A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » OS HOMENS SÃO DE MARTE MULHERES SÃO DE VÉNUS?

OS HOMENS SÃO DE MARTE MULHERES SÃO DE VÉNUS?

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 | 10:12





Imagine que os homens são de Marte e as mulheres de Vênus. Um dia, há muito tempo, os marcianos, olhando através de seus telescópios, descobriram as venusianas. Bastou uma olhadela nas venusianas para despertar sentimentos desconhecidos até então. Eles se apaixonaram e rapidamente inventaram a viagem espacial e voaram até Vênus. As venusianas receberam os marcianos de braços abertos. Elas sabiam intuitivamente que esse dia iria chegar. Seus corações se abriram para um amor que nunca tinham sentido antes. O amor entre as venusianas e os marcianos era mágico. Eles se deliciavam em estar juntos, fazer coisas juntos e participar juntos. Apesar de serem de mundos diferentes, eles se divertiam com suas diferenças. Passaram meses aprendendo um sobre o outro, explorando e apreciando suas necessidades, preferências e padrões de comportamento diferentes. Por anos seguidos viveram juntos em amor e harmonia.













Aí eles decidiram voar para a Terra. No começo tudo era maravilhoso e lindo. Mas os efeitos da atmosfera da Terra assumiram o controle, e certa manhã todos acordaram com um tipo peculiar de amnésia ? a amnésia seletiva! Tanto os marcianos quanto as venusianas esqueceram que eram de planetas diferentes e que deviam ser diferentes. Naquela manhã tudo o que tinham aprendido sobre suas diferenças foi apagado de sua memória. E desde esse dia homens e mulheres têm vivido em conflito.




LEMBRANDO NOSSAS DIFERENÇAS






Sem a consciência de que deveriam ser diferentes, homens e mulheres estão em disputa uns com os outros. Nós geralmente ficamos nervosos ou frustrados com o sexo oposto porque esquecemos dessa verdade importante. Esperamos que o sexo oposto se pareça mais conosco. Desejamos que "que iram o que nós queremos" e "sintam como nós sentimos". Supomos erroneamente que se o(a) nosso(a) parceiro(a) nos ama, vai reagir e se comportar de certas maneira ? as maneiras que nós reagimos e nos comportamos quando amamos alguém. Essa atitude nos coloca numa situação de repetidas decepções e nos impede de levar o tempo necessário para comunicar amavelmente nossas diferenças.Supomos erroneamente que se o(a) nosso(a) parceiro(a)nos ama, vai reagir e se comportar de certas maneira! As maneiras que nós reagimos e nos comportamos quando amamos alguém?...Os homens esperam, equivocadamente, que as mulheres pensem, se comuniquem e reajam da maneira que os homens o fazem; as mulheres erroneamente esperam que os homens sintam, se  comuniquem e respondam da maneira que as mulheres o fazem. Nós nos esquecemos de que homens e mulheres devem ser diferentes. Como resultado, nossos relacionamentos vivem permeados de conflitos e atritos desnecessários. Reconhecer e respeitar claramente essas diferenças reduz drasticamente a confusão ao lidarmos com o sexo oposto. Quando você se lembra de que os homens são de Marte e as mulheres são de Vênus, tudo pode ser explicado.





UM RESUMO DAS DIFERENÇAS (QUE ENRIQUECEM-NOS):





Por todo esse livro eu discutirei nossas diferenças detalhadamente. Cada capítulo vai lhes trazer insights novos e cruc iais. Aqui estão as diferenças mais significativas que exploraremos: 




No capítulo 2, examinaremos como os valores dos homens e das mulheres são inerentemente diferentes e tentaremos entender os dois erros mais comuns no que diz respeito ao sexo oposto: os homens erroneamente oferecem soluções e invalidam sentimentos enquanto as mulheres oferecem conselhos e orientações não-solicitados. Através da compreensão do nosso passado marciano/venusiano se torna óbvio por que homens e mulheres cometem esses erros sem saber. Lembrando dessas diferenças, podemos corrigir nossos erros e responder imediatamente um ao outro de uma maneira mais produtiva.




No capítulo 3 descobriremos as maneiras diferentes com que homens e mulheres lidam com o estresse. Enquanto os marciano s tentam se afastar e pensar silenciosamente sobre o que os está incomodando, as venusianas sentem uma necessidade instintiva de conversar sobre aquilo que as incomoda. Você vai aprender novas estratégias para conseguir o que você quer nessas horas de conflito.




Nós vamos examinar como motivar o sexo oposto no capítulo 4. Os homens ficam motivados quando se sentem necessários, enquanto as mulheres ficam motivadas quando se sentem acalentadas. Nós discutiremos os três passos para melhorar relacionamentos e veremos como vencer nossos maiores desafios: os homens precisam superar sua resistência a dar amor enquanto as mulheres têm que superar sua resistência a recebê- lo.





No capítulo 5 você aprenderá como homens e mulheres comumente não se compreendem porque falam línguas diferentes. Um Dicionário fraseológico marciano/venusiano é fornecido para traduzir expressões comumente mal-interpretadas. Você aprenderá como homens e mulheres falam e até param de falar por razões inteiramente opostas. As mulheres saberão o que fazer quando um homem para de falar, e os homens aprenderão a ouvir melhor sem se frustrarem.



No capítulo 6 você descobrirá como homens e mulheres têm necessidades diferentes de intimidade. Um homem se aproxima, mas de repente precisa inevitavelmente se afastar. As mulheres aprenderão como suportar esse processo de afastamento de um modo que faça com que ele salte de volta para ela como um elástico. As mulheres aprenderão também os melhores momentos para ter conversas íntimas com um homem.




Examinaremos, no capítulo 7, como as atitudes amorosas de uma mulher aumentam e diminuem ritmicamente num movimento ondulatório. Os homens aprenderão como interpretar essas mudanças de sentimentos, algumas vezes repentinas. Os homens aprenderão também a reconhecer quando eles são mais necessários e como amparar habilidosamente nessas horas sem ter que fazer sacrifícios.




No capítulo 8 você descobrirá como homens e mulheres dão o tipo de amor de que precisam e não o tipo de amor de que o sexo oposto precisa. Os homens precisam primordialmente de um tipo de amor que seja confiante, que aceite e aprecie. As mulheres precisam primordialmente de um tipo de amor que seja carinhoso, que entenda e respeite. Você descobrirá as seis maneiras mais comuns pelas quais você pode, sem saber, estar desestimulando seu parceiro.




No capítulo 9 examinaremos como evitar discussões dolorosas. Os homens aprenderão que, agindo como se sempre estivessem com a razão, eles podem estar invalidando os sentimentos de uma mulher. As mulheres aprenderão como elas, sem saber, passam mensagens de desaprovação em vez de discordância, reforçando, desse modo, os sentimentos de defesa do homem. A anatomia de uma discussão será explorada com várias sugestões práticas para se estabelecer uma comunicação amparadora.




O capítulo 10 mostrará como homens e mulheres mantêm um placar de maneira diferente. Os homens aprenderão que para as venusianas qualquer presente de amor marca tantos pontos quanto qualquer outro presente, independente do tamanho. Em vez de se concentrarem em um grande presente, os homens são lembrados de que pequenas manifestações de amor são tão importantes quanto as grandes; 101 maneiras de marcar pontos com as mulheres estão catalogadas. As mulheres, no entanto, aprenderão a redirecionar suas energias para formas de marcar pontos com os homens, dando- lhes o que eles querem.




No capítulo 11, você aprenderá formas de se comunicar um com o outro durante os tempos difíceis. As maneiras diferentes de homens e mulheres ocultarem sentimentos são discutidas junto com a importância de compartilhar tais sentimentos. A Técnica da Carta de Amor é recomendada para expressar sentimentos negativos ao seu parceiro, como uma forma de descobrir o amor maior e o perdão. Você entenderá por que as venusianas têm maio res dificuldades para pedir ajuda no capítulo bem como por que os marcianos geralmente resistem aos pedidos. 




No capítulo 12:Você aprenderá como as frases "você poderia?" e "você pode?" desestimulam os homens e o que dizer em vez disso. Você aprenderá os segredos para encorajar um homem a se dar mais e descobrirá de várias maneiras o poder de ser breve, direta e de usar as palavras certas.




No capítulo 13, você descobrirá as quatro estações do amor. Essa perspectiva realista de como o amor muda e cresce irá lhe auxiliar a transpor os obstáculos inevitáveis que emergem em qualquer relacionamento. Aprenderá como seu passado ou o passado de seu parceiro podem afetar seu relacionamento no presente e descobrirá outros insights importantes para manter viva a magia
do amor.




Em cada capítulo de Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus, você descobrirá novos segredos para criar relacionamentos amorosos e duradouros. Cada nova descoberta aumentará sua habilidade para ter relacionamentos satisfatórios.





BOAS INTENÇÕES NÃO BASTAM





Apaixonar-se é sempre mágico. Parece eterno, como se o amor fosse durar para sempre. Nós ingenuamente acreditamos que, de alguma maneira, estamos isentos dos problemas que nossos pais tiveram, livres das probabilidades da morte do amor, certos de que era para ser assim e que nós estamos destinados a vivermos felizes para sempre.Mas quando a mágica desaparece e a vida cotidiana assume o poder, o que emerge é que os homens continuam a esperar que as mulheres pensem e reajam como homens, e as mulheres esperam que os homens sintam e se comportem como mulheres. Sem uma consciência clara das nossas diferenças, nós não nos dedicamos a entender e respeitar um ao outro. Nós nos tornamos reclamões, ressentidos, judiciosos e intolerantes. Com a melhor e mais amável das intenções o amor continua a morrer. De alguma forma os problemas se introduzem. Os ressentimentos se edificam. A comunicação sucumbe. A desconfiança aumenta. Os resultados são rejeição e repressão. A magia do amor está perdida. Nós nos perguntamos: Como isso acontece? Por que acontece? Por que acontece conosco? Para responder a essas perguntas, nossos maiores pensadores têm desenvolvido modelos  psicológicos e filosóficos brilhantes e complexos. Mesmo assim o velho padrão retorna.




 






O amor acaba. Acontece com quase todo mundo. A cada dia milhões de pessoas estão procurando por um parceiro para experimentarem aquele sentimento especial de amor. A cada ano milhões de casais se juntam com amor e então se separam dolorosamente porque perderam aquele sentimento amoroso. Daqueles que são capazes de sustentar o amor por tempo suficiente para se casarem, somente 50% ficam casados. Desses que ficam juntos, possivelmente outros 50% não estão satisfeitos. Eles ficam juntos por fidelidade e por obrigação ou por medo de terem de começar tudo de novo. Muito poucos indivíduos, de fato, são capazes de crescer em amor. Ainda assim, isso acontece. Quando homens e mulheres são capazes de respeitar e aceitar suas diferenças, então o amor tem uma chance de desabrochar.Através da compreensão das diferenças ocultas do sexo oposto nós podemos, com maior sucesso, dar e receber o amor que está em nossos corações. Através da validação e aceitação das diferenças, soluções criativas podem ser descobertas por onde podemos ter sucesso em conseguir o que queremos. E, mais importante, nós podemos aprender como amar e amparar melhor as pessoas com as quais nos importamos. O amor é mágico, e pode durar, se nos lembrarmos de nossas diferenças.




O SR. CONSERTA-TUDO E O COMITÊ PARA O PROGRESSO DA CASA






A reclamação mais freqüentemente expressa pelas mulheres sobre os homens é a de que eles não sabem ouvir. Ou um homem a ignora completamente quando ela fala com ele, ou ele ouve por alguns momentos, fica ciente do que a está aborrecendo e então orgulhosamente põe o seu boné de sr. Conserta-Tudo e lhe oferece uma solução para fazê-la sentir-se melhor. Ele fica confuso quando ela não aprecia esse gesto de amor. Não importa quantas vezes ela lhe diga que não está ouvindo, ele não entende e continua fazendo a mesma coisa. Ela quer empatia, mas ele pensa que ela quer soluções. A reclamação mais freqüentemente expressa pelos homens sobre as mulheres é a de que elas estão sempre tentando mudá-lo. Quando uma mulher ama um homem, ela se sente responsável por assisti- lo em seu crescimento e tenta ajudá-lo a melhorar o modo como ele faz as coisas. Ela forma um comitê para o progresso da casa, e ele se torna seu foco principal. Não importa o quanto ele resista à sua ajuda, ela persiste esperando por qualquer oportunidade para ajudá- lo ou dizer a ele o que fazer. Ela pensa que o está acalentando, enquanto ele sente que está sendo controlado. Ao invés disso, ele quer sua aceitação. Esses dois problemas podem finalmente ser resolvidos através primeiramente da compreensão de por que os homens oferecem soluções e por que as mulheres anseiam o progresso. Vamos fazer de conta que voltamos no tempo, onde através da observação da vida em Marte e Vênus ? antes dos planetas se descobrirem mutuamente ou virem para a Terra? nós podemos adquirir alguns insights sobre homens e mulheres.




A VIDA EM MARTE (o mundo dos homens):




Os marcianos valorizam o poder, a competência, a eficiência e a realização. Eles estão sempre fazendo coisas para se provarem e desenvolverem seu poder e suas habilidades. Seu senso de si mesmo é definido pela sua habilidade em alcançar resultados. Eles experimentam satisfação principalmente através do sucesso e da realização.Tudo em Marte é um reflexo desses valores. Até suas roupas são desenhadas para refletir sua habilidade e competência. Policiais, soldados, homens de negócios, cientistas, motoristas de táxi, técnicos e chefes, todos usam uniformes ou pelo menos chapéus para refletir sua competência e poder. Eles não lêem revistas como Psichology Today, Self ou People; eles estão mais preocupados com atividades externas, como caçar, pescar e correr de carro. Eles se interessam pelas notícias, tempo e esportes e não poderiam se importar com romances, novelas e livros de auto-ajuda.Eles estão mais interessados em "objetos" e "coisas" do que em pessoas e sentimentos.Mesmo hoje na Terra, enquanto as mulheres fantasiam sobre romance, os homens fantasiam sobre carros possantes, computadores mais rápidos, invenções, engenhocas e tecnologia nova e mais potente.Os homens estão preocupados com as "coisas" que possam ajudá-los a expressar poder através da criação de resultados e do alcance de metas.Atingir metas é muito importante para um marciano porque é uma forma de ele provar sua competência e assim se sentir bem em relação a si mesmo. E para ele se sentir bem em relação a si mesmo ele tem que atingir essas metas por si só. Ninguém pode atingi- las para ele. Os marcianos se orgulham de fazer as coisas totalmente por si sós. Autonomia é o símbolo de eficiência, poder e competência. Entender essa característica marciana pode ajudar as mulheres a entender por que os homens resistem tanto a serem corrigidos ou que lhes digam o que fazer. Oferecer a um homem um conselho não solicitado é presumir que ele não saiba o que fazer ou que ele não possa fazê- lo por si mesmo. Os homens são muito sensíveis a isso, porque a questão da competência é muito importante para eles. Por estar lidando com seus problemas por si mesmo, um marciano raramente conversa sobre seus problemas, a menos que precise de conselho profissional. Ele raciocina: "Por que envolver mais alguém quando eu posso fazê-lo por mim mesmo?" Ele guarda seus problemas, a não ser que requeira a ajuda de alguém para encontrar a solução. Pedir ajuda quando você pode fazer sozinho é percebido como um sinal de fraqueza. No entanto, se ele realmente precisa de ajuda, então é um sinal de sabedoria consegui-la. Nesse caso, ele achará alguém que respeite e então conversará sobre seu problema. Conversar sobre um problema em Marte é um convite para conselhos. Um outro marciano se sente honrado pela oportunidade. Automaticamente ele põe o seu boné de sr. Conserta-Tudo, ouve por algum tempo, e então oferece alguma jóia de conselho. Esse costume marciano é uma das razões pelas quais os homens instintivamente oferecem soluções quando uma mulher fala sobre problemas. Quando uma mulher inocentemente compartilha sentimentos de transtorno ou enumera em voz alta os problemas do seu dia, um homem admite erroneamente que ela está procurando algum conselho de um profissional. Ele põe o seu boné de sr. Conserta-Tudo e começa a dar conselhos; essa é sua maneira de mostrar amor e de tentar ajudar. Ele quer ajudá-la a se sentir melhor resolvendo seu problema. Quer ser útil para ela. Ele sente que pode ser estimado e assim merecedor do amor dela quando suas habilidades são usadas para resolver os problemas dela. Quando ele oferece uma solução, entretanto, e ela continua perturbada, se torna cada vez mais difícil para ele ouvir porque sua solução está sendo rejeitada e ele se sente cada vez mais inútil.
Ele não tem a menor idéia de que ouvindo com empatia e interesse possa ser amparador.Ele não sabe que em Vênus conversar sobre problemas não é um convite para oferecer soluções.




A VIDA EM VÊNUS (O MUNDO DAS MULHERES)




As venusianas têm valores diferentes. Elas valorizam o amor, a comunicação, a beleza e os relacionamentos. Elas passam muito tempo amparando, ajudando e acalentando umas às outras. Seu senso de si mesma é definido pelos seus sentimentos e pela qualidade dos seus relacionamentos. O senso de si mesma de uma mulher é definido pelos seus sentimentos. Tudo em Vênus reflete esses valores. Mais do que construir estradas e edifícios altos, as venusianas estão mais preocupadas com a vida em conjunto com harmonia, com a comunidade, e com cooperação amorosa. Os relacionamentos são mais importantes do que trabalho e tecnologia.Na maioria das vezes seu mundo é o oposto de Marte.
Elas não usam uniformes como os marcianos (para revelar sua competência). Pelo contrário, gostam de vestir uma roupa diferente a cada dia, de acordo com o que estão sentindo. Expressão pessoal, especialmente do que estão sentindo, é muito importante. Elas podem até trocar de roupa várias vezes ao dia de acordo com a mudança de seu humor. Comunicação é de importância primordial. Dividir seus sentimentos pessoais é muito mais importante do que atingir metas e sucesso. Conversar e se relacionar umas com as outras é fonte de imensa satisfação. Isso é difícil para os homens compreenderem. Ele pode chegar perto de entender a experiência de uma mulher em compartilhar e se relacionar, comparando-a com a satisfação que ele sente quando ganha uma corrida, atinge uma meta ou resolve um problema. Em vez de serem orientadas para metas, as mulheres são orientadas para relacionamentos; elas estão mais preocupadas com a expressão da sua bondade, do seu amor e da sua atenção. Dois marcianos vão almoçar para discutir um projeto ou uma meta nos negócios; eles têm um problema a resolver. Mais que isso, os marcianos encaram ir ao restaurante como uma maneira eficiente de se aproximar de comida: sem comprar, sem cozinhar e sem lavar a louça. Para as venusianas, ir almoçar é uma oportunidade de alimentar um relacionamento, tanto de apoiar quanto de receber apoio de uma amiga. As conversas de restaurante entre mulheres costumam ser muito francas e íntimas, quase como o diálogo que ocorre entre terapeuta e paciente. Em Vênus, todo mundo estuda psicologia e tem pelo menos mestrado em aconselhamento.Elas estão muito envolvidas com crescimento pessoal, espiritualidade, e tudo o que possa nutrir a vida, curar e crescer. Vênus está coberta de parques, jardins, shopping-centers e restaurantes. As venusianas são muito intuitivas. Elas desenvolveram essa habilidade através dos séculos antecipando as necessidades umas das outras. Elas se orgulham de terem consideração pelas necessidades e pelos desejos das outras. Um sinal de grande amor é oferecer ajuda e assistência à outra venusiana sem que seja requisitada. Como provar a competência de alguém não tem muita importância para uma venusiana, oferecer ajuda não é ofensivo, e precisar de ajuda não é sinal de fraqueza. Um homem, no entanto, pode se sentir ofendido porque quando uma mulher oferece um conselho, ele não sente que ela confia na sua habilidade de fazê- lo sozinho. Uma mulher não tem concepção alguma dessa sensibilidade masculina porque para ela, se alguém se oferece para ajudá-la, é só mais uma pluma no seu chapéu. Isso faz com que se sinta amada e acalentada. Mas oferecer ajuda a um homem pode fazê- lo se sentir incompetente, fraco, e até desamado. Em Vênus é um sinal de solicitude dar conselhos e sugestões. As venusianas acreditam firmemente que quando alguma coisa está funcionando, ela pode sempre fazer funcionar me lhor. Sua natureza é a de querer melhorar as coisas. Quando elas se preocupam com alguém, elas livremente apontam o que pode ser melhorado e sugerem como fazê- lo. Oferecer conselhos e críticas construtivas é um ato de amor.Marte é muito diferente. Os marcianos são mais orientados para as soluções. Se alguma coisa está funcionando, seu lema é não mude. Seu instinto é de deixá- lo em paz se está funcionando. "Não conserte a não ser que esteja enguiçado" é uma expressão comum. Quando uma mulher tenta melhorar um homem, ele sente como se ela estivesse tentando consertá- lo. Ele recebe a mensagem de que está "enguiçado". Ela não se dá conta de que suas tentativas atenciosas de ajudá-lo podem humilhá- lo. Ela pensa, erroneamente, que só o está ajudando a crescer.





DESISTA DE DAR CONSELHOS!





Sem esses insights sobre a natureza dos homens, é muito fácil para uma mulher, sem saber e involuntariamente, magoar e ofender o homem que ela mais ama. Por exemplo, Tom e Mary estavam indo a uma festa. Tom estava dirigindo. Depois de mais ou menos vinte minutos e de darem a volta no mesmo quarteirão algumas vezes, estava claro para Mary que Tom estava perdido. Ela finalmente sugeriu que ele telefonasse pedindo ajuda. Tom ficou bastante silencioso. Eles por fim chegaram à festa, mas a tensão daquele momento persistiu a noite inteira. Mary não tinha a menor idéia de por que Tom estava tão aborrecido. Por seu lado, ela estava dizendo "Eu te amo e me preocupo com você, por isso estou te oferecendo ajuda". Por seu lado, ele estava ofendido. O que ele ouviu foi "Eu não confio em você para nos fazer chegar lá. Você é incompetente!" Sem saber sobre a vida em Marte, Mary não podia avaliar o quanto era importante para Tom atingir sua meta sem ajuda. Oferecer conselho foi o insulto definitivo. Como vimos, os marcianos nunca dão conselho a menos que lhes seja pedido. Uma maneira de honrar um outro marciano é sempre admitir que ele pode resolver seu problema a não ser que esteja pedindo ajuda.
Mary não tinha a menor idéia de que quando Tom se perdeu e começou a dar voltas pelo mesmo quarteirão, seria uma oportunidade muito especial para amá- lo e apoiá-lo. Ao mesmo tempo
ele estava particularmente vulnerável e precisava de algum amor extra. Honrá-lo não oferecendo conselhos seria um presente equivalente a ele lhe comprar um lindo buquê de flores ou escrever uma carta de amor para ela. Depois de aprender sobre marcianos e venusianas, Mary aprendeu como apoiar Tom em tais momentos difíceis. De outra vez em que ele se perdeu, em vez de oferecer "ajuda", ela se conteve
de oferecer qualquer conselho, deu uma respirada funda e relaxante, e apreciou no seu coração o que Tom estava tentando fazer por ela. Tom apreciou enormemente sua morna aceitação e confiança. Falando em termos gerais, quando uma mulher oferece conselhos não solicitados ou tenta "ajudar" um homem, ela não tem a menor idéia do quanto pode parecer crítica e desamorosa para ele. Mesmo que sua intenção seja amável, suas sugestões o ofendem e magoam. A reação dele pode ser forte, especialmente se se sentiu criticado quando criança ou se experimentou seu pai sendo criticado por sua mãe.Para muitos homens, é muito importante provar que eles podem atingir seus objetivos, mesmo que sejam uma coisa pequena como dirigir até um restaurante ou uma festa. Ironicamente ele pode ser mais sensível às pequenas coisas que às grandes. Seus sentimentos são assim: "Se eu não sou confiável para fazer pequenas coisas, como nos levar a uma festa, como ela pode confiar em mim para fazer coisas maiores?" Como seus ancestrais marcianos, os homens se orgulham de serem experts, especialmente quando se trata de consertar coisas mecânicas, de chegar a lugares e de resolver problemas. São esses os momentos em que ele mais precisa de aceitação amorosa por parte da mulher e não de seu conselho ou sua crítica.





APRENDENDO A OUVIR






Do mesmo modo, se um homem não entender como uma mulher é diferente, ele pode piorar as coisas quando tentar ajudar. Os homens precisam se lembrar de que as mulheres conversam sobre problemas para se aproximarem e não necessariamente para conseguirem soluções. Muitas vezes uma mulher quer somente compartilhar seus sentimentos sobre seu dia, e seu marido, pensando que está ajudando, a interrompe oferecendo um fluxo contínuo de soluções para os seus problemas. Ele não tem a menor idéia de por que ela não está satisfeita.Por exemplo, Mary vem para casa depois de um dia exaustivo. Ela quer e precisa compartilhar seus sentimentos sobre seu dia. Ela diz, "Há tanto o que fazer; eu não tenho tempo nenhum para mim mesma". Tom diz, "Você devia sair daquele emprego. Você não tem que trabalhar tanto. Ache alguma coisa que você goste de fazer". Mary retruca, "Mas eu gosto do meu trabalho. Eles simplesmente esperam que eu mude tudo de uma hora para outra". Tom diz, "Não dê ouvidos a eles. Faça somente o que pode fazer". Mary diz, "Eu faço! Eu não posso acreditar que esqueci completamente de ligar para minha tia hoje". Tom diz, "Não se preocupe com isso, ela vai entender". Mary diz, "Você sabe pelo que ela está passando? Ela precisa de mim". Tom diz, "Você se preocupa demais, é por isso que você está tão infeliz". Mary diz nervosa, "Eu não estou sempre infeliz. Você não pode simplesmente me ouvir?" Tom diz, "Eu estou ouvindo". Mary diz, "Por que eu ainda me importo?". Depois dessa conversa, Mary estava mais frustrada do que quando chegou em casa ansiando por intimidade e companheirismo. Tom também estava frustrado e não tinha a menor idéia do que deu errado. Ele queria ajudar, mas sua tática resolve-problemas não funcionou. Sem saber da vida em Vênus, Tom não entendeu o quanto era importante somente ouvir sem oferecer soluções. Suas soluções só pioraram as coisas. Você vê, as venusianas nunca oferecem soluções quando alguém está falando. Uma maneira de honrar uma outra venusiana é ouvir pacientemente com empatia, ambicionando verdadeiramente entender os sentimentos da outra. Tom não tinha a menor idéia de que bastava ouvir com empatia enquanto Mary expressava seus sentimentos para causar-lhe uma satisfação e um alívio tremendos. Quando Tom ficou sabendo das venusianas e do quanto elas precisavam conversar, ele gradualmente aprendeu a ouvir. Hoje, quando Mary vem para casa cansada e exausta, as conversas entre eles são bem diferentes. São assim: Mary diz, "Há tanto o que fazer. Eu não tenho tempo para mim".
Tom respira fundo, relaxa ao expirar, e diz, "Hum, parece que você teve um dia difícil". Mary diz, "Eles querem que eu mude tudo de uma hora para outra. Eu não sei o que fazer". Tom faz uma pausa e então diz, "Hmmm". Mary diz, "Eu até esqueci de ligar para minha tia". Tom diz com uma pequena franzida de testa, "Oh, não". Mary diz, "Ela precisa tanto de mim agora. Eu me sinto tão mal". Tom diz, "Você é um anjo. Vem cá, deixe eu te dar um abraço". Tom dá um abraço em Mary e ela relaxa nos seus braços com um grande suspiro de alívio. Ela então diz, "Eu adoro conversar com você. Você me faz realmente feliz. Obrigada por ouvir. Eu me sinto bem melhor". Não só Mary mas também Tom se sentiu melhor. Ele ficou surpreso com quanto sua esposa ficou mais feliz quando ele finalmente aprendeu a ouvir. Com essa nova consciência das suas diferenças, Tom aprendeu a arte de escutar sem oferecer soluções enquanto Mary aprendeu a arte de deixar acontecer e aceitar sem oferecer conselhos ou críticas não solicitados.



Para resumir os dois erros mais comuns que cometemos em relacionamentos:




1. Um homem tenta mudar os sentimentos de uma mulher quando ela está aborrecida tornando-se o sr. Conserta-Tudo e oferecendo soluções para os seus problemas que invalidam os
sentimentos dela.




2. Uma mulher tenta mudar o comportamento de um homem quando ele comete erros tornando-se o comitê para o progresso da casa e oferecendo conselhos e críticas não solicitadas.





EM DEFESA DO SR. CONSERTA-TUDO E DO COMITÊ PARA O PROGRESSO DA CASA:





Ao apontar esses dois erros principais, eu não quis dizer que tudo estava errado com o sr. Conserta-Tudo ou com o comitê para o progresso da casa. Esses são atributos muito positivos de marcianos evenusianas. Os erros estão somente na percepção do momento e na abordagem. Uma mulher aprecia grandemente o sr. Conserta-Tudo, desde que ele não apareça quando ela esteja aborrecida. Os homens precisam se lembrar de que quando as mulheres parecem aborrecidas e conversam sobre problemas não é o momento de oferecer soluções; ao invés disso ela precisa ser ouvida, e gradualmente se sentirá melhor por si mesma. Ela não precisa ser consertada. Um homem aprecia grandemente o comitê para o progresso da casa, desde que seja requisitado. As mulheres precisam se lembrar de que críticas e conselhos não solicitados ? especialmente se ele cometeu um erro ? fazem- no sentir-se desamado e controlado. Ele precisa da aceitação dela mais do que de seu conselho, de modo a aprender com seus erros. Quando um homem sente que uma mulher não está tentando melhorá-lo, é muito mais provável que pergunte a ela por feedback e conselhos.Entender essas diferenças facilita o respeito à sensibilidade do(a) nosso(a) parceiro(a) e nos torna mais atenciosos.






FONTE:http://www.secth.com.br/imagens/editor/e-book/homens_sao_de_marte_mulheres_sao_de_venus.pdf





----------------------------------------------------------

 




 

APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. Sempre nos preocupamos com as questões de direito autoral e de dar o crédito a quem lhe é devido. Se por acaso alguém se sentir ferido(a) em seus direitos autorais quanto a textos completos, ou parciais, publicados ou traduzidos aqui (já que não consegui identificar e contatar alguns autores(as), embora tenha tentado), por favor, não hesite em nos escrever para que possamos fazer o devido registro de seus créditos, sejam de textos, fontes, ou imagens. Para alguns, erros de ortografia e de digitação valem mais que o conteúdo, e  já invalida “todes” o texto? A falta de um “a”, de alguma vírgula, ou alguns trocadilhos, já são suficientes para não se ater a essência do conteúdo? Esclareço que levo mais tempo para escrever, ou repostar um conteúdo do que corrigi-lo, em virtude do tempo e  falta de assessoria para isto. A maioria aqui de nossos(as) leitores(as) preferem focar no conteúdo e não na superficialidade da forma (não quero com isto menosprezar as regras gramaticais, mas aqui, não é o essencial). Agradeço as correções pontuais, não aquelas genéricas, tipo: “seu texto está cheio de erros de português” - Nas próximas pontuem esses erros (se puderem e souberem) para que eu faça as devidas correções. Semanalmente faço postagens sobre os mais diversos assuntos: política, religião, família, filosofia, sociologia, moral Cristã, etc. Há quem goste e quem não gosta de minhas postagens! Faz parte do processo, pois nem todos pensamos igual. Isso também aconteceu com Jesus e com os apóstolos e com a maioria daqueles(as) que assim se expõem. Jesus não disse que só devemos pregar o que agrada aos outros, mas o que precisamos para nossa salvação! Paulo disse o mesmo ao jovem bispo Timóteo (2Tm 4,1-4). Padre, seminarista, leigo católico e catequista não devem ter medo de serem contestados! Seja fiel ao Magistério Integral da igreja! Quem disse que seria fácil anunciar Jesus e seus valores? A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger