A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » Origem e finalidade da instituição da festa de Cristo Rei do Universo em 1925 pelo papa Pio XI

Origem e finalidade da instituição da festa de Cristo Rei do Universo em 1925 pelo papa Pio XI

Written By Beraká - o blog da família on sábado, 19 de novembro de 2022 | 18:20

 





Oito coisas que talvez não sabia sobre a solenidade de Cristo Rei

 

 

 

REDAÇÃO CENTRAL (ACI) - No calendário  litúrgico, hoje (Domingo - 20 de Novembro) é a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, comumente conhecida como a festa de Cristo Rei. É o último domingo do ano litúrgico (o Advento começa em uma semana) e esta festa nos lembra de que não importa o que os poderes da Terra nos pedem para fazer, Cristo é o verdadeiro rei que deve reinar em nossos corações.




Conheça oito detalhes desta impressionante festa:




1. Foi instituída em 1925




Após a Primeira Guerra Mundial, em meio ao crescimento do comunismo na Rússia, por ocasião dos 1600 anos do Concílio de Niceia (325), o papa Pio XI instituiu a festa em 1925 através da encíclica "Quas Primas". Sua primeira celebração aconteceu em 1926.




2. Foi celebrada pela primeira vez no dia de Halloween em 1926




Originalmente, foi estabelecida para o último domingo de outubro, antes da Festa de Todos os Santos. No ano de 1926, quando foi celebrada pela primeira vez, esse domingo coincidiu com o dia 31 de outubro.




3. Foi o Beato Paulo VI que, em 1969, revisou a festa e lhe deu o nome e a data atuais




O papa Paulo VI deu à festa seu atual título completo (Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo) e transferiu para o último domingo do ano litúrgico.




4. A festa foi uma resposta ao crescimento da secularização, do ateísmo e do comunismo!




Enquanto o mundo pedia eloquentemente aos cristãos que deviam restringir sua religião e dar maior lealdade aos governos, o papa Pio XI escreveu sobre a festa: “Se todo o poder foi dado ao Senhor Jesus, no céu e na terra, se os homens, resgatados pelo seu sangue preciosíssimo, se tornam, com novo título, súditos de seu império, se, finalmente, este poder abraça a natureza humana em seu conjunto, é claro que nenhuma de nossas faculdades se pode subtrair a essa realeza. É mister, pois, que reine em nossas inteligências: com plena submissão, com adesão firme e constante, devemos crer as verdades reveladas e os ensinos de Cristo. É mister que reine em nossas vontades: devemos observar as leis e os mandamentos de Deus. É mister que reine em nossos corações: devemos mortificar nossos afetos naturais, e amar a Deus sobre todas as coisas”. (Quas Primas, 34)




5. Apesar de suas origens católicas, a festa é comemorada por muitos protestantes!




Apesar de ter sido criada há menos de cem anos na Igreja Católica, alguns anglicanos, luteranos, metodistas e presbiterianos celebram a festa.




6. Na igreja protestante da Suécia, este domingo é chamado “Domingo da Condenação”




Embora oficialmente os protestantes da Suécia celebrem esta festa como “O regresso de Cristo”, seu nome coloquial “Domingo da Condenação” procede do fato de que dão um enfoque particular ao Juízo Final e à segunda vinda de Cristo.



7. Alguns anglicanos se referem a este domingo como “Domingo da agitação”




Tem esse nome por duas razões:



-Em primeiro lugar, a oração coleta anglicana para o dia começa com as palavras “agitado, despertado, te suplicamos, ó Senhor, as vontades de teus fiéis”.



-Em segundo lugar, algumas das antigas receitas do pudim de pão doce requerem que o pudim seja agitado e se assente durante várias semanas antes de ser assado. Este domingo se tornou um dia em que as pessoas tradicionalmente começavam a preparar o pudim cristão, que incluía “agitar”.




Esses dois dados se uniram nas mentes dos anglicanos e, segundo a Wikipédia: “Supostamente, os cozinheiros, esposas e seus servos iam à igreja, escutavam as palavras ‘agitados, te suplicamos, ó Senhor...’ e recordavam, por associação de ideias, que já era hora de começar a agitar os pudins de Natal”.




8. A estátua de “Cristo Rei” da Polônia é a maior estátua de Jesus Cristo Rei do Universo no mundo




Com 33 metros de altura (um metro para cada ano da vida terrena de Jesus) e 3 metros de base, a estátua de Cristo Rei de Swlebodzin, no noroeste da Polônia, é três metros mais alta do que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

 

 



Fonte:https://www.acidigital.com/noticias/8-coisas-que-talvez-nao-sabia-sobre-a-festa-de-cristo-rei-76421




“Viva Cristo Rei!”: Conheça o jovem mártir São José Luis Sánchez del Rio


 


 


Suas últimas palavras antes de ser fuzilado foram: “Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!”.




Precisava dizer de seus próprios lábios apenas 3 palavras. Nesse momento, sua vida dependia deste simples gesto, que parecia banal para um jovem de 14 anos. Perseguido e torturado, até o último momento, passava longe de seu coração e de sua fé convicta, ousar sussurrar, muito menos repetir tal negação a qual era forçado, “Morra Cristo Rei! ”. José Luiz Sanchez Del Río, (28 de março de 1913 – 10 de fevereiro de 1928) foi um jovem de 14 anos de idade, martirizado e sacrificado por oficiais do governo Mexicano por defender sua fé, durante a perseguição religiosa, por parte dos comunistas contra os cristãos, no México. Canonizado pelo Papa Francisco, foi esse garoto corajoso que viveu em meio a uma das maiores perseguições que a Igreja Católica sofreu no século XX, no México, quando o presidente Plutarco Calles, iniciou uma investida massacrante contra padres, religiosos e fiéis leigos que demonstrassem qualquer sinal da fé católica. Numa dessas lutas, o chefe do grupo, perdeu o cavalo e ia ser capturado, José lhe disse: “Meu general, aqui está meu cavalo, salve-se o senhor, mesmo que me matem! Eu não faço falta, o senhor sim”. Foi dessa forma corajosa que José foi capturado. E da prisão escreve à mãe: “Minha querida mãe, fui feito prisioneiro em combate neste dia. Creio que nos momentos atuais vou morrer, mas não importa, nada importa, mãe. Resigna-te à vontade de Deus; eu morro muito feliz porque no fim de tudo isto, morro ao lado de Nosso Senhor. Não te aflijas pela minha morte, que é o que me mortifica. Antes, diz aos meus outros irmãos que sigam o exemplo do mais pequeno, e tu faça a vontade do nosso Deus. Tem coragem e manda-me a tua bênção juntamente com a de meu pai. Saúda a todos pela última vez e receba pela última vez o coração do teu filho que tanto te quer e tanto desejava ver-te antes de morrer”. A tirania de Calles, não foi capaz de vencer o profundo e testemunhado amor de São José Luiz por Deus, que mesmo martirizado violentamente, ofertou de corpo e alma, sua vida e juventude, proclamando bravamente em meio a dores atrozes, e em alta voz, as 3 palavras doces que davam razão a sua luta e existência, “Viva Cristo Rei! ”.



Palavras do Papa Francisco na Catedral de Morélia – AP




Com finalidade de encerrar o Ano Litúrgico da Igreja, a Solenidade de Cristo Rei, comemorada hoje, último domingo da liturgia, foi criada pelo Papa Pio XI em 1925, com relevante conotação política, para mostrar o senhorio de Jesus e seu reinado sobre o mundo e sustentar os cristãos na perseguição do México. Quantos mártires não entregaram a vida proclamando: “Viva Cristo Rei! ”. Na festa de Cristo Rei, não basta apenas celebrarmos o reconhecimento do reinado de Cristo, o alfa e o ômega o princípio e o fim. Nos convém irmos além, e deixar Cristo ser o Rei de nossos corações, consentir que seu Reino de fato, se faça presente em nossas vidas, em nossas casas em nossas famílias. Até que ponto as palavras de Jesus permeiam e transformam minha história de vida? Permitir que sua palavra me tire de situações cômodas e consoladoras nos deixam fortalecidos, mesmo que as palavras não sejam doces. Quando opto em me abandonar verdadeiramente em seu Reino acolho Cristo por minha pátria, Ele reine em mim. Reinando em mim, brotará a firmeza de proclamar em qualquer circunstância, assim como o santo mexicano:



Viva Cristo Rei!



São José Sanchez del Rio, mártir de Cristo Rei, rogai por nós!




Fonte: Ângela Barroso (comshalom.org)

 



------------------------------------------------------

 

 





APOSTOLADO BERAKASHComo você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger