(Assunção de Maria Santíssima) |
Será que Ninguém subiu ao
Céu mesmo?
Quando Algum católico diz que os cristãos mortos
vão para o céu logo após a morte, comumente alguns protestantes nos deparam com
essa passagem de João 3,11-12, dizendo que ai Jesus diz que ninguém subiu ao
céu, ou seja que todos os Cristãos mortos estão dormitando, mas será que Jesus
realmente quis dizer isso? Não existe contradição na palavra de Deus e nem na sua revelação, o que na verdade existe é contradição nas INTERPRETAÇÕES PARTICULARES de pessoas e pastores. Pois a interpretação não compete a pessoas particulares, mas à Igreja conforme nos ordena as escrituras:"Sabendo
primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular
interpretação." (II Pedro 1,20)
Para entendermos portanto como Igreja (usando para isto a palavra, a tradição dos primeiros Cristãos e o magistério da Igreja), temos que ler o
contexto e os versículos anteriores, para evitarmos tirar texto do contexto para servir de pretexto, como costumeiramente fazem os irmão separados, os protestantes: "Em
verdade, em verdade te digo: dizemos o que sabemos e damos testemunho do que
vimos, mas não recebeis o nosso testemunho. Se vos tenho falado das coisas
terrenas e não me credes, como crereis se vos falar das celestiais? Ninguém
subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem."
(João 3, 11-12). Jesus Estava está falando de que ai? De pessoas que
não subirão ao céu até o julgamento final ou do conhecimento das coisas divinas
que Ele veio nos Revelar? Não se trata de ascensão, olhe o verbo no
passado “SUBIU”. Cristo ainda estava na terra quando falou isso,
onde está escrito na bíblia que Ele desceu e depois subiu antes da
ressurreição?
Na
verdade Cristo faz alusão a textos como Deut 30, 12; Bar 3, 29 e Prov 30, 4
“Vindo do céu, ele
pode dar-nos a conhecer os mistérios da vontade divina”. (Rm 10, 6) (cf. Sb
8, 16-17). Quando Jesus fala que só Ele subiu, usa a expressão
“Céu” no singular, e não céus. Porque Ele foi o único a subir ao Céu dos céus
(1.º Rs 8, 27). O mais alto dos céus. Visto que há diferentes níveis de
céu (2.ª Cor 12, 1-3). No Antigo testamento Elias e Enoc e Moisés foram
arrebatados, ou seja subiram também, então Jesus não poderia está a querer afirmar aqui como muitos interpretam erroneamente, que só Ele havia
subido (Gn 5:24; 2.º Rs 2). O que Ele afirma é que foi o único a
subir ao mais alto Céu, à Direita do Pai (Ap 12,5) e descendo nos
revelou os mistérios de Deus.Depois da morte e ressurreição de Cristo o céu foi
aberto a todos e Cristo levou as almas que morreram na servidão divina consigo
para o céu, pois antes todos estavam no XEOL, pois assim nos revela as
escrituras:"Mas
a cada um de nós foi dada a graça, segundo a medida do dom de Cristo, pelo
que diz: Quando subiu ao alto, levou
muitos cativos consigo (I Ped3,19), cumulou de dons os homens . Ora, que
quer dizer Ele subiu, senão que antes havia descido a esta terra? Aquele
que desceu é também o que subiu
acima de todos os céus, para encher todas as coisas."
(Efésios 4, 7-10). XEOL é o nome hebraico dado no AT para os “infernos”,
“abismo” ou “morada dos mortos” (Gn 37,35; Is 38,18). Julgava-se que o Xeol
ficava debaixo da terra:“Desceram vivos à morada
dos mortos, eles e tudo o que possuíam; cobriu-os a terra, e desapareceram da
assembléia.” (Números
16, 33.).Jesus, ao morrer, desceu ao Xeol (At 2,24-31; Rm
10,6-7; Ef 4,8-10) para anunciar aos mortos a sua vitória sobre a morte pela
ressurreição (Ap 1,18; Mt 27,51-53; 1Pd 3,19s)."Pois d'Ele diz Davi: Eu
via sempre o Senhor perto de mim, pois ele está à minha direita, para que eu
não seja abalado. Alegrou-se por isso o meu coração e a minha língua exultou.
Sim,também a minha carne repousará na
esperança, pois não deixarás a
minha alma na região dos mortos, nem permitirás que o teu santo conheça
a corrupção. Fizeste-me conhecer os caminhos da vida, e me encherás de alegria
com a visão de tua face (Sl 15,8-11). " (Atos 2, 25-28).Não preciso citar versículos e mais
versículos como uma metralhadora para provar que depois de Jesus, os servos eleitos
e mortos de Deus vão para o céu em espírito repousar no “seio de Abraão”,
ACORDADOS. Citarei apenas mais algumas para enriquecer: “Mas, cheio do Espírito Santo, Estevão fitou
o céu e viu a glória de Deus e Jesus de pé à direita de Deus: Eis que vejo,
disse ele, os céus abertos e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus.
Levantaram então um grande clamor, taparam os ouvidos e todos juntos se
atiraram furiosos contra ele. Lançaram-no fora da cidade e começaram a
apedrejá-lo. As testemunhas depuseram os seus mantos aos pés de um moço chamado
Saulo. E apedrejavam Estevão, que orava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito” (At 7,55-59).
O espírito de Estevão foi
para onde?
“Estamos,
repito, cheios de confiança, preferindo ausentar-nos deste corpo para ir habitar junto do Senhor. É
também por isso que, vivos ou
mortos, nos esforçamos por agradar-lhe” (2 Cor 5,8-9) - Uma pessoa dormindo agrada a
Deus?
Mas alguém
pode objetar dizendo que isso não prova nada dos santos, quer dizer, da
intercessão dos Santos, pois bem, vamos lá:
Os que morreram por Deus e pelo Evangelho também
aparecem bem vivos, acordados e tendo acesso direto para clamar ao Pai. (Lc
9, 28-31; Ap 6, 9-10).Se tomo ao pé da
letra que a alma fica dormindo após a morte como supõe a interpretação
protestante de I Cor 15,51-52. Seria falsa as escrituras ao provar que após a
morte a alma fica consciente como mostra as passagens : Luc.16,24 ; II Ped.
1,13-15; I Cor 5,6-9; Fl 1,23 e Mat.17, 1-8 ? I Tessa. 3,13 : “Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis
em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo
com todos os seus santos.”
Com esta
passagem acima fazemos a pergunta : É POSSÍVEL A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM ?
Moisés (Já morto )
fala com Jesus : Mc 9.2-4 - Ora, como
Moisés já morto apareceu glorificado para Cristo e conversando com ele? (Lc 9,
28-31) Se ele não soubesse de nada e estivesse
dormindo como ele falaria do êxodo e saberia que Cristo ainda não tinha
sido crucificado e até mesmo que aquele homem era o Messias? Para os antigos o SANGUE
ERA VIDA ( ALMA ) – Pode o sangue falar com Deus ? ( Ou a alma
espiritual do fiel ? ) – Gen. 4,10.
"Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos homens imolados por causa da palavra
de Deus e por causa do testemunho de que eram depositários. E clamavam em
alta voz, dizendo: Até quando tu, que és o Senhor, o Santo, o Verdadeiro,
ficarás sem fazer justiça e sem vingar o
nosso sangue contra os habitantes da terra?" (Apocalipse 6, 9-10).
-Ai
diz que a multidão clamava por Justiça e estava sob o altar. Como eles saberiam
que ainda não tinha se consumado tudo?
-Como eles saberiam que Deus ainda não
tinha executado a vingança contra os habitantes da terra?
-Como eles poderiam Clamar por justiça
dormindo?
De
fato, no Antigo Testamento todos os que morriam não tinham esperança alguma de
Céu, e nada sabiam sobre o que acontecia aqui neste mundo, debaixo do sol:
-Sequer podiam rezar por
alguém (Sl 115,17) e nem louvar a Deus (Is 38,18-19).
-E
muito menos sabiam dos fatos do Céu. Mas, Jesus fez uma Obra de Redenção plena
e mudou esta realidade. Foi pregar aos que estavam na Região dos Mortos desde a
criação do mundo (Contemporâneos de Noé), até Sua Crucificação (1.ª Pd
3, 18-20; 4, 5-6).
-Vencendo a morte levou muitos deles para o Céu (Ef
4,7-10).
-Moisés foi agraciado antecipadamente, pois, morreu,
mas, seu corpo foi levado para o Céu, e lá ele foi vivificado e glorificado na
carne (Dt 34, 5-6; Judas 1, 9).
E mais:
"Quando,
enfim, abriu o sétimo selo, fez-se silêncio no céu cerca de meia hora. Eu vi os
sete Anjos que assistem diante de Deus. Foram-lhes dadas sete trombetas. Adiantou-se
outro anjo e pôs-se junto ao altar, com um turíbulo de ouro na mão. Foram-lhe
dados muitos perfumes, para que os oferecesse com as orações de todos os santos
no altar de ouro, que está adiante do trono. A fumaça dos perfumes subiu da mão
do anjo com as orações dos santos, diante de Deus."
(Apocalipse 8, 1-4).
Quando a Igreja canoniza e diz que alguém é “santo”
ela não está delegando poderes, a essa pessoa, de milagres nem nada, muito pelo
contrario, a Igreja apenas reconheci que essa pessoa está no céu com Deus e
portanto pode orar por nós junto a Deus, devido a sua vida, sua historia ,
testemunho e até milagres de Deus realizados em vida por meio delas, a Igreja
reconhece isso como OBRA DE DEUS e não da Igreja, que apenas confirma o que foi
revelado:
APOC.2,18-29:“E ao que
vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as
naçöes, E com vara de ferro as regerá; e seräo quebradas como vasos de oleiro; como
também recebi de meu Pai. E dar-lhe-ei a estrela da manhä.”
Mas santos não só são esses, todos nós (cristãos)
somos santos, por que Deus é santo.(Lv 19,2; 20,7; I Pd 1,16)
“Nenhum
homem, ainda que o mais santo, tinha condições de tomar sobre si os pecados de
todos os homens, e de oferecer-se em sacrifício por todos.” (Catecismo
Igreja Católica. Parágrafo 616).
Ou seja, não cremos que somos salvos por santo
(a) algum(a), nem por Maria, e nem por Papa algum. Eles podem sim nos mostrar a
Salvação em Jesus Cristo, assim como você e eu também podemos, simples
assim.
A respeito do arrebatamento de Enoque:
É revelado que ele andou “com Deus e já não era,
porque Deus o tomou para Si” (Gn 5,24) e que, “pela fé, Enoque foi trasladado
para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara” (Hb 11,5). Outro
personagem, menos conhecido por nós, que a Bíblia retém como elevado para os
céus é Henoc (ou Henoque), pai do conhecido Matusalém. Lemos em Gênesis
5,23-24:“Toda a duração da vida de Henoc foi de 365
anos. Henoc andou com Deus, depois desapareceu, pois Deus o arrebatou”.Embora nós conheçamos mais Elias do que Enoc, este
último era muito famoso no ambiente bíblico. Tem grande importância os livros
apócrifos de Enoch, citados até pelo Novo Testamento, em Judas 14-15.A estima por Enoc é destacada em algumas passagens
bíblicas. lemos em Eclesiástico 44,16:“Henoc agradou ao Senhor e foi arrebatado,
exemplo de conversão para as gerações”.E sobretudo em Eclesiástico 49,14:“Ninguém sobre a terra foi criado igual a
Henoc, ele que foi arrebatado da terra.”E mesmo no Novo Testamento, em Hebreus 11,5, o
personagem é novamente louvado:“Pela fé Enoc foi trasladado para não ver a
morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua
trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.”
Sobre o corpo de Moisés:
É revelado que o arcanjo Miguel “contendia com o
diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés” (Jd 9). Moisés morreu antes de
entrar na Terra Prometida, no Monte Nebo. O Monte Nebo fica na atual Jordânia e
de lá, onde atualmente existe um santuário, podemos ter uma vista espetacular
da planície do Jordão e também da cidade de Jericó. A morte de Moisés, segundo
Deuteronômio 32, é um castigo, pois, diz Yahweh: "Fostes infiéis a mim no meio dos
israelitas, junto às águas de Meriba-Cades, não reconhecendo a minha santidade
no meio dos isarelitas. Por isso contemplarás a terra à tua frente, mas não
poderás entrar nela" (Deuteronômio 32,51-52).
A morte de Moisés é contada em Deuteronômio 34,5-7:
Assim diz o texto:
"E Moisés, servo de Yahweh, morreu ali, na terra
de Moab, conforme a palavra de Yahweh . E ele o sepultou no vale, na terra de
Moab, defronte a Bet-Fegor; e até hoje ninguém sabe onde é a sua sepultura.
Moisés tinha cento e vinte anos quando morreu; sua vista não havia enfraquecido
e seu vigor não se esgotara."
Existem vários apócrifos, que não consideramos como
fonte inspirada, mas um desses apócrifos é citado em Judas 9, que diz:
"E, no entanto, o arcanjo Miguel, quando
disputava com o diabo, discutindo a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu
a pronunciar uma sentença injuriosa contra ele, mas limitou-se a dizer: O
Senhor te repreenda". A breve carta de Judas não tem como objetivo falar
de Moisés, mas apenas cita a tradição apócrifa quando fala dos falsos doutores,
de suas blasfêmias. Essa tradição viria do apócrifo conhecido como
"Testamento de Moisés". Esse apócrifo, escrito no primeiro século da
era cristã, contém indicações de Moisés, que está prestes a morrer, a Josué,
com profecias sobre o futuro da nação hebraica até o reino de Herodes. No texto
que temos hoje, não existe mais menção a essa disputa pelo corpo de Moisés,
entre o diabo e o arcanjo Miguel. Mas provavelmente fazia parte desse apócrifo,
pois os Padres da Igreja mencionam esse apócrifo e lembram dessa história,
assim como faz a Carta de Judas.
Quanto ao arrebatamento de Elias:
O texto sagrado fala de um tempo “quando estava o
Senhor para tomar Elias ao Céu por um redemoinho” (2Rs 2:1) e que, realmente,
“Elias subiu ao Céu num redemoinho” (v. 11). Já no evento da transfiguração de
Jesus (ver Mt 17,1-8; Mc 9,2-8; Lc 9,28-36), Moisés e Elias POR INICIATIVA DE
DEUS, e não de mesas brancas, ou evocação de mortos, “apareceram em glória”
para consolá-lo a respeito de Sua morte (Lc 9,30- 31). Portanto, os reaparecimentos de
Moisés e Elias não podem ser considerados reencarnações espíritas, e sim,
manifestações reais, possíveis pela iniciativa da parte de Deus,apenas porque
Moisés fora ressuscitado dentre os mortos e Elias havia sido trasladado ao Céu
sem provar a morte. Como acenamos acima, Elias é tido como
"arrebatado" aos céus, isto é, não morreu, mas foi levado, num carro
de fogo, para os céus. Está escrito em 2Reis 2,11: “E aconteceu que, enquanto andavam e
conversavam (com Eliseu), eis que um carro de fogo e cavalos de foto os
separaram um do outro, e Elias subiu ao céu no turbilhão”.
Quanto a “assunção” de Maria em Corpo e alma?
FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA:
-Mateus 16,28: “Alguns não passarão pela morte até
que o Sr venha...”
-Salmo 44,10: “À vossa direita se
encontra a rainha, Com veste esplendente de ouro de Ofir”
-Apocalipse 12,1-2 : "Viu-se grande sinal NO
CÉU, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa
de doze estrelas na cabeça...”
-Apoc. 12,13-14: “E, quando o dragão viu que fora lançado na terra,
perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem. E foram dadas à mulher duas
asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é
sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da
serpente.”
DEDUÇÃO LÓGICA: Ora meus amados, se Henoc, Elias e Moisés, foram agradáveis a Deus,e
por isto foram arrebatados em corpo e alma aos Céus (Conforme: Gen 5,24; IIReis
2,11; Judas 9; Heb 11,5),imagine aquela que encontrou GRAÇA diante de Deus
(Conforme Lucas 1,30) ? É uma reflexão teológica presente na igreja há
muito tempo, já a partir do Século IV. As igrejas ortodoxas dizem que Maria
"dormiu", excluindo a sua morte. Há pouco tempo, também os anglicanos
aceitaram a teologia da Assunção, embora não o consideram um dogma.Há alguns
apócrifos que falam especificamente do evento que desemboca nesse dogma: a Dormição
da Santa Mãe de Deus, atribuída a São João, o Teólogo, ou o evangelista,
obra do VI século; A Morte da Virgem Maria, atribuído a José de
Arimatéia, mas mais recente do que o anterior. O apócrifo a “Morte da Virgem Maria” conta que
Nossa Senhora pediu ao filho para avisá-la da sua morte três dias antes. A
promessa foi cumprida: o segundo ano após a Ascensão de Cristo, Maria estava
orando quando o anjo do Senhor apareceu a ela. Ele estava segurando um ramo nas
mães e disse: Em três dias, será a sua assunção. Maria chamou José de Arimateia
e outros discípulos do Senhor e anunciou a eles a sua morte:"Chegando
no domingo, na terceira hora, conforme o Espírito Santo desceu sobre os
apóstolos em uma nuvem, Cristo desceu com uma multidão de anjos e acolheu a
alma de sua amada mãe. Houve um tal esplendor de luz e um perfume suave,
enquanto os anjos cantavam o Cântico dos Cânticos, que o Senhor disse: ‘Como o
lírio entre os espinhos, assim é a minha amada entre as filhas’ - que todos
aqueles que foram ali presentes cobriram seus rostos, como os apóstolos quando
Cristo se transfigurou no Monte Tabor, na presença deles, e por toda uma hora e
meia, ninguém foi capaz de se levantar. Então a luz foi embora e junto com ela
foi assunta ao céu a alma da Bem-Aventurada Virgem Maria em um coro de salmos,
hinos e cânticos. E enquanto a nuvem se elevava, toda a terra tremeu, e num
instante todos os habitantes de Jerusalém viram claramente a morte da Santa Maria.” - Naquele momento, Satanás instigou os habitantes de
Jerusalém que pegaram em armas e se dirigiram contra os apóstolos para matá-los
e pegar o corpo da Virgem Maria, que queriam queimar. Mas lhes veio uma
cegueira e não puderam fazer nada. Os apóstolos fugiram com o corpo da Virgem
Maria, levando-o até ao vale de Josafá (próximo do Jardim das Oliveiras), onde
eles colocaram num sepulcro: naquele momento, conta o apócrifo, uma luz do céu
cobriu os apóstolos e o corpo santo de Maria foi arrebatado ao céu pelos anjos.Mas permanece a indagação: se Enoque, Moisés e Elias
foram levados ao Céu, como explicar a declaração de que “ninguém subiu ao Céu,
senão Aquele que de lá desceu,o Filho do homem” (Jo 3,13)? Uma possibilidade de se entender o sentido do
texto seria restringir temporalmente a sua abrangência, assumindo que
Jesus estava Se referindo apenas aos Seus contemporâneos. Em outras palavras,
Jesus estaria dizendo que ninguém vivo em Seus dias havia subido ao Céu.
Portanto, a única pessoa daquela época que estivera no Céu era o próprio
Cristo, o que Lhe colocava em uma posição única como revelador pleno dos
propósitos divinos.Outra possibilidade, talvez mais consistente
que a anterior, seria reconhecermos a existência de uma distinção de status entre
os quatro seres humanos levados ao Céu (Enoque, Moisés,Elias e Maria) e Cristo
que, além de ter vindo do Céu, fizera parte dos conselhos da Divindade.Podemos reforçar essa posição fazendo-se referência ao texto
em discussão (Jo 3,13) com as seguintes palavras: “Jesus Cristo era a
Testemunha Verdadeira. Ele declara que veio do Pai” com o propósito de “revelar
o Pai”, e havendo Cristo estado no conselho da Trindade e habitado nas eternas
alturas do santuário, todos os elementos da verdade estavam n’Ele e eram Seus,
pois era um com Deus.Nesse sentido a expressão “ninguém subiu ao Céu” deveria
ser entendida, não simplesmente como ser levado ao Céu (como Enoque, Moisés, Elias
e Maria), mas como outro alguém jamais ter participado do conselho da Trindade
como apenas Cristo.É certo que Santo Elias e São Moisés não estavam no
Céu, pois “ninguém jamais subiu ao Céu a não ser aquele que desceu do céu, o
Filho do Homem” (João 3,13), conforme afirma Nosso Senhor mesmo. Antes dele,
nenhum outro subiu ao Céu, pois é Ele que abre as portas do Céu à humanidade,
portas que estavam fechadas pelo pecado (cf. Catecismo da Igreja Católica,
n.661).Após Ele, os que foram justos antes Dele adentram
no Céu; a Virgem Maria Santíssima, por sua santidade singular, Imaculada que
era de todo pecado, se torna também, partícipe da Ressurreição de Cristo e é
elevada aos Céus em Corpo e alma ao fim de sua vida na terra. Se antes de
Cristo as portas do Céu estavam fechadas aos homens, ninguém pode, pois ter
subido até lá. Assim, pois, santo Elias não podia estar no Céu, como também não
poderia estar no inferno, pois era homem justo e santo. Para onde, portanto,
levou Elias a carruagem de fogo que o arrebatou, conforme a misteriosa
descrição bíblica: “Eis que de repente um carro de fogo com cavalos de fogo os separou um
do outro e Elias subiu ao céu num turbilhão” (II Reis 2,11).Não há um consenso entre os exegetas e comentadores
sobre o lugar para onde Elias foi levado. O consenso é somente de que não
estava no Céu, pois suas portas estavam fechadas.
Não ofendendo esta certeza,
existem várias opiniões, da qual sobressaem-se quatro, enumeradas pelo exegeta
Cornélio a Lápide (cf. Commentaria in Scripturam Sacram, In librum IV Regum,
tomo IV):
1)- A primeira é defendida por São Jerônimo e
Santo Ambrósio, segundo a qual Santo Elias teria sido arrebatado até o
céu realmente, mas não o céu dos bem-aventurados – cujas portas só seriam
abertas por Cristo após sua subida. No céu, Elias viveria uma vida quase
celestial, até que possa usufruir dos bens celestiais em plenitude após a
subida de Cristo.
2)- A segunda opinião é defendida por Santo Irineu, São Justino, Santo
Isidoro de Sevilha e Santo Tomás, e afirma que Santo Elias foi levado ao lugar na
terra onde antigamente ficava o Paraíso do Éden, onde viviam Adão e Eva antes
do pecado; lá, Elias não viveria uma vida quase celestial, como na hipótese de
São Jerônimo, mas apenas a não corrupção de seu corpo, que deve estar livre de
qualquer envelhecimento até hoje.
3)- A terceira opinião é de São Gregório Magno e é quase eco desta
segunda. São
Gregório defende não que Santo Elias tenha sido levado ao Paraíso do Éden, mas
a algum lugar desconhecido da terra naquela época.
4)- A quarta opinião é de São João Crisóstomo, Santo Agostinho, São
Cipriano e Teodoreto de Ciro e se dá justamente pelo mistério que envolve o
arrebatamento de Santo Elias: estes santos exegetas afirmam tão somente que o
local para onde foi Elias (e Enoque e Moisés) é incerto.
Todas estas opiniões são aceitas pela Igreja,
que não possui um juízo definitivo a respeito, portanto não é dogma. São questões teológicas em aberto.
O grande exegeta Cornélio a Lápide afirma que ele
está “nos átrios da Casa do Senhor”. Tradição certa na Igreja é que Santo Elias
não morreu. Eu, particularmente, não consigo concluir para onde Santo Elias foi
arrebatado, mas sei que não foi para o Céu dos bem-aventurados e que não
morreu. Parece haver consenso entre o exegetas e comentadores, e esta é uma
tradição que permeia a Igreja há muito tempo, que Santo Elias não morreu e
assiste do lugar de onde está (seja qual for este lugar) o desenrolar da
história da Salvação, esperando o fim dos tempos, nos quais, imediatamente
antes do Retorno de Cristo, deverá retornar também ele (Santo Elias mesmo),
pregar o Evangelho de Deus e lutar contra o Anticristo. E logo depois Cristo
voltará. Este retorno de Santo Elias será um retorno de Santo Elias realmente,
dele mesmo, (e não o aparecimento de alguém reencarnado) com o seu caráter e
vigor, como o foi São João Batista, que possuía a mesma índole espiritual de
Santo Elias, mas não era a reencarnação d’ele.
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Para citar a matéria: Blog Berakash - Trazendo a verdade: Se você gosta de nossas publicações e caso queira saber mais sobre determinado tema, tirar dúvidas, ou até mesmo agendar palestras e cursos em sua paróquia, cidade, pastoral, e ou, movimento da Igreja, entre em contato conosco pelo e-mail:
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Moisés não ressuscitou não,Jesus foi a pronúncias dos que dormem,Satanás queria o corpo de Moisés para criar idolatria no meio hebreu
Prezado Glayson,
As escrituras afirmam claramente que Moisés morreu e foi verdadeiramente enterrado
Deu 34:5-6: Assim Moisés, servo do Senhor, morreu ali na terra de Moabe, conforme o dito do Senhor, que o sepultou no vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura.
As Escrituras falam de que houve uma batalha pelo corpo ou cadáver de Moisés:
(Judas 1:9) – Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo (cadáver) de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.
Moisés desce do Reino de Deus, ao lado de Elias (que havia sido levado vivo aos Céus) para conversar com Jesus:
Marcos 9,2-7: “E seis dias depois Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte; e transfigurou-se diante deles; E as suas vestes tornaram-se resplandecentes, extremamente brancas como a neve, tais como nenhum lavadeiro sobre a terra os poderia branquear. E apareceu-lhes Elias, com Moisés, e falavam com Jesus. E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Mestre, é bom que estejamos aqui; e façamos três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias. Pois não sabia o que dizia, porque estavam assombrados. E desceu uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu filho amado; a ele ouvi.”
As escrituras detalha até o assunto que os três conversaram:
Lucas 9,30-32: E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias, os quais apareceram com glória, e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém.
Juntando as Evidências:
1)- Elias pôde descer do Céu para conversar com Jesus porque ele havia sido levado vivo aos Céus. (II Reis 2,11-12).
Moisés foi ressuscitado dos mortos, após Miguel ter disputado seu corpo com Satanás, senão nunca teria aparecido para conversar com Jesus. O cristianismo pressupõe vida após a ressurreição. Sem passar pela ressurreição simplesmente não há vida, eis oq eu afirma o próprio Cristo em Mateus 22,32-33:
“Com relação à ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou: ‘Eu Sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’? Por isso, Ele não é Deus de mortos, mas sim, dos que vivem! “
Shalom !!!
A paz do senhor,quero só falar aqui um pouco sobre esse texto Enoque e Elías foram arrebatados e dá a entender que Moisés foi ressuscitado mas sobre Maria a bíblia não diz nada quando a bíblia diz que alguns não passarão pela morte até que o senhor venha em glória está falando de João,porque esteve com Jesus ao escrever o apocalipse,mas depois ele morreu.
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