A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » » Do Rio Grande do Norte para o mundo: Morre dom Eugenio Sales: “Pastor intrépido e testemunha autêntica do evangelho em meio ao seu povo" (Bento XVI)

Do Rio Grande do Norte para o mundo: Morre dom Eugenio Sales: “Pastor intrépido e testemunha autêntica do evangelho em meio ao seu povo" (Bento XVI)

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 10 de julho de 2012 | 22:51













Morre dom Eugenio Sales, arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio



Da Folha UOL







Morreu no final da noite desta segunda-feira aos 91 anos o cardeal dom Eugenio de Araujo Sales, arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Segundo a arquidiocese, dom Eugênio morreu de infarto em sua residência no bairro do Sumaré, na zona norte do Rio. O velório será nesta terça-feira (10) na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro do Rio. O enterro ainda não tem data marcada, mas deve ocorrer, segundo informações da arquidiocese, na quarta-feira (11) no mesmo local.Nascido em Acari, no Rio Grande do Norte, em 08 de novembro de 1920, dom Eugenio ingressou no seminário em 1936. Após o Curso de Humanidades, foi enviado ao Seminário Maior da Prainha em Fortaleza. Lá permaneceu de 1937 a 1943.Sua ordenação diaconal ocorreu no dia 16 de março de 1943, e em novembro do mesmo ano foi ordenado sacerdote em Natal. Em agosto de 1954, aos 33 anos, foi nomeado bispo titular de Tibica e auxiliar de Natal pelo papa Pio XII. Dom Eugenio exerceu a fução de administrador apostólico da Arquidiocese de Natal entre 1962 e 1964, quando é então nomeado administrador apostólico da Arquidiocese de Salvador. Quatro anos mais tarde é nomeado pelo papa Paulo 6º Arcebispo de Salvador.No dia 13 de março de 1971 foi nomeado arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro pelo papa Paulo 6º, cargo que ocupou até julho de 2001.






DURANTE O REGIME MILITAR
 





Dom Eugenio teve um importante papel na ditadura militar brasileira (1964-1985) e, segundo a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), realizou, em segredo, diversas ações em prol do abrigo a perseguidos políticos. Entre os anos 1976 e 1982, estiveram no Brasil sob a proteção do religioso, mais de 4.000 refugiados perseguidos pelas ditaduras mundo afora. As ações de auxílio aos exiliados e perseguidos políticos se intensificaram em 1976. Dom Eugenio foi um dos principais responsáveis pelo atendimento a refugiados, que compreendia hospedagem e procura de formas seguras de encaminhá-los a outros países. O trabalho desenvolvido pelo arcebispo e seus colaboradores contou com o apoio da Comissão de Justiça e Paz da CNBB e do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados). Em 1979, dom Eugenio acolheu em sua residência no Sumaré refugiados que protestavam contra os regimes de opressão em seus países. Após desocuparem o Consulado da Suécia, sob negociação do Cardeal, eles lá permaneceram por mais de três meses até que alguns países os acolhessem. Ao partirem, dom Eugenio os acompanhou, um a um, até a aeronave que os transportou para fora do país.




Veja repercussão da morte de dom Eugenio Sales:






(Pomba pousa sobre caixão de D. Eugênio)





1)- Papa Bento 16: Em um telegrama, o pontífice disse que Sales era um:“Pastor intrépido" e "testemunha autêntica do evangelho em meio ao seu povo.Ensinou a todos o caminho da verdade na caridade e no serviço à comunidade, dando sempre maior atenção aos necessitados. Isso o tornou, no Brasil, um ponto seguro de referência e de fidelidade na sede apostólica", afirmou o pontíficie.




2)- Presidente Dilma Rousseff: "Em sua trajetória, a preocupação social sempre esteve associada ao trabalho eclesiástico, como bem sintetizam as Campanhas da Fraternidade, uma de suas iniciativas, que marcam a ação da igreja em todo o Brasil."




3)- Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro: "Dom Eugenio Sales era amado pelo povo do Rio de Janeiro. Nas últimas décadas, a sua liderança religiosa foi a mais importante do nosso Estado. Vamos decretar três dias de luto."




4)- Dom Orani João Tempesta, arcebispo da Arquidiocese do Rio:"Dom Eugênio Sales foi um homem que seguiu Jesus Cristo, que soube estar presente nos momentos do Brasil, na questão dos refugiados, dos perseguidos. Ao mesmo tempo, teve sua presença junto ao Vaticano. Ele deixa marcada sua vida pela sua presença significativa na Igreja e no Brasil. Lembramos de sua atuação na Favela do Vidigal, ajudando os mais necessitados. Foi alguém que nunca deixou a fidelidade ao seu amor à Igreja e ao Santo Padre."





5)- Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB na Câmara dos Deputados: "Falecimento de Dom Eugênio Sales enluta o RN. Exemplo de fé e espirito cristão, foi uma das mais importantes personalidades do nosso Estado."





6)- Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo Presidente do Regional Sul 1 da CNBB: "Como Arcebispo do Rio de Janeiro deixou uma marca indelével de seu pastoreio nessa Arquidiocese que amou e serviu sem reservas. Seu testemunho de homem da Igreja também marcou profundamente a Igreja no Brasil."





7)- Senador Agripino Maia, líder do DEM no Senado: "Dom Eugênio Sales foi o sacerdote que tirou a Igreja das sacristias e a levou aos mais pobres, no campo e nas cidades. Além de cuidar das almas, ele entendia que era missão da Igreja cuidar da vida das pessoas. [...] Dom Eugênio Sales merece estar no coração e na memória de todos nós brasileiros."




8)- Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo: "Recebi com profundo pesar a notícia da morte do cardeal Dom Eugenio de Araújo Sales. O Brasil perde um homem que, além de ter dedicado sua vida a levar a palavra de Deus ao seu semelhante, criou a Campanha da Fraternidade, disseminando a solidariedade por todo o Brasil."




9)- Geraldo Alckmin, governador de São Paulo: "Dom Eugenio Sales, exemplo de retidão, de coragem e de equilíbrio em períodos turbulentos da história do Brasil. Principal artífice da campanha da fraternidade, dom Eugenio Sales trabalhou a vida toda em prol dos necessitados.





Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/poder/1117731-morre-dom-eugenio-sales-arcebispo-emerito-da-arquidiocese-do-rio.shtml





------------------------------------------------------

 

 





APOSTOLADO BERAKASHComo você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com

 

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger