A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , , , , » Max Weber e as relações de Poder e Dominação na Sociedade

Max Weber e as relações de Poder e Dominação na Sociedade

Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 28 de maio de 2020 | 12:14








A Sociologia Compreensiva de Max Weber: A ética protestante (Puritanismo Calvinista) e o espirito do capitalismo






Karl Emil Maximilian Weber nasceu em 1864, em Munique, Alemanha. Durante esse período, o autor vivenciou importantes acontecimentos históricos como a segunda revolução industrial; o processo de unificação até o fim do Império Alemão; Pela Dinastia Bismark; e pela 1º Guerra Mundial. Durante sua vida, o autor teve que ir para um sanatório devido a um colapso mental em 1897, quando seu pai faleceu, acabou sofrendo de depressão, ansiedade e insônia. Após esse colapso, o jovem Weber acaba afastando-se da faculdade em que trabalhava para cuidar de sua saúde até seu retorno em 1903 (Max Weber Biography, 2014). Um ano após seu retorno ao ensino universitário, em 1904, ele realiza palestras sobre seus artigos, que logo em seguida serão compilados no livro “A Ética Protestante e O Espirito do Capitalismo”. A obra aborda as influências específicas Puritanismo Calvinista Protestante no capitalismo moderno. Um tempo depois da publicação, Weber estava produzindo obras para dar continuidade a essa pesquisa para outras vertentes e religiões. Porém, ele contraiu uma gripe e acabou morrendo em Munique em 1920(Max Weber Biography, 2014). Durante sua vida, Weber foi economista, jurista e considerado um dos fundadores da sociologia que o ocidente conhece atualmente. Ele influenciou diversos campos de estudo, como administração, filosofia, economia e ciências políticas. Pioneiro de uma abordagem diferente da sociologia, Weber acreditava que o sociólogo precisava entender os “tipos ideais” e as “ações sociais” presentes na sociedade (Sociologia Compreensiva).







Em sua obra inacabada Economia e Sociedade, o autor apresenta para o leitor essa interpretação:






1)-Tipos ideais: A definição simples de “tipos ideais” seria semelhante a uma “caricatura” ou um “exagero da realidade”. Tentando entender a sociedade, o sociólogo precisava “caricaturar” seu recorte de pesquisa ou seja, seu objeto de estudo, para que as características principais destaquem-se,enquanto as partes menos importantes fossem completamente invisíveis. Assim facilitaria o papel do sociólogo para a compreensão da sociedade(BODART, 2010).



2)-Ação social: Um outro conceito importante para o entendimento do pensamento de Weber é o de “ação social”. Em sua visão, o indivíduo possui uma capacidade de agir, e suas ações seriam determinadas por sua visão de mundo que surgiam por um entendimento coletivo(CABRAL, 2016). Segundo o autor, o sociólogo precisa entender essas ações sociais que é orientada por essa estrutura coletiva de entendimento.






A Sociologia Compreensiva de Max Weber e os 04 "tipos ideais" de AÇÃO SOCIAL (para entender como a sociedade funciona):






Max Weber vai se contrapor a linha sociológica de Émile Durkheim, porque Max Weber não olha para a sociedade, mas para o INDIVÍDUO. Quer entender a sociedade observando como o indivíduo se comporta, como ele participa e interage nesta engrenagem social, ao invés de olhar para o todo, ou seja, para o produto final. Prefere olhar para a AÇÃO DO INDIVÍDUO de acordo com as demandas sociais que lhe chegam. Para Max Weber não é o todo que faz as pessoas serem como são, mas a é INDIVIDUALIDADE que faz com que a Sociedade aquilo que ela é. Para Max Weber portanto, todo e qualquer indivíduo age com um destes tipos de AÇÃO SOCIAL:




a)-A ação social racional legal com relação a fins, onde a ação é racional que determinando um objetivo, ou seja, um fim, toma as atitudes racionalmente mais eficientes. Exemplo: Levantar-se todos os dias para ir trabalhar ou estudar – Objetiva: Sustento e formação para enfretar o mercado de trabalho, respectivamente.



b)-A ação racional com relação a valores, na qual esta ação é guiada por um valor, seja ele, religioso, político, moral, ético, etc. Exemplo: Evangelização/propagação religiosa e ou doutrinação ideológica materialista/ateia.




c)-A ação social afetiva, em que é movida por uma emoção, sentimento ou paixão: Exemplo: Pessoa que depois de muito tempo por vingança mata outra pessoa. Pessoa apaixonada que faz uma serenata a noite para sua amada se arriscando a ser assaltado ou preso pela polícia por infringir a lei do silêncio. Um torcedor que provoca a torcida contrária antes, durante e depois de sair do estádio.




d)-Ação social tradicional que é motivada por um costumes ou hábitos antigos(CABRAL, 2016).Pode ser chamado de inconsciente Coletivo. Exemplo: Este trabalho sempre foi feito assim, não vemos motivos para mudanças.

















A Sociologia Compreensiva de Max Weber e os três tipos de dominação que é diferente de Poder:






O que se entende por poder a partir de Marx Weber? O centro da atividade política é a busca pelo poder. Para Marx Weber, existem dois tipos exemplares de poder:







1º)-Uma pessoa sai de casa para fazer compras numa padaria ou numa farmácia, e ao longo do caminho é abordada por um assaltante a mão armada que lhe ordena a entregar tudo que você tem: Dinheiro, celular joias, além de sua carteira com cartões e seus documentos. E você é obrigado(a) a obedecer. Neste momento o assaltante está exercendo sobre você um poder, ou seja, ele está impondo a vontade dele sobre você. Porém, é um poder ILEGÍTIMO  e ILEGAL.
















2º)-Durante este assalto, por sorte sua, aparece a polícia, que detem o PODER LEGÍTIMO  de DOMINAR o assaltante e exigir dele a devolução de tudo que lhe fora roubado e ainda prendê-lo contra a vontade dele, pois ninguém quer ser preso. Neste caso, sobre o assaltante foi imposto um PODER LEGÍTIMO e LEGAL.

















Para Max Weber, poder é a possibilidade de impor sua própria vontade mesmo contra a vontade dos outros. Porém, não se pode manter por muito tempo o povo por meio deste poder. Até porque sob a mira de uma arma só se pode alcançar um número limitado de pessoas. É um poder passageiro, limitado e de pouca extensão. Procurar meios para que as pessoas achem correto obedecer, é onde entra o conceito de DOMINAÇÃO, que é a possibilidade de encontrar obediência em uma sociedade ou grupo de pessoas. Porém, para convencer as pessoas, a dominação  TEM QUE SER LEGÍTIMA. Encontrar formas de convencer as pessoas que o melhor para ela e para todos é obedecer, pois não dar para você ficar apontando o tempo todo uma arma obrigando as pessoas o tempo todo a lhe obedecerem, é necessário convencê-las de alguma maneira, que a melhor coisa para todos é realmente obedecer, submeter-se à aquele governo, dominador ou líder.






As ordens de ação da Dominação segundo Max Weber são de TRÊS TIPOS:







1)-DOMINAÇÃO TRADICIONAL: É aquela que se impõe pelos costumes arraigados por gerações. Não se pensa em uma outra forma de viver a não ser obedecendo a esta tradição recebida, vivida, e mantida de forma inquestionável. Obedeço porque sempre foi assim: Eles mandam e nós obedecemos. O certo é obedecer. Encontramos esta dominação nas Culturas indígenas, na política, religião, governos, etc.






2)- DOMINAÇÃO RACIONAL (LEGAL):É aquela que se baseia na lei e estão convencidos de que a lei deve ser cumprida já que é fruto de um consenso. Exemplo: Funcionário Públicos (Juízes, promotores e executores da lei)aplicam a lei independente de a quem estão aplicando (parentes, conhecidos e estranhos)pois está convencido de que o correto e aplicar a lei e demais se submeterem a ela.







3)-DOMINAÇÃO CARISMÁTICA (não confundir com simpatia):Baseia-se na CRENÇA de que o líder tem qualidades EXCEPCIONAIS, dons extraordinários. É um líder inspirado, que está imbuído na capacidade de cumprir uma MISSÃO. Vai na frente desbravando, abrindo caminhos, enfrentando obstáculos. Esclarecendo e mostrando caminhos, explicando como as coisas devem ser. Passa confiança, inspiração, convicção, sendo extremamente persuasivo. Nem sempre é simpático do tipo que sai sorrindo e abraçando todo mundo. O simpático não vai te nada em troca, o Carismático vai te pede tudo: Fidelidade, negação de outras coisas em seu seguimento; pede que você der o seu sangue pela causa, e que você unido a ele, vá a luta para atingir seus objetivos.







RESENHA SOBRE A ÉTICA PROTESTANTE E O “ESPIRITO” DO CAPITALISMO
















A Ética Protestante e O Espirito do Capitalismo é a obra mais famosa de Weber. Pulicada em 1905, essa obra é a compilação de dois artigos independentes que foram escritos no ano anterior da sua publicação, em 1904, enquanto o jovem Weber fazia uma viagem aos EUA(Max Weber Biography, 2014). No livro, o autor tenta compreender o capitalismo moderno do âmbito cultural religioso. Ou seja, em suas análises, ele consegue estabelecer uma relação e suas influências entre a cultura capitalista moderna e o puritanismo adotado pelas igrejas e seitas protestantes dos séculos XVI e XVII(WEBER, 2007). Enquanto Weber coletava dados sobre a sua região, Alemanha, ele percebeu uma característica interessante entre a posição econômica das pessoas e as suas religiões. Ele descobriu que a maioria dos “homens de negócio”, os bem sucedidos, eram protestantes. Em contrapartida, os que não eram tão sucedidos em comparação, eram católicos. Além disso, as regiões que mais “desenvolveram” culturalmente também eram concentradas em ambientes de maioria protestante. Para delimitar até que ponto essa relação atingia, Weber realiza uma análise macro da Europa, que ele considera como a mesma trajetória histórica que a Alemanha.O resultado foi o mesmo:




Regiões com predominância protestante como Alemanha e Inglaterra tinham o capitalismo mais difundido e “desenvolvido”. Enquanto isso, regiões de maioria católica como é o exemplo de Portugal e Espanha, não eram tão “desenvolvidos”. Assim, ele percebe que a reforma protestante não eliminou o controle da igreja sobre a vida cotidiana, mas trouxe uma nova forma de controle, mais opressiva e imposta(WEBER, 2007).













O “Espirito” do capitalismo





Para tentar explicar essa relação,Weber define o que seria o “espirito” do capitalismo que ele considera como uma espécie de ideias e hábitos que favorecem uma procura racional individualista de ganho econômico(WEBER, 2007). Para exemplificar de maneira mais palpável possível, Weber busca um personagem famoso da época, Benjamim Franklin, e mostra, através de suas frases como ele representa esse espírito:






-“A preguiça anda tão devagar, que a pobreza facilmente a alcança.”


-“Cuidado com as pequenas despesas: uma fenda diminuta pode fazer afundar um grande navio.”


-“Cedo na cama, cedo no batente. Faz o homem saudável, próspero e inteligente.”


-“Você pode adiar, mas o tempo não posterga.”






Essas frases de Franklin deixam evidente que o sistema capitalista deixa os homens dominados pela busca de dinheiro(WEBER, 2007). Esse sistema, requer uma devoção para fazer dinheiro. A profissão é vista como um dever e da necessidade de se dedicar ao trabalho produtivo como um fim de si mesmo. Uma vocação para todo esse modo de vida(WEBER, 2007).






Vocação do capitalismo e o puritanismo inglês





A vocação que o capitalismo necessita, é semelhante a interpretação luterana de vocação na Bíblia, que compõe o pensamento raiz do protestantismo ascético. Para Lutero, vocação é a valorização da realização do dever nos afazeres seculares como a mais elevada forma de atividade que o indivíduo pode exercer. Um de seus seguidores pergunta na época a Lutero:






-O que preciso fazer para cumprir a Obra de Deus?

Lutero pergunta:

-Qual sua profissão?

O seguidor de Lutero:

-Sapateiro!

Lutero o aconselha:

-“Volte para sua oficina, der o melhor que você puder para fazer o melhor sapato e cobre o preço justo.”






Ou seja, o único modo de vida para Deus segundo este seguimento protestante, é no desempenho das obrigações impostas pela sua posição no mundo(WEBER, 2007). Essa interpretação, justifica o estilo de vida de produção, como algo aceitável e conformado por essa vida de cumprimento do dever individual.






A religião protestante-ascética subdivide-se em:






1)-Calvinismo.



2)-Pietismo.



3)-Metodismo.



4)-As seitas (baseadas nos movimentos batistas).














Alguns dogmas Cristãos sofreram certas alterações no Protestantismo. Todas essas formas protestantes acima tiveram um papel importante no desenvolvimento do capitalismo, porém, o calvinismo destacou-se. No calvinismo, a predestinação, dogma principal, que dizia que uma ínfima parcela os homens serão escolhidos para a Graça e que ninguém saberia quem seria, tornou uma atitude individualista nas relações. Na Inglaterra, o puritanismo, vertente do calvinismo, confere uma justificação para a vocação luterana e para a busca de riqueza. Para o puritano, a acumulação de riqueza é vista como algo positivo, diferente do catolicismo, e a busca para sempre trabalhar mais e mais uma coisa positiva.














O tempo na visão capitalista





O tempo torna-se importante. Em “A mulher maravilha”, filme de super-heroína estreado em 2017, mostra em uma conversa entre os protagonistas a importância que o tempo tomou em nossa sociedade. O protagonista mostra para a heroína (que vive em uma ilha sem contato com a sociedade) um relógio de pulso e explica que ele diz a hora de dormir, quando acordar, comer. Então a heroína afirma: “não acredito que você deixa uma coisa desse tamanho controlar a sua vida”. Essa afirmação demonstra como o tempo, em uma sociedade capitalista, é uma das coisas mais importantes e que o puritanismo inglês também acredita. Perder tempo, para um Calvino, dormindo mais que o necessário para a saúde é motivo de condenação moral (tempo é dinheiro). Nessa visão, Deus quer apenas o trabalho racional na vocação. Perda de oportunidade de enriquecer é um conflito com a finalidade da vocação. Atividades sem propósito racional ou como um meio de diversão, como o esporte, são abomináveis. Assim, a sociedade torna uma grande fábrica de produção como o filme, “tempos modernos” de Charles Chaplin  em 1936, onde o homem se torna apenas uma ENGRENAGEM, e que a busca sempre é acumulação de riquezas.




















...............................................................









*Para citar este texto: Apostolado Berakash
 – Se você gosta de nossas publicações e caso queira saber mais sobre determinado tema, tirar dúvidas, ou até mesmo agendar palestras e cursos, entre em contato conosco  pelo e-mail:






filhodedeusshalom@gmail.com



Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger