A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.
Home » » Afinal Preconceito e Discriminação é a mesma coisa ? São Sinônimos ou Hiperônimos ?

Afinal Preconceito e Discriminação é a mesma coisa ? São Sinônimos ou Hiperônimos ?

Written By Beraká - o blog da família on sábado, 29 de dezembro de 2012 | 10:11




Não são palavras sinônimas , mas Hiperônimas e Hipônimas:

Preconceito é Hiperônima, ou seja, é uma palavra que apresenta um significado mais abrangente do que o do seu hipônimo(Discriminação), que por sua vez, é uma palavra de sentido mais específico (ou restrito).



PRÉCONCEITO É UM DIREITO NATURAL , A DISCRIMINAÇÃO NÃO, POIS:


1)- O PRECONCEITO: É apenas um juízo ou uma sentença meramente preconcebida e manifestada racionalmente pelo direito a livre expressão sem o uso obrigatório da DISCRIMINAÇÃO, pois está de acordo com as convicções de cada um, ou seja isto é próprio ao ser humano.




2)- A DISCRIMINAÇÃO: significa "fazer uma distinção".(Rotular, ou estereotipar de forma genérica).Existem diversos significados para a palavra, incluindo a discriminação estatística ou a atividade de um circuito chamado discriminador. O significado mais comum, no entanto, tem a ver com a discriminação restrita à sociológica: a discriminação social, racial, religiosa, sexual e étnica.




3)- A Convenção 111 da Organização Internacional do Trabalho considera discriminação toda distinção, exclusão ou preferência que tenha por fim alterar a igualdade de oportunidade ou tratamento em matéria de emprego ou profissão. Exclui aquelas diferenças ou preferências fundadas em qualificações exigidas para um determinado emprego.


4)- A discriminação pode se dar por sexo, idade, cor, estado civil, ou por ser a pessoa, portadora de algum tipo de deficiência. Pode ocorrer ainda, simplesmente porque o empregado propôs uma ação reclamatória, contra um ex-patrão ou porque participou de uma greve.

5)- Discrimina-se, ainda, por doença, orientação sexual, aparência, e por uma série de outros motivos, que nada têm a ver com os requisitos necessários ao efetivo desempenho da pessoa a determinadas funções.

6)- O ato discriminatório pode estar consubstanciado, também, na exigência de certidões pessoais ou de exames médicos dos candidatos a emprego. O legislador pátrio considera crime o ato discriminatório, como se depreende das Leis nºs 7.853/89 (pessoa portadora de deficiência), 9.029/95 (origem, raça, cor, estado civil, situação familiar, idade e sexo) e 7.716/89 (raça ou cor).O ato discriminatório pode estar consubstanciado, também, na exigência de certidões pessoais ou de exames médicos dos candidatos a emprego. 

 POR EXEMPLO:

A Igreja Católica e de Certa forma o Cristianismo para preconceber e firmar seus conceitos com relação à homosexualidade tem como fonte a SAGRADA ESCRITURA  que faz as seguintes revelações:

No antigo Testamento as passagens a respeito do homossexualismo são:

1)- Levítico 18:22: “Com homem não te deitarás como se fosse mulher; é abominação”

2)- Levítico 20:13  e “Se também um homem se deitar com outro homem, como se fosse mulher, ambos praticaram coisa abominável; serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles”

3)- Sodoma e Gomorra: “Mas, antes que se deitassem, os homens daquela cidade cercaram a casa, os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, sim todo o povo de todo o lado, e chamaram Ló e lhe disseram: onde estão os homens que, à noitinha, entraram em tua casa? Traze-os fora a nós para que abusemos deles”, (Gênesis 19:4-5). 

4)- ...e  nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, é abominação ao SENHOR teu Deus. (Deuteronômio 22:5)

No Novo Testamento:

1)- "Não vos enganeis: Nem fornicadores,nem ladões,nem adúlteros, nem EFEMINADOS, nem SODOMITAS, herdarão o reino de Deus" (I Coríntios 6:9-10).


2)- Por isto Deus os entregou a paixões vergonhosas, as mulheres trocaram as relações naturais por outras não naturais, e semelhantemente, também os homens, deixando a relação  natural com a mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. (Romanos 1:26-27)



COM ISTO A IGREJA (Que é mãe e acolhe os filhos com Misericórdia, mas como mestra tem que ensinar a verdade), DE FORMA ALGUMA APLICA A DISCRIMINAÇÃO, POIS VEJA O QUE DIZ O MAGISTÉRIO DA IGREJA SOBRE O TEMA:


O QUE DIZ O MAGISTÉRIO DA IGREJA CATÓLICA ?

§2357 CASTIDADE E HOMOSSEXUALIDADE A homossexualidade designa as relações entre homens e mulheres que sentem atração sexual, exclusiva ou predominante, por pessoas do mesmo sexo. A homossexualidade se reveste de formas muito variáveis ao longo dos séculos e das culturas. Sua gênese psíquica continua amplamente inexplicada. Apoiando-se na Sagrada Escritura, que os apresenta como depravações graves, a tradição sempre declarou que "os atos de homossexualidade são intrinsecamente desordenados". São contrários à lei natural. Fecham o ato sexual ao dom da vida. Não procedem de uma complementaridade afetiva e sexual verdadeira. Em caso algum podem ser aprovados.






§2358 Um número não negligenciável de homens e de mulheres apresenta tendências homossexuais profundamente enraizadas. Esta inclinação objetivamente desordenada constitui, para a maioria, uma provação. Devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza. Evitar-se-á para com eles todo sinal de discriminação injusta. Estas pessoas são chamadas a realizar a vontade de Deus em sua vida e, se forem cristãs, a unir ao sacrifício da cruz do Senhor as dificuldades que podem encontrar por causa de sua condição.







§2359 As pessoas homossexuais são chamadas à castidade. Pelas virtudes de autodomínio, educadoras da liberdade interior, às vezes pelo apoio de uma amizade desinteressada, pela oração e pela graça sacramental, podem e devem se aproximar, gradual e resolutamente, da perfeição cristã.


CONCLUSÃO: 


Quer queiramos ou não , o Preconceito é uma prerrogativa natural do ser humano, é um direito NATURAL,não pode ser eliminados de uma pessoa por lei. A lei não retira da alma aquilo que nela reside, e temos que lembrar que nem sempre o preconceito implica necessariamente em  atos discriminatórios. Portanto, a Igreja ao aplicar o seu PRE -CONCEITO sobre temas de fé e vida moral, está propondo preconcebidamente o conceito certo e verdadeiro a partir  da palavra de Deus na sua palavra revelada nas escrituras , e na sagrada tradição, evitando porém a discriminação, pois Deus não faz acepção de pessoas ( Romanos 2,11), e tendo como meta a verdade e a salvação das almas. Deus odeia apenas o pecado, mas ama o pecador. 



Lembramos por fim que: 


“Não podemos tratar os iguais de forma diferenciada, isto é humanamente indígno, bem como não podemos tratar os diferentes de forma igual, seria injusto.”

"LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO"
Curta este artigo :

+ Comentário. Deixe o seu! + 2 Comentário. Deixe o seu!

Anônimo
29 de dezembro de 2012 19:48

Boa matéria!!! Como Amo vc, Painho do céu!!!!!!!!! Por dar sabedoria,(dom admirável) a este Aposolado.Feliz ano Novo!!

Shalom!!

Anônimo
29 de dezembro de 2012 23:16

Sempre que o Socorro de Deus vem,ficamos constrangidos. Eu experimento este seu amor todos os dias !!!


Feliz ano novo e que o painho do céu abençoe a todos!!!

Tatá

Postar um comentário

Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido, desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados.Serão analisadas e poderão ser ignoradas e ou, excluídas.

Quem sou eu?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim." ( João, 14, 6).Como Católicos,defendemos a verdade, contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha verdades, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por elas até que Cristo volte.Quem nos acusa de falta de caridade mostra sua total ignorância na Bíblia,e de Deus, pois é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade.Este Deus adocicado,meloso,ingênuo, e sentimentalóide,é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomáz de Aquino)

As + lidas!

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger