Salmo Responsorial 95(96): “O Senhor vem julgar nossa terra”
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do Evangelho: Marcos 7,1-8.21-23
— Glória a vós, Senhor!
O
Senhor bom, clemente e cheio de misericórdia nos oferece na liturgia os dons
preciosos da Palavra e da Eucaristia. Ele nos ajuda a discernir o que é real
mandamento, que deve ser guardado e vivido, do que é tradição humana. Neste
último domingo do mês vocacional, a Igreja nos convida a celebrar a vida e a
missão dos catequistas da comunidade.
Aleluia, aleluia, aleluia!
“Deus,
nosso Pai, nesse seu imenso amor, / foi quem gerou-nos com a Palavra da
verdade, / nós, as primícias do seu gesto criador!” (Tg 1,18)
Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei
vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos
seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3Com efeito, os fariseus e todos os judeus
só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos.
4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de
lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 5Os fariseus e os mestres da Lei
perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição
dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas,
como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está
longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que
ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para
seguir a tradição dos homens”. 14Em seguida, Jesus chamou a multidão para perto de
si e disse: “Escutai, todos, e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é
o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 21Pois é de dentro do coração humano que
saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios,
ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho,
falta de juízo. 23Todas essas coisas más saem de dentro e são elas que
tornam impuro o homem”.
— Palavra da Salvação!
— Glória a vós, Senhor!
COMENTÁRIO DO
EVANGELHO
«Vós abandonais o mandamento de Deus e vos apegais
à tradição humana»
Hoje, a
palavra do Senhor ajuda-nos a perceber que acima dos costumes humanos estão os
Mandamentos de Deus. De facto, com o passar do tempo, é fácil nós distorcermos
os conselhos evangélicos e, dando-nos ou não conta, substituir os Mandamentos
ou então afogá-los com uma exagerada meticulosidade: «chegando da praça,
eles não comem nada sem a lavação ritual. E seguem ainda outros costumes que
receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras, vasilhas de
metal?» (Mc 7,4). É por isso que a gente simples, com um sentimento popular
comum, não fez caso dos doutores da lei nem dos fariseus, que sobrepunham
especulações humanas à Palavra de Deus. Jesus aplica a denúncia profética de
Isaías contra os religiosamente hipócritas («O profeta Isaías bem profetizou a
vosso respeito, hipócritas, como está escrito: «Este povo me honra com os
lábios, mas o seu coração está longe de mim»: (Mc 7,6)). Nos últimos anos, São
João Paulo II, ao pedir perdão em nome da Igreja por todas as coisas negativas que os seus filhos tinham feito ao longo da
história, manifestou-o no sentido de que «nos tínhamos separado do Evangelho».
«Nada que, de fora, entra na pessoa pode torná-la
impura. O que sai da pessoa é que a torna impura» (Mc 7,15), diz-nos Jesus. Só o que sai do coração do homem, desde a
interioridade consciente da pessoa humana, nos pode fazer mal. Esta malícia é
que causa dano a toda a Humanidade e a cada um. A religiosidade não
consiste precisamente em lavar as mãos (recordemos Pilatos que entrega Jesus
Cristo à morte!), mas em manter puro o coração. Dito de uma maneira positiva, é
o que nos diz santa Teresa do Menino Jesus nos seus Manuscritos biográficos: «Quando contemplava o corpo místico de Cristo (?) compreendi que a
Igreja tem um coração (?) entusiasmado de amor». De um coração que
ama surgem as obras bem feitas que ajudam em concreto a quem precisa («Porque
tive fome, e me destes de comer?»: Mt 25,35). Nesta perícope somos convidados a tomar consciência de que algumas
práticas sobre a higiene são importantes, mas não mudam a natureza do homem.
Veja por exemplo: hoje cães e gatos são tratados com todas as normas de
higiene, vão aos salões de beleza, são levados aos parques de diversão, viajam,
vão a todos os lugares, dormem na cama com seus donos, mas não mudam de
natureza. Não é o shampoo ou o desodorante que purifica o homem, como
apregoava o costume farisaico e a publicidade comercial consumista. Muitas
vezes um grande sorriso pode muito bem esconder uma farisaica antipatia. Palavras bonitas muitas vezes buscam
somente reconhecimento e aplausos. A maioria dos nossos políticos tem uma
linguagem cheia de demagogia, que não expressa o que sentem e fazem. É preciso
que acolhamos com muita gratidão as palavras da exortação de Tiago. Não basta
só ouvir a Palavra do Senhor, mas é fundamental colocá-la em prática, para não
nos iludirmos e deixarmos a Palavra correr em nossas veias. A hipocrisia
estava em apenas ouvir a Palavra e não praticá-la: “um povo que louva a Deus
com os lábios, mas tem o coração distante Dele”. Jesus denuncia a manipulação
da Palavra de Deus pelos fariseus e afasta o formalismo exterior da religião
judaica. Não vai contra a Lei de Moisés nem contra a tradição autêntica, mas
denuncia a hipocrisia. De fato, os fariseus denunciam os discípulos porque não
lavam as mãos antes das refeições, segundo uma tradição rabínica do Talmude.As abluções não existiam por simples
motivos higiênicos, mas porque eram símbolos da pureza moral, necessária para
se aproximar de Deus. Porém, os fariseus viam somente o lado externo da
aproximação de Deus, não levando em consideração o Salmo 23,3-4: “Quem subirá
ao monte do Senhor, ou quem estará em seu lugar? Quem tem mãos inocentes e
coração puro”. A pureza de coração era a condição para participar do culto
e ver o rosto de Deus. A pureza deve começar pelo coração, como afirma o Salmo
23, pois é dele que procedem as coisas más.O
coração do homem continua sentindo os mesmos impulsos de impureza, como
egoísmo, intenções desvirtuadas, a degradação do amor humano e uma avalanche de
impureza e sensualidade. Hoje campeia, sobretudo, a obscenidade. Obsceno é uma
palavra que vem do antigo texto grego e romano e significava aquilo que, por
respeito aos espectadores, não devia ser representado em cena por pertencer à
intimidade pessoal. Mesmo aquela civilização pagã, que tinha normas morais
relaxadas, entendia que certas coisas não deviam ser feitas diante de outras
pessoas.
Senhor
Jesus, não permitas que eu me iluda, buscando uma pureza exterior, quando a que
te agrada é a que provém do meu interior...
“Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!”
Oração do dia
Deus
do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco
para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
MOTIVAÇÕES PARA A
LITURGIA DIÁRIA E DOMINICAL:
A Liturgia Diária é uma ótima ocasião para que se opere a
conversão. A leitura da Liturgia Diária forjou e moldou muitos Santos:
1)-Santo Agostinho
foi um deles. “Tolle et lege” (Toma e lê) foi a frase que o conduziu a ler um
trecho do Evangelho que mudou sua vida.
2)-O grande Santo
Antão, que deu origem à vida monástica, foi tocado pela graça ao ler a
parábola do moço rico no Evangelho.
3)- São Francesco
(Francisco) cujo nome é adotado depois de uma viagem à França, onde o menino teria
ficado cativado pela vida francesa, sua música, sua poesia e seu povo, seu pai
teria começado a chamá-lo de "francesco", que significa
"francês" em italiano. Também, como Santo Antão,a passagem do jovem
rico é tão significativa que inspirou também São Francisco de Assis a elaborar
sua Regra de Vida baseada no desapego aos bens e o amor aos pobres: “Se
queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro
no céu. Depois, vem e segue-me”. (Mt 19, 21).
4)-Também para Santo
Inácio de Loyola a ocasião escolhida por Deus para sua mudança de vida foi a
leitura de consagrados livros Cristãos. Gravemente ferido na batalha de
Pamplona (20 de Maio de 1521), passou meses inválido, no castelo de seu pai. Durante
o longo período de recuperação, Inácio procura ler livros para passar o tempo,
e começa a ler a "Vita Christi", de Rodolfo da Saxônia, e a Legenda
Áurea, sobre a vida dos santos, de Jacopo de Varazze, monge cisterciense que
comparava o serviço de Deus com uma ordem cavalheiresca.A partir destas
leituras, tornou-se empolgado com a ideia de uma vida dedicada a Deus, emulando
os feitos heroicos de Francisco de Assis e outros líderes religiosos. Decidiu
devotar a sua vida à conversão dos infiéis na Terra Santa.
Os Santos recomendam
com empenho a Liturgia Diária:
1)-São Bernardo: “A leitura espiritual nos prepara para a oração e a
prática das virtudes. Leitura e Oração são as armas com as quais se vence o demônio
e se conquista o céu”.
2)-São Cipriano: “Permanece na oração e na leitura: desse modo conversarás
com Deus e Deus estará contigo”.
3)-Santo Afonso de Ligório: “Quantos Santos
abandonaram o mundo e se deram a Deus por meio da leitura espiritual!”
4)-São Gregório Magno, Papa: “Eu
te rogo: empenha-te em meditar cada dia as palavras do teu Criador. Assim aprenderás a
conhecer o coração de Deus através das palavras de Deus”.
A Liturgia Diária
ajuda-nos a compreender e amar a Liturgia Católica:
O Catecismo da Igreja
Católica ensina que “a liturgia é
participação na oração de Cristo, dirigida ao Pai no Espírito Santo. Nela, toda a oração cristã encontra a sua fonte e o
seu termo. Pela liturgia, o homem interior lança raízes e alicerça-se no
«grande amor com que o Pai nos amou» (Ef 2, 4).
A Liturgia Diária
prepara nossa alma para recebermos o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus
Cristo
Na Liturgia Diária,
as orações e as leituras da Palavra de Deus são ocasião para alimentar a nossa
fé. Em cada leitura Deus fala a seu povo e o alimenta.Por esse modo a Santa
Igreja prepara o coração dos fiéis para poder receber o Corpo e Sangue de Nosso
Senhor Jesus Cristo, na Sagrada Comunhão.Na Liturgia da Palavra o fiel ouve com
atenção as leituras da Bíblia que são uma carta escrita por Deus para cada um
de nós.Na Liturgia Eucarística somos preparados para receber o Pão dos Anjos,
que transformará nossa vida, e como Elias nos dar força para continuar a
caminhada alimentados por este pão (I Reis 19,4-10).
Como viver de forma
prática a Liturgia Diária?
Este é um método de
leitura orante da Palavra de Deus, da Liturgia Diária, praticado e ensinado
pelos Padres da Igreja desde os seus primeiros séculos. Foi batizada com esse
nome por Orígenes no séc. III, e generalizou-se nos séculos IV e V como maneira
predominante de ler a bíblia. Esta pode ser feita diariamente, por exemplo,
meditando o Evangelho proposto pela liturgia diária da Santa Missa.Após suplicar a luz do Espírito Santo, o
método se desenvolve em 4 passos:
1)-Leitura: o que a Palavra diz em si?
2)-Meditação: o que a Palavra diz para mim; o que ela me
ensina, me revela, como ela me forma, como a vejo em minha vida;
3)-Oração: Qual minha resposta a palavra de Deus?
4)-Contemplação: O que a palavra de Deus fez em mim? O que
devo mudar concretamente em minha vida, que postura devo tomar; o que me
proponho a viver doravante durante a minha vida?O fruto dessa nova dinâmica de
vida ao ritmo da Palavra é uma transformação real e concreta que nos elevará em
fé, esperança e caridade, além disso, nos proporcionará uma vida junto de Deus
mais constante e digna de Seu amor.Por último, convido a que nos empenhemos
neste caminho. Com a Sua graça já provaremos aqui nesta terra das riquezas do
céu!
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