A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » » Papa Francisco fala aos membros da Renovação Carismática Católica

Papa Francisco fala aos membros da Renovação Carismática Católica

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 1 de junho de 2014 | 22:50






Na tarde deste domingo, 1° de junho de 2014, o Papa Francisco esteve na Conferência da Renovação Carismática Católica em Roma. O encontro contou com participantes provenientes de 37 nações.


O Papa respondeu as perguntas que fizeram os sacerdotes, jovens, famílias e deficientes de forma expontânea.



Vocês, Renovação Carismática, receberam um grande dom do Senhor, nasceram do Espirito Santo como uma corrente de graça na Igreja e pela Igreja.





O primeiro dom do Espirito Santo é o dom de si mesmo que é amor e nos faz enamorar de Jesus. Este amor muda a vida, por isso se diz nascer de novo na vida do Espírito, tinha dito Jesus a Nicodemos.


Vocês receberam o dom da diversidade do Espirito que leva a harmonia do Espirito Santo a serviço da Igreja. Quando penso em vocês carismáticos, me vem a mesma imagem da Igreja, mas em um modo particular, penso numa grande orquestra onde um instrumento é diferente do outro e também as vozes são diferentes, mas tudo é necessário para a harmonia da música.



Como numa orquestra, ninguém na Renovação pode pensar que é mais importante ou maior que o outro, porque quando isso acontece começa a peste. Nenhum pode dizer “eu sou o chefe”. Vocês, como toda a Igreja, tem apenas um chefe, apenas um senhor, o Senhor Jesus.


Quem é o chefe da Renovação? O Senhor Jesus! Nenhum pode dizer Jesus é o Senhor sem o Espírito Santo.



A Renovação Carismática é uma grande força a serviço do anúncio do Evangelho na alegria do Espírito Santo. Vocês receberam o Espírito Santo que fez vocês descobrirem o amor de Deus por todos os seus filhos e o amor pela Palavra.



Vocês, povo de Deus, povo da Renovação Carismática, estejam atentos a não perder a liberdade que o Espírito nos doou.


O perigo para a Renovação é aquele da excessiva organização.







Sim, precisam de organização, mas não percam a graça de deixar que Deus seja Deus. Todavia não tem maior liberdade que aquela de deixar-se guiar pelo Espírito, renunciando a calcular e controlar tudo e permitindo que Ele nos ilumine, guie, oriente e nos empurre onde Ele deseja. Ele sabe bem aquilo que necessitamos em cada época, em cada momento, isso se chama ser misteriosamente fecundo.



Um outro perigo é aquele de se tornar controlador da graça de Deus.



Tantas vezes os responsáveis (a mim agrada mais a denominação “os servidores”), se tornam administradores da graça decidindo quem pode receber a oração de efusão, o Espírito e quem não pode. Se alguns fazem assim, peço que não façam mais. Vocês são distribuidores da graça de Deus, não controladores.




Nos documentos vocês têm um guia e percurso seguro (sendo assim indicou alguns):


1)- o primeiro é “Orientações teológicas e pastorais”,


2)- o outro é “Renovação Carismática e Ecumenismo”, ambos escritos pelo cardeal Suenens, grande protagonista do Concílio Vaticano II.


3)- O terceiro documento é “Renovação Carismática e serviço ao homem”, escrito pelo cardeal Suenens e Dom Hélder Câmara.


Este é o vosso percurso:


Evangelização, ecumenismo espiritual, cura dos pobres e necessitados, acolhida dos marginalizados. Tudo isso sobre a base da adoração. O fundamento da Renovação é adorar a Deus.



Pediram-me para dizer a Renovação o que o Papa espera de vocês:


1)- A primeira coisa é a conversão ao amor de Jesus que muda a vida e faz do cristão uma testemunha do amor de Deus. A Igreja espera esse testemunho de vida cristã e o Espírito Santo nos ajuda a viver a coerência do Evangelho para nossa santidade. Espero de vocês que compartilhem com todos na Igreja a graça do batismo no Espírito Santo, expressão que se lê nos Atos dos Apóstolos.


2)- Espero de vocês uma evangelização com a Palavra de Deus que anuncia que Jesus está vivo e ama todos os homens.


3)- De dar testemunho do ecumenismo espiritual com todos aqueles irmãos e irmãs de outras igrejas e comunidades cristãs que crêem em Jesus, como Senhor e Salvador.


4)- De permanecer reunidos no amor que o Senhor Jesus pede a nós para todos os homens e na oração no Espírito Santo para chegar a esta unidade necessária para a evangelização no nome de Jesus. Lembrem que a Renovação Carismática é por seu próprio nascimento ecumênica. A Renovação Católica se alegra por aquilo que o Espirito Santo realiza nas outras igrejas.


5)- Aproximem-se dos pobres, dos necessitados, para tocar na carne deles, a carne ferida de Jesus, aproximem-se por favor.


6)- Busquem a unidade da Renovação, porque a unidade vem do Espírito Santo e nasce da unidade da Trindade. Fujam das lutas internas.



Irmãos e irmãs, lembrem-se:


Adorem Deus o Senhor! Este é o fundamento, adorar. Busquem a santidade na nova vida do Espírito Santo. Sejam distribuidores da graça de Deus, evitem o perigo da organização excessiva, saiam nas estradas a evangelizar anunciando o Evangelho.


Lembrem-se que a Igreja nasceu em saída, naquela manhã de Pentecostes.


Deixem-se guiar pelo Espírito Santo com aquela liberdade e por favor: não engaiolem o Espírito !!!



“Eu nasci em berço católico, mas foi na RCC que fui evangelizado, lá aprendi a amar a Igreja. Através de uma Comunidade, amadureci na fé e até hoje bebo de sua espiritualidade...”


Proclama o Papa Francisco diante do Congresso da Renovação Carismática da Itália que acontece no Estádio Olímpico em Roma.

É a primeira vez que um Papa participa de um encontro da RCC e marca não só a história do movimento, como o selo do mergulho do movimento no seio da Igreja mundial.


O Estado do Ceará também participa do encontro. Para o presidente do conselho estadual da RCC Ceará, Francisco Timá:




O encontro “é um marco para  nossa história. Ele é maravilhoso, com iniciativas tão simples vem conquistando todo o mundo. Já ano passado Ele se encontrou com todas as expressões carismáticas do mundo na praça de São Pedro onde tive a oportunidade de estar presente”.




Desde então a aproximação entre a RCC e a Santa Sé só aumentou. As coordenadoras da cidade de Quixeramobim, Tatiane Leal e a Coordenadora Diocesana de Quixadá, Maria Mônica, estão no encontro com o Papa.



O encontro, que acontece neste fim de semana reúne todos os principais nomes da RCC mundial. Estão no encontro: Ralph Martin, Kátia Zavaris, Patty Mansefield, Salvatore Martinez, Padre Jonas Abib, entre outros.

Com entusiasmo, os carismáticos presentes oraram em línguas pelo Santo Padre, que de joelhos vivenciou a efusão do Espírito Santo.


Papa Francisco fez uma exortação a todos:

“Vocês são dispensadores da graça e não controladores da graça”.



A fala do Sumo Pontífice foi transmitida para todo Brasil pela TV aparecida e acompanhada com muito carinho por todos os membros do movimento, que em 2014 vivenciam o tema: unidade, e viram no encontro o sinal maior do amor de Deus para com o movimento e uma acolhida especial.





Fonte: 
RCC Ceará







Discurso do Papa Francisco à Renovação Carismática Católica - Pentecostes de Junho de 2014


6 de junho de 2014

Queridos irmãos e irmãs !


Eu os agradeço pela acolhida. Certamente alguém falou para os organizadores que eu gosto muito dessa música, “Vive Jesus, o Senhor”.


Quando eu celebrava na catedral de Buenos Aires a Missa com a Renovação Carismática, após a consagração, e depois de alguns segundos de adoração em línguas, cantávamos esta canção com tanta alegria e com força, como vocês cantaram hoje. Obrigado! Senti-me em casa!



Agradeço a Renovação no Espírito, o I’CCRS e a Fraternidade Católica, por este encontro com vocês, que me dá tanta alegria. Agradeço também a presença dos primeiros que tiveram uma forte experiência do poder do Espírito Santo, creio que a Paty esteja aqui… Vocês, Renovação Carismática, receberam um grande presente do Senhor. Vocês nasceram de um desejo do Espírito Santo como “uma corrente de graça” na Igreja e para a Igreja. É isto que os define: “uma corrente de graça”.




O primeiro dom do Espírito Santo, qual é?


O dom de si mesmo, que é amor e te faz apaixonar-se por Jesus. E este amor muda a vida. Por esta razão, se diz “nascer de novo para a vida no Espírito”. Como Jesus disse a Nicodemos. Vocês receberam o grande dom da diversidade dos carismas, a diversidade que leva à harmonia do Espírito Santo, ao serviço da Igreja.


Quando penso em vocês carismáticos, me vem a mesma imagem da Igreja, mas de um modo particular: penso em uma grande orquestra, na qual, cada instrumento é diferente do outro, e também as vozes são diferentes, mas todos são necessários para a harmonia da música. São Paulo nos diz, no capítulo 12 da Primeira Carta aos Coríntios.



Portanto, como é uma orquestra, ninguém na Renovação pode pensar em ser mais importante ou maior que o outro, por favor ! Porque, quando alguém de vocês pensa que é mais importante que o outro, maior que o outro, começa a peste! Ninguém pode dizer:


“Eu sou o chefe”. Vocês, como toda a Igreja, tem um só chefe, um só Senhor: o Senhor Jesus. Repitam comigo: Quem é o chefe da Renovação? O Senhor Jesus! Quem é o chefe da Renovação? (Os participantes repetem) O Senhor Jesus! E podemos dizer isso com a potência que nos dá o Espírito Santo, porque ninguém pode dizer: “Jesus é o Senhor”, sem o Espírito Santo.




Como vocês devem saber – porque as notícias correm – nos primeiros anos da Renovação Carismática, em Buenos Aires, eu não amava muito esses carismáticos. E eu dizia a eles:


“Parecem uma escola de samba!”. Eu não partilhava da maneira deles rezarem e tantas coisas novas que estavam acontecendo na Igreja. Depois disso, eu comecei a conhecê-los e eu finalmente entendi o bem que a Renovação Carismática faz a Igreja. E essa história, que vai desde “escola de samba” para a frente, termina de uma forma especial: alguns meses antes de participar no Conclave, fui nomeado pela Conferência Episcopal, o assistente espiritual da Renovação Carismática na Argentina.


A Renovação Carismática é uma grande força no serviço do Evangelho, na alegria do Espírito Santo. Você receberam o Espírito Santo que os fez descobrir o amor de Deus por todos os seus filhos e o amor pela Palavra.



Nos primeiros tempos diziam que vocês carismáticos estavam sempre com uma Bíblia, o Novo Testamento … Vocês ainda fazem isso?


[A multidão] Sim! Eu não tenho tanta certeza! Se não, voltem a este primeiro amor, sempre levar no bolso, na bolsa, a Palavra de Deus! E ler um trecho. Sempre com a Palavra de Deus.



Vocês, o povo de Deus, o povo da Renovação Carismática, tenham cuidado para não perder a liberdade que o Espírito Santo vos deu!O perigo para a Renovação, como costuma dizer sempre, o nosso querido padre Raniero Cantalamessa, é a organização excessiva: o perigo de organização excessiva.



Sim, vocês precisam de organização, mas não percam a graça de deixar Deus ser Deus!


“No entanto, não há maior liberdade do que deixar-se guiar pelo Espírito, renunciando a calcular e controlar tudo, e permitir que Ele nos ilumine, nos guie, nos oriente, nos impulsione para onde Ele quer. Ele sabe o que é necessário em todas as épocas e em todos os momentos. Isso significa ser misteriosamente fecundo!” (Exortava Gaudium Evangelii, 280).


Um outro perigo é o de tornarem-se “controladores” da graça de Deus.


Muitas vezes, os responsáveis (eu gosto mais do nome de “servos”) de algum grupo ou algumas comunidades tornam-se, talvez inconscientemente, os administradores da graça, decidindo quem pode receber o oração da efusão no Espírito e quem não pode. Se alguém faz assim, por favor, não façam mais isso, não faça mais isso!



Vocês são dispensadores da graça de Deus, e não controladores! Não imponham uma alfândega ao Espírito Santo!



Nos Documentos de Malines, vocês têm um guia, um percurso seguro para não errar o caminho. O primeiro documento é: Orientação teológica e pastoral. O segundo é: Renovação Carismática e Ecumenismo, escrito pelo Cardeal Suenes, grande protagonista do Concílio Vaticano II. O terceiro é: Renovação Carismática e serviço ao homem, escrito pelo Cardeal Suenes e por Dom Helder Câmara.


Este é o percurso de vocês:


Evangelização, ecumenismo espiritual, cuidado com os pobres e necessitados e acolhida dos marginalizados. E tudo isso tendo como base a adoração! O fundamento da Renovação é adorar a Deus!


Me pediram para dizer o que o Papa espera da Renovação:


1)- A primeira coisa é a conversão ao amor de Jesus que muda a vida e faz do cristão uma testemunha do Amor de Deus. A Igreja espera esse testemunho de vida cristã e o Espírito nos ajuda a viver a coerência do Evangelho para a nossa santidade.


2)- Espero de vocês que partilhem com todos, na Igreja, a graça do Batismo no Espírito Santo (expressão que se lê nos Atos dos Apóstolos).


3)- Espero de vocês uma evangelização com a Palavra de Deus que anuncia que Jesus é vivo e ama a todos os homens.


4)- Que vocês deem um testemunho de ecumenismo espiritual com todos os irmãos e irmãs de outras Igrejas e comunidades cristãs que creem em Jesus como Senhor e Salvador.


5)- Que vocês permaneçam unidos no amor que o Senhor Jesus pede a nós e a todos os homens, na oração ao Espírito Santo para chegar a esta unidade, que é necessária para a evangelização, em nome de Jesus. Lembrem-se que a “Renovação Carismática é por sua própria natureza ecumênica … a Renovação Católica se alegra com aquilo que o Espírito Santo realiza em outras Igrejas” (1 Malines 5,3 ).



6)- Aproximem-se dos pobres, dos necessitados, para tocar neles, nas feridas de Jesus. Aproximem-se, por favor!



7)- Procurem a unidade na Renovação, porque a unidade vem do Espírito Santo e nasce da unidade da Trindade. A divisão, vem de quem? Do demônio! A divisão vem do demônio. Fujam das lutas internas, por favor! Entre vocês, elas não devem existir!


Quero agradecer ao I’CCRS e a Fraternidade Católica, os dois organismos de Direito Pontifício do Pontifício Conselho para os Leigos, a serviço da Renovação mundial, empenhados em preparar a reunião mundial de padres e bispos, a ser realizada em junho do próximo ano. Eu sei que decidiram compartilhar também o mesmo escritório e trabalhar em conjunto, como um sinal de unidade e para gerenciar melhor os seus recursos. Estou muito satisfeito. Eu também quero agradecer-lhes, porque já estão organizando o Grande Jubileu do 2017.


Irmãos e irmãs, recordem:


1)- Adorar a Deus, o Senhor! Este é o fundamento! Adorar a Deus. Busquem a santidade na nova vida do Espírito Santo. Sejam dispensadores da graça de Deus. Evitem o perigo da excessiva organização.


2)- Saiam pelas ruas para evangelizar, anunciando o Evangelho. Recordem que a Igreja nasceu “em saída”, naquela manhã de Pentecostes.


3)- Aproximem-se dos pobres e toquem neles, nas feridas de Jesus.


4)- Deixai-vos guiar pelo Espírito Santo, com liberdade; e por favor, não engaiolem o Espírito Santo! Com liberdade!


5)- Busquem a unidade da Renovação, unidade que vem da Trindade!


E espero todos vocês, carismáticos de todo o mundo, para celebrar, junto com o Papa, o vosso grande jubileu, em Pentecostes de 2017, na Praça São Pedro! Obrigado!


Papa Francisco


----------------------------------------------------------




Apostolado Berakash – Trazendo a Verdade: Se você gosta de nossas publicações e caso queira saber mais sobre determinado tema, tirar dúvidas, ou até mesmo agendar palestras e cursos em sua paróquia, cidade, pastoral, e ou, movimento da Igreja, entre em contato conosco  pelo e-mail:



filhodedeusshalom@gmail.com



Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger