Para inserir crianças nas pastorais da paróquia, é fundamental
mudar a perspectiva de "fazer pastoral para as crianças" para
"fazer pastoral com as crianças", onde elas atuam, são escutadas e
respondem ao chamado de Jesus. É preciso integrar as crianças nas atividades
pastorais e, ao mesmo tempo, despertar nos pais e padrinhos a
corresponsabilidade na educação da fé.
Passos para a inclusão das crianças nas pastorais, criando uma cultura de serviço e responsabilidade comunitária
1. Mudança de mentalidade
A pastoral deve se tornar um espaço onde as crianças são vistas como agentes ativos, que podem contribuir com seus dons, talentos, criatividade, e disponibilidade.
2. Escuta e participação
Crie oportunidades para que as crianças expressem suas opiniões e ideias sobre como elas podem participar na vida pastoral e na igreja local, você vai se surpreender maravilhosamente com elas!
-Mateus
21, 16: "Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes que da boca dos
pequeninos e de criancinhas de peito tiraste o mais perfeito louvor?
-Mateus
19, 14: "Então disse Jesus: deixem vir a mim as crianças e não as impeçam;
pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas".
3. Adaptação dos serviços
Adapte alguns serviços pastorais para que sejam mais apropriadas para o público infantil, como: pastoral da acolhida, leituras, rodízio do trio na coleta do ofertório, serviços na liturgia: acólitos, coral das crianças, Terço ou oficio das Crianças, PASCON (fotos e registros em vídeo), etc.
4. Motivação e engajamento
dos pais e padrinhos
Sem a participação, autorização, e motivação dos responsáveis pelas crianças, tudo fica inviável, portanto, envolva os pais e padrinhos na educação da fé das crianças, incentivando-os a participarem das atividades pastorais com seus filhos, ou os liberando para tais serviços durante os avisos finais.
5.
Criação de espaços específicos para Crianças
Considere a criação de espaços específicos para as crianças dentro da paróquia, como: grupos de catequese, grupos de oração, terços ou oficios de Nossa Senhora, brinquedoteca Cristã (com jogos e atividades Cristãs).
6.
Integração com outras pastorais da paróquia
Promova a integração das crianças com outras pastorais da paróquia (visitando-as), como a Pastoral da Criança, a Pastoral da Catequese infantil, jovens e adultos, e a Pastoral da Comunicação e infância Missionária, coral das Crianças, etc.
7. Promoção da Liderança Infantil
Considere a possibilidade de criar uma liderança infantil dentro da pastoral, onde as crianças possam aprender a liderar e a servir aos outros, partindo daqueles(as) que você já percebe que tenha esse espírito de líder.Capacite os líderes e voluntários para que possam trabalhar com as crianças de forma eficaz e adequada.
9.
Serviço de Comunicação da Comunidade ou paróquia na qual a criança está
inserida
Comunicação eficaz com as famílias da comunidade, e ou, paróquia, informando sobre as atividades e oportunidades de participação das crianças.As crianças podem colaborar na produção de materiais de comunicação, como cartazes, vídeos ou notícias para o site, página, ou mural da comunidade e paróquia.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES VOLUNTÁRIAS PARA CRIANÇAS NA COMUNIDADE OU
PARÓQUIA
Para envolver crianças nas pastorais, é crucial mudar a abordagem de "fazer pastoral para as crianças" para uma pastoral "com as crianças", ou seja, onde elas atuam, são ouvidas e participam ativamente na comunidade ou paróquia. A Pastoral da Criança, por exemplo, utiliza a metodologia da visita domiciliar, a Celebração da Vida e a Reunião de Reflexão e Avaliação (RRA) para atingir e envolver as crianças das famílias visitadas pelos agentes de pastoral.
Pastoral da Criança
As crianças podem ser envolvidas de alguma forma na visita domiciliar, auxiliando os agentes de pastoral no apoio às famílias visitadas.Use o aplicativo da Pastoral da Criança para divulgar informações e materiais de apoio para as famílias e crianças visitadas.
Grupos de oração para crianças até os 14 anos
Os grupos de oração podem incluir leituras e dinâmicas infantis, como a criação de orações espontãneas de louvor e agradecimento a Deus, composição de letras de músicas Cristãs para apresentações nas festas de padroeiros(as).Ao implementar essas estratégias, é possível criar uma pastoral mais inclusiva e significativa para as crianças, onde elas possam crescer em fé, desenvolver seus talentos e servir a comunidade. Utilize jogos como "Bola na caixa" ou "Corridas de revezamento com perguntas bíblicas" para tornar o aprendizado divertido. Utilize histórias bíblicas interativas para envolver as crianças na leitura e na compreensão da mensagem.
Temas formativos produzidos em grupos de atém três crianças (ou mais) - Desenvolvendo temas sobre:
Os "tipos de amor" perfeitos e imperfeitos (tão confusos hoje em dia devido as ideologias, que confundem as crianças)
A Bíblia, embora não tenha uma lista explícita de tipos de amor, discute diferentes formas de amor que se manifestam em diferentes contextos. Os principais tipos de amor que são frequentemente discutidos no contexto bíblico são:
1. Eros (Amor romântico/imperfeito): É o amor entre casais, frequentemente associado à paixão, desejo e intimidade. A Bíblia não o condena, mas o considera como um dom de Deus a ser cultivado dentro do contexto do sacramento do matrimônio entre os cônjuges, assim como Deus o quis desde o princípio (conforme Gênesis 2,24).
2. Philia (Amor fraternal/imperfeito): É o amor entre amigos e irmãos na fé. É um amor de companheirismo, cuidado e apoio mútuo.
4. Amor Conjugal (marido e mulher/imperfeito): É um amor especial, único e indissolúvel entre marido e esposa,até a morte, que se traduz em fidelidade, respeito, e sacrifício mútuo, tendo dois objetivos: primeiramente o bem dos cônjuges e por conseguinte, a multiplicação dos seres humanos (perpetuação da espécie humana, conforme Gênesis 1,28).
4. Storge (Amor familiar/imperfeito): É o amor natural entre pais e filhos, irmãos e outros membros da família. É um amor de afeto, carinho e vínculo emocional.
1. Ágape (Amor incondicional/PERFEITO porque é o amor de Deus por nós): É a forma mais alta de amor, caracterizado por ser incondicional, gratuito, permanente, desinteressado (sem exigir nada em troca), e sacrificial, ou seja, a ponto de dar a vida pelo outro. É o amor de Deus por nós, e também, o amor que Ele nos chama a ter uns pelos outros (João 15,12).
COMO EXPLICAR NA LINGUAGEM DAS CRIANÇAS SOBRE AS UNIÕES HOMOAFETIVAS?
Não substime e nem supervalorize o entendimento das crianças, elas entendem sim se você for simples, firme, e objetivo na explicação!
Explique com firmeza, clareza, e simplicidade que exite a lei de Deus e dos homens. A lei de Deus é perfeita (Salmo 19,7) - e que a lei dos homens é imperfeita, mas devemos respeita-la, mesmo na imperfeição, para a necessária convivência humana. Não devemos condenar ninguem, só Deus pode julgar alguem que pode arrepender-se até no dia de sua morte e salvar-se, e que devemos rezar e pedir a salvação dessas pessoas que estão a caminho da condenação (conforme 1 Coríntios 6,9-20),apoiando-as com nosso testemunho de vida santa, e orientando-as a buscar a ajuda de Deus e da Igreja nesses casos, sem cair em desepero, pois Deus que a salvação de todos (1 Timóteo 2,4).
-Promova entre as crianças da "virtude da generosidade" (doação de roupas, utilidades do lar, e brinquedos usados), dos valores cristãos, promover missões (lar da criança pobre, abrigo de idosos, etc).
Atividades de louvor e adoração
-Crie momentos de louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento (ensinando-as a se portatem diante do sagrado), para que as crianças expressem sua fé. Promova o louvor sequencial e motivado, tipo: Você pede primeiramente para cada um pensar num motivo de louvar e agradecer a Deus, e você começa: "Senhor meu Deus, eu quero te louvar por estar aqui junto a essas crianças..." - e peça para cada uma ir louvando em alta vóz, para que todos escutem e digam ao final de cada louvor: Amém!
-No envolvimento de familiares e crianças nas pastorais, é necessário passar para os pais a imagem de um ambiente acolhedor e seguro, portanto, garanta que as crianças se sintam bem-vindas e seguras para participar das atividades.Crie espaço para as crianças expressarem suas opiniões, ou seja, promova a participação das crianças em reuniões e atividades, que tratam delas, dando espaço para que elas expressem suas opiniões e sugestões, principalmente aquelas que tem espírito de liderança e são participativas.
Por fim, dê sempre um espaço para a ação do Espírito Santo de Deus, e esteja aberto(a) às novidade e inspirações do Espírito!
Lucas 11,11-13: "E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião?Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?"
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