A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo opinativo desta página.
Tecnologia do Blogger.
ÚLTIMAS POSTAGENS

São Luís Maria Grignion de Montfort e a devoção a "Nossa Senhora da Paciência" (celebrada no dia 8 de Setembro)

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 25 de dezembro de 2015 | 21:51

(S. Luis G. de Montfort )






Você sabia que S. Luis G. de Montfort foi ao seu tempo um excelente escultor? Pois fique sabendo que a Paróquia de Séguinière, na França, possui uma imagem de sua autoria, de grande qualidade artística.Foi no ano de 1713 que o então Vigário daquela paróquia precisando de um pregador, se lembrou de um colega de seminário que muito o havia impressionado: o famoso “Montfort”! “Que boa idéia pensou, para pregar as missões do próximo mês de maio!” E encontrou o pregador. E tudo se passou tão bem que Montfort, no seu entusiasmo, deixou para a paróquia, um presente excepcional: uma imagem de Nossa Senhora esculpida por ele mesmo.Desde há 283 anos, a piedade popular a chama de “NOSSA SENHORA DA PACIÊNCIA”... Isto, porque, muitos maridos que lá vão à peregrinação com a família, retornam satisfeitos com a mudança operada (o que não impede às esposas de pensarem o mesmo).Esta imagem se encontra até hoje num antigo Oratório em que o Vigário e o Missionário resolveram dedicar a Ela. Em 1715, o próprio Montfort inaugurou com pompa a capela, compondo um célebre canto para a ocasião. Foi aí o local e o dia escolhido pelos primeiros irmãos montfortinos para pronunciarem os primeiros votos.Todo ano, no dia 8 de setembro celebra-se nesta Capela a festa de “Nossa Senhora de TODA PACIÊNCIA”.Durante a Revolução Francesa com seu cortejo de pilhagens e massacres, através de uma família local, foram poupadas a Imagem e a Capela.




São Luís Maria de Montfort ensina como rezar a simplicidade do santo Rosário!















O SANTO ROSÁRIO, na forma como é rezado presentemente, foi inspirado à Igreja, dado pela Santíssima Virgem a São Domingos no ano 1214, para converter os albigenses e os pecadores, conforme relato do Beato Alano de la Roche. São Domingos, inspirado pelo Espírito Santo, instruído pela Santíssima Virgem e por sua própria experiência, pregou o Rosário por todo o resto de sua vida.Desde o estabelecimento do Rosário por São Domingos, até o ano 1460, quando o Beato Alano o restabeleceu por ordem do Céu, ele foi chamado de "Saltério de Jesus e da Virgem", porque contém 150 Ave-Marias — o mesmo número dos Salmos de Davi.O Santo Rosário goza de uma tradição Cristã mais que milenar. Sua meditação combina a recitação de orações vocais (Pai Nosso, Ave maria, Gloria e jaculatórias) com a consideração dos chamados “Mistérios do Rosário”, que são momentos estelares — “flashes” — da passagem de salvífica e libertadora de Jesus Cristo por este mundo. Este percurso Cristológico vai desde a Concepção de Jesus no seio da Virgem Maria, até sua Ascensão (o ciclo se completa com “a descida do Espírito Santo, os mistérios da Assunção e Coroação” de Maria Santíssima no seio da Trindade). Com razão, o papa São Paulo VI definiu o Rosário como «um compêndio da vida de Cristo».





As orações vocais do Rosário

 



1. Credo, ou Símbolo dos Apóstolos, é rezado na Cruz do Rosário. Contém ele um resumo das verdades cristãs e é uma oração de grande mérito, porque a fé é o fundamento e o princípio de todas as virtudes cristãs e de todas as orações que agradam a Deus. “Creio em Deus” contém os atos das três virtudes teologais, a fé, a esperança e a caridade, e têm uma eficácia maravilhosa para santificar a alma e aterrorizar o demônio.





2. O Pai Nosso, ou Oração Dominical (Dominus, Senhor), tira sua primeira excelência de seu Autor, Jesus Cristo, o próprio Rei dos Anjos e dos homens. “Era necessário, diz São Cipriano, que Aquele que nos veio dar a vida da graça como Salvador, nos ensinasse como Mestre a maneira de rezar”.O Pai-Nosso contém todos os deveres que nós temos em relação a Deus; contém ademais os atos de todas as virtudes e os pedidos para todas as nossas necessidades espirituais e corporais. É um resumo do Evangelho, como diz Tertuliano. Ele ultrapassa, diz Tomás de Kempis, todos os desejos dos Santos; compreendia todas as doces sentenças dos salmos e dos cânticos; pede tudo o que nos é necessário; louva a Deus de modo excelente; e eleva a alma da terra ao céu, unindo-a estreitamente a Deus.Devemos recitar a Oração Dominial na certeza de que o Pai Eterno a atenderá, pois é a oração de seu Filho, que Ele sempre atende. Santo Agostinho assegura que o Pai-Nosso bem rezado apaga os pecados veniais. Dizendo: “Pai nosso, que estais no Céu”, formulamos atos de fé, de adoração e de humildade. Desejando que seu Nome seja santificado e glorificado, manifestamos zelo por sua glória.Pedindo-Lhe que venha a nós o seu Reino, fazemos um ato de esperança. Desejando que sua vontade seja feita na terra como no céu, fazemos um ato de perfeita obediência. Pedindo-Lhe o pão nosso de cada dia, praticamos a pobreza de espírito e o desapego dos bens terrenos. Pedindo que nos perdoe as nossas ofensas, realizamos um ato de arrependimento; e perdoando aqueles que nos ofendem, exercitamos a misericórdia na sua mais alta perfeição. Pedindo seu socorro para não cairmos em tentação, fazemos atos de humildade, de prudência e de fortaleza. Esperando que Ele nos livre do mal, praticamos a paciência.Enfim, pedindo todas essas coisas, não somente para nós, mas também para o nosso próximo e para todos os membros da Igreja, cumprimos o dever de verdadeiros filhos de Deus, pois O imitamos na sua caridade, que abarca todos os homens, e cumprimos o mandamento do amor ao próximo.





3) A Ave Maria, também conhecida como “Saudação Angélica”, é tão sublime e elevada, que o Beato Alano de la Roche julgou que nenhuma criatura pode compreendê-la e que somente Jesus Cristo, nascido da Virgem Maria, pode explicá-la. Ela tira principalmente sua excelência da Santíssima Virgem à qual foi dirigida; da finalidade da Encarnação do Verbo para a qual foi trazida do céu; e do Arcanjo São Gabriel, que a pronunciou pela primeira vez. A Saudação Angélica resume toda a teologia cristã sobre Maria Santíssima (São João Paulo II salientou que o centro da Ave-Maria, a palavra que faz a ligação primeira e a segunda parte da oração, é o santo Nome de Jesus).A Santíssima Trindade revelou a primeira parte da Ave Maria; Santa Isabel, iluminada pelo Espírito Santo, acrescentou a segunda; e a Igreja, no I Concílio de Éfeso (ano 430), pôs a conclusão, após ter definido que Nossa Senhora é verdadeiramente Mãe de Deus. Esse Concílio ordenou que Ela fosse invocada com as seguintes palavras: “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte”. Deus Pai é glorificado quando honramos a mais perfeita de suas criaturas. Deus Filho é glorificado porque louvamos sua puríssima Mãe. O Espírito Santo é glorificado porque admiramos as graças com as quais Ele cumulou sua Esposa.Assim como a Virgem, em seu belo cântico Magnificat, remeteu a Deus os louvores e as bençãos que Lhe dirigiu Santa Isabel, assim também Ela remete prontamente a Deus os elogios e as bençãos que Lhe damos pela Saudação Angélica. No momento em que Santa Isabel ouviu a saudação que lhe deu a Mãe de Deus, ela foi comulada pelo Espírito Santo, e a criança que levava no seio estremeceu de alegria. Maria é a nossa Mãe e nossa amiga. Ela é a Imperatriz do universo, e nos ama mais do que todas as mães e rainhas juntas amaram um homem mortal. Pois, diz Santo Agostinho, a caridade da Virgem Maria excede todo o amor natural de todos os homens e de todos os Anjos. Tenhamos sempre a Ave Maria no coração e nos lábios para honrar a Santíssima Trindade, para honrar a Jesus Cristo, nosso Salvador, e sua santa Mãe.





4) Ademais, no fim de cada dezena acrescentemos: “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém”.






A oração mental (meditação) – os quinze Mistérios do Rosário:





Mistério é uma coisa sagrada, difícil de compreender. As obras de Jesus Cristo são todas sagradas e divinas, porque Ele é Deus e Homem ao mesmo tempo. As da Santíssima Virgem são santíssimas, porque Ela é a mais perfeita de todas as puras criaturas. Chamam-se mistérios as obras de Jesus Cristo e de sua santa Mãe, porque são repletas de maravilhas, perfeições e instruções profundas e sublimes, que o Espírito Santo revela aos humildes e às almas simples que Os honram.São Domingos dividiu a vida de Jesus Cristo e da Santíssima Virgem em quinze mistérios que nos representam suas virtudes e suas principais ações, como quinze quadros, cujas cenas devem nos servir de regra e de exemplo para conduzirmos nossa vida. Nossa Senhora ensinou a São Domingos esse excelente método de oração e lhe ordenou que o pregasse, a fim de reacender a piedade dos cristãos e de fazer reviver em seus corações o amor de Jesus Cristo.O Rosário sem a meditação dos mistérios sagrados de nossa salvação não seria senão um corpo sem alma, uma excelente matéria sem a forma que é a meditação. A primeira parte do Rosário contém cinco mistérios, o primeiro dos quais é a anunciação do Arcanjo São Gabriel à Santíssima Virgem; o segundo, a visitação da Virgem a Santa Isabel; o terceiro, o nascimento de Jesus Cristo; o quarto, a apresentação do Menino Jesus no Templo e a purificação da Virgem; o quinto, o encontro de Jesus no Templo, entre os doutores. Chamam-se esses mistérios gozosos por causa da alegria que deram a todo o universo.A segunda parte do Rosário se compõe também de cinco mistérios, que se chamam dolorosos, porque nos representam Jesus Cristo acabrunhado de tristeza, coberto de chagas, sobrecarregado de opróbrios, de dores e de tormentos.O primeiro desses mistérios é a oração de Jesus e sua agonia no Horto das Oliveiras; o segundo, sua flagelação; o terceiro, sua coroação de espinhos; o quarto, o carregamento da Cruz; e o quinto, sua crucifixão e morte sobre o Calvário.A terceira parte do Rosário contém cinco outros mistérios, que se chamam gloriosos, porque neles contemplamos a Jesus e Maria no triunfo e na glória. O primeiro é a ressurreição de Jesus Cristo; o segundo, sua ascensão ao céu; o terceiro, a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos; o quarto, a assunção da gloriosa Virgem; e o quinto, sua coroação. Essas são as quinze flores perfumadas do Rosário místico, sobre as quais as almas piedosas pousam como sábias abelhas, para colher o néctar admirável e dele compor o mel de uma sólida devoção.Nossa vida é uma guerra e uma tentação contínuas, na qual não temos que combater inimigos de carne e de sangue, mas as próprias potências do inferno. Armai-vos, pois, com a arma de Deus que é o santo Rosário. Esmagareis assim a cabeça do demônio e permanecereis inabaláveis diante de todas as suas tentações. Santo Agostinho assegura que não há exercício mais frutuoso e mais útil para a salvação do que pensar frequentemente nos sofrimentos de Nosso Senhor.Santo Alberto Magno, mestre de Santo Tomás de Aquino, soube por revelação que a simples lembrança ou meditação da paixão de Jesus Cristo é mais meritória ao cristão do que jejuar a pão e água todas as sextas-feiras de um ano inteiro, ou recitar todos os dias os cento e cinquenta Salmos.Ah! qual não será, em consequência, o mérito do Rosário que rememora toda a vida e paixão de Nosso Senhor?





Como se deve rezar o Rosário?









Não é o prolongamento de uma oração que agrada a Deus e lhe conquista o coração, mas o seu fervor. Uma só Ave-Maria bem rezada tem mais mérito do que cento e cinquenta mal rezadas.Em primeiro lugar, é preciso que a pessoa que reza o Rosário esteja em estado de graça, ou pelo menos na resolução de sair do seu pecado, porque a Teologia nos ensina que as boas obras e as orações feitas em pecado mortal são obras mortas, que não agradam a Deus nem podem merecer a vida eterna.Deus ouve antes à voz do coração que à da boca. Rezar a Deus com distrações voluntárias seria uma grande falta de respeito, que tornaria os nossos Rosários infrutíferos. Para isso, colocai-vos na Presença de Deus, pensando que Ele e sua santa Mãe têm os olhos postos sobre vós.Pensai que vosso Anjo da Guarda está à vossa direita, colhendo as Ave-Marias que rezais, quando elas são bem rezadas, como se fossem rosas, para com elas tecer uma coroa para Jesus e Maria; e que, pelo contrário, o demônio está à vossa esquerda e ronda em torno de vós para devorar vossas Ave-Marias e as anotar no seu livro da morte, se elas são rezadas sem atenção, devoção e modéstia.Sobretudo, não deixeis de fazer os oferecimentos das dezenas em honra dos mistérios, e de vos representar na imaginação a Nosso Senhor e à sua Santíssima Mãe no mistério que estais honrando.Se for preciso combater, durante o Rosário, contra as distrações, combatei valentemente de armas na mão, ou seja, prosseguindo o Rosário, ainda que sem nenhum gosto nem consolação sensível. É um combate terrível, mas é salutar à alma fiel.“Quem é fiel nas pequenas coisas também o será nas grandes” (Lc 16,10) - Coragem pois, bom e fiel servidor de Jesus Cristo e da Santíssima Virgem, que tomastes a resolução de rezar o Rosário todos os dias! Que a multidão das moscas (chamo assim as distrações que vos fazem guerra enquanto rezais) não vos faça deixar covardemente a companhia de Jesus e de Maria, na qual estais quando dizeis vosso Rosário. A partir daqui indicarei os meios para diminuir as distrações.Invocai inicialmente o Espírito Santo para bem rezar o vosso Rosário, e colocai-vos em seguida um momento na presença de Deus.Antes de começar cada dezena, parai um pouco para considerar o mistério que estais celebrando, e pedi sempre, pela intercessão de María Santíssima, uma das virtudes que mais ressaltam naquele mistério ou da qual tendes mais necessidade.Tende, pois, sempre em vista, ao rezar o Rosário, alguma graça a pedir, alguma virtude a a imitar ou algum pecado a evitar. É importante rezar o Rosário com atenção e devoção. Deve-se rezar o Rosário com modéstia, tanto quanto possível de joelhos e com as mãos postas, tendo o Rosário nas mãos.Pode-se rezá-lo na cama, se está doente; se em viagem, pode-se rezá-lo caminhando. Pode-se até mesmo rezar o Rosário trabalhando, quando não se pode deixar o trabalho por causa dos deveres profissionais; pois o trabalho manual nem sempre é contrário à oração vocal. Se não tendes tempo para rezar o terço do Rosário de uma só vez, rezai uma dezena aqui, uma dezena acolá, de tal forma que, apesar das vossas ocupações e negócios, tenhais o Rosário inteiro rezado antes de vos deitardes à noite.De todas as maneiras de rezar o Rosario, a mais gloriosa a Deus, mais salutar á alma e mais terrível ao demônio, é salmodiá-lo ou rezá-lo publicamente em dois coros. O Rosário cotidiano tem tantos inimigos, que eu considero um dos mais assinalados favores de Deus a graça de perseverar nele até à morte. Perseverai nele e terei a coroa admirável que está preparada nos ceus para a vossa fidelidade: “Permanece fiel até à morte e te darei a coroa” (AP 2,10).






Obs.: Os mistérios luminosos (não outro terço), foram acrescentados ao Terço na Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, de São João Paulo II).







Fonte: MONTFORT, Luís Maria Grignion de. "A eficácia maravilhosa do Santo Rosário". São Paulo: Artpress, 2000













Oração a Nossa Senhora suplicando a graça da paciência:


 

"Doce soberana, e inocente criatura, Vós sofrestes com tanta paciência, e eu, que mereci o inferno, recusarei sofrer? Não, minha Mãe, a graça que vos peço hoje é não ser isento de cruzes, mas levá-las com paciência. Pelo amor de Jesus, obtende-me de Deus esta graça, que Vos suplico: de Vós é que espero! Amem!" 

 



 

Extraído do livro: “As mais belas orações a Nossa Senhora”. Editora Artpress






-----------------------------------------------------












Link para o catálogo de nossos livros: https://amzn.to/3vFWLq5





....................................................................






GOSTOU Do APOSTOLADO berakash?  QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?

 


 

Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):

 

 

https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html

 

 

Shalom!






.............................................

 





 

APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura,  questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:

 

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com

A oração mais bela e perfeita do mundo do beato Óscar Arnulfo Romero que o papa propõe para entender a misericórdia

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 22 de dezembro de 2015 | 10:04







O papa Francisco pediu nesta manhã, em seu discurso à Cúria Romana, que a misericórdia guie os nossos passos, inspire as nossas reformas, ilumine as nossas decisões, seja o suporte do nosso trabalho, nos ensine quando ir em frente e quando dar um passo para trás, nos faça ver a pequenez dos nossos atos no grande plano de salvação de Deus e na majestade e mistério da sua obra.E propôs uma bela oração, "comumente atribuída ao beato Óscar Arnulfo Romero, mas pronunciada pela primeira vez pelo cardeal John Dearden":





“De vez em quando, dar um passo para trás nos ajuda a ter uma perspectiva melhor. O Reino não apenas está além do nosso esforço, mas ainda além da nossa visão.Durante a nossa vida, só realizamos uma minúscula parte do magnífico empreendimento que é a obra de Deus.Nada do que fazemos está acabado, o que significa que o Reino está sempre diante de nós.Nenhuma declaração diz tudo o que poderia ser dito. Nenhuma oração pode expressar plenamente a nossa fé.Nenhuma confissão traz a perfeição, nenhuma visita pastoral traz a integridade.Nenhum programa realiza a missão da Igreja. Nenhum esquema de metas e objetivos inclui tudo.Isto é o que tentamos fazer: plantamos sementes que um dia crescerão; regamos sementes já plantadas, sabendo que são promessa de futuro. Alicerçamos bases que precisarão de um desenvolvimento maior.Os efeitos do fermento que proporcionamos vão além das nossas possibilidades.Não podemos fazer tudo, e, ao nos darmos conta disto, sentimos certa libertação que nos capacita a fazer algo e fazê-lo bem feito. Talvez seja incompleto, mas é um começo, um passo no caminho, uma ocasião para que a graça do Senhor faça o resto.É possível que nunca vejamos os resultados finais, mas esta é a diferença entre o mestre de obras e o pedreiro.Somos pedreiros, não mestres de obra; ministros, não o Messias.Somos profetas de um futuro que não é nosso.”



Fonte: Agência Zenit


-----------------------------------------------------





Apostolado Berakash – Trazendo a Verdade: Se você gosta de nossas publicações e caso queira saber mais sobre determinado tema, tirar dúvidas, ou até mesmo agendar palestras e cursos em sua paróquia, cidade, pastoral, e ou, movimento da Igreja, entre em contato conosco  pelo e-mail:




filhodedeusshalom@gmail.com

O milagre de Madre Teresa de Calcutá contado por um dos médicos especialistas: prof. Carlo Jovine



O prof. Carlo Jovine, membro do Conselho Médico nomeado pelo Vaticano, explica a incrível cura de um engenheiro brasileiro por intercessão da santa!

Raniero Cantalamessa: "Maria no Mistério de Cristo e da Igreja"

Written By Beraká - o blog da família on segunda-feira, 21 de dezembro de 2015 | 09:39







MARIA NO MISTÉRIO DE CRISTO E DA IGREJA




1. A mariologia da Lumen gentium





O objeto desta última meditação de Advento é o capítulo VIII da Lumen Gentium, intitulado "A Bem-Aventurada Virgem Maria, no mistério de Cristo e da Igreja". Ouçamos de novo o que o Concílio fala a este respeito:"A Virgem Santíssima, predestinada para Mãe de Deus desde toda a eternidade simultaneamente com a encarnação do Verbo, por disposição da divina Providência foi na terra a nobre Mãe do divino Redentor, a Sua mais generosa cooperadora e a escrava humilde do Senhor. Concebendo, gerando e alimentando a Cristo, apresentando-O ao Pai no templo, padecendo com Ele quando agonizava na cruz, cooperou de modo singular, com a sua fé, esperança e ardente caridade, na obra do Salvador, para restaurar nas almas a vida sobrenatural. É por esta razão nossa mãe na ordem da graça[1]".

Quais as maiores "evidências históricas e científicas da existência de Jesus Cristo?"

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 20 de dezembro de 2015 | 23:53







Se Cristo não existiu, os 12 apóstolos e primeiros Cristãos viram e seguiram a quem afinal? Muitas pessoas, principalmente, os ateus tem diversas dúvidas da existência de Jesus Cristo, pois alegam que tudo não se passa de histórias criadas pela Igreja para fazer com que a população creia em uma determinada coisa. Um exemplo disso é Hildeberto Aquino que em uma matéria da Revista Época escreveu que “Jesus é a maior ilusão da humanidade.” Porém, existem diversos estudos e trabalhos que comprovam a existência na Terra de Jesus Cristo e várias evidências históricas, arqueológica e científicas são apontadas comprovando sua existência, como veremos agora.

Álcool e Tabaco na Teologia Moral Católica: quando o uso é lícito e quando se torna pecado?

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 18 de dezembro de 2015 | 15:47






Quando fumar e beber é pecado e quando não é?



por *Francisco José Barros Araújo



A questão sobre "se fumar e beber constitui pecado"? -  Frequentemente é tratada de forma simplista, marcada mais por impressões pessoais, rigorismos morais ou reações culturais do que por uma análise séria da Sagrada Escritura, da Tradição e do Magistério da Igreja. 



Em muitos ambientes cristãos, consolidou-se a ideia de que o simples ato de consumir álcool ou tabaco já seria, em si mesmo, intrinsecamente pecaminoso. Contudo, quando recorremos às fontes autênticas da fé — Bíblia, Catecismo e teologia moral — percebemos que a moral cristã é mais profunda, equilibrada e fundamentada na virtude da temperança, não em proibições absolutas sem distinções.  



Nos Evangelhos, encontramos o próprio Cristo sendo alvo de críticas justamente por sua liberdade no comer e beber: “Veio o Filho do Homem, comendo e bebendo, e dizem: ‘Eis aí um glutão e beberrão’” (Mt 11,18-19). A acusação, ainda que maliciosa, revela um dado importante: Jesus não viveu segundo um ascetismo alimentar rígido como João Batista. Ele participou de refeições, aceitou convites, sentou-se à mesa com pecadores e, nas bodas de Caná, realizou o milagre de transformar água em vinho (Jo 2,1-12), inserindo-se plenamente na cultura festiva do seu povo. 



Logo, não há como sustentar, biblicamente, que o consumo de bebida alcoólica seja, por si, imoral.  O próprio Cristo também ensina um princípio moral decisivo: “Não é o que entra pela boca que torna o homem impuro, mas o que sai da boca” (Mt 15,11). Aqui, Ele desloca o eixo da moralidade do mero consumo material para a disposição interior e para o uso que se faz das coisas criadas. Esse ensinamento não elimina a responsabilidade moral, mas estabelece que o pecado não reside automaticamente no objeto consumido, e sim no desordenamento da vontade, no excesso e nas consequências que daí procedem.  



É exatamente nessa linha que a Igreja, ao longo dos séculos, desenvolveu sua doutrina moral. O Catecismo não condena o uso do álcool ou do tabaco em si, mas adverte contra o abuso: “A virtude da temperança leva a evitar toda espécie de excessos: o abuso da comida, da bebida, do tabaco…” (CIC §2290). 



A moral católica, portanto, não se baseia em proibições puritanas, mas na reta razão iluminada pela fé. O problema não é beber, mas embriagar-se; não é fumar, mas tornar-se escravo de um vício que destrói a saúde, a liberdade e o dever para consigo e para com os outros.  Essa distinção é essencial, pois evita dois extremos: de um lado, o laxismo que banaliza os excessos; de outro, o rigorismo que transforma costumes legítimos em pecados inexistentes. A doutrina católica sempre buscou o equilíbrio das virtudes, reconhecendo que os bens criados podem ser usados legitimamente, desde que ordenados ao bem da pessoa e subordinados à caridade e à prudência cristã.

O Jurista Dr. Ives Gandra da Silva Martins fala sobre a hipótese de culpa para o impeachment







O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, acolheu o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. O documento foi protocolado pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal no último dia 21 de outubro. O peemedebista nega, contudo, que o acolhimento do processo de impeachment seja motivado por razões políticas. Segundo ele, o parecer técnico foi concluído no último sábado:



"Não há condições para postergar mais", afirmou o presidente da Câmara. Não tenho nenhuma felicidade de praticar esse ato. A decisão é de muita reflexão e de muita dificuldade. Eu sempre refutei todo e qualquer pedido que abarcasse o mandato anterior, disse. O pedido acolhido nesta quarta-feira inclui seis decretos editados em 2015 que previam o aumento em 2,5 bilhões de reais dos gastos do governo sem a autorização do Congresso - fato que, na visão de muitos juristas, seria um indício de que as pedaladas fiscais respingaram no segundo mandato. Fosse um único fato, até se poderia admitir tratar-se de um descuido, ou coincidência; porém, estando-se diante de uma verdadeira continuidade delitiva, impossível crer que a Presidente da República não soubesse o que estava passando a sua volta. E os crimes se estenderam a 2015, ou seja, invadiram o segundo mandato...", afirma o texto que irá embasar o processo contra a presidente.”



O documento acolhido por Cunha hoje defende que as chamadas pedaladas fiscais continuaram a ser praticadas em 2015, segundo representação do  Ministério Público do Tribunal de Contas da União (TCU).





Em artigo escrito ao jornal Folha de S. Paulo , o jurista Ives Gandra da Silva Martins confirmou ter elaborado um parecer. Há fundamentação legal para pedir o impeachment da Presidente Dilma diz jurista em artigo publicado. Ives Gandra da Silva Martins em matéria publicada no dia 03/02/2015, na Folha de São Paulo ao diz que não foi consultado nenhuma  empreiteira e destacou que há hipótese sim de culpa para pedir o impeachment da presidente Dilma Roussef.


Protestante e evangélico PAPAGAIO DE PASTOR - Conhece algum ?

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 16 de dezembro de 2015 | 10:34







O que mais impressiona é o fato de, mesmo sabendo que muitos destes ditos "teólogos protestantes" distorcem e retorcem a Bíblia, apresentando-a como um simples manual de religião, o qual qualquer um pode compreender. Cada seita possui seu "apóstolo", que dita o pensamento dos fiéis, criando em torno de si um culto que o destaca mais que o próprio Cristo. Ninguém vai em busca de Deus, mas unicamente de milagres e das bênçãos de Deus, e nestes casos, se sobrepõe sobre as outras igrejas e pastores concorrentes, aquela ou aquele que tem um “deus mais poderoso e vitorioso”. Não existe sacrifício, meditação ou prática dos ensinamentos de Cristo: o culto é ao gosto do freguês, bem elaborado para atrair as massas. Foi por isso que Cristo edificou Sua Igreja em Mt 16,18, dando a Pedro a missão de governá-la (Mt 16,19). Esta Igreja é santa e imaculada (Ef 5,25-27), coluna e sustentáculo da verdade (1Tm 3,15). É a única esposa  de Cristo com mais  2.000 anos, edificada sobre Pedro por Cristo:a Igreja Católica Apostólica Romana, aquela que Ele assegurou que as portas do inferno jamais prevalecerão contra ela (Mateus 16,19).Estes fieis e pastores interesseiros, levam a bíblia para cima e para baixo debaixo do braço como desodorantes, mas não leem toda, só leem os destaques dos seus falsos pastores, tirando textos do contexto para servir de pretexto a suas heresias. “Ultimamente tenho visto muitas características de pregadores famosos em novos pregadores. A galera não está só se inspirando nos caras, mas copiando fielmente, falas, jargões, trejeitos e até sermões inteiros.(Tipo: meu amigo, minha amiga...). É copiando e colando mesmo. A falta de personalidade e originalidade está berrante. Falsas afirmações e interpretações teológicas são professadas com uma certeza por estes papagaios, que evidentemente não estudaram para chegar a tais conclusões, pois apenas importa a fala INFALÍVEL do pastô, não importando se é ensino apostólico, ou se as demais igrejolas protestantes também concordem. O pastô falou no culto aos berros, entre gritos, lágrimas de crocodilo, glórias e aleluias, tá falado, e ponto final.” Lucas 19,45-48: Jesus entrou no Templo e disse:“Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”.


Jailton de Almeida do Vem Pra Rua : “O Brasil da Corrupção ainda é o mesmo, infelizmente - Mas os brasileiros, hoje, somos outros"

Written By Beraká - o blog da família on segunda-feira, 14 de dezembro de 2015 | 17:58







(Entrevista a Jailton de Almeida, filósofo, professor de ética e um dos líderes do Vem Pra Rua no Brasil - Thácio Siqueira | 14 de Dezembro | ZENIT.org )



Em quase 100 cidades do Brasil ontem, domingo, 13, os brasileiros sairam às ruas para se manifestarem contra o atual governo, afundado em profundas crises. "Isso é uma resposta categórica da população que está engajada e atenta às decisões políticas do nosso país. O tema é claro, combate à corrupção", disse à ZENIT Jailton de Almeida, filósofo, professor de ética e um dos líderes do Vem Pra Rua no Brasil.   Acompanhe a entrevista abaixo, na qual Jailton fala para os nossos leitores sobre a postura da grande mídia nacional, das redes sociais, e da população no geral com relação a essas manifestações populares.


Santuário de Santa Luzia em Mossoró-RN favorecerá o TURISMO RELIGIOSO e terá a maior estátua Católica do mundo

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 13 de dezembro de 2015 | 22:21




COMENTÁRIOS DO BLOG BERAKASH: “Sei que estamos em crise e que existem muitas outras prioridades na nossa tão sofrida Mossoró, terra de nossa padroira Santa Luzia.Não sou Mossoroense,não voto aqui, mas no Ceará, e não apoio ao atual prefeito em muitas coisas.Sabemos que tem servidor terceirizado passando necessecidades.Na Unidade Básica de Saúde Ildone Cavalcante, no bairro Barrocas, por exemplo, os servidores efetivos fizeram uma "vaquinha" para comprar uma cesta básica para uma colega terceirizada que está há cinco meses sem ver a cor do seu pagamento. E para dar o golpe final os críticos arremetam:Em vez de propagar a construção do Santuário de Santa Luzia, a Prefeitura de Mossoró deveria estar trabalhando para resgatar a cidadania das pessoas.Ora, mas o projeto no frigir dos ovos fará tudo isto !!!


Segunda pregação de advento do Pe. Raniero Cantalamessa:” “O oposto de santo não é pecador, mas fracassado”

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 11 de dezembro de 2015 | 17:06




O padre Raniero Cantalamessa, em sua segunda pregação de Advento à Cúria, explica o chamado à santidade de todos os cristãos.O tema da segunda meditação de Advento do Pe. Raniero Cantalamessa à Curia é capítulo V da Lumen gentium, intitulado: "A vocação universal à santidade na Igreja".


O pregador explicou que "a primeira coisa que é necessário fazer quando se fala de santidade, é libertar esta palavra do temor e do medo que infunde, por causa de certas distorções que temos dela”. E esclareceu que “se todos estão chamados à santidade é porque a mesma, entendida corretamente,  está ao alcance de todos, faz parte da normalidade da vida cristã”.Repassando o sentido de “santidade” no Antigo Testamento, depois observou que, no Novo Testamento, “santidade não é mais um fato ritual ou legal, mas moral, ou mais ainda, ontológico. Não está nas mãos, mas no coração; não está fora, mas dentro do homem e se resume na caridade”. Os mediadores da santidade de Deus – destacou – não são mais lugares (o Templo de Jerusalém ou o Monte Garizim), ritos, objetos e leis, mas uma pessoa, Jesus Cristo. "Ser santo não consiste tanto em estar separado disso ou daquilo, mas estar unidos a Jesus Cristo”, garantiu o padre Cantalamessa.Também, destacou que “dizer que nós participamos da santidade de Cristo, é como dizer que participamos do Espírito Santo que vem dele”. Cristo fica em nós e nós permanecemos em Cristo, graças ao Espírito Santo. É o Espírito Santo, portanto, quem nos santifica, afirmou Cantalamessa. Por isso, “a santidade que está em nós não é uma segunda e diferente santidade, mas a mesma santidade de Cristo”.

Quando é pecado grave faltar a Missa aos Domingos e Solenidades de Preceito?

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 9 de dezembro de 2015 | 12:04




por *Francisco José Barros de Araújo 



A vivência da fé cristã não se reduz a sentimentos subjetivos, a experiências individuais ou a escolhas seletivas de conveniência pessoal. Desde os primórdios do cristianismo, a fé sempre foi compreendida como uma realidade objetiva, comunitária e encarnada na vida concreta, expressa por atos visíveis de culto, obediência e comunhão com a Igreja. Entre esses atos, ocupa lugar central a santificação do Dia do Senhor, o domingo, memorial semanal da Ressurreição de Cristo e fundamento da vida litúrgica, sacramental e comunitária da Igreja.  



É fundamental recordar um princípio básico da liberdade religiosa: ninguém é obrigado a ser católico. A fé católica não se impõe pela força, nem por pressão social, mas é uma adesão livre e consciente. Contudo, quem livremente escolhe ser católico aceita, por coerência, viver segundo a fé, a moral e a disciplina da Igreja. Não é legítimo reivindicar a identidade católica e, ao mesmo tempo, rejeitar sistematicamente seus ensinamentos, normas e preceitos. Do contrário, a pessoa pode ser qualquer coisa — simpatizante, admirador, religioso à sua maneira — menos verdadeiramente católica no sentido pleno e objetivo do termo.  


O terceiro mandamento — “Santificar o Dia do Senhor” (Ex 20,8-11) — não é uma invenção humana nem uma regra arbitrária, mas uma expressão da lei divina, reafirmada e aprofundada na Nova Aliança. Seu cumprimento encontra-se plenamente no domingo, dia em que Cristo ressuscitou e inaugurou a nova criação. A Igreja, fiel ao mandato do Senhor e à tradição apostólica, explicita esse dever por meio dos preceitos eclesiásticos, que não substituem a lei de Deus, mas ajudam os fiéis a vivê-la concretamente.  



Nesse sentido, a participação na Santa Missa dominical e nas festas de guarda não é uma opção facultativa para quem se reconhece católico, mas um dever grave, cuja omissão deliberada constitui pecado mortal, quando presentes as condições estabelecidas pela teologia moral. O Catecismo da Igreja Católica, o Código de Direito Canônico e o Magistério pontifício são unânimes ao afirmar que a Eucaristia dominical é o eixo da vida cristã, fonte e ápice de toda a ação da Igreja.  



Refletir sobre o preceito dominical, sua obrigatoriedade moral e suas consequências espirituais não é, portanto, uma postura de rigorismo, mas um ato de honestidade doutrinal, indispensável para a correta formação da consciência cristã em um tempo marcado pelo relativismo religioso e pela ideia equivocada de que se pode ser católico “à própria maneira”, sem compromisso com a fé que se professa.

Porque a Igreja Católica é contra a pesquisa e uso de células - tronco embrionárias, e a favor das ADULTAS ?

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 8 de dezembro de 2015 | 12:00






Comentários do Blog Berakash: Minha posição é a mesma da Igreja Católica:

1)-A Favor das células tronco ADULTAS.

2)-Totalmente contra a manipulação com as EMBRIONÁRIAS.

Repórter pergunta a João Paulo II :

- Sua santidade se submeteria a tratamento com células tronco embrionárias para cura do seu mal de Parkson ?

Responde o Papa:

- “Sacrificar toda uma vida, para curar apenas uma parte de mim, não é nem ético, nem muito menos Cristão, prefiro ofertar este pequeno sofrimento a Deus...”



O repórter procurou logo mudar de assunto com esta sábia resposta. Com a descoberta de como reprogramar qualquer célula-tronco adulta em uma célula pluripotente (equivalente, em plasticidade, a uma célula-tronco embrionária, sem o potencial teratogênico desta), feito que acaba de dar o Prêmio Nobel de Medicina aos pesquisadores britânico John Gurdon e ao japonês Shinya Yamanaka (“Ciência”, ontem), mostra que a Igreja católica tem razão quando pediu ao STF que não aprovasse o uso de células tronco embrionárias pela ciência, já que não é necessário fazer esse uso, uma vez que se mata um ser humano embrionário.Agora ficou provado que cientificamente não é preciso usar células tronco embrionárias, pois as células tronco adultas fazem o mesmo papel, sem precisar se eliminar um ser humano, que já contém uma alma imortal, criada à imagem de Deus.Esperamos, então,  que agora, com este dado científico,  o Supremo Tribunal Federal reverta sua decisão de liberar o uso de embriões humanos em experiências. Moralmente isso nunca se justificou, e agora não se justifica nem cientificamente.


Papa Francisco no Angelus: “Nenhum de nós pode dizer: Eu sou santo, sou perfeito, já estou salvo”

Written By Beraká - o blog da família on segunda-feira, 7 de dezembro de 2015 | 10:42







COMENTÁRIOS DO BLOG BERAKASH: Francisco recorda os missionários beatificados ontem, comenta a Cop21 e o 50º aniversário da reconciliação entre católicos e ortodoxos.



“Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.” (Romanos 9,13-16)


Neste domingo (06/12/2015), o Papa Francisco rezou o Angelus com os fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro, no Vaticano. 



Apresentamos as palavras pronunciadas pelo Pontífice:


Queridos irmãos e irmãs, bom dia!


“Neste II Domingo de Advento a liturgia nos insere na escola de João Batista que pregava um batismo de conversão para o perdão dos pecados (Lc 3,3). E podemos nos perguntar: Por que devemos nos converter? A conversão diz respeito a quem era ateu e passou a crer, quem era pecador e se tornou justo, mas nós não precisamos, pois já somos cristãos. Então, estamos bem. E isso não é verdade. Pensando assim, não percebemos que devemos nos converter desta presunção - de que somos cristãos, todos bons, que estamos bem – que devemos nos converter: do pressuposto de que, no cômputo geral, está bom assim e não precisamos de qualquer conversão. Mas devemos nos questionar: É verdade que nas várias situações e circunstâncias da vida temos em nós os mesmos sentimentos de Jesus? É verdade que ouvimos como Jesus se sente? Por exemplo, quando sofremos alguma injustiça ou alguma afronta, conseguimos reagir sem ressentimento e perdoar de coração quem nos pede desculpa? Quanto é difícil é perdoar! Quanto é difícil! "Mas você me paga!”: esta palavra vem de dentro! Quando somos chamados a partilhar alegrias e tristezas, sabemos sinceramente chorar com os que choram e alegrar-nos com os que se alegra? Quando precisamos exprimir a nossa fé, sabemos fazê-lo com coragem e simplicidade, sem nos envergonhar do evangelho? E assim, podemos nos perguntar tantas coisas. Nós não estamos prontos, devemos nos converter sempre, ter os sentimentos que Jesus tinha.


Frei Raniero Cantalamessa: "Nunca tome decisões importantes sem antes, encontrar-se com Jesus"






Na primeira pregação do Advento, o pregador da Casa Pontifícia se inspira na Lumen Gentium e medita sobre a “Igreja corpo e esposa de Cristo”!

 



Por ocasião do "feliz acontecimento" de aniversário da conclusão do Concílio Vaticano II, o pregador da Casa Pontifícia, padre Raniero Cantalamessa, decidiu dedicar seus três sermões do Advento à Lumen gentium, reservando-se o direito de dedicar as meditações da próxima Quaresma a outros importantes documentos conciliares.Como apontado por Cantalamessa no seu primeiro sermão proferido, o Vaticano II tem sido discutido quase sempre "por suas implicações doutrinais e pastorais"; muito raramente "por seu conteúdo estritamente espiritual".


Senador Cristovam Buarque: É bom que saibamos disto: Impeachment não é golpismo




"Dilma e sua militãncia erra ao classificar como “golpistas” aqueles que pedem sua saída, pois desde que ela ocorra dentro dos legítimos marcos institucionais não é golpismo."
A queda de Fernando Collor de Mello, sacramentada pelo Congresso Nacional e sob a mais estrita legalidade constitucional em 1992, é até hoje lembrada como uma referência da pujança que a nossa democracia alcançou após duas sofridas décadas de domínio ditatorial.Naquela época, o Partido dos Trabalhadores esteve na linha de frente dos protestos pelo impeachment, ao lado de outras legendas políticas e entidades como a União Nacional dos Estudantes, a Ordem dos Advogados do Brasil e a Associação Brasileira de Imprensa. Mereceram aplausos e passaram à história os que viram em Collor de Mello ações ou omissões caracterizadas como crime de responsabilidade.Nos anos seguintes, durante os dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso, o PT igualmente liderou manifestações cujo mote era “Fora FHC e o FMI”, em referência ao Fundo Monetário Internacional. Um direito legítimo, desde que exercido pelas vias institucionais, daqueles que viam também na gestão tucana indícios que poderiam levar à saída de FHC do Planalto, embora a mobilização não criado ambiente político propício a que se chegasse ao impeachment, como aconteceu com Collor.A história se repete agora; à medida que o escândalo das propinas da Petrobras vai ficando mais e mais cabeludo, vários grupos, não necessariamente vinculados a partidos políticos, têm percorrido ruas de várias capitais brasileiras com o refrão “Fora Dilma” – um novo protesto está marcado para este sábado. A reação do PT e da própria presidente a essas manifestações, no entanto, deixa evidente uma incoerência em relação à visão que o partido tinha das mobilizações que protagonizou no passado.“Golpista” é o adjetivo mais usado nesses casos – e o PT não está falando apenas dos verdadeiros golpistas, aqueles (felizmente, uma minoria) que pedem um golpe militar que deponha Dilma: o termo, na boca da presidente e de outros membros do PT, engloba qualquer um que vá às ruas pelo impeachment.Na opinião da presidente, seriam golpistas os que, seja nas tribunas do Congresso Nacional ou nas passeatas, acreditam que a corrupção instalada nos estamentos governamentais seria motivo suficiente para desalojá-la do Palácio do Planalto. Ainda na semana passada, reunida em Fortaleza com o diretório nacional do PT, Dilma discursou: “Esses golpistas que hoje têm essa característica, eles não nos perdoam por estar tanto tempo fora do poder”. Em seguida, tentou relativizar a visão autoritária presente na raiz da classificação que dá aos oposicionistas: “Temos de tratar isso com tranquilidade e serenidade, não podemos cair em nenhuma provocação e não faremos radicalismo gratuito, pois temos a responsabilidade de governar”.O impeachment é um instrumento legal e legítimo nas melhores democracias e se aplica aos governantes que cometam crimes de responsabilidade – isto é, que, no exercício do poder, adotem condutas que atentem contra a Constituição e, entre outros motivos, atentem também contra a probidade administrativa. Assim, não poderá ser visto como golpe se for proposto o impeachment da presidente se ficar provado que ela sabia, se beneficiou ou nada fez para conter a corrupção no seio do governo.


Mais uma Campanha da Fraternidade "priorizando salvar plantinhas que as almas do fogo do inferno"?

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 6 de dezembro de 2015 | 13:51






Não quero aqui colocar ninguém contra a CNBB, nem fazer campanha contra, nem muito menos apelar para generalizações, mas apenas me posiciono como um simples Católico. E tudo isto em pleno ANO JUBILAR DA MISERICÓRDIA? Vamos inovar! Estamos em pleno Sec. XXI mas as músicas da CNBB parecem músicas da idade da pedra lascada! Parecem uns agouros fúnebres! A igreja precisa urgentemente de uma reforma no sentido musical, porque com estas pautas e estas músicas que não nos levam a nada, não dá mais pra aguentar!Sim, cuidar do meio ambiente é importante. Mas desde quando quaresma é tempo de se preocupar em salvar plantinhas? Será que Cristo vai ser preciso dizer agora: "Nem só de verde vive o homem?" Cadê o apelo a conversão e mudança de vida com tanta corrupção alastrada e instalada em nosso pais?



TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Blog formativo e apologético inspirado em 1Pd 3,15. Aqui você não vai encontrar matérias sentimentalóides para suprir carências afetivas, mas sim formações seguras, baseadas no tripé da Igreja, que deem firmeza à sua caminhada cristã rumo à libertação integral e à sua salvação. Somos apenas o jumentinho que leva Cristo e sua verdade aos povos, proclamando que Ele é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14,6), e que sua Igreja é a coluna e o sustentáculo da verdade (1Tm 3,15). Nossa Missão: promover a educação integral da pessoa, unindo fé, razão e cultura; fortalecer famílias e comunidades por meio da formação espiritual e intelectual; proclamar a verdade revelada por Cristo e confiada à Igreja, mostrando que fé e razão caminham juntas, em defesa da verdade contra ideologias que nos afastam de Deus. Rejeitamos um “deus” meramente sentimental e anunciamos o Deus verdadeiro revelado em Jesus Cristo: Misericordioso e Justo o qual ama o pecador, mas odeia o pecado que destrói seus filhos. Nosso lema é o do salmista: “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome daí glória” (Sl 115,1).

📲Fortaleça sua fé e consciência — siga e receba as atualizações!

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

"CONSAGRADOS A JESUS" PELAS MÃOS DE MARIA SANTÍSSIMA

"CONSAGRADOS A JESUS" PELAS MÃOS DE MARIA SANTÍSSIMA
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger