A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » » Como estar sem estar no “SISTEMA” exercendo sua CIDADANIA POLÍTICA

Como estar sem estar no “SISTEMA” exercendo sua CIDADANIA POLÍTICA

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 4 de outubro de 2015 | 21:07


(Como funciona o "establishment" - O sistema)


João 15,16-20: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros. Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.



É interessante notar que  em um documento dos primeiros séculos da igreja Cristã conhecido como “Carta a Diogneto”, vemos neste documento que os primeiros Cristãos já viviam assim, em uma sociedade paganizada e com costumes hostis e contrários aos Cristãos. Um pagão culto, desejoso de conhecer melhor a nova religião que se espalhava pelas províncias do império romano, impressionado pela maneira como os cristãos desprezavam o mundo, a morte e os deuses pagãos, pelo amor com que se amavam, queria saber: 



"Que Deus era aquele em quem confiavam e que gênero de culto lhe prestavam; de onde vinha aquela raça nova e por que razões aparecera na história tão tarde ?..."





Foi para responder a estas e outras questões de igual importância que nasceu esta jóia da literatura cristã primitiva, o escrito que conhecemos como Epístola a DiognetoO texto se revela, simultaneamente, como crítica do paganismo e do judaísmo e defesa da superioridade do cristianismo. Sobre este documento, infelizmente, não se sabe muita coisa. Elementos importantes que ajudam a determinar e caracterizar uma obra, tais como autor, data e local de composição, bem como o destinatário, ficam na sombra. De qualquer maneira trata-se de um documento de primeira grandeza sobre a vida cristã primitiva que merece ser colocado entre as obras mais brilhantes da literatura cristã. De acordo com os últimos estudos o destinatário mais provável seria o imperador Adriano, que exercia a função de arconte em Atenas desde 112 d.C:



“...Os cristãos, de fato, não se distinguem dos outros homens, nem por sua terra, nem por sua língua ou costumes. Com efeito, não moram em cidades próprias, nem falam língua estranha, nem têm algum modo especial de viver. Sua doutrina não foi inventada por eles, graças ao talento e a especulação de homens curiosos, nem professam, como outros, algum ensinamento humano. Pelo contrário, vivendo em casa gregas e bárbaras, conforme a sorte de cada um, e adaptando-se aos costumes do lugar quanto à roupa, ao alimento e ao resto, testemunham um modo de vida admirável e, sem dúvida, paradoxal. Vivem na sua pátria, mas como forasteiros; participam de tudo como cristãos e suportam tudo como estrangeiros. Toda pátria estrangeira é pátria deles, a cada pátria é estrangeira. Casam-se como todos e geram filhos, mas não abandonam os recém-nascidos. Põe a mesa em comum, mas não o leito; estão na carne, mas não vivem segundo a carne; moram na terra, mas têm sua cidadania no céu; obedecem as leis estabelecidas, mas com sua vida ultrapassam as leis; amam a todos e são perseguidos por todos; são desconhecidos e, apesar disso, condenados; são mortos e, deste modo, lhes é dada a vida; são pobres e enriquecem a muitos; carecem de tudo e tem abundância de tudo; são desprezados e, no desprezo, tornam-se glorificados; são amaldiçoados e, depois, proclamados justos; são injuriados, e bendizem; são maltratados, e honram; fazem o bem, e são punidos como malfeitores; são condenados, e se alegram como se recebessem a vida. Pelos judeus são combatidos como estrangeiros, pelos gregos são perseguidos, a aqueles que os odeiam não saberiam dizer o motivo do ódio. Em poucas palavras, assim como a alma está no corpo, assim estão os cristãos no mundo. A alma está espalhada por todas as partes do corpo, e os cristãos estão em todas as partes do mundo. A alma habita no corpo, mas não procede do corpo; os cristãos habitam no mundo, mas não são do mundo. A alma invisível está contida num corpo visível; os cristãos são vistos no mundo, mas sua religião é invisível...”






Não tenho partido político, e não pretendo filiar-me a nenhum. Eu e mais de 90% da população brasileira, de acordo com o levantamento mais recente do TSE. Ora, nove em cada dez brasileiros, portanto, estariam excluídos do processo político?  Vale lembrar o capítulo IV (dos direitos políticos) e o artigo 14º da Constituição da República Federativa do Brasil: o seu parágrafo 1º explica quem pode votar, enquanto seu parágrafo 3º lista as condições para quem deseja ser votado, sendo uma delas a filiação a partidos (um entre os 32 que existem até o momento). Eu lamento isso profundamente. 93% dos países existentes permitem a possibilidade de candidaturas independentes, ou seja, sem que o cidadão tenha de fazer parte necessariamente de uma partido. E, para além disso tudo, vale perguntar: a política acontece apenas durante as eleições e se limita nisso? A resposta é não.






“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.” (Eugen Berthold Friedrich Brecht).





CONTEXTUALIZAÇÃO:





As eleições 2014: Desconheço um processo eleitoral que tenha mexido tanto com as pessoas. Todo mundo tinha um lado. E o resultado, bem, o resultado todo mundo conhece. Quando outubro passou e novembro chegou, muita gente ficou com uma vontade de não parar de agir, como um processo contínuo.Ou seja, as eleições despertaram em muitos o interesse de tomar parte na política. Só que a maior parte delas nunca tinha feito isso. Ainda, a quase totalidade delas não queria nem pensar em se filiar numa das 32 legendas que existem no país. Visivelmente há muita coisa ainda a se fazer, mas como?Em muitos locais do país, vários cidadãos diferentes começaram a conversar. A política é, sobretudo argumentativa. O diálogo começou a reunir pessoas e elas tomaram a decisão de constituir associações. 




A mesma constituição supracitada, no seu artigo 5º, prevê, nos incisos XVII a XXI, que os cidadãos podem se associar para fins lícitos. 




Há muita gente se unindo fora dos partidos no Brasil. Só os próprios partidos não percebem isso. Manuel Castells já avisava a respeito ainda na década de noventa. A internet permite que a velha fórmula que une pessoas e ideias ocorra de maneira mais fluida. O time de participantes desejava sobretudo pensar o Brasil! A efervescência política vai e vem, mas boas ideias precisam ser colocadas em prática para que brasileiros e brasileiras participem da construção de um futuro positivo e coletivo.





Cidadania se aprende como?





Quando a gente aprende a ler e a escrever, tudo começa segundo o método Fônico, por partes. Da mesma forma é o sentido e exercício da Cidadania. Ou você explica de modos diversos como conectar instrumentos que fazem sentido juntos, ou você não sai do lugar. A alfabetização cidadã que promova a participação das pessoas na construção política é certamente o principal objetivo dessas novas associações. Por fim, um ação brasileira de cidadania tem qual finalidade?A gente vive presenciando a disputa na política. Há quem pense assim, há quem pense assado. Alguns acham algo mais naquela direção, outras acham algo mais na outra.





Todavia, há uma disputa onde um lado está completamente correto e o outro lado está completamente errado: DEMOCRACIA X AUTOCRACIA. Você não sabe a diferença?




Com conhecimento e pesquisa você vai descobrir. Pela democracia, vale agir. É justamente numa ação brasileira de cidadania pela democracia que muitas pessoas pretendem colaborar. Vemos que a política é feita em grande parte de argumentos ideológicos, certo? Também é feita da capacidade de escutar. Num ambiente democrático isso é muito importante. Numa rede de gente e pensamentos diferentes, queremos desenvolver projetos que some tudo isso sem que um anule o outro.





O que vem a ser o projeto “CIDADANIA SEM PARTIDO POLÍTICO DE LEGENDA” ?





Vai depender muito do entusiasmo dos seus integrantes (que esperamos serem diversos em tipo e pensamento) e das oportunidades que vão aparecer. Querem um exemplo: no Brasil, as pessoas vivem tendo ideias,é verdade. Nosso povo é muito criativo. A coisa aperta quando é para colocá-las em prática. Pensamos que nele, as pessoas poderão depositar suas sementes e a associação vai ajudá-las a germinar nas condições adequadas. Se você identifica um problema na sociedade e achar que sabe como resolvê-lo, nós queremos lhe ajudar.




Querem outro exemplo: no Brasil, muita gente palpita no que acontece do outro lado do país e não atua para resolver uma questão na própria rua. Interagir com seus semelhantes e pensar globalmente atuando localmente será outro projeto: a República dos 10 Quarteirões. 




A final de contas, um plano nacional de educação pode surgir reunindo os vizinhos do bairro para recuperar uma escola. Há todo uma nação concentrada no limite de dez blocos de um bairro. Podem acreditar.




E quem pode participar?





Tem que haver uma triagem:
 


-Aquele que deseja pensar, mas também agir coletivamente e democraticamente. 


-Aquele que deseja pensar o Brasil sem ideologias de escritório prontas.


-Aquele que deseja ser um cidadão antes de ser um militante. 


-Aquele que deseja atuar pela democracia contra a autocracia. 



Se você se identifica e conhece alguém assim, pode inscrever-se e nos apresentar.A rede se expande dessa forma. Ainda, você pode ter uma ideia que vale a pena. Se você tem uma ideia valiosa e quer levar ela adiante, pode ser que a CIDADANIA SEM PARTIDO seja o seu lugar. Você tem que abrir bem os olhos e passar enxergar a política e o local onde você se encontra de maneira diferente. Você precisa prestar atenção e notar os problemas. Não se trata de correr atrás de cargos, remunerações e funções. Não !!!. Queremos pessoas interessadas em solucionar problemas, não gente que crie problemas. Você pode espalhar a novidade. Você não precisa ter um veículo de comunicação para ajudar (embora se tiver também é bem vindo) uma vez que pode divulgar pelo seu perfil nas redes sociais mesmo. Você precisa encarar o Brasil como uma oportunidade para o mundo, e não um laboratório de IDEOLOGIAS FRACASSADAS. Pode ser que tenhamos um crise a driblar, mas quem deseja apostar no pior já tem milhares de outras iniciativas para se associar.


  


“O objeto principal da política é criar a amizade entre membros da cidade” -  (Aristóteles).





Na CIDADANIA SEM PARTIDO, o interesse rasteiro por trocar seis por meia dúzia não tem vez. Se existe uma porção de gente querendo apenas criticar, o projeto CIDADANIA SEM PARTIDO existe para sugerir quais mudanças devem acontecer. Estamos a disposição da política, nunca a reboque dela e nem dos ditadores autocratas e salvadores da Pátria. Aqui não queremos apenas uma estrela a brilhar, mas o intenso brilho de toda uma constelação.






“Nem um homem e nem uma nação podem existir sem uma ideia sublime” – ( Fiódor Dostoiévski)




Eliminar e ou, discernir aquilo que é mal para nossa vida tornou-se algo essencial (Heb 5,14), visto que nosso lar está equipado com toda a tecnologia para trazer o que o Senhor condenou em Sodoma e Gomorra para dentro de nossa própria sala de estar se não estivermos vigilantes. Não podemos evitar o mundo. Enclausurarmo-nos não é a saída. Em sentido positivo, nossa contribuição para o mundo é parte de nosso desafio e é primordial se quisermos desenvolver nossos talentos. Um dos desafios mais difíceis da nossa vida é estar no mundo sem ser do mundo (João 15,19). A doutrina do evangelho esclarece que devemos viver neste mundo para alcançar nosso destino eterno. Para isso, como os anjos, precisamos ser provados e considerados dignos de um reino maior e eterno. Na nossa vida pessoal, devemos evitar a abominável busca das coisas temporais da mortalidade, os destrutivos modismos comportamentais e as  limitadas ideologias humanas existentes no mundo. Um comentário depreciativo feito ocasionalmente sobre os membros da Igreja é que: “Eles são como as ovelhas, esperando que seus líderes lhes digam o que fazer. Por que não podem pensar por si mesmos”? Embora esse comentário possa parecer plausível à primeira, mas para ter esse discernimento é preciso estudar, de maneira ponderada e fervorosa, as doutrinas e princípios contidos nas escrituras e nos conselhos dos profetas vivos e comparar com o tripé da Igreja: Tradição, Palavra e Magistério, para dai vir a confirmação ou negação de tais ensinos e novidades. Não precisamos reinventar a roda e cometer todos os erros possíveis para sabermos o que é certo e o que é errado. Podemos nos beneficiar-se das experiências de vida de todas as gerações que nos precederam e das instruções de nosso Pai no Céu e de Seus fieis servos.  É inevitável que façamos escolhas. Se conhecermos os princípios do tripé da Igreja, poderemos tomar decisões sábias. Se nossa vida for pura, reta, e bem intencionada, o Espírito Santo nos guiará. Então seremos capazes de, simbolicamente, armar nossas tendas como Abraão e Lot, e estaremos no mundo sem ser do mundo.

 

 


ATENÇÃO!!! Nosso ponto de encontro será neste link abaixo (Curta, e já deixe lá seus comentários e ideias):



https://www.facebook.com/Caf%C3%A9-Teol%C3%B3gico-e-Filos%C3%B3fico-Virtual-109039490601430



------------------------------------------------------

 

 

APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

filhodedeusshalom@gmail.com



Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger