A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo opinativo desta página.
Tecnologia do Blogger.
ÚLTIMAS POSTAGENS

Augusto Faustino responde ao tema: "Qual libertação Cristo veio nos trazer?" - Apenas a social ?

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 29 de junho de 2014 | 18:35

(Augusto Faustino: Bacharel em Teologia pela FCM)





(Mantido o tom coloquial) - "Amado irmão Augusto Faustino em uma aula a qual não lembro quem era o professor, você fez uma intervenção extraordinária! Lembro que o tema era "LIBERTAÇÃO" e falávamos que a terra prometida e por consequência a libertação almejada pelo povo Judeu era TERRESTE e com as benção terrestres. Já a TERRA PROMETIDA para os Cristãos era Celeste, uma libertação definitiva e não mais temporal. Foi ai onde você fez uma das suas mais brilhantes e inesquecíveis intervenções, ao perguntar ao professor que ficou desnorteado: "Será que a libertação que Cristo nos trouxe foi apenas a libertação Social, como era querida por Isrrael?" Trazendo para nossos dias: nos limitar apenas a estas libertações, tais como: comida, moradia, salário, etc?... Será que a libertação que Cristo nos trouxe não foi algo maior ?"


O que está por trás da "falsa humildade de Mujica" e seu pobrismo exibicionista ?

Written By Beraká - o blog da família on sábado, 28 de junho de 2014 | 14:13



(foto reprodução)





Os esquerdistas elogiam Mujica porque ele dispensa boa parte do salário de presidente (enquanto sua mulher acumula o de senadora). Mas, e o Republicano Michael Bloomberg, que recusou TODO o salário a que tinha direito durante sua longa gestão na prefeitura de NY? E aí, turma, vamos ser coerentes?

A alegria de ser Monge cartuxo! Uma das ordens mais antigas e severas da Igreja! Consagrados para a adoração e intercessão

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 22 de junho de 2014 | 13:32




"Como Maria a irmã de Marta, eles escolheram a melhor parte, que não lhes será retirada!" (Lucas 10,42)

 

 

Publio Terêncio: "sou humano e nada do que é humano me é estranho"

Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 19 de junho de 2014 | 10:44





por *Francisco José Barros de Araújo 




“Homo sum: nihil humani a me alienum puto.” (Sou homem: nada do que é humano me é estranho.)


A célebre máxima é de autoria de Públio Terêncio Afro, dramaturgo e poeta latino, nascido entre 195 e 185 a.C., falecido por volta de 159 a.C.. A frase aparece em sua comédia Heautontimorumenos (O algoz de si mesmo) e atravessou os séculos como uma das mais sintéticas e profundas expressões do humanismo clássico. Em poucas palavras, Terêncio condensou uma visão de mundo que reconhece, na condição humana, um elo universal capaz de unir indivíduos separados por tempo, cultura, moral ou destino.



Ao longo da história intelectual do Ocidente, essa sentença foi retomada por inúmeros pensadores, escritores e moralistas. Entre nós, destaca-se Machado de Assis, que, segundo diversos estudiosos, nutria por ela uma predileção especial, recorrendo à máxima em mais de uma ocasião. Curiosamente, o autor de Memórias Póstumas de Brás Cubas tinha o hábito de citá-la de forma incompleta, omitindo o último termo — puto — por receio de interpretações equivocadas por parte dos leitores. Tal cautela, ainda que compreensível, revela mais sobre as ambiguidades da recepção linguística moderna do que sobre a frase em si, já que o vocábulo latino nada tem a ver com seu homônimo vulgar na língua portuguesa.


Trata-se de uma daquelas sentenças que, uma vez conhecidas, dificilmente nos abandonam. Passam a funcionar como uma espécie de máxima existencial, constantemente evocada diante das experiências humanas mais diversas: o sofrimento alheio, a queda moral, o heroísmo inesperado, a miséria, a grandeza e a contradição que habitam o coração humano. Gosto particularmente dessa frase por suas ricas implicações filosóficas, entre as quais destaco duas perspectivas fundamentais.


1) A perspectiva da comunhão humana e da compaixão moralA primeira leitura possível parte de uma constatação simples e poderosa: enquanto humanos, somos essencialmente semelhantes. As diferenças de cultura, posição social, caráter ou circunstância não anulam o fato de que partilhamos a mesma natureza. Dessa premissa decorre a conclusão de que nada do que acontece a outro ser humano — por mais distante, estranho ou diferente que ele me pareça — deveria ser encarado como totalmente alheio a mim. Esse reconhecimento funda uma ética da compaixão. Não se trata de sentimentalismo ingênuo, mas de uma compreensão racional de que o sofrimento do outro poderia, em condições semelhantes, ser o meu próprio sofrimento. Assim, a máxima de Terêncio funciona como um antídoto contra a indiferença, o desprezo e a desumanização, lembrando-nos de que a dor, a fragilidade e a esperança são experiências universalmente partilhadas.

2) A perspectiva da lucidez moral e da humildade diante do mal - A segunda implicação é talvez ainda mais desconcertante. Se nada do que é humano me é estranho, então nada do que outro ser humano faz deveria me surpreender absolutamente. Isso inclui não apenas os atos de grandeza, coragem e sacrifício, mas também os mais baixos, vis e moralmente condenáveis.

Essa perspectiva exige humildade. Ela nos impede de assumir uma posição de superioridade moral confortável, na qual o mal é sempre atributo exclusivo do outro. Dadas determinadas circunstâncias — pressões extremas, medo, desespero, ideologia, conveniência ou fraqueza — não podemos ter certeza absoluta de que não seríamos capazes de cometer atos semelhantes. A história, aliás, está repleta de exemplos que confirmam essa trágica verdade. Reconhecer isso não equivale a justificar o mal, mas a compreendê-lo em sua raiz humana. Trata-se de um convite à vigilância moral, à responsabilidade pessoal e à recusa das ilusões que nos fazem acreditar imunes à queda.

Por que não é recomendável a introdução de músicas Protestantes e profanas na liturgia Católica ?

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 15 de junho de 2014 | 16:02




*Grifos do auto do blog Berakash: O Protestantismo não acredita no mistério Central da fé Cristã e Católica: A presença real de Cristo na Eucaristia, e tantos outros dogmas.Introduzir músicas estranhas na liturgia Católica é compactuar com o erro.



O Papa Emérito Bento XVI trabalhou arduamente durante todo o seu pontificado para mostrar a beleza e a importância da liturgia na vida da Igreja.


Mais do que documentos e papéis (os quais possuem obviamente a sua relevância), procurou viver a liturgia em toda a sua plenitude, educando pelo exemplo. Ensinou a todos que:


A "amizade em São Tomás de Aquino"





“Uma das características mais notáveis da ciência moral que São Tomás, seguindo aqui a Aristóteles, prescreve dever ser ensinada aos que se preparam para a contemplação está no fato de que ela não se esgota com a aquisição das virtudes. Ao contrário, afirma que mais ainda do que as virtudes, pertence à ciência moral mostrar o que seja a verdadeira amizade entre os homens.”

Por que para a grande maioria dos protestantes é mais difícil lidar com as provações e sofrimentos que os católicos?

Written By Beraká - o blog da família on sábado, 14 de junho de 2014 | 12:36






O correto não é PARE DE SOFRER, mas “dê um sentido Cristão ao seu sofrimento”! Fugir do sofrimento é alienação.





« Completo na minha carne (diz o Apóstolo São Paulo, ao explicar o valor salvífico do sofrimento) o que falta aos sofrimentos de Cristo pelo seu Corpo, que é a Igreja ». (Col. 1, 24)

Por que vários países da América Latina já ganharam Prêmio Nobel e o Brasil não?

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 10 de junho de 2014 | 23:19






Por *Alfredo da Mota




Alguém escreveu que "o Brasil dá mais valor em ganhar uma Copa do Mundo de futebol do que ter um prêmio Nobel em qualquer área do conhecimento". Fui checar o assunto no semideus da informação, o Google. E resolvi estender a pesquisa para toda a América Latina: O prêmio Nobel é distribuído desde 1901 nas áreas de Química, Física, Medicina, Paz e Literatura. Em 1969 foi acrescentado o de Economia. O Brasil não tem mesmo nenhum prêmio Nobel, infelizmente! Carlos Chagas foi indicado em 1921 para medicina, mas não levou. Outro indicado de fora para dentro, foi Dom Helder Câmara para o da Paz, e não levou também!

Papa Francisco: Não é difícil viver como santos: basta seguir as Bem-aventuranças







Na Missa em Santa Marta, o Papa convida a ler 2-3 vezes o Evangelho de Mateus que relata o "programa" de vida e santidade indicado por Jesus Cristo


O cristianismo não é uma teoria, nem uma filosofia ou um conjunto de palavras bonitas.

Raça e etnia não são escolhas: e os debates sobre sexualidade e comportamento?

Written By Beraká - o blog da família on sábado, 7 de junho de 2014 | 13:13



Raça e Etnia é Condição - "homosexualidade, pedofilia, sadismo e zoofilia, é comportamento sexual"  




Se usar o argumento de que a pessoa nasce com a tendência a homosexualidade o mesmo argumento é válido para a defesa da Pedofilia e Zoofilia, que são considerados comportamentos depravados e inaceitáveis pela sociedade em sua maioria. Embora seja dito muitas vezes como sinônimos, existem certas diferenças entre raça e etnia. Raça se expressa nas características visíveis da pessoa, ela engloba as características físicas, tais como tonalidade de pele, formação do crânio e do rosto e tipo de cabelo. A etnia também se refere a isso, mas ela vai além das características físicas da pessoa, ela inclui a cultura, nacionalidade, afiliação tribal, religião, língua e tradições.

Igreja Local ‘Árvore da Vida’: análise histórica e teológica da doutrina de Watchman Nee

(fundador)



Quando se pergunta a um membro da Igreja local ÁRVORE DA VIDA (que tem como fundador não Cristo, mas o oriental Watchman Nee):Qual o nome da sua "denominação"? A resposta que se obtém é a de que:“A Igreja Local não é uma denominação. É tão ofensivo indagar o nome da Igreja Local como se esse fosse o da sua denominação, que chegam a afirmar: As igrejas locais não têm nome. O único nome que ostentamos e honrarmos é o nome do Senhor Jesus. (...) O termo ‘igreja local’ não é um nome. (...) Imprimir as palavras ‘igreja local’ com letras maiúsculas é um erro sério, pois isto dá a impressão de que o nome é ‘igreja local’ ".  Embora se esforcem para dar a impressão de Igreja Local não é um nome denominacional e afirmem que "a igreja local é um grupo de crentes que são os membros vivos de Cristo", que não pertencem a nenhuma denominação, não podem negar que possuem registro de pessoa jurídica, como qualquer denominação ou Instituição religiosa; tanto é que declaram: "no que diz respeito às questões financeiras, as igrejas locais estão legalmente registradas com relação ao governo". Quando não podem fugir do assédio sobre a que igreja pertencem, respondem vagamente, dando o nome da cidade onde se localiza, dizendo: “A igreja que está em São Paulo" ou "a igreja que está em Santos" e, se são interrogados sobre o porquê da ausência de nome denominacional, a resposta que se obtém é que as denominações são divisões e causam divisões, só devendo existir em cada cidade uma igreja com o nome da própria cidade, e que todo o cristão verdadeiro deve unir-se a essa igreja local com o nome da cidade. "Se alguém se mudar, por exemplo, de São Paulo para Belo Horizonte, não precisa se preocupar quanto a que igreja deva ir ensinam os líderes da Igreja Local: "Você irá á igreja daquela cidade, à igreja local." E se alguém entrar, por exemplo, numa Igreja Batista. Presbiteriana, Metodista, Assembléia de Deus, Comunidade Evangélica da Paz, que estará fazendo? Nada mais do que estar entrando numa divisão ?”



A origem da festa de "Pentecostes" no Antigo e Novo Testamento?

Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 5 de junho de 2014 | 22:38




Pentecostes (em grego antigo: pentekostē [hēmera], "o quinquagésimo dia") é uma das celebraçőes importantes do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. Pentecostes é histórico e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez Mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo.

Papa Francisco fala aos membros da Renovação Carismática Católica

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 1 de junho de 2014 | 22:50






Na tarde deste domingo, 1° de junho de 2014, o Papa Francisco esteve na Conferência da Renovação Carismática Católica em Roma. O encontro contou com participantes provenientes de 37 nações.


O Papa respondeu as perguntas que fizeram os sacerdotes, jovens, famílias e deficientes de forma expontânea.



Vocês, Renovação Carismática, receberam um grande dom do Senhor, nasceram do Espirito Santo como uma corrente de graça na Igreja e pela Igreja.


Eis o mistério da fé! Como entender o milagre da Transubstanciação? - Refutando as declarações dos Padres Fábio de Melo e Joãozinho





 


Por *Francisco José Barros Araújo 





"Se alguém disser que no sacrossanto sacramento da Eucaristia permanece substância de pão e vinho juntamente com o Corpo e Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, e negar aquela admirável e singular conversão de toda a substância do pão em Corpo e de toda substância do vinho em Sangue, permanecendo somente as espécies de pão e vinho, conversão que a Igreja Católica propiciamente chama de Transubstanciação, seja excomungado." (Concílio de Trento, Cânones sobre a Eucaristia, II)

 

 

Por que durante sua vida terrena Jesus Cristo prefere a barca de Pedro?





Lucas 5,2-3: "E viu dois barcos junto à praia do lago; os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes. E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão"

A extrema esquerda do Brasil "declara guerra a quem pensa diferente e fala o óbvio" como Rachel Sheherazade?

Written By Beraká - o blog da família on sábado, 31 de maio de 2014 | 11:04

(foto reprodução)






Segundo o site Congresso em Foco, o PT e o PCdoB (cachorrinho de estimação do primeiro) estão tentando executar outra instância de “soft censorship” contra o SBT. O discurso é a mesma farofa de sempre: “rancor absoluto pela âncora Rachel Sheherazade por ela ter achado compreensível (que é diferente de aceitável) a reação do cidadão civil contra criminosos.”

Os sete Sacramentos são bíblicos, ou é pura invenção da Igreja Católica?

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 30 de maio de 2014 | 21:49



Não se pode exagerar o valor e eficácia sacramental, como se fosse um rito mágico ou um amuleto, superstição ou fanatismo. A civilização tecnicista de hoje dificulta a compreensão dos símbolos e da dimensão transcendente das coisas. Muitas vezes os sacramentos são banalizados, mas, para que produzam na pessoa todo o fruto que podem produzir, é muito importante compreendê-los bem. Deus se expressa em categorias humanas, por meio de elementos sensíveis e perceptíveis para a pessoa, que está formada de corpo e alma. E Ele quis utilizar tais elementos para dar a sua graça aos que não a têm, ou aumentá-la nos que já a possuem.No entanto, os sacramentos são recebidos frequentemente sem as disposições necessárias para aproveitar todos os seus frutos e muitas pessoas têm dificuldade para compreender seu sentido. Em seu livro “A náusea”, por exemplo, o filósofo Jean-Paul Sartre oferece um pobre olhar sobre a Eucaristia, ao escrever que, “nas igrejas, à luz dos círios, um homem bebe vinho na frente de mulheres ajoelhadas”. Só quem adere de coração à Igreja, só quem se deixa ensinar por ela e cresce nela, poderá se apropriar plenamente da riqueza dos sacramentos. Os sacramentos formam um organismo no qual cada um tem seu lugar vital, ainda que a Eucaristia ocupe um lugar único, porque todos os outros estão ordenados a ela como ao seu fim, segundo São Tomás de Aquino. Cristo age nos fiéis de diversas maneiras, por meio dos sacramentos: pelo Batismo, assume-os em seu próprio Corpo, comunicando-lhes no Espírito a filiação divina; pela Crisma, fortalece-os no mesmo Espírito, para que possam confessá-lo diante dos homens; pela Confissão, perdoa os pecados e os vai curando de suas doenças espirituais; pela Unção dos Enfermos, conforta os doentes e moribundos; pela Ordem, consagra alguns para que, em seu nome, preguem, guiem e santifiquem o seu povo; pelo Matrimônio, purifica, eleva e fortalece o amor conjugal do homem e da mulher; e todo este sistema mana da Eucaristia, que contém o próprio Cristo.Quem quer colocar-se em contato com a carne de Cristo, portanto, basta que se aproxime dos sacramentos da Igreja. Para ganhar fruto, porém, mais do que simplesmente recebê-los, é preciso fazê-lo com fé, assim como a hemorroíssa do Evangelho tocou com confiança a fímbria do manto de Cristo (Jo 5, 25-34). Os sacramentos são sinais verdadeiramente eficazes da graça de Deus, mas só geram frutos na vida daqueles que se abrem dócil e generosamente à ação divina, ou seja, sem a fé e  as disposições necessárias, é considera-los meros amuletos supersticiosos.Os Sacramentos são os meios sagrados que Deus usa para aplicar em nós a sua graça e santificar-nos. São sagrados por terem sido instituídos pelo próprio Cristo e têm como essência a vida pública de Jesus. A Igreja é o grande sacramento da salvação que Nosso Senhor instituiu para ministrar (distribuir) os sacramentos, pois ela é o Corpo de Cristo (1 Cor 12,28).

Como entender a expressão: Igreja Santa e Pecadora? (Santa e Meretriz)?

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 25 de maio de 2014 | 11:58








Diz a palavras de Deus em Mateus 18,7: “Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem...” - E vós, maridos, amais as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, a fim de purificá–la com o banho da água e santificá–la pela Palavra para apresentar a si mesmo a Igreja, gloriosa, sem mancha nem ruga, ou coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. É grande este mistério: refiro–me à relação entre Cristo e a sua Igreja” (Ef 5, 25. 32).

Deputado petista não explica o que fazia em reunião a que estavam presentes membros do PCC - Jilmar Tatto desconversa

Written By Beraká - o blog da família on sábado, 24 de maio de 2014 | 21:25




Contei ontem aqui a encantadora história do deputado estadual do PT Luiz Moura. É aquele senhor que estava presente a uma reunião estourada pela polícia de pessoas que planejavam ataques a ônibus.


Havia na turma nada menos de 13 membros do PCC. Entre eles, estava um dos homens que participaram do assalto ao Banco Central no Ceará, em 2005, de onde foram levados R$ 164,8 milhões.



A operação aconteceu em março, no auge dos ataques criminosos aos ônibus. A reunião ocorreu na sede de uma tal Transcooper, uma dita “cooperativa”, que tem autorização da Prefeitura para operar algumas linhas na cidade.


Qual igreja Cristã ainda hoje guarda: a unidade, santidade, catolicidade e apostolicidade?



Jesus disse: "Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou" (Lc 10,16). 

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Blog formativo e apologético inspirado em 1Pd 3,15. Aqui você não vai encontrar matérias sentimentalóides para suprir carências afetivas, mas sim formações seguras, baseadas no tripé da Igreja, que deem firmeza à sua caminhada cristã rumo à libertação integral e à sua salvação. Somos apenas o jumentinho que leva Cristo e sua verdade aos povos, proclamando que Ele é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14,6), e que sua Igreja é a coluna e o sustentáculo da verdade (1Tm 3,15). Nossa Missão: promover a educação integral da pessoa, unindo fé, razão e cultura; fortalecer famílias e comunidades por meio da formação espiritual e intelectual; proclamar a verdade revelada por Cristo e confiada à Igreja, mostrando que fé e razão caminham juntas, em defesa da verdade contra ideologias que nos afastam de Deus. Rejeitamos um “deus” meramente sentimental e anunciamos o Deus verdadeiro revelado em Jesus Cristo: Misericordioso e Justo o qual ama o pecador, mas odeia o pecado que destrói seus filhos. Nosso lema é o do salmista: “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome daí glória” (Sl 115,1).

📲Fortaleça sua fé e consciência — siga e receba as atualizações!

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

"CONSAGRADOS A JESUS" PELAS MÃOS DE MARIA SANTÍSSIMA

"CONSAGRADOS A JESUS" PELAS MÃOS DE MARIA SANTÍSSIMA
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger