A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » Você sabia que a bíblia nos recomenda buscar o médico e a "medicina física e psicológica?"

Você sabia que a bíblia nos recomenda buscar o médico e a "medicina física e psicológica?"

Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 21 de setembro de 2023 | 17:41

 



Por *Francisco José Barros Araújo 




Alguns cristãos acreditam que procurar ajuda médica mostra a falta de fé em Deus. Dessa forma, pensam erroneamente que devem jogar fora seus remédios e apenas rezar e pedir a intercessão dos irmãos e da igreja pela cura. Quando pensamos em como nos comportamos em outras áreas de nossas vidas, vemos que essa não é uma visão lógica. 




Quando o seu carro, moto, ou bicicleta está com problemas, você a leva a um mecânico, ou simplesmente vai rezar esperando que Deus realize um milagre, e o próprio Deus conserte? Ou mais exagerado ainda: esperar que se concerte apenas pela FORÇA DO SEU PENSAMENTO POSITIVO? Quando o telhado da sua casa começar a vazar, você espera que Deus dê um jeito, ou você mesmo procura sanar? Claro que Deus é tão capaz de consertar uma bicicleta ou um telhado, quanto também, curar nosso corpo! O fato de que Deus pode fazer e faz realmente, milagres de cura, não significa que sempre devamos esperar por um milagre. Devemos procurar a ajuda profissional de pessoas com o conhecimento e a habilidade para nos ajudar, e que o próprio Deus as deixou para nós, como veremos a seguir.





O que a bíblia diz sobre os médicos?




Muitos versículos da Bíblia falam do uso de tratamentos médicos que eram comuns na época. Estes incluem:




Tratamento com óleo: 





-Isaías 1,6: "Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo. 

 

 

-Tiago 5,14: "Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor"




Tratamento com vinho e óleo 




Lucas 10,34: "e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele"




TRATAMENTO COM folhas E VEGETAIS:





Ezequiel 47,12: "E junto ao rio, à sua margem, de um e de outro lado, nascerá toda a sorte de árvore que dá fruto para se comer; não cairá a sua folha, nem acabará o seu fruto; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; e o seu fruto servirá de comida e a sua folha de remédio".





TRATAMENTO A BASE DO *bálsamo 





*(Substância aromática exsudada por muitas plantas, composta de resinas, óleos essenciais, ácido benzoico, cinâmico e seus ésteres; muito usado em perfumaria e farmácia e na medicina caseira. Infusão de plantas narcóticas em óleo, com que se friccionam regiões doloridas do corpo).



Jeremias 8,22: "Porventura não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo?"



Sabemos que Lucas, o autor de Atos e do Evangelho de Lucas, era médico (Colossenses 4,14). E Paulo, uma vez deu conselhos a Timóteo sobre tratamento médico (1 Timóteo 5,23). A Bíblia menciona médicos cerca de 12 vezes. O único versículo que poderia ser erroneamente usado para ensinar que não devemos consultar médicos é 2 Crônicas 16,12: “No trigésimo nono ano de seu reinado, Asa foi atacado por uma doença nos pés. Embora a sua doença fosse grave, não buscou ajuda do Senhor, mas só dos médicos”. O problema não foi que Asa tivesse consultado os médicos, mas que “ele não buscou ajuda do Senhor” também. Devemos sempre buscar a ajuda de Deus, além do tratamento médico adequado – não ao invés dele. Em Mateus 9, os fariseus perguntaram a Jesus por que ele passava seu tempo com os pecadores. Ele respondeu usando o bom exemplo de quem procura e precisa da medicina: 



“Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.” (Mateus 9,12). 



Jesus reconheceu que as pessoas doentes precisam sim de médicos! Ele não condenou o uso de médicos e remédios “terrenos”. Sim, Jesus realizou muitos milagres de cura enquanto estava na Terra. Mas estes foram, em parte, para mostrar às pessoas que Ele era o Messias prometido e profetizado nas escrituras (Lucas 4,18).





Um Cristão de fé deve ir em busca do médico e da medicina?












Sim! Sem dúvida alguma! Deus criou-nos como seres inteligentes. Ele nos deu a capacidade de criar medicamentos e aprender a sanar nosso corpo. Os médicos são uma das maneiras através das quais Deus traz a cura e a recuperação. No entanto, nossa experiência é que, neste mundo caído, nem todos são curados, e não entendemos o porquê, são mistérios que pertencem a Deus e só na sua presença teremos o pleno entendimento. Sabemos que Paulo lutou com um problema que ele chamou de “espinho na carne” (cf. 2 Coríntios 12,7). Fosse qual fosse o problema, Deus não o removeu, mas, em vez disso, deu a Paulo a força para suportá-lo. Será somente no fim dos tempos que Deus “enxugará dos olhos toda lágrima”. Então, “não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor” (Apocalipse 21,4). Enquanto isso, sabemos que Deus nos fortalecerá e nos ajudará com qualquer problema que tivermos.

 

 



"Honra o médico porque ele é necessário" - (Eclesiástico 38, 1-15)





Muita gente ainda acredita que a Igreja despreza a Ciência. E que Fé e Razão são impossíveis de andarem juntas. Mas o que todas estas pessoas não sabem é que, mais de cem anos antes de Cristo, a Bíblia já aconselhava os fiéis a irem ao médico, por exemplo, porque já se entendia que a Ciência é um bem dado por Deus à humanidade. No Santuário Nacional de Aparecida, vemos muitos milagres alcançados por meio da intercessão de Nossa Senhora. Curas como de câncer, complicações na gravidez, graças que, por vezes, de fato, são inexplicáveis cientificamente. Mas, nem por isso, quando se faz um pedido a Deus, à Maria, deve-se ignorar aquilo a que os médicos aconselham. Isso mostra que Deus está sempre preocupado com tudo aquilo que faz parte de nós: nosso emocional, nosso espiritual e também nosso físico. Isso não é lindo de saber? E fica a dica: não deixe de cuidar bem da sua saúde! Ela é um presente dado por Deus!





Um cristão pode ir ao psicólogo e fazer terapia?











1 Tessalonicenses 5,23: "Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo".




Sim, um cristão pode e deve ir ao psicólogo quando precisar! Não somos só corpo, temos também, uma alma espiritual. A psicologia trata de assuntos da mente, tal como a medicina trata de assuntos do corpo. A psicologia pode ser um bom auxiliar ao ministério pastoral, por se especializar no lado emocional. É importante escolher um psicólogo que faça um bom trabalho e, quando possível, cristão. O psicólogo ajuda as pessoas a lidar com questões mentais, emocionais e relacionais. Pode dar conselhos para ter bons relacionamentos com outras pessoas e ajudar a superar traumas e conflitos pessoais, familiares e profissionais. Também, pode ajudar a diagnosticar problemas mentais e de aprendizagem e indicar tratamento adequado. Muitos psicólogos trabalham também com pessoas que precisam de fazer escolhas importantes, como a carreira mais indicada, ajudando-as a definir melhor o que querem e gostam de fazer (Provérbios 15,22). Os psicólogos utilizam muitas técnicas para ajudar as pessoas. Nem todas são compatíveis com a Bíblia, por isso é importante entender bem o que vai acontecer antes de aceitar fazer uma terapia (cf. 1 Tessalonicenses 5,21). Nada acontece sem o consentimento do paciente.





DEIXE O PRECOCEITO DE LADO, NÃO SOMATIZE E PROCURE UM BOM PROFISSIONAL !




É muito comum se ver ouvir no meio Cristão:

 

 




“Já tenho Jesus, meu suficiente Sr e Salvador, o médico das almas! Não preciso ir ao psicólogo! Terapia com psiquiatra é para gente doida, não é o meu caso. Converso com Deus e tudo fica resolvido, não vou ficar curtindo dor. O que meus irmãos vão pensar se eu disser que vou ao psicólogo e ao psiquiatra? Essa dor vai passar, vai passar…E se eu ficar dependente a vida inteira de tratamentos e terapias?”

 

 



Não queremos negar nada disso! Mas, esses pensamentos estão mais ligados ao nosso próprio preconceito e desinformação, do que ao que terceiros vão pensar. Oras, estamos falando da sua saúde mental! Diante de tanta angústia, aflição, depressão, síndrome de pânico, medo patológico, sendo um Cristão não posso procurar um Psicólogo? É Pecado contra Deus procurar a ajuda desse profissional? Isso é falta de Fé? Primeiro é importante entender o que um psicólogo faz: o Psicólogo ajuda as pessoas a lidar com questões mentais, emocionais e relacionais. Ele não está ali para orientar sua vida espiritual, mas sim sua saúde mental. Inclusive tem muitos cristãos que são psicólogos, ou seja, formados em psicologia. Essas pessoas podem ajudar tanto no lado emocional como espiritual. Mas é bom lembrar que a área da psicologia o foco é a mente, não o espírito. Muitas pessoas adiam por preconceitos  a busca da ajuda psicológica (vão achar que estou endoidando, etc). Só procura quando surta, e ai tudo fica mais difícil. A medicina psicossomática é um campo científico cujo conceito central é que a mente e o corpo são aspectos integrais de todos os aspectos da função humana. Não se trata apenas de doença – inclusive, ao contrário do que muitos acreditam, a medicina psicossomática não é uma especialidade médica, e sim uma habilidade que deveria estar presente em todos os médicos – mas também da saúde. 




A medicina psicossomática estuda as relações do meio biopsicossocial do ser humano e sua relação com a saúde e a doença. A medicina psicossomática contribui de maneira muito importante para o cuidado de pacientes não só com doenças psiquiátricas, como outros comorbidades médicas de maneira geral.




Em artigo de revisão publicado por Fava et. al, a definição mais recente da medicina psicossomática seria a de uma estrutura abrangente e interdisciplinar para: Avaliação de fatores psicossociais afetando a vulnerabilidade individual e o curso e desfecho de qualquer doença; Uma consideração holística do cuidado do paciente na prática clínica; e Integração de terapias psicológicas na prevenção, tratamento e reabilitação de doenças Como a definição explicita, trata-se de um campo multidisciplinar da medicina. Isso quer dizer que todos os profissionais de saúde precisam ter uma visão de fatores extrínsecos na saúde e na doença dos indivíduos. Como base para o cuidado, o profissional deve levar em consideração: Eventos do início da vida: fatores que influenciaram o desenvolvimento da pessoa podem levar a doenças a curto e a longo prazo; Eventos recentes de vida: 




Devemos nos atentar também ao contexto recente daquele indivíduo. Será que ele passou por alguma perda recente? Está em sofrimento familiar, no trabalho? Hoje sabemos que isso tem relação com doenças endócrinas, cardiovasculares, respiratórias, gastrointestinais, auto-imunes, dermatológicas, neoplásicas, entre outros. Estresse crônico: é importante avaliar também o contexto daquela pessoa no longo prazo. Há muito tempo que os eventos de vida tem sido estressantes? 




Além disso, devem ser avaliados comportamentos de saúde (como tabagismo, etilismo, prática de exercícios físicos) e a rede de apoio do paciente, assim como atividades da vida diária que lhe tragam prazer. Assim, conhecendo esses fatores da vida de um paciente é possível ampliar o cuidado de maneira global, ao invés de focar apenas na doença, esquecendo-se do ser humano que está em volta dela.






Mens sana in corpore sano ("mente sã em corpo são")











 

Mens sana in corpore sano ("mente sã em corpo são") é uma citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal. No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):

 




 

"orandum est ut sit mens sana in corpore sano.

fortem posce animum mortis terrore carentem,

qui spatium uitae extremum inter munera ponat

naturae, qui ferre queat quoscumque labores,

nesciat irasci, cupiat nihil et potiores

Herculis aerumnas credat saeuosque labores

et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.

monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe

tranquillae per uirtutem patet unica uitae."

(10.356-64) 

 

 




TRADUÇÃO:




 

"Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são!

Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,

que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos

da natureza, que suporte qualquer tipo de labores,

que desconheça a ira, nada cobice e creia mais

nos labores selvagens de Hércules do que

nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental (Sardananpalo).

Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;

Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude"

 

 




A bíblia recomenda a procura do médico e da medicina: (Eclesiástico 38, 1-15)

 



 

“Honra o médico, porque ele é necessário, pois foi o Altíssimo que o criou. De Deus lhe vem a sabedoria e do rei ele recebe presentes. A ciência do médico o faz andar de cabeça erguida, e ele é louvado entre os poderosos. Da terra o Altíssimo criou os remédios, e quem é prudente não os despreza. A água amarga não se tornou doce por meio de um pedaço de madeira, para que os homens reconhecessem o poder de Deus? O Altíssimo deu aos homens a ciência para que pudessem honrá-lo por suas maravilhas. Com elas o médico acalma a dor e o farmacêutico prepara os produtos; assim suas obras não ficam inacabadas e a saúde se difunde sobre a terra. Filho, se adoeceres, não te descuides, mas reza ao Senhor e ele te dará a cura. Evita as faltas, conserva puras tuas mãos e purifica teu coração de todo pecado. Oferece incenso, a oblação de flor de farinha e a gordura das vítimas conforme tuas possibilidades. Recorre depois ao médico, pois foi o Senhor que o criou; e não esteja longe de ti, porque necessitas de seu serviço. Há casos em que a cura está nas mãos dele. Também eles rogarão ao Senhor, para que os guie no diagnóstico certo e faça acontecer a cura. Peca contra o próprio Criador aquele que quer mostrar-se valente diante do médico.” 

 





*Francisco José Barros Araújo – Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica do RN, conforme diploma Nº 31.636 do Processo Nº  003/17






.............................................

 





 

APOSTOLADO BERAKASH - A serviço da Verdade: Este blog não segue o padrão comum, tem opinião própria, não querendo ser o dono da verdade, mas, mostrando outras perspectivas racionais para ver assuntos que interessam a todos. Trata basicamente de pessoas com opiniões e ideias inteligentes, para pessoas inteligentes. Ocupa-se de ideias aplicadas à política, a religião, economia, a filosofia, educação, e a ética. Ele constitui uma tentativa de manter um pensamento crítico e independente sobre literatura,  questões culturais, e em geral, focando numa discussão bem fundamentada sobre temas os mais relevantes em destaques no Brasil e no mundo. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog, não sendo a simples indicação, ou reprodução a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. As notícias publicadas nesta página são repostadas a partir de fontes diferentes, e transcritas tal qual apresentadas em sua origem. Este blog não se responsabiliza e nem compactua com opiniões ou erros publicados nos textos originais. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com as fontes originais para as devidas correções, ou faça suas observações (com fontes) nos comentários abaixo para o devido esclarecimento aos internautas. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog. Não serão aprovados os comentários escritos integralmente em letras maiúsculas, ou CAIXA ALTA. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte.Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar de alguma forma:

 

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com


Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger