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Quando fumar e beber é pecado e quando não é ?

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 18 de dezembro de 2015 | 15:47






“Não é que entra pela boca que torna o homem  impuro, mas o que sai de sua boca, isto o torna  impuro...”(Mateus 15,11).


Então chega o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: ‘Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores.Todavia, a sabedoria é comprovada pelas obras que são seus frutos...” (Mateus 11,19).




(À esquerda na foto acima: o bem-aventurado João XXIII, fumando; à direita, o bispo Joseph Ratzinger, Papa emérito Bento XVI , apreciando uma boa cerveja na sua querida terra Alemanha).






Como assim fumar não é pecado, se todos sabem que o cigarro e a bebida são prejudiciais ?


Antes de tudo, que fique claro: o nosso objetivo aqui é comunicar a doutrina da Igreja, muito mais do que as nossas opiniões pessoais. Não devemos confundir uma coisa com a outra. Particularmente, não fumo e nem bebo, e por mim, ninguém no mundo fumaria , mas não há nada no magistério da Igreja que nos dê base para afirmar que fumar cigarro, cachimbo ou charuto seja um mal em si.



O Catecismo da Igreja se restringe a condenar o ABUSO do fumo:



“A virtude da temperança manda evitar toda espécie de exceção, o ABUSO da comida, do álcool, do fumo e dos medicamentos.” (CIC, 2290)



Portanto, fumar e beber moderadamente não é pecado. Conheço muita gente que consome alguns poucos cigarros de tabaco, uma ou duas vezes por semana, ou que fuma um charuto , e ou seu cachimbo eventualmente. E, até onde sei, não há estudos que provem que o fumo em tão poucas quantidades cause algum dano relevante à saúde. E podemos até afirmar, sem querer provocar o incentivo,que isso é menos nocivo ao corpo do que muita porcaria que a gente come tranquilamente nos fast foods da vida, sem que nenhum moralista venha nos incomodar.


“Os puritanos tanto Católicos como protestantes piram com isto” !!!




Dizia o filósofo britânico G. K. Chesterton que “não é o álcool que degrada o homem, mas, ao contrário, é o homem quem degrada a bebida.É o mau uso (o abuso) que se faz da bebida alcóolica o que determina um dependente do álcool, ou fumo. Nunca vi copos de cerveja com vida própria, se insinuando para os seres humanos e colocando-se em suas bocas. Também nunca vi um cigarro tocando a campainha da casa das pessoas e pedindo para ser fumado. É por iniciativa nossa que consumimos álcool ou tabaco.”




Porém, me desculpem os puritanos, o uso moderado destas substâncias definitivamente não constitui pecado.Foi o próprio Jesus Cristo quem realizou o milagre de transformar a água em vinho em uma festa nas bodas de Caná (cf. Jo 2, 1-12).O próprio Senhor tratou de oferecer aos convidados da festa uma bebida alcoólica. Convenhamos: “Deus é inacessível ao mal e não tenta a ninguém” (Tg 1, 13). Então, como beber vinho ou qualquer outra bebida com álcool, pode ser um ato pecaminoso?



É claro que existe uma óbvia diferença entre o consumo do álcool, ou do tabaco, e o abuso destas substâncias. Por isso, a Igreja se vê obrigada a advertir:



“A virtude da temperança leva a evitar toda a espécie de excessos, o abuso da comida, da bebida, do tabaco e dos medicamentos. Aqueles que, em estado de embriaguez ou por gosto imoderado da velocidade, põem em risco a segurança dos outros e a sua própria, nas estradas, no mar ou no ar, tornam-se gravemente culpados.”(Catecismo da Igreja Católica, § 2290).




Está claro que uma pessoa que está dirigindo embriagada coloca em risco a sua vida e também a de outrem. Quem abusa do álcool pode enfrentar situações muito embaraçosas, acontecendo mesmo de que não se lembre do que fez enquanto estava sob o efeito da substância. Aí está um problema particularmente grave. Cabem, neste ponto, as sempre atuais considerações do Compêndio de Teologia Moral do Pe. Teodoro Del Greco, sobre o pecado da gula ou embriaguez:




“À gula se referem a intemperança no beber até à perda do uso da razão (embriaguez), a qual, se é perfeita, isto é, se chega a impedir completamente o uso da razão, é pecado mortal “ex genere suo”, se causada sem motivo suficiente.”




“Por graves razões, provavelmente, pode permitir-se a embriaguez, como por exemplo, para curar uma doença ou para com mais segurança submeter-se alguém a uma operação cirúrgica. Afastar a melancolia não é motivo suficiente para embriagar-se. A embriaguez que priva só parcialmente do uso da razão (imperfeita) é somente pecado venial, mas poderia tornar-se mortal pelo dano ou escândalo produzido, pela tristeza que poderia causar aos pais, etc.”[Compêndio de Teologia Moral, Del Greco;edição em PDF, pp. 56-57]



A Igreja é bastante criteriosa ao tratar estes assuntos, mas está bem claro que saborear uma cerveja com os amigos sem perder o uso da razão (Sem botar boneco), no fim de semana não é pecado algum. Constituiria pecado o seu abuso, mas não o seu uso moderado , o que pressupõe que coloquemos em prática a virtude da temperança. Podemos encontrar muitos grupos de alcoólicos anônimos patrocinados por movimentos católicos, mas certamente não encontraremos uma só linha do Catecismo que condene o consumo moderado de álcool,  ou mesmo de tabaco. Muita gente dentro da própria Igreja precisa aprender isso. Qualquer tentativa de demonizar um copo de vinho, ou de cerveja, é mera tagarelice achológica e puritana. Não é doutrina católica.




OS PAPAS E SANTOS QUE FIZERAM USO MODERADO DE TABACO E BEBIDAS:


1)- Bento XIV foi também usava pó de tabaco (rapé). Ele disse ter oferecido uma vez a sua caixa de rapé para o líder de alguma ordem religiosa, que não quis dar uma pitada de rapé, dizendo: “Sua Santidade, eu não tenho esse vício”, ao que o Papa respondeu: “Não é um vício. Se fosse um vício que você teria”.


2)- Pio IX também gostava de cheirar rapé (Pó de tabaco), e era tão efusivo e constante nisso que muitas vezes ele teve que mudar sua longa batina branca algumas vezes por dia, ela era branca, afinal de contas, e a poeira do rapé iria encardi-la. Ele ofereceu rapé, e caixas de rapé para os visitantes.Quando o representante de Victor Emanuel veio a ele para apresentar as condições que o pontífice acreditava que eram inaceitáveis, o papa “bateu na mesa com uma caixa de rapé, que, em seguida, quebrou” O representante “o deixou tão confuso que ele apareceu tonto.” Em 1871, o Papa também, durante o tempo em que ele era o “prisioneiro do Vaticano”, ofereceu a sua “caixa de rapé de ouro, muito bem esculpida com dois cordeiros simbólicos em meio a flores e folhagens”, para ser oferecido como prêmio em uma loteria mundial para arrecadar dinheiro para a Igreja.


(Audiência com o Papa Pio IX - Biblioteca do Congresso).





3)- Leão XIII gostava de rapé. Antes de se tornar papa, ele serviu por um tempo como núncio apostólico em Bruxelas e contou com a conversa e companhia dos aristocratas cultos e agradáveis lá. Uma noite, no jantar, certo Conde, que era um livre-pensador, pensou que e iria se divertir um pouco às custas do núncio, e ele entregou-lhe uma caixa de rapé para examinar, que tinha em sua capa uma pintura em miniatura de uma bela Venus nua. Os homens da festa assistiram o progresso da piada, e como para o Conde, ele estava sufocando com o riso, até que o Núncio diferencialmente devolveu a caixa com o comentário: “Muito bonita, de verdade, conde. Presumo que é o retrato da condessa?”.




4)- Pio X tomou rapé e fumou charutos enquanto era cardeal, quando foi eleito papa deixou de fumar.


5)- Pio XI fumava um charuto ocasional. Pio XII não fumava. E João XXIII fumava cigarros.


Paulo VI foi um não-fumante.João Paulo II não fumava, mas o Papa Bento XVI fumava uma vez ou outra Marlboros.



SANTOS QUE FAZIAM USO MODERADO DO TABACO:


1)- A Venerável Marie Thérèse de Lamourous, mostrou o manto de Santa Teresa de Ávila, no convento carmelita, em Paris, foi autorizado a colocá-lo em: “Eu beijei ele; Apertei-o em cima de mim”, ela escreveu: “Eu observei tudo, até mesmo as pequenas manchas, que parecia ser de rapé espanhol.”


2)- O uso do tabaco se tornou um problema durante as investigações beatificação de José de Cupertino, João Bosco, e Felipe Neri. Com os dois primeiros, os advogados do diabo argumentaram que a virtude heróica não se aplicava porque eles usaram o tabaco. O defensor de José argumentou, com base em entrevistas com José durante a sua vida, que o seu fumo foi uma ajuda para a sua santidade, ajudando-o a ficar até à noite para suas devoções e estender o seu jejum. No caso de Felipe Neri, o exame de seu corpo durante o inquérito mostrou que os tecidos moles do seu nariz morreram e assim seu corpo não era incorruptível. Sugeriu-se que isso se deveu ao seu uso pesado de rapé. Mas estes eram argumentos fracos contra a sua santidade.



3)- Bernadette Soubirous teve asma na infância e seu médico presceveu  rapé para ela (sua caixa de rapé está em exposição no Lourdes). Quando ela tinha dezesseis anos, na escola, ela se lembrou mais tarde: “Uma irmã ficou chocada quando eu comecei a fazer todos espirrarem passando rapé ao redor enquanto ela zumbia de longe em francês”. Depois que ela entrou no convento mais tarde,”Ela produziu sua caixa de rapé para recreação, um dia, para o grande escândalo de uma irmã. Ela gritou: ‘Oh, Irmã Marie-Bernard, você nunca vai ser canonizada.’ ‘Por que não’, perguntou a ‘rapezeira’, ‘Porque você usa rapé. Esse mau hábito quase desqualificou São Vicente de Paulo.’ ‘E você, Irmã Chantal,’ respondeu Irmã Marie-Bernard, rapidamente, ‘você vai ser canonizado, porque você não usou.”



4)- São João Maria Vianney usou rapé, muitas vezes durante suas longas sessões de confissões.




5)- Padre Pio mantinha o rapé em um pequeno bolso do hábito, e passou rapé para seus visitantes. Um biógrafo escreveu que, “Uma noite, durante uma conferência com oncologistas, no meio de um relatório sobre a investigação do cancro, Padre Pio virou-se para um dos homens e perguntou: ‘Você fuma?’. Quando o homem respondeu afirmativamente, Pio, apontando o dedo firmemente repreendeu: ‘Isso é muito ruim’, então, com quase o mesmo fôlego, voltou-se para um outro médico e perguntou: ‘você tem algum rapé?’”



OS JESUÍTAS E O CULTIVO DE TABACO JUNTO AOS INDÍGENAS:





“Um jesuíta foi questionado se era lícito fumar um charuto enquanto orava, e sua resposta foi um inequívoco “NÃO”. No entanto, o jesuíta sutil e rapidamente acrescentou que, embora não fosse lícito fumar um charuto enquanto orava, era perfeitamente lícito rezar enquanto fumava um charuto”.



Nos séculos 16 e 17, os jesuítas desenvolveram grandes plantações de tabaco na América Central e do Sul e  interesses financeiros na retenção de receitas a partir deles. Dominicanos, franciscanos e agostinianos tinham acordos semelhantes na América Central.



Durante este tempo, os jesuítas, apaixonados por seu rapé, foram acusados por seus adversários protestantes e laicos, sem qualquer evidência de que eu tenha encontrei, de levar rapé envenenado sobre as suas pessoas e oferecendo aos que tentavam assassinar. O “rapé Jesuíta” este material imaginário passou a ser chamado. O medo que o rodiava parece ter sido mais intenso depois de dezenas de milhares de barris segurando cinqüenta toneladas de rapé espanhol foram capturados por navios espanhóis na baía de Vigo em 1702, pelo almirante Inglês Thomas Hopsonn e encontrou seu caminho para o mercado britânico.



Ao mesmo tempo, missionários jesuítas introduziram o rapé  que eles amavam ao Capitólio da China durante a dinastia Manchu, por volta de 1715. Durante algum tempo, chineses convertidos ao catolicismo eram chamados de “compradores de rapé” por seus compatriotas e lidavam com a fabricação e venda de tabaco em Pequim. Muitos monges budistas tibetanos ainda gostam muito de rapé.



Os jesuítas não estavam sozinhos entre as ordens mendicantes em seu amor de rapé. Laurence Sterne, autor de Tristram Shandy, também escreveu uma viagem sentimental através da França e da Itália, em 1768, no qual ele descreve um incidente edificante e humilhante para ele, de troca de caixas de rapé com um pobre frade. Mas durante o século 19, a moda de usar rapé nasal desapareceu, e o charuto, cachimbo, e, em seguida, o consumo de cigarros substituiu. Fontes literárias mostram que tomar rapé foi mais e mais deixado para os velhos e os pobres, e para certos clérigos conservadores que persistiram com seu rapé, em vez de mudar para fumar.



Em uma carta 1846, o Pe. William Faber, sacerdote do Oratório de São Felipe Neri, escreveu: “Na Florença, o Superior da Camaldolese expressa um grande desejo de me ver; ele estava doente na cama, e sua cama cheia a rapé; ele agarrou minha cabeça, enterrou-o nas-roupas com cheiro de fumo, e me beijou mais impiedosamente”.



“Dez Anos em Roma”, um artigo não assinado publicado em 1870 na revista The Galaxy, nos diz, a respeito de frades capuchinhos: “Você vê a amostra indo sobre Roma em seu hábito marrom-escuro (de onde manter-se limpo), seu sua caixa de rapé de chifre preto, e seu imundo lenço de algodão azul de pelúcia em sua manga, e sua carteira pendurada em seu braço.”



E Maud Howe, em um artigo publicado no The Outlook, intitulado “Codgers romanos e solitários”, comentou, em 1898, sobre um frade oferecendo-lhe uma pitada de uma caixa rapé de chifre gasto. “O rapé ainda é tomado na Itália por o velho e o antiquado”, escreveu ela, “e tem a sanção do clero. Um editorialista no Dublin Review de 1847, lamentou que as indagações iniciais para a fé, muitas vezes descoberto “que os padres católicos são geralmente apenas pobres, mal-instruídos, usuários de rapé, espécie comum das pessoas.”. Ironicamente, o autor desejou, pois um tipo diferente de sacerdote, um “sábio e vencedor” - e deu como exemplo São Felipe Neri.





Em setembro de 1957, Pio XII dirigiu uma carta a Congregação Geral da Companhia de Jesus, em Roma. Ele aproveitou a ocasião para exortar os jesuítas, bem como outras ordens religiosas a apertar sua disciplina, e abraçar a austeridade, em parte, eliminando artigos “superficiais” de suas vidas, incluindo “não poucos confortos que os leigos podem legitimamente exigir.” “Entre elas”, ele disse, “deve ser incluído o uso do tabaco, hoje tão difundida e usado”. Com o mesmo espírito de abstinência, eles “não deveriam entrar em férias fora de suas casas de sua ordem sem motivo extraordinário nem empreender em nome de descanso, longas e onerosas viagens de lazer”.



E, em 2002, João Paulo II assinou uma lei tornando-se “proibido fumar em locais fechados públicos, locais frequentados pelo público e locais de trabalho, situados nos territórios do Vaticano, as áreas para além das fronteiras deste Estado [ou seja, escritórios do Vaticano em outros países], e nos meios de transporte público.”





Que tipo de vinho foi usado por Jesus e os Apóstolos?


Na Sagrada Escritura várias palavras são utilizadas para fazer referência ao vinho, cada uma refere-se a um tipo de vinho diferente (seja no grego ou no hebraico):


1)- A primeira classe de vinho refere-se um vinho mais forte. As palavras "sikera" (grego, cf. Lc 1,15) e "shêkar" (hebraico, cf. Prov 20,1; Is 5,1) referem-se a isto, e normalmente são traduzidas por "sidra" ou "bebida forte", devido ao elevado teor alcoólico que este tipo de vinho possuía.


2)- A segunda classe refere-se a um vinho novo mais adocicado. Palavras como "gleukos" (grego) e "tirôsh" (hebraico, cf. Prov 3,10; Os 9,2; Jl 1,10), aludem a este tipo de vinho. Em At 2,13 os Apóstolos foram acusados de estarem embriagados dele, por causa da ação do Espírito Santo sobre eles.


3)- A terceira classe é mencionada com maior freqüência tanto no AT quanto no NT. A palavra hebraica para este vinho é "yayin", que tem em sua raiz o significado de borbulhar, espumar ou ferver. A palavra referente no grego é "oinos", que em seu sentido mais geral refere-se simplesmente ao suco de uva.



4)- Normalmente a literatura judaica indica que o "yayin" é um vinho misturado. Normalmente é referenciado como um xarope grosso (produzido através do suco de uva fervido) misturado com água (cf. Sl 75,8; Prov 23,30), de baixo teor alcoólico. Embora em menor freqüência, pode também corresponder a um licor obtido pela fermentação.


A Mishná Judaica que é a antiga coleção escrita de interpretações orais da lei mosaica e antecederam o Talmud, declara que os judeus utilizavam com certa regularidade o vinho fervido, ou seja, o suco de uva reduzido a uma consistência grossa mediante a ação do calor. Esta descrição corresponde à terceira classe de vinho.A palavra grega "oinos" portanto pode fazer referência tanto ao suco de uva, quanto ao vinho de baixo teor alcoólico.


Algumas pessoas afirmam que o vinho resultado do milagre de Jesus nas bodas de Cana da Galiléia não era alcoólico ("oinos" como suco de uva):


Este tipo de afirmação fundamenta-se na doutrina humana de que Deus proíbe o consumo de bebidas alcoólicas. De qualquer forma o milagre da transformação da água em vinho merece uma análise mais profunda.Conforme vimos, o vinho fermentado era usado no templo para o oferecimento do sacrifício a Deus (cf. Num 28,7), seu consumo era tido como um prêmio resultado do trabalho (cf. Deut 14,26). Por esta razão, era tido em alta estima entre o povo Judeu, onde seu uso foi estendido às celebrações festivas, sejam religiosas ou não (cf. v. Unger's Bible Dictionary, verbete "Lord's Supper").



Jesus e Sua Santa Mãe estavam em uma festa de casamento onde tradicionalmente o vinho servido aos convidados era alcoólico. Isso pode ser atestado pela declaração do mestre de cerimônia quando provou o vinho que Jesus fez: "É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom" (grifos meus) (cf. Jo 2,10). Ora, ele fala mais que claramente que "é costume servir primeiro o vinho bom"; vinho este que se não fosse fermentado não deixaria os convidados "quase embriagados".


Se o vinho que foi servido primeiramente aos convidados não fosse alcoólico, por que o mestre de cerimônia faria tal declaração? Ele se espanta exatamente porque o vinho melhor (o vinho resultado do milagre de Cristo), foi servido quando todos já estavam "quase embriagados", quando o costume  era exatamente o contrário.


Por isso ele depois de provar o vinho milagroso, se dirige a Jesus dizendo: "É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora" (Jo 2:10).Isto nos remete a confirmar que o vinho que Cristo fez também era alcoólico, pois não faria nenhum sentido Ele utilizar um tipo de vinho diferente do que era comumente usado. Não só isso, mas com toda certeza, Cristo desejou o melhor para aquele casal, cujas bodas estavam sendo realizadas. E assim providenciou um vinho excelente, um vinho conforme àquele que era usado no templo em honra Dele, um vinho com álcool (cf. Num 28,7).



A primeira carta de São Paulo a Timóteo dá testemunho que o "oinos" usado entre os Judeus era alcoólico. A expressão "dado ao vinho" em 1 Tm 3,3 é a tradução da palavra grega "paroinos" cujo significado literal é "colocar-se ao lado do vinho", aludindo a prática de ficar bebendo o dia inteiro. São Paulo recomenda que quem for escolhido para tomar lugar no Ministério de Deus, não seja um beberrão, fazendo assim um uso não permitido do vinho. A passagem só faz sentido se o vinho for alcoólico. Ver também Tt 1,7.


Não só o presbítero deve consumir o vinho com sabedoria, mas também o leigo:


Por isto o Apóstolo Paulo ensina aos Efésios: "Não sejais imprudentes, mas procurai compreender qual seja a vontade de Deus. Não vos embriagueis com vinho, que é uma fonte de devassidão, mas enchei-vos do Espírito" (Ef 5,17-18).



Na Carta aos Efésios, São Paulo pede que as pessoas não se embriaguem (cf. Ef. 5,18). Provavelmente ele estava ser referindo à celebração da "Ceia do Senhor", devido às recomendações que são dadas exatamente no versículo seguinte: "Recitai entre vós salmos, hinos e cânticos espirituais. Cantai e celebrai de todo o coração os louvores do Senhor" (cf. Ef. 5,19). Tal exortação não faria o menor sentido se o vinho usado nas celebrações cristãs não fosse alcoólico.



Os Cristãos até os tempos do Protestantismo histórico sempre celebraram a "Ceia do Senhor" com vinho alcoólico, costume herdado da era apostólica. Luteranos, Presbiterianos e Anglicanos até hoje utilizam vinho fermentado em suas celebrações.



Conclusão


Jesus condenou com veemência a prática de se anular a doutrina de Deus pela doutrina dos homens (cf. Mc 7,5-8).Esta prática é conhecida como "cerca em torno da lei", isto é, substitui-se um ensinamento divino por um humano mais severo, que tem com objetivo evitar que as pessoas pequem. Um exemplo da instituição do homem em detrimento de uma divina, por parte dos Fariseus, é denunciada por Jesus em Mc 7,9-13.



Aqueles que adoram citar Mc 7,5-8 contra a Igreja Católica, além de não discernirem a diferença entre as Tradições que vem de Deus (com "T" maiúsculo, cuja observação é recomendada pelo Apóstolo Paulo em 2 Tes 2,15) e as tradições que vem dos homens (com "t" minúsculo), acabam tornando-se piores que os Fariseus, pelo fato de que estes nem sequer ousaram proibir o consumo de álcool ao povo.



A doutrina da proibição de consumo de bebidas alcoólicas não é divina, mas humana. São Paulo nos ensinou: "Estai de sobreaviso, para que ninguém vos engane com filosofias e vãos sofismas baseados nas tradições humanas, nos rudimentos do mundo, em vez de se apoiar em Cristo" (Col 2,8). Ainda sobre a pena de São Paulo aprendemos que "Para os puros todas as coisas são puras. Para os corruptos e descrentes nada é puro: até a sua mente e consciência são corrompidas" (Tito 1,15).



O consumo de bebidas alcoólicas portanto, não é proibido ao cristão, entretanto este deve sempre ter em mente estas duas regras: "No princípio o vinho foi criado para a alegria não para a embriaguez" (Eclo 31,35) e "O vinho, bebido em demasia, é a aflição da alma" (Eclo 31,39).



Bibliografia


 
MARTIN, Malachi. Os Jesuítas. Tradução. Rio de Janeiro: Record, 1987. 464 pgs.

HATCH, Alden. João XXIII, o Papa Inesquecível. Trad.: Paulo Nasser. Rio de Janeiro: Casa Editora Vecchi, 1963. 360 pgs.

LOWERY, Daniel L. Seguir o Cristo. Manual de Moral para o povo de Deus. Trad.: Pe. Carlos Sanson, C.SS.R. São Paulo: Editora Santuário, 1995. 168 pgs.

GRACIÁN, Baltasar. A Arte da Prudência. Trad.: Davina M. de Araújo. Rio de Janeiro: Sextante, 2006. 97 pgs.

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18 de dezembro de 2015 16:24

Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.
Mas a fornicação, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos;
Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças.
Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
Portanto, não sejais seus companheiros.
Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz
(Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);
Aprovando o que é agradável ao Senhor.
E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.
Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe.
Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta.
Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.
Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,
Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.
Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.
E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;
Efésios 5:1-18

19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6:19

Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
1 Pedro 1:15,16O

O Senhor Jesus quando estava aqui na terra ele cumpriu a Lei eos que estava escrito nos profetas. a lei não proibia o homem de beber, porém as recomendava os que viviam embriagados não eram

18 de dezembro de 2015 16:26

já na nova aliança, o nível de santificação é maior, pois o ESPÍRITO SANTO habitará em todos aqueles que aceitarem o sacrifício de Jesus no calvário e terem suas vidas em santificação

18 de dezembro de 2015 16:44

Prezado Inácio Jorge,


Entendo sua justa preocupação, mas a prudência é dom e graça de Deus.


“Não é que entra pela boca que torna o homem impuro, mas o que sai de sua boca, isto o torna impuro...”(Mateus 15,11).


“Então chega o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: ‘Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores.Todavia, a sabedoria é comprovada pelas obras que são seus frutos...” (Mateus 11,19).


“Os puritanos tanto Católicos como protestantes piram com isto” !!!


Porém, me desculpem os puritanos, o uso moderado destas substâncias definitivamente não constitui pecado.Foi o próprio Jesus Cristo quem realizou o milagre de transformar a água em vinho em uma festa nas bodas de Caná (cf. Jo 2, 1-12).O próprio Senhor tratou de oferecer aos convidados da festa uma bebida alcoólica. Convenhamos: “Deus é inacessível ao mal e não tenta a ninguém” (Tg 1, 13). Então, como beber vinho ou qualquer outra bebida com álcool, pode ser um ato pecaminoso?



É claro que existe uma óbvia diferença entre o consumo do álcool, ou do tabaco, e o abuso destas substâncias. Por isso, a Igreja se vê obrigada a advertir:



“A virtude da temperança leva a evitar toda a espécie de excessos, o abuso da comida, da bebida, do tabaco e dos medicamentos. Aqueles que, em estado de embriaguez ou por gosto imoderado da velocidade, põem em risco a segurança dos outros e a sua própria, nas estradas, no mar ou no ar, tornam-se gravemente culpados.”(Catecismo da Igreja Católica, § 2290).



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