A devoção das Três Ave-Marias é uma das mais antigas da Igreja Católica, e tem suas raízes na Idade Média (do séc. V ao sec. XV), com destaque para a revelação feita por Nossa Senhora a Santa Matilde no século XIII.
A santa, preocupada com a hora da morte, recebeu a promessa de assistência divina se rezasse três Ave-Marias diariamente, cada uma com uma intenção específica:
-A primeira em honra ao poder de Deus Pai concedido a Maria Santíssima.
-A segunda em honra à sabedoria do Filho.
-A terceira em honra ao amor do Espírito Santo.
Origem e Desenvolvimento da santa devoção
-Santa Matilde (século XIII): Nossa Senhora revelou a Santa Matilde, uma monja beneditina, a devoção das três Ave-Marias, prometendo assistência na hora da morte para quem a praticasse diariamente.
-Santa Gertrudes: Outra monja beneditina, Santa Gertrudes, também registrou a revelação de Nossa Senhora a Santa Matilde, enfatizando a importância da devoção para a salvação e a assistência na hora da morte.
-São Leonardo de Porto Maurício (século XVIII): Promoveu a devoção, recomendando que as três Ave-Marias fossem rezadas de manhã e à noite como proteção contra o pecado.
-Santo Afonso Maria de Ligório (século XVIII): Incentivou a prática entre seus penitentes e confessores, especialmente para os jovens.
-São João Bosco (século XIX): Também recomendou a devoção aos jovens, destacando sua importância na vida espiritual.
-Padre Pio (século XX): Incentivou a devoção, observando conversões entre seus penitentes que a praticavam.
Papas que que confirmaram essa santa devoção:
A devoção foi confirmada por vários papas, como Leão X e Pio X, que concederam indulgências parciais aos que a praticavam!
Como praticar a santa devoção às três ave-marias?
A devoção consiste em rezar três
Ave-Marias consecutivas, cada uma com uma intenção específica relacionada aos
dons da Santíssima Trindade concedidos a Nossa Senhora:
1. Primeira Ave-Maria: Em honra ao poder que Deus Pai concedeu a Maria Santíssima (*onipotência suplicante, conforme João 2,5), pedindo forças para resistir às tentações e ao mal.
*O
título "onipotência suplicante" atribuído a Maria Santíssima, a mãe
de Jesus, refere-se à sua capacidade de interceder eficazmente junto a Jesus em
favor dos fiéis. Embora Maria não seja onipotente em si mesma, sua posição privilegiada como
mãe de Jesus, o Deus encarnado, a tornam uma intercessora poderosa, cujas súplicas
são sempre atendidas por seu Filho, como Ele fez em Caná antecipando sua hora
de manifestar-se ao mundo por causa de um pedido de sua mãe (conforme João 2, 4).
2. Segunda Ave-Maria:Em honra à sabedoria que Deus Filho concedeu a Maria, pedindo luzes para nossa mente discernir e evitar os erros e ocasiões de pecados (conforme Lucas 2,19).
3. Terceira Ave-Maria: Em honra ao amor que o Espírito Santo concedeu a Maria (como mãe de Jesus e mãe da Igreja, conforme João 19,26-27)), pedindo a graça da pureza e a perseverança na fé até o fim da vida (conforme Lucas 1,39-56).
A devoção é uma forma de honrar
Maria e pedir sua intercessão, especialmente na hora da morte, buscando a
salvação e a assistência divina.
"Santa Maria, Mãe de Deus!
Rogai por nós pecadores!
Agora e na hora de nossa Morte!"
Amém!
------------------------------------------------------
GOSTOU Do APOSTOLADO berakash? QUER SER UM (A) SEGUIDOR (a) E RECEBER AS ATUALIZÇÕES EM SEU CELULAR, OU, E-MAIL?
Segue no link abaixo o “PASSO-A-PASSO” para se tornar um(a) seguidor(a) - (basta clicar):
https://berakash.blogspot.com/2023/10/como-ser-um-ser-um-seguidor-e-ou.html
Shalom!
------------------------------------------------------
APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:
filhodedeusshalom@gmail.com
Postar um comentário
Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.