A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas no todo ou em parte, não significa necessariamente, a adesão às ideias nelas contidas, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Todas postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores primários, e não representam de maneira alguma, a posição do blog. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo desta página.
Home » , » Curso de Noivos na Igreja Católica – Como é? E por que fazer?

Curso de Noivos na Igreja Católica – Como é? E por que fazer?

Written By Beraká - o blog da família on quinta-feira, 18 de junho de 2020 | 23:24








Em Junho de 2016 o Papa Francisco provocou polêmica ao afirmar que a “grande maioria” dos casamentos católicos atualmente são nulos, mesmo dentro de uma celebração válida, porque os casais não entendem que o matrimônio é um compromisso para a vida inteira. O comentário de Francisco foi feito em uma sessão de perguntas e respostas com padres, freiras e paroquianos, em uma basílica de Roma. O Papa também afirmou que a Igreja precisa de programas melhores de preparação para o matrimônio. Para os católicos, é uma exigência o Curso de Noivos, afinal, segundo o ensinamento da Igreja o matrimônio é um dos sete sacramentos, portanto é extremamente importante a preparação para este momento, assim como a preparação do sacramento da ordem. De certa forma a vida a dois é como se a igreja pedisse aos noivos que se amem e se respeitem da mesma maneira que Cristo Amou e respeitou sua Igreja.




O CURRÍCULO MÍNIMO PARA UM BOM CURSO DE NOVOS DEVE ABORDAR:










-O Querígma: Amor de Deus, pecado e salvação.

 

-O Sacramento do Matrimônio, instituição, e sua indissolubilidade.

 

-Da nulidade matrimonial

 

-Educação dos filhos na fé Católica

 

-Conflitos da vida conjugal e sua superação



 





-Planejamento familiar

 

-Vida de oração do casal

 

-Engajamento do casal na vida paroquial para o apoio mútuo da comunidade.

 

 




O curso de noivos, diferentemente do que muitos pensam, não costuma ser sobre um conjunto de regras de como se portar durante a cerimônia de Casamento na igreja, nada disto! (os cerimonialistas é que fazem isto). Quem decide se casar na igreja Católica, deve obedecer como fieis às suas exigências pré-estabelecidas em seus estatutos oficiais: o CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO. Para os católicos, uma destas exigência é o Curso de Noivos. O Sacramento do Matrimônio é tão importante e sério, ao ponto de,mesmo que o casal se divorcie civilmente perante a lei, porém se é um sacramento válido, este matrimônio se torna indissolúvel. E conforme as escrituras, se um dos separados unir-se a outra pessoa estarão na condição de adultério público, portanto, impedidos de confessar-se, comungar e celebrar novo matrimônio na Igreja, se o mesmo não foi declarado formalmente NULO, ou seja, é considerado nulo porque nunca houve a aprovação de Deus que é inerrante, irrevogável e definitivo em suas decisões (confr. Rom. 11,29), mas um assentimento meramente humano (portanto, sujeito a erros) por parte dos celebrantes, em virtude destes não atenderem fielmente às prerrogativas de um sacramento válido e indissolúvel (ver Código de Direito Canônico: 1055 -1165).











Nesse curso, o casal aprenderá e debaterá diversos temas recorrentes da vida a dois, como: finanças, família, união, companheirismo, dificuldades do casamento, filhos, entre outros assuntos. Os noivos deverão aprender a resolver os problemas cotidianos segundo o que foi ensinado pela doutrina católica e enxergar soluções conforme o que lhes foi ensinado.O Curso de Noivos é ministrado por Sacerdotes ou pessoas por eles delegadas, a fim de ressaltar o amor, respeito e cuidados que devem existir entre o casal, para que o vínculo indissolúvel sempre prevaleça nos momentos de maiores conflitos que possam surgir ao longo da vida matrimonial. O objetivo maior, também é mostrar o quão importante é a decisão do casamento perante Deus, assim como a importância da união, procriação e educação na fé de uma nova família. Dos ensinamentos aprendidos, com toda certeza, muitos serão levados para o resto da vida do casal, já que o curso trata muito sobre respeito ao próximo e sobre as graças e desafios da vida conjugal, que devem ser sempre levadas na base do diálogo e com muita cumplicidade, pois casar e querer levar a mesma vida de solteiro, irá causar conflitos. Aproveitem este tempo, curtam cada momento formativo e invistam parte de seu tempo que irá influenciar ao longo de suas vidas!







O que se vai aprender no Curso de Noivos?






Pode variar de Dioceses para Dioceses, mas basicamente é isto:





1)-A nossa vida a dois - Um dos primeiros temas abordados será a importância da conscientização de que a partir do “sim” consciente até que a morte os separe lá no altar, nossas vidas se tornarão interligadas numa só. Onde tudo também passará a ser “nosso” e não apenas “meu”. Resumidamente, quando estamos em um relacionamento não podemos apenas pensar somente em planos individuais, temos que pensar e arranjar meios para unir os planos de ambos. Isso muitas vezes irá envolver renúncias, gentilizas, engolir sapos, etc, pois já não é mais só “eu” e sim “nós”. “Nossa vida”, “nossa casa”, “nossas contas”, nossos filhos, enfim, nossa família.





2)-Planejar tudo em conjunto - Não adianta a mulher querer reformar a casa enquanto o homem quer trocar de carro, assim nem uma coisa nem outra irá acontecer. O planejamento conjunto envolve tudo, desde reformas e compras até viagens e filhos. Para tudo o que um casal pretende fazer é necessário ter um mínimo de planejamento para que dê certo e evitar tensões de última hora.












3)-Planejamento familiar - É muito importante que o casal tenha um planejamento familiar antes mesmo de marcar a data do casamento. Se um dos cônjuges não quer ter filhos de jeito nenhum, já é matéria para uma casamento NULO para a Igreja Católica. Pretendem ter filhos? Quantos? Onde vão estudar? Como será a educação deles?...Sim, é preciso pensar nisso tudo para quando o momento chegar você esteja com a vida minimamente estruturada. Claro, as vezes acontecem “acidentes” ou não há intensão de terem filhos, mas é legal planejar aonde e como vocês querem que a família seja e esteja daqui 3 anos, 5 anos, 10 anos, 50 anos. Tem que se pensar nos métodos NÃO ABORTIVOS de planejamento familiar, outra exigência importantíssima da Igreja nossa Igreja Católica, que faz exigências para sermos Santos!







4)-Diálogo constante do Casal - Se está me incomodando, a solução da avestruz não vai funcionar, só irá adiar e aumentar o problema. Se não se conversa, cada cada oportunidade perdida de conversar é como ir colocando tijolos até construir um muro entre os dois. A falta de diálogo constrói uma barreira entre o casal, a qual só pode ser quebrada por eles mesmos, muitos procuram ajuda de um terapeuta, de amigos, etc., mas existe casos em que a situação evolui tanto que não conseguem derrubar o muro e infelizmente se separam. Portanto, expor e ouvir o outro(a) é muito importante para que juntos o casal chegue a um equilíbrio e consigam conviver harmonicamente.










5)-É preciso perdoar sempre! Ninguém é perfeito, uma hora ou outra você fará algo errado e vai tentar contornar a situação em busca do perdão, o contrário também acontecerá. Não podemos ter aquela atitude criticada pelo papa Francisco: Para nós sempre a misericórdia, para o outro só a justiça implacável de Deus. Precisamos misericordiar! Um relacionamento é feito de trocas, mesmo que imperceptíveis, quanto menos trocas mais a pessoa que se dedica se sentirá desmotivada a continuar e vai cobrar resultados, é inevitável. Aprender a perdoar é um exercício necessário, pois o perdão é uma virtude como a paciência, ambas precisam ser exercitadas na vida a dois. Isso serve para a toalha que o maridão deixou na cama, para os cabelos no ralo do banheiro da esposa, e até para a comida salgada demais, mas principalmente pelos erros e mal entendidos que as vezes cometemos em conversas, discussões e situações rotineiras que acabam nos irritando. E claro, não basta ser perdoado, é preciso tomar atitudes que mostrem que o perdão foi dado.






6)-Não ficar remoendo coisas passadas - Esse realmente é um dos tópicos mais difíceis. Sabe aquela briga mal resolvida de um ano atrás? Sabe aquela situação chata de outro dia? Lembre-se: aconteceu, conversou, perdoou, acabou! Nossa memória é a louca da casa, já dizia Santa Teresa de Ávila, se alimenta-la, ela vai nos enlouquecer. Não retome problemas antigos, eles sempre deixarão aquela sensação ruim de que “falta resolver algo”, se você já perdoou é porque está tudo bem, ao menos deveria estar. Remoer o passado só piora as coisas e causa insegurança, revanchismos e sentimentos ruis de vingança e insatisfações que só nos causam males no corpo e na alma(psique), até cânceres.











7)-Namorar sempre! Alimentar o amor!Essa não podia faltar! Ponha amor onde não há amor e colherá amor, indiferença gera indiferença. Uma das fases mais legais de qualquer relacionamento é o começo do namoro, quando tudo é lindo, os pombinhos voam e nada parece que vai atingir essa felicidade. Com o tempo, a convivência e a rotina apertada de muitos casais essa "magia" vai se apagando. Talvez chegue num ponto da vida que você perceba que em um determinado dia não teve tempo de dar um beijo no seu marido ou esposa. Talvez vocês já não assistam mais um filme juntos, não durmam mais no mesmo horário, mas é preciso se policiar. Esses momentos são importantes e influenciam MUITO na aproximação do casal, incluindo o necessário ato conjugal. Então, aproveite cada momento. Vá ao cinema, escolha um bom restaurante para o jantar mesmo sem tem o que comemorar, se esforce. Não importa o que façam, apenas não deixem de se amar.Tá sem dinheiro? Faça programa de índio: dá uma voltinha, uma caminhada juntos, sena numa praça e jogar conversa fora.












8)-Entender o que é a “Indissolubilidade”, Opções definitivas e as renúncias necessárias para vive-la? - Vivemos a “Cultura do Supérfluo” e do descartável como nos alertou o papa Francisco em fevereiro de 2015. Perdemos a noção daquilo que é eterno, indissolúvel e definitivo como é o amor de Deus por cada um de nós. Então, já subimos o altar levando a NULIDADE MATRIMONIAL dentro de nós ao pensarmos: “É... se não der certo, a gente se separa..." Temos aqui uma celebração válida, mas intricadamente nula, porque não estar levando-se em consideração a indissolubilidade matrimonial. O casal precisa entender e ser prevenido das situações que podem acontecer ao longo da vida matrimonial tais como, um dos dois trair a relação, ou até mesmo vir a “apaixonar-se” por outro(a). É aqui onde entra as necessárias renuncias, que serão difíceis mas santificadoras, pois o sacramento do matrimônio é via de santidade. Um exemplo disto é o testemunho de Santa Tereza d’Avila quando um sacerdote lhe confessa estar perdidamente apaixonado por ela, e que está disposto a abandonar o seu sacerdócio, desde que ela consinta em viver com ele maritalmente. Santa Tereza, poderia ter se aproveitado da situação dizendo: “agora eu desencalho”, se ela não tivesse consciência das opções definitivas que ela fez, e aproveita a paixão daquele sacerdote e a direciona para Deus e para a compreensão da vivencia de seu sacerdócio. Precisamos resgatar este ensino um pouco esquecido na nossa doutrina. O curso de noivos vai lhe ajudar a entender melhor isto.






Mas, vale a pena mesmo fazer o curso de noivos?






Vale sim! É muito bom e importante para que o casal tenha consciência do que está fazendo, e como conselho para quem ainda não casou: Faça o curso logo que marcar a data do casamento. Assim além de vocês já irem entrando no “clima” do casamento religioso, terão um tempo a mais para refletir e ter a certeza da decisão que estão tomando, e onde muitos medos e dúvidas serão colocados por terra!






Desejamos um bom e proveitoso Curso de Noivos ao casal! E testemunhe conosco sua experiência para que outros possam ser edificados!








-----------------------------------------------------









APOSTOLADO BERAKASHComo você pode ver, ao contrário de outros meios midiáticos, decidimos por manter a nossa página livre de anúncios, porque geralmente, estes querem determinar os conteúdos a serem publicados. Infelizmente, os algoritmos definem quem vai ler o quê. Não buscamos aplausos, queremos é que nossos leitores estejam bem informados, vendo sempre os TRÊS LADOS da moeda para emitir seu juízo. Acreditamos que cada um de nós no Brasil, e nos demais países que nos leem, merece o acesso a conteúdo verdadeiro e com profundidade. É o que praticamos desde o início deste blog a mais de 20 anos atrás. Isso nos dá essa credibilidade que orgulhosamente a preservamos, inclusive nestes tempos tumultuados, de narrativas polarizadas e de muita Fake News. O apoio e a propaganda de vocês nossos leitores é o que garante nossa linha de conduta. A mera veiculação, ou reprodução de matérias e entrevistas deste blog não significa, necessariamente, adesão às ideias neles contidas. Tal material deve ser considerado à luz do objetivo informativo deste blog. Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica desnecessária será prontamente banida. Todos as postagens e comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente, a posição do blog. A edição deste blog se reserva o direito de excluir qualquer artigo ou comentário que julgar oportuno, sem demais explicações. Todo material produzido por este blog é de livre difusão, contanto que se remeta nossa fonte. Não somos bancados por nenhum tipo de recurso ou patrocinadores internos, ou externo ao Brasil. Este blog é independente e representamos uma alternativa concreta de comunicação. Se você gosta de nossas publicações, junte-se a nós com sua propaganda, ou doação, para que possamos crescer e fazer a comunicação dos fatos, doa a quem doer. Entre em contato conosco pelo nosso e-mail abaixo, caso queira colaborar:

 

 




 

filhodedeusshalom@gmail.com






Curta este artigo :

+ Comentário. Deixe o seu! + 1 Comentário. Deixe o seu!

Anônimo
6 de outubro de 2022 às 11:22

Posso dizer que vale a pena sim! Inesquecível! O que eu e meu esposo aprendemos ali, nossa! sem palavras por tanta gratidão! Pena que foi muito curto, mas valeu e está valendo para o resto de nossas vidas! Façam ! Não vão se arrepender, muito pelo contrário!

Postar um comentário

Todos os comentários publicados não significam a adesão às ideias nelas contidas por parte deste apostolado, nem a garantia da ortodoxia de seus conteúdos. Conforme a lei o blog oferece o DIREITO DE RESPOSTA a quem se sentir ofendido(a), desde que a resposta não contenha palavrões e ofensas de cunho pessoal e generalizados. Os comentários serão analisados criteriosamente e poderão ser ignorados e ou, excluídos.

TRANSLATE

QUEM SOU EU?

Minha foto
CIDADÃO DO MUNDO, NORDESTINO COM ORGULHO, Brazil
Neste Apostolado APOLOGÉTICO (de defesa da fé, conforme 1 Ped.3,15) promovemos a “EVANGELIZAÇÃO ANÔNIMA", pois neste serviço somos apenas o Jumentinho que leva Jesus e sua verdade aos Povos. Portanto toda honra e Glória é para Ele.Cristo disse-nos:Eu sou o caminho, a verdade e a vida e “ NINGUEM” vem ao Pai senão por mim" (João14, 6).Defendemos as verdade da fé contra os erros que, de fato, são sempre contra Deus.Cristo não tinha opiniões, tinha a verdade, a qual confiou a sua Igreja, ( Coluna e sustentáculo da verdade – Conf. I Tim 3,15) que deve zelar por ela até que Ele volte(1Tim 6,14).Deus é amor, e quem ama corrige, e a verdade é um exercício da caridade. Este Deus adocicado, meloso, ingênuo, e sentimentalóide, é invenção dos homens tementes da verdade, não é o Deus revelado por seu filho: Jesus Cristo.Por fim: “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é nega-la” - ( Sto. Tomás de Aquino).Este apostolado tem interesse especial em Teologia, Política e Economia. A Economia e a Política são filhas da Filosofia que por sua vez é filha da Teologia que é a mãe de todas as ciências. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso nome dai glória...” (Salmo 115,1)

POSTAGENS MAIS LIDAS

SIGA-NOS E RECEBA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES EM SEU CELULAR:

TOTAL DE ACESSOS NO MÊS

ÚLTIMOS 5 COMENTÁRIOS

ANUNCIE AQUI! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com

SÓ FALTA VOCÊ! Contato:filhodedeusshalom@gmail.com
 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2013. O BERAKÁ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger