Não se pode exagerar o valor e eficácia sacramental, como se fosse um
rito mágico ou um amuleto, superstição ou fanatismo. A civilização
tecnicista de hoje dificulta a compreensão dos símbolos e da dimensão
transcendente das coisas. Muitas vezes os sacramentos são banalizados, mas,
para que produzam na pessoa todo o fruto que podem produzir, é muito importante
compreendê-los bem. Deus se expressa em categorias humanas, por meio de
elementos sensíveis e perceptíveis para a pessoa, que está formada de corpo e
alma. E Ele quis utilizar tais elementos para dar a sua graça aos que não a
têm, ou aumentá-la nos que já a possuem.No entanto, os sacramentos são
recebidos frequentemente sem as disposições necessárias para aproveitar todos
os seus frutos e muitas pessoas têm dificuldade para compreender seu sentido.
Em seu livro “A náusea”, por exemplo, o filósofo Jean-Paul Sartre oferece um
pobre olhar sobre a Eucaristia, ao escrever que, “nas igrejas, à luz dos
círios, um homem bebe vinho na frente de mulheres ajoelhadas”. Só quem adere de
coração à Igreja, só quem se deixa ensinar por ela e cresce nela, poderá se
apropriar plenamente da riqueza dos sacramentos. Os sacramentos formam um organismo no qual cada um tem seu lugar vital,
ainda que a Eucaristia ocupe um lugar único, porque todos os outros estão
ordenados a ela como ao seu fim, segundo São Tomás de Aquino. Cristo age nos
fiéis de diversas maneiras, por meio dos sacramentos: pelo Batismo, assume-os
em seu próprio Corpo, comunicando-lhes no Espírito a filiação divina; pela
Crisma, fortalece-os no mesmo Espírito, para que possam confessá-lo diante dos
homens; pela Confissão, perdoa os pecados e os vai curando de suas doenças
espirituais; pela Unção dos Enfermos, conforta os doentes e moribundos; pela
Ordem, consagra alguns para que, em seu nome, preguem, guiem e santifiquem o
seu povo; pelo Matrimônio, purifica, eleva e fortalece o amor conjugal do homem
e da mulher; e todo este sistema mana da Eucaristia, que contém o próprio
Cristo.Quem quer colocar-se em contato com a
carne de Cristo, portanto, basta que se aproxime dos sacramentos da Igreja.
Para ganhar fruto, porém, mais do que simplesmente recebê-los, é preciso
fazê-lo com fé, assim como a hemorroíssa do Evangelho tocou com confiança a
fímbria do manto de Cristo (Jo 5, 25-34). Os sacramentos são sinais
verdadeiramente eficazes da graça de Deus, mas só geram frutos na vida daqueles
que se abrem dócil e generosamente à ação divina, ou seja, sem a fé e as
disposições necessárias, é considera-los meros amuletos supersticiosos.Os Sacramentos são os meios sagrados
que Deus usa para aplicar em nós a sua graça e santificar-nos. São sagrados por
terem sido instituídos pelo próprio Cristo e têm como essência a vida pública
de Jesus. A Igreja é o grande sacramento da salvação que Nosso Senhor instituiu
para ministrar (distribuir) os sacramentos, pois ela é o Corpo de Cristo (1 Cor
12,28).
-A
preparação do batismo de João: Mc 1,4.8; At 1,5; 11,16; 19,4.
-Abrange
todo gênero humano: Mt 28,19; Mc 16,15-16; Lc 24,47; At 2,38.
-Administrado
em nome da Santíssima Trindade: Mt 28,19.
-Batizado
na morte de Cristo: Rm 6,3.
-Batizado
para uma nova vida: Rm 6,4; Tt 3,5.
-Com
água e o Espírito Santo: Jo 3,5; Ef 5,26; Tt 3,5.
-É
administrado pelos discípulos de Cristo: Jo 4,2.
-É
necessário: Mc 16,16; Jo 3,5.
-É
nossa garantia de ressurreição: Rm 6,3-5; 1Cor 15,29.
-É
para nossa justificação: 1Cor 6,11.
-É
para nossa redenção: 1Jo 5,6.
-É
para nossa santificação: 1Cor 6,11; Ef 5,26.
-É
um presente gratuito de Deus: Tt 3,5.
-Há
um só batismo: Ef 4,5.
-Perdoa
o pecado: At 2,38; 22,16; 1Pd 3,21.
-Prefigurado
no AT: Ez 36,25; 1Pd 3,20-21.
2)-Confirmação/crisma
-É
conferido pela imposição das mãos: At 8,17; 19,6.
-É
distinto do Batismo: At 8,15.
-Envolve
o Espírito Santo: Jo 14,17; At 2,4; 10,44.
-Foi
prometido por Cristo: Jo 14,16.26; 15,26.
-Recebido
antes do Batismo: At 10,44.
-Recebido
após o Batismo: At 2,38; 8,14-17; 19,5-6.
-Só pode ser ministrado pelo bispo, pois foi somente a Pedro que Jesus pediu para CONFIRMAR os irmão: Lucas 22,32
3)- Reconciliação (Confissão , ou, Penitência)
(papa Francisco se confessando e recebendo a absolvição)
Os fundamentos para uma CONFISSÃO PERFEITA: Arrependimento, confissão e
reparação do dano causado (ora, se o protestante que diz confessar-se diretamente a Deus, como
saber se ele fez a devida reparação? e como reconciliar-se com o perdão também da Igreja?).
-A
Penitência reconcilia o pecador com a comunidade de crentes: 2Cor 2,5-8.
-A
Reconciliação foi instituída por Cristo: Jo 20,22-23.
-A
Reconciliação provém de Cristo Rm 5,11; Cl 1,20; Hb 1,3.
-Cristo
tem o poder de perdoar os pecados: Mt 9,6; Mc 2,10; Lc 5,24; Cl 3,13.
-Deus
perdoa os pecados: Mc 2,7; Lc 5,21.-Há
graus de pecado (mortal e venial): 1Jo 5,16.
-Liga/desliga
no céu e na terra: Mt 18,18.
-Ministério
da Reconciliação: 2Cor 5,18.
-O
perdão é dado através de Cristo: 2Cor 2,10.
-O
poder de perdoar é delegado por Cristo: Jo 20,23; 2Cor 5,18.
-Perdão
dos pecados, unção dos enfermos e confissão: Tg 5,14-16.
-
Reconcilia
com Cristo: 2Cor 5,18.
"Aqueles a quem perdoarem os pecados,os pecados... serão perdoados": João 20,22-23.
4)-A Eucaristia (comunhão)
-Instituída
por Cristo: Mt 26,26-29; Mc 14,22; Lc 22,15-20; 1Cor 11,23-25.
-Apenas
as espécies do pão e do vinho podem ser consagradas: Lc 24,30;
-Jo 6,51.57-58;
At 20,7; 1Cor 10,17; 11,27.
-Chamada
"a Ceia do Senhor": 1Cor 11,20.
-Chamada
"ágape" (=festa do amor): Jd 1,12.
-Chamada
"Fração do Pão": At 2,42.
-Comemoração
do Calvário: Mt 26,28; Lc 22,19-20; 1Cor 10,16; 11,25-26.
-Cristo
está realmente presente nela: Mt 26,26; Lc 22,19-20; Jo 6,35.41.51-58; 1Cor
11,27-29.
-Discurso
sobre a Eucaristia: Jo 6,32-58.
-Fonte
de vida divina: Jo 6,27.33.50-51.58; 1Cor 11,30.
-"Isto
É o meu Corpo... Isto É o meu Sangue": Mt 26,26-27; Mc 14,22.24; Lc
22,19-20; 1Cor 10,24-25.
-Jesus
é o Pão da Vida: Jo 6,35.41.48.51.
-Nos
une a Cristo: At 2,42; Rm 12,5; 1Cor 10,17.
-Prometida
por Cristo: Jo 6,27-59.
-Sérias
consequências de pecar contra a eucaristia: 1Cor 11,26-30.
5)- Unção dos Enfermos
-Administrado
em nome do Senhor: Tg 5,14.
-Recebido
com oração de fé: Tg 5,15.
-Restaura
a saúde do doente: Mc 6,13; Tg 5,15.
-Também
perdoa os pecados: Tg 5,15 (portanto, só os presbíteros podem ministrar).
-Uso
de óleo: Mc 6,13; Tg 5,14.
6)- Sagradas Ordens (sacerdócio)
-Consagração
dos Apóstolos: Jo 20,22.
-Deveres
e funções dos sacerdotes no AT: Dt 33,7-11.
-Funções
dos sacerdotes: Ml 1,11; Mt 28,19; Jo 20,23; 1Cor 11,24; Tg 5,14.
-É
o chamado dos Apóstolos: Mt 10,1; 16,16-19; Lc 6,13; 22,32; Jo 21,15-17.
-Graus
de autoridade: 1Cor 12,28; Ef 4,11; 1Ts 5,12; Tg 3,1.
-Melquisedec
se aproximava de Cristo: Sl 110,4; Hb 5,6.10; 6,20.
-O
sacerdócio de Cristo foi perfeito: Hb 3,1-4; 7,27; 8,4-6; 9,12-14.25; 10,5.
-O
sacerdócio de Melquisedec foi superior ao de Aarão: Hb 7,1-17; 8,1-13.
-Orar
para despertar vocações sacerdotais: Mt 9,37-38; Lc 10,2.
-Os
Apóstolos são enviados: Mt 28,19; Mc 16,15; Lc 24,47; Jo 20,21.
-Sacerdócio
no NT: Rm 15,16.
-Transmissão
do sacerdócio: 1Tm 4,14; 5,22; 2Tm 1,6; Tt 1,5.
7)- Matrimônio
-Ordenado
por Deus: Gn 1,28; 2,18; Tb 8,5-7; Mt 19,6.
-A
morte dissolve o matrimônio: Rm 7,2; 1Cor 7,39.
-A
união é sagrada: 1Cor 7,13-14; Ef 5,25-26.
-Duas
pessoas em uma só carne: Gn 2,23-24; Mt 19,3-6; Ef 5,31.
-É
para a procriação de filhos: Gn 1,28.
-O
casamento é como Cristo e sua Igreja: Ef 5,21-23.
-O
divórcio não é permitido: Mt 5,32; 19,9; Mc 10,2-12; Lc 16,18; 1Cor 7,10.
-Os
filhos são a bênção de Deus: Gn 24,60; 30,1-3; Sl 127,3: 1Sm 1,6; Lc 1,25.
-Respeito
mútuo: 1Cor 7,4; Ef 5,21-25.33; Cl 3,18-19.
BIBLIOGRAFIA
CONSULTADA E RECOMENDADA
-Bíblia de Jerusalém - Paulos editora.
-SILVA,
Jerônimo Pereira. O RICA, um caminho de iniciação antes e depois do Batismo.
Revista de Liturgia. N. 249. Maio/Junho 2015
-Missal
Romano. Vigília Pascal: oração depois da comunhão. São Paulo: Paulus, 1991.
-CAVALLOTTO,
G., Iniziazione cristiana e catecumenato
https://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p2s2cap1_1210-1419_po.html
"Se
enxerguei além dos outros, é por que estava no ombro de gigantes" (Isaac
Newton)
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