A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo opinativo desta página.
Home » , , » Fui Crismado(a) e agora? Onde servir na igreja: pastoral, ministério ou movimento?

Fui Crismado(a) e agora? Onde servir na igreja: pastoral, ministério ou movimento?

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 18 de junho de 2025 | 10:42




Após receber o sacramento da Crisma, você é enviado(a) agora a servir como missionário(a) na igreja, e você pode servi-la de diversas maneiras, seja participando ativamente de grupos de jovens, auxiliando na catequese ou em outras pastorais que você se identifique, ou até mesmo integrando a equipe de liturgia, participando de algum ministério ou Movimento reconhecido pela igreja (Shalom,ECC,Canção Nova, RCC, Folcolares, etc), pelo bispo, ou seu pároco. A Crisma não é o fim, muito pelo contrário, mas o início de um compromisso mais profundo com a comunidade cristã, e há muitas oportunidades para colocar seus dons, talentos, tempo, conhecimentos, e sua disponibilidade a serviço da igreja ou comunidade local onde você mora.





TEMPO DA *MISTAGOGIA APOS OS SACRAMENTOS DE INICIAÇÃO









*Iniciemos compreendendo o que significa a palavra"mistagogia". Ela vem do grego e é formada por duas partes: ‘mist' + ‘agogia'.  ‘Mist' vem de ‘mistério' e ‘agogia' significa ‘conduzir', ‘guiar'.  Podemos definir a palavra como: a ação de guiar, conduzir para dentro do mistério.   



Na carta apostólica em forma de "Motu Proprio", Antiquum Ministerium , o Papa Francisco diz: 



“O catequista é simultaneamente testemunha da fé, mestre e mistagogo, acompanhante e pedagogo que instrui em nome da Igreja. Uma identidade que só mediante a oração, o estudo e a participação direta na vida da comunidade é que se pode desenvolver com coerência e responsabilidade” (AM, n.06)  

 


A mistagogia, então, como ato de iniciar e instruir alguém nos valores da fé, é própria de catequistas.  Pode-se dizer que mistagogia é o tempo em que a pessoa aprofunda  e transmite aquilo que já é realidade na sua vida cristã.

 

 

A mistagogia é a última etapa do catecumenato, um período de tempo após a celebração dos sacramentos da iniciação cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma). A mistagogia visa aprofundar a compreensão dos mistérios celebrados nos sacramentos e integrar os neófitos (recém-batizados) na vida comunitária.



O que é mistagogia no catecumenato?



A mistagogia é um tempo de aprofundamento e vivência prática dos mistérios da fé, especialmente aqueles celebrados nos sacramentos da iniciação cristã. É um período de:

 


1)-Aprofundamento da vivência dos sacramentos (vida sacramental:confissão e eucaristia)

 



Os neófitos são convidados a refletir sobre a experiência dos sacramentos recebidos, buscando compreender seu significado e impacto em suas vidas.



2)-Integração no serviço da igreja da comunidade onde mora



A mistagogia promove a inserção dos novos membros na vida da comunidade cristã, incentivando a participação em atividades pastorais e celebrações.



3)- Crescimento na fé:



É um tempo de aprofundamento da fé, onde os neófitos são acompanhados e auxiliados (pelos pais,padrinhos,catequistas e lideranças comunitárias) a viverem de acordo com os ensinamentos recebidos no período catecumenal.



4)-Experiência comunitária:



A mistagogia busca criar uma experiência de fé vivida em comunidade, onde a troca de experiências e o testemunho mútuo são valorizados.Em resumo, a mistagogia é o tempo de aprofundamento e vivência da fé, após a iniciação, onde os novos membros são guiados a compreender de forma prática e vivencial, já não mais meramente teórica, os mistérios da fé e a integrar-se na comunidade cristã para o crescimento pessoal e comunitário.

 

 






Já parou pra pensar e se informar sobre qual a diferença entre uma Pastoral, Movimento, e Ministérios da Igreja? Para tirar essa duvida, a Pascom nos auxiliou na resposta:



-Ministérios são serviços (Trabalhos assumidos dentro da comunidade) específicos dentro da igreja (Ministros da comunhão, acólitos ou coroinhas, ministros da palavra). Ministério é um serviço restrito.

 

-Pastoral (dizimo, catequese, liturgia, saúde, familiar, criança, etc.) são trabalhos que exigem metodologias especificas para o cuidado (pastorear = cuidar) de um grupo de pessoas dentro e fora da igreja. Pastoral é mais que um trabalho, é uma missão, um cuidado mais exigente em dispensar às pessoas envolvidas todos os cuidados necessários para ter em uma vida plena.




(Serviços na Comunidade Ninho Residencial Mossoró-RN)



-Os movimentos da Igreja Católica são grupos de fiéis leigos, com ou sem assessoria de sacerdotes, mas com o aval do bispo, que se organizam em torno de um carisma específico e de uma determinada missão dentro da Igreja. Eles podem atuar dentro de paróquias ou dioceses, ou de forma mais independente, e são previstos pelo Código de Direito Canônico. No Código de Direito Canônico, os movimentos eclesiais são reconhecidos como formas de agregação de fiéis que atuam dentro da Igreja Católica, com o objetivo de promover a fé e a vida cristã, e possuem características específicas que os diferenciam de outras associações. Eles não são explicitamente detalhados como uma categoria única, mas são mencionados como parte da organização eclesial, incluindo seus direitos e deveres. 



 




SOBRE AS PASTORAIS




Pastoral é um trabalho mais exigente feito a um grupo de pessoas, lembre-se que Jesus é o Bom Pastor (deu sua vida para salvar as ovelhas), quem assume uma pastoral deve dar a vida pelas ovelhas (crianças, jovens, família, comunidade etc.); todos são envolvidos no trabalho pastoral.



 





A Pastoral da Criança da Igreja Católica, por exemplo, é uma pastoral ecumênica, pode participar de todas as igrejas cristãs.  A pastoral não olha para o que é ou faz a pessoa, simplesmente faz a parte de ser instrumento de Deus no trabalho realizado. Quando se faz olhando somente para a Igreja é proselitismo (do latim eclesiástico prosélytus, intento, zelo, diligência, empenho ativista de converter uma ou várias pessoas, ou determinados grupos, a uma determinada causa, ideia ou religião - proselitismo religioso - faz-se para atrair para uma denominação, e não para Jesus). Quando se faz em nome de Deus e da vida, não se olha a quem, mas em nome de quem esta sendo feito (Jesus o Deus encarnado), esse é o verdadeiro espírito da pastoral, que santa madre Teresa de Calcutá nos testemunhou servindo como Cristã na índia, uma nação politeista. Em nome de Deus se promove a vida em plenitude, sem olhar a quem. Em termos gerais, pastorais, movimentos e ministérios são formas de serviço dentro da igreja, mas possuem focos e características distintas. As pastorais geralmente se referem a ações mais amplas e estruturadas da igreja para atender a necessidades específicas da comunidade, como pastoral da criança, familiar, da saúde, etc. Os Movimentos e Ministérios, muitas vezes, são serviços mais específicos, focados em dons e carismas coletivos, e ou individuais, como ministério da música, da palavra, etc. Em fim, as pastorais são atividades mais amplas e estruturadas dentro da igreja, com o objetivo de atender a necessidades específicas da comunidade, com as seguintes características:





1)- Nas pastorais o foco está no cuidado (pastoreio)

 



Elas se dedicam ao cuidado e acompanhamento de grupos específicos, como idosos, crianças, famílias, etc.




2)-Possuem uma estrutura organizada e com diretrizes claras

 


As pastorais geralmente fazem parte da estrutura orgânica da diocese ou paróquia, com ações planejadas e coordenadas dentro da Pastoral de Conjunto da Diocese, ou paróquia. Exemplos: Pastoral da Criança, Pastoral Familiar, Pastoral da Saúde, Pastoral da Comunicação.





SOBRE OS Ministérios E MOVIMENTOS DA IGREJA





Os ministérios são serviços mais pontuais, focados em dons e carismas individuais. Eles são vistos como expressões dos dons e talentos que Deus concede aos seus fiéis pelo Espírito Santo, para o serviço na comunidade (conforme 1 Coríntios 12,8-11; Romanos 12, 6-8). Podem incluir tarefas ministeriais como: ministros de ensino, de pregação, cura, aconselhamento, intercessão, caridade aos pobres e doentes, etc. Esse processo de "discernimento ministerial", geralmente são feitos pelas lideranças desses movimentos que vão percebendo os sinais desses dons no neófito.





POSSUEM Reconhecimento oficial DA IGREJA UNIVERSAL (ROMA), OU LOCAL(BISPO), E ESTÃO EM UNIDADE COM O PAPA E OS BISPOS




Seus Ministérios e serviços precisam ter o reconhecimento e autorização oficial dentro da estrutura da igreja local e paroquial.Em resumo: As pastorais são ações mais amplas e estruturadas de cuidado e acompanhamento, enquanto os ministérios são serviços mais específicos, focados em dons e carismas individuais.



 





ATENÇÃO! Muito cuidado ao se envolver com movimentos e apostolados que não tem reconhecimento pontifício, diocesano, e nem paroquial. - Ex.:Ultra-Tradicionalistas, sedevacantistas, conclavistas, CEB's sem unidade com a paróquia e diocese (com liderança mais politico-ideológica que religiosa, sobre os membros), ou videntes que lideram seguidores com aparições, ou locuções interiores Marianas não reconhecidas pela igreja.Tenha cuidado principalmente, com lideranças que se colocam contra o papa, a missa em língua vernácula, e o Vaticano II.



 

Pastoral, Ministério ou Movimento?









É preciso distinguir a diferença existente entre Pastoral, Ministério e Movimentos da Igreja. Pastoral: é serviço, ação, trabalho desenvolvido pela Igreja. Não se resume grupo de pessoas, mas ação organizada e dirigida pela Diocese e Paróquia para “atender” determinada situação uma realidade específica.Todos têm uma função, um carisma, um jeito de viver, porém, todos são importantes para que o Reino de Deus aconteça. Com as nossas virtudes e defeitos, estamos a caminho, na estrada, procurando a nossa conversão Cristo.




A Igreja Católica reconhece diversos movimentos eclesiais, que são grupos de fiéis com propósitos específicos dentro da Igreja. Alguns dos mais conhecidos incluem a Renovação Carismática Católica (RCC), os Focolares, o Encontro de Casais com Cristo (ECC), e o Movimento dos Cursilhos de Cristandade, Comunidade Católica Shalom, Canção Nova, etc. Além desses, existem outros como o Opus Dei, Comunhão e Libertação, e o Caminho Neocatecumenal, todos esses possuem reconhecimento a nível pontifício (de Roma).



A finalidade da Igreja Católica é evangelizar, ou seja, difundir os ensinamentos deixados por Jesus nos evangelhos, propagando e difundindo os valores do Reino, conforme revelados nos livros sagrados (a bíblia). Para que a Igreja possa fazer essa divulgação do Santo Evangelho, precisa ter um plano organizado, um projeto de evangelização que é distribuído a vários grupos diferentes setores. Esses setores são chamados “pastorais”.



As pessoas que trabalham nessas pastorais são chamadas “agentes pastorais” ou “agentes de pastoral”.  Todos os membros das pastorais são voluntários. E não é preciso ser católico para participar, já que as pastorais são ecumênicas.Existe a pastoral da criança, da saúde, da educação, da juventude, da comunicação, da sobriedade, do menor,  da liturgia, da catequese, a pastoral familiar, carcerária e muitas outras. Em todas essas pastorais existem pessoas com formação para exercerem o trabalho que a elas correspondem.




São coordenadas pela Arquidiocese que promove regularmente cursos e encontros de formação, para que os “agentes de pastoral” possam trabalhar junto às comunidades com plena consciência do que estão fazendo e da finalidade do seu trabalho.  



Os Ministérios e Movimentos da Igreja nascem e se desenvolvem num contexto externo à igreja local, mas atuam dentro de uma Diocese ou Paróquia. É uma ação de leigos que pode envolver várias pastorais e serviços ministeriais ao mesmo tempo. Estão ligados geralmente à praxis e comportamentos específicos de um carisma de fundação (ECC, Shalom, Canção Nova, etc) no geral, têm um caráter de espiritualidade e carisma próprio, envolvendo mais ou menos as mesmas pessoas que vivenciaram um encontro, um retiro de formação, ou uma atividade específica daquele Movimento que lhes atraiu, e ou, gerou curiosidade em conhecer melhor.





CONCLUSÃO




Entre em contato com a secretaria da sua paróquia ou com os responsáveis pelas pastorais, ministérios e movimentos locais para saber mais sobre as oportunidades disponíveis e como participar ou fazer uma experiência. A participação ativa na vida da igreja é uma forma de colocar em prática os ensinamentos da Crisma e contribuir para o crescimento da comunidade cristã da qual você faz parte.




Por Diocese de Taubaté - com adaptações

 

 

 

Fonte-https://www.catequista.com.br/pastoral-ou-movimento/#google_vignette








Apostolado Berakash no "YouTube": se inscreva, curta, e compartilhe se gostar:

https://www.youtube.com/watch?v=Igh8afWLFy4





GOSTOU Do APOSTOLADO berakash?  QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?

 

 

Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):

 

 

https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html

 

 

Shalom!






------------------------------------------------------

 





APOSTOLADO BERAKASHComo você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicadosInfelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 



filhodedeusshalom@gmail.com

Curta este artigo :

+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!

Anônimo
19 de junho de 2025 às 08:29

Muito obrigada por esta matéria!

Sou catequista em Contagem, Minas Gerais, e essas informações me ajudaram muito!

Alice Carvalho

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

POSTAGENS MAIS LIDAS

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

QUE NOSSO BOM DEUS RETRIBUA E MULTIPLIQUE EM BENÇÃOS SUA DOAÇÃO!

QUE NOSSO BOM DEUS RETRIBUA E MULTIPLIQUE EM BENÇÃOS SUA DOAÇÃO!
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger