A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » Porque Deus criou satanás e após sua queda criou Adão e Eva mesmo sabendo que também eles iriam pecar?

Porque Deus criou satanás e após sua queda criou Adão e Eva mesmo sabendo que também eles iriam pecar?

Written By Beraká - o blog da família on domingo, 17 de abril de 2022 | 22:20

 


 

 

Livre arbítrio é a faculdade dos seres inteligentes de poderem escolher o que querem fazer. Deus nos deu o livre arbítrio para poder nos premiar, porque quem não tem livre arbítrio não tem mérito e não pode ser premiado. Assim, a cadeira que vejo na sala em que estou não pode sair da sala. Mas ela, ficando onde está, não obedece e nem desobedece porque não é livre. Portanto, ela não pode ser nem premiada e nem castigada.




Deus querendo nos dar felicidade eterna, tinha que nos criar livres, para termos mérito, podendo ser premiados ou castigados. Muitos pensam que temos liberdade para escolher o mal. Não! Isso não é certo. Temos liberdade de escolher entre um bem maior ou outro menor. Se escolhemos o pecado, seremos punidos. Temos a possibilidade de escolher mal, e não o direito de escolher o pecado. Deus criou os anjos e os homens à sua imagem, isto é, inteligentes, com vontade e liberdade (liberdade até para praticar o mal), e capazes de amar livremente. Deus, infinitamente bom e infinitamente feliz, criou seres inteligentes, para que participassem de sua felicidade infinita. A finalidade da criação é a glória extrínseca de Deus. Deus não fez os anjos e os homens como autômatos. Deu a eles o livre arbítrio, para que de certa forma merecessem a obtenção dessa felicidade infinita, graças à misericórdia divina. Se Deus tivesse nos criado como autômatos, como pedras, ou animais sem liberdade moral, não seríamos capazes de mérito algum. Sendo assim, não haveria como premiar o homem. Não se dá prêmio a uma pedra, porque ela não saiu de seu lugar. Só se pode premiar ou castigar quem é livre! Os anjos são puros espíritos, com inteligência, vontade e liberdade, porém são finitos, são semelhantes e não iguais a Deus. Quando um anjo conhece algo, ou ama ou detesta, e, tomada a sua decisão jamais pode voltar atrás, como nós homens. Os anjos não se arrependem, porque sua compreensão é completa, não como a nossa que é deficiente, e nos permite retroceder de uma escolha.Assim como Deus submeteu Adão e Eva a uma prova, para que merecessem a felicidade que lhes dera, assim também colocou os anjos a uma prova. Os anjos que escolheram mal nessa prova, rebelando-se contra Deus, tornaram-se anjos maus, ou demônios. Os teólogos discutem qual teria sido a prova a que os anjos foram submetidos. Uns levantam a hipótese de que Lúcifer e os anjos que o seguiram, ao saberem que o Filho de Deus se encarnaria num homem, Jesus Cristo, se recusaram a adorá-lo, pois sendo homem, Cristo seria inferior a eles por sua natureza humana. Entretanto, Cristo era Deus também, infinitamente acima dos anjos. Por isso, alguns teólogos levantam a hipótese que a causa da revolta teria sido outra. Eles teriam se rebelado por não aceitarem submeter-se a Maria Santíssima, que sendo puramente humana, nada tendo de divino, era superior aos anjos em virtude. Assim os anjos maus se recusaram, como os protestantes,  a venerar Maria.De qualquer forma, Lúcifer se rebelou porque considerou-se ser tão perfeito que poderia prescindir de Deus. Cometeu assim um pecado de soberba e de naturalismo, querendo ser já não mais semelhante, mas igual a Deus. Isto também pode ser deduzido do nome do anjo que expulsou Lúcifer do céu: Miguel, que em hebraico significa "Quem é como Deus?". Portanto, o pecado de Lúcifer, como o dos comunistas, foi o de igualitarismo. 






A Igreja Católica defende a doutrina que Deus nos deu livre arbítrio, e é o que nos torna responsáveis por nossos atos. É também o que permite que sejamos premiados ou castigados, porque um ser sem liberdade não é responsável, e não pode ser nem premiado, nem castigado.Lutero negou o livre arbítrio, a tal ponto, que escreveu um livro intitulado "O arbítrio escravo".Calvino foi mais radical ainda na questão da predestinação, defendendo a tese de que Deus criaria os homens já destinados ou ao céu, ou ao inferno. É a doutrina da dupla predestinação, condenada pela Igreja, porque ela não só nega a liberdade humana e nossa responsabilidade, mas que inventa um Deus totalmente injusto, que cria alguns para a condenação e outros, sem liberdade, e sem mérito, para a salvação. A Igreja Católica admite que Deus misericordiosamente elege alguns para se salvar, mas sem anular a sua liberdade, e dando a todos as graças suficientes para que cada um se salve. Só se perde quem quer se perder! O fato de Deus conhecer  o futuro não nos tira a liberdade. Assim, por exemplo, se eu vejo um cego caminhando para um abismo eu sei que ele irá cair no abismo. Se eu o aviso  do abismo, mas ele insiste em continuar no caminho eu sei que ele cairá, mas ele não cairá por que eu sei, mas devido a sua obstinação. Assim age Deus conosco ele sabe o que faremos, mas isto não nos tira a liberdade.

 

 

Orlando Fedelli - Montfort

 




 


 




------------------------------------------------------

 

 

 

 

APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

 

 

filhodedeusshalom@gmail.com

 

 

Curta este artigo :

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger