A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , , , » Sinto, logo é verdadeiro? Os sentimentos são infalíveis?

Sinto, logo é verdadeiro? Os sentimentos são infalíveis?

Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 28 de maio de 2020 | 20:37


(Simples assim?)




“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e pervertido, quem o conhecerá?..."  (Jeremias 17,9)





No penso logo existo em confronto com o sinto logo existo, leva-nos a questionar: Onde está a verdade? Naquilo que ela é, ou  não é ?(conf. Santo Tomás de Aquino), ou a verdade está nos sentimentos ? Ou seja: O verdadeiro é aquilo que me comove e mexe com meus sentimentos? Qual a medida dos sentimentos para discernir a verdade? Devemos negar os sentimentos neste processo? O próprio Deus nos ordena: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças...” (conf. Marcos 12,30). Na nossa relação com Deus, Ele mesmo ordena que coloquemos o nosso coração (sentimentos afetivos) e não somente o nosso entendimento. Porém a sinceridade e os sentimentos não são o critério da verdade, pois uma pessoa pode estar sinceramente equivocada com seus sentimentos!





Blaise Pascal falava sobre "exercermos nossa fé com menos razão e mais emoção", aqui ele deixa claro que devemos exerce-la através de nossos sentimentos!





"A razão age com lentidão e com tantas vistas e sobre tantos princípios, os quais é preciso que sejam sempre presentes, que a toda hora adormece e se afasta por não ter todos esses princípios presentes. O sentimento não age assim: age num instante e está sempre pronto a agir. É preciso, pois, pôr nossa fé nos sentimentos do coração; de outro modo, ela será sempre vacilante".




Essa frase de Pascal é herética! Pascal era um membro da seita jansenista! 





O Jansenismo desprezava a razão e colocava o coração acima dela. Dai Pascal ter escrito: "O coração tem razões que a própria razão desconhece”. Isso é completamente falso! Deus nos fez seres inteligentes!




Em nossa alma, possuímos três faculdades ou potências:

 

 


1)-A inteligência.


2)-A vontade.


3)-A liberdade.



A inteligência, a vontade e a liberdade são a imagem e semelhança de Deus em nós, porque Deus tem Inteligência, Vontade, e liberdade Infinitas! A inteligência é o maior dom natural de Deus para nós. Deus nos revelou verdades sobre Ele mesmo, e essas verdades são dirigidas a nossa inteligência, captadas por ela e não precisamos de sentimentos para comprova-las. Por isso, Jesus mandou a seus Apóstolos, dizendo: "Ide e ensinai a todos". Portanto, ordenou que os Apóstolos ensinassem verdades a nossas inteligências. Pascal nega o que Cristo afirmou. Portanto, Pascal mentiu. Também São Paulo nos diz; "A Fé vem pelo ouvido" (Rom 10,17). Portanto, aprendemos a verdade que nos é ensinada pelo ouvido, e nunca pelo sentimento. Também São Pio X, na encíclica Pascendi, condenou a tese modernista de que a Fé é um sentimento. Recomendo-lhes que leiam essa encíclica papal. Por fim, é preciso saber que os hereges, quando falam do "coração" não se referem propriamente ao órgão do corpo humano que tem esse nome, nem se referem propriamente aos sentimentos em sentido comum. Coração, para eles, seria uma partícula divina que existiria homem, e em todas as coisas. Essa partícula divina era o que os gnósticos chamavam de pneuma, éon, chamazinha, centelha divina, centrum, etc. Era essa partícula, centro divino do homem, que seria preciso sentir, ter um contato experimental com ela.





Não creiamos portanto, no herege Pascal, e nem no sentimentalismo da heresia jansenista!






"Acredito que a verdade tem que ser buscada, descoberta e perseguida. Sem juízo de valor..."Se você busca a verdade, para persegui-la, você faz muito mal. E que significa conhecer a verdade sem fazer dela um juízo de valor? Significa que você não lhe dá nenhum valor! E se a verdade não tem nenhum valor, para que buscá-la?






O céu não é ecumênico! O céu é católico e dogmático, e portanto ordenado! Só o inferno é ecumênico, onde cada um tem a sua verdade e portanto, vive-se a desordem!










É para lá que, vão infelizmente,  os hereges e aqueles que passam a vida procurando a verdade, e que, quando a encontram, a perseguem e debocham dela, julgando-a indigna de sua inteligência. Para o céu, não é preciso ler o que escrevo, mas sim acreditar no que ensinou Nosso Senhor Jesus Cristo, bem como aquilo que a Igreja Católica ensina desde São Pedro, e por meio de seus sucessores, os Papas de Roma, sempre católica. Ler o que escrevo não tem importância nenhuma, a não ser na medida em que repito o que a Igreja, pelos Papas, sempre ensinou.



   

ATENÇÃO!!! Não é preciso ler meus escritos para ir ao céu. Não será porque lê minhas postagens que você chegará ao céu!O blog Berakash só vale alguma coisa porque indica o que você deve ler com humildade:  A bíblia, as encíclicas dos Papas, e o Catecismo da Igreja o qual repetem o que nos ensinou Jesus Cristo. Ninguém vai para o céu porque é "fã" dos meus pobres e insignificantes escritos. Só vai para o céu quem é batizado, ouve a palavra de Deus, ensinada pela Igreja Católica, coloca em prática os mandamentos de Deus e da Igreja, e não persegue a verdade, mas se deixa encontrar por ela. E saiba que a Verdade se encontra crucificada e coroada de espinhos! E esse é um dos grandes motivos que faz com que a Verdade cause divisão.





Ora, Deus é sobrenatural, portanto não se SENTE naturalmente -  Apenas com sentimentos e arrepios não se crê em nada! Crê-se com o intelecto, que não é mero sentimentalismo! 




E dizer que ninguém prova nada é também uma consequência do relativismo subjetivista. Aristóteles e São Tomás provam que Deus existe. A existência de Deus não é algo simplesmente de fé. É algo racional, que se prova racionalmente. Porém, o atual sentimentalismo religioso e relativista proclama que: "O que eu sinto dentro de mim é diferente em todas as pessoas, por isso cada um de nós tem a sua maneira própria de sentir o seu "deus" ou a sua "fé" ou esperança". Se você é relativista, "você não sabe se o que você SENTE é realmente diferente do que os outros sentem!" Se tem certeza então você nega o que acredita! E você não SENTE seu "deus" dentro de você, porque Deus, repito, não é algo material para ser sentido. Nem Deus está dentro de você como a comida que você comeu e está dentro de seu estômago, ou o sangue circulando em suas veias. Fé e Esperança não são sentimentos. São virtudes. A Fé é uma virtude intelectual que nos faz aceitar o que Deus revelou como verdade, o que a pura razão, por si, não poderia conhecer. A esperança é a virtude que nos faz confiar que, sendo Deus bondosíssimo, nos dará certamente um prêmio eterno, que Ele mesmo nos prometeu, caso acreditemos nEle e obedeçamos à sua Lei.






É completamente errado dizer, que cada um tem a "sua verdade"! 






A verdade é uma só, e ela não depende da opinião de ninguém. Ora, a Verdade é a adequação da ideia do sujeito conhecedor ao objeto conhecido. Quando a ideia que temos de uma coisa corresponde a essa coisa, temos a verdade. Se cada um tivesse uma ideia diferente da realidade que conhecemos pelos sentidos e pela inteligência, a engenharia e a ciência seria uma fantasia!Imagine se cada um tivesse uma ideia particular da realidade, sem ter certeza de que os outros tivessem a mesma ideia. Imagine, por exemplo, dois jogadores de xadrez disputando um partida, que confusão haveria! A confusão de nosso dias, advém exatamente da ideia de que cada um tem a sua verdade. Essa ideia, bem espalhada em nosso tempo, torna o século XXI parecido a um hospício, pois é nos manicômios que cada um pensa o que quer de cada coisa.






Devo ainda dizer-lhes que se equivocam (mesmo sendo sinceros) os que dizem: "Fé se pode ter em qualquer coisa"! 






Ora, eu não tenho fé que estou usando meu computador: sei que o estou usando. Eu não tenho Fé que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos, ou que 2+2=4. Eu compreendo essa verdade pela minha razão natural. Eu não tenho Fé que Deus existe. Eu sei que Ele existe pelo uso de minha razão, porque a existência de Deus se prova racionalmente como fez Tomás de Aquino, então, sua existência não é uma questão de Fé, e a bíblia revela isso, considerando INDESCULPÁVEIS quem não acredita em Deus pelo uso da razão. Está escrito em Romanos 1,19-22: "Pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens (os incrédulos) são indesculpáveis; porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos...”




Fé nós "temos somente nas verdades que Deus nos revelou" e que nossa razão não pode compreender plenamente tudo. 









A verdade é maior que nossa inteligência limitada! Assim, temos Fé que em Deus há três pessoas iguais e distintas, porque Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro, nos ensinou isso. E sendo Deus, Ele não pode se enganar e nem nos enganar. Por isso cremos no que Ele nos revelou. E cremos com certeza absoluta! Alguém disse que que cada um pode "crer em si mesmo, em Deus ou em satanás", e que isto seria uma questão de escolha! Ora, quem cresse em si mesmo, seria um louco, porque eu conheço limitadamente a mim mesmo e não plenamente! Eu não posso crer  em mim de forma absoluta! Ademais, cada um sabe que não compreende tudo, e por isso, um homem que tivesse "fé" absoluta em si mesmo, seria um louco! Crer em satanás? seria outra loucura! Como crer no pai da mentira? A Bíblia não foi revelada ou inspirada  por homens, mas por Deus, por isso eu creio nela! Assim como não digo que quem escreve esta postagem não é o computador, mas sim eu mesmo, assim Deus escreveu o texto das Escrituras usando escrivães. O autor da Bíblia é o próprio Deus. E se temos certeza da morte, é porque temos certeza também, de que estamos vivos, e isso não é uma questão de fé, mas do uso da razão. Coloco-me sempre a disposição para elucidar melhor as dúvidas que não consegui elucidar nesta postagem. Mas sempre direi baseada na verdade revelada por Cristo e ratificada pelo magistério da Igreja, e não no que eu ACHO. O que eu acho não interessa, nem muito menos o que os outros acham. Importa a realidade. Importa o que Deus nos revelou. Nós não temos a "nossa" verdade. 







CONCLUSÃO






Finalizo dizendo que, é por isso tudo que tenho esperança, mas não certeza, de que compreenderão o que lhes escrevi, e despeço-me na certeza de que Deus sempre terá misericórdia de nós se nos arrependemos e confessamos os nossos pecados, e Ele será justo em nos perdoar, pois isso Ele nos prometeu em: I João 1, 8-9 (leia para TER CERTEZA!).







Conteúdo adaptado da Montfort








------------------------------------------------------

 

 





APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 


filhodedeusshalom@gmail.com


Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger