A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo opinativo desta página.
Home » » Divulgado o Instrumentum Laboris:documento de trabalho do próximo Sínodo dos Bispos: "Redescobrir a beleza da fé cristã e a alegria do encontro pessoal com Senhor"

Divulgado o Instrumentum Laboris:documento de trabalho do próximo Sínodo dos Bispos: "Redescobrir a beleza da fé cristã e a alegria do encontro pessoal com Senhor"

Written By Beraká - o blog da família on quarta-feira, 20 de junho de 2012 | 10:22



(Por Maria Emília Marega)


CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 19 de junho de 2012 - (ZENIT.org).

O Vaticano divulgou hoje o Instrumentum laboris, documento de trabalho do próximo Sínodo dos Bispos que irá acontecer entre 7 e 28 de outubro, dedicado ao tema: A nova evangelização para a transmissão da fé cristã.


A palavra sínodo tem sua origem no idioma grego - sýnodos - e quer dizer “caminhar juntos”.

O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembléia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo que se reúnem com o propósito de “caminhar juntos”, seguindo um determinado plano.

“No tema sinodal concentram-se a preocupação pastoral sobre a transmissão da fé e a necessidade de uma reflexão acerca da nova evangelização que se impõe, embora de maneiras diferentes, em toda a Igreja”, explicou Mons.Nicola Eterovivc em março de 2011 durante a apresentação dos Lineamenta, que precedeu o Instrumentum Laboris.


Os Lineamenta  preparados pelo Conselho ordinário da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos — constituem uma etapa importante na preparação da assembleia.


A sua finalidade é suscitar a nível da Igreja universal o debate sobre o argumento escolhido. Os frutos desta reflexão foram enviados à Secretaria Geral do Sínodo até o dia 1 de Novembro de 2011 e em seguida sintetizados no documento de trabalho da assembléia, o Instrumentum laboris.

No prefácio do Instrumentum Laboris, apresentado hoje, 19 de junho de 2012, Mons.Nicola Eterovivc escreve:

“Deixando-se vivificar pelo Espírito Santo, os cristãos serão mais sensíveis a tantos irmãos e irmãs que, embora sendo batizados, se afastaram da Igreja e da prática cristã. A eles, de modo particular, se querem dirigir com a nova evangelização, para lhes fazer redescobrir a beleza da fé cristã e a alegria do encontro pessoal com Senhor Jesus, na Igreja, comunidade dos fiéis. Sobre tais temáticas se debruça o Instrumentum Laboris agora publicado".


O instrumento de trabalho recorda também que o Sínodo acontece no ano em que Bento XVI proclamou o Ano da Fé, a partir de 11 de outubro, “em memória do 50º aniversário da abertura do Concílio Ecuménico Vaticano II e do 20.º aniversário da publicação do Catecismo da Igreja Católica”.

“Os padres conciliares viram no horizonte a mudança cultural que hoje facilmente se constata. Precisamente esta mudança de situação, que criou uma condição inesperada para os crentes, exige uma particular atenção ao anúncio do Evangelho”, afirma o novo texto da Santa Sé.

Para ler o documento completo acesse:

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam nossa adesão às ideias nelas contidas.O blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a).Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos se ofensivos a honra.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Blog educativo e formativo inspirado em 1Pd 3,15, dedicado à defesa da fé e à evangelização. Nele somos apenas o jumentinho que leva Cristo e sua verdade aos povos, proclamando que Ele é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14,6) e que sua Igreja é a coluna e sustentáculo da verdade (1Tm 3,15). Nossa Missão: promover a educação integral da pessoa, unindo fé, razão e cultura; fortalecer famílias e comunidades por meio da formação espiritual e intelectual; proclamar a verdade revelada por Cristo e confiada à Igreja. Nossa Visão: ser um espaço de evangelização que ilumina também os campos social, político e econômico, mostrando que fé e razão caminham juntas, em defesa da verdade contra ideologias que afastam de Deus. Áreas de Estudo: Teologia: mãe de todas as ciências. Filosofia: base da razão e da reflexão. Política: análise crítica de governos e ideologias à luz da fé. Economia: princípios éticos e cristãos aplicados à vida financeira. Rejeitamos uma imagem distorcida e meramente sentimentalista de Deus, proclamando o verdadeiro Deus revelado em Jesus Cristo. Nosso lema é o do salmista: “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória” (Sl 115,1).

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

POSTAGENS MAIS LIDAS

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

SOMOS CONSAGRADOS JESUS PELAS MÃOS DE MARIA SANTÍSSIMA

SOMOS CONSAGRADOS JESUS PELAS MÃOS DE MARIA SANTÍSSIMA
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger