Oito coisas que talvez você não
sabia sobre a solenidade de Cristo Rei
REDAÇÃO CENTRAL (ACI) - No calendário litúrgico, hoje, último domingo do ano, é a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, comumente conhecida como a "festa de Cristo Rei". É o último domingo do ano litúrgico (o Advento começa em uma semana) e esta festa nos lembra de que não importa o que os poderes da Terra nos pedem para fazer, Cristo é o verdadeiro Rei que deve reinar em nossos corações!
Conheça "oito detalhes" desta impressionante
festa:
1. Foi instituída em 1925 por Pio XI
Após a Primeira Guerra Mundial (28 de julho de 1914 – 11 de novembro de 1918), em meio ao crescimento do comunismo na Rússia, e por ocasião dos 1600 anos do primeiro Concílio Universal de Niceia (325), o papa Pio XI instituiu a festa em 1925 através da encíclica "Quas Primas". Sua primeira celebração aconteceu em 1926.
2. Foi celebrada pela primeira vez no dia de Halloween em 1926
Originalmente, foi estabelecida para o
último domingo de outubro, antes da Festa de Todos os Santos. No ano de 1926,
quando foi celebrada pela primeira vez, esse domingo coincidiu com o dia 31 de
outubro.
3. Foi o Beato Paulo VI que, em 1969,
revisou a festa e lhe deu o nome e a data atuais!
O papa Paulo VI deu à festa seu atual
título completo (Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo) e
transferiu para o último domingo do ano litúrgico.
4. A festa foi uma resposta ao crescimento da secularização, do
ateísmo, e do comunismo!
Enquanto o mundo secular pedia, eloquentemente, aos cristãos que deviam restringir sua religião e dar maior lealdade aos governos, o papa Pio XI escreveu sobre a festa: “Se todo o poder foi dado ao Senhor Jesus, no céu e na terra, se os homens, resgatados pelo seu sangue preciosíssimo, se tornam, com novo título, súditos de seu império, se, finalmente, este poder abraça a natureza humana em seu conjunto, é claro que nenhuma de nossas faculdades se pode subtrair a essa realeza. É mister, pois, que reine em nossas inteligências: com plena submissão, com adesão firme e constante, devemos crer as verdades reveladas e os ensinos de Cristo. É mister que reine em nossas vontades: devemos observar as leis e os mandamentos de Deus. É mister que reine em nossos corações: devemos mortificar nossos afetos naturais, e amar a Deus sobre todas as coisas”. (Quas Primas, 34)
5. Apesar de suas origens católicas, a festa "é também, comemorada por
muitos protestantes"!
Apesar de ter sido criada há menos de cem anos na Igreja Católica, alguns anglicanos, luteranos, metodistas, e presbiterianos, também, celebram a festa!
6. Na igreja protestante da Suécia, este
domingo é chamado “Domingo da Condenação”
Embora oficialmente, os protestantes da
Suécia celebrem esta festa como “O regresso de Cristo”, seu nome coloquial
“Domingo da Condenação” - procede do fato de que dão um enfoque particular ao
Juízo Final e à segunda vinda de Cristo.
7. Alguns anglicanos se referem a este domingo como “Domingo da
agitação”
Tem esse nome por duas razões:
-Em primeiro lugar, a oração da coleta
anglicana para o dia, começa com as palavras: “agitado, despertado, te
suplicamos, ó Senhor, as vontades de teus fiéis”.
-Em segundo lugar, algumas das antigas
receitas do pudim de pão doce requerem que o pudim seja agitado e se assente
durante várias semanas antes de ser assado. Este domingo se tornou um dia em
que as pessoas tradicionalmente começavam a preparar o pudim cristão, que
incluía “agitar”.
Esses dois dados se uniram nas mentes dos
anglicanos e, segundo a Wikipédia: “Supostamente, os cozinheiros, esposas e
seus servos iam à igreja, escutavam as palavras ‘agitados, te suplicamos, ó
Senhor...’ e recordavam, por associação de ideias, que já era hora de começar a
agitar os pudins de Natal”.
8.
A estátua de “Cristo Rei” da Polônia é a maior estátua de Jesus Cristo Rei do
Universo, no mundo!
Com 33 metros de altura (um metro para cada
ano da vida terrena de Jesus) e 3 metros de base, a estátua de Cristo Rei de
Swlebodzin, no noroeste da Polônia, é três metros mais alta do que o Cristo
Redentor, no Rio de Janeiro.
Fonte - https://www.acidigital.com/noticias/8-coisas-que-talvez-nao-sabia-sobre-a-festa-de-cristo-rei-76421
“Viva Cristo Rei"! - Conheça o jovem mártir São José Luis Sánchez del Rio
Suas últimas palavras antes de ser fuzilado foram:
“Nos vemos no Céu! Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!”
Precisava dizer de seus próprios lábios apenas 3 palavras. Nesse momento, sua vida dependia deste simples gesto, que parecia banal para um jovem de 14 anos. Perseguido e torturado, até o último momento, passava longe de seu coração e de sua fé convicta, ousar sussurrar, muito menos repetir tal negação a qual era forçado pelos seus algozes: “Morra Cristo Rei! ”
José Luiz Sanchez Del Río, (28 de março de 1913 – 10 de fevereiro
de 1928) foi um jovem de 14 anos de idade, martirizado e sacrificado por
oficiais do governo Mexicano por defender sua fé, durante a perseguição
religiosa, por parte dos comunistas contra os cristãos, no México.
Canonizado pelo Papa Francisco, foi esse garoto corajoso que viveu em meio a uma das maiores perseguições que a Igreja Católica sofreu no século XX, no México, quando o presidente Plutarco Calles, iniciou uma investida massacrante contra padres, religiosos e fiéis leigos que demonstrassem qualquer sinal da fé católica. Numa dessas lutas, o chefe do grupo, perdeu o cavalo e ia ser capturado, José lhe disse: “Meu general, aqui está meu cavalo, salve-se o senhor, mesmo que me matem! Eu não faço falta, o senhor sim”. Foi dessa forma corajosa que José foi capturado.
Da prisão, o jovem mártir São José Luis Sánchez del Rio, escreve à mãe:
“Minha querida mãe, fui feito prisioneiro em combate neste dia. Creio que nos momentos atuais vou morrer, mas não importa, nada importa, mãe! Resigna-te à vontade de Deus; eu morro muito feliz porque no fim de tudo isto, morro ao lado de Nosso Senhor! Não te aflijas pela minha morte, que é o que me mortifica. Antes, diz aos meus outros irmãos que sigam o exemplo do mais pequeno, e tu faça a vontade do nosso Deus! Tem coragem e manda-me a tua bênção juntamente com a de meu pai. Saúda a todos pela última vez e receba pela última vez o coração do teu filho que tanto te quer e tanto desejava ver-te antes de morrer”.
A brutal e assassina tirania de Calles, não foi capaz de vencer o profundo e testemunhado amor de São José Luiz por Deus, que mesmo martirizado violentamente, ofertou de corpo e alma, sua vida e juventude, proclamando bravamente em meio a dores atrozes, e em alta voz, as 3 palavras doces que davam razão a sua luta e existência:
“Viva Cristo Rei!”
Palavras do Papa Francisco na Catedral de Morélia no México
Com finalidade de encerrar o Ano Litúrgico da Igreja, a Solenidade de Cristo Rei, comemorada hoje, último domingo da liturgia, foi criada pelo Papa Pio XI em 1925, com relevante conotação política, para mostrar o senhorio de Jesus e seu reinado sobre o mundo e sustentar os cristãos na perseguição do México. Quantos mártires não entregaram a vida proclamando: “Viva Cristo Rei! ”. Na festa de Cristo Rei, não basta apenas celebrarmos o reconhecimento do reinado de Cristo, o alfa e o ômega o princípio e o fim. Nos convém irmos além, e deixar Cristo ser o Rei de nossos corações, consentir que seu Reino de fato, se faça presente em nossas vidas, em nossas casas em nossas famílias. Até que ponto as palavras de Jesus permeiam e transformam minha história de vida? Permitir que sua palavra me tire de situações cômodas e consoladoras nos deixam fortalecidos, mesmo que as palavras não sejam doces. Quando opto em me abandonar verdadeiramente em seu Reino acolho Cristo por minha pátria, Ele reine em mim. Reinando em mim, brotará a firmeza de proclamar em qualquer circunstância, assim como o santo mexicano:
Viva Cristo Rei! São José Sanchez del Rio, mártir de Cristo Rei, rogai por nós!
Fonte: Ângela Barroso - comshalom.org
------------------------------------------------------
CONFIRA NOSSO CATÁLOGO DE LIVROS: https://amzn.to/3vFWLq5
.............................................
APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura, questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:
filhodedeusshalom@gmail.com
+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!
Que belo e edificante testemunho de fé desse jovem!
Viva Cristo Rei!
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.