A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo opinativo desta página.
Home » , , » Diaconia: Pastorais, movimentos e serviços na Igreja – onde e como posso servir e me engajar na minha paróquia?

Diaconia: Pastorais, movimentos e serviços na Igreja – onde e como posso servir e me engajar na minha paróquia?

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 21 de junho de 2023 | 17:41








É costumeiro nos depararmos com pessoas e situações onde temos que fazer flexibilizações e adaptações entre o ideal e o real. O ideal seria que a "diaconia" (serviço) viesse após as etapas do querígma (anuncio e experiência de Deus), depois a catequese (formação catecumenal), a koinonia (vida comunitária com a participação na vida litúrgica da igreja), e somente depois a diaconia (lembrando que a quinta e última fase do processo formativo do Cristão, é a MARTIRIA: testemunho da fé até as últimas consequências), mas cada caso é um caso! A messe é grande os operários são poucos, e se alguém quer servir, não vai faltar trabalho! Além de que, Deus tem planos para cada um de seus filhos aos quais desconhecemos, e onde Ele mesmo faz os ajustes em pleno voo. O próprio Jesus nos deixou esse exemplo na parábola dos trabalhadores desocupados chamados a trabalhar na sua vinha (Mateus 20,1-16). Aquele Sr que os contrata (o próprio Deus), não quis saber de antecedentes criminais, ficha corrida, qualificação, ou a condição moral dos trabalhadores desocupados (se casado, solteiro, separado, adúltero, amancebado, etc), apenas os convidou e contratou aqueles que quiseram trabalhar. (Para entender melhor este agir de Deus, sugiro que assistam esses dois Dramas baseados em fatos reais: “Inseparáveis” com Oscar Martinez e Rodrigo de la Serna -, e “Padre Johnny” com Dawid Ogrodnik e Piotr Trojan).


 








O que são as pastorais?




Pastoral é uma ação da igreja católica, ou um conjunto de atividades pelas quais realiza a sua missão de continuar a ação de Jesus Cristo, evangelizando e proclamando o Evangelho, por meio do serviço , do dialogo e do testemunho de comunhão. Como instituição a igreja católica também presta serviços à comunidade, promovendo a dignidade das pessoas, renovando a comunidade, formando o povo de Deus e participando da construção de uma sociedade justa e solidária. As Pastorais são trabalhos desenvolvidos pela Igreja, numa ação organizada e dirigida pela Diocese e Paróquia para “atender” determinada situação em uma realidade específica.Todos têm uma função, um carisma, um jeito de viver, porém, todos são importantes para que o Reino de Deus aconteça. Com as nossas virtudes e defeitos, estamos a caminho, na estrada, procurando a nossa conversão em Cristo. A finalidade da Igreja Católica é evangelizar, ou seja, difundir os ensinamentos deixados por Jesus nos evangelhos e nos livros sagrados. Para que a Igreja possa fazer essa divulgação do Santo Evangelho, precisa ter um mínimo de organização estratégica, um projeto de evangelização que é distribuído a vários grupos em diferentes setores. Esses setores são chamados “pastorais” e as pessoas que trabalham nessas pastorais são chamadas “agentes pastorais” ou “agentes de pastoral”.

 






Todos os membros das pastorais são voluntários, mas recebem formação para exercerem o trabalho que a elas correspondem. São coordenadas pela Diocese que promove regularmente cursos e encontros de formação, para que os “agentes de pastoral” possam trabalhar junto às comunidades com plena consciência do que estão fazendo e da finalidade do seu trabalho.No Brasil, a Igreja Católica busca atingir públicos distintos, visando atender determinada situação em uma realidade um pouco mais específica dentro e muitas vezes fora da paróquia, atuando em diversos setores, através das Comissões e Pastorais (comumente conhecidas como pastorais sociais). Não devemos confundir pastorais sociais com grupos, movimentos, missões, equipes e/ou serviços da igreja católica, pois eles divergem entre si. 





As pastorais mais conhecidas da Igreja Católica no Brasil são:




        Pastoral Afro-Brasileira

        Pastoral Carcerária

        Pastoral da Catequese

        Pastoral da Comunicação - PASCOM

        Pastoral da Criança

        Pastoral da Cultura

        Pastoral da Educação

        Pastoral da Juventude

        Pastoral da Juventude do Meio Popular

        Pastoral da Juventude Estudantil

        Pastoral da Juventude Rural

        Pastoral da Liturgia

        Pastoral da Mobilidade Humana

        Pastoral da Mulher Marginalizada - PMM

        Pastoral da Música

        Pastoral da Pessoa Idosa

        Pastoral da Sacristia

        Pastoral da Saúde

        Pastoral da Sobriedade

        Pastoral da Terra

        Pastoral de DST/AIDS

        Pastoral do Batismo

        Pastoral do Catecumenato

        Pastoral do Dízimo

        Pastoral do Menor

        Pastoral do Povo da Rua

        Pastoral do Surdo

        Pastoral do Turismo

    Pastoral dos Apóstolos Eucarísticos da Divina Misericórdia – AEDM’s

        Pastoral dos Brasileiros no Exterior

        Pastoral dos Coroinhas (e acólitos)

        Pastoral dos Migrantes

        Pastoral dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão

        Pastoral dos Movimentos de Obras de Misericórdia – MOM

        Pastoral dos Nômades

        Pastoral dos Pescadores

        Pastoral dos Refugiados

        Pastoral dos Terços e Novenas em Família

        Pastoral Familiar

        Pastoral Operária

        Pastoral Rodoviária

        Pastoral Social

        Pastoral Universitária

        Pastoral Vocacional




A Igreja Católica realiza a sua ação pastoral através de três funções:




-Função profética (anuncio) 


-Função litúrgica (lex credenci - lex orandi - lex vivendi)


-Função real (serviço - diaconia: "Vim para servir")











Por fim, as pastorais tem o objetivo de agir por meio da igreja no conjunto de atividades pelas quais a mesma realiza a sua missão de continuar a ação de Jesus Cristo junto a diferentes grupos e realidades.Além das pastorais, temos os grupos: São formados por fieis que se reúnem de forma espontânea, porém sempre com a licença e orientação do Pároco ou Vigário Paroquial e têm como base a oração e a escuta da Palavra.  Os grupos reúnem-se para orar, formação, gerar fraternidade e o serviço comunitário, etc. Eles estão presentes nas dioceses, paróquias, capelas, colégios, universidades, presídios, entre outros. Nas reuniões, o  objetivo principal  de todos é  a oração para a evangelização.Tem também, os Movimentos, estes nascem e se formam num contexto externo à igreja local, mas atuam dentro da Paróquia. É uma ação dos leigos que pode envolver várias pastorais/serviços ao mesmo tempo. Estão mais ligados à vida comunitária dos participantes e, em geral, têm uma espiritualidade própria, e seguem um carisma fundante que lhe é próprio, incluindo suas atividade de evangelização e serviço. Geralmente estão sob a tutela e pastoreio do bispo local, ou seu delegado para acompanhar.

 



 

Movimentos Paroquiais




 

-ECC: Encontro de Casais com Cristo


-JOB para Cristo (Grupo de Jovens)


-Legião de Maria


-Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt (Mãe Peregrina)


-Movimentos das Mil Ave Marias


-Oficina de Oração


-Terço dos Homens


-Segue-me


-Cursilhos de Cristandade


-Equipes de N. Sra.



 

 

 

Algumas paróquias e dioceses oferecem também, os "SERVIÇOS". São trabalhos que visam oferecer uma assistência religiosa, espiritual, formativa social e moral, diante das necessidades de pessoas ou grupos. Portanto, promovem o encontro com Deus, a fraternidade, o fortalecimento espiritual e a vida humana. São serviços eclesiais: 




-O "Encontro de Noivos" aos que se preparam para o Matrimônio. 



-O "Encontro de Pais e Padrinhos" que se preparam para batizar seus filhos. 



-O "Encontro de Legitimação Matrimonial" para casais que estão juntos, mas que ainda não receberam o Sacramento do matrimônio. 



-A "Escolinha Dominical para crianças" (geralmente voltada para aquelas que já fizeram a primeira eucaristia) - Exemplo: " Infância Missionária".



-Grupo de "encontro e aconselhamento Familiar" para famílias que precisam de orientação. 



- As obras assistenciais de caridade.



- "Cursos de conscientização", entre outros. 






NO LINK ABAIXO OS CONTATOS DO SERVIÇO DE APOIO A "PESSOAS HOMOAFETIVAS" PRESTADO PELO "COURAGE" MAIS PRÓXIMO A VOCÊ:

 




https://www.couragebrasil.com/contato











Há ainda os ministérios, que se referem aos dons de Deus para o serviço da comunidade, como por exemplo: 



-O "Ministério da Palavra" (leitores) 


-O "Ministério de Música" (canto e instrumentos)


- O "Ministério de liturgia" (acólitos e apoiadores(as)).


- "Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão" (servem com escalas nas Missas, fazem a celebração da palavra na ausência de padres ou diáconos, e levam a eucaristia a pessoas enfermas, e ou impossibilitadas de deslocar-se).


- "Ministério de artes" (dança litúrgica, ornamentações e apresentações religiosas como a Paixão de Cristo e Via Sacras vivas).




Todos esses serviços e ministérios acima citados, seu significado está atrelado à palavra “servir” e pode ser entendido como uma missão ministerial, divina, oficializada pela hierarquia da Igreja.





CONCLUSÃO:










Todos estes meios de servir a Jesus e sua igreja, podem até ter meios diferentes, mas o destino é um só: a evangelização. Pastorais, movimentos e ministérios podem até apresentar formatos quanto À sua formação e práticas, mas a difusão da palavra de Deus é não apenas o que os une, mas também o que legitima a sua existência. Agora que você compreendeu as principais diferenças entre o papel das pastorais, movimentos, serviços, grupos e ministérios da nossa Igreja, cabe refletir: 




"onde me sinto chamado(a)  por Deus a trabalhar em Sua vinha?"

 

 

 


Francisco José Barros Araújo – Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica do RN, conforme diploma Nº 31.636 do Processo Nº  003/17




 

BIBLIOGRAFIA

 



 

-https://www.cnbb.org.br/pastorais/

 

-https://www.santuariodeaparecidarp.com.br/o-que-sao-pastorais

 

-https://catedralsaoluizgonzaganh.wordpress.com/2017/07/06/pastorais-grupos-e-movimentos-o-que-sao-quais-as-diferencas-entre-eles/

 

-http://lidercatolico.com.br/o-papel-das-pastorais-movimentos-e-servicos-nas-paroquias/





..............................





Apostolado Berakash – A serviço da Verdade - Se você gosta de nossas publicações e caso queira saber mais sobre determinado tema, tirar dúvidas, ou até mesmo agendar palestras e cursos em sua Igreja, grupo de oração, paróquia, cidade, pastoral, e ou, movimento da Igreja, entre em contato conosco  pelo e-mail:






filhodedeusshalom@gmail.com

 

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

POSTAGENS MAIS LIDAS

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger