A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo opinativo desta página.
Home » , , » Santa Missa: por que seu valor independe da santidade do sacerdote?

Santa Missa: por que seu valor independe da santidade do sacerdote?

Written By Beraká - o blog da família on sábado, 25 de janeiro de 2025 | 12:08

 



Você sabe o valor de uma Santa Missa ainda que celebrada pelo sacerdote mais indigno?


“Não há nenhum inconveniente em reconhecer as coisas boas que eles fazem. Mas, simplesmente porque amamos nossos irmão separados,e queremos a união dos Cristãos, isso não nos impede que reconheçamos que Jesus fundou uma só Igreja, a única e verdadeira Igreja que veio desde o tempo dos Apóstolos, que é a Santa Igreja Católica e Apostólica, e que subsiste em plenitude visível na Cátedra Romana (conforme Mateus 16,18). Portanto, um verdadeiro católico não deve ir a grupos de oração ou a cultos protestantes, e muito menos a outros tipos de cultos, ou reuniões de oração que não sejam Católicos.Estes grupos podem até fazer bem  aos nossos irmãos que não estão em comunhão com a Igreja Católica, mas, podem colocar em risco de se perder a fé verdadeira para aqueles católicos que queiram deles participarem.”(Pe Antônio Fortea)






Acredito que tenha ficado bem claro a resposta do Padre Fortea:





"Não podemos misturar as coisas, não podemos correr o risco de nos deixar levar por ensinamentos que não fazem parte daquilo que acreditamos! Aceitamos as pessoas, queremos o seu bem, as amamos, mas, não misturamos a nossa fé, sob hipótese alguma!".





Os protestantes em seus “cultos”, têm apenas palavras a oferecer a Deus! 



Nesses cultos de louvor e adoração protestantes, são realmente ouvidas muitas palavras...palavras, palavras, e mais palavras, multiplicação de palavras, e muitos, mas muitos pedidos, carecendo de  agradecimentos e da verdadeira adoração! E principalmente, falta o essencial: o MEMORIAL DO SACRIFÍCIO DE CRISTO, ordenado por Ele mesmo (conforme Lucas 22,19), e sua "PRESENÇA REAL" (conforme Lucas 22,19-20; 1Coríntios 11,29-30). Vemos também, nesses cultos protestantes uma preocupação excessiva mais em receber as bençãos de Deus do que prestar o verdadeiro  culto de adoração ao Deus de todas as bençãos, o que só acontece PLENAMENTE com a Missa Católica.A Oração direcionada e de adoração a Deus como acontece nas celebrações eucarísticas, evita uma oração e adoração vazia, egoísta,  e centralizada em nós mesmos. 







Nada supera o valor de uma única Santa Missa, ainda que desfigurada, celebrada por um sacerdote indigno (mas legitimamente ordenado e sem impedimentos), ou ate mesmo que você não goste dele, pois a eficácia da Santa Missa e dos Sacramentos, é graça "Ex opere operato"  (do trabalho realizado) - ou seja -  a eficácia da Missa e sacramentos, derivam não do ministro (o que significaria que eles a derivam ex opere operantis, significando "do trabalho do trabalhador") ou do destinatário, mas do sacramento considerado independentemente dos méritos do ministro ou do destinatário. De acordo com a interpretação ex opere operato dos sacramentos, qualquer efeito positivo não vem de qualquer dignidade humana, mas do sacramento em si como instrumento de Deus. 








Afirmar a eficácia ex opere operato significa ter certeza da intervenção soberana e gratuita de Deus nos sacramentos. Por exemplo, na confirmação, o Espírito Santo é concedido não pela atitude do bispo nem da pessoa que está sendo confirmada, mas livremente por Deus através da instrumentalidade do sacramento. No entanto, para receber os sacramentos "frutuosamente", é necessário que o destinatário tenha fé.

 

 







Disse Sto. Afonso de Ligório:



“O demônio sempre procurou privar o mundo da Missa, por meio dos hereges, constituindo-os precursores do Anticristo, o qual, primeiro que tudo o mais, procurará abolir, e de fato conseguirá abolir, como punição pelos pecados dos homens, o Santo Sacrifício do Altar, conforme aquilo que predisse Daniel: ‘E foi-lhe dado poder contra o sacrifício contínuo, por causa dos pecados’ (Dan. 8, 12).”(Santo AFONSO DE LIGÓRIO, La Messa e l’Officio strapazzati, Nápoles, 1760; cf. tb., do mesmo Santo Doutor da Igreja, o parágrafo 10 de sua obra de 1775: Del Sacrificio di Gesù Cristo, onde se alude ao mesmo acontecimento.)




Ora, deve-se dar valor às palavras dos santos sim!  Se há um santo da envergadura de Sto. Afonso de Ligório dizendo que um dia – propter peccata homines – será dado a Satanás poder contra o Santíssimo Sacrifício do Altar, isto não podem ser palavras vazias! Ainda que haja divergências de fato sobre se estamos ou não assistindo ao cumprimento desta profecia, pode ser útil considerarmos como ela se pode cumprir, agora ou no futuro. 




Na esfera das meras hipóteses, de que maneira o Demônio poderia conseguir «abolir» o Santíssimo Sacrifício da Missa?



O Demônio, como bem o sabemos, é um cachorro acorrentado. O seu poder LIMITADO, ou seja, não é como se ele fosse um Deus Onipotente com poderes invertidos; ele é uma simples criatura, e só causa o mal que lhe é permitido causar, dentro dos insondáveis desígnios da Providência Divina à qual, de bom ou mau grado, estão sujeitos os homens e os demônios. 



O exorcista do Vaticano, padre Gabriele Amorth, dizia:




"Não é possível fazer um pacto de não-agressão com Satanás, como se ele pudesse retaliar mais ou menos, os que o combatiam mais diretamente por meio dos exorcismos. O Demônio – dizia – já nos causa todo o mal que lhe é permitido causar a nós, e portanto é besteira conceder-lhe cavalheiresca trégua. Ele mais nos odeia na exata medida em que mais somos aquilo que Deus nos chama a ser, isto é, santos; crescer no agrado de Deus e no ódio de Satanás é uma só e a mesma coisa. Estamos em guerra com um inimigo que ultrapassa em muito as nossas forças, mas combatemos do lado do Altíssimo! Pretender conduzir semelhante batalha sem chamar a atenção” do Diabo não passa de mediocridade espiritual, que muito caro nos pode custar".




O Demônio, repitamos: "já faz todo o mal que lhe é permitido fazer"




Mas à sua ação o Todo-Poderoso estabeleceu limites muito claros; por exemplo, estabeleceu que contra a Sua Igreja não prevaleceriam nunca as hostes infernais (conforme Mateus 16,18-20). Todo e qualquer assalto dos infernos à Igreja de Cristo,  existente ou possível, esbarra já a priori nesta muralha indestrutível que Cristo levantou em torno de Sua Esposa, a nossa Santa Mãe Igreja, com a qual Jesus se revela como ela mesma (conforme Atos 9,1-4). Qualquer mal que o Diabo possa ter feito ou possa ser capaz de fazer um dia à Igreja, não pode nunca ser mais poderoso que a promessa d’Aquele por quem Céus e Terra foram criados.



Disse São Tomás de Aquino:



"O martírio não é nada em comparação com a Santa Missa. Pelo martírio, o homem oferece à Deus a sua vida; na Santa Missa, porém, Deus dá o seu Corpo e o seu Sangue em sacrifício para os homens.Se o homem reconhecesse devidamente esse mistério, morreria de amor.A Eucaristia é o milagre supremo do Salvador; é o Dom soberano do Seu amor."



 

E São João Maria Vianney disse:




"Agradeçamos, pois, ao Divino Salvador por Ter nos deixado este meio infalível de atrair sobre nós as ondas da divina misericórdia. A Santa Missa é uma embaixada à Santíssima Trindade; de inestimável valor; é o próprio Filho de Deus que a oferece!"

 



Dizia Santo Agostinho:




"Na hora da morte, as Missas à que houveres assistido, serão a tua maior consolação! Um dos fins da Santa Missa, é alcançar para ti o perdão dos teus pecados. Em cada Missa, podes diminuir a pena temporal devida aos teus pecados, pena essa que será diminuída na proporção do teu fervor! Assistindo com devoção à Santa Missa, prestas a maior das honras à Santa Humanidade de Jesus Cristo. Ele se compadece de muitas das tuas negligências e omissões. Perdoa-te os pecados veniais não confessados, dos quais, porém, te arrependes; preserva-te de muitos perigos e desgraças que te abateriam.Diminui o império de satanás sobre ti mesmo. Sufraga as almas do Purgatório da melhor maneira possível.Uma só Missa a que houveres assistido em vida, será mais salutar que muitas a que os outros assistirão por ti depois da morte.Será ratificada no Céu a bênção que do Sacerdote recebes na Santa Missa."

 



São Francisco de Assis dizia:




"Sinto-me abrasado de amor até o mais íntimo do coração pelo santo e admirável Sacramento da Santa Eucaristia e deslumbrado por essa clemência tão caridosa de Nosso Senhor, a ponto de considerar grave falta , para quem, podendo assistir a uma Missa, não o faz."

 


Também disse São Boaventura:




"A Santa Missa é a obra na qual Deus coloca sob os nossos olhos todo o amor que Ele nos tem; é de certo modo, a síntese de todos os benefícios que Ele nos faz."

 



São Lourenço disse:




"Nenhuma língua humana pode exprimir os frutos de graças, que atrai o oferecimento do Santo Sacrifício da Missa."

 



São Jerônimo dizia:




"Nosso Senhor Jesus Cristo nos concede tudo o que Lhe pedimos na Santa Missa; e o que mais vale é que nos dá ainda o que nem sequer cogitamos pedir-Lhe e que, entretanto, nos é necessário.Cada Santa Missa a que assistires, alcançar-te-á, no Céu, maior grau de glória."

 



Santa Matilde disse:



"Todas as Missas tem um valor infinito, pois são celebradas pelo próprio Jesus Cristo (na pessoa do sacerdote ordenado legitimamente, *In persona Christi), com uma devoção e amor acima do entendimento dos Anjos e dos homens, constituindo o meio mais eficaz, que nos deixou Nosso Senhor Jesus Cristo, para a salvação da humanidade."

 


*In persona Christi: é uma expressão que significa "na pessoa de Cristo". É usada para descrever a ação de um sacerdote legitimamente ordenado e sem impedimentos canônicos, que age em nome de Cristo. O sacerdote é um representante legítimo de Cristo, que une Deus e os homens. Ele participa do sacerdócio de Jesus, abençoando, perdoando e alimentando o povo. A expressão "in persona Christi" é usada em momentos específicos, como na celebração da Eucaristia e da reconciliação. 




Por fim, afirmou São João Crisóstomo:




"Após a consagração, eu tenho visto esses milhares de Anjos formando a corte real de Jesus, em volta do tabernáculo, eu os tenho visto com meus próprios olhos!"

 



Então como devemos ASSISTIR a Santa Missa? Padre Pio de Pietrelcina responde:




"Como assistiam no Calvário Nossa Senhora e São João, renovando a fé, meditando na Vítima que se oferece para nós.Nunca deixar o altar sem derramar lágrimas de arrependimento e amor a Jesus.Escutem a Virgem que vos fala e vos acompanha dizendo: filho(a), fazei tudo que Ele vos disser, sem duvidar"!

 




Qual deve ser o valor da Santa Missa em nossas vidas?


 




Na hora da morte, as missas que tivermos assistido serão a nossa maior consolação.Toda missa implora o perdão para você junto à justiça divina.Em toda Missa você diminui a pena temporal devida aos seus pecados, a ser paga no purgatório.




Assistindo com devoção à missa, você presta a maior das honras à santa humanidade de Jesus Cristo.Ele compadece-se de muitas de suas negligências e omissões.



Perdoa os seus pecados veniais não confessados, dos quais porém você se arrependeu. Diminui as tentações de satanás sobre você. Sufraga as almas do purgatório da melhor maneira possível.



ATENÇÃO! Uma só missa que você assistir em vida terá mais valor do que muitas a que outros assistirão, por você depois de sua morte!




A Missa preserva-te de muitos perigos e desgraças que te abateriam.Toda Missa alcança para você um grau de glória maior no céu.Pela Missa você é abençoado em seus trabalhos e interesses pessoais.

 



“Fica sabendo, ó Cristão, que mais merece ouvir devotamente uma só missa do que com distribuir todas as riquezas aos pobres e peregrinar toda a terra!” (São Bernardo, doutor da Igreja).



“Se conhecêssemos o valor do Santo Sacrifício da Missa que zelo não teríamos em assistir a ela.” (Cura d’Ars — São João Vianney).



“A Missa é o sol da Igreja.” (São Francisco de Sales, doutor).



O pão e o vinho oferecidos na Missa representam todo o universo e toda a humanidade que Cristo oferece ao Pai com todas as suas chagas, trabalhos e dores. Ali você oferece também a sua vida e se oferece também a Deus para fazer a Sua vontade.



Pela celebração da santa Missa, o mundo volta reconciliado para Deus e somos salvos!




A Missa é o centro da fé, é o cerne do Cristianismo, é o coração da Igreja, é o centro do universo!








Na Eucaristia Jesus vem morar em você para ser o seu Alimento da caminhada, a Força contra o pecado, e para transformar a sua vida de homem em vida de filho de Deus.Quando você Comunga o Corpo de Cristo, você se une a Ele, de fato, e se torna membro do Corpo de Cristo, unido a todos os irmãos do céu e da terra. É a redenção do mundo! Nunca compreenderemos totalmente a magnitude da santa Missa! Por todos esses ensinamentos da Igreja e dos Santos você pode compreender a importância da Missa, que só existe na Igreja Católica.Nela Deus guardou, há 2000 anos, este tesouro para você.Pela Eucaristia Jesus está presente em Corpo, Alma, Divindade, na Hóstia consagrada, para ser nosso remédio e sustento.



Prof. Felipe Aquino - Cleofas

 






 

Satanás atesta a santidade da Eucaristia !


Mons. Stephen RossettiTradução: Equipe Christo Nihil Præponere



Satanás, sem querer, acaba dando testemunho de tudo o que é santo! Ele se contorce quando aspergido com água benta, encolhe-se ao ver um crucifixo abençoado, e grita por entrar em contato com a Eucaristia!




(O breve texto a seguir não é de autoria do Padre Paulo Ricardo; foi escrito pelo Monsenhor Stephen Rossetti, que exerce a função de exorcista na Arquidiocese de Washington, capital dos Estados Unidos).



Costuma ser muito difícil fazer um possesso ir à Missa. Quando encorajado, o energúmeno (a pessoa possuída) sente repulsa sobrenatural à Eucaristia. Catarina [N.T.: nome fictício] não foi exceção. Tivemos de literalmente arrastá-la para dentro da igreja. Mantê-la sentada durante toda a Missa, então, foi um calvário. Quase impossível. Passados dois meses de exorcismos, ela sentia-se muito melhor, mas levá-la para a capela ainda era uma luta. Por fim, conseguimos agendar uma Missa particular para ela, o pai e um tio. Durante os três dias anteriores à Missa, houve nela manifestações [diabólicas] constantes. Furiosos, os demônios sabiam o que estava planejado. Tentaram sabotar o evento, manipulando a ela e a todos os outros, mas ninguém deu para trás. Chegado o dia, a família de Catarina, de modos não muito sutis, quase a arrastou para dentro da capela. Fizeram-na sentar entre dois parentes mais corpulentos, que a manteriam no lugar. Enfim começou a Missa. À medida que a celebração avançava, Catarina não parava de gritar: “Você está me matando!” Ela disse sentir dores no estômago e enjoo. Vomitou muitas vezes. Num balde que tínhamos por perto ela expelia uma espuma branca. À leitura do Evangelho, as reações foram violentas. (Confesso que mal pude me concentrar.)



Então chegou a hora da Comunhão. Só uma ordem terminante do pai a fez abrir a boca. Ao me aproximar com a Hóstia sagrada, Catarina deu um grito: “Você está me queimando!” Eu coloquei a Hóstia em sua boca. Ela debatia-se tentando cuspir, mas o pai manteve-lhe a boca fechada. Mais tarde, Catarina disse que a Hóstia tinha gosto de “cinzas”. Terminada a Missa, ela voltou a si. Disse que os demônios se tinham ido (ao menos temporariamente), e ela estava em paz. Riu, brincou e sorriu.



Satanás, sem querer, acaba realmente dando testemunho de tudo o que é santo!Quanto a nós, também atestamos a santidade da Eucaristia. Ajoelhamo-nos diante da Hóstia reservada no tabernáculo; adoramos a presença de Jesus durante a adoração eucarística; na Missa, recebemos com grande reverência o Corpo e o Sangue de Cristo. Como escreveu Santo Tomás, como somos abençoados por receber o “pão dos anjos” (panis angelicus)!



Fonte - https://padrepauloricardo.org/blog/satanas-atesta-a-santidade-da-eucaristia

 





Apostolado Berakash

 

Há mais de 15 anos oferecemos conteúdo independente, profundo e fiel aos fatos — livre de algoritmos que tentam ditar o que você deve ver e ler. Nosso compromisso é mostrar os três lados da moeda, com credibilidade e respeito, mesmo em tempos de polarização e tanta fake news. O blog é mantido pelo apoio de nossos leitores. Se você valoriza nosso trabalho, ajude-nos a crescer com sua propaganda ou doação para manter nossos custos:

📩 Contato: filhodedeusshalom@gmail.com

 

 

📌Gostou do conteúdo? Deixe seu like 👍, siga nosso blog, e inscreva-se no canal do "Apostolado Berakash no YouTube" - Compartilhe e ajude a levar a mensagem Cristã a mais pessoas!

 

👉 Clique aqui para seguir o Apostolado Berakash no YouTube

 

 

📌Gostou do Blog Berakash? Quer receber nossas atualizações diretamente no seu celular ou e-mail?Ao se tornar seguidor(a), você recebe nossas novidades e ajuda a espalhar a fé!

 

👉 Clique aqui para seguir o Blog Berakash

 

 

Shalom! A Paz em Cristo e o Amor de Maria, a mãe do meu Senhor (Lucas 1,43)


Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam nossa adesão às ideias nelas contidas.O blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a).Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos se ofensivos a honra.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Blog educativo e formativo inspirado em 1Pd 3,15, dedicado à defesa da fé e à evangelização. Nele somos apenas o jumentinho que leva Cristo e sua verdade aos povos, proclamando que Ele é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14,6) e que sua Igreja é a coluna e sustentáculo da verdade (1Tm 3,15). Nossa Missão: promover a educação integral da pessoa, unindo fé, razão e cultura; fortalecer famílias e comunidades por meio da formação espiritual e intelectual; proclamar a verdade revelada por Cristo e confiada à Igreja. Nossa Visão: ser um espaço de evangelização que ilumina também os campos social, político e econômico, mostrando que fé e razão caminham juntas, em defesa da verdade contra ideologias que afastam de Deus. Áreas de Estudo: Teologia: mãe de todas as ciências. Filosofia: base da razão e da reflexão. Política: análise crítica de governos e ideologias à luz da fé. Economia: princípios éticos e cristãos aplicados à vida financeira. Rejeitamos uma imagem distorcida e meramente sentimentalista de Deus, proclamando o verdadeiro Deus revelado em Jesus Cristo. Nosso lema é o do salmista: “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória” (Sl 115,1).

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

POSTAGENS MAIS LIDAS

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

SOMOS CONSAGRADOS JESUS PELAS MÃOS DE MARIA SANTÍSSIMA

SOMOS CONSAGRADOS JESUS PELAS MÃOS DE MARIA SANTÍSSIMA
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger