Tecnologia do Blogger.
ÚLTIMAS POSTAGENS
09:52
Por que Deus ordenava o mandamento "não matarás" e mandava matar povos conquistados junto com crianças?
Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 1 de julho de 2015 | 09:52
Labels:
Moral Cristã
11:52
O que diz o Sagrado Magistério sobre o DOMINGO: Dia Sagrado e de descanso para o Católico Praticante?
Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 30 de junho de 2015 | 11:52
§2187:Santificar os domingos e dias de festa exige
um esforço o comum. Cada cristão deve evitar impor sem necessidades a outrem o
que o impediria de guardar o dia do Senhor. Quando os costumes (esporte,
restaurantes etc.) e as necessidades sociais (serviços públicos etc.) exigem de
alguns um trabalho dominical, cada um assuma a responsabilidade de encontrar um
tempo suficiente de lazer. Apesar das limitações econômicas, os poderes
públicos cuidarão de assegurar aos cidadãos um tempo destinado ao repouso e ao
culto divino. Os patrões têm uma obrigação análoga com respeito a seus
empregados.
Labels:
Doutrina Católica
23:11
Forma correta de “Consagração a Jesus Cristo pelas mãos de Maria Santíssima" de São Luís de Montfort
Written By Beraká - o blog da família on domingo, 28 de junho de 2015 | 23:11
É preciso lembrar que
“consagração" é o nome curto dessa devoção, cujo nome completo é
“consagração a Jesus Cristo, a Sabedoria encarnada, pelas mãos de Maria". Ou seja, a entrega é
feita a Nosso Senhor, por meio de Sua mãe. Jesus, Ele mesmo, na Cruz, inaugurou a mediação maternal de Maria,
quando disse a São João: “Eis a tua mãe", e a Maria: “Mulher, eis o teu
filho". João evangelista escreve que “a partir daquela hora, o discípulo a
acolheu, tomando-a intimamente para si" (Jo 19, 27). Por isso, os cristãos se entregam de modo total a Maria, repetindo o que
também foi o lema do pontificado de São João Paulo II: “Totus tuus ego sum,
Maria, et omnia mea tua sunt – Sou todo teu, Maria, e tudo o que é meu pertence
a ti". Todo batizado é um consagrado,
e ser consagrado é ser ‘separado’ para Deus; é ser santo. Somos consagrados a
Deus pelo batismo. A consagração batismal é a consagração primeira, definitiva, e irrevogável
a Deus! É como consagrado a Deus que todo batizado vai pautar a sua única
existência de “ser criatura”: sobe o “Senhorio absoluto de Deus Uno e Trino, Criador, Salvador e Santificador. O
Batismo a primeira e grande iniciação cristã - sacramento instituído por Jesus
Cristo, para cunhar na alma cristã o selo indelével, indestrutível pelo qual
Ele mesmo nos tornou propriedade da santíssima Trindade, filhos adotivos do mesmo Pai e herdeiro de suas graças e promessas. O
Batismo é o sacramento da fé. Mas a fé tem necessidade da comunidade eclesial
dos discípulos cristãos. Cada um dos fiéis só pode crer dentro da fé da
comunidade eclesial.A fé fundamentada no encontro com Jesus Cristo ressuscitado
pode ser redescoberta e apreendida na sua integridade e em todo o seu
esplendor. “Também para nós, em nos nossos dias a fé é um dom que se deve
redescobrir, cultivar e testemunhar”. para que o Senhor nos conceda como
“cêntuplo” a graça, a beleza e a alegria de vivermos como discípulos cristãos.A
fé que se requer para o Batismo não é uma fé perfeita e madura, mas um começo –
uma iniciação -- que deve se desenvolver. Ao catecúmeno ou a seu padrinho é
feita a pergunta: Que pedis à Igreja de Deus? E ele responde: A fé! Em todos os
batizados, crianças ou adultos, a fé deve crescer após o Batismo, é nesta perspectiva que as consagrações paralelas tem seu papel. É por isso
que a comunidade Igreja celebra cada ano, na noite pascal, a renovação das
promessas batismais. A preparação para o Batismo leva apenas ao limiar da vida
nova: vida em eclesialidade, porque cada batizado é agora Igreja de Cristo. O
Batismo é a fonte da vida nova em Cristo, fonte esta da qual brota toda a vida
cristã.Para que a graça possa desenvolver-se, é importante a ajuda dos pais, familiares e da comunidade Cristã. Este também é o papel do padrinho ou da madrinha, que devem ser cristãos
firmes, capazes e prontos a ajudar o novo batizado, criança ou adulto, em sua
caminhada na vida cristã. A tarefa deles é uma verdadeira função eclesial –
missão. A comunidade eclesial inteira tem uma parcela de responsabilidade no
desenvolvimento e na conservação da graça recebida no Batismo.A fé é dom
inseparável do Batismo. O Batismo é de maneira especial “o sacramento da fé”,
uma vez que é a entrada sacramental na vida de fé: é a primeira iniciação
cristã.Para que o ato de fé seja humano, o “ser criatura” deve responder a
Deus, crendo por livre vontade. Pois o ato de fé é por natureza voluntário.
Assim sendo o ser humano é obrigado em consciência, mas não forçado, pois Deus
chama os seres humanos para servi-lo em espírito e verdade.A fé que recebemos
do “Corpo místico de Cristo” que é a comunidade eclesial (a paróquia), nós a
guardamos com cuidado, sem cessar, sob a ação do Espirito de Deus, à semelhança
de um bem - “herança” - de grande preço – a fé - encerrado em um vaso precioso
– o ser humano - ela rejuvenesce e faz rejuvenescer o próprio vaso que a
contém. Resumindo: Toda consagração genuinamente Cristã, é por excelência, uma consagração
a Deus que se dar por meio do batismo. Qualquer outra consagração paralela é
sempre secundária, ou seja, para uma melhor vivência de nossa consagração primeira que
se deu pelo batismo Cristão em nome da Santíssima Trindade.
Labels:
Mariologia
21:58
São Pedro, João Paulo II, Bento XVI e Francisco: papas “decepcionantemente humanos”
Diversas vezes, nos
últimos meses, o papa Francisco defendeu explicitamente a doutrina da Igreja
que rejeita a contracepção artificial. Muitos
liberais se disseram “decepcionados”, porque esperavam que Francisco fosse mais
“progressista”.
Também recentemente,
o mesmo papa Francisco defendeu o controle natural e responsável da natalidade,
afirmando: “Alguns acham que, para ser bons católicos, precisam ser como
coelhos. Não! Paternidade responsável!”. Neste caso, foram os conservadores que se
escandalizaram, porque esperavam que Francisco fosse mais “tradicionalista”.
Francisco não falou absolutamente nada que já não fosse
bem claro na doutrina da Igreja:
Labels:
Moral Cristã
14:23
Quer dizer que somente a TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO cuida e se preocupa com os Pobres ?
Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 26 de junho de 2015 | 14:23
O secretário da
Pontifícia Comissão para a América Latina, o leigo Guzmán Carriquiry, afirmou
que:“não faz falta uma teologia da libertação” para cuidar dos pobres, basta
viver o Evangelho, “o abraço da caridade, o testemunho comovido de si”.O leigo uruguaio fez
esta afirmação durante um encontro convocado pelo movimento Comunhão e
Libertação na cidade de Rímini, ao norte da Itália, em 21 de agosto de 2014,
onde também disse que a Igreja precisa “libertar” a fé de “incrustações
mundanas” para torna-la novamente atrativa.“Certamente já seus predecessores iniciaram um progressivo
desmantelamento da sujeira real da cúria. João Paulo II preferia estar pelas
ruas do mundo que no Vaticano. E Bento XVI disparou raios contra o carreirismo,
o clericalismo, a mundanidade, a divisão, as ambições de poder e a sujeira na
Igreja. Agora Francisco realiza o que seu predecessor pediu tantas vezes… e
muito mais. Tudo isto faz parte da ‘revolução evangélica’ que marca uma
profunda mudança do modo mesmo de ser Papa”, afirmou. Nesse sentido,
destacou a continuidade entre Bento XVI e Francisco. Concluiu propondo que a
encíclica Lumen Fidei seja lida à luz do pontificado do Papa Francisco, das
“pérolas” de suas homilias cotidianas, de sua catequese e do “sair missionário”
para compartilhar a luz da fé ad gentes.
Fonte: Aci Digital
Labels:
Teologia
23:43
Um dia na vida da Igreja Primitiva e o valor da Tradição oral
Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 25 de junho de 2015 | 23:43
Um conto sobre coisas esquecidas do início do Cristianismo!
Um pastor protestante
irá viajar no tempo até a era apostólica.O cientista responsável pela
experiência já testou tudo. Primeiro, ele enviou na máquina o seu cachorro,
Cãovino, que voltou são e salvo. Agora, enviará o jovem explorador para o tempo
da igreja primitiva. E quando o pastor estiver
de volta pro futuro, será lindo ver os seus registros de como os primeiros
cristãos viviam, antes de a Igreja Católica começar a deturpar a doutrina de
Jesus.Este pastor verá com os próprios olhos como era verdadeiramente a Igreja
no seu começo e como foi transmitida a fé e os ensinos de Cristo e dos apóstolos!!
Labels:
Protestantismo,
Teologia
17:14
Qual o Verdadeiro "espírito" do Concílio Vaticano II?
Por *Francisco José Barros Araújo
Na época do CV II
havia três grandes correntes teológicas:
1) - A primeira,
conservadora, era a corrente tomista, formada por homens que viam em Santo
Tomás de Aquino um grande tesouro para a Igreja.
2) - A segunda,
denominada Teologia das Fontes, formada por teólogos que, embora venerassem
Santo Tomás de Aquino, criam que as outras riquezas da Igreja presentes na
Patrística, na Bíblia, na Liturgia deveriam ser recuperadas.
15:40
Jesus Cristo era Socialista como afirma o representante da esquerda Caviar: Gregório Duvivier?
Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 24 de junho de 2015 | 15:40
(amai-vos, ou matai-vos um ao outro?)
COMENTÁRIOS DO BLOG
BERAKASH: Em tempos de Papa Francisco, voltaram à baila, com toda a força,
certas doutrinas ultrapassadas, que procuram relacionar com tentativas
malabarescas os ensinamentos de Jesus aos princípios do socialismo. Não por acaso, adeptos da Teologia da
Libertação estão alvoroçados, desde a “posse” do jesuíta Francisco e a
divulgação de algumas descontextualizadas citações anticapitalistas por parte
da TL em causa própria. E claro que como todo legítimo e genuíno representante da
Esquerda Caviar, propõe a reforma agrária e doações (como a proposta de Cristo
a um melhor seguimento D’ele ao jovem rico) sempre aos outros, jamais em suas
propriedades e condomínios superprotegidos (dos pobres, que tanto dizem amar e
defender).
Labels:
Sociologia,
TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO
22:26
Papa Bento XVI explica "norma segura" para viver e morrer bem
Written By Beraká - o blog da família on domingo, 21 de junho de 2015 | 22:26
O Papa Bento XVI
falou sobre a figura do italiano São Roberto Bellarmino, cardeal, jesuíta e
doutor da Igreja,que viveu no século XVI, época da Reforma Protestante, em uma
de suas Catequese das quarta-feira.
O Pontífice indicou
um dos escritos do santo como regra de ouro para o bom viver e bom morrer:
"No livro De arte bene moriendi – a arte de morrer bem – por
exemplo, [Bellarmino] indica como norma segura do bom viver, e também do bom
morrer, o meditar frequentemente e seriamente que se deverá prestar contas a
Deus das próprias ações e do próprio modo de viver, bem como não buscar
acumular riquezas nesta terra, mas viver de modo simples e com caridade, de
modo a acumular bens no Céu", afirmou
Labels:
Moral Cristã
15:17
A vida de São Luís Maria Grignion de Montfort e seu Método de Consagração a Jesus por meio de Maria
Presbítero e Confessor - Nascimento:31
de janeiro de 1673 em Montfort-sur-Meu ; Morte: 28
de abril de 1716 em Saint-Laurent-sur-Sèvre - Beatificação:1888 por
Papa Leão XIII - Canonização:1947 por
Papa Pio XII - Festa litúrgica: 28
de Abril - Louis-Marie Grignion,
mais conhecido como São Luís Maria Grignion de Montfort (31 de Janeiro de 1673
- 28 de Abril de 1716) foi um sacerdote francês e um santo católico. Ele é
reconhecido por ser um pregador e um escritor, cujos livros são amplamente
lidos nos dias atuais e considerados de extrema importância no Magistério da
Igreja Católica.Ele é considerado
como um dos primeiros defensores da mariologia como é conhecida atualmente, e
um candidato a tornar-se um doutor da Igreja. A sua estátua de Giacomo Parisini
está agora colocada no nicho superior da Nave Sul da Basílica de São Pedro no
Vaticano.1
12:09
Quem pisa a cabeça da serpente: Maria? Jesus Cristo ou a Igreja ? Veja a opinião de Padre Paulo Ricardo e Prof. Felipe Aquino
O QUE DIZ PADRE PAULO RICARDO?
Trata-se de uma
pergunta bastante razoável, pois desde o Livro do Gênesis subsiste a ideia de
que alguém esmagará a cabeça da serpente (Satanás):"Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o
calcanhar." (3,15).
Labels:
Protestantismo
14:24
Alguns aspectos a levar em consideração antes de responder a essa pergunta:
Por que o Papa Francisco desagrada a progressistas e conservadores?
Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 19 de junho de 2015 | 14:24
Alguns aspectos a levar em consideração antes de responder a essa pergunta:
É preciso entender que o papa não governa com interesse de agradar a grupos, mas pensando no bem de toda a Igreja a qual é chamado a pastorear. Desde que
George Bush propôs, durante uma entrevista, uma distinção entre “unificadores”
e “divisores”, a mídia norte-americana vem se perguntando continuamente sobre
cada presidente dos Estados Unidos: "Será que ele é um unificador ou um
divisor?". Francisco é um papa
impossível de enquadra-lo em nossos estereótipos pré concebidos, e que pode desagradar conservadores e progressistas
ao mesmo tempo.Muitos católicos que se identificam como conservadores ou como
progressistas vão se decepcionar com o Papa Francisco, cujo programa de
renovação espiritual, continuidade doutrinal e ênfase nos pobres não se encaixa
em nenhum dos moldes tradicionais, disse o eminente cardeal alemão Walter
Kasper, teólogo e presidente emérito do Pontifício Conselho para a Promoção da
Unidade dos Cristãos, disse que o Papa Francisco também vai enfrentar
resistência dentro da Cúria, que precisa tanto de uma renovação organizacional
quanto de uma mudança de mentalidade. As tentativas de reforma irão trazer
resistências e dificuldades, "assim como com todas as grandes
instituições", disse ele em uma entrevista ao jornal italiano Il Foglio:"No
entanto, esse papa é muito determinado: ele sabe o que quer", disse. O
cardeal de 80 anos, que era elegível por apenas cinco dias para ser parte do
conclave que elegeu o novo papa, é muito apreciado pelo Papa Francisco, que
chamou o cardeal de um "teólogo em forma". Durante o seu primeiro
discurso público, no Ângelus, o papa se referiu a uma das obras publicadas
recentemente pelo cardeal que "me fez muito bem".Kasper disse ao jornal italiano
que "não é possível enquadrar (o papa) no clássico debate europeu
conservadores-progressistas", que já é um esquema esgotado. Muitas
pessoas estão entusiasmadas com ele: ele é um pastor de verdade, tem um grande
charme e uma abordagem imediata com as pessoas" e fala de uma forma direta
e compreensível, disse Kasper. Há aqueles "que o acusam de fazer um show,
mas, a meu ver, ele está dando um testemunho autêntico: ele vive o que
diz".O fato de o papa tentar viver simplesmente "lhe dá
credibilidade. Ele não vive como um príncipe. Bento XVI também era uma pessoa
simples, mas havia se adequado um pouco com certas formas que Francisco
rejeita", disse o cardeal alemão."Muitos vão se decepcionar com
Francisco", disse ele, presumindo que o chamado ramo conservador já se
sente decepcionado "porque ele não tem a estatura intelectual de Bento XVI
e, depois, porque ele aboliu a corte pontifícia – algo pelo qual eu lhe sou
grato, era um barroquismo anacrônico". O cardeal prevê também, que
a chamada ala progressista não ficará feliz, até porque, mesmo que o papa tenha dado
início a uma mudança de estilo, "ele não vai mudar o conteúdo". Entre
ele e Bento XVI, há continuidade na doutrina, disse. O Papa Francisco não vai mudar
nada no celibato dos padres e não vai abrir às ordenações das mulheres,nem
promover outras questões "progressistas" que não fazem parte do
ensino da Igreja.O Papa Francisco "não é um conservador nem um
progressista. Ele quer uma Igreja pobre e dos pobres", e está ciente de
que uma grande parte do mundo vive na extrema pobreza, disse o cardeal.Dado o
nível de miséria no mundo, "eu acredito que ele vai mudar a agenda da
Igreja" de modo ela "leve mais a sério os problemas" do mundo em
desenvolvimento."O modelo de civilização ocidental não funciona
mais", e "o liberalismo não responde aos problemas da miséria difusa
no mundo", afirmou.O cristianismo é a única força espiritual e
intelectual no mundo de hoje que tem uma alternativa para o futuro", disse
o cardeal. O seu sucesso não depende da força nos números, mas sim na
determinação dos católicos de serem, como chamou o Papa Bento XVI, uma
"minoria criativa", influenciando o mundo secularizado e conturbado.O
chamado do Papa Bento XVI a combater o secularismo está sendo posto em prática
com o seu sucessor, disse Kasper. "Hoje, com Francisco, abre-se uma
temporada de renovação espiritual".A renovação envolve a própria Igreja,
afirmou Kasper, começando pela Cúria. O Papa Francisco já começou a trabalhar
na forma como as autoridades da Cúria pensam em si mesmas, insistindo que a
mentalidade da Cúria "não deve ser de poder e burocracia, mas sim de
serviço".A reforma da Cúria era um "desejo quase unânime dos
cardeais" presentes no conclave que elegeu o Papa Francisco em março.O
maior problema da Cúria, segundo ele, é a falta de comunicação entre os
presidentes de todos os escritórios vaticanos. "A mão direita não sabe o
que faz a mão esquerda"."Os chefes de dicastério devem se ver
frequentemente, ao menos uma vez por mês", e devem ser capazes de
"ter acesso diretamente ao papa, sem passar pela Secretaria de Estado, que
ultimamente funcionava como órgão de governo intermediário", disse o
cardeal.
Labels:
Eclesiologia,
Sociologia
09:04
A crise nas famílias e na da educação das crianças
As mudanças no conceito de família e suas
desastrosas consequências para a educação das crianças pelas atuais propostas
dos novos modelos de famílias, é a motivação abaixo desta reflexão:
O debate em torno das novas propostas de família
traz à tona uma questão que, muitas vezes, passa despercebida: a educação das
crianças. O lar, conforme ensina o Papa Paulo VI, é "a primeira escola
das virtudes sociais de que as sociedades têm necessidade". A mãe e o
pai, por conseguinte, têm não só o dever, mas também o direito de transmitir
aos filhos aqueles tantos valores que convergem para uma correta compreensão da
dignidade da pessoa humana. Portanto, esse direito dos pais é inegociável e não
pode de maneira alguma ser usurpado ou vilipendiado.
Labels:
Moral Cristã
17:18
Conheça a nova encíclica de Francisco: “Laudato si” – “Louvado seja” em português
Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 18 de junho de 2015 | 17:18
Laudato si, Povo Católico!
“Laudato si” – “Louvado seja” em
português – é a primeira encíclica totalmente escrita pelo Papa
Francisco (lembremos que a “Lumen Fidei” foi iniciada por Bento XVI) e como
todos esperavam, fala sobre ecologia. Mas, se você acha que todo católico
vai virar vegano e começar a abraçar árvores, pode aproveitar o tema
ecológico e tirar o cavalo da chuva! - “Laudato si” é um dos documentos mais lúcidos e
corajosos dos últimos tempos. Vai fundo no problema e propõe uma nova
ecologia: a Ecologia Integral. Quer saber o que é isso? Então baixe o
texto oficial da encíclica aqui e acompanhe a nossa exploração desse
documento fantástico!
23:09
Papa Francisco volta a deixar bem claro: “A Igreja não tem ligação com nenhum sistema político”
Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 17 de junho de 2015 | 23:09
Francisco pede que os bispos “não desperdicem energia em divisões” e sim
protejam “a transcendência humana”.
“Não desperdicem
energia em divisões e confrontos. Optem por construir e trabalhar juntos",
pediu o papa Francisco aos bispos da ilha de Porto Rico, que viajaram ao
Vaticano para realizar a sua “visita ad limina apostolorum”, ou seja, o seu
encontro com o pontífice “junto aos túmulos dos apóstolos”.
O papa recomendou que os bispos “se distanciem de todas as ideologias ou
tendências políticas que levam a perder tempo e a desperdiçar o zelo genuíno
pelo Reino de Deus. A Igreja não tem ligação com nenhum sistema político. Ela
deve ser sempre um sinal e uma proteção da transcendência da pessoa humana”.
Labels:
Sociologia
22:59
O polêmico dom de línguas
Há pessoas que acham
que possuem este dom, mas podem estar enganadas, influenciadas por processos de
autossugestão. Existem casos até de possessão demoníaca que se assemelham ao
dom de línguas.
Jesus disse: “Estes são os sinais que acompanharão os que creem: em meu
nome expulsarão demônios, falarão línguas novas...” (Mc 16, 17).
Labels:
Doutrina Católica
22:53
Maria é pouco citada nas escrituras como afirmam os protestantes querendo desvalorizá-la ?
Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 16 de junho de 2015 | 22:53
Passagens que justificam a honra e veneração a Maria:
“Deem a cada um o que
lhe é devido: se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se
honra, honra.”(Rom 13,7)
“Honra teu pai e tua
mãe, a fim de que venhas a ter vida longa na terra que Yahweh, o teu Deus, te
dá.” (Exodo 20,12)
“Ora Jesus, vendo ali
sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe:
Mulher, eis aí o teu filho.Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde
aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.” João 19,26-27
Labels:
Mariologia
09:59
Bento XVI: "a igreja católica rejeita o fideismo, isto é, crer contra a razão"!
COMENTÁRIOS DO BLOG
BERAKASH: “Se Lutero dizia que a razão é a prostituta do diabo, a Igreja
Católica afirma que a fé a razão são as duas asas que Deus nos deu para
chegarmos até ele.” - Fideísmo (do latim
fides, fé) é uma doutrina religiosa que prega que as verdades metafísicas,
morais e religiosas, como a existência de Deus, a justiça divina após a morte e
a imortalidade, são inalcançáveis através da razão, e só serão compreendidas
por intermédio da fé. Foi condenado pela Igreja Católica, pelo seu líder à
época, o Papa Pio IX, no século XIX por meio do concílio Vaticano I.Os
fideístas procuram se esquivar de qualquer tipo de argumentação para que possam
apoiar sua fé em Deus sem qualquer tipo de racionalização. Porém, esta corrente
teológica é flagrada em aparente contradição quando utiliza a própria razão
para expor sua doutrina e depois negar seu emprego em questões de fé. A
principal critica ao fideísmo está relacionada a esta aparente contradição,
como diz Norman Geisler:“Se alguém não tem
razão para não usar a razão, então essa posição é indefensável. Não há razão
para que se aceite o fideísmo”.A ideia central do
fideísmo é que as questões religiosas não podem ser justificadas por meio de
argumentos ou provas, mas apenas pela fé. Os fideístas mais radicais, como o
filósofo dinamarquês Kierkegaard, defendem que justificar a nossa crença em
Deus é impossível, pois a natureza divina está além de nossa compreensão, e
também uma opção indesejável, pois ao fazê-la retiramos parte da essência da
fé, que seria acreditar mesmo sem provas. Este tipo de fideísmo é muitas vezes
qualificado como uma forma de irracionalismo (negação da razão). Por outro
lado, Blaise Pascal e Santo Agostinho defendem uma forma mais moderada de
fideísmo segundo a qual, apesar de a fé ter um estatuto privilegiado em
matérias religiosas, podemos apelar à razão para a fundamentá-la.A Igreja
Católica condenou o fideísmo porque dentro da crença católica defende-se a
existência de uma faculdade especial, partilhada por poucos e determinada pela
fé, destinada à interpretação dos mistérios.
Labels:
Teologia,
Tomismo e Neo Tomismo















