Comentários do Blog Berakash: O Programa Internacional de
Avaliação de Estudantes (Pisa), tradução de Programme for International Student
Assessment, é um estudo comparativo
internacional realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e
Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Pisa oferece informações sobre o desempenho
dos estudantes na faixa etária dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término
da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países, vinculando dados
sobre seus backgrounds e suas atitudes em relação à aprendizagem, e também aos
principais fatores que moldam sua aprendizagem, dentro e fora da escola. Os
resultados do Pisa permitem que cada país avalie os conhecimentos e as
habilidades de seus estudantes em comparação com os de outros países, aprenda
com as políticas e práticas aplicadas em outros lugares e formule suas
políticas e programas educacionais visando à melhora da qualidade e da equidade
dos resultados de aprendizagem. O Inep é o órgão responsável pelo planejamento
e a operacionalização da avaliação no país, o que envolve representar o Brasil
perante a OCDE, coordenar a tradução dos instrumentos de avaliação, coordenar a
aplicação desses instrumentos nas escolas amostradas e a coleta das respostas
dos participantes, coordenar a codificação dessas respostas, analisar os
resultados e elaborar o relatório nacional. O Pisa avalia três domínios: leitura, matemática e ciências – em todas
as edições ou ciclos. A cada edição, é avaliado um domínio principal, o que
significa que os estudantes respondem a um maior número de itens no teste dessa
área do conhecimento e que os questionários se concentram na coleta de
informações relacionadas à aprendizagem nesse domínio. A pesquisa também avalia domínios chamados
inovadores, como Resolução de Problemas, Letramento Financeiro e Competência
Global.Desde sua primeira edição, em 2000, o número de países e
economias participantes tem aumentado a cada ciclo. O Brasil participa do Pisa desde o início da pesquisa, e continua com
desempenho muito ruim, aparecendo entre as 20 piores colocações no ranking
das três áreas analisadas pelo Pisa, que é a principal avaliação da educação
básica no mundo.
Segundo reportagem
da BBC News Brasil, especialistas afirmam que a raiz da controvérsia em torno
da pedagogia de Paulo Freire não é sua aplicação em si, mas o uso político-partidário
que foi feito dela, historicamente e nos dias atuais!
O nome Paulo Freire
tem despertado diversas discussões na política brasileira — de um lado, há os
que o consideram um dos maiores nomes da educação no Brasil e mundo; do
outro, os que atribuem a ele responsabilidade pelos maus resultados
educacionais do país e afirmam que é preciso extinguir sua “metodologia
comunista” das escolas brasileiras. Mas a que se deve tamanha polêmica?
Durante sua campanha à presidência em 2018, Jair Bolsonaro afirmou que, para
a melhoria da educação brasileira, seria necessário “expurgar a ideologia de
Paulo Freire” das escolas. Alguns políticos e apoiadores do governo
acreditam que a pedagogia do educador representa uma
tentativa de “doutrinação marxista”. Já os defensores do
pedagogo afirmam que essa é uma leitura equivocada da filosofia paulofreireana
e que, se sua metodologia de ensino tivesse de fato sido aplicada no Brasil, o
sistema educacional do país seria mais eficiente.
Professor de língua portuguesa, Freire aplicou, em 1963, um método próprio de alfabetização em Angicos, cidade do interior do Rio Grande do Norte. O projeto foi um sucesso, conseguindo alfabetizar 300 adultos em um tempo muito curto (45 dias), partindo do conhecimento prévio que essas pessoas já possuíam. Por conta dos resultados eficazes, o governo brasileiro — que estava realizando as Reformas de Base — aprovou a multiplicação dessa primeira experiência em um Plano Nacional de Alfabetização.A experiência de Freire foi financiada também pelo governo estadunidense, com a Aliança para o Progresso, com o objetivo de promover a alfabetização pois, dessa forma, acreditavam estar combatendo o avanço do comunismo no Brasil. Em 1964, meses após a implementação do Plano Nacional de Alfabetização, o Regime Militar brasileiro extinguiu o projeto, pois enxergou na filosofia freireana um risco de revolta, já que Freire acreditava na educação como ferramenta de transformação social e como forma de reconhecer e reivindicar direitos sem a contrapartida dos deveres. Por experiência história, todos já sabem que um estado somente de direitos é insustentável política e economicamente.
A metodologia de
ensino de Paulo Freire
A metodologia de Paulo Freire consiste em uma maneira de educar conectada ao cotidiano dos estudantes e às experiências que eles têm — e por isso, também ligado à política, especialmente porque Freire trabalhou com a alfabetização de adultos.Sua filosofia baseia-se no diálogo entre professor e aluno, procurando transformar o estudante em um aprendiz ativo. Nesse sentido, ele criticava os métodos de ensino em que o professor era tido como o detentor de todo o conhecimento, e o aluno apenas um “depositório”. “Transformar os alunos em objetos receptores é uma tentativa de controlar o pensamento e a ação, leva homens e mulheres a ajustarem-se ao mundo e inibe o seu poder criativo.” (Paulo Freire). Em seu livro Pedagogia do Oprimido, Freire coloca o papel da educação como um ato político, que liberta os indivíduos por meio da “consciência crítica, transformadora e diferencial, que emerge da educação como uma prática de liberdade”. Ele defende uma educação que incentive a criticidade do aluno, indo além do português e da matemática. Suas ideias também possuem ligações com o pensamento marxista e críticas ao capitalismo.
“Não existe tal coisa como um processo de educação neutra. Educação ou funciona como um instrumento que é usado para
facilitar a integração das gerações na lógica do atual sistema e trazer
conformidade com ele, ou ela se torna a ‘prática da liberdade’, o meio
pelo qual homens e mulheres lidam de forma crítica com a realidade e descobrem
como participar na transformação do seu mundo.” (Paulo Freire)
Antes do Regime Militar (com as Reformas de Base) e durante a redemocratização (época em que foi Secretário da Educação em São Paulo), a filosofia de Paulo Freire exercia certa influência nas escolas públicas. Atualmente, suas obras continuam presentes nos debates pedagógicos, porém com menos força do que antes, mas ainda muito presente. Pelo mundo, há diversas instituições de ensino que adotam o método do educador brasileiro: Uma delas é a Revere High School, escola em Massachusetts, nos Estados Unidos, que foi reconhecida como a melhor instituição pública de Ensino Médio do país em 2014 pelo National Center for Urban School Transformation (Centro Nacional pela Transformação do Ensino Urbano) e, em 2016, recebeu o prêmio Schools of Opportunity (Escolas de Oportunidade), do National Education Policy Center (Centro Nacional de Educação Política).Não se tem notícia de alguém notável que estudou com esse método!
Educação neutra:
meta ou mito?
A principal crítica à metodologia do filósofo diz respeito ao fato dele defender a não neutralidade da educação. Os defensores do projeto Escola Sem Partido afirmam que ao trabalharem questões políticas em aula, os professores promovem uma doutrinação dos alunos em favor de determinada ideologia. O projeto preza pela imparcialidade, em oposição aos ideais de Freire, que acreditava não existir um processo de educação neutro e que a escola é local para discussão sobre a realidade social e política a fim de desenvolver “posturas criticamente transformadoras do mundo”. Segundo Sérgio Haddad, do programa de pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, e autor da biografia de Freire, o pedagogo era a favor de que o professor expressasse sua opinião sobre temas gerais da sociedade na sala de aula, em um ambiente franco de debate com seus alunos. No entanto, ele não era favorável à doutrinação política ou partidária – afinal em um ambiente de diálogo e respeito às diversas opiniões é possível discordar livremente. Contudo, o que opositores dessa filosofia argumentam é que o professor muitas vezes está em uma posição de “superioridade”, e por isso pode abusar da audiência cativa dos seus alunos para influenciá-los a concordar com a sua própria visão de mundo. De acordo com eles, os estudantes teriam dificuldade em discernir a opinião do professor do que é o fato, por ele ser uma autoridade, aceitando o que foi dito como verdade sem contestar ou não expressando uma opinião contrária por constrangimento.
Por outro lado,
aqueles que defendem a metodologia de Paulo Freire, afirmam que seu objetivo
era justamente que o professor não fosse essa figura de superioridade na sala
de aula e que seu método promove o contrário da doutrinação: dá espaço para que
os alunos pensem por conta própria e reflitam criticamente sobre a realidade,
ao invés de aceitar passivamente o que foi falado pelo professor (porém na prática, não tem se revelado assim,
principalmente no ambiente acadêmico, onde se persegue, e não se dar apoio a
que pensa diferente).
Doutrinação
marxista?
O ideólogo brasileiro Olavo de Carvalho é um dos principais críticos da teoria freireana e alguns de seus seguidores entendem que o método de ensino de Freire causa a “doutrinação marxista” dos alunos e tenta convertê-los aos ideais comunistas. A justificativa é de que, em seus livros, o educador faz referência somente a: Karl Marx, Jean-Paul Sartre, George Lukács e outros pensadores da esquerda, além de figuras políticas como Fidel Castro, Che Guevara, Mao Tsé-Tung e Lenin.Os livros do pedagogo também abordam conceitos marxistas como opressor e oprimido e a luta de classes. Freire acreditava que, por trabalhar com a alfabetização de adultos pobres, esses conceitos auxiliariam no objetivo de tornar a educação libertadora e que, dessa forma, despertaria a consciência dos alunos para as relações de opressão nos ambientes de trabalho e para as injustiças sociais existentes na sociedade.No entanto, há quem discorde e condene o fato de suas teorias apresentarem posicionamentos políticos junto às explicações pedagógicas. Em entrevista, Sérgio Haddad diz que o educador tecia críticas ao capitalismo, mas também aos regimes socialistas autoritários que desrespeitavam a liberdade e a democracia.
Destruição da
autoridade do professor ou combate ao autoritarismo?
Outra acusação é de que Freire teria destruído a autoridade do professor ao tentar colocá-lo de “igual para igual com os alunos”. Isso pode, de acordo com os críticos, ocasionar em um clima de caos nas salas de aula. Porém, em seu livro Pedagogia da Esperança, Freire diz que “os professores não são iguais aos alunos”. Sua tentativa de aproximar a relação entre professor e aluno não seria, segundo os que o defendem, um empecilho para uma boa dinâmica de aula, mas um combate ao autoritarismo que alguns professores usam e às táticas de disciplina baseadas no medo e nas ameaças.
“O professor que desrespeita a
curiosidade do educando, que ironiza o aluno, que o minimiza, que manda que ‘ele se ponha em seu lugar’ ao mais tênue
sinal de sua rebeldia legítima, tanto quanto o
professor que se exime do cumprimento de seu dever de propor limites à
liberdade do aluno, que se furta ao dever de ensinar, transgride os
princípios fundamentalmente éticos de nossa existência.” (Paulo Freire)
CONCLUSÃO:
Paulo Freire, cujo maravilhoso sistema de ensino jamais produziu um escritor, um cientista, um filósofo ou mesmo um executivo competente, limitando-se a transformar milhares de coitadinhos em igual número de coitadinhos, é o patrono de uma educação nacional que produz analfabetos funcionais em massa e cujos estudantes obtêm sempre as piores notas nos testes internacionais. Se 41 universidades acham esse cidadão o máximo, 41 universidades deveriam ser fechadas.Paulo Freire é um sujeito oco, o tipo acabado do pseudo-intelectual militante. Sua fama baseia-se inteiramente no lucro político que os comunistas obtêm do seu método. Esse método, aliás, não passa de uma coleção de truques para reduzir a educação à doutrinação sectária. As técnicas que ele inventou foram aplicadas no Brasil, no Chile, na Guiné-Bissau, em Porto Rico e outros lugares.Não produziram nenhuma redução das taxas de analfabetismo em parte alguma.Produziram, no entanto, um florescimento espetacular de louvores em todos os partidos e movimentos comunistas do mundo. O homem foi celebrado como gênio, santo e profeta.Isso foi no começo. A passagem das décadas trouxe, a despeito de todos os amortecedores publicitários, corporativos e partidários, o choque de realidade. Todos conhecem os vergonhosos índices que a Educação Brasileira vem repetindo, ano após ano, com constância e regularidade perturbadoras. Só o que fez este triste patrono foi descobrir que o aluno é um público cativo para a doutrinação marxista. A educação deixa de ser uma abertura para o mundo, uma chance de tomar posse de nossa herança cultural, e passa a ser apenas a isca com a qual se há de fisgar mais um inocente útil para destruir a herança que não conhece. As matérias pedagógicas da licenciatura resumem-se hoje à repetição incessante, em palavras levemente diferentes, das mesmas inanidades iconoclastas. Os cursos da área de Humanas, com raras exceções, são mais do mesmo, sem outra preocupação que não acusar aquilo que não se dá ao aluno a chance de conhecer. O que seria direito dele receber como herança. E, ainda, sob uma ótica mais especificamente católica, vale ler o sempre oportuno Dom Estêvão falando sobre o método Paulo Freire de alfabetização, de quem destaco:“Não há dúvida de que todo mestre há de ser aberto à aprendizagem de novas e novas verdades, como também à reformulação de seus conceitos; o progresso no saber é-lhe muitas vezes ocasionado pelo convívio com os próprios alunos.”Isto, porém, não quer dizer que o professor se deva julgar tão educando quanto o próprio discípulo. Um tal esvaziamento do conceito de mestre vem a ser nocivo aos alunos, pois estes precisam de sentir firmeza e segurança no seu orientador. A profissão da verdade deve ser efetuada com desassombro e sem subterfúgio, mas também com humildade. Pelo fato de ter descoberto a verdade sobre tal ou tal assunto, o mestre é devedor em relação aos seus alunos, e deve pagar-lhes a dívida, comunicando e demonstrando a verdade; proponha os pontos certos e indubitáveis como certos, e os pontos ainda discutíveis como discutíveis. Esta oferta da verdade, longe de ser desrespeito ao próximo, é precioso serviço prestado ao mesmo. Por isto também não se pode aceitar a frase: “Ninguém educa ninguém” (Pedagogia do Oprimido, p. 79). Na verdade, os homens são dependentes uns dos outros para eduzir (educere = educar) as virtualidades latentes no seu íntimo. Em geral, são os pais, no lar, e os mestres, na escola, que educam os mais jovens; afirmar isto não significa “estar a serviço de algum sistema político opressor”. O desempenho da autoridade não é algo de vergonhoso que se deva banir, mas, ao contrário, é um serviço que não se pode extinguir e que faz eco às palavras de Cristo: “O Filho do Homem veio não para ser servido, mas para servir” (Mc 10,45).
A semeadura já dura décadas, a
colheita já foi realizada por diversas vezes, e a péssima qualidade destas
safras já se nos revela mais do que evidente! O Brasil merece mais que isso. Já
passou da hora de lançarmos fora estas sementes de joio e passarmos a investir
em uma educação verdadeiramente de qualidade: uma educação que possa
promover um desenvolvimento integral e (este sim!) verdadeiramente libertador
do ser humano, ao invés de transformá-lo em marionete de um
processo revolucionário cuja existência ele não é sequer capaz de perceber. A
educação integral não é uma modalidade, é um novo paradigma. Presente na
literatura e no pensamento acadêmico mundial, o conceito de uma formação
integral, que leva em conta não apenas o componente acadêmico, mas o pleno
desenvolvimento dos educandos, está presente na história contemporânea da
educação brasileira com muita força. Educadores foram peças fundamentais para a
construção desse entendimento. Foram e ainda são referência nacional e
internacional no debate, demarcando o direito à educação como estruturante das
bases para a conquista de um país justo, solidário e democrático.
Pautados por uma concepção de justiça e democracia, foram muitas as mentes que
pensaram e discutiram caminhos para a educação no Brasil, mas algumas se
destacaram pela riqueza da obra e contribuições às políticas educacionais no
país, ou seja, de forma plural, e não uniforme.
Adaptado de: www.politize.com.br/paulo-freire/
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