A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » , » PROJETO CATAVENTO - UMA ESPERANÇA QUE SURGIU EM SOBRAL CEARÁ

PROJETO CATAVENTO - UMA ESPERANÇA QUE SURGIU EM SOBRAL CEARÁ

Written By Beraká - o blog da família on sexta-feira, 1 de abril de 2011 | 23:46



PROJETO CATAVENTO O QUE É ?


FONTE: http://cataventofasm.blogspot.com/

" Não podemos ser bons, pois bom só Deus, mas podemos ser justos e agir com justiça..." (D. Helder Câmara)


O Projeto Catavento é uma estratégia de Abordagem Social, que tem como objetivo resgatar crianças e adolescentes que estejam em situação de rua, seja trabalhando ou em situação de mendicância.

O Projeto está inserido na Proteção Social Especial e é trabalhado a partir do Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS.

Metodologia:

Utilizamos a busca ativa como metodologia inicial. Vamos às ruas para detectar crianças em situações vulneráveis ou insalubres.

Ao encontrar a criança, temos uma aproximação inicial, procurando estabelecer um laço de confiança.

Procuramos descobrir o endereço para fazermos uma visita. Na visita domiciliar, tomamos conhecimento da situação da família e, de acordo com o que observamos, encaminhamos para outros serviços da rede sócio-assistencial: CRAS, PROJOVEM, PETI, CAPS, Conselho Tutelar, entre outros.





O acompanhamento à família continua sendo feito ou por nós ou por outros parceiros da rede.

Funcionamento:

A sede funciona no CREAS, na Av. Dom José 2139.

O trabalho se dá diariamente nas ruas da cidade.

Recursos Humanos:

O trabalho é realizado por 12 educadores sociais, divididos em 3 turnos: 8h às 12h, 14h às 18h e 18h às 22h, de segunda à sexta; aos sábados, das 8h às 12h e das 18h às 22h e no domingo, de 18 às 22h.

A coordenação da Equipe é feita por dois técnicos: um psicólogo e um assistente social, em parceria com a Coordenação do CREAS e da Proteção Social Especial - Fundação de Ação Social.

Denúncias: Para averiguação de denúncias: (88) 3695-5200.
No orkut, participe da comunidade "Projeto Catavento".

Resposta à Sociedade

Membros e colaboradores do PROJETO CATAVENTO 


Todos os dias, de 8h às 22h, estamos nas ruas de Sobral, observando e abordando crianças e adolescentes.
Muitas vezes, os encontramos fazendo uso de substâncias psicoativas, principalmente crack e cola.

É comum ouvirmos a frase: "Eu quero deixar as drogas, o que me falta é ajuda!"

Não descremos da criança e do adolescente, mas às vezes, o vício é "mais forte", sendo necessário um trabalho intensivo e integral.

Olhando para esta realidade cabe perguntar:

Qual sociedade está isenta destes problemas sociais?
O que a sociedade tem feito para mudar a realidade?
De quem é a responsabilidade? Do Estado? Da Família?
E você, da sociedade civil, pode fazer alguma coisa?

O trabalho de abordagem social consiste em identificar, acompanhar e tentar convencer estas crianças e adolescentes de que a rua é um lugar perigoso, onde podem sofrer abusos e explorações.

Oferecer-lhes uma opção para se livrarem do vício, buscando a reinserção social é o que fazemos todos os dias, tentando mostrar que podem sonhar e viver a realização dos seus sonhos e projetos.

Nosso trabalho não consiste em "limpar" as ruas e camuflar a realidade, para que o problema pareça não existir.

É por uma questão de respeito que não podemos obrigá-los a sair da rua, mas informá-los de que podem contar com os serviços da rede socioassistencial e que estamos disponíveis e objetivamos sempre uma solução para a problemática estabelecida.

Além do trabalho de todos os dias, realizamos atividades coletivas para fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da auto-estima.

Acontece que, em cada evento que realizamos, mesmo convidando cerca de 120 pessoas contamos com a presença de 25 a 30% do total.

Mas, entendemos que isto é um processo lento e gradual, que passa pela conscientização da família. É árduo, é difícil!

Como levantar, de imediato, a auto-estima de uma família que se encontra sem perspectivas?

Que culturalmente carrega uma história de anos e anos de descaso político, levando ao descrédito das políticas públicas?

Como falar em justiça social para pessoas que são vítimas das maiores mazelas sociais?

Criticar é fácil, difícil é enfrentar a realidade e trabalhar, se expondo a riscos de vida e de saúde.
Não adianta dar esmolas para descarrego de consciência.

Você já percebeu que aquela moeda, que você dá para se ver livre do peso na consciência, é usada para manter o vício de droga da criança ou adolescente?

Ao invés de dar esmolas, você pode contribuir de forma diferente: ao encontrar crianças e adolescentes em situações sub-humanas, de risco à vida ou à saúde, nos informe e poderemos agir juntos, transformando a realidade.

CREAS (Projeto Catavento): 3695-5200 / 3611-8527
Conselho Tutelar: 0800 2861307 / 3611-9381

Marcos Araújo, Jocilano Marques, Ana Maria (Educadores Sociais); Tânia Carvalho (Psicóloga do Projeto); Marília Lago (Psicóloga); Adaíres Dantas (Assistente Social) - Todos do CREAS.

OBS: Foram feitos algumas modificações do texto original.

Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido, desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Serão analisadas e poderão ser ignoradas e ou, excluídas.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger