A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » » Do Rio Grande do Norte para o mundo: Morre dom Eugenio Sales:“Pastor intrépido" e "testemunha autêntica do evangelho em meio ao seu povo" (Bento XVI)

Do Rio Grande do Norte para o mundo: Morre dom Eugenio Sales:“Pastor intrépido" e "testemunha autêntica do evangelho em meio ao seu povo" (Bento XVI)

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 10 de julho de 2012 | 22:51




Morre dom Eugenio Sales, arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio

( Da Folha UOL)

Morreu no final da noite desta segunda-feira aos 91 anos o cardeal dom Eugenio de Araujo Sales, arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro.Segundo a arquidiocese, dom Eugênio morreu de infarto em sua residência no bairro do Sumaré, na zona norte do Rio.

O velório será nesta terça-feira (10) na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro do Rio. O enterro ainda não tem data marcada, mas deve ocorrer, segundo informações da arquidiocese, na quarta-feira (11) no mesmo local.

Nascido em Acari, no Rio Grande do Norte, em 08 de novembro de 1920, dom Eugenio ingressou no seminário em 1936. Após o Curso de Humanidades, foi enviado ao Seminário Maior da Prainha em Fortaleza. Lá permaneceu de 1937 a 1943.


Sua ordenação diaconal ocorreu no dia 16 de março de 1943, e em novembro do mesmo ano foi ordenado sacerdote em Natal.

Em agosto de 1954, aos 33 anos, foi nomeado bispo titular de Tibica e auxiliar de Natal pelo papa Pio 12.

Dom Eugenio exerceu a fução de administrador apostólico da Arquidiocese de Natal entre 1962 e 1964, quando é então nomeado administrador apostólico da Arquidiocese de Salvador. Quatro anos mais tarde é nomeado pelo papa Paulo 6º Arcebispo de Salvador.

No dia 13 de março de 1971 foi nomeado arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro pelo papa Paulo 6º, cargo que ocupou até julho de 2001.

DITADURA

Dom Eugenio teve um importante papel na ditadura militar brasileira (1964-1985) e, segundo a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), realizou, em segredo, diversas ações em prol do abrigo a perseguidos políticos.

Entre os anos 1976 e 1982, estiveram no Brasil sob a proteção do religioso, mais de 4.000 refugiados perseguidos pelas ditaduras.

As ações de auxílio aos exiliados e perseguidos políticos se intensificaram em 1976. Dom Eugenio foi um dos principais responsáveis pelo atendimento a refugiados, que compreendia hospedagem e procura de formas seguras de encaminhá-los a outros países.

O trabalho desenvolvido pelo arcebispo e seus colaboradores contou com o apoio da Comissão de Justiça e Paz da CNBB e do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados).

Em 1979, dom Eugenio acolheu em sua residência no Sumaré refugiados que protestavam contra os regimes de opressão em seus países. Após desocuparem o Consulado da Suécia, sob negociação do Cardeal, eles lá permaneceram por mais de três meses até que alguns países os acolhessem.

Ao partirem, dom Eugenio os acompanhou, um a um, até a aeronave que os transportou para fora do país.

Veja repercussão da morte de dom Eugenio Sales:

(Pomba pousa sobre caixão de D. Eugênio):


1)- Papa Bento 16

Em um telegrama, o pontífice disse que Sales era um:


“Pastor intrépido" e "testemunha autêntica do evangelho em meio ao seu povo.Ensinou a todos o caminho da verdade na caridade e no serviço à comunidade, dando sempre maior atenção aos necessitados. Isso o tornou, no Brasil, um ponto seguro de referência e de fidelidade na sede apostólica", afirmou o pontíficie.

2)- Presidente Dilma Rousseff

"Em sua trajetória, a preocupação social sempre esteve associada ao trabalho eclesiástico, como bem sintetizam as Campanhas da Fraternidade, uma de suas iniciativas, que marcam a ação da igreja em todo o Brasil."

3)- Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro

"Dom Eugenio Sales era amado pelo povo do Rio de Janeiro. Nas últimas décadas, a sua liderança religiosa foi a mais importante do nosso Estado. Vamos decretar três dias de luto."

4)- Dom Orani João Tempesta, arcebispo da Arquidiocese do Rio

"Dom Eugênio Sales foi um homem que seguiu Jesus Cristo, que soube estar presente nos momentos do Brasil, na questão dos refugiados, dos perseguidos. Ao mesmo tempo, teve sua presença junto ao Vaticano. Ele deixa marcada sua vida pela sua presença significativa na Igreja e no Brasil. Lembramos de sua atuação na Favela do Vidigal, ajudando os mais necessitados. Foi alguém que nunca deixou a fidelidade ao seu amor à Igreja e ao Santo Padre."

5)- Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB na Câmara dos Deputados

"Falecimento de Dom Eugênio Sales enluta o RN. Exemplo de fé e espirito cristão, foi uma das mais importantes personalidades do nosso Estado."

6)- Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo Presidente do Regional Sul 1 da CNBB

"Como Arcebispo do Rio de Janeiro deixou uma marca indelével de seu pastoreio nessa Arquidiocese que amou e serviu sem reservas. Seu testemunho de homem da Igreja também marcou profundamente a Igreja no Brasil."

7)- Senador Agripino Maia, líder do DEM no Senado

"Dom Eugênio Sales foi o sacerdote que tirou a Igreja das sacristias e a levou aos mais pobres, no campo e nas cidades. Além de cuidar das almas, ele entendia que era missão da Igreja cuidar da vida das pessoas. [...] Dom Eugênio Sales merece estar no coração e na memória de todos nós brasileiros."

8)- Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo

"Recebi com profundo pesar a notícia da morte do cardeal Dom Eugenio de Araújo Sales. O Brasil perde um homem que, além de ter dedicado sua vida a levar a palavra de Deus ao seu semelhante, criou a Campanha da Fraternidade, disseminando a solidariedade por todo o Brasil."
9)- Geraldo Alckmin, governador de São Paulo

"Dom Eugenio Sales, exemplo de retidão, de coragem e de equilíbrio em períodos turbulentos da história do Brasil. Principal artífice da campanha da fraternidade, dom Eugenio Sales trabalhou a vida toda em prol dos necessitados.


Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/poder/1117731-morre-dom-eugenio-sales-arcebispo-emerito-da-arquidiocese-do-rio.shtml
Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido, desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Serão analisadas e poderão ser ignoradas e ou, excluídas.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger