sentido é que é aclamada como protetora da televisão.Diversos episódios da vida de Santa Clara e São Francisco compõem as florinhas de São Francisco.[2] Escritos muitos anos após a morte de ambos, é difícil atestar a correção destes relatos, mas, com certeza, retratam bem o espírito de ambos e os primeiros acontecimentos quando da criação das Ordens Franciscanas.





Eventos importantes da vida de Santa Clara de Assis




-1194:Nascimento de Santa Clara, na casa paterna da praça de São Rufino, em Assis. Filha mais velha de Hortolana e Bernardino.



-1200:Estabelecimento da Comuna de Assis. A família de Clara, nobre, refugia-se em Corozano, por causa de uma revolução popular. Depois vai para Perugia onde permanece até 1204.

 


-1210:Francisco prega na Catedral de São Rufino, Clara pode estar presente. Neste ano é possível terem-se encontrado.



-1211:Encontros com Francisco: Clara tem 17 anos e Francisco 29.

 


-1212: 18 de março - Domingo de Ramos - Clara sai de casa e se consagra a Deus na Porciúncula. No dia 19, vai para o mosteiro de São Paulo das Abadessas. Pouco depois vai para ermida de Santo Ângelo de Panço. 4 ou 5 de abril - Ines, irmã de Clara, se junta a ela em Santo Ângelo de Panço. Pouco tempo depois, Francisco leva-as para São Damião. Em agosto entra Pacífica de Guelfúcio, já em São Damião. Francisco dá as irmãs sua primeira forma de vida.

 


-1216:Por conselho de Francisco Clara aceita a regra de São Bento e o título de abadessa. Mas consegue o "privilégio da pobreza" de Inocêncio III.

 


-1218:O papa, Honório III, concede ao Cardeal Hugolino plenos poderes para cuidar das irmãs pobres.



-1219:Frei Felipe Longo de Atri se torna visitador das Irmãs Pobres.

 


-1220:Clara recebe a carta do Cardeal Hugolino, logo após a Páscoa, em que ele a chama de “Mãe da minha Salvação”.



-1224:Clara começa a estar habitualmente bastante doente.



-1225:As monjas de Santo Apolinário adotam a forma de vida de São Damião.

 


-1226:Francisco compõe o Audite Poverelle.

 


-1227:Publicada a bula "Quoties Cordis” que põe as Clarissas aos cuidados dos frades.

 


-1228:18 de julho - O cardeal Reinaldo lista oficialmente 24 mosteiros.

 


-1234:Inês de Praga entra na Ordem. Clara lhe escreve a primeira carta.

 


-1235:O Papa, pela carta 'Cum relicata saeculi", quer que Inês aceite propriedades. O que motiva a segunda carta de Clara.



-1237:Com a bula "Omnipotens Deus" o Papa Gregório IX revoga a "Cum relicata Saeculi"

 


-1238:Clara escreve a terceira carta a Inês. E o Papa concede o privilégio da pobreza a Inês.



-1240:Com a oração diante do Santíssimo, Clara defende a cidade de Assis do ataque dos sarracenos.



-1247: 6 de agosto - o Papa Inocêncio IV concede às Clarissas a regra de São Francisco. Clara pode ter começado a escrever seu testamento (só serve de base jurídica).



-1248:17 de julho - Uma bula confirma Reinaldo de Segni como Cardeal protetor das Damas Pobres e dos menores



-1250:Agrava-se o estado de saúde de Santa Clara, que começa a escrever sua forma de vida definitiva, na redação que conhecemos.



-1252:16 de setembro - O Cardeal Reinaldo aprova a forma de vida de Santa Clara.

 


-1253:Clara escreve sua última carta a Santa Inês de Praga. Após uma visita a Clara moribunda, Papa Inocêncio IV manda apressar a aprovação de sua regra pela bula "Solete Anuere", válida só para São Damião. 10 de agosto - A Bula da provação é levada para Clara em seu leito de morte. 11 de agosto - Data da morte de Santa Clara.

 



-1255:23 de agosto - Canonização de Santa Clara, na Catedral de Anagni. Publicação de sua lenda, escrita por Tomás de Celano. Publicação da bula de Canonização "Clara claris Perclara".



-1257:Mudança das Irmãs de São Damião para o proto-mosteiro, junto do corpo de Santa Clara. (Ou em 1260?).

 


-1258: São Boaventura de Bagnoregio é eleito ministro geral da Ordem dos Frades Menores.

 


-1259: Aprovação da Regra de Isabel de Longchamp. Carta de São Boaventura às Irmãs de São Damião.

 


-1260:3 de outubro - O corpo de Santa Clara é solenemente trasladado para a basílica que está sendo construída em sua honra ao lado da igreja de São Jorge. Um decreto do capítulo geral de Barcelona manda frades e irmãs celebrarem a festa da trasladação de Santa Clara, no dia 2 de outubro.

 


-1263:18 de outubro - Papa Urbano IV promulga uma nova Regra para as Clarissas (nome pelo qual passam a ser conhecidas as “damianitas”), correção da Regra de Isabel de Longchamp.O capítulo geral dos Frades Menores reconhece como biografia oficial de São Francisco a Legenda Maior, mandando queimar as outras.



-1296:A bula "Quasdam litteras", do Papa Bonifácio VIII, põe fim às dificuldades de relacionamento, impondo aos Frades Menores que assumam a responsabilidade pelas Clarissas.



-1850: 30 de agosto - é descoberto o sarcófago com o corpo de Santa Clara. 23 de setembro - abertura solene do sarcófago.

 


-1872: 30 de outubro - O corpo de Santa Clara é levado para a nova cripta da sua basílica e exposto aos fiéis.



-1893:Descoberta do original da Regra de Santa Clara no meio de suas roupas.



-1915:Descoberta das Cartas de Clara a Santa Inês de Praga, na biblioteca de Milão.

 


-1920:Descoberta de uma cópia do Processo de Canonização de Santa Clara, na Biblioteca Landau, em Florença.

 


-1958: 14 de fevereiro - Papa Pio XII proclama Santa Clara padroeira da televisão.

 


-1976:Descoberta do cântico “Audite Poverelle”, composto por São Francisco para Clara e suas Irmãs.



-1982: 12 de novembro - Papa João Paulo II canoniza Santa Inês de Praga.

 


-1987: 11 de abril - Depois de um adequado reconhecimento e de uma nova recomposição, o corpo de Santa Clara volta a seu lugar na basílica para ser venerado por seus fiéis.

 





O FLORESCIMENTO DA Ordem de Santa Clara DE ASSIS NO MUNDO

 




 







A Ordem de Santa Clara, ou Ordem das Clarissas — originalmente denominada a Ordem das Damas Pobres e mais tarde as Pobres Claras, as Clarissas, as Minoretas, a Ordem Franciscana Clarista e a Segunda Ordem de São Francisco — é uma ordem religiosa católica feminina de clausura monástica. Fundada em 1212 por Santa Clara de Assis a pedido de São Francisco de Assis, quem lhe redigiu a regra, foi aprovada pelo Papa Gregório IX.










Em 1212, a jovem Clara de Assis seguiu o exemplo de São Francisco de Assis e viveu, dentro da clausura e na contemplação, o ideal de pobreza evangélica. Surgiu, assim, a chamada Ordem das Clarissas, ou Segunda Ordem Franciscana. A Ordem de Santa Clara que fundou-se, então, no Convento de São Damião, em 1212, sob a orientação de Santa Clara e de São Francisco, e contou sempre o apoio dos Frades Menores. A ordem depressa se estendeu por toda a Europa e constitui hoje, com cerca de 1 500 mosteiros em todos os continentes, a ordem de clausura mais numerosa em toda a Igreja. Em 2012 a ordem contava com cerca de 20 mil clarissas em mais de 70 países. As Irmãs Clarissas chegaram a Portugal pouco depois da morte de Santa Clara, em 1254. A primeira comunidade religiosa instalou-se em Lamego, passando em 1259 para Santarém. Quando saiu o decreto a extinguir a vida religiosa em Portugal, em 1834, havia cerca de 100 mosteiros de Irmãs Clarissas em Portugal. Com a morte da última religiosa todos os mosteiros passavam para a fazenda pública. Assim nos fins do século XIX foram encerrando todos os mosteiros.A vida claustral das clarissas começou a reorganizar-se a partir de 1928, com algumas jovens que cresceram nos antigos mosteiros, conhecendo assim o carisma de Santa Clara. Com esses pequenos núcleos e com um grupo de freiras vindas de Espanha começaram-se a formar as primeiras comunidades, primeiro no Louriçal, em 1928, e na ilha da Madeira, em 1931. Atualmente são 13 os mosteiros constituídos e 1 novo em fase de aprovação.

 




Santas que pertenceram a esta ordem religiosa (ALGUMAS foram rainhas ou princesas):

 



1)-Santa Inês de Praga


2)-Santa Isabel de Portugal


3)-Santa Isabel da Hungria


4)-Santa Camila Baptista de Varano











CLARISSAS Servas de Deus e Veneráveis (A CAMINHO DA BEATIFICAÇÃO)




1)-Madre Maria do Lado – fundadora das Escravas do Santíssimo Sacramento que se uniram à Ordem de Santa Clara


2)-Madre Teresa da Anunciada – mística católica portuguesa que promoveu a devoção ao Senhor Santo Cristo dos Milagres


3)-Madre Virgínia Brites da Paixão – mística católica portuguesa que promoveu a devoção ao Imaculado Coração de Maria


4)-Madre Vitória da Encarnação – mística católica brasileira que pertenceu a esta ordem religiosa






Mosteiros de Clarissas no Brasil

 



1)-Mosteiro Nossa Senhora dos Anjos

Rua do Jequitibá 41 – Gávea

222470-110 – Rio de Janeiro-RJ

irmasclarissas@gmail.com

www.irmasclarissas.org.br



2)-Mosteiro Santa Clara

Rua Capitão João Alves de Lira 136 – Prata

Caixa Postal 349

58100-970 – Campina Grande-PB

clarissaspb@gmail.com



3)-Mosteiro Santa Clara

Rua Santa Rita Durão 888

30140-111 – Belo Horizonte - MG



4)-Mosteiro São Damião

Rua Vicente da Fontoura 448

90640-000 – Porto Alegre-RS

http://clarissaspoa.blogspot.com

clarissaspoa@gmail.com



5)-Mosteiro Santa Clara

Avenida Dom Prudêncio 291 – Jundiaí

Caixa Postal 41

75113-080 – Anápolis - GO



6)-Mosteiro Nazaré

Avenida Papa João XXIII 1113 – Petrópolis

88505-200 – Lages – SC

http://clarissaslages.blogspot.com

clarissas.lages@brturbo.com.br



7)-Mosteiro Sagrada Face

Rua Dr. Osvaldo Campos 817

28970-000 – Araruama - RJ



8)-Mosteiro Nossa Senhora de Guadalupe

Rua Irmã Coleta 01

Caixa Postal 110

59300-000 – Caicó – RN

mosteiroguadalupe@hotmail.com



9)-Mosteiro Monte Alverne

Rua do Bancário 1085 – Planalto

38413-147 – Uberlândia – MG

mosteiromontealverne@yahoo.com.br



10)-Mosteiro Santa Clara

Rua Santa Clara 229 – Botafogo

26041-355 – Nova Iguaçu – RJ

http://mosteiroclarissasnovaiguacu.blogspot.com

irmasclarissasnovaiguacu@gmail.com



11)-Mosteiro Santíssima Trindade

Rua Santa Clara s/nº - São Judas Tadeu

Caixa Postal 28

29700-970 – Colatina – ES

mosteirosantissimatrindade@gmail.com




12)-Mosteiro do Santíssimo Sacramento

Rua Paulino Barroso 1506 – Santa Clara

Caixa Postal 31

62700-000 – Canindé - CE



13)-Mosteiro Mater Christi

Rua, João Francisco 460 – Santa Edwigens

Caixa Postal 194

12500-790 – Guaratinguetá – São Paulo

irmasclarissasguara@fazenda.org.br



14)-Mosteiro Maria Imaculada

Rua Alameda santa Carolina 150 – Novo Horizonte

17514-830 – Marília – São Paulo

Imacmar2@yahoo.com.br



15)-Mosteiro Fraternidade São Francisco

Av. Herondina Cavalcanti 22 – Dom Jaime Câmara

59628-800 – Mossoró – RN

Caixa Postal 251

http://irmasclarissasmossoro.blogspot.com

mosteiro.fsfa@hotmail.com



16)-Mosteiro Santa Clara de Deus Trino

Caixa Postal 5058

72061-970 – Brazlândia - DF



17)-Mosteiro Imaculada Conceição da Mãe de Deus

Caixa Postal 1541

44075-972 – Feira de Santana - BA



18)-Mosteiro Nossa Senhora das Alegrias

Rua Carlos Luz 50 – São José

78260-000 – Araputanga – MT

mosteirodasalegrias@gmail.com



19)-Mosteiro Mãe da Providência

Av. Tancredo Neves 2208 – Alto Alegre

85805-000 – Cascável – PR

http://irmasclarissasparana.blogspot.com

mosteiromaedaprovidencia@gmail.com



20)-Mosteiro Santa Maria dos Anjos

Rua sargento Moisés Soares da Silva

Quadra 06 – Lote 15

Parque Alvorada

79823-250 - Dourados - MS





Mosteiros de "Clarissas Capuchinhas" no Brasil



 







 

A Ordem das Irmãs Clarissas Capuchinhas é uma ordem religiosa católica pertencente à Segunda Ordem Franciscana, que constitui o ramo feminino da reforma franciscana dos Frades Menores Capuchinhos. A história da Ordem tem início em 1522, ano em que María Lorenza Longo, uma viúva nobre espanhola, funda em Nápoles um hospital para doentes incuráveis, atualmente conhecido como o Complesso degli Incurabili, que fica a cargo de uma comunidade da Ordem terceira franciscana da qual a fundadora fazia parte. 










Com a chegada da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (frades capuchinhos) a Nápoles em 1529, María Lorenza interessa-se pela reforma capuchinha que estava na origem da criação daquela ordem alguns anos antes. Em 1533 a direção do hospital ficou a cargo de São Caetano de Thiene, que em 1535 conseguiria a aprovação canónica da nova ordem feminina com o nome de Irmãs Franciscanas da Terceira Ordem, de carácter marcadamente contemplativo e adoptando a clausura. Em 1538 São Caetano vira a sua atenção para os capuchinhos, cuja influência é então mais intensa. Em 10 de setembro desse ano, Paulo III confirmava de forma definitiva a fundação da ordem, colocando-a sob a Regra de Santa Clara, e a direção espiritual dos capuchinhos. Para uma maior observância, María Lorenza adotou as regras da também clarissa Santa Colette de Corbie, adaptando-as e acrescentando-as com algumas das regras dos capuchinhos. María Lorenza morreu em 1542. Nesse tempo já o mosteiro de Nápoles tinha ganho fama de santidade e a expansão da ordem começou. Em 1553 instalou-se em Perúgia, em 1561 em Gubbio, pouco depois em Roma. Em Milão, São Carlos Borromeu fundou três mosteiros.O primeiro mosteiro em Espanha foi erigido em 1588 em Granada por Lucía de Ureña, embora só em 1625 foi autorizado a emitir votos solenes.O primeiro mosteiro na América foi fundado no México em 1665. Em 2005, a ordem contava com 160 mosteiros e 2.209 freiras. No Brasil há cinco mosteiros da ordem em Flores da Cunha (RS), Macapá (AP), Palmas (TO), Juína (MT) e Manaus (AM).


 

 



1)-Mosteiro Nossa Senhora do Brasil

Rua Bento Gonçalves 747

Caixa Postal 77

95270-000 – Flores da Cunha – RS

irclarissascapuchinhas@gmail.com

 



2)-Mosteiro de São Francisco e Santa Clara

Rua das Palmeiras 83

Caixa Postal 174

78320-000 – Juina – MT

claricap@juina-fox.com.br

 



3)-Mosteiro Coração Eucarístico de Jesus

e Nossa Senhora Aparecida

Caixa Postal 1070

77001-970 – Palmas – TO

claripalmas@yahoo.com.br

 


4)-Mosteiro Santa Verônica Giuliani

Caixa Postal 97

68906720 – Macapá AP

mabercap@hotmail.com

 


5)Irmãs Clarissas Capuchinhas Sacramentárias

 Mosteiro São Damião

Rua Carreiro Castanha 853 – Jorge Teixeira

69079-462 – Manaus – AM

ccsmanaus@yahoo.com.br




Personagens relevantes das Clarissas Capuchinhas





1)-Santa Verónica Giuliani (1660-1727), primeira santa capuchinha.








2)-Beata María Ángela Astorch (1592-1665), fundadora dos mosteiros de Saragoça e Múrcia.



3)-Ángela Serafina Prat (1543-1608), fundadora do mosteiro de Barcelona.



4)-Ursula Micaela Morata (1628-1703), fundadora do mosteiro de Alicante.



5)-Beata María Magdalena Martinengo (1687-1737).






Fonte: Wikipedia







HINO OFICIAL A SANTA CLARA DE ASSIS


 



Meus olhos não conseguem esquivar-se

À herança de meu berço não me apego.

O olhar do meu SENHOR não quer disfarce,

Não posso resistir e assim me entrego.



 

(REFRÃO):"Me mostra teu espelho, Clara irmã!

Preciso dessa imagem cristalina!

Me ensina a cultivar, hoje e amanhã,

Ternura, paz e bem, em cada esquina."



 

O império da cobiça e violência,

Firmou-se e fez escola neste mundo.

Mas tenho de outro Mestre a referência:

"Quem abre o coração é mais fecundo."

 







-----------------------------------------------------









Apostolado Berakash – Trazendo a Verdade: Se você gosta de nossas publicações e caso queira saber mais sobre determinado tema, tirar dúvidas, ou até mesmo agendar palestras e cursos em sua paróquia, cidade, pastoral, e ou, movimento da Igreja, entre em contato conosco  pelo e-mail:







filhodedeusshalom@gmail.com


 

 

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger