"𝐸́ 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑙𝑒 [𝐿𝑎𝑚𝑝𝑖𝑎̃𝑜] 𝑓𝑖𝑧𝑒𝑟𝑎 𝑢𝑚𝑎 𝑟𝑜𝑚𝑎𝑟𝑖𝑎 𝑎𝑜 𝑓𝑎𝑚𝑜𝑠𝑜 𝑀𝑒𝑠𝑠𝑖𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝐽𝑢𝑎𝑧𝑒𝑖𝑟𝑜, 𝑜 𝑃𝑎𝑑𝑟𝑒 𝐶𝑖́𝑐𝑒𝑟𝑜, 𝑝𝑒𝑑𝑖𝑛𝑑𝑜 𝑠𝑢𝑎 𝑏𝑒̂𝑛𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑎𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝑎𝑏𝑟𝑎𝑐̧𝑎𝑟 𝑜 𝑐𝑎𝑛𝑔𝑎𝑐̧𝑜, 𝑒 𝑒́ 𝑡𝑎𝑚𝑏𝑒́𝑚 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑜 𝑠𝑎𝑛𝑡𝑜 𝑒𝑚𝑏𝑜𝑟𝑎 𝑜 𝑒𝑥𝑜𝑟𝑡𝑎𝑠𝑠𝑒 𝑎̀ 𝑟𝑒𝑛𝑢𝑛𝑐𝑖𝑎𝑟 𝑎 𝑣𝑖𝑑𝑎 𝑚𝑎𝑟𝑔𝑖𝑛𝑎𝑙, 𝑑𝑒𝑟𝑎-𝑙ℎ𝑒 𝑢𝑚 𝑑𝑜𝑐𝑢𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑒𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑜 𝑛𝑜𝑚𝑒𝑎𝑣𝑎 𝑐𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎̃𝑜, 𝑒 𝑡𝑒𝑛𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑎 𝑠𝑒𝑢𝑠 𝑑𝑜𝑖𝑠 𝑖𝑟𝑚𝑎̃𝑜𝑠. 𝐶𝑜𝑛𝑡𝑢𝑑𝑜, 𝑎 𝑏𝑎𝑙𝑎𝑑𝑎 𝑑𝑒 𝑜𝑛𝑑𝑒 𝑒𝑥𝑡𝑟𝑎𝑖́ 𝑎 𝑚𝑎𝑖𝑜𝑟 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑒 𝑑𝑒𝑠𝑠𝑒 𝑟𝑒𝑙𝑎𝑡𝑜 𝑛𝑎̃𝑜 𝑚𝑒𝑛𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎 𝑞𝑢𝑎𝑙𝑞𝑢𝑒𝑟 𝑑𝑒𝑠𝑎𝑔𝑟𝑎𝑣𝑜 𝑑𝑒 𝑜𝑓𝑒𝑛𝑠𝑎𝑠(...), 𝑛𝑒𝑛ℎ𝑢𝑚 𝑎𝑡𝑜 𝑑𝑒 𝑡𝑖𝑟𝑎𝑟 𝑑𝑜𝑠 𝑟𝑖𝑐𝑜𝑠 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑑𝑎𝑟 𝑎𝑜𝑠 𝑝𝑜𝑏𝑟𝑒𝑠, 𝑛𝑒𝑛ℎ𝑢𝑚𝑎 𝑑𝑖𝑠𝑝𝑒𝑛𝑠𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑗𝑢𝑠𝑡𝑖𝑐̧𝑎. 𝑅𝑒𝑔𝑖𝑠𝑡𝑟𝑎 𝑏𝑎𝑡𝑎𝑙ℎ𝑎𝑠, 𝑓𝑒𝑟𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠, 𝑎𝑡𝑎𝑞𝑢𝑒𝑠 𝑎 𝑐𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒𝑠, 𝑠𝑒𝑞𝑢̈𝑒𝑠𝑡𝑟𝑜𝑠, 𝑎𝑠𝑠𝑎𝑙𝑡𝑜𝑠 𝑎 𝑟𝑖𝑐𝑜𝑠, 𝑐𝑜𝑚𝑏𝑎𝑡𝑒𝑠 𝑐𝑜𝑚 𝑜𝑠 𝑠𝑜𝑙𝑑𝑎𝑑𝑜𝑠, 𝑒𝑝𝑖𝑠𝑜́𝑑𝑖𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑓𝑜𝑚𝑒 𝑒 𝑑𝑒 𝑠𝑒𝑑𝑒, 𝑚𝑎𝑠 𝑛𝑎𝑑𝑎 𝑞𝑢𝑒 𝑙𝑒𝑚𝑏𝑟𝑒 𝑜𝑠 𝑅𝑜𝑏𝑖𝑛 𝐻𝑜𝑜𝑑𝑠. 𝑃𝑒𝑙𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎́𝑟𝑖𝑜, 𝑟𝑒𝑔𝑖𝑠𝑡𝑟𝑎 'ℎ𝑜𝑟𝑟𝑜𝑟𝑒𝑠': 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐿𝑎𝑚𝑝𝑖𝑎̃𝑜 𝑎𝑠𝑠𝑎𝑠𝑠𝑖𝑛𝑜𝑢 𝑢𝑚 𝑝𝑟𝑖𝑠𝑖𝑜𝑛𝑒𝑖𝑟𝑜, 𝑒𝑚𝑏𝑜𝑟𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑚𝑢𝑙ℎ𝑒𝑟 𝑜 𝑡𝑖𝑣𝑒𝑠𝑠𝑒 𝑟𝑒𝑠𝑔𝑎𝑡𝑎𝑑𝑜, 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑒𝑙𝑒 𝑚𝑎𝑠𝑠𝑎𝑐𝑟𝑎𝑣𝑎 𝑡𝑟𝑎𝑏𝑎𝑙ℎ𝑎𝑑𝑜𝑟𝑒𝑠, 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑡𝑜𝑟𝑡𝑢𝑟𝑜𝑢 𝑢𝑚𝑎 𝑣𝑒𝑙ℎ𝑎 𝑞𝑢𝑒 𝑜 𝑎𝑚𝑎𝑙𝑑𝑖𝑐̧𝑜𝑎𝑟𝑎 𝑓𝑎𝑧𝑒𝑛𝑑𝑜-𝑎 𝑑𝑎𝑛𝑐̧𝑎𝑟 𝑐𝑜𝑚 𝑢𝑚 𝑝𝑒́ 𝑑𝑒 𝑚𝑎𝑛𝑑𝑎𝑐𝑎𝑟𝑢́ 𝑎𝑡𝑒́ 𝑚𝑜𝑟𝑟𝑒𝑟, 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑚𝑎𝑡𝑜𝑢 𝑠𝑎𝑑𝑖𝑐𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑢𝑚 𝑑𝑒 𝑠𝑒𝑢𝑠 𝑐𝑎𝑝𝑎𝑛𝑔𝑎𝑠, 𝑞𝑢𝑒 𝑜 𝑜𝑓𝑒𝑛𝑑𝑒𝑟𝑎, 𝑜𝑏𝑟𝑖𝑔𝑎𝑛𝑑𝑜-𝑜 𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑟 𝑢𝑚 𝑙𝑖𝑡𝑟𝑜 𝑑𝑒 𝑠𝑎𝑙, 𝑒 𝑖𝑛𝑐𝑖𝑑𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑠𝑒𝑚𝑒𝑙ℎ𝑎𝑛𝑡𝑒𝑠𝑠. 𝐶𝑎𝑢𝑠𝑎𝑟 𝑡𝑒𝑟𝑟𝑜𝑟 𝑒 𝑠𝑒𝑟 𝑖𝑚𝑝𝑖𝑒𝑑𝑜𝑠𝑜 𝑒́ 𝑢𝑚 𝑎𝑡𝑟𝑖𝑏𝑢𝑡𝑜 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑖𝑚𝑝𝑜𝑟𝑡𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑒𝑠𝑠𝑒 𝑏𝑎𝑛𝑑𝑖𝑑𝑜 𝑑𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑒𝑟 𝑎𝑚𝑖𝑔𝑜 𝑑𝑜𝑠 𝑝𝑜𝑏𝑟𝑒𝑠". (HOBSBAWM, Eʀɪᴄ J. Bᴀɴᴅɪᴅᴏs. RJ, ᴇᴅ.Fᴏʀᴇɴsᴇ U, 1976)
QUEM ERA QUEM NO CANGAÇO?
-JAGUNÇOS OU CAPANGAS: aqueles assalariados que
trabalham para os “coronéis” como vaqueiros, agricultores ou mesmo assassinos,
defendendo com unhas e dentes os interesses do patrão, de sua família, e de sua
propriedade.
-COITEIROS: a polícia chama de “coiteiros” todas as
pessoas que, de alguma forma, ajudam os cangaceiros. Os residentes no interior
do sertão – moradores, vaqueiros e criadores, por exemplo – se inserem, também,
nessa categoria.
A morte de Lampião e de Maria Bonita
deixou seus companheiros sem orientação de como seguir adiante, marcando a
morte do Cangaço na sua forma tradicional
Muito se publicou após a morte do Rei do Cangaço!
"A esquerda brasileira puxou Lampião
para a idéia de contestação do poder público, tornando sua figura apreciada
entre alguns intelectuais marxistas. Embora Lampião e o bando tivessem tido as cabeças cortadas na
emboscada em Sergipe, suas ações criaram fortes raízes no imaginário do povo
que, carente de heróis, infelizmente, ergueu com dinheiro público, uma estátua para ele, em
uma colina de Serra Talhada", acrescentou Evandro Domingues, professor e
colecionador de material sobre o Cangaço.
Até os próprios coronéis necessitaram da apreciação popular das ações de Lampião para justificar a impunidade dos cangaceiros, conforme explica o jornalista e escritor, Júlio José Chiavenato, no livro "Cangaço A força do coronel"
"Como explicar a vitória de um
pequeno bando sobre a polícia de oito estados?...Ou seja, a própria polícia, muitas vezes subornada pelo movimento,
supervalorizava a "audácia e valentia cangaceira" para encobrir sua deficiência.Não é
muito diferente do que vemos nas favelas brasileiras atualmente..."
A permanência na atualidade de um "poder paralelo", da corrupção de parte da policia, e da conivência popular com a criminalidade, têm origem na herança do
coronelismo e do Cangaço, o que estava em jogo era o interesse econômico!
“A ação e organização do cangaço era baseada no dinheiro, na propina dada aos policiais e autoridades que lhe forneciam armas, simple assim! No Rio de Janeiro, traficante não dura muito, por que então Lampião viveu 18 anos no Cangaço? Seria exclusivamente por suas habilidades guerreiras? Corpo fechado?... Nada disso, apenas dinheiro!"
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