Por *Professor Felipe Aquino
É preciso antes da confissão dos nossos
pecados ao sacerdote, e para recebermos os frutos do perdão da Igreja, avaliar a consciência
com coragem, segundo a luz do Espírito Santo, e nada de esconder algo do
sacerdote, pois ali ele representa o próprio Jesus com sua misericórdia.
I - Pequei diretamente contra a
santidade de Deus?
1 – Amo Deus mais do que as coisas, as
pessoas e os meus projetos pessoais? Ou será que tenho adorado deuses falsos, como o
prazer do sexo antes ou fora do casamento, o prazer da gula, o orgulho de
aparecer, a vaidade de me exibir, de querer ser “o bom” etc.?
2 – Eu tenho, contra a lei de Deus, buscado
poder, conhecimento, riquezas, soluções para meus problemas em coisas proibidas
como horóscopos, mapa astral, leitura de cartas, búzios, tarôs, pirâmides,
cristais, espiritismo, macumba, candomblé, magia negra, invocação dos mortos,
leitura das mãos etc.? Tenho cultivado superstições? Figas, amuletos, duendes,
gnomos e coisas parecidas? Ouço músicas que me influenciam e provocam
alienação, violência, desejo de sexo, rebeldia e depravação?
II - MEUS PECADOS TEM FERIDO A
COMUNHÃO COM A IGREJA NO SEU SANTO E SALVÍFICO ENSINAMENTO?
1 – Rezo, confio em Deus, procuro a Igreja,
participo da Santa Missa aos domingos? Eu me confesso? Comungo?
2 – Leio os Evangelhos, a Palavra viva de
Jesus ou será que o Senhor é um desconhecido para mim?
3 – Respeito, amo e defendo Deus, Nossa
Senhora, os anjos e santos e as coisas sagradas? Ou será que sou um blasfemador
que pensa e age como um inimigo de Jesus e da igreja?
4 – Amo, honro, ajudo meus pais e irmãos, a
minha família? Ou será que eu sou “um problema a mais” dentro da minha casa? Eu
faço os meus pais chorarem? Eu sou um(a) filho(a) que só sabe cobrar e exigir, sem nada agradecer? Eu
minto e sou fingido(a) com eles? Vivo o mandamento: “Honrar pai e mãe”?
III – MEUS PECADOS TEM FERIDO A
MINHA PRÓPRIA DIGNIDADE HUMANA E CRISTÃ, COMO filho(a) ADOTIVO DE DEUS, PELAS
PROMESSAS DE MEU BATISMO CRISTÃO?
1 – Como vai o meu namoro? Faço dessa “pessoa”
um objeto de prazer e “status” para mim? Ela é uma pessoa com a qual quero
conviver, conhecer e partilhar vidas, ou é apenas alguém que momentaneamente
serve a meus interesses pessoais e egoístas? Quero leva-la para Deus ou tenho
vergonha? Essa pessoa tem me aproximado ou me afastado de Deus?
2 – Vivo um vida sexual plenamente ativa antes
do casamento, fora do plano de Deus, me orgulhando, sem ocultar isso de ninguém?
Se sou casada(a) tenho caído em adultério explicitamente, causando escândalo? Peco
por pensamentos, palavras, atos, e covardes omissões com relação a assuntos morais
e sexuais indo contrariamente ao que ensina a igreja? Se tenho a tendência ao
homossexualismo, tenho procurado me santificar com esse espinho na carne, ou
tenho buscado voluntariamente me entregar a essa "prática desordenada" como
ensina o santo e salvífico sagrado magistério da igreja?
3 – Respeito meu corpo e minha saúde, que
são dons de Deus? Ou será que eu destruo o meu corpo, que é o templo do
Espírito Santo, com a prostituição, as drogas, as aventuras de alto risco, brigas,
violências, e provocações desnecessárias. Busco e me entrego a pornografia,
vendo, ouvindo, falando e divulgando obscenidades, mostrando fotos de meu
corpo, incentivando o vício da masturbação?
MINHAS RELAÇÕES COM O PRÓXIMO: “TENHO
PECADO E PROPAGANDEADO ALGUM DOS 7 PECADOS CAPITAIS?”
1 – Sou honesto(a) ou será que trapaceio justificando-me,
sem qualquer remorso, os outros? Engano meus pais? Pego dinheiro escondido
deles? Já roubei algo de alguém, mesmo que seja algo sem muito valor? Já
devolvi ou compensei o prejuízo que lhes causei?
2 – Fiz mal para alguém? Feri alguém com
palavras, pensamentos, ameaças, intimidações e agressões físicas? Neguei o meu
perdão a alguém? Desejei vingança? Tenho ódio de alguém?
3 – Eu costumo pensar, prejulgar e falar
mal dos outros? Vivo fofocando, destruindo a honra e o bom nome das pessoas (principalmente
de lideranças da Igreja, sem provas). Sou caluniador e mexeriqueiro? Vivo
julgando e condenando os outros? Tenho buscado exercitar mais o perdão, ou a
mágoa e ressentimentos?
4– Tenho buscado ser humilde, simples,
prestativo, amigo de verdade, desejando que Deus cresça e eu diminua, ou estou
fazendo o contrário?
5 - Vivo a caridade, sei sofrer para ajudar
quem precisa de mim? Partilho o que tenho com os irmãos ou sou egoísta? Sou
desapegado das coisas materiais, do dinheiro?
6 – Sou guloso? Vivo só para comer ou como
para viver? Bebo sem controle? Deixo que o álcool destrua minha vida e desgrace
a minha família?
7 – Sou preguiçoso(a)? Não trabalho direito
e sem profissionalismo? Quero apenas receber o salário no fim do mês sem fazer
jus a ele? Facilito ou dificulto as coisas no meu ambiente de trabalho? Sou
desleixado(a) e irresponsável com meus compromissos profissionais?
8 – Sinto raiva mortal de alguém e não
perdoo o mal que ele (a) me fez? Por pura inveja, desejo o mal contra alguém?
Sou maldoso? Irado e Ciumento? Vivo desejando o mal para os outros, sem me
alegrar com suas conquistas, e chorar junto com os que choram? Sou indiferente
a dor humana do próximo?
*Professor Felipe Aquino é viúvo, pai de
cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e
“Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da
Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o
Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras
Cléofas, Loyola e Canção Nova.
Fonte: Trechos adaptados do livro: “Jovem, levanta-te”
Atos de Contrição (pequeno e
grande) – Rezados após a confissão dos pecados, a pedido do padre ou durante a
oração de absolvição sacerdotal (se possível de joelhos):
I – ATO DE CONTRIÇÃO PEQUENO:
“Meu Deus, eu me arrependo de todo o
coração de vos Ter ofendido, porque sois tão bom e amável. Prometo, com o
auxílio da vossa graça, esforçar-me para ser bom” - Meu Jesus, misericórdia!
II – ATO DE CONTRIÇÃO grande:
“Meu Senhor Jesus Cristo, Deus e homem
verdadeiro, Criador e Redentor meu: por serdes Vós quem sois, sumamente bom e
digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, de Vos Ter ofendido;
pesa-me também de ter perdido o céu e merecido o inferno; e proponho
firmemente, ajudado com o auxílio de Vossa divina graça, emendar-me e não mais
Vos tornar a Te ofender. Espero alcançar o perdão de minhas pesadas culpas
pela Vossa infinita misericórdia”. Amém!
Curiosidades sobre a Contrição
O Ato de Contrição é uma oração através da
qual expressamos o nosso pesar pelos erros e pecados cometidos conscientes, e voluntariamente.
Ela pode ser proferida em público, na ocasião da Santa Missa, ou feita em
particular, quando estamos em nossos momentos de oração individual (principalmente
a noite antes de dormir, em nossa revisão de vida), e principalmente durante o
sacramento da confissão junto ao sacerdote. Ela também, pode ser acompanhada
dos salmos de penitência da bíblia principalmente o Salmo 50(51): “Miserere”
(Salmo composto pelo rei Davi após ter adulterado com Bersabéia, mulher de
Urias, e ser repreendido pelo profeta Natan):
3 Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!
Na imensidão de vosso amor, purificai-me!
4 Lavai-me todo inteiro do pecado,
e apagai completamente a minha culpa!
5 Eu reconheço toda a minha
iniquidade,
o meu pecado está sempre à minha
frente.
6 Foi contra vós, só contra vós,
que eu pequei,
e pratiquei o que é mau aos
vossos olhos!
Mostrais assim quanto sois justo na
sentença,
e quanto é reto o julgamento que fazeis.
7 Vede, Senhor, que eu nasci na iniquidade
e pecador já minha mãe me concebeu.
8 Mas vós amais os corações que são
sinceros,
na intimidade me ensinais sabedoria.
9 Aspergi-me e serei puro do pecado,
e mais branco do que a neve ficarei.
10 Fazei-me ouvir cantos de festa e de
alegria,
e exultarão estes meus ossos que
esmagastes.
11 Desviai o vosso olhar dos meus pecados
e apagai todas as minhas transgressões!
12 Criai em mim um coração que
seja puro,
dai-me de novo um espírito
decidido.
13 Ó Senhor, não me afasteis de
vossa face,
nem retireis de mim o vosso Santo
Espírito!
14 Dai-me de novo a alegria de ser salvo
e confirmai-me com espírito generoso!
15 Ensinarei vosso caminho aos pecadores,
e para vós se voltarão os transviados.
16 Da morte como pena, libertai-me,
e minha língua exaltará vossa justiça!
17 Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar,
e minha boca anunciará vosso louvor!
18 Pois não são de vosso agrado os
sacrifícios,
e, se oferto um holocausto, o rejeitais.
19 Meu sacrifício é minha alma penitente,
não desprezeis um coração arrependido!
20 Sede benigno com Sião, por vossa graça,
reconstruí Jerusalém e os seus muros!
21 E aceitareis o verdadeiro sacrifício,
os holocaustos e oblações em vosso altar!
O Sacramento da Penitência é também chamado de
Confissão e foi instituído por Jesus Cristo para perdoar os pecados cometidos
depois do Batismo. Foi instituído por Cristo no dia da sua Ressurreição quando,
depois de entrar no cenáculo, deu solenemente aos seus Apóstolos o poder de
perdoar os pecados: “Soprou sobre eles dizendo: ‘Recebei o Espírito
Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a
quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos’” (Jo XX, 22-23). A este sacramento dá-se
o nome de Penitência porque para obter o perdão dos pecados é necessário
detestá-los com arrependimento e porque quem cometeu uma falta deve sujeitar-se
à pena imposta pelo sacerdote. Chama-se também Confissão porque além de detestar
os pecados é necessário confessá-los, isto é, acusar-se deles ao
sacerdote. Nosso Senhor
instituiu o Sacramento da Penitência “para que tivéssemos a confiança de serem
perdoados os nossos pecados, pela absolvição do sacerdote; para que nossas
consciências ficassem mais tranqüilas, por causa da fé que justamente devemos
ter na eficácia dos Sacramentos. Pois quando o sacerdote nos perdoa os pecados, na
forma sacramental, suas palavras têm o mesmo sentido que as palavras de Cristo
Nosso Senhor ao paralítico: ‘tem confiança, filho, teus pecados te são
perdoados’ (Mt IX, 2). Depois, como ninguém pode conseguir a salvação senão por
Cristo, e na virtude de Sua Paixão, havia conveniência em si e muita utilidade
para nós, que fosse instituído um Sacramento, por cuja eficácia corresse sobre
nós o Sangue de Cristo, a fim de nos purificar dos pecados cometidos depois do
Batismo; e assim reconhecemos que devemos unicamente a Nosso Salvador a graça
da reconciliação” (Catecismo Romano).A Penitência é sacramento próprio e verdadeiro pois
tira todos os pecados cometidos depois do Batismo. Além disso, os atos
exteriores, tanto do penitente como do sacerdote, são os sinais sensíveis
daquilo que se opera interiormente na alma: o pecador professa claramente, por
palavras e ações, que seu coração já se apartou da torpeza do pecado; no
sacerdote, em suas palavras e ações, reconhecemos a misericórdia de Deus, que
perdoa esses mesmos pecados: Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão
perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos’ (Jo XX, 23).A absolvição enunciada
pelas palavras do sacerdote exprime a remissão dos pecados, que se opera dentro
da alma. “A virtude de apagar os pecados lhe é tão própria, que sem a
Penitência não podemos absolutamente alcançar, nem sequer esperar uma remissão
de pecados. Pois está escrito: ‘Se não fizerdes penitência, todos vós
perecereis da mesma maneira’ (Lc XIII, 3)” (Catecismo Romano).
Matéria do sacramento
- Remota: constituída pelos
pecados cometidos pelo penitente depois do Batismo.
- Próxima: constituída pelos
próprios atos do penitente – contrição, confissão (acusação) e satisfação.
Forma
As palavras: “...eu te absolvo dos teus pecados em
nome do pai e do Filho e do Espírito Santo”.
Ministro do sacramento
É o sacerdote aprovado pelo Bispo para ouvir
confissões, pois para
administrar validamente este Sacramento, não basta o poder da Ordem, mas também
é necessário o poder de jurisdição, isto é, a faculdade de julgar, que deve ser dada pelo
Bispo.
Partes da Penitência
“A penitência impele o pecador a suportar tudo de boa
vontade. Em seu coração está o arrependimento; em sua boca, a acusação; em suas
obras, plena humildade e proveitosa satisfação” (São João
Crisóstomo).
- Por parte do pecador: contrição, confissão
e satisfação;
- Por parte do sacerdote: absolvição (ou
retenção).
“Como razão de ser dessas três partes da Penitência, podemos
alegar que os pecados contra Deus são precisamente cometidos por pensamentos,
palavras e obras (ação, ou omissão). Havia, pois, justiça e conveniência que, para nos
sujeitarmos às chaves da Igreja, procurássemos aplacar a cólera de Deus, e
conseguir d’Ele o perdão dos pecados, pelos mesmo meios, com que havíamos
ultrajado a santíssima Majestade Divina”(Catecismo Romano).
Contrição
A palavra “contrição” significa fratura ou
despedaçamento, como quando uma pedra é esmagada e reduzida a pó. Trata-se de um desgosto, vergonha, pesar da alma, pelo qual se
detesta os pecados cometidos e se propõe não os tornar a cometer no futuro.
Dá-se o nome de contrição à dor dos pecados para significar que o coração duro
do pecador se despedaça pela dor de ter ofendido a Deus.
Confissão
Trata-se da acusação distinta dos nossos pecados ao
confessor, para dele recebermos a absolvição e a penitência. Chama-se também acusação porque não deve ser
apenas uma narração indiferente, mas uma verdadeira e dolorosa manifestação dos
próprios pecados.
Satisfação
Trata-se da oração ou outra boa obra, que o confessor
impõe ao pecador em expiação dos seus pecados.
Absolvição
Trata-se da sentença que o sacerdote pronuncia em
nome de Jesus Cristo, para perdoar os pecados ao pecador. Das partes da Penitência, a mais necessária é
a contrição porque sem ela nunca se pode obter o perdão dos pecados, e com ela
somente, quando é perfeita, pode-se obter o perdão, contanto que esteja unida
com o desejo, ao menos implícito, de confessar-se.
Efeitos da Penitência
- confere a graça santificante, com a qual são
perdoados os pecados mortais e também os veniais que se confessaram e de que
haja arrependimento;
- comuta a pena eterna em temporal, da qual também é
perdoada uma parte maior ou menor, conforme as disposições do penitente;
- faz reviver o merecimento das boas obras feitas antes de se
cometer o pecado mortal;
- dá à alma auxílios oportunos para não
recair no pecado e
restitui a paz à consciência;
O sacramento da Penitência é necessário para se
salvarem a todos aqueles que, depois do Batismo, cometeram algum pecado mortal.
Este sacramento tem virtude de perdoar todos os pecados, por muitos e grandes
que sejam, contanto que se receba com as devidas disposições. A Penitência é um sacramento que pode ser
reiterado. Quando Pedro perguntou se podia dar o perdão de um pecado até sete
vezes, Nosso Senhor lhe respondeu: “Eu não te digo até sete vezes, mas até
setenta vezes sete” (Mt XVIII, 22).A confissão freqüente é coisa ótima, porque além,
de apagar os pecados este sacramento dá as graças necessárias para evitá-los no
futuro.
Para
se fazer uma confissão bem feita se requer cinco coisas:
- exame de consciência;
- dor de ter ofendido a Deus;
- propósito de nunca mais pecar;
- acusação dos próprios pecados;
- satisfação ou penitência;
Para bem nos confessarmos devemos, antes de tudo,
pedir ao Senhor que nos dê luz para conhecer todos os nossos pecados e força
para os detestar.
Exame de consciência
Trata-se de uma diligente investigação dos pecados
que se cometeram, desde a última confissão bem feita. É feito trazendo à memória, na presença de
Deus, todos os pecados ainda não confessados, cometidos por pensamentos,
palavras, obras e omissões contra os Mandamentos de Deus e da Igreja, e contra
as obrigações do próprio estado. Devemos examinar-nos também sobre os maus
hábitos, sobre as ocasiões de pecado e sobre o número dos pecados mortais.
Para
que um pecado seja mortal são necessárias três coisas:
- matéria grave: quando se trata de
uma coisa notavelmente contrária à Lei de Deus e da Igreja;
- plena advertência: quando se conhece
perfeitamente que se faz um mal grave;
- consentimento perfeito da vontade: quando se quer
fazer deliberadamente uma coisa, embora se reconheça que é culpável;
Deve-se empregar no exame de consciência mais ou
menos tempo de acordo com a necessidade, isto é, conforme o número e a
qualidade dos pecados que sobrecarregam a consciência e conforme o tempo
decorrido desde a última confissão bem feita. Facilita-se o exame para a confissão
fazendo-se todas as noites o exame de consciência sobre as ações do dia.
vergonha, pesar, Dor ou arrependimento
Trata-se de um desgosto e de uma detestação sincera
da ofensa feita a Deus.
Pode ser de duas espécies:
-Perfeita ou de contrição.
-Imperfeita ou de atrição.
Contrição
(arrependimento perfeito):
É o desgosto de ter ofendido a Deus porque Deus é
infinitamente bom e digno, por Si mesmo, de ser amado sobre todas as coisas; é
chamada perfeita porque se refere exclusivamente à bondade de Deus, e não ao
nosso proveito ou prejuízo, e porque nos faz alcançar imediatamente o perdão
dos pecados, ficando-nos porém a obrigação de nos confessarmos. A dor perfeita não nos alcança o perdão dos
pecados independentemente da confissão porque sempre inclui a vontade de se
confessar. Ela produz o estado de graça porque procede da caridade, a qual não pode
encontrar-se na alma juntamente com o pecado mortal.
Atrição
(arrependimento imperfeito):
É o desgosto de ter ofendido a Deus como nosso supremo
Juiz, isto é, por temor dos castigos que merecemos e nos esperam nesta ou na
outra vida, ou pela própria fealdade do pecado.
A
dor, para ser boa, deve ter quatro condições - deve ser:
1. Interna: deve estar no coração e na vontade e
não só nas palavras, pois a vontade, que se afastou de Deus com o pecado, deve voltar
para Deus, detestando o pecado cometido;
2. Sobrenatural: deve ser excitada em nós pela
graça do Senhor, e a devemos conceber levados por motivos que procedem da Fé
(como se arrepender por ter ofendido a Deus infinitamente bom e digno por Si
mesmo de ser amado, por ter perdido o Céu e merecido o inferno, ou ainda pela malícia
intrínseca do pecado) e não somente por motivos humanos (como se arrepender dos
pecados apenas por alguma desonra ou castigo que lhe vem dos homens ou por um
motivo puramente temporal); deve ser sobrenatural porque o fim a que se dirige
- o perdão de Deus, a aquisição da graça santificante e o direito à glória
eterna – é essencialmente sobrenatural;
3. Suma:devemos considerar e odiar o pecado como o
maior de todos os males, já que é ofensa a Deus, sumo Bem; não é necessário que
materialmente se chore pela dor dos pecados, bastando que no íntimo do coração
se deplore mais o ter ofendido a Deus do que qualquer outra desgraça;
4. Universal:deve se estender a todos os pecados
mortais cometidos porque quem não se arrepende, ainda que seja de um só pecado
mortal, continua sendo inimigo de Deus;Para termos verdadeira dor dos nossos pecados
devemos pedi-la a Deus e excitá-la em nós com a consideração do grande mal que
fizemos ao pecar.
Devemos
considerar:
· o rigor da
infinita justiça de Deus e a deformidade do pecado que enfeiou a alma e nos
torna merecedores das penas eternas do inferno;
· que perdemos a
graça, a amizade e qualidade de filhos de Deus, e a herança do Paraíso;
· que ofendemos o
nosso Redentor que morreu por nós, e que os nossos pecados foram a causa da sua
morte;
· que desprezamos
o nosso Criador, o nosso Deus; que Lhe voltamos as costas, a Ele, nosso Sumo
Bem, digno de ser amado sobre todas as coisas e servido fielmente;
Quando vamos nos confessar devemos ter muito empenho em ter verdadeira
dor dos nossos pecados, porque esta é a coisa mais importante de todas e, se
falta a dor, a confissão não é válida.Quem se confessar só de pecados veniais,
para se confessar validamente, basta que se arrependa de algum deles; mas, para
alcançar o perdão de todos, é necessário que se arrependa de todos os que
reconhece ter cometido. Para tornar mais segura a confissão só de pecados veniais, é
prudente acusar, com verdadeira dor, também algum pecado mais grave do passado, ainda que já confessado outras vezes.Coisa muito útil é ainda fazer
com freqüência o ato de contrição, principalmente antes de se deitar.
Propósito
Trata-se de uma vontade determinada de nunca mais
cometer o pecado, e de empregar todos os meios necessários para o evitar. Esta
resolução deve ter três condições: deve ser absoluta, universal e eficaz.
- absoluto:deve ser sem condição
alguma de tempo, de lugar ou de pessoa;
- universal:devemos ter a vontade de
evitar todos os pecados mortais, tanto os que já tenhamos cometido no passado
como os que poderíamos cometer ainda;
- eficaz:devemos ter uma vontade
decidida de perder todas as coisas antes que cometer um novo pecado, de fugir
das ocasiões perigosas de pecar, de destruir os maus hábitos, e de satisfazer a
todas as obrigações lícitas contraídas em conseqüências dos nossos pecados.
-Por mau hábito se entende a disposição adquirida
para cair com facilidade naqueles pecados aos quais nos acostumamos. Para
corrigi-los devemos vigiar sobre nós mesmos, rezar muito, confessar-nos com
freqüência, ter um
bom diretor espiritual e seguir suas orientações.
-Por ocasiões perigosas de pecar se entendem todas
aquelas circunstâncias de tempo, de lugar, de pessoas ou de coisas, que, pela
sua própria natureza ou pela nossa fragilidade, nos induzem a cometer o pecado. Somos gravemente
obrigados a evitar as ocasiões perigosas que de ordinário nos levam a cometer o
pecado mortal, e que se chamam ocasiões próximas de pecado. Para se fazer o
propósito nos ajudam as mesmas considerações que servem para excitar a dor
(consideração dos motivos que temos para temer a justiça de Deus e para amar a
sua infinita bondade).
Acusação dos pecados ao confessor
“Quando alguém confessa, sinceramente, seus pecados
ao sacerdote, estando arrependido de os haver cometido, tendo ao mesmo tempo o
propósito de não tornar a cometê-los, todos os seus pecados lhe são plenamente
perdoados, em virtude do poder das chaves, ainda que a dor de sua contrição, de
per si, não seja suficiente para impetrar a remissão dos pecados” (Catecismo
Romano).Depois de
feito o exame de consciência, com a dor e o propósito, devemos ir ao confessor
para acusar os pecados e receber a absolvição.Somos obrigados a confessar-nos
de todos os pecados mortais. É bom, porém, confessar também os veniais.
As
qualidades principais que deve ter a acusação dos pecados são cinco:
- humilde:devemos acusar diante do confessor sem
altivez de ânimo ou de palavras, mas com sentimentos de um réu que reconhece a
sua culpa e comparece diante do juiz;
- íntegra:devemos confessar, com as suas
circunstâncias e seu número, todos os pecados mortais cometidos desde a última
confissão bem feita, e dos quais se tem consciência;
- sincera:devemos declarar os pecados como eles
são, sem os desculpar, sem os diminuir e sem os aumentar;
- prudente:devemos servir-nos dos termos mais
modestos e
devemos guardar-nos de descobrir os pecados alheios;
- breve:não devemos falar de coisas inúteis ao confessor;
Para
que a acusação seja íntegra devemos acusar as circunstâncias que mudam a
espécie do pecado. As circunstâncias que mudam a espécie de pecado são:
· aquelas pelas
quais uma ação pecaminosa de venial se torna mortal;
· aquelas pelas
quais uma ação pecaminosa contém a malícia de dois ou mais pecados mortais;
Quem, para se desculpar, dissesse uma mentira do
qual resultasse dano grave para o próximo, deveria manifestar esta
circunstância, que muda a mentira, de oficiosa em gravemente nociva.
Quem tivesse roubado uma coisa sagrada, deveria
acusar esta circunstância, que acrescenta ao furto a malícia do sacrilégio.
Quem não tiver a certeza de ter cometido um pecado,
não é obrigado a confessá-lo. Se, porém o quiser acusar, deverá acrescentar que
não tem a certeza de o ter cometido.
Quem não se lembra exatamente do número dos seus
pecados, deve acusar o número aproximado.
Quem deixou de confessar por esquecimento um pecado
mortal ou uma circunstância necessária, fez uma boa confissão, contanto que
tenha empregado a devida diligência no exame de consciência. Se um pecado mortal esquecido na confissão
volta depois à lembrança somos obrigados a acusá-lo na primeira vez
que de novo nos confessarmos.
Quem, por vergonha ou por qualquer outro motivo culpável,
cala voluntariamente algum pecado mortal na confissão, profana o Sacramento e por isso
torna-se réu de gravíssimo sacrilégio.
Quem ocultou culpavelmente algum pecado mortal na
confissão, deve expor ao confessor o pecado ocultado, dizer em quantas
confissões o ocultou e repetir todas as confissões desde a última bem feita.
Quem
se vir tentado a calar um pecado grave na confissão deve considerar:
· que não teve
vergonha de pecar na presença de Deus, que vê tudo;
· que é melhor
manifestar os próprios pecados ao confessor em segredo do que viver inquieto no
pecado, ter uma morte infeliz e ser por isso envergonhado no dia do Juízo
universal, em face do mundo inteiro;
· que o confessor
é obrigado ao sigilo sacramental, sob pecado gravíssimo, e com a ameaça de
severíssimas penas temporais e eternas;
A Igreja manda que os fiéis devem confessar seus
pecados ao menos uma vez cada ano.
Modo de se confessar
Posição do penitente: “Quem está, pois,
arrependido de seus pecados, prostra-se humildemente aos pés do sacerdote, para
que esse ato exterior de humildade lhe faça reconhecer como é necessário
arrancar da alma todas as raízes de orgulho, donde nasceram e vingaram todos os
pecados que agora lamenta” (Catecismo Romano).
Posição do sacerdote: “No sacerdote, que
se conserva sentado, como seu legítimo juiz, venera ele a pessoa e o poder de
Cristo Nosso Senhor. Pois na administração da Penitência, como nos demais
Sacramentos, o sacerdote exerce o ministério de Cristo” (Catecismo Romano).
1. colocar-se de joelhos aos pés do confessor
e dizer: “abençoai-me, Padre, porque pequei”;
2. enquanto o confessor dá a bênção deve-se inclinar humildemente para recebê-la,
fazendo o sinal da Cruz;
3. depois de feito o sinal da cruz, deve-se
dizer: “confessei-me em tal tempo; por graça de Deus recebi a absolvição,
cumpri a penitência, e fui à Comunhão”; em seguida faz-se a acusação dos
pecados;
4. terminada a acusação dos pecados deve-se dizer: “acuso-me ainda de todos os
pecados da vida passada, especialmente contra tal ou tal virtude”;
5. depois desta acusação deve-se dizer: “de todos estes pecados e de todos aqueles de
que não me lembro, peço perdão a Deus de todo o meu coração; e a vós, Padre,
peço a penitência e a absolvição”;
6. concluída a acusação dos pecados, deve-se
ouvir com respeito o que disser o confessor, aceitar a penitência com sincera vontade de
cumpri-la e enquanto ele dá a absolvição, renovar o ato de contrição;
7. depois de receber a absolvição, é preciso agradecer a Nosso Senhor, cumprir
quanto antes a penitência e pôr em pratica os avisos do confessor;
Absolvição
Os confessores devem dar a absolvição somente àqueles que
julgam bem dispostos a recebê-la. Ele não só podem mas devem diferir ou negar a
absolvição em certos casos, para não profanar o Sacramento.
Os
penitentes que se devem considerar mal dispostos são principalmente:
- aqueles que não sabem os mistérios
principais da fé, ou não se importam de aprender a doutrina cristã;
- aqueles que são gravemente negligentes em
fazer o exame de consciência ou não dão sinais de dor e arrependimento;
- aqueles que não perdoam de coração aos seus
inimigos;
- aqueles que não querem empregar os meios
para se corrigir dos seus maus hábitos;
- aqueles que não querem fugir das ocasiões
próximas de pecado;
“Assim como uma moléstia é tida como incurável, se a pessoa atacada sente horror ao remédio,
que lhe pode restituir a saúde: assim há também certa espécie de pecados, para
os quais não se dá nenhum perdão, porque levam a repelir o remédio próprio da
salvação, que
é a graça de Deus” (Catecismo Romano).
Satisfação ou penitência
“Todo pecado acarreta consigo duas conseqüências:
culpa e castigo. Ainda que, pela extinção da culpa, seja também perdoado o
suplício da morte eterna no inferno, todavia, como declarou o Concílio de
Trento, Nosso Senhor
nem sempre perdoa os remanescentes (consequências) dos pecados e a pena
temporal que lhes é devida” (Catecismo Romano).
Natã assegurou a Davi: “O Senhor também te perdoou o pecado, e não
morrerás” (II Sm XII, 13). Mesmo assim, Davi submeteu-se, voluntariamente, às
mais duras penitências, e implorava dia e noite a misericórdia divina;
“Lavai-me sempre mais de minha iniqüidade, e purificai-me do meu pecado;
porquanto reconheço a minha iniqüidade, e meu pecado está continuamente diante
dos meus olhos” (Sl L, 4-5).“Por estas palavras, ele pedia ao Senhor que lhe
perdoasse não só a culpa, mas também o castigo merecido pela culpa, que, depois de o
purificar dos resquícios do pecado, lhe restituísse a antiga formosura e
integridade da alma. Não obstante o fervor de suas preces, foi punido
por Nosso Senhor com a morte do filho que tivera do adultério, com a revolta e
a morte de Absalão, a quem amava com particular carinho; com outros castigos e
flagelos, que já
antes lhe haviam sido cominados” (Catecismo Romano).
A Satisfação são os atos do penitente, com os quais ele dá uma certa reparação à justiça divina pelos pecados cometidos pondo em prática aquelas obras que o confessor lhe impõe.
O penitente é obrigado a
aceitar a penitência que o confessor lhe impõe, se a pode cumprir; e se não a
pode, deve dizê-lo humildemente ao mesmo confessor, pedindo-lhe outra.Se o
confessor não marcou tempo, a penitência deve cumprir-se o quanto antes, e deve
fazer-se a diligência por cumpri-la em estado de graça. Ela deve ser cumprida
na sua integridade e com devoção.A penitência é imposta porque de ordinário depois
da absolvição sacramental que perdoa a culpa e a pena eterna resta uma pena
temporal a pagar neste mundo ou no Purgatório.Nosso Senhor quis perdoar no
Sacramento do Batismo toda a pena devida aos pecados e não faz assim no
Sacramento da Penitência, porque os pecados depois do Batismo são muito mais
graves, visto serem cometidos com maior conhecimento e ingratidão aos
benefícios de Deus, e também
para que a obrigação de satisfazer por eles sirva de freio para não se recair
no pecado.“Em sua razão
de ser, a justiça divina parece exigir que Deus tenha uma maneira para
reabilitar aqueles que, antes do Batismo, pecaram por ignorância; e outra
diferente, para aqueles que não temeram profanar, advertidamente, o templo de
Deus e contristar o Espírito Santo, uma vez que haviam sido libertados da
escravidão do pecado e do demônio, e que haviam recebido o dom do Espírito
Santo. Corresponde também à bondade divina que os pecados não nos sejam assim
perdoados, sem nenhuma satisfação, para evitar que, na primeira ocasião,
tenhamos os pecados por muito leves, e, com atrevida afronta ao Espírito Santo,
caiamos em outros mais graves, cumulando ira sobre nós para o dia da ira. Sem
dúvida alguma, estas penas satisfatórias são de grande eficácia para apartar do
pecado; reprimem à semelhança de freios, e tornam os penitentes mais precavidos
e vigilantes para o futuro ” (Concílio de Trento).Somente com nossas
forças não podemos dar satisfação a Deus, mas nós o podemos unindo-nos a Jesus
Cristo, que, com os merecimentos da sua Paixão e morte, dá valor às nossas
ações. De ordinário, a penitência que dá o confessor não é bastante para pagar
a pena devida pelos pecados. Por isso deve-se fazer a diligência para suprir com
outras penitências voluntárias.Os atingidos pelos nossos pecados se reduzem a
três: Deus, o próximo e nós mesmos. As obras de penitência reduzem-se a três
espécies: oração, jejum e esmola. Pela oração aplacamos a Deus; pela esmola,
damos satisfação ao próximo; pelo jejum, infligimos castigo a nós mesmos.
- oração: toda espécie de exercícios de
piedade;
- jejum: toda espécie de mortificação;
- esmola: toda e qualquer obra de
misericórdia espiritual e corporal;
A penitência que nos dá o confessor é mais
meritória que a que fazemos por nossa escolha, porque, sendo parte do
Sacramento, recebe maior virtude dos merecimentos da Paixão de Cristo - Aqueles que morrem depois de ter recebido a
absolvição sem terem satisfeito plenamente à justiça de Deus vão para o
Purgatório, para ali satisfazerem à justiça de Deus e se purificarem
inteiramente. As almas do Purgatório podem ser aliviadas com orações, com
esmolas, com todas as demais boas obras e com as indulgências, mas sobretudo
com o Santo Sacrifício da Missa.Depois da confissão, além de cumprir a penitência,
se danificou injustamente o próximo nos bens ou na honra, ou se lhe deu
escândalo, o penitente deve, o mais breve e na medida em que for possível,
restituir-lhe os bens, reparar-lhe a honra e remediar o escândalo. Reparamos o
escândalo fazendo cessar a ocasião dele e edificando com as palavras e com o
bom exemplo aqueles que tenhamos escandalizado. Satisfazemos o próximo quando o
tivermos ofendido pedindo-lhe perdão ou dando-lhe alguma outra reparação
conveniente.
Frutos da boa confissão
- perdoa-nos os pecados cometidos e dá-nos a
graça de Deus;
- restitui-nos a paz e o sossego de
consciência;
- reabre-nos as portas do Céu, e comuta a
pena eterna em pena temporal;
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