A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo opinativo desta página.
Home » , , , , » #Preconceito e discriminação é a mesma coisa? - São Sinônimos ou Hiperônimos?

#Preconceito e discriminação é a mesma coisa? - São Sinônimos ou Hiperônimos?

Written By Beraká - o blog da família on sábado, 29 de dezembro de 2012 | 10:11








Não são palavras sinônimas, mas Hiperônimas, e Hipônimas: Preconceito é Hiperônima, ou seja, é uma palavra que apresenta um significado mais abrangente do que o do seu hipônimo (discriminação), que por sua vez, é uma palavra de sentido mais específico (ou restrito).






PRÉCONCEITO É UM DIREITO NATURAL, A DISCRIMINAÇÃO NÃO, POIS:





1)- O PRECONCEITO: É apenas um juízo ou uma sentença meramente preconcebida e manifestada racionalmente pelo direito a livre expressão sem o uso obrigatório da DISCRIMINAÇÃO, pois está de acordo com as convicções de cada um, ou seja isto é próprio ao ser humano.



2)- A DISCRIMINAÇÃO: significa "fazer uma distinção".(Rotular, ou estereotipar de forma genérica).Existem diversos significados para a palavra, incluindo a discriminação estatística ou a atividade de um circuito chamado discriminador. O significado mais comum, no entanto, tem a ver com a discriminação restrita à sociológica: a discriminação social, racial, religiosa, sexual e étnica.










3)- A Convenção 111 da Organização Internacional do Trabalho considera discriminação toda distinção, exclusão ou preferência que tenha por fim alterar a igualdade de oportunidade ou tratamento em matéria de emprego ou profissão. Exclui aquelas diferenças ou preferências fundadas em qualificações exigidas para um determinado emprego.










4)- A discriminação pode se dar por sexo, idade, cor, estado civil, ou por ser a pessoa, portadora de algum tipo de deficiência. Pode ocorrer ainda, simplesmente porque o empregado propôs uma ação reclamatória, contra um ex-patrão ou porque participou de uma greve.



5)- Discrimina-se, ainda, por doença, orientação sexual, aparência, e por uma série de outros motivos, que nada têm a ver com os requisitos necessários ao efetivo desempenho da pessoa a determinadas funções.



6)- O ato discriminatório pode estar consubstanciado, também, na exigência de certidões pessoais ou de exames médicos dos candidatos a emprego. O legislador pátrio considera crime o ato discriminatório, como se depreende das Leis nºs 7.853/89 (pessoa portadora de deficiência), 9.029/95 (origem, raça, cor, estado civil, situação familiar, idade e sexo) e 7.716/89 (raça ou cor).O ato discriminatório pode estar consubstanciado, também, na exigência de certidões pessoais ou de exames médicos dos candidatos a emprego. 



POR EXEMPLO:




A Igreja Católica, e de Certa forma, o Cristianismo, para preconceber e firmar seus conceitos com relação à homosexualidade tem como fonte a SAGRADA ESCRITURA  que faz as seguintes revelações:




No antigo Testamento as passagens a respeito do homossexualismo são:






Levítico 18:22: “Com homem não te deitarás como se fosse mulher; é abominação!”




Levítico 20, 13: “e se também, um homem se deitar com outro homem, como se fosse mulher, ambos praticaram coisa abominável; serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles!”





Sobre Sodoma e Gomorra: 






“Mas, antes que se deitassem, os homens daquela cidade cercaram a casa, os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, sim todo o povo de todo o lado, e chamaram Ló e lhe disseram: onde estão os homens que, à noitinha, entraram em tua casa? Traze-os fora a nós para que abusemos deles”, (Gênesis 19,4-5). 






"e  nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, é abominação ao SENHOR teu Deus!" (Deuteronômio 22,5)






No Novo Testamento:






"Não vos enganeis: Nem fornicadores, nem ladrões, nem adúlteros, nem EFEMINADOS, nem SODOMITAS, herdarão o reino de Deus" (I Coríntios 6,9-10).







"Por isto Deus os entregou a paixões vergonhosas, as mulheres trocaram as relações naturais por outras não naturais, e semelhantemente, também os homens, deixando a relação natural com a mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro" (Romanos 1,26-27)







COM ISTO, A IGREJA (que é mãe e acolhe os filhos com Misericórdia, mas como mestra tem que ensinar a verdade), DE FORMA ALGUMA APLICA A DISCRIMINAÇÃO, POIS VEJA O QUE DIZ O MAGISTÉRIO DA IGREJA SOBRE O TEMA:













§2357 CASTIDADE E HOMOSSEXUALIDADE:  A homossexualidade designa as relações entre homens e mulheres que sentem atração sexual, exclusiva ou predominante, por pessoas do mesmo sexo. A homossexualidade se reveste de formas muito variáveis ao longo dos séculos e das culturas. Sua gênese psíquica continua amplamente inexplicada. Apoiando-se na Sagrada Escritura, que os apresenta como depravações graves, a tradição sempre declarou que "os atos de homossexualidade são intrinsecamente desordenados". São contrários à lei natural. Fecham o ato sexual ao dom da vida. Não procedem de uma complementaridade afetiva e sexual verdadeira. Em caso algum podem ser aprovados.













§2358 Um número não negligenciável de homens e de mulheres apresenta tendências homossexuais profundamente enraizadas. Esta inclinação objetivamente desordenada constitui, para a maioria, uma provação. Devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza. Evitar-se-á para com eles todo sinal de discriminação injusta. Estas pessoas são chamadas a realizar a vontade de Deus em sua vida e, se forem cristãs, a unir ao sacrifício da cruz do Senhor as dificuldades que podem encontrar por causa de sua condição.

















§2359 As pessoas homossexuais são chamadas à castidade. Pelas virtudes de autodomínio, educadoras da liberdade interior, às vezes pelo apoio de uma amizade desinteressada, pela oração e pela graça sacramental, podem e devem se aproximar, gradual e resolutamente, da perfeição cristã.









CONCLUSÃO: 





Quer não gostemos, queiramos, ou não, o preconceito é uma prerrogativa natural do ser humano, é um direito NATURAL,não pode ser eliminados de uma pessoa por lei. A lei não retira da alma aquilo que nela reside, e temos que lembrar que nem sempre o preconceito implica necessariamente em  atos discriminatórios. 









Portanto, a Igreja ao aplicar o seu PRE - CONCEITO sobre temas de fé e vida moral, está propondo preconcebidamente o conceito certo e verdadeiro a partir da palavra de Deus na sua palavra revelada nas escrituras , e na sagrada tradição, evitando porém a discriminação, pois Deus não faz acepção de pessoas (Romanos 2,11), e tendo como meta a verdade e a salvação das almas. Deus odeia apenas o pecado, mas ama o pecador. Lembramos por fim que: 



“Não podemos tratar os iguais de forma diferenciada, isto é humanamente indígno, bem como não podemos tratar os diferentes de forma igual, seria injusto.”











"LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO"



------------------------------------------------------

 








Link para o catálogo de nossos livros: https://amzn.to/3vFWLq5






....................................................................






GOSTOU Do APOSTOLADO berakash?  QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?

 


 

Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):

 

 

https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html

 

 

Shalom!






.............................................

 





 

APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura,  questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:

 

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com


Curta este artigo :

+ Comentário. Deixe o seu! + 4 Comentário. Deixe o seu!

Anônimo
29 de dezembro de 2012 às 19:48

Boa matéria!!! Como Amo vc, Painho do céu!!!!!!!!! Por dar sabedoria,(dom admirável) a este Aposolado.Feliz ano Novo!!

Shalom!!

Anônimo
29 de dezembro de 2012 às 23:16

Sempre que o Socorro de Deus vem,ficamos constrangidos. Eu experimento este seu amor todos os dias !!!


Feliz ano novo e que o painho do céu abençoe a todos!!!

Tatá

Anônimo
26 de junho de 2024 às 10:53

Simplesmente perfeito!


Portanto, a Igreja ao aplicar o seu PRE - CONCEITO sobre temas de fé e vida moral, está propondo preconcebidamente o conceito certo e verdadeiro a partir da palavra de Deus na sua palavra revelada nas escrituras , e na sagrada tradição, evitando porém a discriminação, pois Deus não faz acepção de pessoas (Romanos 2,11), e tendo como meta a verdade e a salvação das almas. Deus odeia apenas o pecado, mas ama o pecador. Lembramos por fim que: “Não podemos tratar os iguais de forma diferenciada, isto é humanamente indígno, bem como não podemos tratar os diferentes de forma igual, seria injusto.”

Socorro Dantas - Crato/CE

Anônimo
26 de junho de 2024 às 11:08

É verdade!

Quer não gostemos, queiramos, ou não, o preconceito é uma prerrogativa natural do ser humano, é um direito NATURAL,não pode ser eliminados de uma pessoa por lei. A lei não retira da alma aquilo que nela reside, e temos que lembrar que nem sempre o preconceito implica necessariamente em atos discriminatórios.

José Carlos - Natal RN

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

POSTAGENS MAIS LIDAS

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger