Saiba por que algumas pessoas em segunda união podem receber a Crisma, mas não a Comunhão
Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 16 de setembro de 2025 | 15:37
Ezequiel 33 e a Responsabilidade do Cristão como Sentinela da Verdade
A Responsabilidade do Cristão como Atalaia – Reflexões sobre Ezequiel 33, 1-19
"¹ E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: ² Filho do homem, fala aos filhos do teu povo, e dize-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um homem dos seus termos, e o constituir por seu atalaia; ³ E, vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo; ⁴ Se aquele que ouvir o som da trombeta, não se der por avisado, e vier a espada, e o alcançar, o seu sangue será sobre a sua cabeça. ⁵ Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado, o seu sangue será sobre ele; mas o que se dá por avisado salvará a sua vida. ⁶ Mas, se quando o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e a espada vier, e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniquidade, porém o seu sangue requererei da mão do atalaia. ⁷ A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte. ⁸ Se eu disser ao ímpio: Ó ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para dissuadir ao ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniquidade, porém o seu sangue eu o requererei da tua mão. ⁹ Mas, se advertires o ímpio do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, ele morrerá na sua iniquidade; mas tu livraste a tua alma. ¹⁰ Tu, pois, filho do homem, dize à casa de Israel: Assim falais vós, dizendo: Visto que as nossas transgressões e os nossos pecados estão sobre nós, e nós desfalecemos neles, como viveremos então? ¹¹ Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor Deus, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel? ¹² Tu, pois, filho do homem, dize aos filhos do teu povo: A justiça do justo não o livrará no dia da sua transgressão; e, quanto à impiedade do ímpio, não cairá por ela, no dia em que se converter da sua impiedade; nem o justo poderá viver pela sua justiça no dia em que pecar. ¹³ Quando eu disser ao justo que certamente viverá, e ele, confiando na sua justiça, praticar a iniquidade, não virão à memória todas as suas justiças, mas na sua iniquidade, que pratica, ele morrerá. ¹⁴ Quando eu também disser ao ímpio: Certamente morrerás; se ele se converter do seu pecado, e praticar juízo e justiça, ¹⁵ Restituindo esse ímpio o penhor, indenizando o que furtou, andando nos estatutos da vida, e não praticando iniquidade, certamente viverá, não morrerá. ¹⁶ De todos os seus pecados que cometeu não se terá memória contra ele; juízo e justiça fez, certamente viverá. ¹⁷ Todavia os filhos do teu povo dizem: Não é justo o caminho do Senhor; mas o próprio caminho deles é que não é justo. ¹⁸ Desviando-se o justo da sua justiça, e praticando iniquidade, morrerá nela. ¹⁹ E, convertendo-se o ímpio da sua impiedade, e praticando juízo e justiça, ele viverá por eles."
História sem Ideologia: Historiadores Brasileiros de Reconhecimento Internacional Pouco Conhecidos no Meio Acadêmico
Historiadores Brasileiros Contemporâneos de Reconhecimento Internacional pela Imparcialidade
No contexto acadêmico brasileiro, é difícil encontrar historiadores totalmente isentos de influências ideológicas. A historiografia nacional é predominantemente marcada por correntes de esquerda, o que torna o equilíbrio analítico uma qualidade rara. No entanto, alguns profissionais se destacam por sua busca por objetividade e por contribuir significativamente para o entendimento da história do Brasil.
Missa ou Celebração da Palavra? Saiba o que Leigos, Ministros da Eucaristia, e diáconos não podem fazer
Written By Beraká - o blog da família on sábado, 6 de setembro de 2025 | 13:02
Resolvi fazer esse post após ouvir de alguns diáconos o seguinte desabado:
"Fico perplexo, chateado, e sem entender, quando vejo algumas pessoas que vão aos Domingos numa igreja e ao perceberem que o celebrante é um
diácono, viram as costas e vão embora. Muitos deles não sabem que às vezes o padre que não veio celebrar é um pecador conhecido por todos, e muitas vezes o leigo, ministro da Eucaristia, ou diácono que
vai fazer a celebração é uma pessoa santa e de vida exemplar..."
Mártires religiosos: Yuval Harari analisa Islã, Cristianismo e o dilema entre vingança e perdão
Written By Beraká - o blog da família on segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | 17:02
O verdadeiro Mártir é aquele que morre perdoando e não pedindo vingança. Essa postura reflete um dos pilares da fé cristã, que é o perdão e o amor ao próximo, mesmo em meio à perseguição. Mártires, como Jesus e Estêvão, demonstram a força da fé ao perdoar os seus algozes e não buscar vingança, um exemplo que inspira outros cristãos a perseverar na fé. Nas páginas 361 a 363 da
obra 21 lições para o século 21,
Yuval Noah Harari discute a identidade como uma construção narrativa em
constante transformação. Segundo o autor, tanto os indivíduos quanto as
culturas não possuem um núcleo essencial e imutável, mas sim um conjunto de
histórias que são continuamente reinterpretadas e organizadas de forma a
garantir a sensação de continuidade (Harari, 2018, p. 361-363). Essa
perspectiva adquire relevância especial quando confrontada com episódios de
violência extrema, como os atentados de 13 de novembro de 2015 em Paris, nos
quais 130 pessoas foram assassinadas. Para Harari (2018, p. 362), tais
acontecimentos não podem ser legitimados pela noção de sacrifício ou martírio,
uma vez que revelam o uso ideológico e manipulador das identidades coletivas.
Frei Damião contra a Poligamia: o missionário obrigava homens a escolher entre duas concubinas
Written By Beraká - o blog da família on domingo, 24 de agosto de 2025 | 19:21
"E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: ² Filho do homem, fala aos filhos do teu povo, e dize-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um homem dos seus termos, e o constituir por seu atalaia; ³ E, vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo; ⁴ Se aquele que ouvir o som da trombeta, não se der por avisado, e vier a espada, e o alcançar, o seu sangue será sobre a sua cabeça. ⁵ Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado, o seu sangue será sobre ele; mas o que se dá por avisado salvará a sua vida. ⁶ Mas, se quando o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e a espada vier, e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniquidade, porém o seu sangue requererei da mão do atalaia. ⁷ A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte. ⁸ Se eu disser ao ímpio: Ó ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para dissuadir ao ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniquidade, porém o seu sangue eu o requererei da tua mão. ⁹ Mas, se advertires o ímpio do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, ele morrerá na sua iniquidade; mas tu livraste a tua alma. (Ezequiel 33,1-9)
O mito do sexo casual: o que a TV não mostra e a vida real revela
Written By Beraká - o blog da família on sábado, 23 de agosto de 2025 | 16:51
Vivemos em uma sociedade onde a mídia apresenta o sexo como algo leve, divertido e sem consequências. Em novelas, séries e filmes, uma noite de paixão termina sempre em sorrisos, prazer e liberdade, sem nenhum tipo de dor ou risco. Mas será que a vida real funciona assim?
Como lembrou o Cardeal Lozano (1): “Estamos falando do centro do cristianismo, pois se trata de amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo. O que conta é a abstinência, a fidelidade e «não matarás».”
A verdade é que fora da ficção, o sexo sem compromisso pode trazer marcas profundas — físicas, emocionais e espirituais.
Yuval Harari revela sua homossexualidade e provoca debate sobre religião em novo livro
Written By Beraká - o blog da família on segunda-feira, 18 de agosto de 2025 | 17:24
Em "21 Lições", Harari questiona se as religiões tradicionais, como o cristianismo, Judaismo e o islão, conseguirão se adaptar à engenharia genética, que pode levar à criação de super-humanos e à superação da morte.Ele também, levanta a possibilidade de que os novos avanços tecnológicos e as empresas de tecnologia, como as de Silicon Valley, possam vir a criar novas "religiões" ou sistemas de crenças que substituirão os antigos.E diz que se assumiu homossexual por causa da ciência. Yuval Harari em seu último livro, apresenta a religião como uma narrativa em declínio, sendo desafiada por novas visões de mundo e pelo impacto das novas tecnologia. Em 21 Lições para o Século 21, Yuval Noah Harari não critica a religião diretamente, mas a aborda como uma forma de "narrativa" ou ideologia que molda a humanidade, questionando seu papel no mundo atual e futuro diante dos avanços tecnológicos e outros desafios globais. Ele argumenta que, embora as religiões sejam poderosas, e eficazes, a humanidade precisa discernir entre fatos e as narrativas que nos são contadas para lidar conosco e a realidade que nos rodeia. Harari analisa narrativas, incluindo as religiosas, como formas de criar significado e ordem no mundo. Ele questiona a rigidez dessas, na linguagem do autor, consideradas todoas elas como narrativas, sem levar em conta o fato histórico de Jesus de Nazaré, colocando todas no mesmo rol.Uma das questões centrais do livro é se "Deus está de volta". Isso não é uma afirmação de retorno divino, mas uma reflexão sobre a persistência e o papel da religião e dos valores religiosos no mundo contemporâneo. Harari incentiva seus ávidos e fieis leitores a desenvolverem um pensamento crítico para distinguir a verdade das narrativas que lhes são apresentadas. O livro não se aprofunda numa condenação da religião, mas a usa como um ponto de partida para discutir questões mais amplas do século XXI, como a tecnologia, a política, a guerra e as mudanças climáticas. O objetivo é preparar os indivíduos para um futuro complexo, focando nas habilidades para lidar com ele. Em suma, Harari não critica a religião como mal, mas a insere no contexto maior das narrativas e ideologias que influenciam e são questionadas no mundo atual. Yuval Noah Harari declara-se abertamente como homossexual no livro, com um "marido" o qual lhe dedica o livro. O autor temos percebido, há alguns anos, faz de sua identidade uma parte importante da sua visão de mundo e da forma como ele usa o pensamento científico para se questionar sobre a realidade e aceitar a si mesmo. Harari explicou como a ciência o ajudou a aceitar a sua própria identidade sexual, questionando a ideia de que ser gay é "não natural". Ele argumenta que qualquer coisa que existe é natural por definição, desmistificando preconceitos sobre a sexualidade. Porem, para os especialistas no assunto, como Freud e Zusman, a homossexualidade é compreendida como uma fixação da libido e uma regressão patológica à fase anal da evolução psicossexual, isto é, pré-genital. A noção de fixação é relacionada a uma parada do desenvolvimento, tomada como indicador de patologia, e não como os modos de inscrição dos representantes da pulsão no corpo. Desta forma, a homossexualidade não se teria subordinado à “primazia genital”, índice de “maturidade humana”, da “evolução ideal”, caracterizando, assim, uma perversão ou desvio do instinto sexual. Para Zusman, o homem ou a mulher homossexual possui uma identidade de gênero discordante de seus órgãos genitais. Essa não correspondência seria um problema de identificação. A identificação do homossexual com a mãe seria a responsável pela fixação anal e sua respectiva passividade. A cristalização dessa identificação feminina conduziria a uma identidade ou identificação delirante, a exemplo dos travestis. Alguns almejariam a “mutilação” dos genitais para a consumação de seu delírio. Seja como for, “a homossexualidade tem na face interna dos seus disfarces a etiqueta da psicose”, conclui (conforme ZUSMAN, Waldemar: "Breve anatomia da homossexualidade". Jornal O Globo. Rio de Janeiro, Caderno Opinião, 12 ago 1997, p. 7 - "As Erínias da Celmy". Boletim Científico da SBPRJ. Rio de Janeiro. 1: 1-8, jan/1998).
De protestante a Doutor da Igreja: a surpreendente jornada do Cardeal Newman
Written By Beraká - o blog da família on sábado, 9 de agosto de 2025 | 13:31
Cardeal Newman proclamado Doutor da
Igreja pelo papa Leão XIV
Uma nota da Sala de Imprensa
Vaticana informa que o título será conferido em breve ao purpurado que viveu no
século XIX, depois que Leão XIV confirmou o parecer da plenária de cardeais e
bispos, membros do Dicastério das Causas dos Santos.
Hóstias ou pão? A polêmica escolha dos satanistas em seus rituais
Desde os primeiros séculos do Cristianismo, a Eucaristia sempre foi o centro da fé católica — o próprio coração pulsante da Igreja. É nela que os católicos professam a presença real de Cristo sob as espécies do pão e do vinho, conforme as palavras do próprio Jesus: “Isto é o meu corpo... isto é o meu sangue.” Contudo, em tempos de relativismo religioso, muitos negam essa presença, reduzindo a Eucaristia a um simples símbolo. Mas há um fato curioso — e ao mesmo tempo perturbador — que desafia essa visão: os satanistas, em seus rituais profanos, não usam qualquer pão, mas sim hóstias consagradas roubadas de igrejas católicas. Por que será? Se para eles o intuito é apenas zombar da fé cristã, não seria mais fácil utilizar qualquer pão comum? Ou será que, no fundo, os inimigos da fé reconhecem o que muitos cristãos já não creem — que ali está, de fato, o Corpo de Cristo?