A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » » D. Mariano e a Pastoral da Comunicação em Mossoró-RN:E O VERBO SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS (JO 1, 14)

D. Mariano e a Pastoral da Comunicação em Mossoró-RN:E O VERBO SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS (JO 1, 14)

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 10 de julho de 2012 | 22:20



Neste mês de julho nossa Diocese sedia o 2º Mutirão de Comunicação da nossa província eclesiástica, sob a coordenação da PASCOM.

O tema escolhido para este evento foi :

“A comunicação a serviço da verdade na era digital”.

Será um momento importante para refletirmos a comunicação dentro da Igreja, como, enquanto Igreja,  nos comunicamos com a sociedade e o que comunicamos.
Primeiro precisamos entender que a comunicação não faz parte apenas da nossa realidade social, antes diz respeito a nossa condição de criaturas de Deus, uma questão de ordem teológica, ou seja, se refere a Deus em sua relação com toda a criação.

Fomos constituídos desde o início para o inter-relacionamento não apenas entre nós, mas com Deus e toda a obra criada.

Precisamos conceber a comunicação primeiramente em seu sentido mais amplo e encontrar o fundamento no Mistério de Deus que, ao criar o homem e a mulher, entra em diálogo comunicando sua vida divina. Deus, ao se revelar ao homem, não comunica uma ideia ou coisas, ele comunica sua vida.

Por isso que a comunicação de Deus gera vida, transforma a realidade, tem em vista a plena realização da obra por Ele criada.


Comunicar  implica em convivência, permitir que o outro penetre na minha vida e vice-versa, diz respeito à reciprocidade e, no limite, ao amor mútuo.

Poderíamos citar muitos encontros de Jesus nas sagradas escrituras que ajudariam a perceber a força da Palavra de Cristo que, ao alcançar o coração do homem, o desperta para uma vida nova. O Verbo Divino, ao fazer-se carne, realiza a plena comunicação de Deus ao homem no Mistério de sua Morte e Ressurreição.

É a vida nova que Deus comunica por meio do seu Filho as suas criaturas. Dizer que a comunicação deve estar a serviço da verdade é dizer que a comunicação humana deve ser instrumento para a autêntica comunicação do Mistério de Deus que gera vida nova.

A Verdade para nós é Cristo Morto e Ressuscitado. Ele é  a Boa-Nova, ou “boa-notícia”, a ser comunicada para ser acolhida, meditada, celebrada e vivida.

Neste sentido, entendemos que a pastoral da comunicação tem um papel importante na paróquia, pois, além de simplesmente informar algo sobre a Igreja ou a fé,  é chamada a ser instrumento de evangelização fomentando o inter-relacionamento entre as pastorais em vista de uma pastoral de conjunto para que a Igreja possa comunicar de maneira autêntica, sem confusão, ambigüidade ou erro o Mistério de Deus ao homem e a mulher do nosso tempo, para que encontrem nEle a Vida.



Dom Mariano Manzana – Bispo Diocesano de Mossoró-RN

Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido, desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Serão analisadas e poderão ser ignoradas e ou, excluídas.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger