Em determinado
dia no mosteiro um velho monge viu um escorpião que se afogava em uma poça d'agua no chão e decidiu
tirá-lo dali para o mesmo não se afogar, mas quando o fez, o escorpião lhe picou. Como reação à dor, o monge soltou-o e o animal que caiu na água novamente, já estava se afogando. O monge tentou tirá-lo outra vez, e novamente o escorpião o picou. Um outro monge que tinha observado tudo,
aproximou-se e disse:
-
Perdão, mas o você apesar de sua idade avançada, é muito teimoso! Não entende que cada vez que tentar tirá-lo da água, ele o picará?
O velho monge respondeu:
- A
reação natural do escorpião é picar, porém isso não muda a minha natureza, que é ajudar.
Então, com a ajuda de um ramo, o velho monge retirou o
escorpião da água e salvou-lhe a vida.
Não mude e nem alimente a sua natureza humana com "atos desumanos!" A humanidade foi o que nos tornou diferente das demais espécies e nos colocou no topo da cadeia evolutiva, pelo ALTRUÍSMO, que é um tipo de comportamento encontrado de sobremaneira nos seres humanos (e até em outros seres vivos como os pelicanos, que se ferem para alimentar os filhos), em que as ações de um indivíduo beneficiam outros. Não é sinônimo de filantropia. No sentido comum do termo, é muitas vezes percebida como sinônimo de solidariedade. Caracteriza-se por um conjunto de disposições humanas (individuais e coletivas) que inclinam os seres humanos a dedicarem-se aos outros mais que a si mesmos. Esse conceito opõe-se, portanto, ao egoísmo, que são inclinações exclusivamente individuais (pessoais ou coletivas).
O altruísmo pode apresentar-se em
três modalidades básicas: o apego, a veneração e a bondade ! Do primeiro para o
último, sua intensidade diminui e, por isso mesmo, sua importância e sua
nobreza aumentam!
1)- O apego refere-se ao vínculo que os
iguais mantêm entre si.
2)- A veneração refere-se ao vínculo que
os
mais fracos têm para com os mais fortes (ou os que vieram depois têm
com os que vieram antes);
3)- Por fim, a bondade é o sentimento
que os
mais fortes têm em relação aos mais fracos e em querer auxiliá-los.
Enfim, o ALTRUÍSMO é uma inclinação de natureza
instintiva que incita o ser humano à preocupação com o outro e que, não
obstante sua atuação espontânea, deve ser aprimorada pela educação
positivista, evitando-se assim a ação antagônica dos instintos naturais
do egoísmo e do amor desinteressado ao próximo, ou seja, sem esperar nada em
troca.
Precisamos "fomentar a nossa humanidade com atitudes tipicamente
humanas e não animalescas e selvagens!"
Recentemente vi um alerta televisivo do Professor Felipe Aquino na ESCOLA DA FÉ, ao lançar o questionamento que estava a incomoda-lo, por um comportamento que partia de pessoas DITAS CRISTÃS ao assistirem e incentivarem a prática sangrenta e brutal das lutas de VALE TUDO.
Ele perguntava: "O que estas lutas brutais trazem de exemplo positivo para o Cristão, se não alimentar o ódio e violência ao próximo ?" Meu pai também, ao assistir a meu convite, o filme O PROTETOR com o ator Denzel Washington, lançou o seguinte questionamento a mim e meu irmão, retirando-se para seu quarto, sem mais querer assistir aquilo:“O que um filme destes com tanta violência, trás de mensagem Cristã para uma pessoa que se diz Cristã ?...” Lembro-me também, como se fosse hoje, eu tinha aproximadamente 10 a 12 anos de idade, e gostava muito de
cocadas, e sempre aperreava meu pai para dar-me uns trocados para eu
compra-las. Certa vez meu pai me deu o dinheiro para comprar e sai correndo para
a velha bodega do saudoso Sr Raimundo de Sena lá em Aracati. O balconista ao me
dar o troco,deu-me a mais, e voltei correndo para casa todo contente a
perguntar aos meus pais quantas cocadas a mais eu poderia comprar? Meu pai me
chamou no canto e me disse: “Você vai agora voltar lá e devolver o troco errado...Se fosse você no
lugar dele ? Você gostaria que ele viesse lhe devolver? Ficar com dinheiro ou uma coisa que não lhe pertence, é roubo meu
filho...Vá lá agora devolver!” Na
mesma hora fui devolver, e o balconista até me deu uma cocada de recompensa, e
ouvi-o dizendo a um outro colega de balcão: “este
só veio porque é filho de Seu Zé, se fosse de outro, era dinheiro perdido...” Aprendi a lição que me serve até os dias de hoje e a qual transmito a meus filhos.E hoje quando vejo nossa juventude na delinquência, lembro que por talvez eles não terem tido o privilégio de ter tido um pai como o meu, já não digo mais: bandido bom é bandido morto, mas, bandido bom é bandido convertido e recuperado, pois é o próprio Deus que nos revela: "Não quero a morte do pecador, mas que se converta e viva" (Ez 33,11).O Senhor ordenou-nos: «Amai os vossos inimigos» (Mt 5,44) Mas como podemos amá-los, quando eles fazem o mal, e só pensam em perversidades? Quando o Senhor caminhava em direção a Jerusalém e os Samaritanos se recusaram a acolhê-lo, João e Tiago estavam prontos para fazer descer o fogo do céu e aniquilá-los! Mas o Senhor disse-lhes com bondade: «Eu não vim para arruinar os homens, mas para os salvar» (Lc 9,54-56 - texto em grego). Assim, também, nós não devemos ter senão um único pensamento: que todos sejam salvos! A alma tem compaixão dos inimigos e reza por eles, porque eles se afastaram da verdade, ou nem ao menos tiveram a oportunidade de conhecê-la! Eis o que é o amor para com os inimigos. Quando Judas pensou em trair o Senhor , o Senhor repreendeu-o com bondade chamando-o de AMIGO! Também nós, devemos agir com bondade para com aquele que se perdem, e então seremos TODOS salvos pela misericórdia de Deus.
----------------------------------------------------------
Link para o catálogo de nossos livros: https://amzn.to/3vFWLq5
....................................................................
GOSTOU Do APOSTOLADO berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
.............................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura, questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!
A humanidade foi o que nos tornou diferente das demais espécies e nos colocou no topo da cadeia evolutiva, pelo ALTRUÍSMO, que é um tipo de comportamento encontrado de sobremaneira nos seres humanos (e até em outros seres vivos como os pelicanos, que se ferem para alimentar os filhos), em que as ações de um indivíduo beneficiam outros. Não é sinônimo de filantropia. No sentido comum do termo, é muitas vezes percebida como sinônimo de solidariedade. Caracteriza-se por um conjunto de disposições humanas (individuais e coletivas) que inclinam os seres humanos a dedicarem-se aos outros mais que a si mesmos. Esse conceito opõe-se, portanto, ao egoísmo, que são inclinações exclusivamente individuais (pessoais ou coletivas).
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.