A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » » A Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia em Mossoró-RN

A Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia em Mossoró-RN

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 2 de abril de 2017 | 08:23

(Padre Aélio Geovani)







As missas da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia em Mossoró-RN, são na verdade, chamadas de santo qurbono, o que, na tradução, significa divina liturgia. Essa é uma das diferenças entre a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia e a Igreja Católica Apostólica Romana. Com atuação recente na cidade de Mossoró-RN. Dois bairros da cidade recebem as celebrações da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia: o Alto da Conceição e o Rincão. As missas ocorrem aos domingos, às 17h. De acordo com o padre Aélio Geovanni, não existe uma paróquia em Mossoró. “São comunidades. Para ser paróquia, é necessária uma estrutura”, explica, citando ainda a presença da igreja no Rio Grande do Norte nas cidades de Pau dos Ferros e Marcelino Vieira. Na cidade, as missas são celebradas na própria casa do padre, que também é pároco do RN, onde há um espaço específico dedicado a receber os fiéis.







A Igreja Ortodoxa tem uma hierarquia semelhante à do catolicismo!














“É praticamente a mesma (a hierarquia); apenas o papa é substituído pelo patriarca. Mas, nós temos padres, bispos, arcebispos”, ressalta o religioso. Padre Aélio Geovani tem formação na teologia romana, como ele mesmo define. Antes foi frade franciscano, o religioso conheceu a Igreja Ortodoxa em Fortaleza (CE). No Estado vizinho, inclusive, a Igreja tem ampla atuação na capital e no interior, em Canindé. Para os cristãos ortodoxos, o celibato não é obrigatório, e sim, opcional. Padre Aélio Geovani é casado e tem dois filhos. De acordo com ele, para ser padre é necessário ter uma família, diferente do presbitério romano que conforme as escrituras, segue o conselho Paulino em I Cor 7,31-35, e exige dedicação exclusiva para quem quer viver a ordenação presbiteral, já que na ordenação diaconal, pode ser casado. Além disso, a igreja Ortodoxa não mantém os custos do sacerdote, uma vez que este pode trabalhar e ter renda para se sustentar e manter sua família. Sendo assim, todas as doações feitas pela comunidade são voltadas exclusivamente para as obras da igreja. Quanto às crenças cristãs, a presença de Maria, mãe de Jesus, é um dos pontos fortes da tradição ortodoxa. Nós devotamos a Maria de uma forma mais plena”, argumenta. A missa, ou santo qurbono, tem todos os momentos da Igreja Católica, como comunhão, ofertório, homilia. No entanto, a ordem se modifica. O ofertório inicia a celebração. A comunhão, por exemplo, não é feita com a hóstia, mas sim com o pão, embebido no vinho e partilhado entre os fiéis. O pedreiro Francisco Silvestre de Holanda é seguidor da Igreja Ortodoxa há quatro anos. Sua história na comunidade se confunde com a própria fundação da congregação em Mossoró: “Sinto-me realizado em participar das missas. Gosto da forma participativa e das interpretações da Bíblia, que é direcionada para cada um de nós...comenta Francisco...Não me lembro da vez que faltei a missa nesses quatro anos.”





Os ortodoxos utilizam a mesma bíblia católica, no entanto a igreja cristã oriental tem sua própria bíblia!





“O livro sagrado é chamado Peshita. Ele é originário dos manuscritos mais antigos da bíblia. Copiada do aramaico, a língua de Jesus, cita. Para o padre Aélio, a Igreja Oriental tem o aprofundamento necessário nos textos bíblicos. A falha do cristão ocidental é a falta de aprofundamento”, finaliza. O momento eucarístico é realizado quase que do mesmo modo que a Igreja Católica Apostólica Romana, inclusive a Igreja Ortodoxa também celebra os sete sacramentos da católica (batismo, eucaristia, crisma, matrimônio, ordem, penitência e unção dos enfermos) a diferença, segundo Haélio, está no modo como os rituais de celebração são realizados pela comunidade ortodoxa. No entanto, assim como a Igreja Católica Romana têm o papa com maior santidade, o chefe espiritual da Igreja Ortodoxa é o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Zaquiel I, embora este seja um título de honra, uma vez que os patriarcas de cada uma dessas igrejas são independentes. Para os ortodoxos, o chefe único da igreja é o próprio Jesus Cristo. A autoridade suprema na Igreja Católica Apostólica Ortodoxa é o Santo Sínodo Ecumênico, que se compõe de todos os "patriarcas chefes" das igrejas.





História da Igreja Sírian Ortodoxa de Antioquia no Brasil:





1950 - A Igreja Ortodoxa Siríaca está presente no Brasil desde 1950, com a presença dos imigrantes das primeiras colônias sírias e suas primeiras comunidades religiosas.



1951 - Esse ramo tradicional das igrejas de imigração fora estabelecido com a construção da primeira Paróquia de São João Batista, em São Paulo, em 1951.



1959 - Mais tarde, em 1959, inaugurou-se a Paróquia de São Pedro, em Belo Horizonte (MG).



1962 - No ano de 1962, foi lançada a pedra fundamental da Catedral de São Jorge, em Campo Grande (MS).



1981 - No ano de 1981, inaugurou-se, também em São Paulo, a última Igreja tradicional com o nome de Paróquia de Santa Maria. Atualmente, o delegado patriarcal das paróquias das colônias sírias é o mons. Antonio Nakkoud.



1983 - Somente em 1983, com a criação de uma Missão entre os brasileiros (ICOSB), fundada por Mar Crisóstomus, a ortodoxia siriana se estendeu aos brasileiros.






De acordo com Haélio, a Igreja Ortodoxa de Mossoró participa do Conselho Nacional das Igrejas no Brasil (CONIC) e tem como principal objetivo buscar junto com as outras igrejas a união ecumênica entre as religiões Cristãs. A igreja também conta com um site o www.icosb.com.br onde os interessados podem obter mais informações sobre a Igreja Ortodoxa, conhecer a sua organização e inclusive saber como se faz para contribuir com ela. Os interessados a conhecer a comunidade ortodoxa em Mossoró podem entrar em contato com Haélio Geovane pelo telefone (84)3314-0038, para saber mais sobre horários e eventos realizados pela comunidade.      





Fontes: Jornal  de Fato e O Mossoroense






Igreja Ortodoxa Síria de Antioquia

 

 

 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

 

 

 

A Igreja Ortodoxa Síria - Siríaca, Jacobita ou Ortodoxa Siríaca é uma denominação cristã oriental autocéfala. Encabeçada pelo Patriarca Ortodoxo Siríaco de Antioquia, "considera-se a sucessora da comunidade cristã fundada em Antioquia pelos apóstolos Pedro e Paulo". É uma igreja ortodoxa oriental, ou seja, tem características miafisistas, rejeitando dogmaticamente o Concílio de Calcedônia. (Miafisismo, é uma fórmula cristólogica das Igrejas Orientais Ortodoxas que professam a fé nos três Concílios Ecumênicos. O miafisismo afirma que na pessoa una de Jesus Cristo, Divindade e Humanidade estão unidas em uma única ou singular natureza ("physis"), as duas estão unidas sem separação, sem confusão e sem alteração. As Igrejas Orientais Ortodoxas rejeitam esta caracterização). A Igreja de Antioquia data do período apostólico, a tradição localizando sua fundação no ano de 34, por São Pedro e São Paulo Apóstolo. Extensamente citada nos Atos dos Apóstolos e nas epístolas paulinas, na cidade de Antioquia é descrita por São Lucas, ele mesmo membro da comunidade, a primeira vez em que os discípulos de Cristo foram chamados cristãos. A Igreja se tornou um grande centro da Cristandade, com seu patriarca São Serapião de Antioquia, já pelo fim do século II, sendo registrado exercendo poderes fora da Síria (província romana), intervindo em Roso (na Cilícia) e em Edessa (fora do Império Romano).No começo da era cristã, a comunidade de Antioquia sofreu com muita divisão. Após a eleição de São Melécio, cuja posição cristológica se encontra até hoje ambígua, o Patriarcado se dividiu entre quatro grupos:

 

 

 

1)-Seus sucessores semi-nicenos sem comunhão com Alexandria e Roma;

 

 

2)-Os nicenos estritos seguidores de Eustácio em comunhão com ambas as sés;

 

 

3)-Os arianistas apoiados pelo imperador Valente;

 

 

4)-E os seguidores de Apolinário de Laodiceia.

 

 

 

Pouco depois a reunificação destes grupos em conflito, seguiu-se uma alternância entre patriarcas diofisistas (em consonância com o Concílio de Calcedônia realizado em 451) e miafisistas, apoiados em diferentes momentos por imperadores diofisistas e miafisistas. O mesmo Concílio de Calcedônia elevou o bispo de Antioquia ao título de patriarca, o que foi mantido mesmo pela sucessão não-calcedoniana. A disputa se agravou depois da escolha do influente miafisista Severo de Antioquia pelo imperador Anastácio I Dicoro em 512. Seis anos depois, Justino I assumiu o império, depôs Severo, que se exilou em Alexandria, e elegeu Paulo o Judeu. Severo e seus seguidores, no entanto, preservaram uma hierarquia não-calcedoniana que hoje subsiste na Igreja Ortodoxa Síria, enquanto os sucessores de Paulo hoje correspondem à Igreja Ortodoxa Grega de Antioquia. Em 1160, em reação à expansão islâmica em direção à Antioquia (que seria conquistada pelo Império Otomano em 1268), a sé da Igreja Ortodoxa Síria se mudou para o Mosteiro de Santo Ananias, nos arredores de Mardin, atualmente parte da Turquia. A sé patriarcal ficaria ali até 1924, quando Kemal Atatürk expulsou o patriarca, que se transferiu para Homs e depois para Damasco. Hoje, o patriarca reside e Maarat Saidnaya, vilarejo de Rif Dimashq a 25 quilômetros de Damasco. A Igreja Ortodoxa Síria ganhou um grande séquito na Índia no século XVII. Por influência portuguesa, a comunidade dos cristãos de São Tomé, antes parte da Igreja do Oriente, fora submetida à Igreja Latina no Concílio de Diamper em 1599. Em 3 de janeiro de 1653, autoridades comunitárias lideradas pelo arcediago Mar Thoma I fizeram o juramento da cruz de Koonan, em que rejeitaram definitivamente o domínio português. Em seguida, 84 comunidades permaneceram em comunhão com a Igreja Católica Romana, hoje subsistindo basicamente na Igreja Católica Siro-Malabar, enquanto 32 comunidades estabeleceram laços canônicos com a Igreja Ortodoxa Síria. Hoje, a comunidade ortodoxa indiana está dividida em dois grupos canônicos: a Igreja Síria Jacobita Cristã (parte da Igreja Ortodoxa Síria) e a "Igreja Ortodoxa Siríaca Malankara" (autocéfala). Estes grupos não estão em comunhão perfeita entre si, mas estão ambos em comunhão com as outras igrejas ortodoxas orientais. A Igreja Ortodoxa Síria, ainda que seja principalmente concentrada na Síria, Turquia, Iraque e Índia, tem um número considerável de fiéis de diáspora ao redor do mundo, além de missões de sucesso, por exemplo, na Guatemala e no Brasil.

 

 


Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Ortodoxa_S%C3%ADria

 






------------------------------------------------------

 

 

 

 

APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger