A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » Algumas verdades sobre o embargo econômico a Cuba que teu professor de história jamais contou, e você não sabe!

Algumas verdades sobre o embargo econômico a Cuba que teu professor de história jamais contou, e você não sabe!

Written By Beraká - o blog da família on terça-feira, 13 de julho de 2021 | 10:33

 



 

 

As notícias sobre as manifestações em Cuba está fazendo muita gente repetir equívocos graúdos sobre este assunto. Abaixo esclareço TRES pontos essenciais dessa história mal contada:

 

 

 

1º)-A causa da miséria em Cuba é o comunismo, não tanto o embargo!

 

 

 

Calma, deixa eu mela o bico, vou explicar bem desenhadinho e ainda vou explicar o desenho: Uma reportagem da BBC Brasil, publicada no UOL, diz que:“O bloqueio econômico a Cuba empobreceu o país e também, ampliou o mercado negro e fez com que muitos cubanos tentassem escapar do país rumo aos Estados Unidos”.Ou seja:“Tudo de ruim que há na ilha é culpa dos americanos e ponto final!” - Peraí, fala sério!Não queiram diminuir a nossa inteligência né companheiros! Não é novidade que, em qualquer país comunista, a causa do desabastecimento e do mercado negro é a falta de segurança de propriedade e a proibição do lucro.

 

 





O desabastecimento fica evidente no exemplo da criação de gado em Cuba:Quem tem cabeças de gado na ilha é proibido de abater os animais, pois todas as vacas são usadas para aliviar o racionamento de leite.O governo controla a quantidade de gado que cada produtor possui. Quando um animal morre, é preciso chamar um funcionário do estado para avaliar se foi abatido ou morreu de causa natural. O leite só pode ser vendido no mercado negro ou para o governo. O caminhão estatal passa de vez em quando para coletar a quantidade estabelecida por lei a cada produtor, pelo preço definido pelo governo. Como não há regularidade na coleta, é comum o leite estragar antes do caminhão do governo passar. É fácil entender que:Numa situação dessas, sem poder lucrar com o próprio trabalho, as pessoas têm menos incentivos para criar gado. Há menos produtos no mercado e, por oferta e procura, eles custam mais caro. Resultado: 80% da comida consumida em Cuba vem de fora. E a carne, quando aparece em algum mercado oficial, sai pelo equivalente a 150 reais o quilo (ou seja, é só para turistas mesmos,por isso, os justos saques da população nestes locais).

 

 




 



É verdade que o embargo econômico influencia, mas o que realmente empobrece Cuba é a impossibilidade de lucrar produzindo o que as pessoas querem. Como escreve João Pereira Coutinho: “O embargo americano existe, sem dúvida, e deve ser condenado pelo seu óbvio anacronismo. Mas é preciso acrescentar a segunda parte da frase: só existe o embargo americano. Que o mesmo é dizer: todo mundo que é mundo mantém relações com Cuba e nem assim a ilha se converteu numa espécie de Suécia do Caribe”. Olha só o "enroleixon": Antes de 1959, o problema de Cuba era a presença de relações econômicas com os Estados Unidos.  Depois o problema se tornou a ausência de relações econômicas com os Estados Unidos! Decidam! Qual era o problema afinal? 

 

 







O embargo americano é obsceno e já se tornou obsoleto, mas não é a raiz da pobreza cubana! De fato, como indica Coutinho, os cubanos podem comprar produtos americanos pelo México. Podem comprar carros do Japão, eletrodomésticos da Alemanha, brinquedos da China ou até cosméticos do Brasil.  Por que não compram?  Porque não têm com o que comprar!  Não é um problema contábil ou monetário — o governo cubano emite moeda “sem lastro” (sem garantia monetária).O que falta é oferta.  Cuba oferece poucas coisas de valor para o resto do mundo.  Cuba é pobre porque o trabalho dos cubanos não é produtivo economicamente para o orbe. A má notícia para os socialistas é que produtividade é coisa de empresário capitalista.  Literalmente.  É o capital que deixa o trabalho mais produtivo.  E é pelo empreendedorismo que uma sociedade descobre e realiza o melhor emprego para o capital e o trabalho.  Mesmo quando o governo cubano permite um pouco de empreendedorismo, ele restringe a entrada de capital.Raúl Castro quando assumiu o poder em 2007, fez a concessão de quase 170.000 lotes de terra não cultivada para agricultores cubanos, privados.  Só que faltam ferramentas e máquinas para trabalhar a terra.  A importação de bens de capital é restrita pelo governo.  Faltam caminhões para transportar alimentos.  Os poucos que existem estão velhos e passam grande parte do tempo sendo consertados.  Em 2009, centenas de toneladas de tomate apodreceram por falta de transporte. 

 

 








Campanhas internacionais contra a pobreza global se esquecem dos cubanos. Parece que o uniforme dos irmãos Castro tem o poder de camuflar a pobreza em meio a discursos de conquista social.  Dizem que Cuba tem medicina e educação de ponta. Bom, ainda que fosse verdade, isso seria vantajoso apenas para o pesquisador de ponta, não trazendo benefício algum para o resto da população que vive longe da tecnologia e benefício de ponta, sem acesso a informação aberta ou aos medicamentos mais básicos, como analgésicos e antitérmicos...Poxa, vocês estragaram nossa melhor narrativa!

 

 

2º)-Ser Contra o bloqueio é ser a favor do “LIVRE COMÉRCIO” e às suas regras!

 

 

Ora, quem atribui ao embargo econômico tudo de ruim que acontece em Cuba está, sem querer, defendendo o livre comércio! Se a falta de comércio internacional empobrece, logo o comércio com outros países enriquece.Essa frase enfureceria Che Guevara, mas os economistas concordam com esta regra diretamente proporcional:Mais livre comércio internacional, mais prosperidade, menos pobreza! Uma vistosa prova disso são os poucos países que, dos anos 1960 para cá, fizeram todo o contrário de Fidel, como: Coreia do Sul, Cingapura e Hong Kong, que tão pobres quanto Cuba há 50 anos, abriram a porteira para o capitalismo internacional. Hoje estão mais ricos que a Europa. Tomara que Cuba siga o mesmo caminho.

 

 

3º)-PASMEM! É paradoxal, mas é verdade: "Foram os dirigentes da revolução Cubana que propuseram o embargo!"

 

 

 

Fidel Castro e Che Guevara não só lutaram pelo bloqueio econômico como o consideravam a principal razão da revolução de 1959! Che repetiu diversas vezes que o objetivo era “cortar todos os laços de Cuba com o capital internacional”! A propósito, alguém não já ouviu este discurso por ai?...

 

 




 

 

O destaque é nosso, porém, o besteirol de palavras é de Che, que levou essa ideia a consequências desastrosas, apesar deste pensamento ser comum na época, e ainda hoje na cabeça de alguns velhos defensores deste discurso enlatado, empoeirado e já refutado.

 



 






Contextualizando o grande Raul Seixas:



“Eu sou um pacifista, trabalho pela paz para um mundo melhor. Trabalho contra os caretas do mundo, contra o torpor, a imprecação, contra a arapuca que nos foi armada e durante séculos vivemos conformados, presos nela comendo o alpiste que nos dão. E o pior é que os que prepararam a arapuca também caíram nela, comem do mesmo alpiste e nem sabem disso.  Trabalho para sair da arapuca com todos os que estão querendo ser pássaros livres outra vez.Os que estão cegos ficarão soterrados dentro dela até ela desabar. Pensando que estão por cima, os imbecis (coletivistas dogmáticos)vivem dentro do mesmo esquema: a neurose, a preocupação criminosa e doentia de mantermos a todos dentro da armadilha. Mas é preciso sair dela de qualquer maneira, é a única salvação, ou seremos eternos pássaros tristes, presos numa arapuca com alpiste racionado...Antes eu não sabia o que era, mas tinha certeza que não era aquilo. Hoje sei que é possível o Mundo Novo, por que estou sentindo que a semente libertária já foi plantada sem imposição; o próprio processo histórico, o próprio sofrimento humano, as condições, a falsa ética, as mentiras convencionais, dogmas enganadores, guerras, desgraças e opressões, a própria arbitrariedade da sociedade foram pouco a pouco denunciando o caminho do universalismo.  É tão fácil encontrar a paz.  Os que são pela paz são a maioria!  O problema é que ficam sentados esperando alguém resolver o problema.  Os loucos que fazem a guerra são poucos e a eles se confere o poder!  Vamos levantar e acabar com isso agora? Eu estou pronto e você?”










 CONCLUSÃO:


 


Nos anos 1960, quase todos os países do Terceiro Mundo, seduzidos pela ideia de que a dependência econômica é a raiz da pobreza, fecharam fronteiras ao comércio. Deu tudo errado para os que fecharam e dando relativamente certo para os que abriram como a China, que optou pelo capitalismo de estado, mantendo o regime comunista em suas fronteiras, simples assim!

 





FONTE BIBLIOGRÁFICA:

 

 



https://veja.abril.com.br/blog/cacador-de-mitos/quatro-verdades-sobre-o-embargo-americano-a-cuba/

 

https://diogoschelp.blogosfera.uol.com.br/2019/11/07/unico-efeito-do-embargo-e-servir-de-desculpa-para-fracasso-do-regime-cubano/

 

https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1792

 

https://www.capitalresearch.com.br/blog/investimentos/lastro/


https://www.redegn.com.br/sessao=noticia&cod_noticia=40287





----------------------------------------------------------

 

 

 



 

 

APOSTOLADO BERAKASH: Como você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. Sempre nos preocupamos com as questões de direito autoral e de dar o crédito a quem lhe é devido. Se por acaso alguém se sentir ferido(a) em seus direitos autorais quanto a textos completos, ou parciais, publicados ou traduzidos aqui (já que não consegui identificar e contatar alguns autores(as), embora tenha tentado), por favor, não hesite em nos escrever para que possamos fazer o devido registro de seus créditos, sejam de textos, fontes, ou imagens. Para alguns, erros de ortografia e de digitação valem mais que o conteúdo, e  já invalida “todes” o texto? A falta de um “a”, de alguma vírgula, ou alguns trocadilhos, já são suficientes para não se ater a essência do conteúdo? Esclareço que levo mais tempo para escrever, ou repostar um conteúdo do que corrigi-lo, em virtude do tempo e  falta de assessoria para isto. A maioria aqui de nossos(as) leitores(as) preferem focar no conteúdo e não na superficialidade da forma (não quero com isto menosprezar as regras gramaticais, mas aqui, não é o essencial). Agradeço as correções pontuais, não aquelas genéricas, tipo: “seu texto está cheio de erros de português” - Nas próximas pontuem esses erros (se puderem e souberem) para que eu faça as devidas correções. Semanalmente faço postagens sobre os mais diversos assuntos: política, religião, família, filosofia, sociologia, moral Cristã, etc. Há quem goste e quem não gosta de minhas postagens! Faz parte do processo, pois nem todos pensamos igual. Isso também aconteceu com Jesus e com os apóstolos e com a maioria daqueles(as) que assim se expõem. Jesus não disse que só devemos pregar o que agrada aos outros, mas o que precisamos para nossa salvação! Paulo disse o mesmo ao jovem bispo Timóteo (2Tm 4,1-4). Padre, seminarista, leigo católico e catequista não devem ter medo de serem contestados! Seja fiel ao Magistério Integral da igreja! Quem disse que seria fácil anunciar Jesus e seus valores? A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

 


 

filhodedeusshalom@gmail.com





Curta este artigo :

+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!

Anônimo
3 de setembro de 2022 às 15:50

Disso confesso que eu não sabia!

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger