A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » » A Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia em Mossoró-RN

A Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia em Mossoró-RN

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 2 de abril de 2017 | 08:23





As missas da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia em Mossoró-RN, são na verdade, chamadas de santo qurbono, o que, na tradução, significa divina liturgia. Essa é uma das diferenças entre a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia e a Igreja Católica Apostólica Romana. Com atuação recente na cidade de Mossoró-RN.





Dois bairros da cidade recebem as celebrações da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia: o Alto da Conceição e o Rincão. As missas ocorrem aos domingos, às 17h. De acordo com o padre Aélio Geovanni, não existe uma paróquia em Mossoró. “São comunidades. Para ser paróquia, é necessária uma estrutura”, explica, citando ainda a presença da igreja no Rio Grande do Norte nas cidades de Pau dos Ferros e Marcelino Vieira. Na cidade, as missas são celebradas na própria casa do padre, que também é pároco do RN, onde há um espaço específico dedicado a receber os fiéis.


A Igreja Ortodoxa tem uma hierarquia semelhante à do catolicismo:



“É praticamente a mesma(a hierarquia); apenas o papa é substituído pelo patriarca. Mas, nós temos padres, bispos, arcebispos”, ressalta o religioso.


Padre Aélio Geovani tem formação na teologia romana, como ele mesmo define. Antes foi frade franciscano, o religioso conheceu a Igreja Ortodoxa em Fortaleza (CE). No Estado vizinho, inclusive, a Igreja tem ampla atuação na capital e no interior, em Canindé.



Para os cristãos ortodoxos, o celibato não é obrigatório, e sim, opcional. Padre Aélio Geovani é casado e tem dois filhos. De acordo com ele, para ser padre é necessário ter uma família, diferente do presbitério romano que conforme as escrituras, segue o conselho Paulino em I Cor 7,31-35, e exige dedicação exclusiva para quem quer viver a ordenação presbiteral, já que na ordenação diaconal, pode ser casado.Além disso, a igreja Ortodoxa não mantém os custos do sacerdote, uma vez que este pode trabalhar e ter renda para se sustentar e manter sua família. Sendo assim, todas as doações feitas pela comunidade são voltadas exclusivamente para as obras da igreja.


Quanto às crenças cristãs, a presença de Maria, mãe de Jesus, é um dos pontos fortes da tradição ortodoxa. Nós devotamos a Maria de uma forma mais plena”, argumenta.A missa, ou santo qurbono, tem todos os momentos da Igreja Católica, como comunhão, ofertório, homilia. No entanto, a ordem modifica. O ofertório inicia a celebração. A comunhão, por exemplo, não é feita com a hóstia, mas sim com o pão, embebido no vinho e partilhado entre os fiéis.


O pedreiro Francisco Silvestre de Holanda é seguidor da Igreja Ortodoxa há quatro anos. Sua história na comunidade se confunde com a própria fundação da congregação em Mossoró:


“Sinto-me realizado em participar das missas. Gosto da forma participativa e das interpretações da Bíblia, que é direcionada para cada um de nós...comenta Francisco...Não me lembro da vez que faltei a missa nesses quatro anos.”


Os ortodoxos utilizam a mesma bíblia católica, no entanto a igreja cristã oriental tem sua própria bíblia.


“O livro sagrado é chamado Peshita. Ele é originário dos manuscritos mais antigos da bíblia. Copiada do aramaico, a língua de Jesus, cita. Para o padre Aélio, a Igreja Oriental tem o aprofundamento necessário nos textos bíblicos. A falha do cristão ocidental é a falta de aprofundamento”, finaliza.


O momento eucarístico é realizado quase que do mesmo modo que a Igreja Católica Apostólica Romana, inclusive a Igreja Ortodoxa também celebra os sete sacramentos da católica (batismo, eucaristia, crisma, matrimônio, ordem, penitência e unção dos enfermos) a diferença, segundo Haélio, está no modo como os rituais de celebração são realizados pela comunidade ortodoxa.No entanto, assim como a Igreja Católica Romana têm o papa com maior santidade, o chefe espiritual da Igreja Ortodoxa é o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Zaquiel I, embora este seja um título de honra, uma vez que os patriarcas de cada uma dessas igrejas são independentes.Para os ortodoxos, o chefe único da igreja é o próprio Jesus Cristo. A autoridade suprema na Igreja Católica Apostólica Ortodoxa é o Santo Sínodo Ecumênico, que se compõe de todos os patriarcas chefes das igrejas.





História da Igreja Sírian Ortodoxa de Antioquia no Brasil:


1950 - A Igreja Ortodoxa Siríaca está presente no Brasil desde 1950, com a presença dos imigrantes das primeiras colônias sírias e suas primeiras comunidades religiosas.

1951 - Esse ramo tradicional das igrejas de imigração fora estabelecido com a construção da primeira Paróquia de São João Batista, em São Paulo, em 1951.

1959 - Mais tarde, em 1959, inaugurou-se a Paróquia de São Pedro, em Belo Horizonte (MG).

1962 - No ano de 1962, foi lançada a pedra fundamental da Catedral de São Jorge, em Campo Grande (MS).

1981 - No ano de 1981, inaugurou-se, também em São Paulo, a última Igreja tradicional com o nome de Paróquia de Santa Maria. Atualmente, o delegado patriarcal das paróquias das colônias sírias é o mons. Antonio Nakkoud.

1983 - Somente em 1983, com a criação de uma Missão entre os brasileiros (ICOSB), fundada por Mar Crisóstomus, a ortodoxia siriana se estendeu aos brasileiros.


De acordo com Haélio, a Igreja Ortodoxa de Mossoró participa do Conselho Nacional das Igrejas no Brasil (CONIC) e tem como principal objetivo buscar junto com as outras igrejas a união ecumênica entre as religiões. A igreja também conta com um site o www.icosb.com.br onde os interessados podem obter mais informações sobre a Igreja Ortodoxa, conhecer a sua organização e inclusive saber como se faz para contribuir com ela.Os interessados a conhecer a comunidade ortodoxa em Mossoró podem entrar em contato com Haélio Geovane pelo telefone 3314-0038 para saber mais sobre horários e eventos realizados pela comunidade.      



Fontes: Jornal  de Fato e O Mossoroense
Curta este artigo :

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido, desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Serão analisadas e poderão ser ignoradas e ou, excluídas.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger