A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo opinativo desta página.
Tecnologia do Blogger.
ÚLTIMAS POSTAGENS

O ícone religioso é uma janela que se abre para a eternidade!

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 14 de junho de 2015 | 20:24





Em seu escritório nos Estados Unidos, o (*)Padre Richard Cannuli revive a antiga tradição da elaboração de ícones e mosaicos, ensinada a seus alunos universitários da Universidade de Villanovam, na Pensilvânia.Em uma entrevista concedida a CNS durante um seminário realizado em Roma, o religioso agostiniano e artista sacro falou sobre o significado espiritual desta antiga arte: "O processo de fazer um ícone é como uma viagem espiritual e uma reflexão sobre a vida cristã", afirmou:




"O ícone é pintado em madeira, que representa a árvore do jardim do paraíso, a Arca de Noé e a madeira da árvore na qual Cristo foi crucificado", explicou. 

Ícone do monge russo Andrej Rublev: "o diálogo da Trindade" (confr. Isaias 6,8)






O ícone da Santíssima Trindade foi "escrito" pelo santo monge russo Andrej Rublev. Ele nasceu por volta de 1.365 e morreu por volta de 1. 430 - Rublev foi testemunha de um acontecimento importante na história do seu povo: "a libertação do povo russo do domínio dos tártaros". Ele, através de São Sérgio - abade e pai espiritual - desenvolveu na Comunidade o amor pela Santíssima Trindade, o amor e os cuidados para com o mosteiro e a pátria.

15 tipos de homilia que os Padres precisam evitar

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 10 de junho de 2015 | 23:59




*Por Pe. Antonio Rivero



Na sua opinião, qual é a pior? E que dicas você, como católico, daria aos padres na hora de preparar a homilia?Como é difícil dar uma boa homilia! Mas qual será a melhor maneira de fazer uma pregação na missa?Bem, o que parece estar claro é o que NÃO se deve fazer.


10 ensinamentos de São Tomás de Aquino

Written By Beraká - o blog da família on segunda-feira, 8 de junho de 2015 | 23:21




(São reflexões que se não as praticamos pelo ao menos deveríamos leva-las para nossa oração e exame de consciência)



1. “Levar os homens à verdade é o maior benefício que se pode prestar aos outros.


2. “A santidade não consiste em saber muito, meditar muito, pensar muito. O grande mistério da santidade é amar muito.

Senhoras e Senhores apresento-lhes a "teologia de joelhos" de um verdadeiro Católico: Gilbert Keith Chesterton





O que dizem de Chesterton?





-“Crianchesterton”  (PE. J.O’Connor): Um “Pai da Igreja, forçado pela necessidade dos tempos e do mistério a pregar num estilo burlesco às multidões dos céticos e dos gaudérios”, um novo “Abram de Domenico Cavalca, que enfiou um capuz sobre a armadura e ataviou-se com belas vestes, para entrar no local de perdição a fim de converter a sobrinha”, um “bispo vestido palhaço“ (E. Cecchi).



-Um “gênio colossal, o Chesterbelloc” (G.B.Shaw), 



-“Tão alegre que se poderia quase ficar tentando a acreditar que ele de fato encontrou Deus” (F. Kafka), 



-“Um presente oferecido à comunidade católica (e a toda humanidade) diretamente por Deus” (Cardeal G. Biffi), 



-“Um dos melhores que existem” (E. Hemingway), 



-“Talvez nenhum autor me tenha proporcionado tantas horas felizes como Chesterton” (J. L. Borges), 



-“Defensor fidei” (papa Pio XI).


Sandro Magister: O Papa Francisco é oposto à teologia da libertação - A IGREJA NÃO É UMA ONG

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 3 de junho de 2015 | 21:20






O vaticanista Sandro Magister advertiu que o livro escrito por Dom Gerhard Ludwig Müller - Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé – junto com o teólogo peruano Gustavo Gutiérrez, "não pode ser considerado como uma reconciliação entre o magistério da Igreja e a teologia da libertação", pois esta corrente ideológica foi severamente criticada pelo Papa Francisco e seus predecessores. Em um artigo publicado no Espressonline.it, o vaticanista se referiu ao livro: "Do lado dos pobres. Teologia da libertação, a teologia da Igreja", publicado em 2004 na Alemanha, sem suscitar um sentimento especial, mas cuja "reimpressão italiana foi saudada por alguns como uma mudança histórica, como se fosse a assinatura de um tratado de paz entre a Teologia da Libertação e o Magistério da Igreja". No texto, Magister recordou que Müller foi aluno e admirador de Gutiérrez, e que a sua nomeação por Bento XVI como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé causou surpresa, tendo em conta que o então Cardeal Joseph Ratzinger, quando era responsável pelo dicastério, publicou em 1984 e 1986 as duas instruções com as quais João Paulo II submeteu a Teologia da Libertação a uma crítica muito severa com a certeza de que suas "graves separações ideológicas" traem "a causa dos pobres" - "Mas evidentemente, indicou Magister, Ratzinger considerava aceitável a leitura que Müller fazia das posições de Gutiérrez, já que não apenas o fez prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, como lhe confiou também o cuidado da edição completa de suas obras teológicas, que em alemão já chegou quase na metade da impressão". Entretanto, advertiu o vaticanista, para Dom Müller a teologia da libertação deve contar-se "entre as correntes mais significativas da teologia católica do século XX", tal como escreve no livro a publicar-se; onde afirma que "somente através da teologia da libertação a teologia católica pôde emancipar-se do dilema dualista do mais aqui e do mais além, da felicidade terrestre e da salvação ultraterrena".


A armadilha do projeto de Reforma Política proposto pela coalizão democrática e apoiado pela "ala progressista da CNBB"

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 2 de junho de 2015 | 22:21



Quem está por traz do projeto popular de ficha limpa é um petista logo é uma armadilha, cuidado! Vai ter caça as bruxas como na Venezuela! 

São Tomás de Aquino e o hino "Pange Lingua" (Canta ó língua)





São Tomás de Aquino e o hino Pange Lingua: “Canta ó língua, o glorioso mistério do Corpo e do Sangue precioso”  




Foi na quinta feira Santa que Jesus instituiu e se fez Eucaristia! As circunstâncias são extremamente importantes para entendermos toda a amplitude de seu sentido:




1)- Na véspera da morte institui o sacramento da Vida.

2)- Na hora da traição institui o sacramento do amor misericordioso.

3)- Na hora do abandono e da fuga institui o Sacramento da presença.

4)- Na hora do vazio da fome de sentido, nos deixa o alimento do espírito e da vida eterna.

Atenção jovens: nem de brincadeira se deve “invocar espíritos” – Por que ? Você brinca, eles não!

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 29 de maio de 2015 | 22:42





Embora o tom seja predominantemente de brincadeira o assunto é sério e preocupante.Não se deve brincar com isso pois os demônios, seres reais e não míticos, não brincam NUNCA. Nossa inocência e descompromisso não é capaz de nos defender se brincamos com o mal.As sagradas escrituras condenam a invocação dos mortos (Necromancia) e a doutrina da Igreja reafirma essa orientação.Na brincadeira o Lápis se mexe pela gravidade ou outros fenômenos naturais. O que assusta não o lápis mexer, mas a quantidade de jovens que assumem a possibilidade de respostas do além para questões de sua humanidade e a inocência sobre o Demônio como um ser real, embora pelo senso comum, percebam que essa ação “sobrenatural” não tem Deus por origem já que se assustam quando o fenômeno acontece

A Igreja não quer impor aos “não crentes” suas perspectivas, mas iluminar e despertar as consciências com e para a verdade

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 27 de maio de 2015 | 23:12




“Resista a tentação de desanimar na leitura deste magnífico texto.Imprima e leia com calma essa reflexão e veja que beleza de exposição. É Muito interessante.Caso não entenda da primeira vez, leia uma outra vez, vale a pena.”



Comunicar as próprias convicções



Num encontro para comunicadores que a Conferência Episcopal Italiana promoveu em Novembro de 2002, João Paulo II mencionava o fato de que “as rápidas transformações tecnológicas estão a determinar, sobretudo no campo da comunicação social, uma nova condição para a transmissão do saber, para a convivência entre os povos, para a formação dos estilos de vida e das mentalidades.


A comunicação gera cultura e a cultura transmite-se mediante a comunicação


Esse nexo entre comunicação e cultura é uma das principais razões pelas quais o mundo da comunicação suscita grande atração entre aqueles que se interessam pela ética.

Novena solene e oficial ao Espírito Santo do papa Leão XIII

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 24 de maio de 2015 | 17:18








Origem da Novena de Pentecostes ?




No fim do século XIX, a Beata Elena Guerra, fundadora das Irmãs Oblatas do Espírito Santo, em Lucca, Itália, pediu insistentemente ao Papa Leão XIII para reconduzir a Igreja ao Cenáculo. De 1895 a 1903, a Irmã Elena, movida pelo Espírito Santo, escreveu doze cartas confidenciais ao Papa pedindo-lhe uma renovação da pregação sobre o Espírito Santo.


Qual a diferença entre a FOFOCA e a exortação fraterna ?




O QUE É A FOFOCA?

Por ocasião da nossa conversão a Jesus, deixamos os "grandes pecados" como por exemplo: mentir, roubar, beber, enganar, uso de drogas, etc. Começamos a passar nosso tempo com nossos novos amigos, falando a respeito de nosso Senhor, sobre nossa vida e sobre o que acontecem à nossa volta. Complemente inofensivo.Mas, observemos a coisa um pouco mais de perto! Quantas vezes essas conversas estão cheias de julgamentos, de boatos, de "ouvi dizer",fontes fidedignas me disseram que, etc, tudo isto  escondidos cuidadosamente por atrás de um sorriso cristão.

O QUE É A EXORTAÇÃO?

A exortação ao contrário da fofoca,edifica e pode salvar o irmão, já a fofoca pode levar ao afastamento definitivo de uma pessoa da presença de Deus.A exortação é divina, já a fofoca é diabólica.Muitas vezes a fofoca chega de fatos já superados, pela vítima e de pecados até já confessados.Antes de falar sobre o que fazer, é importante também considerar as atitudes certas em fazer esse trabalho. As seguintes passagens devem ser consideradas por qualquer pessoa que se envolve na obra de resgate de irmãos perdidos. Observemos alguns princípios essenciais:


1º)- Devemos procurar o pecador e perdoar o irmão arrependido (Lucas 15,1-32). Esta parábola bem conhecida repreende a auto-justiça do irmão mais velho, que não desejava e não agia para incentivar a reconciliação do irmão desviado com seu pai. Quantos “cristãos” de hoje mostram a mesma falta de amor?


Prefiro ser um coxinha do que ser um ENROLADINHO pela ESQUERDA CAVIAR

Written By Beraká - o blog da família on sábado, 23 de maio de 2015 | 23:23




A nossa incomodada ESQUERDA CAVIAR, título extremamente oportuno que nos remete a uma expressão de nossos irmãos mais velhos os Portugueses, para descrever a “esquerda festiva” (como dizia o grande Nelson Rodrigues), é a marca de um grande desvio de caráter no mundo contemporâneo: 



A esquerda Caviar é exatamente este tipo de gente que frequenta jantares inteligentes, seminários,defendendo a África,falando  dos pobres e excluídos da sociedade, enquanto bebem suas cervejas e vinhos caros,cercados em seus condomínios fechados.São pessoas,que nunca tiveram o desprazer de usar o SUS como única alternativa a tratamento de saúde,pois tem seus planos de saúde,também nunca pegaram um coletivo, ou transporte urbano,pois andam com seus carrões importados,usam roupas de marca caríssimas, e só matriculam seus filhos nas escolas particulares e ainda humilham as amigas menos magras. 

A beata teóloga Elena Guerra e o pentecostalismo Católico







Beata Elena Guerra (Lucca, 23 de junho de 1835 — Lucca, 11 de abril de 1914) foi uma religiosa italiana, teóloga,professora e fundadora da Congregação das Irmãs Oblatas do Espírito Santo (chamada de Santa Zita). Ela foi beatificada pelo Papa João XXIII em 1959.


Qual o maior problema do Brasil ?

Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 21 de maio de 2015 | 09:01







Comentários do blog BERAKASH:É difícil hierarquizar os maiores problemas do  país, estado ou município, porque estes afetam as pessoas de forma diferenciada,  a coisa é mais ou menos assim: para a pessoa que acabou de ser assaltada em casa ou na rua, vai dizer que é a segurança. Para quem  perdeu o  emprego e não consegue recolocação no mercado de trabalho, vai dizer que é a falta de oferta de empregos. Para o empresário que não consegue contratar técnicos, vai dizer que é a falta de mãos de obra especializada. Para a mãe que não consegue enviar ou manter o filho na escola por falta de merenda escolar, transporte escolar, greves, falta de financiamento educacional, etc, vai dizer que é a educação. Para a pessoa que não consegue ser atendida no SUS, vai dizer que é a saúde. Para quem está a viver estes escândalos de corrupção na política, vai dizer que é a reforma política e judicial; já para quem não tem teto para morar e terra para plantar, vai dizer que é a reforma urbana e agrária, para quem não tem o que comer, vai dizer que é a fome e a miséria. Enfim, o que é prioridade para alguns, pode não ser para outros, pois fica dependendo de como o problema o afeta diretamente.


Por que o diabo odeia tanto a Maria Santíssima?

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 17 de maio de 2015 | 22:04





"Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar." (Gen 3,15).




O livro do Gênesis foi escrito em hebraico e, nele o que se lê é que é a semente da mulher, a descendência dela que esmagará a cabeça da serpente, frisando que a palavra semente naquela língua é masculina.A confusão deu-se porque a Bíblia não foi traduzida diretamente para o latim, mas para o grego, na famosa tradução dos Setenta. Nessa língua, a palavra em questão é neutra, por isso ocorre uma indecisão na interpretação.Na Vulgata, o mesmo versículo é traduzido como sendo feminino. Foi nesta versão que a novidade foi introduzida. Ou seja, a interpretação de que a mulher e não a descendência surgiu por causa desse texto. Assim a interpretação literal do texto do Gênesis está resolvida.

O que é mais importante: a oração ou a ação? O que diz a tradição e magistério da Igreja?

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 15 de maio de 2015 | 21:06






Vale a pena conferir os que os gigantes da Igreja têm a dizer sobre o tema: Teresa de Jesus, João Paulo II, Bento XVI, Teresa de Calcutá e São Bento.Em um mundo cada vez mais ativo, é comum opor a oração à ação, como se nota na pergunta que dá nome a este texto, e a desvirtuar o significado e o sentido da contemplação. Mas estas atividades não são contrapostas, e sim absolutamente complementares. Mais ainda, pois uma depende da outra: a primeira é a oração, depois vem a ação, como resultado da oração.Da união com Deus, consequência da verdadeira oração, brota a força sobrenatural que torna a ação apostólica eficaz. Ao faltar estadimensão espiritual, o apostolado pode se tornar mero ativismo, sem sentido sobrenatural, ou simples filantropia, sem alcance redentor.

Pe. Gustavo Gutiérrez - O pai da Teologia da Libertação: a teologia da libertação hoje ?

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 13 de maio de 2015 | 09:09






“Depois de vinte anos de casamento, se você escreve uma carta para a sua esposa, não escreve a mesma coisa que teria escrito no namoro...” (Pe.Gustavo Gutiérrez). A declaração é do teólogo e sacerdote Gustavo Gutiérrez, um dos “pais” da teologia da libertação. Sim, houve um diálogo com a Congregação para a Doutrina da Fé – e foi um diálogo muito crítico em alguns momentos; mas nunca houve uma condenação, reitera ele, respondendo à pergunta de um jornalista durante a apresentação da Assembleia Geral da Cáritas Internacional, da qual participará como expoente. O teólogo disse que a noção central da teologia da libertação é o que chamamos de “opção preferencial pelos pobres”(Não exclusiva e nem excludente): isto “é 90% da teologia da libertação”, asseverou. Gutiérrez declarou que esta opção é agora mais clara com o testemunho do papa Francisco, para quem “a opção preferencial pelos pobres”(não exclusiva e não excludente), é uma questão teológica. “Se você abre a Bíblia, o tema dos pobres está lá”, completou o teólogo peruano.“Acho que foi dado um passo muito importante nesta relação, mas, ao mesmo tempo, repito que a teologia é um ato secundário. Nós dissemos isto desde o princípio. Não é secundário em sentido pejorativo. Eu, pessoalmente, aos 40 anos não falava de teologia e acho que eu era cristão. Sim, foi possível, para mim, ser cristão antes da teologia e espero ser cristão depois da teologia”.





A questão não é, para Gutiérrez, afastar-se da teologia:




“É uma parte da minha vida e eu gosto muito de fazer teologia. Mas é uma parte da vida da Igreja, da vida das pessoas também, e tivemos aquele diálogo que, em certos momentos, foi difícil, mas nunca uma condenação. Isto não existiu”.





Por outro lado, um jornalista lhe perguntou se escreveria de novo o que já escreveu sobre teologia. O padre Gutiérrez disse que:





“Antes não sabia responder a esta questão, porque se dissesse que sim, esta não seria a resposta certa, mas, se dissesse que não, tampouco estaria certo. E contou que, em uma entrevista, encontrou o matiz adequado: a sua relação com a teologia sendo comparada com a de um casal. “Depois de vinte anos de casamento, se você escreve uma carta para a sua esposa, não escreve a mesma coisa que teria escrito no namoro. Bom, aqui seria igual. O amor é o mesmo, mas a forma de escrever muda. Para mim, fazer teologia é escrever uma carta de amor ao Deus da minha fé, à Igreja a que eu pertenço e ao meu povo. A teologia, finalizou, é a hermenêutica da esperança.”






Perguntado por ZENIT sobre a sua interpretação teológica quanto à necessidade de fazer os pobres entrarem no mundo do bem-estar ou fazer com que a sociedade adote um sistema de vida mais austero, Gutiérrez respondeu que não é possível ter solidariedade para com os pobres sem viver certa pobreza: "Não são dois caminhos diferentes; eles seguem juntos. A solidariedade com os pobres tem a condição de viver perto deles; não seríamos solidários para com os pobres se não fôssemos amigos dos pobres.” O teólogo constatou que existe hoje a maior distância já registrada na história entre riqueza e pobreza. Por isto, a "noção de amizade é muito importante e exige certa proximidade dessas pessoas". Ele reconheceu, no entanto, que "tem consequências políticas e econômicas falar assim".



Fonte Zenit - Roma, 12 de Maio de 2015



------------------------------------------------------

 

 



APOSTOLADO BERAKASHComo você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com


Católicos que abandonam a Igreja - Porque o fazem?

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 12 de maio de 2015 | 11:38





“Então, cara…”, comecei, um pouco nervoso. Esta foi a nossa primeira conversa de verdade sobre a fé. “Tem algum livro específico da Bíblia sobre o qual você gostaria de saber mais?”.Ele hesitou brevemente e, com olhar pensativo, respondeu: “Bom, eu queria que você me contasse tudo sobre o cristianismo. Como é que ele começou? O que ele significa hoje em dia?”.


O pais quebrado, escândalos para todos os lados, e o "PT ocupado em criar narrativas e perseguir desafetos?"

(foto reprodução)





O PT nos cansa! É o partido da mentira, do engodo, que segue à risca a máxima de Goebbels, o marqueteiro de Hitler: "repete mil vezes a mesma falácia para ver se ela se torna verdadeira!"

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Blog formativo e apologético inspirado em 1Pd 3,15. Aqui você não vai encontrar matérias sentimentalóides para suprir carências afetivas, mas sim formações seguras, baseadas no tripé da Igreja, que deem firmeza à sua caminhada cristã rumo à libertação integral e à sua salvação. Somos apenas o jumentinho que leva Cristo e sua verdade aos povos, proclamando que Ele é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14,6), e que sua Igreja é a coluna e o sustentáculo da verdade (1Tm 3,15). Nossa Missão: promover a educação integral da pessoa, unindo fé, razão e cultura; fortalecer famílias e comunidades por meio da formação espiritual e intelectual; proclamar a verdade revelada por Cristo e confiada à Igreja, mostrando que fé e razão caminham juntas, em defesa da verdade contra ideologias que nos afastam de Deus. Rejeitamos um “deus” meramente sentimental e anunciamos o Deus verdadeiro revelado em Jesus Cristo: Misericordioso e Justo o qual ama o pecador, mas odeia o pecado que destrói seus filhos. Nosso lema é o do salmista: “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome daí glória” (Sl 115,1).

📲Fortaleça sua fé e consciência — siga e receba as atualizações!

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

"CONSAGRADOS A JESUS" PELAS MÃOS DE MARIA SANTÍSSIMA

"CONSAGRADOS A JESUS" PELAS MÃOS DE MARIA SANTÍSSIMA
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger