(Padre Aélio Geovani) |
Igreja
Ortodoxa Síria de Antioquia
Origem:
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A Igreja Ortodoxa Síria - Siríaca, Jacobita ou Ortodoxa Siríaca é uma denominação cristã oriental autocéfala. Encabeçada pelo Patriarca Ortodoxo Siríaco de Antioquia, "considera-se a sucessora da comunidade cristã fundada em Antioquia pelos apóstolos Pedro e Paulo". É uma igreja ortodoxa oriental, ou seja, tem características miafisistas, rejeitando dogmaticamente o Concílio de Calcedônia. (Miafisismo, é uma fórmula cristólogica das Igrejas Orientais Ortodoxas que professam a fé nos três Concílios Ecumênicos. O miafisismo afirma que na pessoa una de Jesus Cristo, Divindade e Humanidade estão unidas em uma única ou singular natureza ("physis"), as duas estão unidas sem separação, sem confusão e sem alteração. As Igrejas Orientais Ortodoxas rejeitam esta caracterização). A Igreja de Antioquia data do período apostólico, a tradição localizando sua fundação no ano de 34, por São Pedro e São Paulo Apóstolo. Extensamente citada nos Atos dos Apóstolos e nas epístolas paulinas, na cidade de Antioquia é descrita por São Lucas, ele mesmo membro da comunidade, a primeira vez em que os discípulos de Cristo foram chamados cristãos. A Igreja se tornou um grande centro da Cristandade, com seu patriarca São Serapião de Antioquia, já pelo fim do século II, sendo registrado exercendo poderes fora da Síria (província romana), intervindo em Roso (na Cilícia) e em Edessa (fora do Império Romano).No começo da era cristã, a comunidade de Antioquia sofreu com muita divisão. Após a eleição de São Melécio, cuja posição cristológica se encontra até hoje ambígua, o Patriarcado se dividiu entre quatro grupos:
1)-Seus sucessores semi-nicenos
sem comunhão com Alexandria e Roma;
2)-Os nicenos estritos
seguidores de Eustácio em comunhão com ambas as sés;
3)-Os arianistas apoiados pelo
imperador Valente;
4)-E os seguidores de
Apolinário de Laodiceia.
Pouco depois a reunificação
destes grupos em conflito, seguiu-se uma alternância entre patriarcas
diofisistas (em consonância com o Concílio de Calcedônia realizado em 451) e
miafisistas, apoiados em diferentes momentos por imperadores diofisistas e
miafisistas. O mesmo Concílio de Calcedônia elevou o
bispo de Antioquia ao título de patriarca, o que foi mantido mesmo pela
sucessão não-calcedoniana. A disputa se agravou depois da escolha do
influente miafisista Severo de Antioquia pelo imperador Anastácio I Dicoro em
512. Seis anos depois, Justino I assumiu o império, depôs Severo, que se exilou
em Alexandria, e elegeu Paulo o Judeu. Severo e seus
seguidores, no entanto, preservaram uma hierarquia não-calcedoniana que hoje
subsiste na Igreja Ortodoxa Síria, enquanto os sucessores de Paulo hoje
correspondem à Igreja Ortodoxa Grega de Antioquia. Em 1160, em reação à
expansão islâmica em direção à Antioquia (que seria conquistada pelo Império
Otomano em 1268), a sé da Igreja Ortodoxa Síria se mudou para o Mosteiro de
Santo Ananias, nos arredores de Mardin, atualmente parte da Turquia. A sé
patriarcal ficaria ali até 1924, quando Kemal Atatürk expulsou o patriarca, que
se transferiu para Homs e depois para Damasco. Hoje, o
patriarca reside e Maarat Saidnaya, vilarejo de Rif Dimashq a 25 quilômetros de
Damasco. A Igreja Ortodoxa Síria ganhou um grande séquito na Índia no
século XVII. Por influência portuguesa, a comunidade dos cristãos de São Tomé,
antes parte da Igreja do Oriente, fora submetida à Igreja Latina no Concílio de
Diamper em 1599. Em 3 de janeiro de 1653, autoridades comunitárias lideradas
pelo arcediago Mar Thoma I fizeram o juramento da cruz de Koonan, em que
rejeitaram definitivamente o domínio português. Em
seguida, 84 comunidades permaneceram em comunhão com a Igreja Católica Romana,
hoje subsistindo basicamente na Igreja Católica Siro-Malabar, enquanto 32
comunidades estabeleceram laços canônicos com a Igreja Ortodoxa Síria. Hoje, a
comunidade ortodoxa indiana está dividida em dois grupos canônicos: a Igreja
Síria Jacobita Cristã (parte da Igreja Ortodoxa Síria) e a "Igreja Ortodoxa Siríaca
Malankara" (autocéfala). Estes grupos não estão em comunhão perfeita
entre si, mas estão ambos em comunhão com as outras igrejas ortodoxas
orientais. A Igreja Ortodoxa Síria, ainda que seja
principalmente concentrada na Síria, Turquia, Iraque e Índia, tem um número
considerável de fiéis de diáspora ao redor do mundo, além de missões de
sucesso, por exemplo, na Guatemala e no Brasil.
Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Ortodoxa_S%C3%ADria
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