Augusto Faustino responde ao tema: "Qual libertação Cristo veio nos trazer?" - Apenas a social ?
Written By Beraká - o blog da família on domingo, 29 de junho de 2014 | 18:35
O que está por trás da "falsa humildade de Mujica" e seu pobrismo exibicionista ?
Written By Beraká - o blog da família on sábado, 28 de junho de 2014 | 14:13
A alegria de ser Monge cartuxo! Uma das ordens mais antigas e severas da Igreja! Consagrados para a adoração e intercessão
Written By Beraká - o blog da família on domingo, 22 de junho de 2014 | 13:32
Publio Terêncio: "sou humano e nada do que é humano me é estranho"
Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 19 de junho de 2014 | 10:44
por *Francisco José Barros de Araújo
Por que não é recomendável a introdução de músicas Protestantes e profanas na liturgia Católica ?
Written By Beraká - o blog da família on domingo, 15 de junho de 2014 | 16:02
A "amizade em São Tomás de Aquino"
Por que para a grande maioria dos protestantes é mais difícil lidar com as provações e sofrimentos que os católicos?
Written By Beraká - o blog da família on sábado, 14 de junho de 2014 | 12:36
Por que vários países da América Latina já ganharam Prêmio Nobel e o Brasil não?
Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 10 de junho de 2014 | 23:19
Por *Alfredo da Mota
Alguém escreveu que "o Brasil dá mais valor em ganhar uma Copa do Mundo de futebol do que ter um prêmio Nobel em qualquer área do conhecimento". Fui checar o assunto no semideus da informação, o Google. E resolvi estender a pesquisa para toda a América Latina: O prêmio Nobel é distribuído desde 1901 nas áreas de Química, Física, Medicina, Paz e Literatura. Em 1969 foi acrescentado o de Economia. O Brasil não tem mesmo nenhum prêmio Nobel, infelizmente! Carlos Chagas foi indicado em 1921 para medicina, mas não levou. Outro indicado de fora para dentro, foi Dom Helder Câmara para o da Paz, e não levou também!
Raça e etnia não são escolhas: e os debates sobre sexualidade e comportamento?
Written By Beraká - o blog da família on sábado, 7 de junho de 2014 | 13:13
Se usar o argumento de que a pessoa nasce com a tendência a homosexualidade o mesmo argumento é válido para a defesa da Pedofilia e Zoofilia, que são considerados comportamentos depravados e inaceitáveis pela sociedade em sua maioria. Embora seja dito muitas vezes como sinônimos, existem certas diferenças entre raça e etnia. Raça se expressa nas características visíveis da pessoa, ela engloba as características físicas, tais como tonalidade de pele, formação do crânio e do rosto e tipo de cabelo. A etnia também se refere a isso, mas ela vai além das características físicas da pessoa, ela inclui a cultura, nacionalidade, afiliação tribal, religião, língua e tradições.
Igreja Local ‘Árvore da Vida’: análise histórica e teológica da doutrina de Watchman Nee
A origem da festa de "Pentecostes" no Antigo e Novo Testamento?
Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 5 de junho de 2014 | 22:38
Pentecostes (em grego antigo: pentekostē [hēmera], "o quinquagésimo dia") é uma das celebraçőes importantes do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. Pentecostes é histórico e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez Mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo.
Papa Francisco fala aos membros da Renovação Carismática Católica
Written By Beraká - o blog da família on domingo, 1 de junho de 2014 | 22:50
Eis o mistério da fé! Como entender o milagre da Transubstanciação? - Refutando as declarações dos Padres Fábio de Melo e Joãozinho
Por *Francisco José Barros Araújo
"Se alguém disser que no sacrossanto sacramento da
Eucaristia permanece substância de pão e vinho juntamente com o Corpo e Sangue
de nosso Senhor Jesus Cristo, e negar aquela admirável e singular conversão
de toda a substância do pão em Corpo e de toda substância do vinho em Sangue,
permanecendo somente as espécies de pão e vinho, conversão que a Igreja
Católica propiciamente chama de Transubstanciação, seja
excomungado." (Concílio de Trento, Cânones sobre
a Eucaristia, II)
A extrema esquerda do Brasil "declara guerra a quem pensa diferente e fala o óbvio" como Rachel Sheherazade?
Written By Beraká - o blog da família on sábado, 31 de maio de 2014 | 11:04
Os sete Sacramentos são bíblicos, ou é pura invenção da Igreja Católica?
Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 30 de maio de 2014 | 21:49
Não se pode exagerar o valor e eficácia sacramental, como se fosse um rito mágico ou um amuleto, superstição ou fanatismo. A civilização tecnicista de hoje dificulta a compreensão dos símbolos e da dimensão transcendente das coisas. Muitas vezes os sacramentos são banalizados, mas, para que produzam na pessoa todo o fruto que podem produzir, é muito importante compreendê-los bem. Deus se expressa em categorias humanas, por meio de elementos sensíveis e perceptíveis para a pessoa, que está formada de corpo e alma. E Ele quis utilizar tais elementos para dar a sua graça aos que não a têm, ou aumentá-la nos que já a possuem.No entanto, os sacramentos são recebidos frequentemente sem as disposições necessárias para aproveitar todos os seus frutos e muitas pessoas têm dificuldade para compreender seu sentido. Em seu livro “A náusea”, por exemplo, o filósofo Jean-Paul Sartre oferece um pobre olhar sobre a Eucaristia, ao escrever que, “nas igrejas, à luz dos círios, um homem bebe vinho na frente de mulheres ajoelhadas”. Só quem adere de coração à Igreja, só quem se deixa ensinar por ela e cresce nela, poderá se apropriar plenamente da riqueza dos sacramentos. Os sacramentos formam um organismo no qual cada um tem seu lugar vital, ainda que a Eucaristia ocupe um lugar único, porque todos os outros estão ordenados a ela como ao seu fim, segundo São Tomás de Aquino. Cristo age nos fiéis de diversas maneiras, por meio dos sacramentos: pelo Batismo, assume-os em seu próprio Corpo, comunicando-lhes no Espírito a filiação divina; pela Crisma, fortalece-os no mesmo Espírito, para que possam confessá-lo diante dos homens; pela Confissão, perdoa os pecados e os vai curando de suas doenças espirituais; pela Unção dos Enfermos, conforta os doentes e moribundos; pela Ordem, consagra alguns para que, em seu nome, preguem, guiem e santifiquem o seu povo; pelo Matrimônio, purifica, eleva e fortalece o amor conjugal do homem e da mulher; e todo este sistema mana da Eucaristia, que contém o próprio Cristo.Quem quer colocar-se em contato com a carne de Cristo, portanto, basta que se aproxime dos sacramentos da Igreja. Para ganhar fruto, porém, mais do que simplesmente recebê-los, é preciso fazê-lo com fé, assim como a hemorroíssa do Evangelho tocou com confiança a fímbria do manto de Cristo (Jo 5, 25-34). Os sacramentos são sinais verdadeiramente eficazes da graça de Deus, mas só geram frutos na vida daqueles que se abrem dócil e generosamente à ação divina, ou seja, sem a fé e as disposições necessárias, é considera-los meros amuletos supersticiosos.Os Sacramentos são os meios sagrados que Deus usa para aplicar em nós a sua graça e santificar-nos. São sagrados por terem sido instituídos pelo próprio Cristo e têm como essência a vida pública de Jesus. A Igreja é o grande sacramento da salvação que Nosso Senhor instituiu para ministrar (distribuir) os sacramentos, pois ela é o Corpo de Cristo (1 Cor 12,28).



.jpg)











