A Menorá, um candelabro de sete braços, é um símbolo judaico muito antigo. Embora a Menorá tenha um significado profundo e esteja associada à presença divina, seu simbolismo principal se relaciona à luz, conhecimento, e a relação entre Deus e seu povo.
O Menorá é rico em simbologias (luz divina,onipresença, etc).Devemos procurar descobrir as riquezas dos símbolos bíblicos, vencendo a tentação racional de breves e definitivas definições. Em si, os símbolos são sempre ricos e passíveis de muitas explicações; maior ainda a riqueza se forem encontrados nas Escrituras. E se manifestarem na Liturgia.Dito isso, gostaria de levar o leitor a explorar, para seu alimento espiritual, um símbolo que hoje está presente em Israel, em nossas igrejas, em ilustrações e imagens: a Menorá, o Candelabro de sete braços com sete lâmpadas (Menorá significa lâmpada, candelabro). Sua descrição está no livro do Êxodo (25, 31-40), no momento em que o Senhor descreve a Moisés o modo de construir o Santuário onde serão guardadas as Tábuas da Lei: “O candelabro será polido, tanto a base como a haste. Seus cálices, botões e flores formarão uma só peça. Seis braços sairão de seus lados, três de um e três de outro”.Moisés fez como o Senhor lhe ordenou e, na Terra prometida, a Menorá foi guardada no Templo de Jerusalém, sempre acesa com óleo puríssimo.
Significados da Menorá:
1)-Luz e Conhecimento: A Menorá representa a "luz da Torá" (livro que contém essa lei, isto é, as escrituras religiosas judaicas, e conhecido como Pentateuco), o verdadeiro conhecimento, e a sabedoria divina.
2)-Simbolismo da Criação: A Menorá com seus sete braços pode simbolizar os sete dias da criação, a semana judaica, e a luz de cada dia.
3)-Identidade Judaica: É um dos símbolos mais reconhecidos do judaísmo e da identidade nacional de Israel, como luz das nações:"Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te constitui como luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra" (Isaías 49,6).
4)-Resistência e Fé: Durante o período festivo de Hanukkah, a Menorá também simboliza a resistência judaica e o milagre do óleo que durou oito dias (no contexto judaico-Cristão seria a oitava da páscoa, o dia da Nova Criação). Sobre o propriamente dito "milagre da botija de óleo" (hebraico : נֵס פַּךְ הַשֶּׁמֶן ), ou o "Milagre de Hanukkah" , é uma "Agadá" (também escrito como "Hagadá" em hebraico - refere-se a "textos não-legais" encontrados no Talmude e no Midrash, que contêm narrativas, parábolas, anedotas, ensinamentos morais e histórias, em contraste com a Halacá, que trata das leis judaicas) retratada no Talmude Babilônico como uma das razões para a festa do Hanukkah. Na história, o milagre ocorreu após a libertação do Templo em Jerusalém durante a Revolta dos Macabeus , e descreve a descoberta de uma jarra de óleo puro que seria suficiente para acender a lâmpada por apenas um dia, mas que durou oito dias. Contexto histórico: por volta de 200 a.C., Antíoco III , o rei selêucida da Síria, assumiu o controle do reino da Judeia. Ele permitiu que os judeus que viviam na Judeia governassem de forma autônoma por algum tempo, mas então seu filho Antíoco IV o substituiu. Tentando unificar seu reino, Antíoco IV proibiu os judeus de praticar o judaísmo e ordenou que adorassem deuses gregos. Muitos judeus concordaram com essas exigências e eram conhecidos como judeus helenizados. As tensões aumentaram e em 168 a.C. Antíoco IV invadiu Jerusalém, matando milhares, e ergueu um altar a Zeus no templo judeus. Junto com uma estátua de Zeus, e sacrifício de porcos (uma prática normal na adoração grega antiga) começou a ocorrer no templo judaico. Isso resultou em revolta e em uma guerra civil entre as facções helenizadas favoráveis a Antíoco IV, e os tradicionalistas (judeus Ortodoxos). Os rebeldes judeus ortodoxos eram liderados pelo sacerdote Matityahu de Modiin, conhecido como Macabeus. Após dois anos de guerrilha, os rebeldes judeus ortodoxos conseguiram derrubar o domínio selêucida.
5)-Onipresença de Deus:Embora a Menorá não seja um símbolo direto da onipresença de Deus, o conceito de onipresença está intrinsecamente ligado à ideia da presença constante de Deus em todos os lugares. O judaísmo acredita que Deus está presente em toda a criação, e a Menorá, com seus múltiplos significados, pode ser vista como uma representação da manifestação da presença divina em diferentes aspectos da vida e do mundo.
Em resumo: A Menorá é um símbolo rico em significado, mas seu foco principal é a luz, o conhecimento e a relação entre Deus e seu povo, enquanto a onipresença de Deus é um conceito mais amplo que engloba a sua presença em todos os lugares.
Quero destacar um dos símbolos para mim, particularmente, muito caro e significativo, que é o da ONIPRESENÇA DIVINA (Salmo 139), presente nos sete braços:
1º)-Deus está no centro (dentro e fora de mim).
2º)-Deus está a minha esquerda
3º)-Deus está a minha direita
4º)-Deus está a minha frente
5º)-Deus está por trás de mim
6º)-Deus está acima de mim
7º)-Deus está por baixo de mim
Após o ano 70, quando o Templo foi destruído pelos
romanos e Israel deixou de existir como Estado, foi levada a Roma pelos
soldados e ficou exposta no Templo da Paz de Vespasiano. Depois, perdem-se as
notícias e surgem os mitos. Hoje, a Menorá é o símbolo do Estado de Israel.
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