Pentecostes (em grego
antigo: pentekostē [hēmera], "o quinquagésimo dia") é uma das
celebraçőes importantes do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito
Santo sobre os apóstolos. O Pentecostes é
celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. Pentecostes é histórico e simbolicamente ligado ao festival judaico da
colheita, que comemora a entrega dos Dez Mandamentos no Monte Sinai cinquenta
dias depois do Êxodo.
Na Religião Mosaica Vero testamentária (JUDAÍSMO):
O Pentecostes é o nome de uma festa do antigo calendário bíblico, (Ex 23,14-17; 34,18-23).
Originalmente, essa festa é referida com vários nomes:
1)- Festa da Colheita
ou Sega - no hebraico hag haqasir. Por se tratar de uma colheita de grãos, trigo
e cevada, essa festa ganhou esse nome.(Ex 23.16).
2)- Festa das Semanas
- no hebraico, hag xabu´ot. A razão desse nome está no período de tempo entre a
Páscoa e esta festa, que é de sete semanas. Esta festa acontece cinquenta dias
depois da Páscoa, com a colheita da cevada; o encerramento acontece com a
colheita do trigo (Ex 34.22; Nm 28.26; Dt 16.10).
3)- Dia das Primícias
dos Frutos - no hebraico yom habikurim. Este nome tem sua razão de ser na
entrega de uma oferta voluntária, a Deus, dos primeiros frutos da terra
colhidos naquela sega (Nm 28.26). Provavelmente, a oferta das primícias
acontecia em cada uma das três tradicionais festas do antigo calendário
bíblico. Na primeira, Páscoa, entregava-se uma ovelha nascida naquele ano; na
segunda, Colheita ou Semanas, entregava-se uma porção dos primeiros grãos
colhidos; e, finalmente, na terceira festa, Tabernáculos ou Cabanas, o povo
oferecia os primeiros frutos da colheita de frutas, como uva, tâmara e figo,
especialmente.
4)- Festa de Pentecostes. As razões deste novo
nome são várias: Nos últimos
trezentos anos do período do Antigo Testamento, os gregos assumiram o controle
do mundo, impondo sua língua, que se tornou muito popular entre os judeus. Os
nomes hebraicos - hag haqasir e hag xabu´ot - perderam as suas atualidades e
foram substituídos pela denominação Pentecostes, cujo significado é cinquenta
dias depois (da Páscoa). Como o Império Grego passou a ter hegemonia em 331
a.C., é provável que o nome Pentecostes tenha ganhado popularidade a partir
desse período. Enquanto a
Páscoa era uma festa caseira, Colheita ou Semanas ou Pentecostes era uma
celebração agrícola, originalmente, realizada na roça, no lugar onde se
cultivava o trigo e a cevada, entre outros produtos agrícolas. Posteriormente,
essa celebração foi levada para os lugares de culto, particularmente, o Templo
de Jerusalém.
Os muitos relatos bíblicos não revelam, com clareza, a
ordem do culto, mas é possível levantar alguns passos dessa liturgia:
1º)- a cerimônia
começava quando a foice era lançada contra as espigas (Dt 16.9). É bom lembrar
que deveria ser respeitada a recomendação do direito de respigar dos pobres e
estrangeiros (Lv 23.22; Dt 16.11).
2º)- a cerimônia
prosseguia com a peregrinação para o local de culto (Ex 23.17).
3º)- o terceiro
momento da festa era a reunião de todo o povo trabalhador com suas famílias,
amigos e os estrangeiros (Dt 16.11). Essa cerimônia era chamada de "Santa
Convocação" (Lv 23.21).
4º)- Ninguém poderia
trabalhar durante aqueles dias, pois eram considerados um período de solene
alegria e ação de graças pela proteção e cuidado de Deus (Lv 23.21).
5º)- no local da
cerimônia, o feixe de trigo ou cevada era apresentado como oferta a Deus, o
Doador da terra e a Fonte de todo bem (Lv 23.11).Os celebrantes alimentavam-se
de parte das ofertas trazidas pelos agricultores.
OBSERVAÇÕES:
a)- As sete semanas
de festa incluíam outros objetivos, além da ação de graças pelos dons da terra:
reforçar a memória da libertação da escravidão no Egito e o cuidado com a
obediência aos estatutos divinos (Dt 16.12).
b)- Era ilegal
usufruir da nova produção da roça, antes do cerimonial da Festa das Colheitas
(Lv 23.14).
Características da celebração
1ª)- A Festa das Colheitas
era alegre e solene (Dt 16.11).
2ª)- A celebração era
dedicada exclusivamente a Javé (Dt 16.10).
3ª)- Era uma festa
ecumênica, aberta para todos os produtores e seus familiares, os pobres, os
levitas e os estrangeiros (Dt 16.11). Enfim, todo o povo apresentava-se diante
de Deus. Reconhecia-se e afirmava-se o compromisso de fraternidade e a
responsabilidade de promover os laços comunitários, além do povo hebreu.
4ª)- Agradecia a Deus
pelo dom da terra e pelos estatutos divinos (Dt 15.12).
5ª)-Era uma
"Santa Convocação". Ninguém trabalhava (Lv 23.21).
6ª)- Era celebrado o
ciclo da vida, reconhecendo que a Palavra de Deus estava na origem da vida, "da semente da árvore," do fruto do alimento da
vida.
PENTECOSTES NO NOVO TESTAMENTO ( Atos 2,1-11)
O dia de Pentecostes
ocorre no sétimo dia depois do dia da Ascensão de Jesus. Isto porque ele ficou
quarenta dias após a ressurreição dando os últimos ensinamentos a seus
discípulos, somando aos três dias em que ficou na sepultura somam quarenta e
três dias, para os cinquenta dias que se completam da páscoa até o último dia
da grande festa de Pentecostes, sobram sete dias; e foram estes os dias em que
os discípulos permaneceram no cenáculo até a descida do Espírito Santo no dia
de Pentencostes.Pentecostes é o
símbolo do Cenáculo, onde os Apóstolos se reuniram, pela primeira vez, à espera
do Espírito Santo. O Cenáculo, a partir, deste momento passa a ser considerado
um simbolo de sacralidade na ótica cristã, até então era considerado pelos
judeus apenas um lugar de reuniões. Atualmente o 50.º dia após a Páscoa é
considerado pelos cristãos o dia de Pentecostes.Pentecostes é a
solenidade da vinda do Espírito Santo. Junto com Natal e Páscoa, forma o tripé
mais importante do Ano Litúrgico. Esse detalhe ajuda a compreender por que
Pentecostes pertence ao Ciclo da Páscoa.
Qual é a cor litúrgica de Pentecostes e seu significado?
O vermelho domina
essa solenidade, associado ao fogo, símbolo do amor! O Espírito Santo é chamado
de "Espírito do amor".
Quem recebeu o Espírito Santo no dia de Pentecostes?
O episodio de
Pentecostes é narrado por Lucas em Atos 2,1-11. Sem muita reflexão, seriamos
tentados a responder que apenas os Doze apóstolos é que receberam o Espírito
Santo...
MAS, Lendo com atenção o contexto desse acontecimento
poderemos ter surpresas:
1)- De fato, Lucas
disse, antes que viesse o Espírito: "Os apóstolos voltaram para Jerusalém,
pois se encontravam no chamado monte das Oliveiras, não muito longe de
Jerusalém: uma caminhada de sábado. Entraram na cidade e subiram para a sala de
cima, onde costumavam hospedar-se. Ai estavam Pedro e João, Tiago e Andre,
Filipe e Tome, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelote e
Judas, filho de Tiago. Todos eles tinham os mesmos sentimentos e eram assíduos
na oração, junto com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com as irmãos de Jesus.
2)- Nesses dias, ai
estava reunido um grupo de mais ou menos cento e vinte pessoas" (Atos
1,12-15a). No dia de Pentecostes, já com Matias substituindo o traidor Judas,
Lucas afirma que "todos eles estavam reunidos no mesmo lugar" (2,1).
3)- Na fala depois de
terem recebido o Espírito Santo, Pedro cita a profeta Joel, que previa a efusão
do Espírito sobre todas as pessoas: "Nos últimos dias, diz o Senhor, eu
derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e filhas de vocês
vão profetizar, os jovens terão visões e os anciãos terão sonhos. E, naqueles
dias, derramarei o meu Espírito também sobre meus servos e servas, e eles
profetizarão" (2,17-18; veja Joel 3,1-5). Não se pode, portanto, afirmar que somente os
Doze apóstolos e que receberam o Espírito.
4)- Lucas montou a
cena de Pentecostes sobre o molde da entrega da Lei a Moises, ou seja, sobre o
molde do Pentecostes judaico. Compare Atos 2,1-11 com Êxodo 19,1-20,21, e anote
as coincidências. Em Êxodo, todo o povo reunido ao redor do monte; em Atos, o
mundo inteiro reunido em Jerusalém. No Êxodo, relâmpagos, trovões, nuvem escura
etc., símbolos de teofania (= manifestação de Deus); em Atos, vento forte, línguas como de fogo,
símbolos teofânicos (= manifestação do Espírito de Deus).
Qual a mensagem de Pentecostes?
A mensagem vem ,
sobretudo das leituras dessa solenidade, que são sempre as mesmas: Atos 2,1-11;
1 Coríntios 12,3b-7.12-13; João 20,19-23.
Eis alguns temas que deveriam ser aprofundados e
ruminados em Oração:
1)- O supremo dom do
Pai e de Jesus a humanidade é o Espírito Santo.
2. Soprando sobre os
discípulos, Jesus esta recriando a humanidade mediante o sopro do Espírito.
3. Recebendo o
Espírito de Jesus, os cristãos recebem igualmente a mesma missão.
4. O Espírito é dado
a todos. E por sabedoria de Deus ninguém fica sem ele, e ninguém o possui
plenamente (Gera fraternidade e dependência uns dos outros).
5. O Espírito leva a
humanidade a formar uma só família, no amor, diferentemente de Babel-confusão,
em que as pessoas não se entendem.
Supliquemos!
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MUITO BOM
Prezados Senhores
Graça e Paz!!.
Agradeço A Deus pelo riquissimo artigo sobre Pentecoste que enriqueceu com os senhoresainda mais os meus estudos Parabéns BERAKÁ. Espero fazer muitas pesquisas. Atenciosamente, Miriam Basile Canaan
Lindo estudo e reflexão, parabéns muito me edificou. Dia 20 de Maio de 2018 mais uma Festa de Pentecostes se aproxima ✝️💒♥️ 🇮🇱🇧🇷
M.A.R.A.N.A.T.A. Vem Jesus❗️
Obrigada pelo artigo, irá contribuir com o meu ensino na E.B. D.
Deus vos abençoe.
Muito bom e edificante esta matéria , que Deu abençoe ...amém
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