
Padre Zezinho, fala aqui sobre a "mentalidade do guerrilheiro", que é
mentalidade de confronto. Se conhece a história de Fidel Castro, de Bin Laden,
Hugo Chaves (atualmente do Maduro), de Stedile e centenas de opositores sistemáticos
no mundo, sejam de esquerda ou de direita, estes vão à guerra, preparam as pessoas
para a guerra, falam de guerra e dizem que não podem perder nunca. Depois de um
tempo ficam bem velhos, até aceitam dialogar como agora o Fidel Castro, mas
quando estão bem querem o confronto, por que isso para eles o confronto está no sangue, não
podem perder e qualquer pessoa que se opuser vai para a cadeia ou morre. Então
esse tipo de atitude criou várias guerras. Bin Laden ao criar a situação que
culminou com o massacre de 11 de setembro de 2001, no World Trade Center, sabia
o que queria, ele queria o confronto, ele queria guerra, ele queria semear
guerra, entrou para história como um dos piores guerreiros de todos os tempos,
aqueles aviões mostraram que ele tinha estratégias mas não tinha escrúpulos, não
importasse quantas pessoas ele matasse, o importante é que ele vencesse ou
machucasse o regime que ele odiava.Quem não bebe da paz, acaba sujando-se com sangue.
E é o que acontece com muita gente, se não vencer ele vai fazer sangue, ou vai
criar prisões, e vai passar a vida inteira a querer derrotar o outro, e a resposta do outro vai
ser igual a lei da física: "Toda ação corresponde a uma ação em igual intensidade."Por isso é muito difícil lidar com pessoas com sangue nos olhos e a
guerra no sangue, e não é só a esquerda não, a direita também fez a mesma
coisa. Quando a Igreja diz com Jesus Cristo, que o amor aproxima, e quando Jesus
propôs amar aos inimigos ele não estava brincando, ele sabia exatamente onde o
ódio é capaz de nos levar, Jesus sabia que este amar era o único jeito de evitar guerras, até porque
amar não é concordar nem ceder, mas é simplesmente respeitar e dialogar com meu semelhante até a exaustão, até que
se chegue a uma solução que seja boa para ambas as partes, e não apenas para uma delas.Se existe alguém que merece ir para o inferno são os
criadores de guerra, sejam eles de esquerda ou de direita.