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O mundo será salvo pela beleza - Dostoievski

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 27 de dezembro de 2011 | 23:22


Pregador do Papa: Imaculada Conceição, "Festa da beleza"

Padre Raniero Cantalamessa comenta o Evangelho da Solenidade mariana

Dizendo que Maria é a Imaculada, dizemos dela duas coisas, uma negativa e uma positiva: negativamente, que foi concebida sem a «mancha» do pecado original; positivamente, que chegou ao mundo cheia já de toda graça.

Nesta palavra está a explicação de tudo o que Maria é. O Evangelho da festa o sublinha fazendo que voltemos a escutar a palavra do anjo: «Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo».


A palavra graça tem dois significados. Pode significar favor, perdão, anistia, como quando dizemos de um condenado à morte que obteve graça. Mas pode significar também beleza, fascinação, amabilidade.

O mundo de hoje conhece bem este segundo sentido de graça, o único que conhece.

Também na Bíblia graça tem estes dois significados. Indica antes de tudo e primeiramente o favor divino gratuito e imerecido que, em presença do pecado, traduz-se em perdão e misericórdia, mas indica também a beleza que se deriva deste favor divino, o que chamamos de estado de graça.

Em Maria encontramos estes dois significados de graça. Ela é «cheia de graça» antes de tudo porque foi objeto de um favor e de uma eleição únicos; ela foi também «agraciada», isto é, salva gratuitamente pela graça de Cristo. (Ela foi preservada do pecado original, «em previsão dos méritos de Cristo!»).

Mas é «cheia de graça» também no sentido de que a eleição de Deus a fez resplandecente, sem mancha, «toda bela», «tota pulchra», como canta a Igreja nesta festa.


Se a Imaculada Conceição é a festa da graça e da beleza, esta tem algo importantíssimo que dizer-nos hoje. A beleza toca todos nós, é dos alicerces mais profundos da ação humana.

O amor por ela nos une a todos. «O mundo será salvo pela beleza», disse Dostoievski. Mas devemos acrescentar imediatamente, o mundo também pode perder-se pela beleza.

Por que tão freqüentemente a beleza transforma-se em uma armadilha mortal e em causa de delitos e de lágrimas amargas?

Por que muitas personalidades da beleza, a partir de Helena, de Homero, foram causa de enormes lutos e tragédias e muitos modernos mitos de beleza (o último o de Marilyn Monroe) acabaram de forma tão triste?

Pascal diz que existem três ordens de grandeza, ou categorias de valores, no mundo:



1)- A ordem dos corpos e das coisas materiais,
2)- A ordem da inteligência e do gênio,
3)- A ordem da bondade ou santidade.

Pertencem à primeira ordem a força, as riquezas materiais; pertencem à segunda ordem o gênio, a ciência; pertencem ao terceiro nível a bondade, a santidade, a graça.

Entre cada um destes níveis e o sucessivo há um salto de qualidade quase infinito.

Ao gênio não tira nem põe nada o fato de ser rico ou pobre, belo ou feio; sua grandeza situa-se em um plano diferente e superior. Da mesma forma, ao santo não acrescenta nem tira nada o fato de ser forte ou hábil, rico ou pobre, um gênio ou um iletrado: sua grandeza situa-se em um plano diferente e infinitamente superior.

O músico Gounod dizia que uma gota de santidade vale mais que um oceano de gênio.

Tudo o que Pascal diz da grandeza em geral aplica-se também à beleza. Existem três tipos de beleza: a beleza física ou dos corpos, a beleza intelectual ou estética e a beleza moral e espiritual. Igualmente aqui entre um plano e o sucessivo há um abismo.

A beleza de Maria Imaculada situa-se no terceiro plano, o da santidade e da graça, mais ainda, constitui seu vértice, depois de Cristo. É beleza interior, feita de luz, de harmonia, de correspondência perfeita entre a realidade e a imagem que Deus tinha ao criar a mulher. É Eva em todo seu esplendor e perfeição, a «nova Eva».

Nós, cristãos, depreciamos ou temos medo da beleza, no sentido ordinário do termo? Em absoluto. O Cântico dos Cânticos celebra esta beleza na esposa e no esposo, com entusiasmo e sem complexos. Também ela é criação de Deus, e mais, a própria flor da criação material.

Mas dizemos que ela deve ser sempre uma beleza «humana», e por isso reflete de uma alma e de um espírito. Não pode ser rebaixada ao nível de beleza puramente animal, reduzida a puro clamor para os sentidos, a instrumento de sedução, a sex appeal. Será desumanizada.


Todos podemos fazer algo para entregar às gerações que virão um mundo um pouco mais belo e limpo, ao eleger bem o que deixamos entrar em nossa casa e em nosso coração através das janelas dos olhos.


Aquilo que foi para Maria o ponto de partida na vida é para todo crente o ponto de chegada.


Também a Igreja de fato está chamada a ser um dia «sem mancha nem ruga, mas santa e imaculada» (Ef 5, 27).

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Anônimo
6 de janeiro de 2012 às 22:01

Vc pode mostrar as diversas religiões candomblé , espiritismo , hinduismo , protestantismo , agnoticismo o que elas acreditam , seus preceitos e tudo sem preconceito certo não procure saber em sites evangelicos como é o candomblé vai num terreiro de candomblé entendeu posts videos no yotube pra mostrar que se Deus não existe porque tem tantas religiôes e muitas pessoas sao ateus por achar que só existe igreja catolica e evangélica . Ah e outra no Livro dos espirítos tem um capitulo falando sob a existencia de Deus como na vida não exsite causa sem efeito e nada origina do nada então existe Deus .E tbm muitos desconhecem o conceito de carma e darma hinduista ou no espiritismo ação e reação que é um pouco diferente .

Anônimo
6 de janeiro de 2012 às 22:02

ah não se esqueça da umbanda

7 de janeiro de 2012 às 09:41

Prezado Anônim Umbandista,

Apesar de sua missiva não ter nada haver com a matéria postada, segue uma orientação segura pra você:

Deus odeia apenas o pecado (Falsas doutrinas: Umbanda e outras), mas ama e quer salvar o pecador(Umbandista), que é mais vítima que cumplice das armadilhas do demônio, incluindo esta em que você infelizmente caiu.

Na Umbanda, encontram-se vários elementos africanos que é denominado de fetichismo, são usados conjuntamente com elementos de bruxaria européia, como por exemplo, o famoso livro de São Cipriano, elementos constantes de superstição, o que a nossa Santa Madre Igreja Católica condena, tais como mau-olhado, encruzilhada, gato preto e etc, todos eles também condenados pela Sagrada Escritura em Dt. 18,10-12.

Além disso, a Umbanda considera o homem como uma parícula da divindade (heresia!) e aceita a necromancia (adivinhação pela evoação dos mortos). Nesta "religião", também são realizados trabalhos à favor de alguém (magia branca-umbanda) ou contra alguma pessoa (magia negra-quibanda). E todos nós sabemos o sentido do termo "trabalho" para a Umbanda.

É um costume dos adeptos desta religião usar elementos do Catolicismo em sua religião, tais como os Santos da Igreja, fazendo uma mistura deles com alguns deuses pagãos. Valem-se de adivinhações com búzios e/ou rosário ou colar de ifá.

A posição das Sagradas Escrituras em relação à estas práticas demoníacas, é muito clara, como vemos no Antigo Testamento, em Deuteronômio: Dt 18, 10-12.

Saia das trevas enquanto é tempo e venha para a luz de Cristo, a macumba não vai te levar para Deus, mas para Satanás o pai da mentira.

Shalom !!!

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