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ESTUDANDO A ORIGEM DO HOMEM VINDO DO BARRO EM GÊNESIS

Written By Beraká - o blog da família on segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 | 00:01










Muitos séculos e milênios se passaram desde que nós aparecemos aqui, e esse tema mesmo assim ainda é fruto de intensa polêmica. Na área que diz respeito á questão Criacionismo Versus Evolucionismo, por exemplo, talvez seja a questão que mais põe divergência entre as duas ideologias. Parece até que tem que haver dois extremos: 


a)-Ou a visão criacionista (o primeiro homem moldado em uma mistura de argila com água, como um boneco).



b)-Ou a visão evolucionista (os primeiros humanos surgindo de um ramo extinto de primatas) tem que estar certa.


Se as duas teorias se contrapõem, jamais as duas vão estar corretas ao mesmo tempo; isso seria impossível, pois uma verdade não pode ser e não ser ao mesmo tempo, se uma estar certa, a outra estar errada. A não ser que ao invés de antagônicas elas sejam complementares, ou seja, a evolução faz parte do plano criador de Deus, esta é a teoria teologicamente mais plausível.









Mas quem já perguntou se existe tal possibilidade? E se existir?







 



É certo que muitos eruditos, ao ver o conflito entre o criacionismo e o evolucionismo e as evidências paleontológicas da evolução (que os criacionistas acusam de dados fraudados), acabam se rendendo á interpretação alegórica do livro de Gênesis. Porém, admitir isso faria com que a doutrina cristã perdesse todo o sentido, sem falar também que existem muitas "coincidências" históricas e científicas no Gênesis .Então, com isso, dá-se a impressão de que há dois extremos, realmente, e ou um ou outro deve corresponder á realidade. Porém, tem uma coisa que quase nunca é levada em consideração nesse aspecto e que só por ela poderemos analisar corretamente a origem do homem: 



"A de que o Criacionismo é uma teologia baseada na Bíblia, não é a própria Bíblia em si. O que isso quer dizer?"


Que talvez a polêmica criação versus evolução só esteja ocorrendo porque, simplesmente, a maneira de como interpreta-se e imagina-se a origem do homem segundo a Bíblia pode estar errada, e sim, a Bíblia pode ter alguma relação positiva com a teoria da evolução humana.É estranho alegar isso, mas o fato é que a sociedade adotou uma "visão única" sobre Adão e Eva em Gênesis, visão essa que vem desde épocas remotas e que poucas vezes foi questionada no sentido se de fato era aquilo mesmo que a Bíblia dizia ?Mais estranho ainda, porém, é o fato de que existem várias formas de imaginarmos como foi a história de Moisés, Abraão, José, Elias, Sansão, Davi, Noé... porém a forma que se é imaginada o relato da Criação Bíblica do Homem é sempre a mesma! É difícil, por exemplo, imaginar Adão como um homem da caverna para muitos hoje, principalmente no meio evangélico.


E qual é o problema disso?

É que essa visão está constantemente em conflito com os dados que a ciência fornece, chegando ao ponto de muitos considerarem a história bíblica como alegórica. Mas isso não quer dizer que a Bíblia esteja errada ou que seja um livro causador de desavenças, porque não é a Bíblia, mas sim a Teologia empregada nela, que batem de frente com a ciência. 




E, como costumo dizer,"não é a teologia que deve guiar a Bíblia, mas sim a Bíblia é que deve guiar a teologia"




A única coisa, arriscada, que resta a alguns é reanalisar o texto bíblico, começando a interpretá-lo do zero, e colocá-lo novamente de frente com os dados científicos, mesmo sabendo que a bíblia não é um livro de ciências. Vamos apenas considerar só a Palavra de Deus e as evidências que a ciência fornece sobre a origem do homem, bem com o os fósseis que indicam sua evolução, de primatas simiescos até o Homem. Antes de mais nada, é claro, joga-se a pergunta: e o que dizer dos argumentos criacionistas contra a evolução?


Iniciemos, agora, o estudo sobre a origem do Homem:


GÊNESIS 2,7 E SEU VERDADEIRO RELATO


Para começar, vamos nos utilizar do texto bíblico de Gênesis 2,7. Veja:


Gn 2,7: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”


A forma como é tradicionalmente entendido esse versículo (forma essa que dificilmente é questionada) é a seguinte: Deus, após ter finalizado a criação dos seres viventes, pegou um punhado de barro do rio, talvez o Eufrates, moldou um boneco de barro sem vida, e assoprou em suas narinas um sopro que fez o boneco viver.


Mas seria esse o sentido original?


De acordo com muitos teólogos cristãos, sim. Segundo estes, o espírito de vida (na tradução literal do texto, que em hebraico é Ruahou Neshamah) de Gênesis 2,7 seria a vida física; sendo assim, teríamos a seguinte "equação":




Pó da Terra (corpo) + fôlego de vida (espírito) = Alma vivente.

Pó da terra - fôlego de vida = cadáver - sem vida.

 


Ou seja, um corpo sem vida que teve vida. No entanto, admite-se que o que faz o homem ser á imagem e semelhança de Deus é justamente esse espírito de vida.E aí que entra em uma questão contraditória, pois se o espírito soprado por Deus no homem é a fonte de toda a vida e o mesmo de todos os animais (conforme seria dito em Gênesis 7:22; Eclesiastes 3:19); isto quer dizer que este alento não pode ter sido algo inteligente, pois se o fosse, o fôlego de vida dos animais (o espírito) teria de ser algo racional também, e não é isso o que acontece.Nesse sentido, o homem não teria uma alma, mas seria uma alma. Essa contradição lógica é utilizada pelos Testemunhas de Jeová, inclusive, para combater a doutrina da alma e do espírito. Em outras palavras, considerar a equação "Pó da terra - fôlego de vida = cadáver - sem vida" acaba por desencadear numa situação contraditória, onde teria que se admitir que espiritualmente o homem e o animal seriam iguais (conforme diz Ecl 3,20, o homem é igual aos animais na origem física: pó da terra).




Mas, então, vem a pergunta: Como desvendar o que Gênesis 2,7 quer dizer?




Na verdade, como este é um assunto relacionado ao Antigo Testamento, é certo que podemos conseguir informações mais perto da realidade se analisarmos a literatura hebraica original (como o Thorah ou até mesmo o Thalmud) e os termos do original hebraico sobre essa passagem.Mas antes, temos que entender que, querendo ou não, o homem na anatomia material é um animal, e o próprio Salomão alegou isso (Ecl 3,28). Não é nada anticientífico admitir isso.

Observe: Anatomicamente, o corpo humano parece de fato estar relacionado com formas de vida menos complexas. Muitas das enzimas que controlam as funções humanas são réplicas quase perfeitas das encontradas em outros filos, ou reinos. O gene que controla o posicionamento e a orientação do braço humano é encontrado em todos os vertebrados e também nos insetos. A semelhança é tamanha que quando porções deste gene humano são implantadas no genoma da mosca drosófila, determinam o posicionamento e a orientação da asa da mosca. O mesmo serve para os genes que controlam o desenvolvimento do olho e um grande número de outros. Estes genes têm mais de cem pontos ativos. A semelhança entre eles pode não ter sido mera coincidência. Para os cientistas, estes fatos indicam a existência de um ancestral comum. Os ossos dos membros inferiores do crocodilo e a nadadeira da baleia bicuda são os mesmos do braço e mão de um homem; diferem no comprimento, é claro, mas todos os ossos existem. Essas são só algumas referências que apoiam o raciocínio de Salomão. Sim, nós somos animais. Mas só no físico.


E para entender melhor isso, vejamos as citações abaixo:


E Deus disse: Façamos o homem (em hebraico, Adam)(...)” (Gen. 1,26)




“E então, formou Deus o homem (em hebraico, Adam)(...)” (Gen 2,7)


 

Aqui, a Bíblia nos ensina que Adão é “feito” e “formado”. Nós até sabemos a matéria-prima utilizada para sua produção. “E então, formou Deus o homem do pó da terra(...)” (Gên. 2:7), isso é inegável. Mas se analisarmos paralelamente duas passagens da Bíblia: “No início, criou Deus os céus e a terra” (Gênesis 1:1) e “porque em seis dias Deus fez os céus e terra(...)” (Êxodo 31:17), constatamos que enquanto o uso bíblico da palavra “criação” sugere uma ação instantânea de Deus, “fazer” na linguagem bíblica é um processo que exige tanto matéria quanto tempo, como está dito: “porque em seis dias(...)”. Com o passar do tempo, algo foi criado – Adão, mas este ser não estava completo.



 


































Faltava-lhe receber a alma da vida humana



Se a formação e o desenvolvimento do homem – de Adão – foi um processo que durou um milésimo de segundo ou milhões de anos, não é algo que a Bíblia deixe claro. Porém, alguns versos podem nos dar uma pista, ou até talvez a resposta definitiva.Voltando a nossa atenção para a literatura hebraica, nos deparamos com o Talmud, que é um código antigo de discussões rabínicas, que apesar de ser extremista, possui algum conteúdo histórico no que diz respeito á origem dos hebreus. Acontece que o Talmud, em (Eruvim 18A) se detém sobre o nascimento de Sete, terceiro filho de Adão e Eva, analisando por que a Bíblia relata duas vezes seu nascimento.


“E tornou Adão a conhecer sua mulher, e ela deu a luz um filho a quem chamou Sete” (Gênesis 4,25).



“E viveu Adão 130 anos, e ele teve um filho à sua imagem e semelhança. Ele o chamou de Sete” 
(Gênesis 5,3).


Segundo o Talmud, estes dois versos revelam que, após o assassinato de Abel por Caim, Adão e Eva se separaram maritalmente por 130 anos, e somente então Adão deitou-se “novamente” com Eva. Durante estes 130 anos, Adão procriou filhos com outros seres, não com Eva.


O Radak comenta que esses filhos eram, de fato, crianças. Faltava-lhes, no entanto, a neshamá, a alma, para torná-los seres humanos. Maimônides (Guia 1:7), baseado em Eruvim e no Zohar, descreve estas crianças como sendo seres humanos em forma e inteligência, mas nada humanos em espiritualidade.




Se realmente Adão procriou com outros hominídeos ou não como diz o Talmud, não há como ter certeza. No entanto, o fato de ter um registro como esse, com esse aspecto, na literatura judaica, indica que a crença original hebraica a respeito de Adão não diz que ele foi um boneco feito de barro, mas sim um hominídeo que passou a ter vida espiritual por um sopro de Deus, após ter sido formado totalmente.Nachmânides concentra-se num prefixo supérfluo, lamed, em hebraico, que transmite a idéia de transformação através de uma ação externa. No caso, o insuflar da alma. Assim, “... e soprou por suas narinas a neshamá da vida e Adão transformou-se em uma alma viva”.Segundo o comentário de Nachmânides, um dos maiores sábios e cabalistas no que diz respeito á questão, a preposição “em” é usada para indicar uma mudança na essência da personalidade e “pode ser que o verso esteja afirmando que Adão era um ser vivo completo e a neshamá o transformou em outro homem”. 




Sim! Outro homem! De acordo com Nachmânides, havia um homem antes da criação da neshamá, mas aquele ser hominídio não era exatamente humano, o que não tira Adão e Eva da privilegiada posição de primeiros humanos.


Onkelos, outro estudioso, resumiu tudo isso, 400 anos antes do Talmud e mil anos antes de Nachmânides. A expressão nefesh chayá, uma alma viva, aparece três vezes nesta parte da Bíblia: para animais que vivem na água (Gên. 1:20), para animais que vivem sobre a terra (Gên. 1:24) e para humanos como “... em uma alma viva” (Gên. 2,7). Nos primeiros dois casos, Onkelos traduz o termo literalmente, “uma alma viva”. Mas para os seres humanos, por causa da preposição “em”, Onkelos traduz o termo como “e Adão transformou-se em um espírito falante” (Nota: uma minoria de teólogos cristãos fizeram observar essa preposição, presente apenas na bíblia original).A capacidade de se comunicar espiritualmente é o que faz os homens serem diferentes de todos os outros animais. Não é nossa força, nem nossa inteligência. Mas a nossa espiritualidade! 




A fala é, nos homens, o elo entre os aspectos físicos e espirituais da existência. É, então, aneshamá, o Sopro Divino que faz esta ligação entre o material e o espiritual. Hominídios, com feições humanas, co-existiram e precederam Adão.


Os antigos comentaristas bíblicos estavam cientes dessa realidade. A descoberta de seus fósseis, então, não constitui surpresa para a Bíblia. Na definição bíblica, um homem é um animal, um hominídio (Eclesiastes 3,20) no qual foi insuflada a alma criada, aneshamá, o Ruah.


Isso indica também, por consequência, que a formação "do pó da terra ao homem" refere-se á evolução biológica, onde Deus teria a conduzido para culminar não só no homem mas também em toda a biodiversidade atual. Em Eclesiastes 3,20 há a citação de que todos os seres vivos e o homem vieram do pó e voltam á ele, sendo que o "pó" dessa passagem em hebraico á Adamah, que significa ou barro ou partículas do solo
(independente de qual seja o sentido do Adamah bíblico, tem-se evidência científica de que o primeiro organismo surgiu no lodo submarino, o que explica o fato dos seres vivos possuírem os mesmos nutrientes do solo e se encaixa com a Bíblia).Além disso, como vemos na Bíblia, o Homem só tornou-se á imagem e semelhança com o Sopro Divino e, ao que indica o texto bíblico, Adão dantes era imortal e a consequência de seu pecado, o pecado original, o fez perder essa dádiva. 





































Esse fato é reafirmado de forma inegável no capítulo 5 da Carta aos Romanos, escrita pelo apóstolo Paulo (Leia Rm 5,12 e Rm 5,14). A partir daí, todo ser humano herdou, inclusive geneticamente, a natureza pecaminosa de Adão, sendo o sacrifício de Cristo pela humanidade a única forma de remediar a situação.Em relação á imortalidade de Adão, no momento nós não possuímos (e talvez nem iremos possuir) evidências científicas da imortalidade que teria tido o primeiro casal e que foi perdida com a primeira desobediência. Isso porque tal imortalidade seria uma dádiva oriunda do sopro divino, o Neshamah ou Ruah, que é de origem espiritual e, portanto, transcede o campo das ciências do mundo físico.


Contudo, ainda nos resta duas questões para se analisar: 




1ª)-Eva teria sido feita de uma costela?


2ª)-Existe evidência no registro fóssil de que em dado momento os hominídeos teriam se tornado á Imagem e Semelhança de Deus?





Estudando a origem do homem (parte 2)




Na primeira parte do estudo, nós vimos o que realmente a Bíblia ensina a respeito da criação do homem; vimos também que tudo é uma questão de interpretação do relato de Gênesis.Resta, então, voltarmos a nossa atenção para a paleontologia: 


a)- Será que a interpretação original do texto, oriunda do hebraico, tem evidências sólidas?

b)- Será que alegar que existiu uma geração de hominídeos á imagem e semelhança de Deus por um sopro do Criador é simplesmente uma especulação?




A ESPÉCIE DE ADÃO E EVA 































A maioria das pessoas imaginam que Adão e Eva foram os primeiros seres da espécie Homo sapiens, nossa espécie atual. Porém, cientificamente, tal afirmação é inviavel.

Por quê?

Porque antes do Homo sapiens aparecer na Terra o Homo neanderthalensisjá estava aqui, e ao contrário do pensamento popular, o Homem de Nanderthal tinha uma cultura avançada e era tão inteligente como a nossa espécie.

Isso prova que Adão e Eva não existiram? 


Não exatamente. Acontece que as contra-evidências surgem só se classificarmos Adão e Eva como Homo sapiens. Logicamente, se Adão e Eva existiram eles devem ter sido de outra espécie de hominideo.Homo neanderthalensis? Não tem como. Embora os Neanderthais não fossem brutamontes, eles não deram origem á nossa espécie, ela é paralela á nossa. A geração de Neanderthais desapareceu subitamente no final do Pleistoceno, sem deixar nenhum descendente vivo hoje.Ora, se a história bíblica diz que Adão e Eva deram origem á toda a humanidade, é certo de que eles não foram Neanderthais.Com isso, é quase certo que Adão e Eva foram de uma espécie anterior à Sapiens e à Neanderthal. Porém, as espécies mais antigas de Hominídeos, como o Homo erectus ou o Australopithecus sp., não tinham cérebro desenvolvido, ao contrário do que seriam Adão e Eva, que tinham consciência plena de seus atos e até sabiam se comunicar.




E agora ?


CALMA! Existe ainda uma espécie de hominídeo que não foi colocada em questão: a que gerou as espécies Nanderthalensis e Sapiens.A origem dessas duas espécies ainda é assunto de discussão, porém a maioria dos especialistas aceitam a espécie Homo heidelbergensiscomo a originária das duas espécies atuais de hominídeos. Resta agora, somente, analisarmos as características apresentadas na Bíblia dos primeiros humanos e confrontar com o que se sabe sobre oHomo heidelbergensis.Como se sabe e ja foi citado anteriormente, Adão e Eva, segundo a Bíblia, já tinham a estrutura basica do ser humano, e ainda tinham cérebro igual ao nosso, pois é evidenciado em Gênesis que Adão e Eva tinham consciência dos seus atos, raciocínio e eram capazes de falar naturalmente. Coincidentemente ou não, o Homem de Heidelberg tinha o Q.I similar ao nosso, não andava encurvado ao contrário do que estamos acostumados a ver no desenhos da evolução "do macaco ao homem" nas aulas de história, e ainda tinha capacidade de se comunicar por meio da fala. 






Como se isso não bastasse, há indícios de que essa espécie fazia desenhos artísticos, ou seja, possuia cultura. Isso quer dizer que este hominídeo atende as características físicas dos personagens bíblicos Adão e Eva.




Porém só isto não basta. Como já dissemos, acredita-se que por meio do Sopro Divino o homem passou a ter uma alma humana e passou a ser á imagem e semelhança de Deus.Logicamente, então, a espécieHomo heidelbergensis deveria ser a primeira espécie totalmente humana e deveria crer em algo sobrenatural... Uma evidência como essa seria crucial, e ela existe. Aliás, é exatamente isso o que temos no registro fóssil.A espécie do qual o Homo heidelbergensis divergiu, a Homo erectus, tinha uma massa cefálica menor e tinha o apecto popular do "homem da caverna", e também existem provas de que o Homo heidelbergensis fazia rituais relacionados á morte - exatamente o que se esperaria dos primeiros humanos bíblicos.Mais detalhes que aproximan o Homo heidelbergensis de Adão e Eva: Segundo a Biblia, Adão e Eva foram expulsos do Éden (que provavelmente era no Iraque) e migraram daquela região; seus descendentes rapidamente se espalharam pelo Oriente Médio.
Realmente, não existem fósseis do Homo heidelbergensis no Iraque, porém seus fosseis ja foram encontrados em regiões distintas, onde um grupo se estabeleceu na África e outro na Ásia, dando origem, respectivamente, ao Homo sapiens e ao Homo neanderthalensis(tendo o Nanderthalensis surgido primeiro).


Outro assunto interessante é no que se refere á vestimenta do 1º casal após serem expulsos do Éden. A Bíblia diz claramente que Deus fez vestmentas de pele de animais para Adão e Eva assim que foram expulsos do jardim do Eden, portanto, isso indicaria que os primeiros humanos se vestiam com pele feita de animais, o que está perfeitamente de acordo com os registros arqueológicos. E as "coincidências" ainda não acabaram: existe uma característica dos Homo heidelbergensis que tem uma certa ligação com a história de Caim e Abel, os dois primeiros filhos de Adão e Eva.Segundo evidências, os Homo heidelbergensis tinham espirito de equipe, porém, ele não enterrava seus mortos, embora segundo indícios acreditasse em vida após a morte, conforme ja foi comentado. Foi exatamente isso que Caim fez com o corpo de Abel após matá-lo: deixou o corpo lá, fugiu sem enterrar o corpo.








 



E não é só isso: além de ferramentas, as pedras utilizadas pelos Homo heidelbergensis serviram também para construir armas, para caçar, por exemplo. Contudo, é muita coincidência o Homo heidelbergensis usar lanças de pedra como arma e Caim ter matado Abel com uma pedra.Com tudo isso, nós sabemos que Adão e Eva provavelmente pertenceram a espécie Homo heidelbergensis, que acabou por gerar a Sapiens e a Neanderthalensis.



POR QUE EVA DE UMA COSTELA?



A respeito de Eva, a Bíblia menciona que ela foi criada da costela de Adão. Bom, os próprios judeus e erúditos modernos admitem que a Bíblia realmente afirma isso, ou seja, ou isso é tido como alegoria ou como fato ?
O problema de alegorizarmos essa passagem, porém, é que teríamos que alegorizar em consequência todo o relato da Criação contido em Gênesis... e ignorar todas as "centenas de coincidências" que acabamos de ver que colocam esse relato como histórico.A única saída é admitir que Deus fez Eva miraculosamente para Adão, a partir de sua costela (Isso cheira a células-tronco, não?). Mas enfim, afirmar a historicidade da formação de Eva segundo a Bíblia pode gerar uma pergunta pertinente: 


Por que Deus faria Eva da costela de Adão? 



Não seria mais fácil dar o sopro divino a uma fêmea de hominíde?A Bíblia e a simples lógica respondem e muito bem essa perguntaSegundo consta na Bíblia, em Gênesis 2, a partir do versículo 19, Adão deu nome a todos os animais que Deus colocou diante dele (pode-se dizer que isso teria sido um "teste de memória" da parte de Deus, pois em Gênesis 2,19 é dito que Deus queria ver como Adão nomearia sua Criação, mas isso não vem ao caso...), no entanto Adão se sentia só, pois não havia parceira compatível á ele. Ou seja, Adão teria sido o único com o espírito de vida dado por Deus, dentre todos os seres vivos. Ao que parece não estava no início dos planos de Deus criar uma esposa para Adão, visto que ele era imortal e não precisava procriar para perpetuar sua espécie; ele era a espécie perpétua, imortal. Ele jamais estaria sobre a pressão da Seleção Natural, por exemplo.Porém ele, ao ser o único do seu tipo, estava se sentindo só. Era o único ser vivo que tinha, inclusive, consciência disso. Por isso, em Gênesis 2,18, vemos que Deus já sabia do sentimento de solidão que estava tomando Adão; por isso Ele disse que lhe faria uma adjutora, não com a necessidade vital de ter uma prole, mas sim por uma questão de sentimento e espiritual. Aí, então, Deus fez Eva de uma parte dele, ressaltando ainda mais isso.A mensagem que Deus nos passa a respeito de Eva é, além de tudo, muito profunda, pois mostra que Deus instituiu a primeira família humana por razões de sentimento, de afeto. Mostra também a importância do casamento, sendo bastante reafirmada pelo próprio Jesus e pelo apóstolo Paulo em suas cartas. Ademais, isso fica muito reforçado nos versículos 23 e 24 de Gênesis 2:


"E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne."




CONCLUSÃO






 




Para a execução do plano integral de Deus, era necessária a existência de um corpo mortal (não espiritual!) e organicamente perecível, porém evoluído o suficiente, para que o espírito eterno proveniente de Deus pudesse habitar nele.


Voltando ás escrituras:


Quanto tempo levou esta formação do pó até o homem, citada na Bíblia?




Não podemos nivelar as medidas de tempo terreno e humano, com o tempo espiritual da eternidade. Não estaria escrito em algum lugar, que para Deus um dia é como mil anos, e mil anos é como um dia? A formação, do pó ao homem, deu-se em 1 dia, 1 tempo, Uma  era...? 
Somente depois de uma evolução total da condição animal, orgânica e perecível, é que nos tornamos superiores aos outros animais, nos tornamos humanos biológicamente prontos, e estruturalmente perfeitos, para que Deus unisse o reino espiritual ao terreno, soprando a vida espiritual em nossas narinas, nos permitindo a consciência e a Vida em Deus, e dando início a Seu plano eterno de redenção pura e estritamente espiritual.




FONTE:http://genesisum.blogspot.com/2009/02/origem-do-homem.html




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27 de novembro de 2016 às 02:14

Para a execução do plano integral de Deus, era necessária a existência de um corpo mortal (não espiritual!) e organicamente perecível, porém evoluído o suficiente, para que o espírito eterno prove niente de Deus pudesse habitar nele.


Então houve morte antes do pecado,

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